25 de Setembro – Will Smith e Mesquita (RJ) – 2017

☺ CAPA – Will Smith 49 Anos

▒ CIDADE – Mesquita (RJ) 18 Anos

▒ ANIV. – Roquette-Pinto • William Faulkner • Austregésilo de Athayde • Barbara Walters • Michael Douglas • Glória Pérez • Clodoaldo • Mark Hamill • Christopher Reeve • Amyr Klink • Michael Madsen • Heather Locklear • Scottie Pippen • Catherine Zeta-Jones • Zé Elias • Clea DuVall • Neila Medeiros • Márcio Victor • Fernanda Pontes

▒ FATOS – Carta dos Direitos • Rádio Tupi RJ • Ruanda • Belize • Mundialito de Vôlei 1982 • Keke Rosberg • Fernando Alonso

▒ ÓBITOS – John Bonham • Mary Astor • Don Adams • Wangari Maathai

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1884Roquette-Pinto ▒ Edgard Roquette-Pinto (Rio de Janeiro, 25 de setembro de 1884Ibid., 18 de outubro de 1954) foi um médico legista, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta brasileiro. Membro da Academia Brasileira de Letras, é considerado o pai da radiodifusão no Brasil. Criador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, com o intuito de difundir a educação por este meio, por volta de 1923.

A reação de Roquette-Pinto ao ouvir a primeira transmissão de rádio: “Eis uma máquina importante para educar nosso povo”[9].


1897William Faulkner ▒ William Cuthbert Faulkner (New Albany, 25 de setembro de 1897Byhalia, 6 de julho de 1962) foi um escritor norte-americano considerado um dos maiores escritores do século XX. William Cuthbert Faulkner (New Albany, 25 de setembro de 1897Byhalia, 6 de julho de 1962) foi um escritor norte-americano considerado um dos maiores escritores do século XX.


1898Austregésilo de Athayde ▒ Belarmino Maria Austregésilo Augusto de Athayde (Caruaru, 25 de setembro de 1898Rio de Janeiro, 13 de setembro de 1993) foi um jornalista, professor, cronista, ensaísta e orador brasileiro. Tomou parte como delegado do Brasil na III Assembleia da ONU, em Paris (1948).


1929Barbara Walters ▒ Barbara Walters (Boston, 25 de setembro de 1929) é uma apresentadora de notícias da televisão estado-unidense, conhecida por ser a primeira mulher a apresentar um telejornal na rede ABCNews, em 1976. Barbara Walters (Boston, 25 de setembro de 1929) é uma apresentadora de notícias da televisãoestado-unidense, conhecida por ser a primeira mulher a apresentar um telejornal na rede ABCNews, em 1976.


1944Michael Douglas ▒ Michael Kirk Douglas (New Brunswick, 25 de setembro de 1944) é um ator e produtor norte-americano, de origem judaica. Ganhou Oscar de Melhor Ator Principal pela performance no filme Wall Street. Filho do famoso ator Kirk Douglas e irmão do também ator Eric Douglas, é casado com a atriz Catherine Zeta-Jones.


1948Glória Pérez ▒ Glória Maria Rebelo Ferrante, mais conhecida como Glória Perez (Rio Branco, 25 de setembro de 1948) é uma autora de telenovelas, séries e minisséries brasileiras premiada com o Emmy. Em 2017, Glória escreve a novela do horário nobre da Globo – A Força do Querer, sob a direção de Rogério Gomes. A telenovela aborda entre outros assuntos, a transexualidade e o amor bandido.


1949Clodoaldo ▒ Clodoaldo Tavares de Santana, mais conhecido como Clodoaldo e apelidado de Corró, (Itabaiana, 25 de setembro de 1949) é um ex- futebolista brasileiro. Iniciou sua trajetória na Vila Belmiro com treze anos, quando começou a atuar nas categorias de base do Santos. Convocado para a Copa do Mundo de 1970, foi titular e campeão, marcando um gol no Uruguai.


1951Mark Hamill ▒ Mark Richard Hamill (Oakland, 25 de setembro de 1951) é um ator norte-americano conhecido por interpretar Luke Skywalker na saga de ficção científica Star Wars e por dar voz ao Coringa em Batman: The Animated Series.


1952Christopher Reeve ▒ Christopher D’Olier Reeve (Nova Iorque, 25 de setembro de 1952 — Mount Kisco, 10 de outubro de 2004) foi um ator e diretor realizador de cinema norte-americano. Seu papel mais famoso foi como o Super-Homem, numa série de quatro filmes. Tetraplégico desde 1995, após sofrer um acidente a cavalo, passou a liderar uma campanha pela legalização de pesquisas com células-tronco.


1955Amyr Klink ▒ Amyr Klink (São Paulo, 25 de setembro de 1955) é um navegador brasileiro, palestrante e escritor. Foi a primeira pessoa, em 1984, a fazer a travessia do Atlântico Sul a remo a bordo do barco IAT. Em dezembro de 1989, viajou rumo à Antártida em um veleiro especialmente construído para a expedição, o Paratii. Permaneceu sozinho por um ano na região.

1958Michael Madsen ▒ Michael Joseph Madsen (Chicago, 25 de Setembro de 1958) é um ator norte- americano. Fez filmes importantes, como Cães de Aluguel e Kill Bill. Também participou de alguns clipes como As Long As You Love Me de Justin Bieber (2012) e Black Widow (2015) de Iggy Azalea.


1961Heather Locklear ▒ Heather Deen Locklear, (Westwood, 25 de setembro de 1961) é uma atriz norte-americana. Atuou em Paixão de Aluguel ao lado de Hilary Duff e Chris Noth, mas ficou famosa mesmo participando da série Carro Comando nos anos 1980, e de Melrose nos anos 1990.


1965Scottie Pippen ▒ Scottie Maurice Pippen (Hamburg, 25 de Setembro, 1965) é um ex- basquetebolista americanoque jogou na National Basketball Association . Ele é mais lembrado por sua passagem pelo Chicago Bulls, onde foi fundamental na conquista de seis títulos da NBA, junto com Michael Jordan.


1969Catherine Zeta-Jones ▒ Catherine Jones- Douglas (Swansea, 25 de setembro de 1969), mais conhecida como Catherine Zeta-Jones é uma atriz e cantora galesa, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2003 por sua atuação no filme Chicago. Em 2000, Catherine, grávida do primeiro filho, estrelou no controverso Traffic, dirigido por Steven Soderbergh, que conta ainda com seu marido Michael Douglas, além de Benicio Del Toro e Dennis Quaid.


1976Zé Elias ▒ José Elias Moedim Júnior, conhecido como Zé Elias, (São Paulo, 25 de setembro de 1976) é um ex-futebolista brasileiro que atuava como volante, formado nas categorias de base do Corinthians. Trabalhou como comentarista esportivo na Rádio Globo São Paulo e atua no canal de TV a cabo ESPN Brasil.


1977Clea DuVall ▒ Clea Helen D’Etienne DuVall (Los Angeles, Estados Unidos, 25 de setembro de 1977) é uma atriz estadunidense. Participou de diversos filmes de terror e algumas séries. Tem como trabalhos mais marcantes suas participações em séries como Heroes e Carnivale, no qual fez a cartomante Sofie.


1977Neila Medeiros ▒ Neila Medeiros (Brasília, 24 de setembro de 1977) é uma jornalista, publicitária e apresentadora brasileira. Em 2014, apresentou o telejornal Notícias da Manhã depois da saída de César Filho para Rede Record. Comanda o SBT Brasília, jornal de notícias da capital federal.


1979Márcio Victor ▒ Márcio Victor Brito Santos (Salvador, Bahia, 25 de setembro de 1979) é um percussionista e cantor brasileiro.[1] Atual vocalista e um dos criadores da banda de pagode baiano Psirico. Participou aos 17 anos, como percussionista da gravação do CD Livro, de Caetano Veloso, acompanhando o artista por nove anos.


1983Fernanda Pontes ▒ Fernanda Pontes Bonifácio de Oliveira (Niterói, 25 de setembro de 1983) é uma atriz e apresentadora brasileira. Como atriz, fez participações em três novelas da Rede Globo, fazendo personagens mistos e cativantes. Também passou pela Rede Record. De volta a TV Globo, apresenta o programa infantil TV Globinho.

3 ▒ CAPA do DIA

Will Smith

49 Anos

Willard Carroll “Will” Smith, Jr. (Filadélfia, 25 de setembro de 1968)[1] é um ator, rapper, produtor cinematográfico, produtor musical e produtor de televisão estadunidense.

Ele é mais conhecido pelas atuações em Bad Boys, Bad Boys II, Independence Day, I, Robot, I Am Legend, Hancock, Men in Black, Men in Black II e Men in Black III.

Smith já foi duas vezes indicado ao Oscar de melhor ator pelas atuações em Ali e The Pursuit of Happyness.

Will também é um dos atores mais bem sucedidos quando se fala em bilheteria no cinema, sendo que uma boa parte de seus filmes tiveram faturamento enorme em todo o mundo.

Alguns críticos menos conhecidos, e também outros conhecidos, apontam esse sucesso, dentre outras causas, pelo seu carisma, demostrado desde The Fresh Prince of Bel- Air (Um Maluco no Pedaço).

Will Smith está classificado como o astro mais rentável em todo o mundo pela revista Forbes.

Até 2014, 17 dos 21 filmes em que ele teve papéis principais acumularam em todo o mundo receitas brutas de US$ 100 milhões cada um, cinco tendo mais de 500 milhões de dólares cada um das receitas das bilheterias mundiais.

Mais ainda, até 2014, seus filmes arrecadaram US$ 6,6 bilhões em bilheteria mundial.

Biografia

Will Smith nasceu na Filadélfia, é filho de uma administradora do conselho escolar da Filadélfia, e Willard Carroll Smith, Sr. um técnico de refrigeração.

Ele cresceu no West Philadelphia num bairro chamado Wynnefielde e foi criado Batista .[2]

Ele tem três irmãos, uma irmã chamada Pamela, que é quatro anos mais velha, e os gêmeos Harry e Ellen, que são três anos mais jovens.

Will Smith estudou em Nossa Senhora de Lourdes, uma escola privada católica na Filadélfia.

Seus pais se separaram quando ele tinha 13 anos, mas não chegou a divórcio até por volta de 2000.[3]

Will Smith estudou em Overbrook High School da Philadelphia.

Embora amplamente divulgado, não é verdade que Smith recusou uma bolsa para estudar em Massachusetts Institute of Technology (MIT); ele nunca foi para a faculdade porque ele queria ser rapper.[4]

Will Smith diz que ele foi inscrito em um “programa de verão de pré-engenharia” no MIT para estudantes do ensino médio, mas ele não compareceu,[5] de acordo com Will Smith:

“Minha mãe, que trabalhava para o Conselho Escolar da Filadélfia, tinha um amigo que era o oficial de admissões no MIT. Eu tinha notas muito altas e eles precisavam de crianças negras, então eu provavelmente poderia ter ido. Mas eu não tinha intenção de ir para a faculdade.”[6]

Carreira

Will Smith é mundialmente conhecido principalmente por atuar na sitcom The Fresh Prince of Bel-Air (Um Maluco No Pedaço) de 1990 ate 1996 além dos filmes Men in Black ( MIB-Homens de Preto), The Pursuit of Happyness ( À Procura da Felicidade) e Hancock.

Perseguindo o mundo da música, Will conheceu o DJ Jazzy Jeff numa festa, formando assim uma dupla que logo entrou em ação, se apresentando como DJ Jazzy Jeff & the Fresh Prince.

25 de Setembro – Will Smith – 1968 – 49 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Tommy Lee Jones e Will Smith, em ‘MIB’.

Quando a popularidade da dupla começou a subir, Smith ganhou e gastou muito dinheiro comprando uma casa, carros e jóias.

No entanto, ele estava à procura de algo diferente e novo quando, em 1989, conheceu Benny Medina, que teve a ideia de produzir uma sitcom baseada na sua vida em Beverly Hills.

Smith adorou a ideia assim como a NBC, emissora televisiva americana que, em 1990, colocou no ar a ideia de Medina com o nome de The Fresh Prince of Bel-Air.

O roteiro era simples – Will apenas fazia o papel dele próprio: um rapaz esperto e rebelde da Filadélfia que se muda para casa dos tios em Bel-Air.

A série durou seis anos, tempo durante o qual se aventurou em filmes e se fez notar pela crítica, como em Six Degrees of Separation, em 1992.

Após o sucesso que veio do filme de ação Bad Boys, de 1995, a carreira de Will Smith estava assegurada.

Um ano depois, participou do grande êxito Independence Day, onde desempenhou o papel de Steven Hiller, um oficial dos fuzileiros (marines) que luta contra a invasão extraterrestre.

Ele é uma das poucas pessoas que desfrutam sucesso nas três maiores mídias de entretenimento nos Estados Unidos: cinema, televisão e a indústria discográfica.

Will Smith é ganhador de quatro prêmios Grammy e já lançou onze álbuns, sendo os seis primeiros ainda como The Fresh Prince, com o DJ Jazzy Jeff, e os cinco últimos, solo.

Participou de 21 filmes, seja como dublador (Shark Tale), narrador (A Closer Walk) ou produtor.

No total, Will Smith recebeu cerca de 135 milhões de dólares por suas atuações em filmes. O ator foi indicado em 2001 ao Oscar de melhor ator pelo filme Ali e em 2006 pelo filme The Pursuit of Happyness.

25 de Setembro – Will Smith – 1968 – 49 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Will Smith com a esposa e filhos.

Vida Pessoal

Will Smith se casou com Sheree Zampino em 1992. Eles tiveram um filho, Trey Smith, nascido em 11 de novembro de 1992,[7] e se divorciaram em 1995.

Will Smith casou com a atriz Jada Koren Pinkett em 1997.

Juntos, eles têm dois filhos:

Jaden Christopher Syre Smith (nascido em 1998), co-estrela em filmes como The Pursuit of Happyness e After Earth, e Willow Camille Reign Smith (nascida em 2000), que apareceu como sua filha no filme I Am Legend.

Will e sua família residem em Los Angeles, Califórnia.[8]

Will foi listada na Revista Fortune como dos quarenta americanos mais ricos com idade inferior a 50.

Crenças religiosas

Will Smith foi criado em uma igreja Batista agregado por sua família e foi para uma escola católica, mas ele já não se identifica como religioso.[9]

Embora ele não seja um cientologista e tenha negado rumores que afirmam que ele seja um membro da Igreja da Cientologia,[10] ele tem falado favoravelmente sobre isso, dizendo:

“Eu só acho que um monte de ideias na Cientologia são brilhantes e revolucionárias, e não religiosas”.[11]

Smith doou $1.3 milhões para instituições de caridade em 2007, dos quais $450,000 foram para dois ministérios cristãos, e $122,500 foram para três organizações de cientologista.

Will e sua esposa também fundaram uma escola primária privada em CalabasasCalifórnia a Leadership Academy New Village. Declaração de impostos Federal mostrou que Will Smith doou $ 1,2 milhão para a escola em 2010.[12]

Opiniões políticas

Em 11 de dezembro de 2009, Smith e sua esposa hospedado no Concerto do Prêmio Nobel da Paz em Oslo,Noruega para comemorar a conquista do prêmio de Obama[13]. Em 2012, Will Smith declarou que apoia a legalização do casamento do mesmo sexo.[14]

Filmografia

Como ator

Cinema

Ano Filme Título em português Personagem Notas
1992 Where the Day Takes You br: A Lei de Cada Dia Manny
1993 Made in America br: Feita por Encomenda Tea Cake Walters
Six Degrees of Separation br: Seis Graus de Separação Paul
1995 Bad Boys br: Bad Boys Detetive Mike Lowrey
1996 Independence Day br: Independence Day Capitão Steven “Steve” Hiller
1997 Men in Black br: MIB – Homens de Preto James Edwards / Agente J (James)
1998 Enemy of the State br: Inimigo do Estado Robert Clayton Dean
1999 Wild Wild West br: As Loucas Aventuras de James West Capitão James West
2000 The Legend of Bagger Vance br: Lendas da Vida Bagger Vance
2001 Ali br: Ali Cassius Clay / Cassius X / Muhammad Ali Oscar de melhor ator
Globo de Ouro de melhor ator – drama
2002 Men in Black II br: MIB – Homens de Preto II James Edwards / Agente J (James)
2003 Bad Boys II br: Bad Boys II Detetive Mike Lowrey
2004 I, Robot br: Eu, Robô Detetive Del Spooner
Shark Tale br: O Espanta Tubarões Oscar (voz)
Jersey Girl br: Menina dos Olhos Ele mesmo (participação especial)
2005 Hitch br: Hitch – Conselheiro Amoroso Alex “Hitch” Hitchens
2006 The Pursuit of Happyness br: À Procura da Felicidade Chris Gardner Oscar de melhor ator
Globo de Ouro de melhor ator – drama
SAG Awards de melhor ator
2007 I Am Legend br: Eu Sou a Lenda Tenente Coronel Robert Neville
2008 Hancock br: “Hancock” John Hancock
Seven Pounds br: Sete Vidas Tim Thomas
2012 Men in Black III br: MIB³ – Homens de Preto 3 James Edwards / Agente J (James)
2013 After Earth br: Depois da Terra Cypher Raige
2015 Focus br: Golpe Duplo Nicky
Concussion br: Um Homem Entre Gigantes Dr. Bennet Omalu
2016 Suicide Squad br: Esquadrão Suicida Floyd Lawton/Pistoleiro
TBA MIB 23 br: MIB 23 James Edwards / Agente J (James)
2017 Collateral Beauty br: Beleza Oculta
2017 Bright Policial
2018 Aladdin Gênio

Televisão

Ano Título Personagem Notas
1990 ABC Afterschool Special – “The Perfect Date” Hawker Participação especial
19901996 The Fresh Prince of Bel-Air Will Smith Protagonista (Todos episódios)
1991 Blossom Fresh Prince Participação especial
1995 Happily Ever After 2 Pinóquio Voz
20032004 All of Us Johnny Participação especial
2012 Kids’ Choice Awards 2012 Ele mesmo Apresentador

Will Smith, Margo Robbie e Rodrigo Santoro.

Como produtor

Cinema

Ano Filme
2002 Showtime
2003 Ride or Die
2004 I, Robot
The Seat Filler
Saving Face
2005 Hitch
2006 ATL
The Pursuit of Happyness
2008 Hancock
The Secret Life of Bees
The Human Contract
Lakeview Terrace
Seven Pounds
2010 The Karate Kid
2013 After Earth
2015 Focus
Concussion
2016 Suicide Squad
Collateral Beauty

Televisão

Ano Título
19901996 The Fresh Prince of Bel-Air
20032004 All of Us

Discografia

DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince

Ano Álbum
1987 Rock the House
1988 He’s the DJ, I’m the Rapper
1989 And in this Corner…
1991 Homebase
1993 Code Red
1998 Greatest Hits
2000 Before the Willenium
2003 Platinum & Gold Collection
2006 The Very Best Of Jazzy Jeff & The Fresh Prince

Solo

Ano Álbum
1997 Big Willie Style
1999 Willennium
2002 Born to Reign
2005 Lost and Found
2016 TBA

Prêmios e Indicações

Ano Resultado Premiação Indicação
1995 Indicado MTV Movie Awards Melhor Equipe em Bad Boys
1996 Indicado Melhor Ator em Independence Day
Vencedor Melhor Beijo em Independence Day
1997 Indicado Melhor Comediante em MIB – Homens de Preto
Vencedor Melhor Luta em MIB – Homens de Preto
Vencedor Melhor Canção de Filme em MIB – Homens de Preto (Men in Black)
Indicado Melhor Equipe em MIB – Homens de Preto
1998 Indicado Melhor Ator em Inimigo do Estado
1999 Vencedor Framboesa de Ouro Pior Dupla em As Loucas Aventuras de James West
Vencedor Pior Canção Original em As Loucas Aventuras de James West (Wild Wild West)
2001 Indicado Oscar Melhor Ator em Ali
Indicado Globo de Ouro Melhor Ator – Drama em Ali
Vencedor MTV Movie Awards Melhor Ator em Ali
2003 Nomeado Melhor Equipe em’ Bad Boys II
2005 Nomeado Melhor Comediante em Hitch – Conselheiro Amoroso
2006 Nomeado Oscar Melhor Ator em À Procura da Felicidade
Nomeado Globo de Ouro Melhor Ator – Drama em À Procura da Felicidade
Nomeado SAG Awards Melhor Ator em À Procura da Felicidade
2007 Vencedor MTV Movie Awards Melhor Ator em Eu Sou a Lenda
2009 Vencedor NAACP Image Awards Melhor Ator em Sete Vidas
2013 Nomeado Nickelodeon Kids’ Choice Awards Melhor Ator em MIB³ – Homens de Preto 3
2014 Vencedor Framboesa de Ouro Pior Ator Coadjuvante em After Earth

CITAÇÃO

Will Smith – A influência da grana e da fama

“Dinheiro e sucesso não mudam as pessoas; Eles apenas amplificam o que já existe lá dentro.”

“Money and success don’t change people; they merely amplify what is already there.”

Will Smith / Fonte: Brainy Quote

Will Smith

Willard Carroll Smith, Jr.

(Filadélfia, 25 de setembro de 1968)

49 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1789 – Criada a Carta dos Direitos dos Estados Unidos.


1935Assis Chateaubriand inaugura Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro.


Cidade de Kigali, capital de Ruanda.

1960 – A ONU realiza plebiscito em Ruanda para decidir entre monarquia ou república (v.História do Ruanda).

Cidade de Belmopan, capital do Belize.

1981Belize é admitido como Estado-Membro da ONU.


1982Keke Rosberg é campeão mundial de Fórmula 1 e é o primeiro título da Finlândia na categoria.[2]


2005Fernando Alonso é campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez e é também o primeiro título da Espanha na categoria.[3]


1982 – O Brasil derrota a União Soviética e ganha a medalha de ouro no 1º Mundialito Masculino de Vôlei, realizado no Maracanãzinho, RJ.

5 ▒ FALECIMENTOS

1980John Bonham ▒ John Henry Bonham (Redditch, 31 de maio de 1948 — Clewer, 25 de setembro de 1980) foi um músico e compositor inglês, mais conhecido por ter sido o baterista da banda Led Zeppelin. Bonham era admirado por sua velocidade, potência, sons característicos, e “sensação” para o groove.[1] Considerado um dos melhores bateristas da história do rock.Em 2011 os leitores da Rolling Stone consideraram Bonham o “melhor baterista de todos os tempos”.


1987Mary Astor ▒ Mary Astor (Quincy, 3 de maio de 1906Los Angeles, 25 de setembro de 1987) foi uma atriz norte-americana. Sua consagração aconteceu em 1941, com o Oscar de melhor atriz (coadjuvante/secundária) pela atuação no filme A Grande Mentira.

2005Don Adams ▒ Donald James Yarmy, mais conhecido como Don Adams (Nova Iorque, 13 de abril de 1923Los Angeles, 25 de setembro de 2005), foi um comediante e ator norte-americano. Criou fama como protagonista[2] da série de comédia norte-americana Get Smart, como o personagem Maxwell Smart, o trapalhão agente 86, nome pelo qual a série era conhecida no Brasil.

Fazia-lhe par, na série, a agente 99, interpretada pela atriz Barbara Feldon.


2011Wangari Maathai ▒ Wangari Muta Maathai (Ihithe, Distrito de Nyeri, 1 de abril de 1940Nairóbi, 25 de Setembro de 2011[1]) foi uma professora e ativista política do meio-ambiente do Quênia. Foi a primeira mulher africana a receber o Prêmio Nobel da Paz. Ficou conhecida no mundo por sua luta pela conservação das florestas e do meio ambiente.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Brasil

  • Dia do Rádio
  • Dia Nacional do Trânsito
  • Dia da Dança e Música Árabe

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

  • 1066Batalha de Stamford Bridge.
  • 1932 – Primeiro sequestro de aeronave comercial de matrícula brasileira (Sikorsky S-38 P-BDAD).[1]
  • 1967 – Os Estados Unidos condenam o governo de Cuba e propõem o início do bloqueio econômico.
  • 1978 – o Voo Pacific Southwest Airlines 182 operado por um Boeing 727-214 fazia a rota doméstica de Sacramento a San Diego com uma escala na cidade de Los Angeles. Ao se preparar para aterrissagem no aeroporto de San Diego colidiu no ar com um monomotor Cessna 172 que fazia um voo privado para uma escola de pilotagem que atingiu um bairro em San Diego, onde 22 casas foram afetadas. Ao total, morreram 144 pessoas(7 em terra), sendo o pior acidente aéreo da Califórnia.
  • 2003 – Um sismo de magnitude 8 ocorre perto da ilha de Hokkaido, no norte do Japão.

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

Carlos Barbosa (RS)

Formoso (GO)

Itaeté (BA)

Luiziana (PR)

Mesquita (RJ)

Nova Aurora (PR)

Patu (RN)

Reriutaba (CE)

Sena Madureira (AC)

Vitorino Freire (MA)

Mesquita – RJ

18 Anos

25 de setembro de 1999

mesquita.rj.gov.br

Mesquita é um município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

Sua população, em 2010, era de 168 403 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,[4]. [6].

Emancipou-se em 1999 do município vizinho de Nova Iguaçu, sendo o município mais novo da Baixada Fluminense e do estado do Rio de Janeiro.

Topônimo

O nome “Mesquita” é uma referência ao Barão de Mesquita, o proprietário das antigas fazendas que se localizavam na atual região central do município.

História

Há cerca de 500 anos, a região de Mesquita era habitada pelos índios jacutingas, apelido este dado aos índios locais pelos colonizadores portugueses. Acredita-se que o nome possivelmente surgiu porque os índios locais se enfeitavam com penas de jacutinga, um tipo de ave parecida com a galinha e muito comum na região naquela época.

A decadência dos jacutingas começou quando passaram a participar, junto com outras nações indígenas, de um movimento chamado Confederação dos Tamoios. O motivo deste movimento foi a revolta dos silvícolas diante da ação violenta dos portugueses, provocando mortes e escravidão.

Na língua tupi, tamuya significa “o avô, o mais velho, o mais antigo”. Por isso, essa confederação de chefes chamou-se “Confederação dos Tamuya”, que os portugueses transformaram em “Confederação dos Tamoios”.

A guerra entre índios e portugueses, seguida de doenças contraídas pelo contato com o branco, dizimou centenas de índios, que lutaram para resistir à escravidão. O bairro de Jacutinga é o único em toda a Baixada Fluminense que ainda preserva a memória dos indígenas.

Fazendo uma viagem de volta ao tempo, descobriremos que as terras já foram verdes, laranjas. Verde dos canaviais, depois a cor que passou a predominar foi a dos laranjais. Por volta de 1700, um engenho já funcionava na descida da Serra da Cachoeira, produzindo açúcar e aguardente com mão de obra escrava.

O engenho era situado onde hoje existe o Parque Municipal e seu proprietário era o capitão Manoel Correa Vasques. As terras de Cachoeira passaram por vários donos, até que foram parar nas mãos de Jerônimo José de Mesquita, o primeiro Barão de Mesquita e, mais tarde, nas mãos de seu herdeiro, Jerônimo Roberto de Mesquita, que viria a ser o segundo Barão de Mesquita.

Em 1884, quando a Estrada de Ferro chegou às terras, a parada de trem passou a se chamar “Barão de Mesquita”. Nessa época, as fazendas começaram a não dar mais lucros, principalmente por conta do abolicionismo, e a Fazenda da Cachoeira foi vendida e transformada em chácaras de plantio de laranjas. No início do século XX, surgiram as olarias, atraídas pela qualidade do barro e por áreas alagadas da região.

Durante muitos anos, a paisagem de Mesquita foi formada por laranjais, olarias e poucas residências. Por volta de 1940, a população atingia cerca de 9 109 habitantes, mas a decadência na produção de laranjas provocou a venda das chácaras e começaram a surgir os primeiros loteamentos, entre o pé da serra e a ferrovia. Pouco a pouco, as olarias também deram lugar aos loteamentos e, em 1950, a população havia triplicado para 28 835 habitantes.

No final da década de 1940 e início dos anos 1950, começaram a se estabelecer, em Mesquita, fábricas que ajudaram a impulsionar a economia da região: a Brasferro, metalúrgica de grande porte; a IBT, também metalúrgica e a Pumar, indústria de sombrinhas. Começava o período de industrialização, que iria empregar centenas de moradores mesquitenses.

Em 1999, após uma batalha judicial que envolveu o Comitê Pró-Emancipação, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Nova Iguaçu, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro e o Supremo Tribunal Federal, este último decidiu pela emancipação de Mesquita do município de Nova Iguaçu.

Em 15 de setembro de 1999, foi votado o Projeto de Lei da Emancipação e, em 25 de setembro de 1999, o então governador do estado Anthony Garotinho sancionou a Lei estadual nº 3.253, que criou o município de Mesquita.

As primeiras eleições da cidade ocorreram em 2000, saindo-se vitorioso José Montes Paixão. O município foi instalado em 1 de janeiro de 2001.

Geografia

O Parque Municipal de Nova Iguaçu que envolve o Município de Mesquita é o primeiro geoparque do Rio de Janeiro e, nele, está localizada a nascente do Rio Dona Eugênia. Este parque possui uma feição geológica (A feição geológica não é um vulcão e sim um grande fragmento geológico que se formou com a ação do intemperismo, e somente houve atividade magmática quando a placa tectônica passou por uma veia magmática, causando um derrame magmático) além de remanescentes da Mata Atlântica. O Maciço do Mendanha domina a paisagem do município. Mesquita também possui muitas cachoeiras e matas. Infelizmente nos últimos anos o município sofreu com o desmatamento, o que influência na temperatura da região especialmente no verão.

Climatologia

O clima de Mesquita em boa parte do ano é quente, variando entre ar seco e úmido. Durante o ápice do Inverno, meados de Julho, a região registra temperaturas em torno dos 10 °C, tendo o seu recorde em 2016 com uma temperatura de 8 °C com a passagem de uma forte massa de ar polar em Maio de 2016.

Transporte

Os principais acessos rodoviários de Mesquita são: a Via Light, que corta o bairros de Jacutinga e Rocha Sobrinho. sendo a principal ligação para a cidade do Rio de Janeiro junto com a Rodovia Presidente Dutra.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s