7 de Outubro – Desmond Tutu e Varginha (MG) – 2017

☺ CAPA – Desmond Tutu 86 Anos

▒ CIDADE – Varginha (MG) 135 Anos

▒ ANIV. – José Messias • Nádia Maria • Cláudio Tozzi • Raul Teixeira • John Mellencamp • Tico Torres • Joaquim Barbosa • Yo-Yo Ma • Toni Braxton • Dida • Aline Barros • Gilberto Silva • Pitty • Aaron Ashmore • Shawn Ashmore • Ana Paula Caldeira

▒ FATOS – Ford • Einstein • Omã • Mequinho • Bebê de Proveta • Campo Grande

▒ ÓBITOS – Thomas Reid • Edgar Allan Poe • Willis Carrier • Mario Lanza • Maurício do Valle • Carlos Gracie

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1928José Messias ▒ José Messias da Cunha (Bom Jardim de Minas, 7 de outubro de 1928Rio de Janeiro, 12 de junho de 2015[1]) foi um compositor, cantor, escritor, radialista, apresentador e produtor de programas de rádio e televisão, além de jurado musical em programas de talentos na televisão.


1931Nádia Maria ▒ Leda Soares Gama (Recife, 7 de outubro de 1931 — Itaipava, 16 de fevereiro de 2000) foi uma comediante brasileira. Participou de vários filmes brasileiros, como O Primo do Cangaceiro (1955), É a Maior (1958) e Virou Bagunça (1960). Na televisão, fez programas humorísticos como Balança mas Não Cai e a Escolinha do Professor Raimundo.


1944Cláudio Tozzi ▒ Claudio José Tozzi, também conhecido por Clautozzi (São Paulo, 7 de outubro de 1944), é um arquiteto, pintor, desenhista e programador visual brasileiro. Suas principais obras são: “Guevara vivo ou morto” (serigrafia que vendia em estádios de futebol e praça no final da década de 1960), “Mão/Multidão/Mão”, “Veja o nú” e “Trama reticular urbana”.


1949Raul Teixeira ▒ José Raul Teixeira (Niterói, 7 de outubro de 1949), mais conhecido como Raul Teixeira, é um educador, orador, médium e filantropo brasileiro. Através de suas faculdades mediúnicas, Raul Teixeira psicografou até o momento 37 livros, publicados pela Editora Fráter.


1951John Mellencamp ▒ John Cougar Mellencamp ou, simplesmente, John Cougar ou ainda John Mellencamp (7 de outubro de 1951) é um cantor, compositor e guitarrista norte-americano. Já vendeu mais de 40 milhões de discos em sua extensa carreira, iniciada nos anos 1970. Teve 22 músicas no Top 40 Americano e foi indicado para 13 Grammy Awards, ganhando um pelo trabalho em “American Fool”.


1953Tico Torres ▒ Hector Samuel Juan “Tico” Torres (Nova Iorque, 7 de outubro de 1953) é um músico cubanoamericano, mais conhecido como o baterista da lendária banda de rock Bon Jovi. Quando Tico uniu-se a John Bon Jovi em 1983, ele já tinha “uma história de sucesso”, e havia tocado em 26 álbuns.


1954Joaquim Benedito Barbosa Gomes ▒ Joaquim Benedito Barbosa Gomes (Paracatu, 7 de outubro de 1954) é um jurista e ex-magistrado brasileiro.

Foi ministro do Supremo Tribunal Federal de 2003 a 2014, tendo sido presidente do tribunal de 2012 a 2014.


1955Yo-Yo Ma ▒ Yo-Yo Ma (Paris, 7 de outubro de 1955) é um músico norte-americano nascido na França, de origem chinesa,[1][2] considerado um dos melhores violoncelistas da história. Tocou aos oito anos de idade, em um concerto conduzido por Leonard Bernstein.

1967Toni Braxton ▒ Toni Michelle Braxton (Severn, 7 de outubro de 1967)[2] é uma cantora, compositora e atrizestadunidense. Toni Braxton se consagrou na década de 1990, com suas canções de amor. Lançados nessa década, Toni Braxton e Secrets foram certificados multi-platina pelo mundo, com vendas superiores a 10 milhões. Braxton já ganhou seis Grammy Awards, sete American Music Awards, e cinco Billboard Music Awards e vendeu mais de 66 milhões de discos mundialmente.


1973Dida ▒ Nelson de Jesus da Silva, mais conhecido como Nelson Dida, ou simplesmente Dida (Lagoa da Canoa (Al) , 7 de outubro de 1973), é um ex-futebolista brasileiro que atuou como goleiro. Em âmbito internacional, Dida disputou 91 partidas em onze anos pela Seleção brasileira, vencendo uma Copa América, duas Copas das Confederações, uma Copa do Mundo e ganhando uma medalha olímpica de bronze.


1976Aline Barros ▒ Aline Barros, MT[1]MmPE[2] (Rio de Janeiro, 7 de outubro de 1976[3]), nome artístico de Aline Kistenmacker Barros dos Santos, é uma pastora, cantora de música cristã contemporânea e empresária brasileira. Tendo mais de vinte anos de carreira, Aline já vendeu mais de 15 milhões de discos,[4] sendo certificada pela ABPD com vários discos de ouro, platina e diamante.


1976Gilberto Silva ▒ Gilberto Aparecido da Silva, mais conhecido como Gilberto Silva (Lagoa da Prata, 7 de outubro de 1976), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como volante. Ganhou notoriedade fazendo parte da seleção que conquistou a Copa do Mundo de 2002, atuando em todas as sete partidas disputadas pelo Brasil.


1977Pitty ▒ Priscilla Novaes Leone[5] (Salvador, 7 de outubro de 1977), mais conhecida pelo nome artístico Pitty é uma cantora, compositora, escritora, instrumentista e apresentadora[6] brasileira, [7]considerada uma das maiores representantes do rock brasileiro contemporâneo[8] em cena há mais de 10 anos. Em 2017, a cantora é anunciada pelo GNT como nova integrante do programa Saia Justa.


1979Aaron Ashmore ▒ Aaron Richard Ashmore é um ator canadense nascido em 7 de outubro de 1979[2] em Richmond Colúmbia Britânica. É irmão gêmeo do também ator Shawn Ashmore. Conhecido por suas participações nas séries de televisão Smallville (como Jimmy Olsen), Veronica Mars (como Troy Vandegraff), 1-800-Missing, The West Wing, entre outros.


1979Shawn Ashmore ▒ Shawn Robert Ashmore (Richmond, 7 de outubro de 1979) é um ator canadense. É irmão gêmeo do também ator Aaron Ashmore. Começou sua carreira interpretando Bobby Drake, o Homem de Gelo, no filme X-Men (2000). Em 2006, voltou a pele de Bobby Drake pela terceira vez, no filme X-Men: O Confronto Final.


1984Ana Paula Caldeira ▒ Anna Paula Caldeira (São José dos Pinhais, 7 de outubro de 1984) foi o primeiro bebê a nascer a partir de uma fertilização in vitro (bebê de proveta) no Brasil e na América Latina. O procedimento foi realizado pelo médico Milton Nakamura. Ela é filha da administradora hospitalar Ilza Caldeira, e do urologista José Antônio Caldeira.

3 ▒ CAPA do DIA

Desmond Tutu

86 Anos

Desmond Mpilo Tutu (Klerksdorp, 7 de outubro de 1931) é um arcebispo da Igreja Anglicana consagrado com o Prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua luta contra o Apartheid em seu país natal. Desmond é o primeiro negro a ocupar o cargo de Arcebispo da Cidade do Cabo, tendo sido também o Primaz da Igreja Anglicana da África Austral entre 1986 e 1996.

Biografia

Desmond Mpilo Tutu nasceu em Klerksdorp em 7 de Outubro de 1931, sendo o segundo filho de Zacheriah Zililo Tutu, um professor, e de Aleta, uma cozinheira. A família de Tutu mudou-se para Johannesburgo quando ele tinha apenas 12 anos de idade. Na cidade de Johannesburgo, Tutu conheceu Trevor Huddleston, chefe da paróquia de Sophiatown.

Apesar de Tutu ter o desejo de se tornar um físico, sua família não tinha como pagar os seus estudos de Física e Tutu resolveu seguir os passos de seu pai. Tutu estudou na Pretoria Bantu Normal College entre 1951 e 1953, quando foi para a Escola Normal de Johannesburgo. Depois foi para a King’s College de Londres onde adquiriu bacharelato em Teologia.

Em 1975, se tornou o primeiro negro a ser nomeado deão da catedral de Santa Maria, em Johannesburgo. Após ser sagrado bispo, dirigiu a diocese de Lesoto de 1976 a 1978, ano em que se tornou secretário-geral do Conselho das Igrejas da África do Sul. Sua proposta para a sociedade sul- africana incluía direitos civis iguais para todos; abolição das leis que limitavam a circulação dos negros; um sistema educacional comum; e o fim das deportações forçadas de negros.

7 de Outubro – Desmond Tutu – 1931 – 86 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Dalai Lama e Desmond Tutu.

Sua firme posição antiapartheid – a política oficial de segregação racial – lhe garantiu, em 1984, o Nobel da Paz. Recebeu o título de doutor honoris causa de importantes universidades dos Estados Unidos (EUA), do Reino Unido, do Brasil e da Alemanha.

Em 1996 presidiu a Comissão de Reconciliação e Verdade, destinada a promover a integração racial na África do Sul após a extinção do apartheid. Esta comissão tem poderes para investigar, julgar e anistiar crimes contra os direitos humanos praticados na vigência do regime.

Em 1997 divulgou o relatório final da comissão, que acusa de violação dos direitos humanos tanto as autoridades do regime racista sul-africano quanto as organizações que lutavam contra o apartheid na África do sul. Atualmente é membro do comitê de patrocínio da Coordenação internacional para o Decênio da cultura da não violência e da paz.

Apartheid

Ao lado de Nelson Mandela, Desmond Tutu foi uma das figuras centrais do movimento contra o Apartheid.

7 de Outubro – Desmond Tutu – 1931 – 86 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Desmond Tutu e Nelson Mandela.

Tutu iniciou centenas de protestos em locais públicos contra o governo sul-africano, mesmo assumindo posições altas no clero africano, Tutu continuou a lutar contra a segregação racial em seu país. Como reconhecimento por seus esforços para promover a igualdade na África do Sul, Desmond Tutu recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1984.

7 de Outubro – Desmond Tutu – 1931 – 86 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Barack Obama condecora Desmond Tutu.

Reconhecimento

Desmond Tutu já recebeu 4 prêmios internacionais por seu trabalho pela igualdade entre as raças:

Tutu também já foi condecorado Capelão da Ordem de São João pela Rainha Isabel II em 1995.[1]

7 de Outubro – Desmond Tutu – 1931 – 86 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Desmond Tutu e Dalai Lama.

Vida Pessoal

Em 2 de julho de 1955, Desmond Tutu se casou com Nomalizo Leah Shenxane, uma professora que ele conheceu durante a época colegial. Tutu e Nomalizo tiveram quatro filhos: Trevor Thamsanqa Tutu, Theresa Thandeka Tutu, Naomi Nontombi Tutu e Mpho Andrea Tutu. Todos se formaram na Waterford Kamhlaba School na Suazilândia.[2]

7 de Outubro – Desmond Tutu – 1931 – 86 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Desmond Tutu e sua esposa Leah Tutu.

Trevor Tutu, o filho mais velho e mais polêmico de Desmond Tutu, provocou uma evacuação no Aeroporto de Londres em 1989 através de uma falsa denúncia de bomba e foi detido. Três anos depois Trevor foi condenado por causar pânico em um avião da South African Airways no mesmo aeroporto, porém se recusou a pagar a sentença e só foi preso em Johannesburgo em 1997.

7 de Outubro – Desmond Tutu – 1931 – 86 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – O jovem Desmond com sua esposa Leah Tutu e seu filho, Trevor.

Naomi Tutu é a fundadora da Fundação Tutu baseada na cidade de Hartford no estado norte- americano de Connecticut. Naomi seguiu os passos de seu pai e ingressou no ativismo dos direitos humanos, sendo atualmente uma coordenadora da Fisk University de Nashville, Tennessee.[3]

Mpho Tutu também seguiu os passos de seus pais na religião e em 2004 foi ordenada sacerdotisa por seu pai.[4]

Em 10 de junho de 2010, durante o Show de Abertura da Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, Desmond Tutu reapareceu publicamente. Trajado com o uniforme da Seleção Sul-Africana, discursou de forma bem-humorada no palco do espetáculo, causando a euforia do público presente. Tutu falou sobre nacionalismo e sobre os efeitos do evento no país, e ao final pediu que o povo saudasse Nelson Mandela.

7 de Outubro – Desmond Tutu – 1931 – 86 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Desmond Tutu e Nelson Mandela na Copa do Mundo na África do Sul.

Tutu no mundo atual

África do Sul

Desde o fim do Apartheid, Tutu é uma das figuras centrais da política sul-africana. Ao lado de seu amigo, Nelson Mandela, Tutu é respeitado por toda a população de seu país natal por sua luta incansável contra a segregação racial. Certa vez Mandela disse que “a voz de Desmond Tutu será sempre a voz dos sem vozes”.

Desde seu afastamento da política, Tutu tem mantido uma relação estreita com os políticos da África do Sul e tem feito duras críticas ao governo, acusando os governantes de corrupção e ineficácia para lidar com a pobreza e com os surtos de xenofobia recentes no país.[5]

Tutu também é muito crítico com a elite política do país e já chegou a dizer em um discurso público que o país estava “sentado num barril de pólvora.”[6]

As principais críticas de Tutu são de que o país não conseguiu amenizar os índices de pobreza uma década após o Apartheid. Tutu também não se conforma com a exclusão dos negros em alguns ambientes.

Tutu ainda se mantém extremamente crítico com os governantes de seu país e os acusa de xenofobia e corrupção ativa.

Desmond Tutu participa ainda, com outros ex-líderes de Estado, do grupo “The Elders“, fundado por Nelson Mandela.[7].

7 de Outubro – Desmond Tutu – 1931 – 86 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Desmond Tutu e Nelson Mandela.

Oriente Médio

Embora Tutu reconheça os judeus como participantes ativos da luta contra o Apartheid na África do Sul, Tutu se posiciona contra os conflitos na Palestina e o incentivo ao armamento bélico de Israel. Tutu compara a segregação israelita contra os palestinos à segregação racial que seu povo sofreu durante o Apartheid.

7 de Outubro – Desmond Tutu – 1931 – 86 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Desmond Tutu e Bono Vox.

Em 1988, o American Jewish Committee (AJC) fez algumas observações sobre as críticas de Tutu e chegaram à conclusão de que Tutu se mostrou muito crítico com Israel e comparou os militares israelenses com os racistas do Apartheid. Tutu negou ter feito declarações antissemitas,[8] mas manteve sua posição contra os militares judeus e chegou a dizer que “o Sionismo é paralelo ao Apartheid e parecido com o racismo e o efeito de ambos é o mesmo”.[9]

Durante os anos 2000, Tutu têm se mostrado menos crítico com Israel[carece de fontes?], mas ainda defende intensamente o fim dos conflitos na Faixa de Gaza. Em 2006, Tutu foi convocado pela ONU para ser o líder de uma investigação sobre os ataques israelenses contra a cidade de Beit Hanoun durante a Operação Chuvas de Verão. O estado de Israel não permitiu a entrada de Tutu no país até 2008.

CITAÇÃO

Desmond Tutu – O posicionamento da neutralidade

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor.”

Desmond Tutu / Fonte: Kd Frases

Desmond Tutu

Desmond Mpilo Tutu

(Klerksdorp, 7 de outubro de 1931)

86 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1913 – Inauguração da primeira linha de montagem industrial pelo empresário Henry Ford.


1933Albert Einstein, fugindo da perseguição nazi, parte do porto de Southampton para os Estados Unidos.


Cidade de Mascate, capital de Omã.

1971Omã(o) é admitido como Estado-Membro da ONU.

1971 – Henrique Mecking, conhecido por Mequinho, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o Torneio Internacional de Xadrez com apenas 19 anos.


Ana Paula Caldeira e sua mãe, Ilza Caldeira.

1984 – Nascido o primeiro bebê de proveta brasileiro.


2009 – Inaugurada a nova rodoviária de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul.


5 ▒ FALECIMENTOS

1796Thomas Reid ▒ Thomas Reid (Strachan, Aberdeenshire, 26 de abril de 1710Glasgow, 7 de outubro de 1796) foi um filósofo escocês. Contemporâneo de David Hume, fundou a Escola Escocesa do Senso Comum (Scottish School of Common Sense), tendo desempenhado também um papel de primeira importância no Iluminismo Escocês.


1849Edgar Allan Poe ▒ Edgar Allan Poe (nascido Edgar Poe; Boston, Massachusetts, Estados Unidos, 19 de Janeiro de 1809Baltimore, Maryland, Estados Unidos, 7 de Outubro de 1849) foi um autor, poeta, editor e crítico literário estadunidense, integrante do movimento romântico estadunidense. Conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro.


1950Willis Carrier ▒ Willis Haviland Carrier (Condado de Erie, 26 de novembro de 1876Nova Iorque, 7 de outubro de 1950) foi um engenheiro e inventor estadunidense. Conhecido como o inventor do ar-condicionado e do umidificador de ar moderno.


1959Mario Lanza ▒ Mario Lanza pseudônimo de Alfred Arnold Cocozza (Filadélfia, 31 de janeiro de 1921Roma, 7 de outubro de 1959) foi um tenor norte-americano de ascendência italiana e astro de Hollywood. Em 1951, interpretou Enrico Caruso (1873–1921), seu ídolo de juventude e uma de suas maiores influências musicais, no filme biográfico The Great Caruso.


1994Maurício do Valle ▒ Maurício do Valle (Rio de Janeiro, 1 de março de 1928 — Rio de Janeiro, 7 de outubro de 1994) foi um ator brasileiro. Ficou famoso internacionalmente pelo seu papel de Antônio das Mortes, o caçador de cangaceiros dos filmes de Gláuber Rocha, Deus e o Diabo na Terra do Sol e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro.


1994Carlos Gracie ▒ Carlos Gracie (Belém, 14 de setembro de 1902Petrópolis, 7 de outubro de 1994) foi um mestre do Jiu-Jitsu no Brasil.[1] Filho de Gastão Gracie e aluno de Mitsuyo Maeda, ele é considerado o criador do sistema de arte marcial brasileira Brazilian Gracie Jiu-Jitsu (BJJ) e o precursor de todos os lutadores que tornaram a família Gracie [2] mundialmente famosa. Seu aluno mais famoso foi seu irmão mais jovem, Hélio Gracie.

Na foto ao lado, Carlos Gracie aplicando uma chave-de-braço no oponente.


7 de Outubro – 1994 – Carlos Gracie – mestre de jiu-jítsu brasileiro – À direita, com o irmão mais novo, Hélio Gracie.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Brasil

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

Bonfim (MG)

Dom Viçoso (MG)

Firminópolis (GO)

Januária (MG)

Pacatuba (SE)

Perolândia (GO)

Pirenópolis (GO)

Rio Pardo (RS)

Sarandi (PR)

Tocantínia (TO)

Varginha (MG)

Varginha (MG)

135 Anos

7 de outubro de 1882

varginha.mg.gov.br

Varginha é um município brasileiro localizado na região do Sul de Minas.

Possui uma população de 131.269 habitantes (IBGE/2014).

A cidade está localizada às margens do Lago de Furnas, e ao mesmo tempo equidistante a três capitais do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Varginha foi apontada pela revista Veja em 2011 como a sétima melhor cidade do Brasil para se viver e investir. Varginha tornou-se conhecida internacionalmente em 1996 pelo suposto aparecimento de criaturas alienígenas, no episódio que ficou conhecido como o “Incidente de Varginha“.

A cidade é um dos principais centros de comércio e produção de café do Brasil e do mundo, e é referência na produção cafés de alta qualidade. A cidade é um polo de exportação de café escoando a maior parte da produção do Sul de Minas, fazendo o comércio do grão com diversos países.

7 de Outubro – Nave espacial iluminada — Varginha (MG) — 135 Anos em 2017.

História

A colonização do sul de Minas começa no século XVII, quando a região ainda pertencia à Capitania de São Paulo.

Os bandeirantes vindos de São Paulo através do Vale do Paraíba cruzaram a Serra da Mantiqueira na região da garganta do Embaú, atual Passa Quatro. Dentre os bandeirantes paulistas, o que mais se destacou foi o primeiro e principal deles, Fernão Dias Pais Leme, que desbravou a região e seguiu ao norte rumo ao sertão em busca da lenda indígena de Sabarabuçu. Os bandeirantes que estavam em busca de pedras preciosas e regiões auríferas passaram pela região das margens do Rio Verde e do Rio Grande, fazendo um de seus primeiros pontos de apoio as proximidades da atual cidade de Baependi.

Passavam também frequentemente pela região muitos comerciantes paulistas (os tropeiros) que comercializavam produtos originários de São Paulo e de Portugal. Esses comerciantes viajavam em tropas e dormiam em cabanas, erguidas de seis em seis léguas. O atual bairro da Vargem era um desses pontos de descanso.

7 de Outubro – Panorâmica da cidade — Varginha (MG) — 135 Anos em 2017.

Os primeiros documentos de que se tem notícia sobre a história de Varginha datam de 1780.

Os tropeiros, que estavam passando regularmente por Varginha, fizeram, em 1785, uma pequena capela, próxima de onde está atualmente a Matriz do Divino Espírito Santo. Em 1806, foi construída a capela do Divino Espírito Santo das Catanduvas e, no mesmo ano, foi doado o terreno exigido para o patrimônio distrital. Então se deu ao povoado o nome de Catanduvas ou Catandubas; palavra originária do tupi, que significa “mato rasteiro e fechado, áspero e espinhento, de pequeno porte”. Em virtude do padroeiro da capela, passou a chamar-se Espírito Santo das Catanduvas.

Com a expansão da cultura cafeeira por volta de 1870 nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a região do sul de Minas também deu início em suas fazendas ao cultivo da planta do Café, o que era altamente lucrativo, enriquecendo muitos dos produtores da região.

7 de Outubro – Estação Ferroviária — Varginha (MG) — 135 Anos em 2017.

Visando suprir a necessidade de uma mão de obra alternativa à escravidão, já que não havia mais escravos devido à abolição da escravatura, o governo brasileiro fez um acordo com a Itália, no qual muitos italianos vieram para o Brasil com as despesas pagas pelo governo brasileiro; em troca, os italianos deveriam trabalhar durante determinado tempo na produção de café, recebendo uma determinada porcentagem da produção.

Varginha foi um dos municípios que mais receberam imigração italiana no Brasil neste período. Com enorme empenho e força de trabalho muitos italianos foram comprando suas próprias terras e também começaram seus próprios negócios, o que gerou grande desenvolvimento econômico para Varginha e para o sul de Minas no final do século XIX e início do século XX.

Os italianos difundiram o comércio e fundaram em parceria com varginheses da época o moinho de trigo, atual Moinho Sul Mineiro. Também é atribuída à colônia italiana a construção do Theatro Capitólio, que segue o estilo tolentino e cuja decoração foi atribuída ao italiano Alexandre Vallati.

7 de Outubro – Vista panorâmica da cidade à noite — Varginha (MG) — 135 Anos em 2017.

A pequena cidade de Varginha, no início do século XX, já contava com muitos estabelecimentos de beneficiamento de café. O produto sempre foi um importante fator de desenvolvimento para a região, principalmente em decorrência da forte influência paulista na região.

Outro fluxo considerável foi o de imigrantes sírio- líbaneses, que ocorreu nas primeiras décadas do século XX, imigrantes estes que viviam em sua maior parte do comércio de produtos da capital paulista.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Varginha enviou reforços para compor as tropas brasileiras que lutaram na Itália. Uma ação inusitada do governo brasileiro, uma vez que muitos dos soldados denominados “pracinhas“, que partiram de Varginha e de outras regiões do Brasil, possuíam parentes diretos como tios e avós no país ao qual foram enviados para combater.

Varginha também recebeu na década de setenta diversas famílias japonesas, as quais imigraram em decorrência da aquisição pelos japoneses de uma da empresa alemã na época, a CBC, que possuía uma unidade fábril na cidade.

Nos dias atuais, em decorrência da transferência de empresas taiwanesas para região, a cidade hospeda imigrantes de Taiwan, que investem, geram empregos e trabalham em Varginha.

7 de Outubro – Lago de Furnas — Varginha (MG) — 135 Anos em 2017.

Geografia

O município possui uma área de 396 km² e está situado no domínio geomorfológico do planalto Atlântico do sudoeste.

A cidade é a terceira mais populosa do Sul de minas e a sétima no ranking de melhores Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do estado[6] .

A altitude máxima é 1.239m, no morro do Chapéu, e a altitude mínima é de 868m, na foz do córrego Tijuco.

O relevo do município é bem diversificado, verificando-se desde uma topografia com declives suaves até o relevo de aclives mais vigorosos, com o afloramento de maciços montanhosos muito acidentados. O território é 4% plano, 80% ondulado e 16% montanhoso.

7 de Outubro – Caixa d’água em forma de foguete, ao lado do Museu do ET — Varginha (MG) — 135 Anos em 2017.

A vegetação que cobria o município era a tropical, campo-cerrado, com matas tropicais nas encostas das nascentes. Devido à extensa atividade cafeeira e outras atividades, como extrativismo vegetal e culturas como o milho a vegetação foi devastada. Mas a maior parte do município foi recoberta com pastagens naturais.

O Solo de excelente qualidade é propicio para a cafeicultura e demais agriculturas.

As estações do ano são bem definidas com inverno frio e seco e verão quente com chuvas bem distribuídas.

A temperatura no município tem uma média anual de 20 °C, podendo também alcançar temperaturas próximas de 0 °C no inverno.

O município de Varginha está situado na bacia do rio Grande. O município é banhado pelo Rio Verde, que é formador do braço sul da represa de Furnas, juntamente com o rio Sapucaí.

7 de Outubro – Monumento do ET — Varginha (MG) — 135 Anos em 2017.

A cidade ficou muito conhecida devido ao incidente do ET de Varginha, o caso descreve o fato de 3 garotas terem encontrado um ser extra terrestre, que posteriormente teria sido capturado pelo exército. O caso recebeu atenção de grandes nomes da ufologia internacional, devido ao grande número de fatos[7][8][9].

Economia

O município, assim como a microrregião, é uma área tipicamente produtora de café, o que gerou e continua gerando boa parte da receita da Região.

A principal estação aduaneira da região é em Varginha e colabora para que a cidade seja a terceira que mais exporta em Minas Gerais, estando atrás apenas das cidades exportadoras de minérios de Itabira e Ouro Preto.

7 de Outubro – Vista parcial da cidade, ao fundo do cafezal — Varginha (MG) — 135 Anos em 2017.

Educação

A cidade possui diversas instituições de ensino superior, 1 escola técnica federal, e diversas universidades particulares, cursos profissionalizantes e cursos técnicos.

7 de Outubro – Visitante em Monumento do ET — Varginha (MG) — 135 Anos em 2017.

Lazer e turismo

O Município possui ao longo do braço sul do Lago de Furnas, marinas para barcos, jet skis, casas flutuantes e também locais para pescaria.

Varginha é uma cidade essencialmente comercial, mas existem também opções para lazer e turismo, por exemplo:

  • Nave Espacial; (que se trata de uma caixa d’água em formato de nave, com cerca de 5 metros de diâmetro)
  • Estação ferroviária; (onde todas as quintas-feiras acontece o projeto Quinta da Boa Música, evento de bandas locais)
  • Parque Zoobotânico;
  • Parque Novo Horizonte;
  • Represa de Furnas; (Marinas para esportes náuticos, pesca, lazer e gastronomia)
  • Museu municipal;
  • Parque Centenário;
  • Casarões coloniais, dentre eles o que abriga hoje a Câmara Municipal;
  • Ilha Grande do Rio Verde, onde se localiza o Clube Campestre de Varginha.[11]

Regiões Turísticas vizinhas:

  • Circuito das Águas, Cambuquira (40 km), Lambari, Caxambu e São Lourenço (1 hr de carro);
  • Estância Turística de Poços de Caldas (aproximadamente 1 hora e 20 de carro);
  • Região do Lago de Furnas (Fama, Alfenas, Boa Esperança, Guapé, etc);
  • Três Corações, casa Pelé, casa onde morou o rei do futebol (30 minutos de carro);
  • São Tomé das Letras (1 hr de carro);
  • Serra da Mantiqueira (aproximadamente 1 hora de carro na região de Baependi);

Existe ainda um evento que acontece todos os anos chamado Roça N’ Roll, idealizado e organizado pelos integrantes da banda Tuatha de Danann. O evento reúne nomes importantes do heavy metal nacional e já contou até mesmo com a participação de bandas internacionais.

7 de Outubro – Nave espacial — Varginha (MG) — 135 Anos em 2017.

Comunicação

Em Varginha estão situadas algumas sedes regionais de transmissoras de televisão. A EPTV Sul de Minas, que é filiada a Rede Globo, possui sua sede regional do Sul de Minas em Varginha.

A TV Alterosa Varginha que é filiada ao SBT também possui sua sede regional em Varginha. Existem também outras emissoras com sede na cidade como RecMinas afiliada a RecordTV e a TV Princesa.

Varginha conta com dois jornais diários, a Gazeta de Varginha e o Correio do Sul, e também jornais de tiragem semanal como a Folha de Varginha e O Varginhense.

A cidade possui curso superior de Jornalismo e publicidade no Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS.

Rádios FM locais e regionais:

  • 87.9 – Rádio Princesa do Sul
  • 88.7 – Transamérica Hits
  • 99.3 – Rádio Clube
  • 100.9 – Itatiaia (Sul de Minas)
  • 102.3 – Rádio Melodia
  • 103.1 – Rádio Vanguarda FM

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s