30 de Agosto – Nelson Xavier e Contagem (MG) – 2017

☺ CAPA – Nelson Xavier 76 Anos

▒ CIDADE – Contagem (MG) 106 Anos

▒ ANIV. – Mary Shelley • Anita Garibaldi • Ernest Rutherford • Shirley Booth • Mauro • Johnny Mathis • John Phillips • Márcio Greyck • William Waack • David Paymer • Michael Chiklis • Cameron Diaz

▒ FATOS – Motim das Mulheres • Elefantes Quênia • Azerbaijão • Timor-Leste

▒ ÓBITOS – Isaurinha Garcia • Agepê • Charles Bronson • Glenn Ford

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1797Mary Shelley ▒ Mary Wollstonecraft Shelley, nascida Mary Wollstonecraft Godwin (Somers Town, Londres, 30 de agosto de 1797 — Chester Square, Londres, 1 de fevereiro de 1851), mais conhecida por Mary Shelley, foi uma escritora britânica, filha do filósofo William Godwin e da feminista e escritora Mary Wollstonecraft. Mais conhecida por seu romance gótico, Frankenstein: ou O Moderno Prometeu (1818).


1821Anita Garibaldi ▒ Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi (Laguna, atual localidade de Morrinhos em Tubarão) 30 de agosto de 1821Ravena, Itália, 4 de agosto de 1849) foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi,[1] conhecida como a “Heroína dos Dois Mundos”.


1871Ernest Rutherford ▒ Ernest Rutherford, o 1º Barão Rutherford de Nelson, OM, PC, PRS (Brightwater, Nova Zelândia, 30 de agosto de 1871Cambridge, 19 de outubro de 1937), foi um físico e químico neozelandês naturalizado britânico, que se tornou conhecido como o pai da física nuclear. Foi premiado com o Nobel de Química em 1908. Criou o modelo atômico de Rutherford, ou modelo planetário do átomo.


1898Shirley Booth ▒ Shirley Booth (30 de Agosto de 189816 de Outubro de 1992) atriz norte- americana, estrela de A Cruz da Minha Vida, pelo qual venceu o Oscar de melhor atriz, o Festival de Cannes e o Golden Globe, em 1953. Também ficou famosa por sua atuação na série de televisão Hazel.


1930Mauro ▒ Mauro Ramos de Oliveira (Poços de Caldas, 30 de agosto de 1930 — Poços de Caldas, 18 de setembro de 2002) foi um futebolista brasileiro que atuava como zagueiro. Foi campeão sul-americano em 1949 e da Copa do Mundo de 1958 e de 1962 pela Seleção Brasileira. Foi capitão do São Paulo Futebol Clube, do Santos Futebol Clube de Pelé e da Seleção Brasileira. Recebeu o apelido de Martha Rocha, miss Brasil da época devido ao estilo técnico, além de trajar-se bem fora de campo.


1935Johnny Mathis ▒ John Royce “Johnny” Mathis (Texas, 30 de setembro de 1935) é um cantor popular norte-americano de herança multirracial. Sua discografia inclui um vasto número de estilos: jazz, pop tradicional, brasileiro, música espanhola, soul/R&B, soft rock, e outros padrões.

1935John Phillips ▒ John Edmund Andrew Phillips (Parris Island, 30 de Agosto de 1935Los Angeles, 18 de Marçode 2001) foi um cantor, guitarrista e letrista dos Estados Unidos. Conhecido por Papa John, Phillips foi um membro e líder do grupo The Mamas & The Papas. É o autor de sucessos como “Monday Monday” e “California Dreamin´”.


1947Márcio Greyck ▒ Márcio Greyck (Belo Horizonte, 30 de agosto de 1947) é um músico, cantor e compositor brasileiro. Como compositor tem canções gravadas por Roberto Carlos, Fábio Júnior, Zezé di Camargo e Luciano, Sérgio Reis., Wilson Simonal e Toni Platão.


1952William Waack ▒ William José Waack (São Paulo, 30 de agosto de 1952) é um jornalista, professor e ex-handebolista brasileiro. William apresenta o Jornal da Globo, e já trabalhou em algumas das principais redações do Brasil, como o Jornal do Brasil [4], Jornal da Tarde [5] O Estado de S. Paulo [6], na revista Veja e na TV Cultura.


1954David Paymer ▒ David Paymer (30 de agosto de 1954, Oceanside, Nova York) é um ator norte- americano de ascendência judia. É conhecido por ter sido indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante em Mr. Saturday Night – A arte de fazer rir em 1992 com Billy Crystal. Outros filmes que trabalhou foram Nixon em 1995 e O Troco em 1999.


1963Michael Chiklis ▒ Michael Chiklis (Lowell, 30 de Agosto de 1963) é um ator, dublador, diretor e produtor norte-americano. É conhecido por seus papéis como comissário Tony Scali no drama policial The Commish da ABC, detetive Vic Mackey no drama policial The Shield do FX, e o Coisa, na série de filmes do Quarteto Fantástico.


1972Cameron Diaz ▒ Cameron Michelle Diaz (San Diego, 30 de agosto de 1972) é uma atriz e ex- modelo americana. Ela chegou à fama na década de 1990 com papéis nos filmes The Mask, My Best Friend’s Wedding e There’s Something About Mary. Outros créditos de alto nível incluem os dois filmes Charlie’s Angels, sua dublagem da personagem Princesa Fiona na série Shrek.

3 ▒ CAPA do DIA

Nelson Xavier

76 Anos

Nelson Agostini Xavier

(São Paulo, 30 de agosto de 1941Uberlândia, 10 de maio de 2017)

Ator e diretor brasileiro.

Ao longo de cinco décadas de carreira, Nelson Xavier participou de trabalhos no teatro, TV e cinema.[1]

Atuou no filme O Bom Burguês, dirigido por Oswaldo Caldeira, no ano de 1982. Trabalhou também em Eles não usam black-tie (1981), Narradores de Javé (2003) e vários outros filmes. Em 2010 ganhou maior destaque no cinema nacional ao participar da biografia do médium Chico Xavier, onde interpretou o papel principal.[2] Faleceu aos 75 anos vítima de um câncer de pulmão.

Carreira

Na Televisão

Em 1982 – Na mini série Lampião e Maria Bonita.

No Teatro

(lista incompleta)

No Cinema

Como diretor

Como ator

Prêmios e indicações

Festival de Gramado

  • Vencedor: melhor ator por O Testamento do Senhor Nepomuceno

Festival de Brasília

  • Vencedor: melhor ator

Nelson Agostini Xavier nasceu em São Paulo, em 30 de agosto de 1941.

Chegou a cursar direito, mas a paixão pelo cinema mudo o estimulou a mudar de profissão.

Nos anos 1950, entrou para a Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo e também para o Teatro de Arena – um dos mais importantes grupos de artes cênicas daquela época.

Atuou, então, em suas primeiras peças, entre elas “Eles não usam black-tie” (1958), de Gianfrancesco Guarnieri, “Chapetuba Futebol Clube” (1959), de Oduvaldo Vianna Filho, “Gente como a gente” (1959), de Roberto Freire, e “Julgamento em Novo Sol” (1962), de Augusto Boal.

Nelson Xavier e Ângelo Antonio. Os dois interpretes de Chico Xavier no cinema, com Daniel Filho.

Nelson era tímido e chegou a acreditar que não tinha vocação para as artes dramáticas, queria trabalhar atrás das câmeras.

“Eu tive muita dificuldade em começar a fazer televisão. As máquinas eram enormes, eu tinha pavor, até tremia”, contou ao site Memória Globo.

Nessa época, também foi jornalista.

Com o diretor Eduardo Coutinho, trabalhou como revisor na revista “Visão”, onde passou a colaborar também como crítico de cinema e teatro.

Nelson Xavier e Ângelo Antonio. Os dois interpretes de Chico Xavier no cinema.

Cinema e TV

Após o golpe militar de 1964, que intensificou a censura ao teatro político, o ator passou a estar mais presente no cinema.

Até o fim dos anos 70, fez mais de 20 filmes, entre eles “O ABC do amor” (1967), de Eduardo Coutinho, Rodolfo Kuhn e Helvio Soto; “É Simonal” (1970) e “A culpa” (1972), de Domingos de Oliveira; “Dona Flor e seus dois maridos” (1976), de Bruno Barreto; e “A queda” (1978), de Ruy Guerra, que lhe rendeu um Urso de Prata no Festival de Berlim.

Sua primeira participação na TV foi como o personagem Zorba, na novela “Sangue e areia” (1967), de Janete Clair. Seis anos depois, conseguiu seu primeiro grande papel, em “João da Silva” (1973).

Nelson Xavier como Lampião, com Tânia Alves, como Maria Bonita.

Lampião e Maria Bonita foi uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo, cuja exibição ocorreu entre 26 de abril e 5 de maio de 1982, em 8 capítulos.

Escrita por Aguinaldo Silva e Doc Comparato, foi dirigida por Luís Antônio Piá e Paulo Afonso Grisolli. [1]

Nelson Xavier e Tânia Alves interpretaram os personagens principais, Lampião e Maria Bonita numa trama que narra os últimos meses de vida do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva.

Foi a primeira experiência no formato minissérie feita pela Rede Globo.

A minissérie foi premiada com a medalha de ouro no Festival Internacional de Cinema e Televisão de Nova York. [4]

A Rede Globo reapresentou Lampião e Maria Bonita por cinco vezes: em março de 1984; em julho de 1988 (apenas para o Distrito Federal); em versão compacta de 5 capítulos, durante o Festival 25 anos, em 1990; em junho de 1991, na sessão Vale a Pena Ver de Novo com a mesma versão compacta de 5 capítulos, e em 22 de janeiro de 2015, no festival Luz, Câmera, 50 Anos, em uma edição especial, como telefilme, compactada em duas horas. [5] [6]

Na Bahia, gravou a minissérie “O pagador de promessas” (1988), dirigida por Tizuka Yamasaki, com autoria de Dias Gomes. Na trama, interpretou o gigolô Bonitão, que tentava seduzir a mocinha Rosa (Denise Milfont).

Nelson também fez novelas, entre elas “Pedra sobre pedra” (1992), “Irmãos coragem” (1995), “Senhora do destino” (2004) e “Babilônia” (2015).

Em 2010, Nelson interpretou Chico Xavier nos cinemas.

Na época, o ator afirmou que havia vivido ali seu melhor papel.

“Finalmente fiz o meu maior papel. Fui invadido por uma onda de amor tão forte, tão intensa, que levava às lágrimas”.

Contou Nelson Xavier, que no longa, viveu o líder espírita dos 59 aos 65 anos.

“Nenhum dos personagens que fiz mudou minha vida. O Chico fez uma revolução”.

CITAÇÃO

Nelson Xavier – Política e espiritualidade

“Minha formação é de esquerda, queria fazer a revolução. Os tempos eram outros. Hoje fico com as lições do Chico: a da solidariedade, do amai-vos uns aos outros.”

Nelson Xavier / Fonte: Mensagens com Amor.

Nelson Xavier

Nelson Agostini Xavier

(São Paulo, 30 de agosto de 1941 – Uberlândia, 10 de maio de 2017)

76 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1875 – Ocorre o Motim das Mulheres na cidade de Mossoró, interior do Rio Grande do Norte,Brasil.

Espetáculo ‘Auto da Liberdade’ – Parte II – O Motim das Mulheres.



Filhotes órfãos de elefantes brincam no orfanato Daphne Sheldrick – Quênia.

1973 – O Quênia bane a caça de elefantes e o comércio do marfim.


  • 1979 – O jóquei Paulo Cesar Rodrigues é o vencedor da inauguração do hipódromo do clube 12 de agosto em Florianópolis
  • 1984 – Lançada a STS-41-D, primeira missão do ônibus espacial Discovery.

Baku, capital do Azerbaijão.

1991 – Independência do Azerbaijão.



Díli, capital do Timor-Leste.

1999 – O povo do Timor-Leste decide, em referendo, pela independência.


5 ▒ FALECIMENTOS

1993Isaurinha Garcia ▒ Isaura Garcia OMC , mais conhecida como Isaurinha Garcia, (São Paulo, 26 de fevereiro de 1923 — São Paulo, 30 de agosto de 1993) foi uma das maiores cantoras da MPB.[1]

Com mais de cinquenta anos de carreira, foi considerada a Edith Piaf brasileira. Gravou mais de trezentas canções. Entre seus maiores sucessos está a música “Mensagem”.


1995Agepê ▒ Antônio Gilson Porfírio, mais conhecido como Agepê (Rio de Janeiro, 10 de agosto de 1942Rio de Janeiro, 30 de agosto de 1995) foi um cantor e compositor brasileiro.

Lançou o sucesso estrondoso Deixa eu te amar, que fez parte da trilha sonora da telenovela Vereda Tropical, de Carlos Lombardi.

O disco Mistura Brasileira, que continha esta canção, foi o primeiro disco de samba a ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas.

2003Charles Bronson ▒ Charles Bronson, nome artístico de Charles Dennis Buchinsky, (Ehrenfeld, 3 de novembro de 1921Los Angeles, 30 de agosto de 2003) foi um ator americano. Seu maior sucesso foi o clássico Desejo de Matar, de 1974, que o consagrou na pele de “Paul Kersey”, um pacato arquiteto da cidade de Nova Iorque, que tem sua mulher morta e sua filha estuprada por três bandidos e passa a agir como um “vigilante”, perseguindo os criminosos nas ruas à noite.


2006Glenn Ford ▒ Glenn Ford nome artístico de Gwyllyn Samuel Newton Ford (Québec, 1° de Maio de 1916Los Angeles, 30 de Agosto de 2006), foi um ator americano, nascido no Canadá. Ford é mais conhecido por seus papéis como caubói em faroestes e como um homem normal em circunstâncias incomuns. Sua carreira de ator começou no palco, e seu primeiro grande papel no cinema foi em 1939, no filme Heaven with a Barbed Wire Fence.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Brasil

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

30

Botelhos (MG)

30

Campestre (MG)

30

Cláudio (MG)

30

Conceição do Rio Verde (MG)

30

Contagem (MG)

30

Coronel Pacheco (MG)

30

Elói Mendes (MG)

30

Guarani (MG)

30

Itaí (SP)

30

João Pinheiro (MG)

30

Limoeiro do Norte (CE)

30

Nepomuceno (MG)

30

Orleans (SC)

30

Paraguaçu (MG)

30

Passa Tempo (MG)

30

Pereiro (CE)

30

Silvianópolis (MG)

30

Virgínia (MG)

Contagem – MG

106 Anos

30 de agosto de 1911

contagem.mg.gov.br

Contagem é um município brasileiro do estado de Minas Gerais na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

É o município com a terceira maior população do estado, com 648.766 habitantes segundo estimativa do IBGE em 2015.[7]

Ao longo do tempo, os limites geográficos do município perderam-se em virtude do seu crescimento horizontal em direção à capital, ocasionando uma intensa conurbação com Belo Horizonte.

Contagem integra a Grande BH, sendo um dos mais importantes municípios dessa aglomeração urbana, principalmente pelo seu grande parque industrial.

Seu sistema viário, planejado para comportar um fluxo intenso de veículos e de carga, é feito através das principais rodovias do país, a BR-381 (Fernão Dias – acesso a São Paulo), BR-262 (acesso a Vitória e Triângulo Mineiro) e a BR-040 (acesso a Brasília e Rio de Janeiro).

História

Na época do Brasil-colônia, a Coroa portuguesa mantinha o controle sobre os territórios ocupados através de postos avançados chamados “postos de registro”.

Tais postos fiscalizavam e registravam todo o movimento de pessoas e mercadorias, cargas e tropas.

Ali, os viajantes, mercadores de escravos e tropeiros eram obrigados a parar e, enquanto as mercadorias eram registradas, aproveitavam para descansar, aliviar os animais de carga e até fazer negócios.

Em 1715, Dom Brás Baltasar refere-se a este posto ao escrever no termo da junta: “quanto ao gado, se levantarão registros como o que está posto nas Abóboras”.

Em torno desse posto, surgiu um pequeno povoado.

30 de Agosto — Igreja de São Gonçalo — Contagem (MG) — 106 Anos em 2017.

A população ergueu uma capela para abrigar o Santo protetor dos viajantes (São Gonçalo do Amarante) e logo surgia o arraial de São Gonçalo de Contagem – uma homenagem ao santo e uma referência à contagem das cabeças de gado, de escravos e mercadorias para serem taxadas.

Em 1854, o arraial foi elevado à categoria de paróquia, separando-se da paróquia do Curral Del- Rei.

Em 30 de agosto de 1911, foi elevado à condição de município com o nome de Contagem.

Já então, o município compreendia os distritos de Contagem, Campanhã (Venda Nova), Vera Cruz e Vargem da Pantana.

30 de Agosto — Prefeitura Municipal — Contagem (MG) — 106 Anos em 2017.

A partir da década de 1930, Contagem passaria a ocupar um lugar central no desenvolvimento mineiro.

Durante o IV congresso Comercial, Industrial e Agrícola, realizado em Belo Horizonte em 1935, surgiu a proposta de concentrar atividades industriais mineiras em uma área específica.

Essa proposta tinha como objetivo superar o atraso econômico mineiro e representava uma aposta no caminho da industrialização.

A tradição urbano-industrial da cidade, deixou suas marcas na formação da paisagem urbana, na cultura, e no caráter da gente de Contagem.

Contagem desponta no cenário brasileiro não apenas pelas lideranças que têm oferecido ao Estado e ao país, mas também por sua contribuição ao patrimônio democrático que os brasileiros têm construído.

Basta que se lembre da greve metalúrgica de 1968, um dos símbolos nacionais da resistência ao regime militar.

30 de Agosto — Show de Aniversário — Contagem (MG) — 106 Anos em 2017.

Economia

A economia de Contagem é baseada, levando-se em conta os dados de 2012, principalmente no comércio (30,65%) e na indústria (25,71%). Quanto ao número total de empregados por atividade, a primeira tem

Em diversificada pauta de exportação se destacaram em 2012 os veículos de grande porte para construção (14,42%), carbonato de magnésio (14,30%), tijolos refratário (9,26%), fio de ferro (6,77%) e transformadores elétricos (5,09%)[8].

Quanto a evolução histórica, a cidade praticamente triplicou o montante exportado de 2000 para 2012, passando de 150 milhões de dólares para quase 450 milhões de dólares[9].

Turismo

Ver artigos principais: Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, Capela Imaculada Conceição e Santa Edwiges, Centro Cultural Francisco Firmo de Mattos Filho e Igreja Matriz de São Gonçalo

Feira de Arte e Artesanato do Bairro Eldorado e do Bairro Amazonas

A Feira de Arte e Artesanato do Bairro Eldorado ocorre nas manhãs dos sábados e domingos na Avenida João Cesar de Oliveira.

No Bairro Amazonas a feira existe há aproximadamente 35 anos, localizando-se na Avenida Alvarenga Peixoto.

As Feiras apresentam diversos tipos de produtos entre eles, hortifrutigranjeiros, roupas, bijuterias e acessórios. O público ainda pode se deliciar com as típicas comidas mineiras e de outras regiões do Brasil.

30 de Agosto — Shopping Contagem – Centro Comercial — Contagem (MG) — 106 Anos em 2017.

Shopping Contagem

É o maior shopping de Contagem (em área locável) com 35 mil m².

O Shopping foi erguido no bairro Cabral, Regional Ressaca, região que apresenta desenvolvimento acelerado nos últimos anos em Contagem. A inauguração do novo mall de cidade foi em 26 de novembro de 2013. O projeto teve um orçamento de mais de 250 milhões de reais.[18]

Big Shopping

Big Shopping é o primeiro shopping center construído no município. Inaugurado em 27 de outubro de 1994.

Está localizado na principal avenida da cidade, a Avenida João César de Oliveira.

Além das lojas, centenas de eventos são realizados todos os anos, são oferecidos espaços de lazer, com melhorias constantes na infraestrutura. É frequentado por uma média de 1 milhão de pessoas/ mês e seu estacionamento dispõe de 800 vagas[19]

30 de Agosto — Viaduto Água Branca — Foto aérea — Contagem (MG) — 106 Anos em 2017.

Transportes

Ônibus

O município conta com 49 linhas de ônibus que percorre toda a cidade, ligando a diversos pontos em principal a região do Eldorado, além de contar com diversas linhas da Região Metropolitana, ligando a bairros e pontos importantes de Belo Horizonte.

Todas as linhas operadas pela Transcon, (exceto a 350 Nova Contagem/Ceasa) circulam pela Avenida João Cesar de Oliveira e fazem integração com o metrô, através do bilhete eletrônico metropolitano, Cartão Ótimo.

Metrô

Contagem conta hoje com uma estação da Linha 1 do metrô de Belo Horizonte, a Estação Eldorado, maior e mais movimentada estação da Grande BH. [20]

Nela também é feita a integração de diversas linhas das operadoras DER e Transcon. Diariamente, 40 mil pessoas passam pela estação. A meta para 2017 é construir mais 3 estações (Novo Eldorado, Parque São João e Bernardo Monteiro) e um terminal de passageiros acoplado a Via Expressa de Contagem.

Comércio

Contagem se destaca como um polo comercial na Região Metropolitana de Belo Horizonte, consoante à sua massiva e crescente população. Além dos seus três grandes shoppings centers, a cidade conta com uma intensa atividade comercial nos bairros Eldorado, Industrial, Riacho das Pedras e Amazonas.

Há uma grande variedade de segmentos comerciais, com destaque para os eletrodomésticos, calçados, vestuário e alimentação.

O Mercado Municipal de Contagem é uma atração à parte, pois funciona como um espelho da cultura mineira e, de modo particular, dos costumes da cidade.

Está localizado em um ponto estratégico do município, entre os bairros Eldorado, Inconfidentes e Riacho das Pedras.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s