7 de Setembro – Paulo Autran e Teófilo Otoni (MG) – 2017

☺ FERIADO Independência do Brasil

▒ CAPA – Paulo Autran 95 Anos

▒ CIDADE – Teófilo Otoni (MG) 164 Anos

▒ ANIV. – Mestre Marçal • Buddy Holly • Ariclê Perez • José R. Wright • Gloria Gaynor • Mário Sérgio • Chrissie Hynde • Morris Albert • Paulo Markun • Marcelo Mansfield • Mart’nália • Toby Jones • Toni Garrido • Maria Beltrão • Evan Wood • Kevin Love

▒ FATOS – Independência • Hino • Teosofia • Museu Paulista • UFRJ • Rádio • Beatles • Moçambique • Paralímpicos 2016

▒ ÓBITOS – Miriam Pires • Rui Viotti • Miltinho

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1930Mestre Marçal ▒ Nilton Delfino Marçal, mais conhecido como Mestre Marçal, (Rio de Janeiro, 1930Rio de Janeiro, 9 de abril de 1994) foi um diretor de bateria e cantor brasileiro. Durante muitos anos foi diretor de bateria da GRES Portela. Também atuou como comentarista dos desfiles de Escolas de Samba, pela Rede Manchete.


1936Buddy Holly ▒ Charles Hardin Holley (Lubbock, 7 de setembro de 1936Clear Lake, 3 de fevereiro de 1959), mais conhecido como Buddy Holly, foi um influente guitarrista, cantor e compositorestadunidense e pioneiro do rock and roll. Em 2004, ele foi listado pela revista Rolling Stone na 13ª colocação entre os “Maiores Artistas de Todos os Tempos”.


1943Ariclê Perez ▒ Ariclê Perez (Campinas, 7 de setembro de 1943São Paulo, 26 de março de 2006) foi uma atriz brasileira. Foi casada com o diretor de teatro Flávio Rangel (1934 – 1988). Com carreira predominantemente teatral, Ariclê participou de mais de 40 peças teatrais. Contratada da Rede Globo desde 1988, participou ininterruptamente de várias novelas e minisséries.


1944José Roberto Wright ▒ José Roberto Ramiz Wright (Rio de Janeiro, 7 de setembro de 1944) é um comentarista esportivo e ex-árbitro de futebol brasileiro. Apitou 2 finais da Copa Libertadores da América e 8 finais do Campeonato Brasileiro de Futebol.


1949Gloria Gaynor ▒ Gloria Fowles (Newark, 7 de setembro de 1949), mais conhecida pelo seu nome artístico, Gloria Gaynor, é uma cantora estadunidense, mais conhecida por seus grandes sucessos da Era Disco, “Never can Say Goodbye” de 1974, “Let Me Know (I Have A Right)” de 1978, “I Am What I Am” de 1984 e, principalmente, “I Will Survive” de 1978.[1]


1950Mário Sérgio ▒ Mário Sérgio Pontes de Paiva[1] mais conhecido como Mário Sérgio (Rio de Janeiro, 07 de setembro de 1950[2]La Unión[3], 28 de novembro de 2016[4]), foi um treinador e futebolista brasileiro que atuava como meia. Trabalhou como comentarista dos canais FoxSports de 2012 a 2016. Mário Sérgio foi uma das vítimas fatais da queda do Voo 2933 da LaMia, que transportava a equipe da Chapecoense para Medellin.


1951Chrissie Hynde ▒ Christine Ellen Hynde (Akron, 7 de setembro de 1951), conhecida pelo nome artístico de Chrissie Hynde, é uma musicista estadunidense, conhecida especialmente como líder da banda The Pretenders. Hynde permanece uma raridade como mulher líder de um grupo com origem nos primórdios da história do movimento punk rock e new wave.


1951Morris Albert ▒ Morris Albert, nome artístico de Maurício Alberto Kaisermann, (São Paulo, 7 de setembro de 1951) é um cantor e compositor brasileiro, que vendeu discos em mais de 50 países, totalizando 160 milhões de cópias. Famoso por seu sucesso de 1975Feelings” e “She’s My Girl” bem como outras canções que compôs em inglês.

1952Paulo Markun ▒ Paulo Sérgio Markun (São Paulo, 7 de setembro de 1952) é um jornalista brasileiro. Paulo Markun passou praticamente por todas as emissoras de televisão paulistanas, da TV Cultura à Rede Bandeirantes. Também trabalhou na Rede Manchete, na Rede Globo e na Rede Record.


1956Marcelo Mansfield ▒ Marcelo Mansfield, nascido Marcelo Jackson Pacheco (São Paulo, 7 de setembro de 1956), é um ator e humorista brasileiro. Nos últimos anos tem se dedicado a carreira teatral tanto no Brasil, quanto em Portugal. Em 2011, começou a participar do programa Agora É tarde, primeiramente apresentado por Danilo Gentili e depois por Rafinha Bastos.


1965Mart’nália ▒ Martinália Mendonça Ferreira, conhecida como Mart’nália (Rio de Janeiro, 7 de setembro de 1965) é uma atriz, cantora, compositora, percussionista e instrumentista brasileira. Filha do sambista Martinho da Vila e da cantora Anália Mendonça (seu nome é uma mistura dos nomes dos pais), a cantora nasceu cercada pela música.


1966Toby Jones ▒ Toby Jones (Hammersmith, Londres, Inglaterra 7 de setembro de 1966) é um ator britânico, nascido na Inglaterra. Em 2013 foi indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Minissérie ou Filme para Televisão pelo tele- filme A Garota, aonde interpretou o famoso cineasta Alfred Hitchcock.


1967Toni Garrido ▒ Antônio Bento da Silva Filho (Belford Roxo, 7 de setembro de 1967), mais conhecido pelo seu nome artístico Toni Garrido, é um cantor, compositor, apresentador de tv e ator brasileiro. É o vocalista da banda de reggae brasileira Cidade Negra. No cinema, deu vida a Orfeu, em filme de Cacá de Diegues.


1971Maria Beltrão ▒ Maria Coutinho Beltrão (Rio de Janeiro, 7 de setembro de 1971) é uma jornalista brasileira. É a apresentadora do Em Cima da Hora, o telejornal que era exibido a cada hora cheia, na GloboNews. Desde o ano de 2006, Maria Beltrão apresentou a Cerimônia do Oscar na Rede Globo ao lado de José Wilker.


1987Evan Rachel Wood ▒ Evan Rachel Wood (Raleigh, 7 de setembro de 1987)[1] é uma atriz norte-americana. Se tornou mais conhecida no filme de drama adolescente Thirteen (2003). Participou também dos filmes The Wrestler (2008), Tudo Pode Dar Certo (2009) e The Ides of March (2011).


1988Kevin Love ▒ Kevin Wesley Love (Santa Mônica, 7 de setembro de 1988) é um jogador profissional de basquetebol norte-americano que atua pelo Cleveland Cavaliers da NBA.[1] Em 2011, foi chamado pela primeira vez para o NBA All-Star Game. Love foi convocado pela Seleção Americana para o Campeonato Mundial de 2010 e para os Jogos Olímpicos de 2012, conquistando a medalha de ouro em ambas as competições.

3 ▒ CAPA do DIA

Paulo Autran

95 Anos

Paulo Paquet Autran (Rio de Janeiro, 7 de setembro de 1922São Paulo, 12 de outubro de 2007[2]) foi um ator brasileiro de teatro, cinema e televisão.

Biografia

Paulo Autran mudou-se cedo para São Paulo, onde passou a maior parte de sua vida e estudou no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo.

Depois estudou Direito na capital paulista por influência do pai – que era delegado de polícia – e formou-se na Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 1945, inicialmente pensando em ser diplomata.

Anteriormente a São Paulo, Paulo Autran morou na cidade de Sorocaba.

Em 2006, em um encontro em Sorocaba com o poeta e letrista Marcelo Adifa, Paulo contaria emocionado como era brincar na casa grande que ocupavam na região central do município.

Desapontando na profissão de advogado, participou de algumas peças teatrais amadoras, tendo sido convidado a estrear profissionalmente com a peça Um Deus dormiu lá em casa, de Guilherme Figueiredo, com direção de Silveira Sampaio, em montagem do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC).

7 de Setembro – Paulo Autran – 1922 – 95 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Paulo Autran e Fernanda Montenegro em ‘Guerra dos Sexos’.

No começo relutou, afirmando não ser ator profissional.

Entretanto, após receber o incentivo de sua amiga Tônia Carrero, aceitou o desafio.

A peça, que estreou para o grande público no dia 13 de dezembro de 1949, no Teatro Copacabana, Rio de Janeiro, tornou-se um grande sucesso, rendendo inclusive alguns prêmios para o jovem ator.

Tônia Carrero e Paulo Autran, em cena no teatro.

Posteriormente, “Um Deus…” foi novamente montada, dessa vez pela Companhia Tônia-Celi- Autran (CTCA), com direção de Adolfo Celi, em 1956.[3][4]

Após seu primeiro êxito comercial, Autran resolveu largar a advocacia e passou a se dedicar exclusivamente à carreira artística, dando prioridade ao teatro, sua grande paixão.

Chegou a atuar em alguns filmes e telenovelas, mas foi no palco que desenvolveu sua arte e se tornou conhecido, vindo a receber o epíteto de “O Senhor dos Palcos”.

No entanto, também teve memoráveis atuações na televisão e no cinema, em especial por sua participação em Terra em Transe, clássico de Glauber Rocha.

Paulo Autran e Tônia Carrero.

Ao longo de sua carreira, estabeleceu importantes parcerias, com diretores como Adolfo Celi, Zbigniew Ziembiński e Flávio Rangel, e atrizes, como Tônia Carrero .

7 de Setembro – Paulo Autran – 1922 – 95 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Paulo Autran e Fernanda Montenegro em ‘Guerra dos Sexos’.

Na televisão destacou-se em Guerra dos Sexos, em que contracenava ao lado de Fernanda Montenegro e protagonizou algumas cenas antológicas da teledramaturgia, e em Pai Herói, quando viveu o vilão carismático Bruno Baldaraci.

Nos últimos anos fez apenas participações especiais, principalmente em minisséries, a última das quais Um Só Coração, em 2004.

7 de Setembro – Paulo Autran – 1922 – 95 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Foto 16 – Paulo Autran e Fernanda Montenegro em ‘Guerra dos Sexos’.

Em 2012 aparece em uma participação especial na telenovela Guerra dos Sexos apenas um flashblack e o seu velório, ambos exibidos no primeiro capítulo.

Seu último personagem no cinema foi no filme O Passado, de Héctor Babenco.

Estreou seu 90º espetáculo em 2006, a peça O Avarento, de Molière, no Teatro Cultura Artística.

Essa peça teve a sua temporada suspensa porque o ator apresentou problemas de saúde.[5]

No ano anterior à sua morte, Paulo Autran passara por diversas internações, por conta de um câncer de pulmão.

O tratamento (radioterapia e quimioterapia) não o impediu de seguir atuando em O Avarento – e nem de seguir fumando até quatro maços de cigarros por dia.[6]

Faleceu aos 85 anos, depois de sofrer um enfisema pulmonar e por complicações decorrentes do câncer.[2]

A pedido da família, a causa mortis não foi divulgada pela equipe médica que o acompanhava. Seu corpo foi velado na Assembléia Legislativa de São Paulo e cremado no Crematório da Vila Alpina.

7 de Setembro – Paulo Autran – 1922 – 95 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Karin Rodrigues e Paulo Autran.

Desde 1999, Paulo Autran era casado com a atriz Karin Rodrigues.

Em 15 de julho de 2011, a Lei 12.449 o declarou Patrono do Teatro Brasileiro.[7]

Carreira artística

No teatro

28 de Agosto — Raul Cortez – 1932 – 85 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Raul Cortez e Paulo Autran.

  • 1953 – Treze à Mesa, de Marc-Gilbert Sauvajon
  • 1953 – Na Terra Como No Céu, de Fritz Hochwälder
  • 1953 – Assim É… Se Lhe Parece, de Luigi Pirandello
  • 1953 – Uma Certa Cabana, de André Roussin
  • 1954 – Mortos sem Sepultura, de Jean-Paul Sartre
  • 1954 – Uma Mulher do Outro Mundo, de Noel Coward
  • 1954 – E o Noroeste Soprou, de Edgard da Rocha Miranda
  • 1954 – Leonor de Mendonça, de Gonçalves Dias
  • 1955 – Santa Marta Fabril S. A., de Abílio Pereira de Almeida
  • 1955 – Profundo Mar Azul, de Terence Rattigan
  • 1955 – Inimigos Íntimos, de Pierre Barillet e J.P. Grédy
  • 1956 – Otelo, de William Shakespeare
  • 1956 – A Viúva Astuciosa, de Carlo Goldoni
  • 1956 – Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre

7 de Setembro – Paulo Autran – 1922 – 95 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Karin Rodrigues, Paulo Autran, Lígia Cortez e Glória Menezes.

No cinema

7 de Setembro – Paulo Autran – 1922 – 95 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Em Pai Herói.

Na televisão

7 de Setembro – Paulo Autran – 1922 – 95 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Paulo Autran em ‘Guerra dos Sexos’.

No rádio

Alguns prêmios

  • 1953 – Prêmio Saci de melhor intérprete por Antígone, Na Terra Como No Céu e Assim É…(Se Lhe Parece).
  • 1964 – Prêmio APCT, de melhor ator por Depois da Queda, de Arthur Miller.
  • 1982 – Prêmio Molière de melhor ator por Traições, de Harold Pinter.
  • 1987 – Prêmio de melhor ator no Festival de Brasília pela interpretação no filme O País dos Tenentes
  • 1988 – Prêmio Air France de melhor ator pela interpretação no filme O País dos Tenentes
  • 1989 – Prêmio APETESP especial pelos 40 anos de profissão.
  • 2000 – Prêmio APCA e Prêmio Shell de melhor ator de teatro por Visitando o Sr. Green, de Jeff Baron.

CITAÇÃO

Paulo Autran ― Movimentos de liberdade e cultura

“Todo preconceito é fruto da burrice, da ignorância, e qualquer atividade cultural contra preconceitos é válida.”

Paulo Autran / FonteKd Frases

Paulo Autran

Paulo Paquet Autran

(Rio de Janeiro, 7 de setembro de 1922 — São Paulo, 12 de outubro de 2007)

95 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS

1822 – É declarada a Independência do Brasil em relação ao domínio de Portugal.


1822 – O Príncipe Regente é saudado em São Paulo como o primeiro Imperador do Brasil e executa o Hino da Independência.


1875Helena Petrovna Blavatsky funda a Sociedade Teosófica.


1895 – Inauguração extra-oficial do Museu Paulista



1920 – Criação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, a primeira universidade federal do país, pelo então presidente Epitácio Pessoa.


1922 – Primeira transmissão de rádio no Brasil, com discurso do presidente Epitácio Pessoa.



1963She Loves You, a canção dos Beatles que mais vendeu até hoje no Reino Unido, chega ao “top 1” nas paradas de sucesso britânicas.



1974 – Celebrados os Acordos de Lusaka entre o governo português e a FRELIMO, que terminaram a Luta Armada de Libertação e que levaram à Independência de Moçambique



2016 – Abertura dos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016

5 ▒ FALECIMENTOS


2004Miriam Pires ▒ Miriam de Souza Pires (Rio de Janeiro, 20 de abril de 1923 — Rio de Janeiro, 7 de setembro de 2004) foi uma atriz brasileira. Teve inúmeros trabalhos marcantes na televisão como em Irmãos Coragem (1970), Locomotivas(1977), Baila Comigo (1981), Final Feliz (1982), Tieta (1989) e Pedra sobre Pedra (1992), na Rede Globo.

2009Rui Viotti ▒ Rui Villara Viotti (Caxambu, 26 de setembro de 1929São Paulo, 7 de setembro de 2009) foi um jornalista e locutor esportivo brasileiro. Na Rede Globo, foi um dos criadores do programa Esporte Espetacular e responsável pela organização da transmissão da Copa do Mundo de 1974, na Alemanha[4], no último ano em que atuou na emissora.

2014Miltinho ▒ Milton Santos de Almeida, conhecido como Miltinho (Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 192807 de setembro de 2014) foi um cantor brasileiro.

Com a música “Mulher de 30”, Miltinho ganhou o reconhecimento do público.

Recebeu vários prêmios, participou dos principais programas de televisão da época.

No total, gravou mais de cem discos, com músicas como ‘Rei do Ritmo’ “Mulata assanhada”, “Palhaçada”, “O conde”, “Laranja madura”, “Volta” e “Menino moça” são outros de seus sucessos, que lhe renderam o apelido de “Rei do Ritmo”.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Dia da Pátria ou Dia da Independência do Brasil

Moçambique

Portugal

  • Feriado Municipal no concelho de Arganil.
  • Feriado Municipal no concelho de Faro.
  • Feriado Municipal no concelho de Vendas Novas.

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

Aiuaba (CE)

Bicas (MG)

Cataguases (MG)

Coromandel (MG)

Ibiá (MG)

Ibiraci (MG)

Ipanema (MG)

Itabirito (MG)

Itanhandu (MG)

Jaú do Tocantins (TO)

Luz (MG)

Manga (MG)

Matias Barbosa (MG)

Mesquita (MG)

Miraí (MG)

Pindoretama (CE)

Sapucaia (RJ)

Teófilo Otoni (MG)

Teófilo Otoni – MG

164 Anos

7 de setembro de 1853

teofilootoni.mg.gov.br

Teófilo Otoni é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país.

Sua população foi estimada em 2014 em 140 567 habitantes, sendo então o 18º mais populoso do estado.

Pertence à Mesorregião do Vale do Mucuri e Microrregião de Teófilo Otoni e localiza-se a nordeste da capital do estado, distando desta cerca de 450 km.

Ocupa uma área de 3 242,818 km², sendo que 19,62 km² estão em perímetro urbano.[5] 

A sede tem uma temperatura média anual de 23 °C e na vegetação do município predomina o cerrado, com algumas ocorrências de Mata Atlântica.

Com 82% da população vivendo na zona urbana, a cidade contava, em 2009, com 74 estabelecimentos de saúde.

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,701, considerando-se como alto em relação ao estado.[7]

7 de Setembro – Pedra da lajinha — Teófilo Otoni (MG) — 164 Anos em 2017.

A região começou a ser desbravada no decorrer do século XVI, em expedições que visavam a encontrar ouro e diamante na região, porém somente em 1853 é que chega ao lugar a chamada “Companhia de Comércio e Navegação do Mucuri”, que tinha objetivo de povoar o Vale do Mucuri e era comandada por Theophilo Benedicto Ottoni.

Este fundou o núcleo pioneiro à margem do rio Todos os Santos no dia 7 de setembro daquele ano.

Tendo recebido uma considerável quantidade de imigrantes, principalmente alemães, com o passar do tempo o município descobriu sua vocação econômica para a exploração de pedras preciosas, sendo considerada hoje a “Capital Mundial das Pedras Preciosas”.

7 de Setembro – Monumento da Praça Germânica — Teófilo Otoni (MG) — 164 Anos em 2017.

Além de se destacar no setor de exploração mineral, Teófilo Otoni também possui alguns atrativos turísticos de valor cultural ou histórico, como o Prédio da CEMIG, que releva-se pela sua arquitetura e história, tendo sido fundado em 29 de fevereiro de 1928, a  Praça Germânica, onde o prédio situa-se, que foi construída em homenagem à imigração alemã na cidade; e a Igreja Matriz.

7 de Setembro – Igreja Matriz — Teófilo Otoni (MG) — 164 Anos em 2017.

Também há eventos de relevância regional ou mesmo nacional e internacional, como a Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP), a Festa da Descendência Alemã e o Festival de Teatro de Teófilo Otoni (FESTTO).

História

Origens e pioneirismo

As terras do atual município de Teófilo Otoni começaram a ser desbravadas ainda no século XVI, em expedições que visavam a encontrar ouro e diamante na região. Nas décadas seguintes destacaram-se as de Sebastião Fernandes Tourinho (1573) e Antônio Dias Adorno(1580), sendo que ambas contribuíram para que fosse feito um “mapeamento” da região.[10] O lugar continuou desabitado até o começo da década de 1750, quando afixa-se o mestre de campo João da Silva Guimarães. Na mesma época também é construída, a mando de Antônio José Coelho, a Fazenda Mestre Campota; hoje sede da Colônia Francisco Sá, que reúne colonos nacionais, alemães, austríacos e outros.[10]

7 de Setembro – Monumento da Praça Tiradentes — Teófilo Otoni (MG) — 164 Anos em 2017.

Com as terras originalmente ligadas à antiga Comarca do Serro Frio e depois ao município de Minas Novas, a história do município liga-se à história de seu fundador, Theophilo Benedicto Ottoni, que, após renunciar ao seu mandato de deputado, iniciou a colonização do Vale do Mucuri com a fundação da chamada “Companhia de Comércio e Navegação do Mucuri”, em 1847.[10] Para marcar o encontro das duas grandes expedições que partiram em direções diversas, foi fundado, em 7 de setembro de 1853, o núcleo pioneiro, à margem do rio Todos os Santos, denominado Filadélfia, em homenagem à cidade homônima (dado o rápido desenvolvimento alcançado por esta).[10]

O dia da fundação do povoado foi marcado pelo alinhamento da primeira rua; uma rua plana e reta, no rumo norte-sul, batizada primeira rua de Filadélfia, hoje também conhecida como Rua Direita e oficialmente como Avenida Getúlio Vargas.[10] Nos anos a seguir se destacaram as melhorias na infraestrutura e crescimento do comércio; em 1854 foram construídos grandes armazéns e em 1858 foram abertas estradas ligando povoados. Em 1856 chegam os primeiros descendentes de alemães e suíços, vindos através de anúncio publicado na Alemanha convocando colonizadores que teriam amparo por parte da “Companhia Mucuri”; que muito colaboraram na construção das estradas. A estrada ligando Filadélfia ao povoado de Santa Clara foi a primeira rodovia do interior do Brasil, tendo sido inaugurada em agosto de 1857, tinha cerca de 170 km e trafegavam por ela uma média anual de 40 carros particulares puxados por bestas, 200 carros de boi e 400 lotes de burros (1859).[10]

7 de Setembro – Panorâmica da cidade — Teófilo Otoni (MG) — 164 Anos em 2017.

Evolução administrativa e história recente

Àquela época estimava-se uma população de cerca de 600 habitantes e 130 domicílios, sendo que muitos saíam da cidade em decorrência dos constantes problemas com epidemias de doenças tropicais e ataques dos índios botocudos.[10] Do povoado de Filadélfia, fundado oficialmente em 7 de setembro de 1853, foi criada a freguesia com a denominação de Nossa Senhora da Conceição da Filadélfia, pela lei provincial nº 808, de 3 de julho de 1857. Pela lei provincial nº 2486, de 9 de novembro de 1878, é criada a vila com o nome de Teófilo Otoni, em homenagem a Theophilo Benedicto Ottoni, tendo se desmembrado de Minas Novas.[11]

Nos anos seguintes ocorreram a criação e emancipação de vários distritos de Teófilo Otoni. Atualmente restam seis, sendo eles: Crispim Jaques, Mucuri, Pedro Versiani, Rio Pretinho, a Sede e Topázio. A última alteração territorial ocorreu pela lei estadual nº 10703, de 27 de abrilde 1992, quando emancipou-se o distrito de Frei Gonzaga (atual cidade de Novo Oriente de Minas).[11]

No decorrer do século XX a cidade continuou a se destacar no ramo da extração de pedras preciosas, sendo reconhecida hoje como a “Capital Mundial das Pedras Preciosas”.[12] Sedia anualmente feiras e exposições do ramo e atrai ainda mercado consumidor de outros países, sendo que o uso de recursos tecnológicos tem sido cada vez mais aplicado na extração dos minerais.[13] Estando situada nordeste do estado de Minas Gerais, no Vale do Mucuri, é considerada como centro macro- regional.[14]

7 de Setembro – Locomotiva da Praça Tiradentes — Teófilo Otoni (MG) — 164 Anos em 2017.

Geografia

A área do município, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 3 242,818 km², sendo que 19,62 km² constituem a zona urbana e os 3 223,19 km² restantes constituem a zona rural. [5] Situa-se a 17°51’27” de latitude sul e 41°30’19” de longitude oeste[5] e está a uma distância de 450 quilômetros a nordeste da capital mineira. Seus municípios limítrofes são Novo Oriente de Minas, a norte; Pavão, a nordeste; Carlos Chagas, a leste; Ataleia, a sudeste; Frei Gaspar, a sul; Itambacuri, a sudoeste; Poté e Ladainha, a oeste; e Itaipé e Catuji, a noroeste.[3]

Relevo e hidrografia

O relevo do município de Teófilo Otoni é predominantemente montanhoso. Aproximadamente 60 % do território teófilo-otonense é coberto por mares de morros e montanhas, enquanto em cerca de 30 % há o predomínio de terrenos ondulados, e os 10 % restantes são lugares planos.[15] A altitude máxima encontra-se na divisa com o município de Novo Oriente de Minas, que chega aos 1 138 metros, enquanto que a altitude mínima está na foz do Córrego São Julião, com 366 metros.[3] O solo é rico em gemas, sendo possível encontrar diversas variedades como águas marinhas, topázios, ametistas, crisoberilos e turmalinas.[15]

O território é banhado por vários pequenos rios e córregos, sendo os principais o Rio Todos os Santos, o Rio Marambaia, o Ribeirão Poton e o Córrego São Julião.[3][15] A cidade faz parte da bacia do Rio Mucuri, que se estende por outros 16 municípios e está incluída na bacia agrupada do Atlântico Leste. [16] Apesar da realização de obras de melhorias, tais como pavimentação de ruas e construção de barragens,[17] no período chuvoso ainda são registradas grandes enchentes causadas pelo excesso de lixo nos cursos dos córregos e ribeirões do perímetro urbano municipal.[18]

Clima

O clima teófilo-otonense é caracterizado, segundo o IBGE, como tropical quente semiúmido, ou tropical com estação seca (tipo Aw segundo Köppen),[20] tendo temperatura média anual de 23 °C com invernos secos e amenos e verões chuvosos com temperaturas elevadas.[21][22]

7 de Setembro – Comércio no centro da cidade — Teófilo Otoni (MG) — 164 Anos em 2017.

Economia

O produto interno bruto (PIB) de Teófilo Otoni é um dos maiores de sua microrregião, destacando-se na área de prestação de serviços. De acordo com dados do IBGE, relativos a 2010, o PIB do município era de R$ 1 281 417 mil. 113 053 mil eram de impostos sobre produtos líquidos de subsídios a preços correntes.[62] O PIB per capita é de R$ 9 510,79.[62]

Transportes

Até a década de 1960 Teófilo Otoni possuía transporte ferroviário de passageiros, sendo atendida pela Estrada de Ferro Bahia e Minas. A estação da cidade foi inaugurada em 3 de maio de 1898, porém foi fechada em 1966, com o desativamento da ferrovia.

7 de Setembro – Terminal Rodoviário – Teófilo Otoni (MG) — 164 Anos em 2017.

No lugar foi construído o terminal rodoviário,[94] que desde 2003 é administrado pela prefeitura.

Nele circulam diariamente uma média de cerca de 600 passageiros, e em maio de 2012 era atendido por 12 linhas de ônibus para diversas cidades do estado de Minas Gerais e do Brasil, operando em 20 plataformas de embarque e desembarque.[95]

O município é cortado por três rodovias federais e duas estaduais: BR-116, BR-342, BR-418, MG-217 e MG-409.[3][96][97]

7 de Setembro – Aeroporto da cidade — KK – Kemil Kumaira – Teófilo Otoni (MG) — 164 Anos em 2017.

Também há um aeroporto, o Aeroporto Kemil Kumaira, inaugurado em 22 de dezembro de 1987 e, mais tarde, em 1997 recebeu balizamento e iluminação para pousos noturnos.[3]

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s