6 de Setembro – Roger Waters e Boituva (SP) – 2017

☺ CAPA – Roger Waters 74 Anos

▒ CIDADE – Boituva (SP) 80 Anos

▒ ANIV. – John Dalton • Jane Addams • Joseph P. Kennedy • Di Cavalcanti • Leônidas da Silva • Swoosie Kurtz • Paulinho (Roupa Nova) • Michael Winslow • Rosie Perez • Macy Gray • Idris Elba • Naomie Harris • Emerson Sheik • Wesley Safadão

▒ FATOS – Hino Nacional • Hippie • Suazilândia • Martina Navratilova • São Petesburgo • Letônia • Estônia • Lituânia

▒ ÓBITOS – Jean-Baptiste Colbert • Arthur Friedenreich • Tom Fogerty • Akira Kurosawa • Luciano Pavarotti • Ruth Romcy

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1766John Dalton ▒ John Dalton (Eaglesfield, 6 de setembro de 1766Manchester, 27 de julho de 1844[1]) foi um químico, meteorologista e físico inglês.[2] Foi um dos primeiros cientistas a defender que a matéria é feita de pequenas partículas, os átomos.


1860Jane Addams ▒ Jane Addams, conhecida como “a mãe do trabalho social” (Cedarville, 6 de setembro de 1860Chicago, 21 de maio de 1935) foi uma pioneira ativista, assistente social, socióloga, filósofa, feminista, pacifista e reformadora estadunidense, a segunda mulher a ganhar o Prêmio Nobel da Paz.[1] Em 1889 co-fundou a Hull House junto de Ellen Gates Starr, que se tornaria um dos maiores do país.[2][3]


1888Joseph P. Kennedy ▒ Joseph Patrick Kennedy (Boston, 6 de setembro de 1888Hyannis Port, 18 de novembro de 1969) foi um empresário americano e embaixador dos Estados Unidos no Reino Unido de 1938 a 1940.[1] Foi também pai do ex-presidente norte-americano John F. Kennedy e patriarca da família Kennedy, cujos membros atingiram importantes cargos na política e no governo dos Estados Unidos.[2]


1897Di Cavalcanti ▒ Emiliano Augusto Cavalcanti de Paula Albuquerque e Melo, mais conhecido como Di Cavalcanti (Rio de Janeiro, 6 de setembro de 1897 — Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1976), foi um pintor modernista, desenhista, ilustrador, muralista e caricaturista brasileiro.

Sua arte contribuiu significativamente para distinguir a arte brasileira de outros movimentos artísticos de sua época.


1913Leônidas da Silva ▒ Leônidas da Silva, também conhecido apenas como Leônidas, (Rio de Janeiro, 6 de setembro de 1913Cotia, 24 de janeiro de 2004) foi um futebolista e técnico brasileiro. Considerado um dos mais importantes atacantes do futebol brasileiro na primeira metade do século XX.[1] Ficou notabilizado como o “inventor” do lance identificado como “bicicleta” no futebol.[2][3]


1944Swoosie Kurtz ▒ Swoosie Kurtz ( /ˌswuːsi ˈkɜːts/, SWOO-si; nascida em 6 de setembro de 1944)[1] é uma atriz norte-americana, vencedora do prêmio Emmy e duas vezes vencedora do prêmio Tony.


1952Paulinho ▒ Paulo César dos Santos, conhecido por Paulinho, (Rio de Janeiro, 6 de setembro de 1952) é o percussionista e vocalista do grupo brasileiro Roupa Nova. Paulinho já dividiu os vocais com importantes nomes de música nacional e internacional.

Paulinho está com o Roupa Nova há mais de 35 anos.

1958Michael Winslow ▒ Michael Winslow (nascido em 6 de setembro de 1958) é um ator, beatboxer e comediante estadunidense conhecido como o “Homem de 10.000 Efeitos Sonoros”[1] por sua capacidade de fazer efeitos sonoros realistas utilizando a voz em comunhão com processadores de áudio.[2] Participou de todos os filmes da franquia Police Academy (Loucademia de Polícia).


1964Rosie Perez ▒ Rosa María “Rosie” Pérez (Brooklyn, Nova York, 6 de setembro de 1964) é uma atriz, dançarina, diretora de cinema e ativista estadunidense. Em 1993, Pérez foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel no filme Fearless, dirigido por Peter Weir. Por este mesmo filme, recebeu uma menção especial no Festival de Berlim.


1967Macy Gray ▒ Macy Gray (nascida Natalie Renee McIntyre, em Canton, Ohio, a 6 de setembro de 1967) é uma cantora e atriz estadunidense. Famosa pela sua voz rouca, o seu estilo de música passeia pelo R&B e Soul. Macy Gray também é compositora e produtora musical. O seu estilo mostra influências de Billie Holiday e Betty Davis.


1972Idris Elba ▒ Idris Elba (Londres, 6 de setembro de 1972) é um ator e diretor de cinema inglês famoso por seu papel na série de televisão Luther. Elba também é DJ, conhecido como Big Driis / Big Driis the Londoner, além de ter produzido músicas de soul e hip-hop. Idris também atuou na aclamada série da HBO “The Wire”, onde estrelou no papel do poderoso traficante Stringer Bell.


1976Naomie Harris ▒ Naomie Harris (Londres, 6 de setembro de 1976) é uma atriz britânica, indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo aclamado papel de Paula no filme Moonlight.[1][2] mais conhecida pelo filme 28 Days Later e pela personagem Tia Dalma na trilogia Pirates of the Caribbean: Dead Man’s Chest. Em 2012, tornou-se a nova Miss Moneypenny da franquia do espião britânico James Bond, como a agente Eve no filme Skyfall.


1978Emerson Sheik ▒ Marcio Passos de Albuquerque,[NI] mais conhecido como Emerson Sheik, ou simplesmente Emerson ou Sheik, (Nova Iguaçu, 6 de dezembro de 1978),[NI] é um futebolista brasileiro naturalizado qatariano que atua como meia ou atacante. Sheik é o único jogador na história do futebol brasileiro, a conquistar três títulos do Campeonato Brasileiro de Futebol em três times diferentes, em três anos consecutivos.


1988Wesley Safadão ▒ Wesley Oliveira da Silva (Fortaleza, 6 de setembro de 1988), mais conhecido como Wesley Safadão,[1] é um cantor, produtor musical e empresário brasileiro. O cantor tem um dos cachês mais caros do Brasil, juntamente com Jorge & Mateus e Ivete Sangalo.[7]

3 ▒ CAPA do DIA

Roger Waters

74 Anos

George Roger Waters (Surrey, 6 de setembro de 1943) é um músico, cantor e compositor inglês.

É um dos fundadores da banda de rock progressivo/ rock psicodélico Pink Floyd, na qual atuou como baixista e vocalista.

Após a saída de Syd Barrett do grupo, em 1968, Waters se tornou o letrista da banda, o principal compositor e o líder conceitual do grupo. Subsequentemente, a banda conquistaria sucesso internacional nos anos 70 com os álbuns conceituais The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, Animals e The Wall.

Ainda que seu instrumento primário no Pink Floyd tenha sido o baixo, ele também já experimentou sintetizadores e tape loops, além de tocar guitarra rítmica e violão em gravações e apresentações.

Alegando diferenças criativas com o grupo, Waters deixou o Pink Floyd em 1985, iniciando uma batalha legal com os membros restantes pelo direito futuro de usar o nome e o material do grupo.

A disputa encerrou-se em 1987 e levaram quase dezoito anos para que ele tocasse novamente com o Pink Floyd em 2005, no evento Live 8. Estima-se que, até o ano de 2010, o grupo tenha vendido mais de 200 milhões de álbuns ao redor do mundo, incluindo 75 milhões vendidos apenas nos Estados Unidos.

A carreira solo de Waters inclui três álbuns de estúdio: The Pros and Cons of Hitch Hiking (1984), Radio K.A.O.S. (1987) e Amused to Death (1992).

Em 1990, Waters produziu um dos maiores concertos de rock da história, The Wall — Live in Berlin, com um público estimado de duzentas mil pessoas.

Em 1996, ele foi induzido ao Hall da Fama do Rock and Roll, como membro do Pink Floyd.

Waters tem estado em turnê extensivamente desde 1999, tocando The Dark Side of the Moon integralmente em suas turnês mundiais de 2006 a 2008.

Em 2 de julho de 2005, ele reuniu os seus ex- parceiros de Pink Floyd Nick Mason, Richard Wright e David Gilmour para o Live 8, um concerto de caridade.

6 de Setembro – Roger Waters – 1943 – 74 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Pink Floyd – Reencontro.

Foi a primeira aparição do grupo com Waters desde a última performance deles, 24 anos antes.

Em 2010, ele iniciou a turnê The Wall Live, que inclui uma performance completa do álbum The Wall.

Durante essa turnê, Gilmour e Mason (os únicos remanescentes do Pink Floyd, dada a morte de Richard Wright), mais uma vez, se uniram à Waters, em 12 de maio de 2011, na O2 Arena, em Londres.

Tocou, com Gilmour, “Comfortably Numb“; Mason se juntou em “Outside the Wall”.

6 de Setembro – Roger Waters – 1943 – 74 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – India, Harry, Roger e Jack Waters. Pai e filhos.

Waters se casou três vezes, tendo três filhos: Harry (1976), India (1978) e Jack Fletcher (1997).

6 de Setembro – Roger Waters – 1943 – 74 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Roger com a ex-esposa Lady Carolyne Christie, e os filhos, Harry e India.

Biografia

Em 6 de setembro de 1943, George Roger Waters, filho de Mary e Eric Fletcher Waters, nasceu em Surrey.

Seu pai prestou vários serviços a Inglaterra nos anos da Segunda Guerra Mundial, onde acabou morto como um dos oficiais enquanto Roger tinha cinco meses.

A morte de seu pai na guerra foi alvo de vários trabalhos futuros na carreira de Roger, principalmente em The Final Cut e The Wall. Posteriormente se mudou com sua mãe e seu irmão para Cambridge.

Em sua educação em Cambridge conheceu Syd Barrett, com quem futuramente junto de Nick Mason e Richard Wright fundou o Sigma 6, futuramente a banda de rock psicodélico Pink Floyd.

Após adulto ergueu grandes críticas negativas ao sistema educacional inglês, principalmente internatos, onde segundo ele os professores oprimiam os alunos e destacavam fraquezas, algo bem detalhado na ópera rock The Wall.

Tocando na maioria das vezes o contra-baixo no Pink Floyd, lançaram seu primeiro albúm: The Piper at the Gates of Dawn.

Com temas sugestivos, ficções sobre gnomos, e outros assuntos peculiares, alcançaram um sucesso inicial.

Syd Barrett

Após outro dos fundadores, Syd Barrett, ter abandonado o grupo devido a distúrbios psicológicos e psiquiátricos, causados, possivelmente por conta do abuso de drogas, no fim dos anos 60, Waters definiu a direção artística da banda.

Levou o Pink Floyd para o centro das atenções, produzindo uma série de álbuns que continuam entre os mais aclamados pela crítica e mais vendidos de todos os tempos.

Essa certa liderança porém sobre o quarteto, sempre de uma forma democrática, pelo menos até o The Wall.

Após a saída de Syd, no comando de Waters o quarteto de Cambridge formou alguns álbuns que mantiveram a banda nessa fase de transição de características, mas foi alcançar o seu grande auge com o The Dark Side of the Moon, em 1973.

Considerado por muitos um dos maiores álbuns da história, e um dos melhores do Pink Floyd (se não o melhor), esse iniciou a sequencia dos quatro álbuns de grande sucesso da banda.

Depois dele, Wish You Were Here, Animals e a ópera rock The Wall.

As grandes obras da banda inglesa se destacaram principalmente por suas abordagens filosóficas, questionantes, abordagens metafísicas, existencialistas, críticas principalmente políticas e o modo da raça humana de viver, sendo lideradas por Roger, e quase sempre, pessimistas.

Esses temas abordados levaram alguns críticos de décadas passadas usar sr. Sombrio, “o homem mais triste do rock“, e outros epítetos para descrever Waters, mas dentro do grupo era carismático e sorridente nas gravações.

Tinha dias que terminavam a gravação, saia do estúdio e ia assistir seu time jogar o Arsenal.

6 de Setembro – Roger Waters – 1943 – 74 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – David Gilmour e Roger Waters.

A relação de Waters com David Gilmour foi-se tornando tensa nos finais dos anos 70, à medida que Waters ia exercendo cada vez mais o controle criativo sobre o grupo, o ego foi tomando conta de si e com isso foi acabando com a amizade entre os membros do Pink Floyd.

A última colaboração Waters/Gilmour, The Final Cut de 1983 foi creditada como sendo um trabalho de Waters, com música tocada pelos Pink Floyd (no verso da capa), a relação deles na época era terrível, os três gravavam separadamente em estúdios e horários opostos.

Waters deixou a banda, e o desacordo sobre a intenção de Gilmour continuar a usar o nome dos Pink Floyd levou-os à barra do tribunal.

Waters argumentava que tendo a banda sido criada por ele, Syd Barrett, Nick Mason, e Richard Wright, não havia razão para o grupo continuar a se chamar Pink Floyd, devido ao fato de contar apenas com um dos elementos originais, (Wright havia sido “demitido” da banda por Waters por conta de desentendimentos, antes da gravação de The Final Cut, retornando mais tarde quando a banda já estava sob o controle de Gilmour).

Outro dos argumentos de Waters era o fato de ser o autor da maior parte das letras das músicas dos Pink Floyd desde o abandono de Syd Barrett, o que deu mais fúria principalmente a David Gilmour.

Mesmo assim, Gilmour ganhou o direito de usar o nome dos Pink Floyd e a maioria das suas músicas, ficando Waters apenas com os direitos do álbum The Wall e de todas as suas músicas.

Roger Waters foi considerado o 22º melhor baixista do milênio, numa lista divulgada pela revista Guitar, há poucos anos.[1]

Carreira pós Pink Floyd

Após sair do Pink Floyd, Waters embarcou numa carreira a solo, editando três álbuns e a trilha sonora de um filme.

Em 1984 lançou The Pros and Cons of Hitch Hiking que já estava sendo preparado desde 1978, em 1987 lançou RADIO KAOS e por último o álbum Amused to Death de 1992.

Esses três porém não chegaram a se destacar como os da era Pink Floyd, um destaque um pouco maior foi Amused to Death.

Fora esses, Waters passou a maior parte dos anos 90 (16 anos de trabalho) a compor uma ópera de três atos chamada Ça Ira cujo lançamento ocorreu em 27 de setembro de 2005.

A obra tratava- se de representar a Revolução Francesa de uma forma musical,sendo apresentada em maio de 2013 no teatro municipal de São Paulo.

6 de Setembro – Roger Waters – 1943 – 74 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Campanha contra Donald Trump e o fascismo.

Após a destruição do Muro de Berlim em 1989, Waters produziu em 21 de julho de 1990 em Berlim um grande concerto de The Wall com fins de solidariedade e para comemorar o fim da divisão entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental.

O concerto teve lugar na Potsdamer Platz um local que fazia parte da terra de ninguém do Muro de Berlim, foi considerado o maior concerto de rock e teve vários artistas convidados como: Bryan Adams, The Scorpions e Van MorrisonCindy LauperUte LemperJoni Mitchell entre outros.

Depois de um longo hiato, Waters voltou à estrada outra vez em 1999, tocando as suas músicas mais conhecidas do tempo do Pink Floyd juntamente com material da sua carreira a solo e uma música nova chamada “Each Small Candle”, tendo conseguido grande audiência.

Um dos shows da tour de 2000 foi gravado no DVD IN THE FLESH filmado em Portland, Oregon, Estados Unidos.

Em 2002 a tour continuou e em março passou pelo Brasil, tocando nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

Neste ano Roger apresentou mais uma nova composição chamada “Flickering Flame”.

Roger Waters só voltou aos palcos em 2007/2008 com uma grande tour mundial que recebeu o nome de THE DARK SIDE OF THE MOON passando pelo Brasil com duas datas em março de 2007 no Rio de Janeiro e São Paulo.

Em The Dark Side of the Moon, Roger Waters apresentou ao público canções suas e do Pink Floyd.

O show era dividido em três momentos distintos:

Primeira parte

  1. In the Flesh
  2. Mother
  3. Set the Controls for the Heart of the Sun
  4. Shine On You Crazy Diamond (Partes II – V)
  5. Have a Cigar
  6. Wish You Were Here
  7. Southampton Dock
  8. The Fletcher Memorial Home
  9. Amused to Death
  10. Leaving Beirut
  11. Sheep

Segunda Parte (The Dark Side of the Moon)

  1. Speak to Me
  2. Breathe
  3. On the Run
  4. Time
  5. Breathe (Reprise)
  6. The Great Gig in the Sky
  7. Money
  8. Us and Them
  9. Any Colour You Like
  10. Brain Damage
  11. Eclipse

Bis

  1. The Happiest Days of Our Lives
  2. Another Brick in the Wall – Parte II
  3. Vera
  4. Bring the Boys Back Home
  5. Comfortably Numb

Em setembro de 2004 Waters publicou duas novas faixas: “To kill the child” e “Leaving Beirut” apenas para a internet; um CD single foi lançado apenas no Japão.

Ambas as faixas são inspiradas na invasão do Iraque pela Inglaterra e Estados Unidos em 2003.

A sua mensagem era clara em versos como: “Oh George! Oh George! That Texas education must have fucked you up when you were very small” (Leaving Beirut).

O pai de Waters, Eric Fletcher Waters, soldado dos Royal Fusiliers do Regimento de Londres, perdeu a vida na Segunda Guerra Mundial na campanha de Anzio (que é descrita em “When the tigers broke free”).

Esta perda é inspiração para não só este album solo mas para muitos dos outros trabalhos de Waters apresentando uma crítica negativa as guerras, na maioria dos pensamentos líricos de Waters ele descreve que a guerra afasta as pessoas, demonstrando poder desnecessário entre as nações. Waters foi um dos personagens firmes na Guerra das Malvinas, dando razão a Argentina contra seu pais a Inglaterra.

Em 2011, iniciou mais uma turnê mundial, chamada The Wall, um grande show elaborado que passou por diversos países e prosseguiu até 2012, incluindo shows no Brasil.

Roger Waters é defensor da causa palestina. Em 2012, ele regravou a canção “We Shall Overcome”, para protestar contra o bloqueio à Gaza.

No mesmo ano, Waters fez um grafite no muro em que Israel segrega o Estado Palestino com os dizeres: “We don’t need no thought control” (Não precisamos de controle mental).

Em outubro de 2016, Waters anunciou uma nova turnê para 2017 pela América do Norte.

A turnê “Us + Them” deve apresentar 44 show entre os Estados Unidos e o Canadá, tocando os maiores sucessos da carreira de Waters e do Pink Floyd. O nome da turnê deriva da música “Us and Them“, do álbum do Pink Floyd The Dark Side of the Moon. [2]

Em 16 de fevereiro de 2017, Roger Waters anunciou o lançamento de um novo álbum de inéditas.

Roger Waters no Brasil

Em 2002, Roger Waters passou pelo Brasil na sua tour “In The Flesh?”, fazendo quatro apresentações: uma no Rio de Janeiro, no Sambódromo em 9 de março; uma em Porto Alegre no Estádio Olímpico, no dia 12 de março; e duas apresentações em São Paulo no Estádio do Pacaembu, no dias 14 e 15 de março.

Em 2007, Roger Waters fez shows da tour The Dark Side Of The Moon em duas apresentações: uma no Rio de Janeiro, na Praça da apoteose em 23 de março; e outra em São Paulo, no Estádio do Morumbi, em 24 de março.

Em abril de 2008, Roger Waters voltou ao Brasil para apresentar sua ópera Ça-Ira, baseada na Revolução Francesa.

Com atores brasileiros e tocada pela orquestra Amazonas Filarmônica, ela foi representada no Teatro Amazonas na abertura do XII Festival Amazonas de Ópera, em Manaus, e supervisionada, durante toda a sua montagem, por Roger.

6 de Setembro – Roger Waters – 1943 – 74 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Jack, Roger e Harry Waters. Pai e filhos.

Em 2011, durante a sua turnê The Wall Live, ele mudou a letra da música Another Brick in the Wall em homenagem ao brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado em Londres por ter sido confundido com um terrorista.

O nome não-oficial dessa versão é “Another Brick in the Wall Part. 2 Reprise”.

Em abril de 2012, retornou ao Brasil para shows em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, onde se apresentou no dia 29 de Março, no Estádio Engenhão.

Em 2013, voltou ao Brasil para apresentar a ópera Ça Ira, em Mem São Paulo.

Álbuns solo de Roger Waters

CITAÇÃO

Roger Waters – Explicando ‘The Wall’

“Numa banda de rock, você está numa situação privilegiada. Você tem poder, muito dinheiro e glamour. Mas, é como estar em uma jaula. É esse tipo de descoberta e exorcismo, que está em The Wall.”

Roger Waters / Fonte: Citações.in

Roger Waters

George Roger Waters

(Surrey, 6 de setembro de 1943)

74 Anos

rogerwaters.com

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1922 – Oficialização do Hino Nacional Brasileiro, de autoria de Joaquim Osório Duque Estrada.



1965 – Um artigo do jornalista Michael Fellon usou a palavra Hippie pela primeira vez.


Foto de Mbabane, capital de Suazilândia.

1968 – A Suazilândia torna-se independente.


1975Martina Navratilova, campeã tcheca de Tênis, deserta e pede asilo aos Estados Unidos.



1991 – A cidade de Leningrado volta a chamar-se São Petesburgo.


1991 – A União Soviética reconhece a independência da Letônia.


Foto de Tallinn, capital da Estônia.

1991 – A União Soviética reconhece a independência da Estônia.


Foto de Vilnius, capital da Lituânia.

1991 – A União Soviética reconhece a independência da Lituânia.


5 ▒ FALECIMENTOS

1683Jean-Baptiste Colbert ▒ Jean-Baptiste Colbert (Reims, 29 de Agosto de 1619Paris, 6 de Setembro de 1683) foi um político francês que ficou conhecido como ministro de Estado e da economia do rei Luís XIV. Instalou o Colbertismo na França, onde teve uma grande importância no desenvolvimento do mercantilismo ou da teoria mercantilista, bem como das práticas de intervenção estatal na economia.


1969Arthur Friedenreich ▒ Arthur Friedenreich (São Paulo, 18 de julho de 1892 – São Paulo, 6 de setembro de 1969) foi um futebolista brasileiro. Apelidado “El Tigre” ou “Fried”, foi a primeira grande estrela do futebol brasileiro na época amadora, que durou até 1933. Nos dias atuais, ainda é considerado um dos maiores centroavantes que o Brasil já teve.


1990Tom Fogerty ▒ Thomas Richard Fogerty conhecido como Tom Fogerty (Berkeley, 9 de Novembro de 1941Scottsdale, 6 de Setembro de 1990) foi cantor, compositor e guitarrista, conhecido principalmente por ter sido um dos integrantes da famosa banda de rock estadunidenseCreedence Clearwater Revival.

1998Akira Kurosawa ▒ Akira Kurosawa (em japonês: 黒澤 明, Kurosawa Akira; Tóquio, 23 de março de 1910Setagaya, 6 de setembro de 1998) foi um dos cineastas mais importantes do Japão, e seus filmes influenciam uma grande geração de diretores do mundo todo.

Com uma carreira de cinquenta anos, Kurosawa dirigiu 30 filmes. É amplamente considerado como um dos cineastas mais importantes e influentes da história do cinema.


2007Luciano Pavarotti ▒ Luciano Pavarotti OMRI (Módena, 12 de outubro de 1935 — Módena, 6 de setembro de 2007) foi um cantor (tenor lírico) italiano, grande intérprete das obras de Donizetti, Puccini e Verdi, dentre outros em seu grande repertório.

É reconhecido como o tenor que popularizou mundialmente a ópera.


2007Ruth Romcy ▒ Ruth Romcy (12 de maio de 1927São Paulo, 6 de setembro de 2007) foi uma atriz e humorista brasileira. Ficou famosa pela suas participações no quadro “Câmera Escondida”, mais conhecidas como pegadinhas, do extinto programa Topa Tudo Por Dinheiro, do SBT.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

  • Dia do Sexo [1]

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

Aramari (BA)

Belém (PB)

Bernardino Batista (PB)

Boituva (SP)

Lambari D’Oeste (MT)

Messias (AL)

Olinda Nova do Maranhão (MA)

Ribeirão Branco (SP)

Uruçuí (PI)

Boituva – SP

80 Anos

6 de Setembro de 1937

boituva.sp.gov.br

Boituva é um município do estado de São Paulo, no Brasil.

De acordo com o censo de 2010, sua população era de 48 314 habitantes.

Situa-se na Região Metropolitana de Sorocaba, na Mesorregião de Itapetininga e na Microrregião de Tatuí.

Localiza-se a uma latitude 23º17’00” sul e a uma longitude 47º40’20” oeste, estando a uma altitude de 637 metros.

Possui uma área de 249,0 km².

Toponímia

“Boituva” é um vocábulo de origem tupi que, segundo Silveira Bueno e Eduardo de Almeida Navarro, significa “local de muitas cobras”, “ajuntamento de cobras”.

Da língua tupi mboy, mboîa: cobra; e tyba: grande quantidade, abundância, ajuntamento[6].

6 de Setembro – Igreja Matriz — Boituva (SP) — 80 Anos em 2017.

História

Boituva teve origem na propriedade de João Rodrigues Leite, que foi doador do terreno em que a Estrada de Ferro Sorocabana construiu, em 1883, a estação ferroviária e suas dependências.

6 de Setembro – Desfile cívico no aniversário da cidade — Boituva (SP) — 80 Anos em 2017.

Foram seus primeiros povoadores: Eugênio Corte Real, Nicolau Vercelino, Coronel José de Campos Arruda Botelho e respectivas famílias.

6 de Setembro – Prefeitura Municipal — Boituva (SP) — 80 Anos em 2017.

O Coronel Arruda Botelho criou o distrito policial local, transferiu a freguesia de Boituva da paróquia de Porto Feliz para a de Tatuí, e criação do distrito de Paz.

Boituva foi elevada a categoria de vila pelo decreto 1 014, de 16 de outubro de 1906 e a município pelo decreto 3 045, de 6 de setembro de 1937, sendo instalado em 1938.

6 de Setembro – Campus IFSP — Boituva (SP) — 80 Anos em 2017.

Demografia

Dados do Censo – 2010

População Total: 48 323

  • Urbana: 45 457
  • Rural: 2 866
  • Homens: 24 319
  • Mulheres: 24 004

Para-quedismo e balonismo

O município é conhecido pelo paraquedismo e balonismo.[7]

6 de Setembro – Balonismo — Boituva (SP) — 80 Anos em 2017.

Hidrografia

Rodovias

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s