1 de Outubro – Hélio Gracie e Campos Belos (GO) – 2017

☺ CAPA – Hélio Gracie 104 Anos

▒ CIDADE – Campos Belos (GO) 63 Anos

▒ ANIV. – Annie Besant • William E. Boeing • Walter Matthau • Jimmy Carter • George Peppard • Richard Harris • Julie Andrews • André Rieu • Randy Quaid • Youssou NDour • Walewska Oliveira • Fernanda Vogel • Ketleyn Quadros • Brie Larson

▒ FATOS – Ucrânia • Benjamin Franklin • News of the World • Baluchistão • Parque de Yosemite • Correio do Povo • Ford T • Palestina • China • NASA • Nigéria • Disney World • Pelé • Tuvalu • Palau • Grutas de São Vicente • JAXA • Michael Schumacher

▒ ÓBITOS – Eric Hobsbawm • Giuliano Gemma

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1847Annie Besant ▒ Annie Wood Besant (Londres, Inglaterra, 1 de outubro de 1847Adyar, Madras, Índia, 30 de setembro de 1933) foi uma teósofa, militante socialista, maçom, ativista e defensora dos direitos das mulheres, uma das mais notáveis oradoras da sua época e autora de uma vasta obra literária sobre Teosofia.


1881William E. Boeing ▒ William Edward Boeing (Detroit, 1 de outubro de 1881Seattle, 28 de setembro de 1956) foi um pioneiro da aviação estadunidense e fundador da Companhia Boeing. William Boeing tornou-se um grande piloto comercial e pioneiro da indústria. Criou as aeromoças. A primeira aeromoça foi uma ex-enfermeira contratada por ele para atender os passageiros durante os voos noturnos de sua companhia.


1920Walter Matthau ▒ Walter Matthau (Nova Iorque, 1 de outubro de 1920Santa Mônica, 1 de julho de 2000) foi um ator de cinema estadunidense. Em 1966 protagoniza The Fortune Cookie, com o qual obteria o Oscar de melhor ator coadjuvante, e o primeiro de dez filmes que contracenaria com Jack Lemmon.


1924Jimmy Carter ▒ James Earl “Jimmy” Carter, Jr. (Plains, 1 de outubro de 1924) é um político e ex- militar norte-americano – tendo sido o 39° presidente dos Estados Unidos[1], e vencedor do prêmio Nobel da Paz de 2002, o único presidente de seu país a ter vencido o prêmio após deixar o cargo.

26 de Março – 1979 — Menachem Begin, Jimmy Carter e Anwar Al Sadat, assinam o Tratado de paz entre Israel e Egito, em Washington, D.C.


1928George Peppard ▒ George Peppard (Detroit, 1 de Outubro de 1928Los Angeles, 8 de Maio de 1994) foi um ator estadunidense. Destaque para os filmes The Subterraneans (1960) de Ranald Macdougall, Bonequinha de Luxo de Blake Edwards (1961), ao lado de Audrey Hepburn, e na série televisiva The A-Team (Esquadrão Classe A – 1983/87).


1930Richard Harris ▒ Richard St. John Harris (Limerick, 1 de outubro de 1930Londres, 25 de outubro de 2002) foi um ator, diretor teatral, cantor, compositor e escritor irlandês, lembrado pelo Professor Alvo Dumbledore em Harry Potter e a Pedra Filosofal e em sua continuação, Harry Potter e a Câmara Secreta. Esteve também em: Um Homem Chamado Cavalo, Terra da Discórdia, Camelot, Cromwell, Os Imperdoáveis e Gladiador.


1935Julie Andrews ▒ Julie Elizabeth Andrews, DBE (nascida Julia Elizabeth Wells; Walton-on- Thames, Surrey, 1 de outubro de 1935),[1] é uma premiada atriz, cantora, dançarina, diretora teatral e escritora britânica nascida na Inglaterra, célebre por A noviça rebelde (“The Sound of Music”, 1965), e por ter recebido um Oscar de melhor atriz, cinco Globos de Ouro, três Grammys e dois Emmys, dentre outros prêmios.

1949André Rieu ▒ André Léon Marie Nicolas Rieu (Maastricht, Países Baixos, 1 de outubro de 1949) é um violinista, regente e empresário neerlandês. Ativo desde 1978, André Rieu é essencialmente orientado para uma forma de música easy listening, com um repertório baseado em peças de música ligeira e valsas vienenses muito conhecidas do público e fortemente ancoradas na memória popular.


1950Randy Quaid ▒ Randy Quaid (Houston, Texas, 1 de outubro de 1950) é um ator americano mais conhecido por seu papel como o primo Eddie nos filmes da série National Lampoon’s Vacation, bem como seus numerosos papéis coadjuvantes em filmes como The Last Detail, Independence Day, Kingpin e Brokeback Mountain. Ganhou um Globo de Ouro e foi nomeado para um Óscar, um Emmy e um BAFTA. É irmão, do também ator, Dennis Quaid.


1959Youssou N’Dour ▒ Youssou N’Dour (Dakar, 1º. de outubro de 1959) é um compositor, intérprete e músico senegalês. Uma das suas canções mais famosas é Seven Seconds, que gravou com a cantora Neneh Cherry. Politicamente engajado, organizou em 1985 um concerto pela liberação de Nelson Mandela, no Estádio da Amizade, em Dakar. Também organizou vários concertos em benefício da Anistia Internacional. É embaixador de boa vontade para as Nações Unidas e para a UNICEF.


1979Walewska Oliveira ▒ Walewska Moreira de Oliveira (Belo Horizonte, 1 de outubro de 1979) é uma jogadora brasileira de voleibol. Desempenha a função de meio-de-rede. Na Seleção Brasileira atuou durante dez anos. Em 2008 foi premiada como a melhor bloqueadora do mundo no Grand Prix. Sagrou-se campeã olímpica em 2008.


1980Fernanda Vogel ▒ Fernanda Vogel Mesquita (Rio de Janeiro, 1 de outubro de 1980São Sebastião, 27 de julho de 2001) foi uma modelo brasileira. Trabalhou com a agência Ford Models e em seguida com a agência Mega. Ficou conhecida pelo seu papel no comercial do chocolate Prestígio da Nestlé.


1987Ketleyn Quadros ▒ Ketleyn Quadros (Ceilândia, 1 de outubro de 1987) é uma judoca brasileira que compete na seleção brasileira de judô na categoria leve (até 57 kg). Conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, tendo sido a primeira mulher a ganhar uma medalha em esportes individuais para o país na história das Olimpíadas.


1989Brie Larson ▒ Brianne Sidonie Desaulniers, mais conhecida como Brie Larson (Sacramento, 1 de outubro de 1989) é uma premiada atriz e cantora norte-americana. Em 2015, seu desempenho no filme Room lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz, o Globo de Ouro de Melhor Atriz em filme dramático, o SAG Award de Melhor Atriz, o BAFTA de Melhor Atriz, entre muitos outros prêmios.

3 ▒ CAPA do DIA

Hélio Gracie

104 Anos

Hélio Gracie (Belém do Pará, 1 de outubro de 1913Petrópolis, 29 de janeiro de 2009) foi o patriarca da família Gracie.[1]

Foi responsável pela difusão do Jiu-Jitsu no Brasil e idealizador do estilo de arte marcial brasileira conhecido mundialmente como Brazilian Jiu-Jitsu.

Descendente distante de escoceses, quando era apenas uma criança sua família mudou-se para o Rio de Janeiro.

1 de Outubro – Hélio Gracie – 1913 – 104 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Carlos e Hélio Gracie.

Devido à sua frágil saúde, Hélio, o mais franzino dos Gracie, não podia treinar o Judô tradicional ensinado pelos seus irmãos, especialmente Carlos Gracie.

Observador, Hélio passou a acompanhar, dos seus treze aos dezesseis anos, as aulas ministradas por Carlos.

Aprendeu todas as técnicas e ensinamentos de seu irmão, mas, para compensar seu biotipo, Hélio aprimorou a parte de solo tradicional, através do uso do dispositivo de alavanca, dando-lhe a força extra que não possuía, criando assim o Jiu-Jitsu Brasileiro (hoje internacionalmente conhecido como Brazilian Jiu-Jitsu, ou BJJ).[2]

No dia 29 de janeiro de 2009, aos 95 anos, Hélio Gracie faleceu e deixou como legado as raízes do esporte que ensinou e difundiu por todo o planeta.[3]

Biografia

Quando completou 16 anos de idade, Hélio Gracie encontrou a oportunidade de ensinar o jiu-jitsu tradicional, e essa experiência o levou a criar o Jiu- jitsu brasileiro.

Um diretor do Banco do Brasil, Mario Brandt, chegou para uma aula privada na original Academia Gracie no Rio de Janeiro, como estava marcado.

Carlos Gracie, que era quem dava as aulas chegaria tarde e não estaria presente.

1 de Outubro – Hélio Gracie – 1913 – 104 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Lançamento do livro ‘Gracie Jiu-Jitsu’.

Hélio então ofereceu-se para dar aula ao rapaz.

Mais tarde quando Carlos chegou pedindo desculpas pela demora, o estudante afirmou que não havia problema, mas que gostaria de agora em diante receber aulas de Hélio.

Carlos concordou com o pedido e então Hélio se tornou um instrutor na academia.

1 de Outubro – Hélio Gracie – 1913 – 104 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Rickson, Hélio e Kron Gracie.

Hélio então percebeu, que mesmo sabendo as técnicas teoricamente, seria difícil executá-las devido à sua fraqueza.

Percebendo que muitas das técnicas requeriam força bruta.

Consequentemente ele passou a adaptar a arte marcial para seus atributos físicos, e aprendeu a maximizar a alavanca, assim minimizando a força que seria necessária para executar as técnicas.

1 de Outubro – Hélio Gracie – 1913 – 104 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Hélio e Royce Gracie.

Com esses experimentos, Jiu- Jitsu Gracie, mais tarde conhecido como Jiu-jitsu brasileiro (ou Brazilian Jiu-Jitsu em inglês) foi criado.

Usando essas novas técnicas, um praticante menor e mais fraco ganharia a capacidade de se defender e até derrotar oponentes mais fortes.

Primeiras lutas

Hélio começou sua carreira de lutas quando finalizou o lutador de boxe profissional Antonio Portugal em 30 segundos em 1932. No mesmo ano Gracie lutou contra o estadunidense Fred Ebert por 14 rounds de 10 minutos cada, até que a luta foi interrompida pela polícia.

Em 1934, Hélio lutou contra Wladak Zbyszko, que era chamado de “campeão do mundo”, por 3 rounds de 10 minutos. Esta luta terminou empatada.

1 de Outubro – Hélio Gracie – 1913 – 104 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Robson Gracie observa a estátua de Hélio Gracie ornada com a faixa-vermelha do mestre.

Lutas contra judocas

Em 1932 Hélio Gracie lutou contra o judoca Namiki.

A luta terminou empatada, mas segundo a família Gracie o sinal do fim da luta tocou segundos antes que Namiki batesse o braço.

Hélio enfrentou duas vezes o judoca japonês Yasuichi Ono, depois que o japonês estrangulou o irmão George Gracie em outra luta. Ambas as lutas terminaram empatadas.

Hélio Gracie também lutou contra o judoca japonês Kato duas vezes.

A primeira luta, no estádio do Maracanã terminou empatada.

Hélio pediu então uma segunda luta, realizada no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Hélio ganhou a segunda luta estrangulando Kato.

1 de Outubro – Hélio Gracie – 1913 – 104 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Royler e Hélio Gracie.

Em 1951, Hélio Gracie lutou contra o judoca Masahiko Kimura no Maracanã.[4]

Kimura ganhou usando uma chave de braço chamada ude-garami – que mais tarde seria chamada de kimura pelos gracies.

Em 1994, durante uma entrevista, Hélio Gracie admitiu que ficou inconsciente ao ser estrangulado por Kimura, mas que reviveu e continuou lutando.

A luta terminou com Kimura aplicando a chave no braço esquerdo de Hélio, que se recusava a “bater” (desistir da luta).

Seus técnicos então jogaram a toalha, terminando a luta.

Outras fontes mencionam que o braço de Hélio foi quebrado, mas segundo fotos tiradas no vestiário, após a luta, e por depoimento do próprio, ficou com o braço dolorido, mas não quebrado.

1 de Outubro – Hélio Gracie – 1913 – 104 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Foto 4 – Masahiko Kimura e Hélio Gracie.

Um texto escrito por Kimura relata o fato:

“Hélo me agarrou pelas duas lapelas, e me atacou com um O-soto-gari e Kouchi-gari. Mas ele não me moveu nem um pouco. Agora era minha vez. Eu o joguei no ar por O-uchi-gari, Harai-goshi, Uchimata, Ippon-seoi. Por volta de 10 minutos de luta, eu o lancei por O-soto-gari. Eu planejava causar uma concussão. Mas já que o tatame era muito macio não teve muito efeito nele. Enquanto continuava a lançá-lo, estava pensando em um modo de finalizar. Eu o arremessei por O-soto-gari novamente. Assim que Hélio caiu, eu o imobilizei por Kuzure-kami- shiho-gatame. Eu mantive por dois ou três minutos, e então tentei sufocá-lo pela barriga. Hélio balançava sua cabeça tentando respirar. Ele não aguentava mais, e tentou empurrar meu corpo esticando seu braço esquerdo. Nesse instante, eu agarrei seu pulso esquerdo com minha mão direita, e torci seu braço. Apliquei Udegarami.

1 de Outubro – Hélio Gracie – 1913 – 104 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Kron, Hélio e Rickson Gracie.

Eu pensei que ele iria desistir imediatamente. Mas Hélio não bateu no tatame. Não tive escolha a não ser continuar a torcer o seu braço. O estádio silenciou. O osso de seu braço estava se aproximando do ponto de quebrar. Finalmente, o som do osso quebrando ecoou no estádio. Ainda assim Hélio não desistiu. Seu braço esquerdo já estava inutilizado. Sob essa regra, eu não tinha outra escolha a não ser torcer o seu braço novamente. Tinha muito tempo ainda sobrando. Eu torci o seu braço esquerdo novamente. Outro osso quebrou. Hélio ainda não bateu. Quando tentei torcer o braço novamente, uma toalha branca foi jogada. Venci por TKO(nocaute técnico). Minha mão foi erguida. Japoneses brasileiros correram para a arena e me ergueram. Por outro lado, Hélio deixava seu braço esquerdo pendendo e parecia muito triste, resistindo a dor.”

1 de Outubro – Hélio Gracie – 1913 – 104 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Hélio e Royce Gracie.

Mensagem do Mestre

O Jiu-Jitsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes. E fez tanto sucesso, que resolveram fazer um Jiu-Jitsu de competição. Gostaria de deixar claro que sou a favor da prática esportiva e da preparação técnica de qualquer atleta, seja qual for sua especialidade. Além de boa alimentação, controle sexual e da abstenção de hábitos prejudiciais à saúde. O problema consiste na criação de um Jiu-Jitsu competitivo com regras, tempo inadequado e que privilegia os mais treinados, fortes e pesados. O objetivo do Jiu-Jitsu é, principalmente, beneficiar os mais fracos, que não tendo dotes físicos são inferiorizados. O meu Jiu-Jitsu é uma arte de autodefesa que não aceita certos regulamentos e tempo determinado. Essas são as razões pelas quais não posso, com minha presença, apoiar espetáculos, cujo efeito retrata um anti Jiu-Jitsu.Mensagem de Helio Gracie no DVD Jiu-jitsu Advanced

1 de Outubro – Hélio Gracie – 1913 – 104 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Hélio, Pedro Valente e Royce Gracie.

Helio Gracie conta que tinha um grande problema para aplicar os golpes do jiu-jitsu tradicional Japones:

Primeiro eu não fazia, pois não conseguia adaptar- me para aplicar os golpes, eu comecei a fazer adaptações desse jiu-jitsu por mim criando um jiu- jitsu um pouco diferente porque aqueles golpes não conseguia aplicar, comecei me ajeitar fiz o jiu-jitsu para mim, este jiu-jitsu foi dando uma maior eficiência, um dia vem um cara muito forte lutar comigo onde foi minha primeira luta o nome dele é Edigar Santos Rocha e sendo que na mesma obtive vitória em tempos depois Carlos Gracie aranjou outra luta daqui para cá venho aprimorando cada vez mais a técnica, sendo a mesma que dominou o mundo e o meu filho Rorion Gracie com o UFC nos Estados Unidos deu esta propagação fantástica que o mundo inteiro quer aprender jiu-jitsu, o jiu-jitsu que eu faço e que meus filhos fazem não e possível vencê-los a não ser por acidente, amanhã você vai lutar com Holyfield, em 100 lutas pode perder 3 ou duas, ou seja para vencer-me terá que saber o jiu- jitsu que eu adaptei ou apenas por um acidente, logicamente a confederação de boxe jamais deixará pois traria prejuízos enorme ao boxe pela grande rotatividade de investimento.

O jiu-jitsu que criei não foi para esporte de competição, eu nunca tive qualidade físicas, eu não fui um atleta, mas criei a primeira federação de jiu- jitsu para ter uma projeção oficial do jiu-jitsu, ou seja destacar minha arte para ser oficial, meu jiu-jitsu é uma arte de defesa pessoal, para proteger o cidadão o homem de mais idade, a mulher ser atacada, o homem fraco, a criança, a senhora ou a moça amanhã se dominada e apanharem por vagabundo qualquer, porque não tem condições atléticas para brigar como eu nunca tive, o meu jiu-jitsu é um jiu- jitsu pujante de eficiência física para condições de defesa pessoal haja visto exemplo que nos temos visto, os melhores lutadores no Brasil e o celeiro de campeões mundiais de jiu-jitsu, todos melhores lutadores do mundo de jiu-jitsu são do Brasil, independente dos meus filhos que são melhores que todos os outros, apenas meus filhos sabem o jiu-jitsu de briga, concilia a técnica esportiva com a de briga, agora no Brasil só faz jiu-jitsu com regras e tempo, ora como posso lutar com um homem mais forte com 5 ou 10 minutos de briga se eu sou fraco e ele e forte eu tenho que esperar que ele canse para ganhar, quem é melhor sou eu ou ele, ele que ganha durante o tempo ou eu que ganho depois do tempo porque o juiz disse que eu perdi, nossas lutas são sem tempo, porque eles não tem técnica vão cansando e nos ganhamos a luta. Eu sempre disse nunca ganhei de ninguém, eles que perdem.

Eu devo tudo ao jiu-jitsu eu era um garoto fraco, nervoso, complexado, eu achava ser valente era não ter medo de brigar acontece que depois que comecei a praticar jiu-jitsu passei a não brigar, passei acreditar em mim, passei a ser tolerante as coisas, e sou um homem tolerante aparentemente, pois o controle do jiu-jitsu foi tão grande me fez bom moralmente, todo brigador e covarde, todo brigador e inseguro por isso que ele briga, o homem seguro e confiante, quando seguro moralmente ele domina a pessoa com a moral e não com briga.

CITAÇÃO

Hélio Gracie – A origem da Arte Suave

“O Jiu-Jitsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes.”

Hélio Gracie / Fonte: Pensador

Hélio Gracie

(Belém do Pará, 1 de outubro de 1913Petrópolis, 29 de janeiro de 2009)

104 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


Cidade de Kiev, capital da Ucrânia.

1653 — O Parlamento Russo aceita a anexação da Ucrânia.


1752Benjamin Franklin realiza a famosa experiência com a pipa, para provar a eletricidade nos raios.


1843 — É fundado em Londres o jornal tabloide News of the World.


Cidade de Quetta, maior cidade do Baluchistão.

1887 — O Baluchistão é anexado pelo Império Britânico.


1890 — O Congresso dos Estados Unidos cria o Parque Nacional de Yosemite.


1895 — É fundado o jornal gaúcho Correio do Povo.


1908Henry Ford lança o Ford T, o primeiro carro popular da história.


1948 — Primeira tentativa de instalar um estado palestino com a interferência do Egito.


Cidade de Pequim, capital da China.

1949 — Criada a República Popular da China.

1958 — É oficialmente criada a agência espacial americana, NASA.


Fotomontagem da Nigéria.

1960 — A bandeira da Nigéria é hasteada oficialmente pela primeira vez.


1971 — O Walt Disney World é inaugurado em Orlando, Flórida.


1977 — Última partida oficial de futebol de Pelé.


Cidade de Funafuti, capital de Tuvalu.

1978 — Independência de Tuvalu.


Cidade de Ngerulmud, capital de Palau.

1994 — Independência de Palau.


1996 — As Grutas de São Vicente são pela primeira vez abertas ao público.


2003 — Criação da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial.


2006Michael Schumacher vence em Xangai, China, sua última vitória na Fórmula 1.[2]

5 ▒ FALECIMENTOS


2012Eric Hobsbawm ▒ Eric John Ernest Hobsbawm (Alexandria, 9 de junho de 1917Londres, 1 de outubro de 2012[1]) foi um historiador marxista britânico reconhecido como um importante nome da intelectualidade do século XX. Publicou estudos importantes, como Era das Revoluções (1789-1848), A Era do Capital (1848-1875) e A Era dos Impérios (1875-1914).

2013Giuliano Gemma ▒ Giuliano Gemma (Roma, 2 de setembro de 1938Civitavecchia, 1 de outubro de 2013) foi um ator, apresentador de TV, escultor e atleta italiano. Tornou-se um ator de filmes western spaghetti, alcançando grande sucesso com herói de filmes como Una pistola per Ringo, O Dólar Furado e I giorni dell’ira.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

  • Dia internacional da música.

Brasil

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

Brejo do Cruz (PB)

Campos Belos (GO)

Carnaubeira da Penha (PE)

Couto Magalhães (TO)

Dormentes (PE)

Formoso do Araguaia (TO)

Guaraciaba (SC)

Juazeiro do Piauí (PI)

Jucati (PE)

Lagoa do Carro (PE)

Magalhães de Almeida (MA)

Ouro Verde de Goiás (GO)

Quixaba (PE)

Santa Cruz (PE)

Santa Cruz da Baixa Verde (PE)

São Brás (AL)

São Sebastião do Tocantins (TO)

Taquaral de Goiás (GO)

Vertente do Lério (PE)

Xexéu (PE)

Campos Belos (GO)

63 Anos

1 de Outubro de 1954

camposbelos.go.gov.br

Campos Belos é um município brasileiro localizado no interior do estado de Goiás, Região Centro-Oeste do país.

Sua população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 19 540 habitantes em 2015.[3]

É um pólo regional da área nordeste de Goiás, parte do Tocantins e até de uma porção rural do oeste da Bahia.

Segundo o índice da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Campos Belos é o município mais desenvolvido do Nordeste Goiano, com uma pontuação de 0.6760, o que o coloca em 143º lugar no ranking estadual divulgado em 2015.[6]

Cercada de montanhas por todos os lados a cidade relativamente nova cresceu baseando-se na pecuária, hoje o comércio domina o cenário econômico. Atendendo o mercado consumidor em diversos ramos, esse setor alimenta o crescimento da cidade. Sua população é estimada em aproximadamente 20 mil habitantes de acordo com o IBGE. Campos Belos é a segunda maior cidade da região nordeste do estado, e, apesar da população o município ostenta o posto de pólo econômico da região, atendendo vasta área do norte de Goiás e sul do Tocantins. Cerca de 100.000 pessoas das ci[7] dades ao redor de Campos Belos dependem de seus serviços. Obras de infraestrutura realizadas nos últimos anos melhoraram a qualidade de vida da população.

O município fica 400 quilômetros distante de Brasília e 630 quilômetros de Goiânia, capital estadual.

Aspectos populacionais

A história da composição populacional de Campos Belos pode ser entendida quando se leva em conta os grupos de migração que compuseram a cidade. Na época de seu surgimento as pessoas que habitavam a região eram basicamente as tradicionais famílias descendentes de portugueses e donas de grandes extensões de terra, entre elas pode-se destacar na criação de Campos Belos os Batista Cordeiro, os Costa Madureira e os Cardoso. Havia também uma minoria de goianos vindos do sul, que alimentados pela febre do ouro descoberto em Arraias e Monte Alegre viviam ali a decadência desse período e por fim, em número maior, famílias muito pobres que viviam o fim do ciclo do ouro. A região era deveras pobre e afastada dos grandes centros do país.

A partir de 1920, com o surgimento do povoado, inúmeras famílias baianas se integraram à população local, adquiriram terras e trouxeram toda cultura do estado vizinho àqueles que já estavam no lugar. O maior bairro da cidade, a Vila Baiana, é uma referência a esses migrantes. Importantes nomes da cidade vieram desse estado, como os senhores Mariano Barbosa, professor, delegado; Francisco Xavier, primeiro prefeito; Agripino Almeida e sua esposa Licíria Almeida, primeira mulher a ocupar o cargo de vereadora, em 1963.

Campos Belos recebeu a partir da década de 1970 uma significativa leva de migrantes mineiros em busca de terras baratas, o que ajudou sensivelmente no crescimento da população e no desenvolvimento econômico.

A soma de todos esses grupos criou em Campos Belos um jeito peculiar de se falar. Não há um sotaque definido e é possível ouvir diferentes expressões, já que nos últimos anos pessoas do sul e de São Paulo juntaram-se em grande número aos moradores da cidade.

1 de Outubro – Vista parcial da cidade — Campos Belos (GO) — 63 Anos em 2017.

Atualmente

Hoje Campos Belos recebe todos os dias estudantes do norte de Goiás e sul do Tocantins, já que na cidade há um campus da Universidade Estadual de Goiás e um campus do Instituto Federal Goiano. A cidade também é provida pelo campus da Universidade Federal do Tocantins, em Arraias, cidade vizinha.

Existe ainda uma instituição privada, que oferece cursos de graduação à distância e presenciais. Existem, portanto, quatro instituições de ensino superior à disposição dos estudantes de Campos Belos.

O que diferencia Campos Belos das demais cidades ao seu redor é a discrepante situação financeira. Como pólo comercial Campos Belos absorve praticamente toda movimentação comercial da região, bem como, também, boa parte dos recursos da pecuária.

A expectativa de vida em Campos Belos é de 78 anos.

1 de Outubro – Cavalgada – Campos Belos (GO) — 63 Anos em 2017.

A taxa de urbanização é de 87%.

O IDH médio é de 0,692[8]. O Índice de Desenvolvimento Humano do município mostra que a educação em Campos Belos tem a maior nota do Nordeste do estado, 0,616; enquanto a longevidade chega a 0,815 e a renda a 0,661.

De acordo com o Censo 2010, 72% dos camposbelenses são católicos e 22% protestantes e estes dividem-se em: 13% de missão (adventista, batista, presbiteriana) e 87% pentecostais.

A taxa de analfabetismo em Campos Belos é de 13%[8].

Mais de 90% da cidade é servida por esgoto e água encanada.

As maiores festas populares são: o Carnaval; o Arraiábelo, realizado no Centro Olímpico, tido como a 3ª maior festa junina de Goiás; a Exposição Agropecuária – que acontece normalmente em julho; e a Festa de Nossa Senhora da Conceição.

Na zona rural de Campos Belos funciona a Usina Hidrelétrica do Rio Mosquito.

1 de Outubro – Desfile cívico — Campos Belos (GO) — 63 Anos em 2017.

Um curioso achado em Campos Belos diz respeito às grutas da região do Pouso Alto onde foram encontradas pinturas rupestres, fato que demonstra que a região já era povoada há alguns séculos.

Geografia

Campos Belos localiza-se no nordeste de Goiás nas terras do Planalto Central brasileiro.

A cidade está a 700 metros acima do nível do mar. O município pertence a microrregião da Chapada dos Veadeiros.

O clima é tropical, apresentando uma estação seca e outra chuvosa.

A temperatura média anual é de 20 °C. O frio acontece apenas em poucas noites de julho quando os termômetros marcam em torno de 10 °C, no resto do ano as máximas ficam próximas ou acima dos 35 °C.

A vegetação típica é o Cerrado. O município é rico em urânio, descoberto em 1975 pela Nucleobras e fosfato, sendo o último explorado por um consórcio canadense-brasileiro através da MbAC Mineração.

1 de Outubro – Vista panorâmica da cidade — Campos Belos (GO) — 63 Anos em 2017.

História

As terras de Campos Belos eram fazendas dentro do município de Arraias. Em 1893, Círiaco Antônio Cardoso, ajudado por Maria Prima Gasparino Pinheiro, fazendeiros vizinhos, constroem uma capela para Nossa Senhora da Conceição.

A providência de se ter uma capela para congregar atendia aos interesses dos moradores da região, entre eles famílias tradicionais formadas por descendentes de portugueses. Três dessas famílias tiveram participação ativa na criação da cidade.

Os Cardoso – que apesar do sobrenome homônimo não têm ligação com Ciríaco – os Costa Madureira, da qual Maria Prima fez parte e os Batista Cordeiro. Logo o lugar foi elevado à condição de vila e depois distrito.

1 de Outubro – Desfile — Campos Belos (GO) — 63 Anos em 2017.

Campos Belos foi ainda integrado ao Município de Monte Alegre de Goiás, na época chamado de Chapéu, antes de ser emancipado em 1º de Janeiro de 1954.

O primeiro nome do lugar foi Almas, o mesmo da fazenda de origem. Segundo consta, um frei dominicano de passagem pela região, encantado com a planície cortada por córregos e cercada por morros, dando o aspecto de muralhas, sugeriu a mudança do nome para Campos Belos.

Como primeiro prefeito eleito Campos Belos teve Francisco Xavier, comerciante baiano e morador antigo do lugar.

O primeiro líder municipal, Temístocles Rocha, foi nomeado até as eleições acontecerem.

Campos Belos teve desde seu começo a presença de grupos religiosos distintos.

O lugar surgiu em volta da capela, católica, de Nossa Senhora da Conceição, mas na década de 1930 o povoado ganhou protestantes membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, com a chegada de Agripino Almeida e sua família.

Agripino e Liciria, mesmo sendo protestantes, ocuparam importantes cargos públicos, como delegado e vereadora, o que demonstra a aceitação dos camposbelenses por outros grupos religiosos desde o começo da cidade.

Na final da década de 1940 o missionário norte- americano Blonnye Holmes Foreman nascido em Rose Bud, Arkansas, EUA em 1899 e membro da Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos a convite de Francisco Cardoso (Chiquinho Cardoso), construiu na cidade a Escola Batista, uma instituição de ensino privada.

Com a construção de Brasília na década de 1950 e sua inauguração em 1960, toda a região desenvolveu-se.

No fim da década de 70 passou a contar com agências bancárias e no início da década de 80 foi integrada, pela Telebrasília, à telefonia nacional.

1 de Outubro – XXII Exposição Agropecuária — Campos Belos (GO) — 63 Anos em 2017.

A Constituição brasileira de 1988 dividiu Goiás ao meio.

Campos Belos passa então a ser município de fronteira interestadual; com isso seu comércio desenvolveu-se espantosamente na década de 1990 e 2000, já que a cidade passou a atender a população do novo estado que não possuía infraestrutura comercial própria.

Com a construção de Palmas, a cidade passou a ser também roteiro alternativo de acesso ao norte do país.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s