11 de Setembro – Franz Beckenbauer​ e Araripina (PE) – 2017

☺ CAPA – Franz Beckenbauer 72 Anos

▒ CIDADE – Araripina (PE) 89 Anos

▒ ANIV. – Joanna Baillie • Carl Zeiss • Theodor Adorno • Gherman Titov • Brian De Palma • Everaldo • Leivinha • John Hawkes • Virginia Madsen • Ricardo Rocha • Tuca Andrada • Harry Connick Jr. • Taraji P. Henson • Ludacris • Antonio Pizzonia

▒ FATOS – Rio Hudson • Sonda Mars • World Trade Center • Pentágono

▒ ÓBITOS – Salvador Allende • Ronnie Peterson • Peter Tosh • John Ritter • Kevin McCarthy • Andy Whitfield • Alexis Arquette

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1762Joanna Baillie ▒ Joanna Baillie (Bothwell, Lanarkshire, 11 de setembro de 1762 — Hampstead, 23 de fevereiro de 1851) foi uma dramaturga e poetisa britânica nascida na Escócia. Em 1798, ela publicou o primeiro volume de seu Plays on the Passions, intitulado A Series of Plays; no qual ele tenta delinear as paixões mais fortes da mente, cada paixão sendo o objeto de uma tragédia e uma comédia.


1816Carl Zeiss ▒ Carl Zeiss (Weimar, 11 de setembro de 1816Jena, 3 de dezembro de 1888) foi um inventor alemão na área da óptica. Fez contribuições significativas para a óptica melhorando alguns processos de elaboração de lentes.


1903Theodor Adorno ▒ Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno (Frankfurt am Main, 11 de setembro de 1903Visp, 6 de agosto de 1969) foi um filósofo, sociólogo, musicólogo e compositor alemão.[1] É um dos expoentes da chamada Escola de Frankfurt, juntamente com Max Horkheimer, Walter Benjamin, Herbert Marcuse, Jürgen Habermas, entre outros.


1935Gherman S. Titov ▒ Gherman Stepanovich Titov (em russo: Герман Степанович Титов; Verkhnie Jilino, 11 de setembro de 1935Moscou, 20 de setembro de 2000) foi um cosmonauta soviético, e o segundo homem a ir ao espaço e entrar em órbita da Terra, após seu compatriota Yuri Gagarin.


1940Brian De Palma ▒ Brian Russell De Palma (Newark, 11 de Setembro de 1940)[1] é um cineasta norte-americano. Os seus trabalhos exploram principalmente temas de suspense, assassinato, e desordem psíquica, entre outros. Seu estilo é influenciado pelas obras do diretor inglês Alfred Hitchcock. Destaque para Mission to Mars, The Untouchables e Scarface.


1944Everaldo ▒ Everaldo Marques da Silva, mais conhecido apenas como Everaldo (Porto Alegre, 11 de setembro de 1944Cachoeira do Sul, 27 de outubro de 1974[1]), foi um futebolista brasileiro, que atuou como lateral-esquerdo. Foi o primeiro atleta atuando por um clube gaúcho a ganhar uma Copa do Mundo de Futebol. Fez parte do elenco do tri conquistado com a Copa de 1970.


1949Leivinha ▒ João Leiva Campos Filho, conhecido como Leivinha (Novo Horizonte, 11 de setembro de 1949), é um ex-futebolista brasileiro. Atuou como meia-direita e é considerado um dos maiores jogadores da história do Palmeiras, com participação decisiva nas conquistas da época da chamada “Academia“. É comentarista esportivo.

1959John Hawkes ▒ John Hawkes (nascido John Marvin Perkins; 11 de setembro de 1959) é um ator estadunidense de cinema e televisão. É conhecido por sua interpretação de um comerciante no seriado Deadwood da HBO. Foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante pela sua atuação no filme Inverno na Alma, de 2010.[1]


1961Virginia Madsen ▒ Virginia Madsen (Chicago, 11 de setembro de 1961) é uma atriz norte- americana. Recebeu uma indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante, por “Sideways – Entre Umas e Outras” (2004). Seu último trabalho foi Burn Your Maps, em 2016.


1962Ricardo Rocha ▒ Ricardo Roberto Barreto da Rocha, mais conhecido como Ricardo Rocha, (Recife, 11 de setembro de 1962) é um ex-futebolista e treinador de futebol brasileiro. Atualmente é comentarista esportivo. Titular da Seleção Brasileira campeã na Copa do Mundo de 1990 na Itália.


1964Tuca Andrada ▒ José Ivaldo Gomes de Andrade Filho (Recife, 11 de dezembro de 1964), mais conhecido como Tuca Andrada, é um ator brasileiro. É mais conhecido pelos personagens Ladislau em O Dono do Mundo e Kaíke em Da Cor do Pecado. Em 1996, foi premiado no Festival de Cinema de Cartagena/Colômbia como melhor ator coadjuvante pelo filme Quem Matou Pixote?.


1967Harry Connick Jr. ▒ Joseph Harry Fowler Connick, Jr. (11 de setembro de 1967) é um cantor e ator norte-americano. Ganhador de três prêmios Grammy e um Emmy. Foi jurado do programa ‘American Idol‘. Gravou diversos discos e como ator, já participou de vários filmes e séries de TV, como Law & Order: Special Victims Unit, em 2012.


1977Ludacris ▒ Ludacris, nome artístico de Christopher Brian Bridges, (Champaign, Illinois, 11 de setembro de 1977) é um rapper, ator e empreendedor americano. Em 2006, fez sucesso com o álbum Release Therapy, e em 2008 Theater of the Mind, o qual tem canções de grande sucesso como “What Them Girls Like”, em parceria com Chris Brown e Sean Garrett. Também participou de filmes como o The Wash, 2 Fast 2 Furious ou Fast Five, entre outros.


1980Antonio Pizzonia ▒ Antonio Reginaldo Pizzonia Júnior (Manaus, 11 de setembro de 1980) é um piloto de corridabrasileiro. Estreou na Fórmula 1 em 2003, como piloto de testes da WilliamsF1 .Em 2005 correu a temporada inteira substituindo Ralf Schumacher.

Fez vinte corridas na Fórmula 1 e marcou oito pontos no total. O piloto já foi casado com a atleta Maurren Maggi, com quem teve uma filha, Sofia.


1970Taraji P. Henson ▒ Taraji Penda Henson (Washington, Distrito de Colúmbia, 11 de setembro de 1970) é uma atriz estadunidense. Ela é mais conhecida por seus papéis como Yvette em Baby Boy (2001), Shug em Hustle & Flow (2005), Queenie em The Curious Case of Benjamin Button (2008) (pelo qual foi indicada ao Oscar de melhor atriz (coadjuvante/secundária) e por Sherry Parker em The Karate Kid (2010). Em 2016 foi a vencedora do Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz em Série Dramática por seu trabalho na série Empire.

3 ▒ CAPA do DIA

Franz Beckenbauer

72 Anos

Franz Anton Beckenbauer, mais conhecido como Beckenbauer. (Munique, 11 de setembro de 1945) é um ex-futebolista Alemão que atuava como zagueiro e líbero.

Foi presidente do Bayern Munique e presidente da Bayern Munique FC AG, clube com o qual tem sua história entrelaçada.

Sua alcunha é der Kaiser (“O Imperador“, em alemão).

Com a seleção alemã (da então Alemanha Ocidental), foi campeão mundial como jogador (em 1974) e técnico (1990), sendo um dos dois únicos a ter a marca, ao lado do brasileiro Mário Jorge Lobo Zagallo.

É considerado pela maioria dos especialistas como o maior líbero da história do futebol, tendo ganho todos os títulos possíveis que um atleta futebolístico pode vencer na carreira, dentre eles: Champions League, Copa do Mundo, Eurocopa e a Bola de Ouro.

Carreira

Como jogador

Bayern Munique – Início

Nascido na Baviera, ingressou aos 14 anos nos juvenis do Bayern Munique, então um clube pequeno da Alemanha. Na infância, também jogava tênis, tornando-se amigo de Sepp Maier, com quem praticava o esporte.

Maier foi convencido relutantemente por Beckenbauer a também jogar futebol, “mais fácil”, segundo o futuro Kaiser, que inclusive indicou a melhor posição para o amigo, que não tanta habilidade com os pés: goleiro.[1]

Convencer Maier, que também foi para o Bayern, não foi tão difícil para quem já havia peitado o próprio pai, que, aposentado devido a ferimentos que sofrera na Segunda Guerra, não gostava que Beckenbauer utilizasse o único par de sapatos que possuía para jogar futebol.[1]

Quando Beckenbauer e Maier ascenderam ao time principal, em 1965, o rival Munique 1860 vivia melhor momento:[2] havia acabado de ser vice- campeão da Recopa Europeia, tendo levantado em 1964 a Copa da Alemanha pela segunda vez.

O Bayern, por sua vez, tinha como títulos a Copa da Alemanha de 1959 e um longínquo campeonato alemão em 1932 e havia acabado de subir da segunda divisão. O time alemão mais vitorioso era o também bávaro Nuremberg, com então sete títulos no campeonato.[2]

Paralelamente, Beckenbauer encontraria no elenco outro parceiro, Gerd Müller.

Em sua primeira temporada profissional, o jovem Beckenbauer viu o outro time da cidade ser o campeão da Bundesliga e igualar-se ao número de conquistas do seu time, que ainda por cima não tinha nenhuma expressão internacional.[2]

Na Bundes, o Bayern ficou em terceiro, a três pontos do 1860; já na Copa da Alemanha os vermelhos foram campeões.

A performance do jovem o levaria de imediato à Seleção Alemã-Ocidental, que o convocaria para a Copa do Mundo de 1966, ao final daquela temporada 1965/66. Maier também foi à Copa, como terceiro goleiro, enquanto Beckenbauer já seria titular.

Beckenbauer e Maier voltaram da Inglaterra com a experiência de terem sido vice-campeões (para a própria Inglaterra), o que parece sido bom para a carreira de ambos e para o clube de ambos.

Na temporada seguinte, os dois conseguiriam com o Bayern o que o rival 1860 perdera na anterior: o troféu da Recopa Europeia, o primeiro título internacional do clube.

O troféu veio com vitória por 1–0 na prorrogação sobre os escoceses do Rangers; a equipe também seria bi da Copa da Alemanha.

O habilidoso meia de futebol vigoroso, liderança natural, passes precisos de curta e longa distância e capaz de desarmar sem fazer faltas acabaria recebendo a alcunha de “brasileiro da Alemanha”, antes de tornar-se Kaiser.[1]

Outras marcas registradas de seu futebol vistoso eram a elegância com seu porte ereto, passadas largas e a cabeça sempre erguida, além da grande visão de jogo.[1]

Na temporada de 1968/69, viria finalmente o primeiro título do Bayern na Bundesliga, o primeiro troféu do clube no campeonato alemão desde 1932.

A conquista ofuscou a decepção da Alemanha Ocidental em relação à Eurocopa 1968: nas Eliminatórias, o país foi desclassificado ao empatar com a inexpressiva Albânia.

Era de Ouro

Após o título, Beckenbauer solidificou sua presença na Seleção, juntamente com os amigos Maier e Müller.

Aos poucos, o Bayern desvencilhava-se da rivalidade com o 1860 e formava outra, contra o Borussia Mönchengladbach, campeão da Bundes nas duas temporadas seguintes, em que o Bayern foi vice.

A resposta veio com um tricampeonato consecutivo iniciado em 1971. Um outro tricampeonato ocorreria no mais importante torneio europeu de clubes, a Copa dos Campeões da UEFA, que nenhum clube alemão havia conquistado ainda.

O Bayern venceria o torneio em 1974, 1975 e 1976, sucedendo um igual tricampeonato do Ajax de Johan Cruijff.

O tricampeonato em 1976 lhe renderia sua segunda Bola de Ouro; a France Football lhe entregara a premiação pela primeira vez em 1972.

O primeiro dos títulos foi o mais dramático: o Atlético de Madrid abrira o placar a seis minutos do fim da prorrogação. O lateral Hans-Georg Schwarzenbeck empatou de fora da área nos últimos segundos, forçando um jogo-desempate.

Os muniquenses levaram fácil a melhor sobre um adversário abatido, goleando por 4 x 0 semanas antes da Copa do Mundo de 1974, da qual 7 dos 11 titulares vitoriosos na final eram do clube: Beckenbauer, Maier, Müller, Schwarzenbeck, Paul Breitner e Uli Hoeneß.

Daí vinha a relação que perdura até os dias atuais entre os grandes jogadores da Seleção Alemã e o Bayern. [2]

As duas conquistas europeias seguintes, contra Leeds United e Saint-Étienne, vieram com o time perdendo espaço no Campeonato Alemão; o rival- novo Borussia Mönchengladbach inclusive igualaria o tricampeonato nacional seguido.

11 de Setembro – Franz Beckenbauer – 1945 – 72 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Franz Beckenbauer, Chinaglia, Pelé, Cruijff e Carlos Alberto Torres, no início do Cosmos.

Aos 33 anos, líder do Bayern desde os 22,[1]Beckenbauer decidiu aceitar proposta do futebol estadunidense.

O clube era o Cosmos, que no mesmo período contratara outras estrelas internacionais: o brasileiro Carlos Alberto Torres e o italiano Giorgio Chinaglia.

Deixou o Bayern como um dos grandes responsáveis por mudar o destino do clube, que se tornaria o maior da Alemanha,[1] a ponto de deixar a rivalidade com o Munique 1860 de lado para despertar outras em todos os grandes times do país.[2]

Ironicamente, era justamente pelo 1860 que o Kaiser torcia e sonhava em jogar antes de iniciar a carreira.[3]

Cosmos e Hamburgo

O Cosmos já era famoso mundialmente por ter contratado ninguém menos que Pelé em 1975.

11 de Setembro – Franz Beckenbauer – 1945 – 72 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Franz Beckenbauer e Pelé, no Cosmos, e mais velhos.

O Kaiser superou o próprio Rei na eleição do melhor jogador nos Estados Unidos em seu primeiro ano no clube de Nova York (o único ano em que jogou ao lado de Pelé, que se aposentaria), sendo campeão. [1]

No mesmo ano em que aceitou o convite, por coincidência ou não, perderia lugar na Seleção: o técnico Helmut Schön o considerava velho e o avisou de antemão que não o incluiria entre os convocados para a Copa do Mundo de 1978.[1]

11 de Setembro – Franz Beckenbauer – 1945 – 72 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Franz Beckenbauer e Pelé, no Cosmos.

Outros dois títulos nacionais com o Cosmos viriam em 1979 e 1980, com a equipe contando também com Johan Neeskens, Marinho Chagas e Romerito.

Após o terceiro Soccer Bowl pelo Cosmos, Beckenbauer resolveu voltar à Alemanha Ocidental, visando participação na Copa do Mundo de 1982. Escolheu o Hamburgo, sucessor do Mönchengladbach como rival momentâneo do Bayern: o HSV fora campeão em 1979 sobre os muniquenses, e a ordem fora invertida no ano seguinte.

Em sua primeira temporada no Hamburgo, o clube foi novamente vice-campeão contra o Bayern, que somava o seu nono título alemão, tornando-se o maior vencedor do campeonato.

Na segunda, que era a temporada justamente anterior à Copa, o Hamburgo levaria a melhor, com seu ex-clube ficando em terceiro.

Entretanto, não convocado para o mundial da Espanha, Beckenbauer ficou desgostoso e resolveu voltar imediatamente ao Cosmos, aposentando-se lá no ano seguinte, 1983 perdendo o bicampeonato do Hamburgo e o título que o clube teria no mesmo ano na Copa dos Campeões da UEFA.

Seleção alemã

Foi utilizado pela primeira vez nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1966, onde começou sua parceria sólida no meio campo da Seleção com Wolfgang Overath, do Colônia.[4]

A Alemanha Ocidental classificou-se no grupo que compunha com Suécia e Chipre.

Aos 21 anos, já era eleito um dos melhores de uma Copa do Mundo.[1] Ele, que acabara de chegar à Seleção Alemã-Ocidental, firmava-se rapidamente entre os titulares e seria vice-campeão da Copa do Mundo de 1966.

Ao contrário dos volantes da época, que ficavam no desarme e na proteção à defesa, Beckenbauer mostrou logo no jogo inaugural um diferencial, ao partir de seu campo com a bola dominada para o ataque e marcando dois contra a Suíça.[5]

Marcou seu terceiro gol nas quartas-de- final, contra o Uruguai, e outro na semifinal, o segundo dos 2 x 1 sobre a União Soviética de Lev Yashin, em belíssimo chute de fora da área em que a bola entrou no ângulo esquerdo do lendário goleiro soviético, após dar a impressão de que sairia.[6]

Na final, coube a ele marcar o astro máximo do adversário, a anfitriã Inglaterra: Bobby Charlton.

Os dois gênios acabariam então se anulando na decisão, que terminou com vitória britânica por 4 x 2.[7]

Após a Alemanha Ocidental perder pela última vez um torneio importante, ao ser eliminada da Eurocopa 1968, o país foi à Copa do Mundo de 1970 com Beckenbauer já como capitão da Mannschaft, posto que ocuparia por dez anos.

Protagonizaria no México uma das cenas antológicas em mundiais, ao participar no sacrifício na semifinal, contra a Itália, em que teve de jogar boa parte do jogo segurando o ombro direito, deslocado.[1]

A lesão ocorreu aos 25 minutos de jogo, onde levou uma trombada quando tentava entrar na área italiana; como as substituições permitidas (na época, duas) já haviam sido feitas, ele teve de imobilizar o ombro e voltar ao campo.[8]

Acabaria em vão: os italianos venceriam por 4–3 e iriam à final.

Antes, nas quartas-de-final, os alemães já haviam sentido o gosto de vingar-se dos rivais ingleses: reverteram uma derrota parcial de 0 x 2 e viraram a partida para 3 x 2, com o primeiro gol da reação sendo marcado pelo Kaiser, que havia inicialmente sido incumbido de marcar novamente Bobby Charlton, resolvendo deixar a vigilância sobre o inglês de lado após o segundo gol adversário.

Vinte minutos depois, acertaria de fora da área no canto direito de Peter Bonetti.[9]

Os alemães- ocidentais terminariam a Copa obtendo a terceira colocação, para cujo jogo Beckenbauer foi poupado, devido à lesão no ombro.[10]

O primeiro troféu do Kaiser viria dois anos depois, com o título da Eurocopa 1972 sobre a União Soviética.

Naquele ano ele, campeão nacional com o Bayern, receberia sua primeira Bola de Ouro como melhor jogador da Europa.

Dois anos depois, a Alemanha Ocidental sediaria a Copa.

Na primeira fase do mundial de 1974, o país classificou-se sem sustos, com vitórias sobre Chile e Austrália.

Perdeu quando podia: na última rodada, para a rival Alemanha Oriental, para a surpresa de muitos e, para outros, a acusação de que o resultado foi “permitido” para os anfitriões não enfrentarem o Brasil na fase de grupos seguinte (como seria disputada a segunda fase do torneio, ao invés de mata-matas).

Na segunda fase, vitórias sobre Iugoslávia e Suécia deixaram a vaga na final ser decidida diretamente contra outra rival, a Polônia.

11 de Setembro – Franz Beckenbauer – 1945 – 72 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Franz Beckenbauer e Johan Cruijff, da Holanda.

Em jogo duro, os germânicos venceram por 1–0 e enfrentariam na final a grande sensação, os Países Baixos de Cruijff, que haviam eliminado a Seleção Brasileira.

Se na Alemanha Ocidental ninguém discutia sua liderança, a ponto de ele interferir na escalação da final – preferia o parceiro Overath ao herói da Euro 72, Günter Netzer, acusado de mercenário,[1] o mundo aguardava seu tira-teima com o craque neerlandês.

A final terminaria em vitória de virada por 2–1 para os anfitriões, fazendo de Beckenbauer o primeiro jogador a erguer a Taça FIFA.

Dois anos depois, aos 30 anos, seria vice-campeão da Eurocopa 1976, perdida nos pênaltis para a Tchecoslováquia. No ano seguinte, quando foi jogar nos EUA, perderia seu espaço na Nationalelf e não voltaria mais.

Como treinador

Dez anos após seu último torneio pela Alemanha Ocidental, voltava à Seleção do país como técnico, substituindo Jupp Derwall.

Em sua primeira experiência como treinador, foi logo vice-campeão da Copa do Mundo de 1986, mas seguiu-se um decepcionante terceiro lugar na Eurocopa 1988, disputada em casa.

No mundial seguinte, em 1990, a Seleção Alemã-Ocidental reencontraria na final o adversário que a vencera em 1986, a Argentina, em uma luta entre ambas pelo tricampeonato mundial, o que igualaria uma das duas a Brasil e Itália.

Dessa vez, a Alemanha Ocidental levou a melhor.

11 de Setembro – Franz Beckenbauer – 1945 – 72 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Campeão do Mundo em 1990, como técnico.

Depois da Copa, Beckenbauer deixou o posto para seu ex- colega Berti Vogts.

A segunda experiência como treinador viria na França.

Convidado pelo presidente do clube, aceitou a proposta para treinar o Olympique de Marseille após a Copa, mas não teve sucesso; o clube chegou à final da Copa dos Campeões da UEFA de 1990/91 já sem o Kaiser como treinador.

As outras oportunidades como técnico vieram com o Bayern Munique, duas vezes, acumulando já a função de presidente.

Foi campeão alemão em 199394, assumindo o cargo no decorrer da temporada.

Em 1996, na segunda passagem, despediu-se com um troféu, o da Copa da UEFA de 1996.

Mantém-se como presidente do Bayern até hoje, tendo também assumido a superintendência do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha.

11 de Setembro – Franz Beckenbauer – 1945 – 72 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Natal em família.

Beckenbauer também é comentarista do caderno de esportes do jornal Bild.

O atual presidente honorário do Bayern Munique, vive desde 1982 na Áustria e agora está casado pela terceira vez.

Teve várias relações, e tem seis filhos.

11 de Setembro – Franz Beckenbauer – 1945 – 72 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Franz Beckenbauer com a esposa Heidi Burmester.

Títulos

Como jogador

Bayern Munique

Seleção Alemã Ocidental

New York Cosmos

Hamburgo

 

Como treinador

Bayern Munique

Seleção Alemã

CITAÇÃO

Franz Beckenbauer – Nosso futebol é mais dinâmico

“O Rugby é um jogo diferente. Há uma interrupção a cada dois minutos, e também no futebol americano. Nosso futebol é um jogo em movimento: jogar, jogar, jogar, mover, mover – você não interrompe.”

Franz Beckenbauer / Fonte: Brainy Quote

Franz Beckenbauer

Franz Anton Beckenbauer

(Munique, 11 de setembro de 1945)

72 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1609 – Descoberta do Rio Hudson por Henry Hudson.



1997 – Chega a Marte a sonda Mars Global Surveyor.


5 ▒ FALECIMENTOS

1973Salvador Allende ▒ Salvador Allende Gossens (Valparaíso, 26 de junho de 1908Santiago do Chile, 11 de setembro de 1973) foi um médico e político marxista chileno. Fundador do Partido Socialista, governou seu país de 1970 a 1973, quando foi deposto por um golpe de estado liderado por seu chefe das Forças Armadas, Augusto Pinochet. Allende foi o primeiro presidente de república e o primeiro chefe de estado socialista marxista eleito democraticamente na América.


1978Ronnie Peterson ▒ Bengt Ronald Peterson, mais conhecido como Ronnie Peterson (Örebro, 14 de fevereiro de 1944Milão, 11 de setembro de 1978), apelidado de o sueco voador, foi um automobilista que guiou na Fórmula 1 na década de 1970. Em 1973, correu pela Lotus, ao lado do brasileiro Emerson Fittipaldi.


1987Peter Tosh ▒ Winston Hubert McIntosh, mais conhecido pelo nome artístico Peter Tosh (Grange Hill, 19 de outubro de 1944Westmoreland, 11 de setembro de 1987), foi um músico pioneiro de reggae/ska, conhecido pela sua militância em prol dos direitos humanos e da legalização da maconha. Destaque para o álbum Mama Africa, de 1983, onde está incluído o seu maior sucesso, a regravação da canção clássica do roqueiro norte-americano Chuck BerryJohnny B. Goode,


2003John Ritter ▒ Johnathan “John” Southworth Ritter (Burbank, 17 de setembro de 1948Los Angeles, 11 de setembro de 2003) foi um ator, apresentador, comediante e dublador americano. Ficou famoso no seriado de comédia Three’s Company e nos filmes “O Pestinha” e “O Pestinha 2“. Seu último filme foi “Bad Santa“.

2010Kevin McCarthy ▒ Kevin McCarthy (Seatle, Washington, 15 de fevereiro de 1914Hyannis Port, Massachusetts, 11 de setembro de 2010)[1][2] foi um ator americano, que encenou em mais de duzentos programas de televisão e filmes. Ele foi premiado em 1952 com o Globo de Ouro de melhor ator revelação.


2011Andy Whitfield ▒ Andy Whitfield (Amlwch, 17 de outubro de 1971Sydney, 11 de setembro de 2011)[2][3] foi um ator e modelo galês radicado na Austrália, mais conhecido pela representação do personagem Spartacus na série Spartacus: Blood and Sand.


2016Alexis Arquette ▒ Alexis Arquette, nascida como Robert Arquette (Los Angeles, 28 de julho de 1969 — Los Angeles, 11 de setembro de 2016), foi uma atriz transexual americana de cinema e de televisão. Arquette também era cartunista e fazia performances como drag queen, fazendo parte de uma grande família de atores/atrizes de renome, como Patricia Arquette, David Arquette, Richmond Arquette e Rosanna Arquette.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Dia do Cerrado

Espanha

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

2001Ataque terrorista às torres gêmeas do World Trade Center de Nova Iorque e ao Pentágono em Washington, provocando cerca de 3000 mortes.

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

Agrestina (PE)

Araripina (PE)

Arcoverde (PE)

Belo Jardim (PE)

Cabrobó (PE)

Carpina (PE)

Catende (PE)

Custódia (PE)

Flores (PE)

Ibiraçu (ES)

Irani (SC)

Itapuí (SP)

Itaú de Minas (MG)

Jaborá (SC)

Jaguaruana (CE)

Jangada (MT)

Jurema (PE)

Lagoa dos Gatos (PE)

Macaparana (PE)

Marabá Paulista (SP)

Maraial (PE)

Moreno (PE)

Orobó (PE)

Ribeirão (PE)

São Caitano (PE)

São Joaquim do Monte (PE)

Serrita (PE)

Surubim (PE)

Vertentes (PE)

Vicência (PE)

Araripina – PE

89 Anos

11 de Setembro de 1928

araripina.pe.gov.br

Araripina é um município do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil.

Possui uma população estimada em 100.000 habitantes e tem o vigésimo sexto maior produto interno bruto do estado de Pernambuco.

Constitui a Mesorregião do Sertão Pernambucano e a Microrregião de Araripina.

Fica a 690 quilômetros da capital do estado, Recife. Localiza-se a uma latitude 7º34’34” sul e a uma longitude 40º29’54” oeste.

Araripina é a segunda maior cidade da Mesorregião do Sertão Pernambucano e o principal município da Microrregião de Araripina, além de ser o maior município da tríplice fronteira, Pernambuco, Piauí e Ceará, Cidade Polo em Comércio, Indústria e Educação.

Araripina, juntamente com Ouricuri, Ipubi, Bodocó e Trindade, constitui o maior polo gesseiro do Brasil, responsável por 95% do gesso consumido no país.

História

Até o século XVI, a região era habitada pelos índios rodelas, uma nação tapuia.

A partir desse século, houve a invasão de lusotupis provenientes do litoral, que buscavam locais para criar gado.

Na segunda metade do século XIX, existia, na região, a fazenda São Gonçalo, pertencente ao visconde de Parnaíba.

Em 1860, a fazenda foi vendida ao casal Manuel Félix Monteiro e Teotônia Teixeira Leite, que erigiu uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

A fazenda foi, então, vendida ao cearense Daniel Rodrigues Nogueira, que incentivou a construção de uma dezena de casas ao redor da capela.

Na época, Araripina constituía um distrito pertencente a Ouricuri e tinha a denominação de “São Gonçalo”.

O distrito de São Gonçalo foi criado pela Lei Municipal de 1 de julho de 1893, contando na época com 8 ou 10 casas e a capelinha de Nossa Senhora da Conceição, primeira e única padroeira do lugar.

A Lei Estadual 991, de 1 de julho de 1909, elevou o povoado a vila como distrito pertencente a Ouricuri.

Em 1922, o bispo de Pesqueira, dom José Lopes, criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de São Gonçalo do Sauhem, que, até 1933, ficou sob a responsabilidade do vigário de Ouricuri.

Em 1928, foi elevada à categoria de cidade, emancipando-se de Ouricuri.

Em 1943, o município de São Gonçalo teve seu nome mudado para o atual, “Araripina”, talvez em referência a sua proximidade com a Chapada do Araripe.[6]

Geografia

Limites

  • Norte: Estado do Ceará
  • Sul: Ouricuri
  • Leste: Ipubi e Trindade
  • Oeste: Estado do (Piauí)

Clima

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.[7]

Esta delimitação tem, como critérios, o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

No verão, é quente, com máximas entre 30 °C e mínimas de 19 °C. No inverno, é ameno, com máximas de 28 °C e mínimas de 22 °C.

A primavera é o período mais seco e quente da cidade, com máximas podendo alcançar os 37 °C.

Distritos

  • Distrito-sede
  • Nascente
  • Gergelim
  • Moraes
  • Bom Jardim do Araripe
  • Lagoa do Barro
  • Vila Serrania

11 de Setembro – Feira livre da cidade — Araripina (PE) — 89 Anos em 2017.

Bairros

  • Alto da Boa Vista (maior)
  • Alto Alegre
  • Adelino
  • Dona Maria da Luz Andrade
  • Bomba
  • Bela Vista
  • Cavalete
  • Vila Santa Maria
  • Vila Batista
  • Nova Roma
  • Planalto
  • Centro
  • São Pedro
  • Saúde
  • Universitário
  • José Martins
  • Vila Bringel
  • Vila Santa Rita
  • Vila Santa Isabel
  • Aplausos

11 de Setembro – Desfile cívico no aniversário da cidade — Araripina (PE) — 89 Anos em 2017.

Educação

Araripina é sede da Gerência Regional de Educação – GRE Sertão do Araripe, tem como jurisdição os municípios de Araripina, Ouricuri, Trindade, Bodocó, Exu, Ipubi, Granito, Santa Cruz e Santa Filomena.

Escolas Particulares

  • Colégio Destak
  • Centro Educacional do Araripe(CEA)
  • Escola Dom Malan
  • Escola Integração
  • Escola Nova Geração
  • ESCRI-Escola Criativa
  • Centro de Atividades Luiz Gonzaga Duarte – SESI Araripina
  • Centro Educacional SESC LER Araripina
  • Centro Educacional Iária
  • Escola Doce Mel
  • Escola da Alegria
  • Escola Monteiro Lobato
  • Escola Integrada do Araripe
  • Centro Educacional Integrantes da Vida
  • Irmã Tereza Maria de Jesus

Escolas de Referência em Ensino Médio (Estaduais)

  • Escola de Referência em Ensino Médio Luiz Gonzaga Duarte – CERu
  • Escola de Referência em Ensino Médio Josias Inojosa de Oliveira – ERJIO

11 de Setembro – Monumento na entrada da cidade — Araripina (PE) — 89 Anos em 2017.

Escolas Estaduais

  • Escola da Independência
  • Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão
  • Escola de Referência em Ensino Médio Josias Inojosa de Oliveira
  • Escola Manoel Ribeiro Damasceno
  • Escola Padre Luiz Gonzaga
  • Escola Professor Manoel Bonifácio Costa
  • Escola São João Batista
  • Escola Anízio Rodrigues Coelho
  • Escola Vitalina Maria de Jesus
  • Escola Moisés Bom de Oliveira

Escolas Municipais

Araripina possui inúmeras escolas municipais espalhadas pelos sítios, serras, povoados, distritos e a sede.

Instituições de Nível Técnico

  • Centro Tecnológico do Araripe – CTA
  • Sebastião Lesse de Figueiredo Lins – SENAI Araripina
  • Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão (ETE)

Instituições de Nível Superior

  • UNOPAR – Universidade Norte do Paraná
  • FACIAGRA – Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (Agronomia e Gestão Ambiental)
  • FAFOPA – Faculdade de Formação de Professores de Araripina (Pedagogia, Letras, Biologia, História, Geografia, Química, Física e Matemática)
  • FACISA – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina (Ciências Contábeis e Direito)
  • UNIP – Universidade Paulista

11 de Setembro – Estátua em homenagem a Frei Ibiapina — Araripina (PE) — 89 Anos em 2017.

Cultura

Festas e Eventos

  • Carnaval de RuaDuração média de quatro dias – Fevereiro ou marçoBlocos de rua e palco com show públicoDuração média de dois dias – novembroCircuito de rua com trio elétrico e venda de abadás.
  • São JoãoDuração de sete dias – JunhoShows com entrada francaQuadrilhas dos bairros
  • Vaquejada
  • Novena de Nossa Senhora Da Conceição
  • Novena de Nossa Senhora Das Dores
  • Novena de Santana
  • Triduo ao Senhor da Verônica (santuário)

Meios de Comunicação

  • 15 TV Jornal SBT
  • 17 TV Grande Rio GLOBO
  • 20 TV Clube RECORD TV
  • 87.9 Araripina FM
  • 89.7 Nova Araripe
  • 90.3 Arari FM
  • 92.9 Rede Brasil de Comunicação
  • 93.7 Pop Brasil
  • 94.3 NossaFM
  • 90.9 Grande Serra
  • 103.1 Novo Tempo
  • 100.9 Voluntários FM

11 de Setembro – Corrida do Trabalhador — Araripina (PE) — 89 Anos em 2017.

Esporte

A cidade de Araripina possui um clube no Campeonato Pernambucano de Futebol, o Araripina Futebol Clube, que manda seus jogos no Estádio Gilson Tirburtino de Souza [9]

Em 2017, o Araripina Futsal, disputou a Copa de Futsal da TV Grande Rio em Petrolina-PE.

11 de Setembro – Prefeitura Municipal — Araripina (PE) — 89 Anos em 2017.

Economia

O principal vetor econômico do município (e da Microrregião do Araripe) é a exploração e comercialização de calcário e principalmente de gipsita, a matéria-prima do gesso, minério do qual a região do Araripe é responsável por 90% da produção brasileira e por cerca de 95% das reservas nacionais.[10]

Araripina possui um distrito industrial com indústrias de fiação de fios de algodão ARTESA – Araripe Têxtil S/A., Fiação Pé de Serra S/A, de calçados ARECA S/A e uma das maiores e mais modernas indústria de fécula e amido, a Maxx Amidos do Brasil.[11]

O município também vem se destacando na produção de mel e está ocupando o décimo oitavo lugar no ranking nacional.

Outro setor importante é o comércio, que através de suas lojas diversificadas atrai milhares pessoas de cidades vizinhas.[12]

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s