3 de Outubro – Allan Kardec e Barra Mansa (RJ) – 2017

☺ CAPA – Allan Kardec 213 Anos

▒ CIDADE – Barra Mansa (RJ) 185 Anos

▒ ANIV. – Louis Aragon • Orlando Silva • José H. Saraiva • Gore Vidal • Chubby Checker • Lindsey Buckingham • Zé Ramalho • Stevie R. Vaughan • Clive Owen • Adriana Calcanhotto • Gwen Stefani • Neve Campbell • Lena Headey • Seann W. Scott • Giselle Itié • Fred

▒ FATOS – Ação de Graças • Jugoslávia • República Nova • Iraque • Petrobras • SkyDome Toronto • Alemanha • Gâmbia

▒ ÓBITOS – Francisco de Assis • Woody Guthrie • Akio Morita • Janet Leigh • Emilinha Borba • Lori Sandri

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1897Louis Aragon ▒ Louis Aragon (Paris, 3 de outubro de 1897 — Paris, 24 de dezembro de 1982) foi um poeta e escritor Francês. Louis Aragon foi um dos maiores poetas franceses do século XX e um dos fundadores do surrealismo. Entre seus últimos trabalhos destacam-se os romances La mise à mort (1965) e Blancheou l’oubli (1967).


1915Orlando Silva ▒ Orlando Garcia da Silva (Rio de Janeiro, 3 de outubro de 1915 — Rio de Janeiro, 7 de agosto de 1978) foi um dos mais importantes cantores brasileiros da primeira metade do século XX. Conforme o próprio Orlando relata no filme O cantor das multidões, foi Francisco Alves, quem ouviu Orlando cantar no interior de seu carro, e decidiu lançá-lo em seu programa na rádio Cajuti.


1919José Hermano Saraiva ▒ José Hermano Baptista Saraiva GCIHGCIPComNSC (Leiria, Leiria, 3 de Outubro de 1919Palmela, Palmela, 20 de Julho de 2012)[1] foi um advogado, professor e historiador português. É descrito frequentemente como o Príncipe dos Comunicadores pelo seu trabalho em prol da História, da Cultura, da Literatura e da Televisão.


1925Gore Vidal ▒ Gore Vidal (Condado de Orange, 3 de outubro de 1925Hollywood Hills, 31 de julho de 2012) foi um romancista, dramaturgo, ensaísta, roteirista e ativista político dos Estados Unidos. O seu terceiro romance, A Cidade e o Pilar (1948), causou enorme escândalo entre os críticos e o público mais conservadores por ser um dos primeiros romances que retrataram, sem ambiguidade, a homossexualidade.


1941Chubby Checker ▒ Chubby Checker (nascido Ernest Evans; Spring Gulley, 3 de outubro de 1941) é um cantorcompositor norte-americano, conhecido por popularizar o twist com sua gravação, feita na década de 1960, do sucesso de R&B composto por Hank Ballard, “The Twist“.


1949Lindsey Buckingham ▒ Lindsey Adams Buckingham (Palo Alto, 3 de outubro de 1949) é um cantor, compositor, guitarrista e produtor musical americano, mais conhecido por ser um membro do grupo musical Fleetwood Mac. Além de seu período com a banda, Buckingham também lançou cinco álbuns solo e um álbum ao vivo. Foi inserido no Hall da Fama do Rock and Roll em 1998.


1949Zé Ramalho ▒ José Ramalho Neto (Brejo do Cruz, 3 de outubro de 1949), mais conhecido como Zé Ramalho, é um cantor e compositor brasileiro. Em Novembro de 2014, Zé lançou um álbum ao vivo colaborativo com o cantor e violonista Fagner, intitulado Fagner & Zé Ramalho Ao Vivo.

Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Zé Ramalho na 41ª posição. É primo da cantora Elba Ramalho.


1954Stevie Ray Vaughan ▒ Stephen “Stevie” Ray Vaughan (Dallas, 3 de outubro de 1954East Troy, 27 de agosto de 1990) foi um guitarrista, cantor e compositor de blues elétrico norte-americano. Foi considerado o 12º melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone. Foi indicado a doze Grammys, vencendo seis. Foi uma importante figura do Texas blues, um estilo musical caracterizado pelo swing e pela fusão do blues com o rock.

1964Clive Owen ▒ Clive Owen (Coventry, 3 de outubro de 1964) é um actor britânico nascido na Inglaterra, nomeado ao Oscar de Melhor Ator (coadjuvante/secundário) em 2004 pelo filme Closer. Formou-se na Royal Academy of Dramatic Art em 1987, em uma turma onde se incluíam Ralph Fiennes e Jane Horrocks.


1965Adriana Calcanhotto ▒ Adriana da Cunha Calcanhotto (Porto Alegre, 3 de outubro de 1965), mais conhecida por Adriana Calcanhotto ou Adriana Partimpim, é uma cantora e compositora brasileira. As suas composições abordam estilos variados: samba, bossa nova, pop e baladas. Dentre as características de repertório, observa-se a regravação de antigos sucessos da MPB e arranjos diferenciados.


1969Gwen Stefani ▒ Gwen Renée Stefani[1][2] (Fullerton, 3 de outubro de 1969) é uma cantora, estilista, compositora e atriz norte-americana. É a vocalista da banda de ska, No Doubt. Stefani ficou famosa em 1995, com o sucesso do álbum Tragic Kingdom. Gwen Stefani faz parte dos jurados no The Voice EUA, substituindo Christina Aguilera.


1973Neve Campbell ▒ Neve Adrianne Campbell (Guelph, Ontário, 3 de outubro de 1973) é uma atriz canadense. Tendo começado sua carreira no teatro, ela veio à fama com a série de televisão dos anos 1990 Party of Five (1994-2000) e com o papel de Sidney Prescott, na quadrilogia Scream (1996-2011). Dentre seus demais trabalhos, incluem-se, The Craft (1996) e Wild Things (1998).


1973Lena Headey ▒ Lena Kathren Headey[2] (Hamilton, 3 de outubro de 1973) é uma atriz britânica. Headey atuou em diversos filmes durante os anos 90, entre eles O Livro da Selva (1994), da Walt Disney Pictures. Headey é conhecida por interpretar a rainha Cersei Lannister na série de televisão Game of Thrones, da HBO, desde 2011.


1976Seann William Scott ▒ Seann William Scott (Cottage Grove, 3 de outubro de 1976) é um ator, comediante e produtor norte-americano. Ele interpretou Steve Stifler na série de filmes American Pie. Ele também atuou em outros filmes, incluindo O Último Destino (2010), Road Trip (2000), Cop Out (2010) e Goon (2011).


1981Giselle Itié ▒ Giselle Itié Ramos (Cidade do México, 3 de outubro de 1982) é uma atriz brasileiramexicana, nascida no México e radicada no Brasil desde os quatro anos de idade. Sua carreira teve início como em telenovelas da Rede Globo como Esperança e O Profeta. Em 2006 participou da série Avassaladoras Em 2010 participou do filme Os Mercenários (The Expendables), no qual faz o papel de Sandra, ao lado do ator Sylvester Stallone.


1983Fred ▒ Frederico Chaves Guedes, mais conhecido como Fred[1][2] (Teófilo Otoni, 3 de outubro de 1983), é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atua pelo Atlético Mineiro. Passou sete anos jogando pelo Fluminense. Jogou duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira, onde conquistou uma Copa América e uma Copa das Confederações, marcando dois gols na final.

3 ▒ CAPA do DIA

Allan Kardec

213 Anos

Hippolyte Léon Denizard Rivail (Lyon, 3 de outubro de 1804Paris, 31 de março de 1869) foi um influente educador, autor e tradutor francês. Sob o pseudônimo de Allan Kardec (francês: [kaʁdɛk]),[1] notabilizou-se como o codificador[nota 1] do Espiritismo (neologismo por ele criado), também denominado de Doutrina Espírita.

Foi discípulo do reformador educacional Johann Heinrich Pestalozzi e um dos pioneiros na pesquisa científica sobre fenômenos paranormais (mais notoriamente a mediunidade), assuntos que antes costumavam ser considerados inadequados para uma investigação do tipo.[2][3][4]

Adotou o seu pseudônimo para uma diferenciação da Codificação Espírita em relação aos seus anteriores trabalhos pedagógicos.

Biografia

A juventude e a atividade pedagógica

Nascido numa antiga família de orientação católica com tradição na magistratura e na advocacia, desde cedo manifestou propensão para o estudo das ciências e da filosofia.

Fez os seus estudos na Escola de Pestalozzi, no Castelo de Yverdon, em Yverdon-les-Bains, na Suíça (país protestante), tornando-se um dos seus mais distintos discípulos e ativo propagador de seu método, que tão grande influência teve na reforma do ensino na França e na Alemanha. Aos quatorze anos de idade já ensinava aos seus colegas menos adiantados, criando cursos gratuitos. Aos dezoito, bacharelou-se em Ciências e Letras.

Concluídos os seus estudos, o jovem Rivail retornou ao seu país natal. Profundo conhecedor da língua alemã, traduzia para este idioma diferentes obras de educação e de moral, com destaque para as obras de François Fénelon, pelas quais manifestava particular atração. Conhecia a fundo os idiomas francês, alemão, inglês e holandês, além de dominar perfeitamente os idiomas italiano e espanhol.

Era membro de diversas sociedades acadêmicas, entre elas o Instituto Histórico de Paris e a Academia Real de Arras; esta última, em concurso promovido em 1831, premiou-lhe uma memória com o tema “Qual o sistema de estudos mais de harmonia com as necessidades da época?”.[2][5]

A 6 de fevereiro de 1832 desposou Amélie Gabrielle Boudet. Em 1824, retornou a Paris e publicou um plano para aperfeiçoamento do ensino público. Após o ano de 1834, passou a lecionar, publicando diversas obras sobre educação, e tornou-se membro da Real Academia de Ciências Naturais.[6]

Como pedagogo, o jovem Rivail dedicou-se à luta para uma maior democratização do ensino público. Entre 1835 e 1840, manteve em sua residência, à rua de Sèvres, cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia[7] comparada, Astronomia e outros. Nesse período, preocupado com a didática, elaborou um manual de aritmética, que foi adotado por décadas nas escolas francesas, e um quadro mnemônico da História da França, que visou facilitar ao estudante memorizar as datas dos acontecimentos de maior expressão e as descobertas de cada reinado do país.

As matérias que lecionou como pedagogo são: Química, Matemática, Astronomia, Física, Fisiologia, Retórica, Anatomia Comparada e Francês.[8]

Das mesas girantes à Codificação

Ver também: Mesas girantes

Conforme o seu próprio depoimento, publicado em Obras Póstumas, foi em 1854 que o Prof. Rivail ouviu falar pela primeira vez do fenômeno das “mesas girantes“, bastante difundido à época, através do seu amigo Fortier, um magnetizador de longa data. Sem dar muita atenção ao relato naquele momento, atribuindo-o somente ao chamado magnetismo animal do qual era estudioso, só em maio de 1855 sua curiosidade se voltou efetivamente para as mesas, quando começou a frequentar reuniões em que tais fenômenos se produziam.

Durante este período, também tomou conhecimento do fenômeno da escrita mediúnica – ou psicografia, e assim passou a se comunicar com os espíritos. Um desses espíritos, conhecido como um “espírito familiar”, passa a orientar os seus trabalhos. Mais tarde, este espírito lhe informa que já o conhecia do tempo das Gálias, com o nome de Allan Kardec. Assim, Rivail passa a adotar este pseudônimo, sob o qual publicou as obras que sintetizam a Doutrina Espírita.[6]

Convencendo-se de que o movimento e as respostas complexas das mesas deviam-se à intervenção de espíritos, Kardec dedicou-se à estruturação de uma proposta de compreensão da realidade baseada na necessidade de integração entre os conhecimentos científicos, filosóficos e moral, com o objetivo de lançar sobre o real um olhar que não negligenciasse nem o imperativo da investigação empírica na construção do conhecimento, nem a dimensão espiritual e interior do homem.

Tendo iniciado a publicação das obras de Codificação em 18 de abril de 1857, quando veio à luz O Livro dos Espíritos, considerado como o marco de fundação do Espiritismo, após o lançamento da Revista Espírita (1 de janeiro de 1858), fundou, nesse mesmo ano, a primeira sociedade espírita regularmente constituída, com o nome de Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

3 de Outubro – Allan Kardec – 1804 – 213 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Allan Kardec e sua esposa Amélie Gabrielle Boudet.

Os últimos anos

Kardec passou os anos finais da sua vida dedicado à divulgação do Espiritismo entre os diversos simpatizantes, e defendê-lo dos opositores através da Revista Espírita Ou Jornal de Estudos Psicológicos. Já com cerca de oito milhões de seguidores,[1] faleceu em Paris, a 31 de março de 1869, aos 64 anos de idade, em decorrência da ruptura de um aneurisma, quando trabalhava numa obra sobre as relações entre o

Magnetismo e o Espiritismo, ao mesmo tempo em que se preparava para uma mudança de local de trabalho. Está sepultado no Cemitério do Père- Lachaise, uma célebre necrópole da capital francesa. Junto ao túmulo, erguido como os dólmens druídicos. Acima de sua tumba, seu lema: “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei”, em francês.

Em seu sepultamento, seu amigo, o astrônomo francês Camille Flammarion proferiu o seguinte discurso, ressaltando a sua admiração por aquele que ali baixava ao túmulo:[9]

Voltaste a esse mundo donde viemos e colhes o fruto de teus estudos terrestres. Aos nossos pés dorme o teu envoltório, extinguiu-se o teu cérebro, fecharam-se-te os olhos para não mais se abrirem, não mais ouvida será a tua palavra… Sabemos que todos havemos de mergulhar nesse mesmo último sono, de volver a essa mesma inércia, a esse mesmo pó. Mas, não é nesse envoltório que pomos a nossa glória e a nossa esperança. Tomba o corpo, a alma permanece e retorna ao Espaço. Encontrar- nos-emos num mundo melhor e no céu imenso onde usaremos das nossas mais preciosas faculdades, onde continuaremos os estudos para cujo desenvolvimento a Terra é teatro por demais acanhado. (…) Até à vista, meu caro Allan Kardec, até à vista!

—Camille Flammarion

Sobre Kardec, o engenheiro francês Gabriel Delanne escreveu:[10]

Substituindo a fé cega numa vida futura, pela inquebrantável certeza, resultante de constatações científicas, tal é o inestimável serviço prestado por Allan Kardec à humanidade.

—Gabriel Delanne

Nas palavras do brasileiro Alexander Moreira- Almeida, coordenador da “Seção de Espiritualidade, Religiosidade e Psiquiatria” da Associação Mundial de Psiquiatria[11][12]:

Kardec foi um dos pioneiros a propor uma investigação científica, racional e baseada em fatos observáveis, das experiências espirituais. Desenvolveu todo um programa de investigação dessas experiências, ao qual deu o nome de Espiritismo.

—Alexander Moreira-Almeida

Crítica pertinente

O traço racista na formação e no pensamento ‘católico’ de Allan Kardec

Kardec acreditava em superioridade racial dos brancos europeus e inferioridade de outros grupos étnicos/raciais baseando-se em frenologia (pseudociência), foi membro ativo da sociedade frenológica de Paris por anos e defendeu teses racistas em trechos de suas obras.[13]

Um dos textos que evidencia o racismo de Kardec encontra-se em sua obra O Livro dos Espíritos, onde ele escreveu:

Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão?[14]

O hoteonte mencionado acima se refere a grupos étnicos do sudoeste africano.

Fica claro a partir dos escritos de Kardec que ele é um supremacista branco (acredita que europeus são racialmente superiores), ele conclui no livro A Gênese:

O progresso não foi, pois, uniforme em toda a espécie humana; as raças mais inteligentes naturalmente progrediram mais que as outras, sem contar que os Espíritos, recentemente nascidos na vida espiritual, vindo a se encarnar sobre a Terra desde que chegaram em primeiro lugar, tornam mais sensíveis a diferença do progresso(sic!). Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos, que aos chineses, e ainda menos aos europeus civilizados.[15]

3 de Outubro – Allan Kardec – 1804 – 213 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Busto em bronze de Allan Kardec.

Obras

Obras didáticas

O professor Rivail escreveu diversos livros pedagógicos, dentre os quais destacam-se:[16]

  • 1824Curso prático e teórico de Aritmética, segundo o método de Pestalozzi, para uso dos professores e mães de família, com modificações – 2 tomos
  • 1828Plano Proposto Para a Melhoria da Instrução Pública (coroado pela Academia Real de Arras)
  • 1831Gramática Francesa Clássica
  • 1831Qual o sistema de estudo mais consentâneo com as necessidades da época?.
  • 1846Manual dos exames para os títulos de capacidade: soluções racionais de questões e problemas de Aritmética e de Geometria
  • 1848Catecismo gramatical da Língua Francesa
  • 1849Programa dos Cursos ordinários de Química, Física, Astronomia, Fisiologia
  • 1849Ditados normais dos exames da Municipalidade e da Sorbona
  • 1849Ditados especiais sobre as dificuldades ortográficas

Diplomas obtidos

Lista dos principais diplomas obtidos por Denizard Rivail durante a sua carreira de professor e diretor de colégio:[8]

  • Diploma de fundador da Sociedade de Previdência dos Diretores de Colégios e Internatos de Paris – 1829
  • Diploma da Sociedade para a Instrução Elementar – 1847. Secretário geral: H. Carnot.
  • Diploma do Instituto de Línguas, fundado em 1837. Presidente: Conde Le Peletier-Jaunay.
  • Diploma da Sociedade de Educação Nacional, constituída pelos diretores de Colégios e de Internatos da França – 1835. Presidente: Geoffroy de Saint-Hilaire.
  • Diploma da Sociedade Gramatical, fundada em Paris em 1807, por Urbain Domergue – 1829.
  • Diploma da Sociedade de Emulação e de Agricultura do Departamento do Ain1828 (Rivail fora designado para expor e apresentar em França o método de Pestalozzi).
  • Diploma do Instituto Histórico, fundado em 24 de Dezembro de 1833 e organizado a 6 de Abril de 1834. Presidente: Michaud, membro da academia francesa.
  • Diploma da Sociedade Francesa de Estatística Universal, fundada em Paris, em 22 de Novembro de 1820, por César Moreau.
  • Diploma da Sociedade de Incentivo à Indústria Nacional, fundada por Jomard, membro do Instituto.
  • Medalha de ouro, 1º prêmio, conferida pela Sociedade Real de Arrás, no concurso realizado em 1831, sobre educação e ensino.

Obras espíritas

As cinco obras fundamentais que versam sobre o Espiritismo, sob o pseudônimo Allan Kardec, são:

Além delas, como Kardec, publicou mais cinco obras complementares:

  • Revista Espírita (periódico de estudos psicológicos), publicada mensalmente de 1 de janeirode 1858 a 1869;
  • O que é o Espiritismo? (resumo sob a forma de perguntas e respostas), em 1859;
  • Instrução prática sobre as manifestações espíritas (substituída pelo Livro dos Médiuns; publicada no Brasil pela editora O Pensamento)
  • O Espiritismo em sua expressão mais simples, em 1862;
  • Viagem Espírita em 1862 (1867) (publicada no Brasil pela editora O Clarim).

Após o seu falecimento, viria à luz:

Outras obras menos conhecidas foram também publicadas no Brasil:

3 de Outubro – Allan Kardec – 1804 – 213 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Sessão espírita.

Trechos escritos por Allan Kardec

  • A Doutrina Espírita transforma completamente a perspectiva do futuro. A vida futura deixa de ser uma hipótese para ser realidade. O estado das almas depois da morte não é mais um sistema, porém o resultado da observação. Ergueu-se o véu; o mundo espiritual aparece-nos na plenitude de sua realidade prática; não foram os homens que o descobriram pelo esforço de uma concepção engenhosa, são os próprios habitantes desse mundo que nos vêm descrever a sua situação.[17]
  • Como meio de elaboração, o Espiritismo procede exatamente da mesma forma que as ciências positivas, aplicando o método experimental. Fatos novos se apresentam, que não podem ser explicados pelas leis conhecidas; ele os observa, compara, analisa e, remontando dos efeitos às causas, chega à lei que os rege; depois, deduz- lhes as consequências e busca as aplicações úteis. Não estabeleceu nenhuma teoria preconcebida; assim, não apresentou como hipóteses a existência e a intervenção dos Espíritos, nem o perispírito, nem a reencarnação, nem qualquer dos princípios da doutrina; concluiu pela existência dos Espíritos, quando essa existência ressaltou evidente da observação dos fatos, procedendo de igual maneira quanto aos outros princípios. Não foram os fatos que vieram a posteriori confirmar a teoria: a teoria é que veio subsequentemente explicar e resumir os fatos. É, pois, rigorosamente exato dizer-se que o Espiritismo é uma ciência de observação e não produto da imaginação. As ciências só fizeram progressos importantes depois que seus estudos se basearam sobre o método experimental; até então, acreditou-se que esse método também só era aplicável à matéria, ao passo que o é também às coisas metafísicas.[18]
  • (…) o Espiritismo, restituindo ao Espírito o seu verdadeiro papel na criação, constatando a superioridade da inteligência sobre a matéria, apaga naturalmente todas as distinções estabelecidas entre os homens segundo as vantagens corpóreas e mundanas, sobre as quais o orgulho fundou castas e os estúpidos preconceitos de cor. O Espiritismo, alargando o círculo da família pela pluralidade das existências, estabelece entre os homens uma fraternidade mais racional do que aquela que não tem por base senão os frágeis laços da matéria, porque esses laços são perecíveis, ao passo que os do Espírito são eternos. Esses laços, uma vez bem compreendidos, influirão pela força das coisas, sobre as relações sociais, e mais tarde sobre a Legislação social, que tomará por base as leis imutáveis do amor e da caridade; então ver-se-á desaparecerem essa anomalias que chocam os homens de bom senso, como as leis da Idade Média chocam os homens de hoje…[19]

Concepções espíritas sobre sua vida

Segundo várias fontes, seu pseudônimo foi escolhido pois um espírito revelou-lhe que haviam vivido juntos entre os druidas, na Gália, e que então o Codificador se chamava “Allan Kardec“.[1][20][21]

No 4º Congresso Mundial em Paris (2004), o médium brasileiro Divaldo Pereira Franco psicografou ao inverso, em francês (língua desconhecida por ele),[22] uma mensagem atribuída ao espírito de León Denis declarando que Allan Kardec fora a reencarnação de Jan Hus, um reformador religioso do século XV.

Esta informação já foi dada em diversas fontes diferentes,[23][24][25][26] o que está de acordo com o Controle Universal do Ensino dos Espíritos, que Kardec definiu da seguinte forma:

“Uma só garantia séria existe para o ensino dos Espíritos – a concordância que haja entre as revelações que eles façam espontaneamente, servindo-se de grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares.”[27]

No livro Cartas e Crônicas, de Irmão X, pseudônimo do espírito Humberto de Campos, psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier em 1966, no capítulo intitulado Kardec e Napoleão, relata-se o episódio em que estes últimos são apresentados pelo Espírito da Verdade, na noite de 31 de dezembro de 1799, no plano espiritual.

O desencarnado que reencarnará como Allan Kardec é um espírito superior, apresentado como o apóstolo da , que, sob a égide do Cristo, descerrará para a Terra atormentada por um novo ciclo de conhecimento, enquanto Napoleão Bonaparte, reencarnado e em desdobramento, durante o sono físico, é informado que renasceu para garantir o ministério espiritual do discípulo de Jesus que regressa à experiência terrestre.[28][29]

CITAÇÃO

Allan Kardec – Como é a outra vida?

“Fora da caridade não há salvação. Ame de verdade”

Allan Kardec / Fonte: Pensador

Allan Kardec

Hippolyte Léon Denizard Rivail

(Lyon, 3 de outubro de 1804Paris, 31 de março de 1869)

213 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS

  • 1739 — O Tratado de Nissa é assinado entre o Império Otomano e a Rússia, pondo fim à Guerra Russo-Turca (1735-1738)
  • 1931 — Às 11h entra em vigor pela primeira vez no Brasil o Horário de Verão.
  • 1950 — O candidato do PTB Getúlio Vargas foi eleito presidente com 48% dos votos válidos.
  • 2004 — (Evento fictício) No filme Mean Girls, foi nesse dia que Aaron Samuels perguntou para Cady na aula de cálculo: “Que dia é hoje?”. A data é tão lembrada entre os fãs que, no ano passado, tornou-se trending topic e estava presente na grande maioria das timelines do Facebook e do Twitter.
  • 2010 – É eleita Dilma Roussef, a primeira presidente mulher da História do Brasil. Foi também a primeira presidente mulher a sofrer um impeachment.

1863Abraham Lincoln proclama dia de ação de graças, a última quinta-feira de Novembro.


1929 — O Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos passou oficialmente a chamar-se Jugoslávia.


1930Getúlio Vargas, Góis Monteiro e Osvaldo Aranha iniciaram os preparativos para o golpe final contra a República Velha (v. Revolução de 1930).


Cidade de Bagdá, capital da Iraque.

1932 — Independência do Iraque.

1953 — Criação da Petrobras.


1986 — Inicia-se a construção do estádio SkyDome.


1990 — Ocorre a Reunificação Alemã.


Cidade de Banjul, capital da Gâmbia.

2013 — A Gâmbia retira- se da Commonwealth.

5 ▒ FALECIMENTOS

1226São Francisco de Assis ▒ Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis (Assis, 5 de julho de 1182 [1]3 de outubro de 1226), foi um frade católico da Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo.


1967Woody Guthrie ▒ Woodrow Wilson “Woody” Guthrie (Okemah, 14 de julho de 1912Nova Iorque, 3 de outubrode 1967) foi um cantor e compositor americano de folk music. Seu legado musical é composto por centenas de músicas, baladas e obras improvisadas que abrangem desde temas políticos, músicas tradicionais até canções infantis.


1999Akio Morita ▒ Akio Morita (盛田昭夫?) (Nagoya, 26 de janeiro de 1921Tóquio, 3 de outubro de 1999) foi um inventor, empresário japonês, co-fundador da Sony Corporation. Morita foi essencial na liderança da Sony nas áreas de marketing, globalização, finanças e recursos humanos. Fez com que a Sony entrasse no mercado de software e contribuiu em todo controle da companhia.

2004Janet Leigh ▒ Janet Leigh, nome artístico de Jeanette Helen Morrison (Merced, 6 de julho de 1927Beverly Hills, 3 de outubro de 2004) foi uma atriz norte-americana. Ela é mais lembrada por seu desempenho em Psicose (1960) para o qual ela foi premiada com o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante e recebeu uma indicação ao Oscar.


2005Emilinha Borba ▒ Emília Savana da Silva Borba, conhecida como Emilinha Borba, (Rio de Janeiro, 31 de agosto de 1923 — Rio de Janeiro, 3 de outubro de 2005) foi uma cantora de samba, marcha e choro, foi uma das mais populares cantoras brasileiras. Em 1942 foi contratada pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, firmando-se por 27 anos na emissora.


2014Lori Sandri ▒ Lori Paulo Sandri (Encantado, 29 de janeiro de 1949Curitiba, 3 de outubro de 2014) foi um futebolista e treinador de futebol brasileiro. Dentro do campo, atuava como meia. No exterior, trabalhou na Seleção dos Emirados Árabes Unidos, onde participou das eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 1998.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

No mundo

Brasil

Alemanha

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

Barra Mansa (RJ)

Cururupu (MA)

Magda (SP)

Rubinéia (SP)

Schroeder (SC)

3 de Outubro – Ponte Ataulfo Pinto dos Reis, conhecida como Ponte dos Arcos – considerada a obra arquitetônica mais famosa do município — Barra Mansa (RJ) — 185 Anos em 2017.

Barra Mansa (RJ)

185 anos

3 de outubro de 1832

barramansa.rj.gov.br

Barra Mansa é um município brasileiro situado no sul do estado do Rio de Janeiro.

Sua população estimada em 2013 era de 179.472 habitantes, formando uma conurbação com as cidades de Volta Redonda e Pinheiral com uma população de mais de 450 mil habitantes.

Fica na microrregião do Vale do Paraíba, dentro da mesorregião do Sul Fluminense. Localiza-se a uma latitude 22º32’39” sul, longitude 44º10’17” oeste e altitude de 381 metros. Possui uma área de 548,9 km².

O centro administrativo e legislativo fica no bairro Centro. Nele estão localizados a prefeitura e a câmara municipal. O centro judiciário é o bairro Barbará, onde está situado o fórum municipal.

3 de Outubro – Vista parcial do centro da cidade — Barra Mansa (RJ) — 185 Anos em 2017.

Em 1954 o distrito de Volta Redonda emancipou-se e, em 1991, foi a vez de Quatis, levando consigo os distritos de Ribeirão de São Joaquim e Falcão. Em 1993 Antônio Rocha foi elevado a condição de distrito, assim como o bairro Santa Rita de Cássia, em 2006.

A população de Barra Mansa é composta por descendentes de imigrantes europeus(principalmente portugueses, italianos, e espanhóis), mas também de franceses e alemães, além de uma dinâmica colônia sírio-libanesa, assim como também de ameríndios e de descendentes de africanos.

3 de Outubro – Caravana com a Tocha Olímpica dos Jogos Rio-2016 desfilando pela avenida Joaquim Leite — Barra Mansa (RJ) — 185 Anos em 2017.

O município apresenta a segunda maior população da mesorregião Sul Fluminense, possui mais de 528 unidades industriais, um grande entroncamento ferroviário, rodoviário e fluvial. Situa-se em uma região privilegiada, próxima às duas maiores metrópoles brasileiras: Rio de Janeiro e São Paulo. Está próximo também a centros econômicos regionais como São José dos Campos, Juiz de Fora e Volta Redonda. Barra Mansa exibe uma renda per capita acima da média nacional, de R$ 13.956,15[5], e possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado elevadopelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, de 0,806 (ano 2000). É sexta no ranking de melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) entre os municípios fluminenses.

3 de Outubro – Prefeitura Municipal — Barra Mansa (RJ) — 185 Anos em 2017.

Barra Mansa possui um forte e tradicional centro comercial, vital para a economia do município.

Entre os principais monumentos do município estão: Fazenda da Posse, Prefeitura, Palácio Barão de Guapi, Parque Centenário e Ponte dos Arcos – principal cartão-postal da cidade que ganhou em 2014 destaque no centro, com a reprodução de seu desenho nas calçadas da Avenida Joaquim Leite e arredores.

Os quatro principais rios que cortam Barra Mansa são: Paraíba do Sul, Barra Mansa, Bananal e Bocaina.

3 de Outubro – Palácio Barão de Guapi. Já sediou a Prefeitura e a Câmara Municipal. Atualmente abriga a Biblioteca — Barra Mansa (RJ) — 185 Anos em 2017.

História

Por volta do ano de 1700, chegar a São Paulo era uma tarefa quase impossível, por causa da barreira natural criada pela Serra do Mar. Mas, para que a viagem se tornasse mais rápida, o então governador Luís Vaía Monteiro ordenou que fosse aberto um caminho através da serra de Itaguaí.

Depois de concluído o caminho, várias incursões foram feitas até o rio Paraíba do Sul, mas sem o compromisso de se formar povoados ou vilas. Estas incursões eram quase sempre formadas por aventureiros à procura de ouro. O primeiro indício de povoamento se deu em 1764 quando Francisco Gonçalves de Carvalho obteve junto ao vice-rei D. Antônio Álvares da Cunha, uma sesmaria para fundar uma fazenda de gado e mantimentos (Fazenda da Posse (em inglês)) entre o rio Paraíba do Sul e o rio Bananal, exatamente no local onde se encontrava um córrego chamado de Barra Seca ou Barra Mansa.

Em 1764, o Vice Rei do Brasil, D. Antônio Álvares da Cunha, concedeu uma sesmaria ao fazendeiro Francisco Gonçalves de Carvalho. Assim nascia nessas terras a primeira edificação da Vila de São Sebastião da Barra Mansa. Construída às margens do Rio Barra Mansa e do Rio Paraíba do Sul, a fazenda da Posse, datada de 1768.

3 de Outubro – Vista da Praça da Liberdade, no centro da cidade — Barra Mansa (RJ) — 185 Anos em 2017.

Em 1765, José Alberto Monteiro também obteve do vice-rei uma sesmaria à margem do Rio Paraíba, onde é hoje a cidade de Volta Redonda. Com o passar dos anos, estas sesmarias foram mudando de donos, até que, por volta de 1827, chegaram, por herança, às mãos do Coronel Custódio Ferreira Leite, o Barão de Aiuruoca, fundador do município. A partir daí, o local tornou-se ponto obrigatório de passagem de tropas de viajantes a caminho de portos marítimos. Em 1800, nas terras de Henrique Magalhães, bem próximas à foz do rio Barra Mansa, já existia um engenho e uma capela. Aos poucos, um pequeno núcleo populacional começou a surgir e o início do povoamento animou o Coronel Custódio Ferreira Leite, que mandou construir outra capela, à margem direita do Paraíba, também dedicada a São Sebastião, localizava-se quase em frente à Fazenda Ano Bom, na margem oposta do rio.

O pequeno povoado foi crescendo e, em 3 de outubro de 1832, graças a um ofício dirigido à Assembleia Geral Legislativa do Império, foi criada a Vila de São Sebastião de Barra Mansa, passando a fazer parte da vila terras desmembradas das vizinhas Resende, Valença e São João Marcos. Em 1954, devido a uma manobra política, teve emancipado o até então distrito de Santo Antônio de Volta Redonda e em 1991 os distritos de Quatis, Falcão e Ribeirão de São Joaquim.

3 de Outubro – Vista parcial da cidade — Barra Mansa (RJ) — 185 Anos em 2017.

Geografia

O município de Barra Mansa se estende em uma área de 548,90 km² e fica localizado às margens do Rio Paraíba do Sul, na região fluminense do Médio Vale do Paraíba, entre as Serra do Mar e da Mantiqueira.

Barra Mansa faz divisa com 8 municípios, sendo um no estado de São Paulo

Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população estimada em 2010 é de 177.861 habitantes.

A maior usina siderúrgica da América Latina, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)[6], está em sua conurbação, localizando-se no município de Volta Redonda.

3 de Outubro – Vista da antiga estação da Estrada de Ferro Central do Brasil — Barra Mansa (RJ) — 185 Anos em 2017.

O município dispõe de uma significativa bacia hidrográfica e é servida pelo mais importante tronco ferroviário do país (MRS Logística e VLI Logística). Além disso, conta com excelente sistema rodoviário, que faz a ligação com as principais capitais e cidades da Região Sudeste. A rodovia Presidente Dutra (BR-116) é seu eixo central.

O município goza de uma posição geográfica muito privilegiada, localiza-se há 120 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, 300 quilômetros de São Paulo, 460 quilômetros de Belo Horizonte, 650 quilômetros de Espírito Santo, 85 quilômetros do porto de Angra dos Reis e 90 quilômetros do porto de Sepetiba, no município de Itaguaí.

Clima

O clima é mesotérmico, com verões quentes e chuvosos e inverno seco. A umidade relativa do ar varia entre 77% a 69%; a temperatura média encontra-se entre 22,25 °C, sendo que as mais baixas registram-se no período de maio a setembro (média mínima de 13,7 °C) e as mais altas entre novembro a março (média máxima 29,74 °C).

3 de Outubro – A Avenida Joaquim Leite é a mais movimentada do Centro da cidade e concentra um grande centro de compras — Barra Mansa (RJ) — 185 Anos em 2017.

Economia

Contando com uma ocupação de mão-de-obra de cerca de 15 mil pessoas, o setor industrial apresenta crescimento de micro e pequenas empresas, responsáveis por 60% dos empregos nesta área. Levando-se em conta a proximidade entre os municípios e a facilidade de locomoção criada por estes fatores, o setor industrial da região tornou-se um dos mais importantes do estado do Rio de Janeiro, dados o grande porte das instalações e a consequente presença das empresas fornecedoras de insumos, das prestadoras de serviços e das que terceirizam as operações das grandes empresas. A economia de Barra Mansa é uma das maiores do estado do Rio de Janeiro, com PIB de R$ 2.462.828,323 mil[5].

Comunicação

Barra Mansa é servida pelas redes móveis 3G e 4G. Na telefonia móvel operam na cidade as companhias OI, TIM, Claro, Vivo, além da Nextel. Os serviços de Internet e TV a cabo são prestados pelas empresas Oi, NET e Vivo Fibra Óptica.

Os principais jornais impressos regionais que circulam em Barra Mansa são:

  • Diário do Vale
  • A Voz da Cidade
  • Foco Regional
  • Jornal Aqui
  • Jornal Folha do Interior

As principais emissoras de rádio de Barra Mansa são:

  • Rádio do Comércio AM, ZYJ-480, 1450 kHz.
  • Rádio Sul Fluminense AM, ZYJ-473, 1390 kHz.
  • Rádio Sul Fluminense FM, ZYD-473, 96,1 MHz.
  • Rádio Sociedade FM, ZYD-474, 104,1 MHz.

Educação

Barra Mansa possui um centro de ensino superior, o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), mantido pela Sobeu – Associação Barra-mansense de Ensino.

O UBM oferece cursos de graduação e pós- graduação em diversas áreas do conhecimento.

3 de Outubro – Universidade de Barra Mansa – UBM — Barra Mansa (RJ) — 185 Anos em 2017.

A instituição possui um campus principal no bairro Centro e outro na Fazenda Santa Cecília “Unidade Cicuta” em uma área entre do município com acesso pela cidade vizinha de Volta Redonda.

Destaca se também o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante CETEP / CVT mantido pela Faetec que oferece cursos nas áreas de idiomas, informática comercial e construção civil.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s