25 de Agosto – Fernanda Takai e Chapecó (SC) – 2017

☺ CAPA – Fernanda Takai 46 Anos

▒ CIDADE – Chapecó (SC) 100 Anos

▒ ANIV. – Leonard Bernstein • Sean Connery • Tom Skerritt • Frei Betto • Tony Ramos • Gene Simmons • Elvis Costello • Tim Burton • Blair Underwood • Soninha Francine • Claudia Schiffer

▒ FATOS – Uruguai • Roma 1960 • Zimbabwe • Voyager 1 e 2 • Bielorrúsia • Schumacher

▒ ÓBITOS – David Hume • Friedrich Nietzsche • Truman Capote • Aaliyah • Neil Armstrong • Gilmar dos Santos Neves

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1930 — Sean Connery ▒ Sir Thomas Sean Connery Kt. (Edimburgo25 de agosto de 1930) é um renomado ator britânico, nascido na Escócia.[1][2] É famoso desde a década de 1960 pelo papel no cinema do agente secreto do MI6 britânico, James Bond, criado pelo escritor Ian Fleming.

Tippi Hedren, Alfred Hitchcock e Sean Connery, na gravação de ‘Marnie’, de 1964.

Connery construiu uma sólida carreira cinematográfica após deixar o personagem de 007 em 1971, estrelando filmes importantes e populares nos anos seguintes como The Man Who Would Be King (br: O Homem que Queria Ser Rei), Der Name der Rose (br: O Nome da Rosa), Indiana Jones and the Last Crusade (Indiana Jones e a Última Cruzada), The Untouchables (Os Intocáveis, pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante) e The Hunt for Red October (br: Caçada ao Outubro Vermelho), entre outros.


1918 — Leonard Bernstein ▒ Leonard Bernstein (IPA[ˈbɝːnstaɪn];[1] Lawrence25 de agosto de 1918 – Nova Iorque14 de outubro de 1990) foi um maestrocompositor, e pianista americano. Vencedor de vários Emmys, Bernstein foi o primeiro compositor nascido nos Estados Unidos no século XX a receber reconhecimento mundial, ficando famoso na direção da Filarmônica de Nova York.


1933 — Tom Skerritt ▒ Thomas Roy Skerritt (Detroit25 de agosto de 1933) é um ator norte-americano que já apareceu em mais de quarenta filmes e mais de duzentos episódios de televisão desde 1962. Ele é mais lembrado por seus papéis nos filmes MASHAlienTop GunA River Runs Through It e Up in Smoke, e a série Picket Fences.


1944 — Frei Betto ▒ Carlos Alberto Libânio Christo, ou Frei Betto,[1] OP (Belo Horizonte25 de agosto de 1944) é um frade dominicano e escritor[2] brasileiro. Adepto da Teologia da Libertação, é militante de movimentos pastorais e sociais, tendo ocupado a função de assessor especial do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva entre 2003 e 2004. Foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero.


1948 — Tony Ramos ▒ Antônio de Carvalho Barbosa (Arapongas25 de agosto de 1948), mais conhecido como Tony Ramos, é um ator brasileiro[1] nacionalmente reconhecido. Ganhador de múltiplos prêmios nacionais e internacionais, foi indicado em 2011 ao Seoul International Drama Awards de Melhor Ator pelo seu trabalho em Passione[2].


1949 – Gene Simmons ▒ Gene Simmons, nome artístico de Chaim Weitz, (Tirat Carmel25 de agosto de 1949) é o vocalistabaixista e fundador da banda de hard rock Kiss. Simmons é mais conhecido pelo seu apelido “The Demon”. Junto com o também vocalista Paul Stanley, Simmons é o único membro remanescente da formação original da banda.

1954 — Elvis Costello ▒ Elvis Costello, nome artístico de Declan Patrick Aloysius MacManus (Londres25 de agosto de 1954) é um cantorcompositor e músico britânico. Ele teve participação nos primórdios do cenário pub rock britânico no meio dos anos 70, e mais tarde foi associado aos estilos de punk rock e new wave antes de se estabilizar como uma voz única e original nos anos 80.


1958 — Tim Burton ▒ Timothy “Tim” Willian Burton[1] (Burbank25 de agosto de 1958) é um cineasta norte-americano. Frequentemente, seus filmes acompanham os atores Johnny Depp e Helena Bonham Carter, com quem mantinha um relacionamento sério desde 2001 até 2014 e tem dois filhos. Além de Danny Elfman compondo a trilha sonora. Dentre suas obras, destaque para os filmes da franquia Batman (Oscar).


1964 — Blair Underwood ▒ Blair Erwin Underwood (Tacoma, Washington25 de agosto de 1958) é um ator e diretor de televisão, cinema e teatro americano.

Ele interpretou o juiz obstinado Jonathan Rollins no drama judicial da NBC LA Law por sete anos. Ele recebeu duas indicações para o Prêmio Globo de Ouro , três Prêmios NAACP Image e um Grammy Award.


1967 — Soninha Francine ▒ Sonia Francine Gaspar Marmo (São Paulo25 de agosto de 1967) é uma jornalista, apresentadora de televisão e política brasileira. Como vereadora na Câmara Municipal de São Paulo, defendeu temas ligados aos direitos dos LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros), jovens, esporte, cultura e acessibilidade.


1970 – Claudia Schiffer ▒ Claudia Schiffer (RheinbergNordrhein-Westfalen25 de agosto de 1970) é uma supermodelo alemã. Schiffer entrou para o Guinness Book como a modelo que fez mais capas de revistas em todo mundo.[2] Schiffer já apareceu em mais de 1000 capas de revista.[3] Claudia Schiffer foi colocada na terceira posição na lista das 20 modelos-ícones publicada pelo site Models.com.[4]

3 ▒ CAPA do DIA

Fernanda Takai

46 Anos

Fernanda Barbosa Takai (Serra do Navio25 de agosto de 1971) é uma musicista e cronista brasileira.

Embora ainda vocalista da banda mineira Pato Fu, Fernanda lançou-se em 2007 uma carreira solo com boa repercussão, chegando a gravar um disco em parceria com o ex-guitarrista do The PoliceAndy Summers, em 2012.

Além de cantar, Fernanda toca guitarra, violão e compõe para o Pato Fu.

Biografia

Primeiros anos

Embora nascida no Amapá, Fernanda vive desde os nove anos de idade em Belo Horizonte, onde iniciou sua carreira musical. Os avós paternos da cantora eram japoneses.

O seu avô materno era português e a avó alagoana.[1]

Desde pequena ouvia música, especialmente rock inglês e pop rock, embora tenha crescido, pela influência da família, com a MPB — um dos motivos de produzir um disco solo em homenagem a Nara Leão.[2]

Começou a ler gibis de Maurício de Sousa, depois Monteiro Lobato e Cecília Meireles.[3]

Formação

Fernanda Takai graduou-se em 1993 em Relações Públicas na Universidade Federal de Minas Gerais.

Segundo ela, se parasse sua carreira musical, exerceria a profissão.

Carreira musical e não só

Sua carreira musical começou quando ela entrou para a banda “Data Vênia”, onde permaneceu de 1988 até ao fim do grupo em 1992. Na banda “Fernanda e 3 do Povo”, assim como em “Data Vênia”, não lançou nenhum disco e não alcançou repercussão.

Entrou em 1991 para a banda “Sustados por 1 Gesto”, que veio a ser o embrião do Pato Fu.

No Pato Fu, Fernanda alcançou popularidade como artista, instrumentista e letrista.

O sucesso da banda acabou aparecendo no exterior. Além das canções em português, Fernanda grava com frequência canções em inglês e japonês, tendo já cantado também em francês e espanhol na discografia com o Pato Fu.

Em 2001, Takai entrou na lista das 10 melhores cantoras do mundo, realizada pela revista Time.[4]

A mesma revista realizou uma outra lista com as melhores bandas do planeta, onde o Pato Fu foi incluído ao lado de outros grupos, como RadioheadU2 e Portishead.[5]

Formada em Relações Públicas e Comunicação Social pela UFMG em 1993, foi sócia de uma empresa de comunicação visual, a DMJ (esta produziu a capa dos dois primeiros discos da banda).

No dia 15 de setembro de 2003, recebeu a Medalha de Honra da Universidade Federal de Minas Gerais em cerimônia realizada no auditório da Universidade[6][7].

Fora da música, Fernanda realiza postagens em blog e colabora com crônicas nos jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas.

Em novembro de 2007 lançou pela Panda Books seu primeiro livro, ”Nunca Subestime uma Mulherzinha”, uma reunião de crônicas e contos publicados nesses jornais.

Segundo Takai escreve no livro, “[…] a gente ainda alimenta algumas ideias moldadas por um certo movimento retilíneo uniforme bobo do nosso cérebro. Pra qualquer assunto temos lá nossas considerações a fazer. E um dos seres mais agraciados com opiniões dos outros somos nós, as mulherzinhas. E o pior: também fazemos parte dessa engrenagem e, de certa forma, nos sabotamos sem querer”.

Os textos são tidos como confessionais e humorísticos.

Associação Paulista de Críticos de Arte elegeu o solo Onde Brilhem os Olhos Seus — em que Takai canta canções do repertório de Nara Leão — como o melhor disco de MPB do ano de 2007.[8]

Sua maior característica ao lado do Pato Fu é a mistura entre o som da banda − com utilização de guitarras, efeitos eletrônicos, performances de baladas — e seu timbre de voz suave e bastante característico.

Em 2009, Fernanda gravou o registro ao vivo em DVD da turnê, intitulado de Luz Negra, que ganhou diversos prêmios, incluindo Melhor DVD.

Nesse show a cantora foi além do repertório de Nara Leão, interpretando também canções como Ben, de Michael JacksonOrdinary World, de Duran Duran, e 5 Discos, de autoria da própria cantora.

Com o Pato Fu, Fernanda regravou vários clássicos em 2010 tocados com instrumentos de brinquedo para disco Música de Brinquedo, ganhando grande receptividade do público.

Seu segundo livro foi lançado em 2011, chamado ”A Mulher Que Não Queria Acreditar”, reunindo 40 outros contos que foram originalmente publicados na coluna da escritora no Jornal Estado de Minas.

Segundo Fernanda, seus textos são produzidos em seu tempo livre de show da carreira solo ou com o Pato Fu.[9]

No mesmo ano, foi convidada para gravar duas canções em português da trilha sonora do filme Winnie The Pooh.

25 de Agosto — Fernanda Takai – 1971 – 46 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Andy Summers e Fernanda Takai.

Em 2012, é anunciada a parceria de Fernanda com Andy Summers, ex-integrante do The Police.

O guitarrista, além de produtor do disco, também compôs letras especialmente para a voz da cantora.

O projeto foi lançado no mesmo ano, sendo que o disco bilíngue possui cinco canções em português e seis em inglês.[10] 

Chegou a fazer uma participação especial em um show da banda Duran Duran, da qual sempre declarou ser muito fã, cantando junto ao vocalista da banda a canção Ordinary World — que também está em seu DVD solo Luz Negra.

No dia 30 de junho de 2012, Fernanda participou do programa Som Brasil, onde interpretou canções do Clube da Esquina[11].

“Aventuras de Alice no País das Maravilhas”

Em 2013, junto com o marido e parceiro de banda,John Ulhoa, compôs 27 canções para a trilha sonora do espetáculo “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, um dos três espetáculos que integraram a chamada “Trilogia do Mundo Moderno” do grupo de teatro de bonecos Giramundo.

Fernanda, além da trilha sonora, emprestou sua voz à personagem Alice no espetáculo.

A trilha deve ser lançada em CD.

Em 2014, após ganhar verba enviando seu projeto para a Natura Musical, Fernanda anuncia seu quarto disco solo, intitulado Na Medida do Impossível.

25 de Agosto — Fernanda Takai – 1971 – 46 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Fernanda Takai e Pitty.

No disco, ela conta com participações de artistas como Pitty (que compôs com a cantora a faixa Seu Tipo) e Samuel Rosa, com quem divide os vocais na canção Para Curar Essa Dor.

25 de Agosto — Fernanda Takai – 1971 – 46 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Fernanda Takai e Samuel Rosa.

Além de parcerias, como com o Padre Fábio de Melo, a cantora ainda assina a autoria de algumas das faixas do disco, como “Partida” e “Quase Desatento”. [12]

No mesmo ano, anunciou que lançaria, também, um disco de inéditas com sua banda, o Pato Fu.

25 de Agosto — Fernanda Takai – 1971 – 46 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Fernanda Takai e John Ulhoa.

Vida Pessoal

Fernanda é casada com John Ulhoa desde 1995.

25 de Agosto — Fernanda Takai – 1971 – 46 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Fernanda Takai em família, com a mãe Sílvia, a filha Nina e o marido John Ulhoa.

Os dois são bastante reservados quanto sua vida pessoal e não costumam dar muitos detalhes sobre isso.

25 de Agosto — Fernanda Takai – 1971 – 46 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Fernanda Takai, Nina e John Ulhoa.

Em 2003 o casal teve sua primeira e única filha, Nina Ulhoa Takai, que em 2010 emprestou sua voz em algumas faixas do disco Música de Brinquedo.[13]

Filmografia

Trabalhos na televisão

2002 – Ilha Rá-Tim-Bum …. Tim

2012 – Som Brasil … Ela Mesma

Discografia

Solo

Ano Detalhes do Álbum Singles
2007 Onde Brilhem os Olhos Seus

  1. “Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos”
  2. “Trevo de Quatro Folhas”
  3. “Insensatez”
  4. “Ta-Hi”
2010 Luz Negra

  1. “O Ritmo da Chuva”
2012 Fundamental

2014 Na Medida do Impossível

  1. “Seu Tipo”
  2. “Pra Curar Essa Dor (Heal the Pain)
  3. “Amar Como Jesus Amou”
  4. “Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme”

Com Pato Fu

25 de Agosto — Fernanda Takai – 1971 – 46 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Fernanda Takai e John Ulhoa.

Colaborações

  • “Telefone” – Isso É Amor – Ira! (1999)
  • “A Mais” – Herbert Vianna (2000)
  • “O Ritmo da Chuva” – Um Barzinho, Um Violão: Jovem Guarda (com Rodrigo Amarante)
  • Renato Russo – Uma Celebração Multishow – Ao Vivo (DVD; 2005)
  • “Amuo” – Clã (2007)
  • “Adeus Sofia” – Dance of Days – A Valsa de Águas Vivas (2004)
  • “Brazil, Capital Buenos Aires” – Estudando a Bossa – Tom Zé (2008)
  • “Maracaturama” – Projecto Fuga (2008)
  • “Boas Razões” – Zélia Duncan (2009)
  • “Like a Lover” (O Cantandor) – Duetos – Renato Russo (2010)
  • “O Bosque dos Cem Acres” (Winnie The Pooh – Trilha Sonora; 2011)
  • “Uma Coisa Muito Importante Para Se Fazer” (Winnie The Pooh – Trilha Sonora; 2011)
  • “Pimenta Com Sal” – Treme – Gaby Amarantos (2012)
  • “Fui Eu” – Mais Forte que o Tempo (2013)
  • “Okinawa” – Silva (2014)

Videografia

DVDs solo

  • 2009: Luz Negra

DVDs com Pato Fu

CITAÇÃO

Fernanda Takai – O que os diferenciados causam

“Ser diferente é atrair olhares e pensamentos que a gente sente como espinhos.”

Fernanda Takai / Fonte: Pensador

Fernanda Takai

Fernanda Barbosa Takai

(Serra do Navio25 de agosto de 1971)

46 Anos

facebook.com/fetakai

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1825 — O Uruguai se proclama independente do Império do Brasil



1960 — Iniciam-se os Jogos Olímpicos de Verão de 1960, em Roma


  • 1961 — Presidente brasileiro Jânio Quadros renuncia ao cargo sete meses após assumir. As justificativas para a atitude seriam forças ocultas. João Goulart, seu vice, assume o cargo.
  • 1967 — Argentina publica a lei que priva os comunistas nacionais de trabalhar em postos públicos.

1980 — O Zimbabwe é admitido na ONU.



1989 — Depois de uma viagem de 12 anos no espaço, a sonda Voyager 2 chega a Netuno



1991 – Bielorrúsia declara sua independência da URSS.


1991 – O alemão Michael Schumacher estreia na Fórmula 1 no GP da Bélgica.[1]



2012 — Provável data em que a sonda Voyager 1 se tornou o primeiro objeto construído pelo homem a sair do Sistema Solar


  • 2016 — É anunciada a descoberta de uma “galáxia fantasma” com 99,99% de matéria negra. [2]

5 ▒ FALECIMENTOS

1776 — David Hume ▒ David Hume (Edimburgo7 de maio (ou 26 de abrilAntigo) de 1711 – Edimburgo25 de Agosto de 1776) foi um filósofohistoriador e ensaísta britânico nascido na Escócia que se tornou célebre por seu empirismo radical e seu ceticismo filosófico. Ao lado de John Locke e George Berkeley, David Hume compõe a famosa tríade do empirismo britânico.


1900 — Friedrich Wilhelm Nietzsche ▒ Friedrich Wilhelm Nietzsche (RöckenReino da Prússia15 de outubro de 1844 — WeimarImpério Alemão25 de agosto de 1900) foi um filósofofilólogocrítico culturalpoeta e compositor prussiano do século XIX, nascido na atual Alemanha.[1] Ele escreveu vários textos críticos sobre a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção por metáforaironia e aforismo.


1984 — Truman Capote ▒ Truman Streckfus Persons, mais conhecido como Truman Capote (Nova Orleans30 de setembro de 1924 — Los Angeles25 de agosto de 1984) foi um escritorroteirista e dramaturgonorte-americano, escritor de vários contosromances e peças teatrais, reconhecidas como clássicos literários, incluindo a novela Bonequinha de Luxo (1958). Foi o pioneiro do jornalismo literário com A Sangue Frio (1966), classificado por ele como um romance de não-ficção.

2001 — Aaliyah ▒ Aaliyah Dana Haughton (Nova Iorque16 de janeiro de 1979 — Marsh Harbour25 de agosto de 2001) foi uma cantora de R&Bcompositoraprodutoradançarinaatriz e modelo dos Estados Unidos. Aaliyah participou de 2 filmes e lançou 3 álbuns em vida, tendo conseguido 5 nomeações ao Grammy Awards, Aaliyah vendeu mais de 32 milhões de discos no mundo sendo 9 milhões somente nos EUA, a cantora morreu em 2001 em um acidente aéreo causado por excesso de carga do avião.


2012 — Neil Armstrong ▒ Neil Alden Armstrong (Wapakoneta5 de agosto de 1930 — Cincinnati25 de agosto de 2012) foi um astronauta dos Estados Unidospiloto de testes, engenheiro aeronáutico e aviador naval que escreveu seu nome na história do século XX e da Humanidade ao ser o primeiro homem a pisar na Lua, como comandante da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969.[1]


2013 — Gilmar dos Santos Neves ▒ Gylmar dos Santos Neves, mais conhecido como Gilmar (Santos22 de agosto de 1930 — São Paulo25 de agosto de 2013) , foi um futebolista brasileiro que atuava como goleiro, bicampeão mundial pela Seleção Brasileira. Foi a inspiração daquele que é considerado o maior goleiro de todos os tempos, Lev Yashin.[2]

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

25

Barretos (SP)

25

Chapada Gaúcha (MG)

25

Chapecó (SC)

25

Guadalupe (PI)

25

Herval d’Oeste (SC)

25

Joaçaba (SC)

25

Joaquim Gomes (AL)

25

Luzerna (SC)

25

Miracema do Tocantins (TO)

25

Nazário (GO)

25

Porangatu (GO)

25

Redenção da Serra (SP)

25

Rio Pomba (MG)

Chapecó (SC)

100 Anos

25 de agosto de 1917

chapeco.sc.gov.br

Chapecó é um município brasileiro localizado no estado de Santa Catarina.

Sendo uma Cidade média com uma população estimada em 209 553 habitantes, no centro de uma região com mais de 2 000 000 de habitantes.[7]

Está entre as cinco cidades mais importantes do estado. Pertence à Microrregião de Chapecó e à Mesorregião do Oeste Catarinense e é sede da Região Metropolitana de Chapecó.

A cidade possui um elevado Índice de Desenvolvimento Humano (0,790)[8] entre os municípios brasileiros.

Ostenta os títulos de “Capital da agroindústria“, “Capital do Oeste” e “Capital de turismo de negócios“.

Foi totalmente planejada, e seu traçado é em forma de xadrez.

ÍNDIO CONDÁ – Criança representa a mascote do time em homenagem às vítimas do voo da Chapecoense — Chapecó (SC) — 100 Anos em 2017.

Chapecó ficou mundialmente conhecida após o acidente aéreo envolvendo a Associação Chapecoense de Futebol[9] e exerce significativa influência na Região Sul do Brasil, seja do ponto de vista econômicocultural ou político.[10]

Também é um polo universitário, atraindo estudantes de todo o Brasil.

As principais universidades são a Universidade Federal da Fronteira SulUniversidade Comunitária Regional de Chapecó e a Universidade do Oeste de Santa Catarina.

25 de Agosto — Foto aérea da Catedral Santo Antônio — Chapecó (SC) — 100 Anos em 2017.

Etimologia

A raiz etimológica do município é controversa.

Segundo Lucas Boiteux, o topônimo vem da língua caingangue e é composto dos radicais echa, “vista, avistamento”, apé “caminhar” e , “roça”, isto é, “pequeno local onde é avistado o caminho da roça”.[11]

Uma outra versão similar, é uma afirmação de que eçá, cujo significado é “olhos, vista” e pecó, cujo significado é frequente, isto é, o que é frequentemente avistado.[11]

Por sua vez, Telêmaco Borba foi defensor da ideia de uma outra seguinte raiz etimológica: cha, cachoeira, embetcó, modo de caça noturna aos ratos com fachos, isto é, cachoeira onde são noturnamente caçados ratos com fachos, isto é, cachoeira onde são noturnamente caçados ratos, com fachos luminosos.[11]

25 de Agosto — Prédios na região central da cidade — Chapecó (SC) — 100 Anos em 2017.

História

Origens, disputas territoriais e tratados internacionais

Datam da metade do século XVII, as primeiras viagens pela região.

Os mamelucospaulistas dirigindo-se para as povoações indígenas (construídas sob organização dos jesuítasespanhóis), caçavam indígenas para transformá-los em escravos.[12]

25 de Agosto — Catedral Santo Antônio — Chapecó (SC) — 100 Anos em 2017.

Entre 1943 e 1946, Chapecó, que então abrangia inteiramente o oeste do estado, pertencia ao Território do Iguaçu.[13]

Logo depois do Acordo de Limites entre o Paraná e Santa Catarina a 20 de outubro de 1916, Chapecó entregou-se a Santa Catarina.[13][12]

Antes o nome da cidade “Chapecó”, como é de origem indígena seu nome era escrito: Xapecó, mas como tempo o governo da cidade preferiu mudar o X para CH e assim ficou até os dias de hoje.

25 de Agosto — Prédios na região central da cidade — Chapecó (SC) — 100 Anos em 2017.

Formação administrativa e história recente

Foi elevado à categoria de município, por meio da Lei nº 1147, de 25 de agosto de 1917.

O município foi instalado em 14 de novembro do mesmo ano, porém, a sede municipal andou em garupas de tropas, sendo estabelecida ora em Passo dos Índios (Chapecó), demais vezes em Xanxerê e Passo Bormann.

Somente em 1931 fixou-se definitivamente, onde atualmente está assentada a cidade.[13]

Dessa data em diante, a chegada de gaúchos (acima de tudo descendentes de italianos e alemães), incrementou o povoamento de Chapecó,[13] então com uma área de grande extensão territorial e que atualmente se reduziu a quase 1 000 km².[13]

25 de Agosto — Rádio Chapecó – Festa de 2009 — Chapecó (SC) — 100 Anos em 2017.

As principais atividades econômicas do município são a agricultura, a indústria, a madeira e a pecuária, fazendo de Chapecó, um dos municípios com maior populaçãoPIB e IDH de Santa Catarina.[13]

Até os últimos dias de 1953, Chapecó era um grande município, com área passando além dos 14 000 km².[13]

Sua história é a verdadeira história do oeste de Santa Catarina, do qual é “capital regional”, também por conter, de alguns anos, uma espécie de sub-governo, a Secretaria de Estado dos Negócios do Oeste.[13]

25 de Agosto — Foto aérea— Chapecó (SC) — 100 Anos em 2017.

Clima

  • Clima: úmido mesotérmico
  • Precipitação pluviométrica: 1 650 mm/ano
  • Umidade relativa do ar compensada: 73,5%
  • Temperatura média anual compensada: 19 °C
  • Geadas: maio a agosto (tardias em setembro)

Economia

O município de Chapecó possui 209 553 habitantes e aproximadamente 400 000 habitantes na Região Metropolitana de Chapecó,[32] sendo a cidade polo desta região do estado, onde existem cerca de duzentos municípios, que juntos somam mais de 2 milhões de habitantes.

Seu parque industrial é diversificado, sendo que os setores que mais se destacam o metalmecânico (que vem se especializando na produção de equipamentos para frigoríficos), o de plásticos e embalagens, transportes, móveis, bebidas, software e biotecnologia.

A construção civil e o comércio são também importantes fonte de renda.

Infraestrutura

Chega-se a Chapecó pelas rodovias BR-282BR-480 e BR-283 e SC-468.

Para a entrada no centro e nos bairros próximos, é utilizada a rua Plínio Arlindo de Nês, que, atualmente, está em fase de duplicação.

A cidade contará com um dos maiores e mais importantes aeroportos da Região Sul do Brasil, que está em fase de construção.

25 de Agosto — Terminal Rodoviário — Chapecó (SC) — 100 Anos em 2017.

Terminal Rodoviário

Conta, também, com confortável rodoviária com linhas para todas as cidades catarinenses e principais cidades brasileiras.

Dispõe de atendimento 24h e tem como principais empresas operantes.

Aeroporto Municipal

Aeroporto Municipal Serafin Enoss Bertaso está em vias de internacionalização, recebendo cerca de 450 000 passageiros por mês, transportando cerca de noventa toneladas de mercadorias e movimenta cerca de 750 aeronaves mensalmente.

25 de Agosto — Aeroporto Serafim Bertaso — Chapecó (SC) — 100 Anos em 2017.

Destaca-se o Distrito Industrial Flávio Baldissera, com área de 484 mil m² e o Recinto Especial de Despacho Aduaneiro para Exportação, que é um porto seco voltado para agilizar o processo de exportação de bens do município e região.

Esportes

Chapecó conta com boas áreas para práticas desportivas.

A cidade já se destacou no cenário nacional com grandes atletas e equipes de ciclismo,vôlei, atletismo, handebol, xadrez, natação, judô, etc.

A equipe de futsal da cidade disputa a liga nacional.

25 de Agosto — Meia Maratona — Chapecó (SC) — 100 Anos em 2017.

A cidade conta ainda com um dos melhores autódromos de terra do estado de Santa Catarina e sedia duas etapas do estadual de automobilismo e eventos automobilísticos regionais.

Futebol

O futebol é a grande paixão dos chapecoenses.

Associação Chapecoense de Futebol, conhecida entre seus torcedores como furacão do oeste, Chape e verdão, equipe pentacampeã catarinense, tem como último título o Campeonato Catarinense de Futebol de 2017 – Série A.

Tem, como sede, a Arena Condá, maior estádio do estado de Santa Catarina, com capacidade para mais de 22 000 pessoas, localizada na Zona Leste da cidade.

Arena Condá

Em 2008, o Estádio Regional Índio Condá foi remodelado, com a demolição de suas alas e a construção de novas alas.

Esse processo se deu por etapas. A última etapa foi finalizada em 2014.

25 de Agosto — Arena Condá, palco das partidas do Chapecoense — Chapecó (SC) — 100 Anos em 2017.

A equipe, em uma ascensão significativa,[43] depois de três anos consecutivos na Série C do Campeonato Brasileiro (2010, 2011 e 2012), alcançou a segunda divisão em 2013, tendo sido classificada para disputar o Brasileirão da Série A em 2014, se mantendo na elite até os dias atuais.

Atualmente a equipe está entre os melhores times da América do Sul, tendo alcançado às quartas-de-final da Copa Sul-Americana de 2015 e conquistado vaga para a final da Copa Sul-Americana de 2016, duas excelentes campanhas em dois anos consecutivos.

25 de Agosto — Vítimas da queda do avião — Chapecó (SC) — 100 Anos em 2017.

Acidente aéreo

No dia 29 de novembro de 2016, a equipe da Associação Chapecoense de Futebol sofreu um acidente aéreo na Colômbia, a caminho do jogo mais importante de sua história, em que 71 membros da equipe, incluindo jogadores e comissão técnica, faleceram, além de profissionais de imprensa e tripulantes.[44]

25 de Agosto — Missa pelas vítimas de queda de avião — Chapecó (SC) — 100 Anos em 2017.

Uma onda de comoção se abateu no futebol mundial, rendendo homenagens ao clube, inclusive do Atlético Nacional, clube com o qual disputaria a final, que cedeu o título à equipe catarinense.[45]

Turismo

O município é polo turístico com dezenas de opções para diversão, com destaque para o tradicionalismo, monumentos, eventos, natureza e agroturismo. Conta com uma moderna infraestrutura hoteleira e gastronômica.

Vida noturna e eventos

Por ser uma das principais cidades do Sul do Brasil, e conter um número significativo de jovens devido às universidades, Chapecó hoje conta com diversas opções de clubes e evento.

A cidade realiza, periodicamente, importantes eventos, destacando-se as feiras especializadas ou multissetoriais.

25 de Agosto — Vista panorâmica da cidade — Chapecó (SC) — 100 Anos em 2017.

Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves é reconhecido como um dos melhores parques de exposições do Sul do País e o maior de Santa Catarina.

Possui uma área de 210 mil m², que, aliado à boa estrutura de hotéis e restaurantes da cidade, viabiliza eventos durante todo o ano.

Pontos Turísticos

Monumento O Desbravador

Situado no perímetro urbano, foi inaugurado em 25 de Agosto de 1981 com o objetivo de homenagear os primeiros desbravadores que colonizaram e construíram o município.

25 de Agosto — Estátua ‘O Desbravador’ — Chapecó (SC) — 100 Anos em 2017.

Ecoparque

Ecoparque é um dos seis parques públicos do município. Localizado na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao 2º Batalhão da Polícia Militar, trata-se de um parque para caminhadas, outros exercícios físicos e recreação.

Outros pontos de interesse turístico:

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s