27 de Agosto – Sandra de Sá e Americana (SP) – 2017

☺ CAPA – Sandra de Sá 62 Anos

▒ CIDADE – Americana (SP) 142 Anos

▒ ANIV. – Confúcio • Friedrich Hegel • Charles Rolls • Octávio Mangabeira • Lyndon Johnson • Sylvia Telles • Peter Stormare • Carlos Lombardi • Gerhard Berger • Peter Mensah • Silas • Paulinho Moska • Chandra Wilson • Carlos Moyà • Sarah Chalke • Deco • Aaron Paul • Alexa Vega

▒ FATOS – Uruguai • Tarzan • Guinness • MIS RJ • Nicarágua • Moldávia • Marte

▒ ÓBITOS – Ticiano • WEB Du Bois • Brian Epstein • Lupicínio Rodrigues • Haile Selassie • Stevie Ray Vaughan • Afonso Arinos • Dom Hélder

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

551 a.C.Confúcio ▒ Confúcio (chinês: , pinyin: Kǒng Zǐ, Wade-Giles: K’ung-tzŭ, ou chinês: 孔 夫子, pinyin: Kǒng Fūzǐ, Wade-Giles: K’ung-fu-tzŭ, literalmente “Mestre Kong“)[nota 1] (tradicionalmente 27 de agosto de 551 a.C. – 479 a.C.),[1] foi um pensador e filósofo chinês do Período das Primaveras e Outonos. A filosofia de Confúcio sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade.


1770Georg Wilhelm Friedrich Hegel ▒ Georg Wilhelm Friedrich Hegel (Stuttgart, 27 de agosto de 1770Berlim, 14 de novembro de 1831) foi um filósofo alemão. É unanimemente considerado um dos mais importantes e influentes filósofos da história. Pode ser incluído naquilo que se chamou de Idealismo Alemão.


1877Charles Rolls ▒ Charles Stewart Rolls (27 de agosto de 187712 de julho de 1910) foi um pioneiro dos automóveis e da aviação. Juntamente com Henry Royce fundou a Rolls-Royce. Foi o primeiro britânico a morrer em um acidente aéreo. A Rolls-Royce é uma empresa subsidiária da BMW, sendo uma das mais conceituadas do mundo. A marca é sinônimo de qualidade, alto padrão de conforto e custo elevado.


1886Octávio Mangabeira ▒ Otávio Mangabeira, nascido Octavio Mangabeira GCSE (Salvador, 27 de agosto de 1886Rio de Janeiro, 29 de novembro de 1960) foi um engenheiro, professor e político brasileiro. Foi governador da Bahia e membro da Academia Brasileira de Letras.


1908Lyndon B. Johnson ▒ Lyndon Baines Johnson (Stonewall, 27 de agosto de 1908Stonewall, 22 de janeiro de 1973), comumente LBJ, foi um político norte-americano e o 36º presidente dos Estados Unidos.

Ele é uma das quatro pessoas[1] que já serviram nos quatro cargos federais eleitos popularmente nos Estados Unidos: representante, senador, vice-presidente e presidente.[2]


1934Sylvia Telles ▒ Sylvia Telles[1] (Rio de Janeiro, 27 de agosto de 1934Maricá, 19 de dezembro de 1966), também conhecida como Sylvinha Telles, Dindi foi uma cantora brasileira e uma das intérpretes dos primórdios da bossa nova. Sylvinha Telles chegou a fazer turnês em outros países, como Estados Unidos, Suíça, França e Alemanha.


1953Peter Stormare ▒ Rolf Peter Ingvar Storm, mais conhecido como Peter Stormare (Kumla, Närke, Suécia, 27 de agosto de 1953) é um ator e dublador sueco.

É conhecido principalmente por interpretar o mafioso John Abruzzi no seriado americano Prison Break e faz o papel do personagem Dr. Hill Em Until Dawn.


1958Carlos Lombardi ▒ Carlos Lombardi (São Paulo, 27 de agosto de 1958) é um autor de telenovelas, roteirista e produtor de televisão brasileiro. A primeira novela como autor titular foi Vereda Tropical (1984), um grande sucesso.

Foi autor de roteiros para o cinema, escrevendo ou colaborando em As Aventuras de Mário Fofoca (1983), de Adriano Stuart, Um Trem para as Estrelas (1987), de Cacá Diegues, entre outros.


1959Gerhard Berger ▒ Gerhard Berger (Wörgl, 27 de agosto de 1959) é um ex-piloto austríaco de Fórmula 1. Estreou na Fórmula 1 na 13ª etapa do campeonato de 1984, o GP da Áustria, e ficou até 1997 no GP da Europa (última etapa do campeonato).

Correu por 5 equipes: ATS, Arrows, Benetton, Ferrari e McLaren.

1959Peter Mensah ▒ Peter Mensah (nascido em 27 de agosto de 1959 em Acra, Gana), é um ator ganês, mais conhecido por seus papéis em Tears of the Sun, 300 e Dead Space (vídeo game) e, mais recentemente, na série original produzida pela Starz, Spartacus: Blood and Sand e suas continuações.


1965Silas ▒ Paulo Silas do Prado Pereira, mais conhecido como Paulo Silas, ou simplesmente Silas(Campinas, 27 de agosto de 1965), é um ex- futebolista e atual técnico brasileiro que atuava como meia. Com a regularidade das boas atuações pela Seleção e a confiança dos técnicos, Silas foi convocado para duas Copas do Mundo. Como treinador, Silas chegou ao Avaí em 2008[7] e se consagrou na história do Clube, ao ser um dos destaques na campanha do acesso à Série A nacional.


1967Paulinho Moska ▒ Paulo Corrêa de Araujo, também conhecido por Moska ou Paulinho Moska, (Rio de Janeiro, 27 de agosto de 1967) é um cantor, compositor e ator brasileiro. Moska já emplacou 13 temas em trilhas da TV Globo – 11 deles em sua própria voz. Como ator, Moska participou de filmes como A Cor do seu Destino (1986), de Jorge Duran; “Um Trem para as Estrelas” (1988), de Cacá Diegues, entre outros.


1969Chandra Wilson ▒ Chandra Wilson (Houston, Texas, 27 de agosto de 1969) é uma atriz norte americana ganhadora do Screen Actors Guild Award, conhecida por seu papel de destaque como a Dr.ª Miranda Bailey na série Grey’s Anatomy do canal de televisão americano ABC.


1976Carlos Moyà ▒ Carlos Moyà Llompart (Palma de Mallorca, 27 de agosto de 1976), também conhecido como Carles Moyà, Carlos Moyá e Carlos Moya, é um ex tenista profissional espanhol.[1] Em 1999, Carlos Moyá foi número 1 de simples do ranking mundial masculino. Com isso, ele se tornou o primeiro tenista espanhol a chegar ao topo do ranking mundial.


1976Sarah Chalke ▒ Sarah Cassandra Chalke (nascida em 27 de Agosto, 1976) é uma atriz canadense mais conhecida pelo papel de Elliot Reid na sitcom Scrubs e de Rebecca ‘Becky’ Conner Healy na sitcom Roseanne. Ela também já atuou em vários filmes antes de atuar na série Scrubs.


1977Deco ▒ Anderson Luís de Souza OIH, mais conhecido como Deco, (São Bernardo do Campo[3], 27 de agosto de 1977) é um ex-futebolista naturalizado português, nascido no Brasil, e que atuava como meia. Seu último clube foi o Fluminense. É uma das grandes lendas que prestigia o Futebol Clube do Porto.


1979Aaron Paul ▒ Aaron Paul Sturtevant (Emmett, 27 de agosto de 1979) é um ator norte-americano mais famoso por estrelar a série Breaking Bad como Jesse Pinkman, tendo vencido três Primetime Emmy Awards de Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática e indicado a um Globo de Ouro.


1988Alexa Vega ▒ Alexa Ellesse Pena Vega (Miami, Florida, 27 de agosto de 1988) é uma atriz e cantora norte-americana. Participou dos filmes Spy Kids (Pequenos Espiões 1, 2,3 e 4), Sleepover (Dormindo fora de Casa) e trabalhou com atores como Paul Sorvino, Paris Hilton e a cantora Sarah Brightman no filme Repo! The Genetic Opera!.

3 ▒ CAPA do DIA

Sandra de Sá

62 Anos

Sandra Cristina Frederico de Sá (Rio de Janeiro, 27 de agosto de 1955) é uma cantora e compositora brasileira, expoente da música popular brasileira, com denso enfoque em black music mundial.

Biografia e carreira

Carioca do subúrbio ferroviário de Pilares, a música está em sua genética, já que seu pai era baterista.[1]

Sua voz grave e potente vem de sua africanidade, pois é neta de um caboverdiano.

Acompanhando seu pai em shows, em sua adolescência, Sandra frequentava os bailes de gafieira, samba e soul, em Pilares e adjacências, bem como a quadra da Caprichosos de Pilares, escola onde desfila até hoje.

Gostando cada vez mais do universo musical, aprendeu sozinha a tocar violão e começar a compor suas letras.

Com o incentivo dos pais, começou a se apresentar em escolas de samba e em pouco tempo, Sandra de Sá tornou-se considerada a rainha do soul brasileiro.[2]

É chamada por alguns de “Tim Maia de saias”, por se identificar com o cantor no balanço e no timbre grave da voz, além de por suas histórias juntos, como o famoso clipe do hit “Vale Tudo” (Tim escolheu Sandra para fazer o dueto com ele).

27 de Agosto — Sandra de Sá – 1955 – 62 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Sandra de Sá e Marília Gabriela.

Ficaram grandes amigos e fizeram muitos shows juntos pelo Brasil afora.

Cazuza dizia que ela era a “Billie Holliday brasileira”.

Por suas letras de forte conscientização social, ganhou prêmios como cantora e compositora em diversos festivais de música popular brasileira, nos quais, em geral, era inscrita pela amiga Fafy Siqueira.

Em 1977, começou a estudar psicologia na Universidade Gama Filho, curso que teve de abandonar quase no momento de concluir,[1] pois despontou como compositora, tendo uma de suas composições da época, “Morenando”, gravada por Leci Brandão.[1]

Logo depois, também despontou como intérprete.

O sucesso para valer, como cantora, veio já no começo de 1980.

No MPB 80, da Rede Globo, Sandra Sá (como então era chamada: o “de Sá”, seu sobrenome de fato, só foi incluído no nome artístico alguns anos depois[1]) classificou “Demônio Colorido” entre as dez finalistas e a música obteve repercussão nacional.[3]

27 de Agosto — Sandra de Sá – 1955 – 62 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Sandra de Sá e Cazuza.

Sua inscrição nesse festival já foi resultado da amizade entre ela e a família Araújo, João e Lucinha, pais de Agenor, o Cazuza, que ainda não era cantor profissional.

Após o festival, Sandra foi contratada pela gravadora RGE,[4] onde Cazuza trabalhava como divulgador.

27 de Agosto — Sandra de Sá – 1955 – 62 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Sandra de Sá e seu filho, Jorge de Sá

Com essa convivência, Sandra e Cazuza se tornaram grandes amigos, tanto que o chá de bebê de Jorge de Sá, filho de Sandra, foi na casa dos Araújos, coordenado por Lucinha, mãe de Cazuza.

Cazuza foi o padrinho de batismo do bebê.

Esse filho ela teve com Tom Saga, um compositor que ela conheceu em um show em Muriaé, em Minas Gerais.

Começaram a namorar na mesma noite que se conheceram e vieram para o Rio de Janeiro juntos. Sandra já havia deixado claro que não queria nada sério, apesar de ele insistir em um namoro fixo. Sandra nunca quis casar-se e, desde que começou a se apresentar e ganhar seu dinheiro, com menos de vinte anos, saiu de casa e foi viver sozinha, já que queria sua independência.

27 de Agosto — Sandra de Sá – 1955 – 62 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Sandra de Sá com sua mãe e seu filho, Jorge de Sá

Por descuido, engravidou e, na mesma hora, quis terminar a relação, já que nunca quis se prender a ninguém.

Tom Saga aceitou, mas com a condição que também participasse da vida do filho. Assim, o acordo foi feito.

Mesmo com a agenda cheia de shows, ela amamentou o filho até os dois anos de idade e cuidava dele, sem babá.

No início de 2015 assumiu sua bissexualidade, e afirmou que as diferentes formas de sexualidade, como a homossexualidade e a bissexualidade, são dons que a pessoa desenvolve com o tempo, mas que não é uma escolha: nasce-se assim.[6]

27 de Agosto — Sandra de Sá – 1955 – 62 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – No Estúdio Sol.

Da amizade entre ela e Cazuza, também resultou momentos marcantes na carreira profissional, pois o primeiro show grande com a banda de Cazuza, Barão Vermelho, foi o show de abertura de Sandra no Morro da Urca, RJ.

A trajetória de Sandra, nos anos 80, foi fulminante, novos discos de sucessos, composições próprias e de grandes autores, apresentações por todo o país.

Além de se tornar uma das maiores cantoras de trilha e aberturas de novelas, como “Enredo do Meu Samba”, “Picadinho de Macho”, entre outras. Nessa época, surgiram os maiores hits de sua carreira, as músicas “Retratos e Canções”, “Joga Fora no Lixo”, “Bye Bye Tristeza”, e “Solidão”.

Nos anos 1990, Sandra marca presença forte no mercado por gravações com Djavan, Marina Lima, Carlinhos Brown, Titãs, coral gospel Monte Mariah (USA), Herbert Viana, entre outros.

E pelos sucessos como: “Sozinha” (foi a primeira a transformar a composição de Peninha em hit, seguida por Tim Maia e Caetano Veloso), “Vamosa viver”, “Soul de Verão”, etc. Gravou um álbum em homenagem ao amigo “Tim Maia”, sucesso de crítica.

Nessa década, Sandra criou a expressão “Música Preta Brasileira”[1], brincando com a sigla MPB – Música Popular Brasileira.

Segundo Sandra, “a nossa música é essencialmente preta (suingada/ balançante), pois começa e termina no tambor, no suingue. Não há ritmo que cantemos ou toquemos aqui que não contenha um toque de brasilidade. Isto é a nossa pretitude. Até porque se é popular, é do nosso povo, que é altamente miscigenado.”

Em 2000, entre shows e eventos, gravou o seu álbum Momentos que Marcam Demais com a participações especiais de Falcão (O Rappa), o rapper Gabriel Pensador e Cássia Eller.[3]

Foi escolhido o seu show para a festa “Brasil 500 anos” em Miami, Estados Unidos.

Em 2001, dentre os shows da turnê do álbum, fez um dos shows mais comentados do festival Rock in Rio pela sua participação na Tenda Brasil.

Também participou do evento “Independence Day” em Nova Iorque.

O termo “Música Preta Brasileira” também deu nome ao projeto musical alternativo que desenvolveu de 2001 a 2005 ao lado de Toni Garrido e Zé Ricardo.[4] No projeto, cantavam músicas de Tim Maia (da fase Racional) e de Jorge Benjor (do disco A Tábua de Esmeralda).

Em 2002, gravou um álbum em homenagem à Motown[3] com uma seleção de grandes sucessos, todos versionados em português, com participações de Djavan, Smokey Robinson e do rapper Rappin Hood.

E participou ativamente das do palco música – formato “Jam sessions” do evento Telefônica Open Air.

No final de 2003, nas comemorações de seus 25 anos de carreira, lançou seu primeiro álbum ao vivo que teve participações de Alcione, Toni Garrido, Luciana Mello e do parceiro de composições Gabriel o Pensador.[3]

Assim, excursiona pelo Brasil e esteve em alguns países como Portugal, Cabo Verde e Estados Unidos.

Foi homenageada pela Prefeitura do Rio de Janeiro sendo escolhida para dar nome a maior Lona Cultural do Rio de Janeiro, espaço para entretenimento, educação em Santa Cruz, zona oeste da cidade.

Foi escolhida pela população, por sua representatividade e ações sociais.

A inauguração foi com uma apresentação para a comunidade local.

Em 2005, além dos shows pelo Brasil, fez sua estreia no teatro ao lado do diretor e escritor Miguel Falabella e da atriz Stella Miranda, além de grande elenco no Auto de Natal “No Pé da Árvore de Natal”.

Nesse mesmo ano, participou do seriado Sob Nova Direção, com as atrizes Ingrid Guimarães e Heloísa Périssé.

No final do ano, após uma grande demora com trâmites de gravadora e editora, é lançado o seu primeiro DVD, que fora gravado em 2003.

Em Portugal, reforçando o vínculo com a terra, após gravar algumas canções de Pedro Abrunhosa, desde 1997, Sandra chega a Portugal com o sucesso do dueto com Abrunhosa, “Eu não sei quem te perdeu”, e não só canta em dueto no show dele como também participa do evento “Optimus Open Air”, que reúne cinema e música.

Depois parte para França para shows no evento “Ano do Brasil na França”.

Sandra também despontou como atriz no seriado Antônia, sobre cantores de rap da periferia de São Paulo, uma produção independente do cineasta Fernando Meirelles, veiculada a partir de novembro de 2006 pela Rede Globo.

Nesse mesmo ano, participou do festival Rock in Rio Lisboa e durante a Copa do Mundo de 2006, em Berlim, Alemanha, ela não só deu canja com Ivete Sangalo como fez show no “projeto Copa da Cultura” ao lado de Gilberto Gil, do qual faz parte do Carnaval do Expresso 2222 a dez anos no Carnaval da Bahia.

Em 2007, além dos showspelo Brasil, iniciou o projeto e pesquisa “Batucofonia”, com o qual fez uma temporada de shows pelo Rio; promoveu pelo Brasil, juntamente com o elenco e equipe, o filme Antônia que foi fonte do seriado lançado no ano anterior pela TV Globo.

Fez shows com Monobloco, Toni Garrido, Simoninha, Carlinhos Brown, Alcione, Roberto Frejat, Margareth Menezes, MV Bill, Sérgio Loroza, Dora Vergueiro, Sampa Crew entre muitos outros.

Participou do DVD do Meninos do Morumbi e do Sampa Crew, ambos em São Paulo.

Fez o show de encerramento dos Jogos Parapan- Americanos.[7]

Trabalhou no projeto “Quilombola”[3] , visitando quilombos pelo Brasil e participando ativamente das ações da Fundação Palmares e do SEPPIR.

No final de 2007, continuou o processo de pesquisa e composições para o seu novo álbum, entrou em estúdio a pedidos do público.

Em 2008, Sandra foi convidada pelo presidente da Fiocruz e pelo Ministro da Saúde, para fazer parte da CNDSS – Comissão Nacional de Determinantes Sociais da Saúde [8] e também fundou com um grupo de artistas, intelectuais e formadores de opinião a AABRARTE[9], Academia Afro-brasileira de Arte, que tem reuniões, com regularidade quase mensal, no espaço cedido pelo CCC – Centro Cultural Cartola, por essa ação e pelo seu destaque no universo artístico e cultural, recebeu mais um prêmio da Afrobrás e foi escolhida ao lado de Margareth Menezes como representante da Festa da Consciência Negra, promovida pela Prefeitura de União dos Palmares, Alagoas.[4]

Participou da exposição “Mulheres”, interpretando Chiquinha Gonzaga.

Como diretora, produziu e desenvolveu o show do compositor e parceiro Macau que resultou num show no “Festlip”, ao lado de nomes da música africana no Circo Voador. Ainda na Lapa, Sandra cantou com Arlindo Cruz na Fundição Progresso.

Participou no show e gravação do DVD Cazuza 50 anos na Praia de Copacabana.[3]

Teve seu show escolhido para a Inauguração da Casa de Arte de Quissamã e para o aniversário da cidade de Petrópolis.

Sempre envolvidas com ações sociais, sejam voltadas para a Sociedade Viva Cazuza ou na sua Lona Cultural, Sandra está sempre participativa.

Em 2003, também desenvolveu, com a atriz Danielle Suzuki, a ação social “Natal + Colorido”, quando arrecadavam brinquedos e livros para distribuição em comunidades carentes, feita por ela.

Nos últimos anos, tem apoiado o projeto de música com crianças e adolescentes do CCC (Centro Cultural Cartola) na montagem da turma de flautas. Apoia ativamente ações da “CUFA” como o lançamento “Falcão – Mulheres do tráfico”.

No final de 2008, fez alguns shows marcantes pelo caráter social, o show promovido pela Rede Globo, “Natal Sem Fome dos Sonhos” – parte do movimento Ação da Cidadania contra a Fome – e o show “Natal Alles Blau Blu”, quando reuniu alguns artistas em uma apresentação em Blumenau para ajudar às vítimas das enchentes.

Em 2009, Sandra inicia o ano priorizando a continuação do processo de pesquisa e gravação do seu álbum, esteve direto em estúdio nas férias, fazendo sempre paralelos com a agenda de shows.

Depois, seguiu pelo Brasil, entre shows e eventos diversos.

27 de Agosto — Sandra de Sá – 1955 – 62 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Torcedora do Flamengo.

Torcedora do Flamengo[10], Sandra declarou em uma entrevista para a SporTV, que, no dia em que o Flamengo decidia o Campeonato Brasileiro de 1992 contra o Botafogo, ela estava em São Paulo, e, ao ver, na televisão, a grade de proteção da arquibancada do setor destinado à torcida do Flamengo quebrar e vários torcedores despencarem sobre outras tantas pessoas que estavam na geral, que sua primeira reação foi levantar da cadeira e fazer um gesto de tentar agarrar as pessoas que caíam, como se realmente fosse possível.

Em janeiro de 2010, dividiu-se entre os ensaios das Escolas de Samba do Rio (Mangueira) e São Paulo (Leandro de Itaquera).

Em fevereiro, na semana de lançamento para as lojas do seu álbum AfricaNatividade – Cheiro de Brasil (Universal Music em parceria com a Nega Produções), Sandra sentiu algumas dores e foi internada, no Hospital São Lucas, com diagnóstico de diverticulite[11] mas recebeu alta após 5 dias.

Foi uma das homenageadas por uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, a Mangueira, sob o enredo “Mangueira É Música do Brasil”, no 6º Setor – “Tropicália”, tendo uma ala sobre os Festivais de Música com a fantasia “Demônio Colorido”, nome da composição de Sandra que ela “defendeu” no Festival da TV Globo MPB 80, assim Sandra veio ao lado de Milton Nascimento no carro alegórico que representa os Festivais de Música e a Tropicália.

Já no Carnaval de São Paulo, estreou como intérprete oficial da Leandro de Itaquera, ao lado de Betto Muniz.

Apesar de a escola ter tido problemas durante o desfile, como carros quebrados, que levaram a um resultado bastante ruim na apuração, levando a escola a descer do Grupo Especial, a participação especial de Sandra foi um dos pontos altos durante a passagem da Leandro pelo Sambódromo do Anhembi.

Prêmios

  • Troféu Imprensa: Melhor Música: Solidão (1987)
  • Prêmio Sharp: Melhor Cantora (1988)
  • Prêmio Sharp: Melhor Disco (1988)
  • Troféu Imprensa: Melhor Cantora (1990)
  • Prêmio Sharp: Melhor Cantora (1993)
  • Prêmio Sharp: Melhor Cantora (1995)
  • Prêmio Sharp: Melhor Música: Sozinha (1996)
  • 16º Prêmio da Música Brasileira: Melhor Cantora de Pop/Rock (2005)

Discografia

Álbuns de estúdio

Coletâneas

Álbuns ao vivo

Participações

  • “Um Barzinho e um Violão” (2002)
  • “Tudo é Festa”, MC Marcinho (2011)

Videografia

  • Música Preta Brasileira (2006)

CITAÇÃO

Sandra de Sá – Legado afro-brasileiro

“Você ri da minha roupa.
Você ri do meu cabelo.
Você ri da minha pele.
Você ri do meu sorriso.

A verdade é que você.
Tem sangue crioulo.
Tem cabelo duro.
Sarará crioulo.”

Sandra de Sá, interpretando composição de Macau. / Fonte: Vagalume

Sandra de Sá

Sandra Cristina Frederico de Sá

(Rio de Janeiro, 27 de agosto de 1955)

62 Anos

sandradesa.com.br

facebook.com

youtube

4 ▒ ACONTECIMENTOS

1828 – Reconhecimento do Brasil à independência do Uruguai, que outrora fora a Província Cisplatina.


1914 – Lançado Tarzan dos Macacos, de Edgar Rice Burroughs, o livro de estréia do herói que ainda menino foi adotado por um primata.


  • 1945 – Entrada do exército americano no Japão depois que o imperador Hirohito anunciou a rendição do país.

1955 – Lançado o Livro Guinness dos Recordes, inicialmente como brinde aos consumidores da cerveja Guinness.


1965 – Criado no Rio de Janeiro o MIS (Museu da Imagem e do Som).


1971 – Adotada a bandeira da Nicarágua.


1991 – A Moldávia declarou sua independência da URSS.


  • 2001 – O Congresso Nacional do Peru aprova a suspensão da imunidade parlamentar do ex- presidente Alberto Fujimori, que passaria a responder por crimes contra a humanidade.

2003Marte atinge a menor distância da Terra em quase 60 mil anos, passando a aproximadamente 55 768 006 km.

5 ▒ FALECIMENTOS

1576Ticiano ▒ Ticiano Vecellio ou Vecelli (em italiano: Tiziano Vecellio; Pieve di Cadore, c. 1473/1490 — Veneza, 27 de agosto de 1576) foi um dos principais representantes da escola veneziana no Renascimento antecipando diversas características do Barroco e até do Modernismo.


1963W. E. B. Du Bois ▒ William Edward Burghardt “W. E. B.” Du Bois (Great Barrington, 23 de fevereiro de 1868Acra, 27 de agosto de 1963) [1] foi um sociólogo, historiador, ativista, autor e editor. O racismo foi o principal alvo das polêmicas de Du Bois, tendo protestado fortemente contra o linchamento, leis de Jim Crow e discriminação na educação e no emprego. A sua causa incluiu pessoas de cor em todos os lugares, especialmente africanos e asiáticos em suas lutas contra o colonialismo e o imperialismo. Ele era um defensor do pan-africanismo[5]


1967Brian Epstein ▒ Brian Samuel Epstein (Liverpool, 19 de setembro de 1934Londres, 27 de agosto de 1967) foi um empresário musical britânico que se tornou famoso ao empresariar os Beatles[1]. Brian também empresariou outras bandas de rock menos famosas como Gerry & The Pacemakers, Billy J. Kramer and the Dakotas e a cantora Cilla Black.


1974Lupicínio Rodrigues ▒ Lupicínio Rodrigues (Porto Alegre, 16 de setembro de 1914 — Porto Alegre, 27 de agosto de 1974) foi um cantor e compositor brasileiro. Lupe, como era chamado desde pequeno, compôs marchinhas de carnaval e sambas-canção, músicas que expressam muito sentimento, principalmente a melancolia por um amor perdido. Foi o inventor do termo dor-de- cotovelo.

1975Haile Selassie ▒ Haile Selassie[1][2][3][4] GCTEGCBTO (também grafado Hailé Selassié); em ge’ez: ኃይለ፡ ሥላሴ, “Poder da Trindade[5]; Ejersa Goro, 23 de julho de 1892Adis Abeba, 27 de agosto de 1975), nascido Tafari Makonnen e posteriormente conhecido como Rás Tafari, foi regente da Etiópia de 1916 a 1930 e imperador daquele país de 1930 a 1974. É considerado o símbolo religioso do Deus encarnado por alguns que interpretam dessa forma entre os adeptos do movimento rastafári,


1990Stevie Ray Vaughan ▒ Stephen “Stevie” Ray Vaughan (Dallas, 3 de outubro de 1954East Troy, 27 de agosto de 1990) foi um guitarrista, cantor e compositor de blues elétrico norte-americano. Era o líder da Double Trouble. Foi uma importante figura do Texas blues, um estilo musical caracterizado pelo swing e pela fusão do blues com o rock. Tornou-se um dos principais músicos do blues rock. Foi indicado a doze Grammys, vencendo seis.


1990Afonso Arinos de Melo Franco ▒ Afonso Arinos de Melo Franco GCC (Belo Horizonte, 27 de novembro de 1905Rio de Janeiro, 27 de agosto de 1990) foi um jurista, político, historiador, professor, ensaísta e crítico brasileiro.[1] Destaca-se pela autoria da Lei Afonso Arinos contra a discriminação racial em 1951. Ocupou a Cadeira 25 da Academia Brasileira de Letras.


1999Hélder Câmara ▒ Dom Hélder Pessoa Câmara OFS (Fortaleza, 7 de fevereiro de 1909Recife, 27 de agosto de 1999) foi um bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e grande defensor dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil



Dom Hélder pregava uma Igreja simples, voltada para os pobres, e a não- violência.

Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o brasileiro por mais vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz, com quatro indicações.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

1883 – Explosão de vulcão extingue a ilha de Krakatoa na Indonésia, com um saldo de 36 mil mortos. Krakatoa era localizada entre as ilhas de Sumatra e Java.

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

27

Americana (SP)

27

Candói (PR)

27

Correntes (PE)

27

Ielmo Marinho (RN)

27

Imaruí (SC)

27

Itobi (SP)

27

Matão (SP)

27

Mauriti (CE)

27

Minador do Negrão (AL)

27

Palestina (AL)

27

Santa Cruz de Goiás (GO)

27

Santa Quitéria (CE)

27

São Vicente Ferrer (MA)

Americana – SP

142 Anos

27 de agosto de 1875

americana.sp.gov.br

Americana é um município da Microrregião de Campinas, na Mesorregião de Campinas, no estado de São Paulo, no Brasil.

Em 2011, sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 212 971 habitantes,[8] sendo que, em 2010, era o 34º município mais populoso do estado de São Paulo e o terceiro mais populoso da Região Metropolitana de Campinas.

Localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 126 quilômetros.

Ocupa uma área de 133,630 quilômetros quadrados, sendo que 50,750 quilômetros quadrados estão em perímetro urbano e os 82,88 quilômetros quadrados restantes constituem a zona rural.[7] 

A sede tem uma temperatura média anual de 21,8 graus centígrados.

Na vegetação original do município, predomina a mata atlântica.

Com uma taxa de urbanização da ordem de 98 por cento, o município contava, em 2009, com 80 estabelecimentos de saúde.

27 de Agosto — Prefeitura — Americana (SP) — 142 Anos em 2017.

O seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,840, considerando-se assim como elevado em relação ao resto do país, sendo o 19° maior índice de desenvolvimento humano do estado.[8]

Americana faz parte do chamado “Complexo Metropolitano Expandido, que ultrapassa os 29 milhões de habitantes e que compõe aproximadamente 75 por cento da população do estado.

As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul.[9]

Foi povoada majoritariamente por luso-brasileiros, escravizados afro-brasileiros, imigrantes estadunidenses e, mais tarde, também por italianos, cujos descendentes, os ítalo-brasileiros, chegaram a formar o maior grupo étnico.

Houve uma razoável imigração de norte-americanos àquela região, que se tornou a famosa por estes.

Quando chegou a estrada de ferro, a estação foi chamada de “Villa dos Americanos”, tamanho o destaque dos norte- americanos.

Os imigrantes trouxeram avanços nas atividades agrícolas e a descoberta da indústria têxtil como vocação econômica americanense, sendo que, ainda hoje, é uma importante fonte de renda, juntamente com outros ramos da indústria e do comércio.

No setor cultural, destacam-se espaços culturais como o Teatro de Arena Elis Regina, o Teatro Municipal de Americana e o Museu de Arte Contemporânea de Americana.

27 de Agosto — Basílica Santuário de Santo Antônio de Pádua, no centro da cidade — Americana (SP) — 142 Anos em 2017.

A Igreja Matriz de Santo Antônio, construída entre 1950 e 1977 em estilo neoclássico, é um dos principais monumentos religiosos tanto de Americana quanto da Região Metropolitana de Campinas.

História

Os primeiros registros sobre a ocupação do território de Americana datam do final do século XVIII quando Domingos da Costa Machado I adquiriu uma sesmaria da coroa entre os municípios de Vila de São Carlos (atual Campinas) e Vila Nova da Constituição (atual Piracicaba e posteriormente Santa Bárbara d’Oeste).

Nesta região foram formadas várias fazendas e pequenas propriedades rurais, sendo as principais delas a Fazenda Salto Grande, a Machadinho e a Palmeiras.

27 de Agosto — Parque Ecológico — Americana (SP) — 142 Anos em 2017.

Em 1866, as terras da região começaram a ser efetivamente povoadas por imigrantes norte-americanos sulistas, que após o fim da Guerra Civil Americana se refugiaram na região.

O primeiro a chegar foi o coronel William Hutchinson Norris, advogado e ex-senador pelo estado do Alabama, que se instalou em terras próximo a casa sede da Fazenda Machadinho e do Ribeirão Quilombo.

Em 1867 o resto de sua família chega ao Brasil acompanhado de dezenas de outras famílias de confederados, que aqui se instalaram para refazerem suas vidas como agricultores.

Estas famílias se instalaram em vários pontos da região da Vila de Santa Bárbara, trazendo novas técnicas de cultivo, como o arado e o trole, e também a espécie de melancia conhecida como “Cascavel da Geórgia”. [10]

Surgimento da vila

O surgimento da vila que originou Americana é controverso, mas pode-se enumerar uma série de fatores que contribuíram para isso.

O principal deles, sem dúvida, foram as obras de prolongamento da linha tronco da Cia. Paulista e a construção da Estação de Santa Bárbara.

Foi decidido que a estação seria construída defronte com a casa-sede da Fazenda Machadinho, de propriedade de Basílio Bueno Rangel.

Século XX

A Vila dos Americanos

A pequena vila formada ao redor da estação não tinha um nome oficial.

Este fato gerou um grande problema para os seus moradores, que tinham dificuldades para se corresponderem.

27 de Agosto — A Villa Americana em 1906 — Americana (SP) — 142 Anos em 2017.

As cartas eram destinadas a “Vila da Estação de Santa Bárbara”, mas eram entregues na “Vila de Santa Bárbara”, e acabavam sendo perdidas, numa época em que este era o principal, senão o único, meio de comunicação das pessoas.

Em 1900, a Cia. Paulista decide mudar seu nome para Estação de “Villa Americana”.[14]

Este nome foi escolhido por causa dos americanos confederados que moravam na vila.

Logo a vila ficou conhecida pela consagração popular como “vila dos americanos” ou “vila americana”.

Em 1901, a falida Fábrica de Tecidos Carioba é arrematada em um leilão pelo Comendador alemão Franz Müller, em associação com seu irmão Hermann Theodor, e com o capitalista inglês Rawlinson.[14]

A emancipação

Após a elevação da vila à categoria de distrito, viu-se um rápido desenvolvimento.

Em 12 de novembro de 1924, foi criado o Município de Villa Americana,[18][19] composto de dois distritos: o de Villa Americana e o de Nova Odessa, que mais tarde daria origem ao município de Nova Odessa.[14]

27 de Agosto — Foto aérea da cidade — Americana (SP) — 142 Anos em 2017.

Região Metropolitana

Ver artigo principal: Região Metropolitana de Campinas

O intenso processo de conurbação atualmente em curso na região vem criando uma metrópole cujo centro está na cidade de Campinas, atingindo vários municípios, como Sumaré, Indaiatuba, Hortolândia, Santa Bárbara d’Oeste, Valinhos, Itatiba e Paulínia, além de Americana.

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) foi criada pela lei complementar estadual 870, de 19 de junho de 2000, e atualmente é constituída por 19 municípios, sendo a nona maior aglomeração urbana do Brasil, com 2 798 477 habitantes.[8]

27 de Agosto — Complexo Industrial Carioba, construído no final do século XIX, uma das primeiras fábricas têxteis do estado de São Paulo — Americana (SP) — 142 Anos em 2017.

É uma das mais dinâmicas no cenário econômico brasileiro e representa 2,7% do Produto Interno Bruto nacional e 7,83% do produto interno bruto paulista, ou seja, cerca de 77,7 bilhões de reais por ano.[23]

Americana faz parte do chamado “Complexo Metropolitano Expandido“, que ultrapassa os 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75 por cento da população do estado paulista inteiro.

As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira megalópole (ou macrometrópole) do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam mais de 12% da população brasileira.[9]

Clima

O clima de Americana é tropical de altitude (tipo Cwa segundo Köppen),[29][30] com diminuição de chuvas no inverno e temperatura média anual de 21,8 °C, tendo invernos secos e amenos (raramente frios de forma demasiada) e verões chuvosos com temperaturas moderadamente altas.

Economia

O Produto Interno Bruto (PIB) de Americana é o quarto maior da Região Metropolitana de Campinas, o vigésimo maior do estado de São Paulo e o 75 de todo o país.[6]

27 de Agosto — Foto aérea da cidade — Americana (SP) — 142 Anos em 2017.

De acordo com dados do IBGE, relativos a 2009, o PIB do município era de R$ 6 126 171 mil.[6] 754 640 mil são de impostos sobre produtos líquidos de subsídios a preços correntes. [57]

O PIB per capita é de R$ 29 850,41[6] e em 2000 o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de renda era de 0,801, sendo que o do Brasil naquele ano era de 0,723.[38]

Transportes

Por via terrestre, o município possui fácil acesso às rodovias Anhanguera, dos Bandeirantes, Dom Pedro I e Luiz de Queiroz, além de estar ligado às rodovias de importância estadual e até nacional através de rodovias vicinais pavimentadas e com pista dupla. [91]

O Aeroporto Augusto de Oliveira, situado na cidade, possui pista asfaltada, iluminada para voos noturnos, com balizamento e dimensões de 1100×18 metros. [92]

Ainda há um terminal rodoviário, fornecendo saídas para vários destinos do estado de São Paulo ou do país.[93]

A Secretaria de Transporte e Sistema Viário (Setransv) é o órgão responsável por coordenar o transporte público do município.[94]

27 de Agosto — Biblioteca Municipal — Americana (SP) — 142 Anos em 2017.

Educação

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) médio entre as escolas públicas de Americana era, no ano de 2009, de 5,5; valor acima ao das escolas municipais e estaduais de todo o Brasil, que é de 4,0%.[62]

O valor do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da educação era de 0,928 (classificado como muito elevado), enquanto o do Brasil é 0,849.[38]

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s