☺ CAPA – Paulo Coelho 70 Anos

▒ CIDADE – Taquarana (AL) 55 Anos

▒ ANIV. – Jorge L. Borges • Léo Ferré • Yasser Arafat • Paulo Leminski • Jean-Michel Jarre • Steve Guttenberg • Marlee Matlin • Reggie Miller • Andreas Kisser • Dan Henderson • Alex O’Loughlin • Denílson • Rupert Grint • Felipe Severo

▒ FATOS – Calcutá • Cinema • Antártida • Voyager 2 • Ucrânia • Windows 95 • Pequim 2008

▒ ÓBITOS – Thomas Chatterton • Luís Gama • Getúlio Vargas • Victor Civita • Jane Greer • Nílton de Sordi • Antônio Ermírio de Moraes • Richard Attenborough

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

Jean-Michel Jarre


1899Jorge Luis Borges ▒ Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo (Buenos Aires, 24 de agosto de 1899Genebra, 14 de junho de 1986) foi um escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino de ascendência judaico-portuguesa. Os seus livros mais famosos, Ficciones (1944) e O Aleph (1949), são coletâneas de histórias curtas interligadas por temas comuns.


1916Léo Ferré ▒ Léo Ferré (Mónaco, 24 de Agosto de 1916Castellina in Chianti, Itália, 14 de Julho de 1993) foi um poeta, anarquista e músico francomonegasco. Enquanto músico foi autor, compositor e intérprete de um grande número de canções.


1929Yasser Arafat ▒ Yasser Arafat (em árabe: ياسر عرفات; Cairo, 24 de agosto de 1929Clamart, 11 de novembro de 2004) foi o líder da Autoridade Palestiniana, presidente (desde 1969) da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), líder da Fatah, a maior das facções da OLP, e co- detentor do Nobel da Paz.


1944Paulo Leminski ▒ Paulo Leminski Filho (Curitiba, 24 de agosto de 1944 — Curitiba, 7 de junho de 1989) foi um escritor, poeta, crítico literário, tradutor e professor brasileiro. Dentre suas atividades, criou habilidade de letrista e músico. Verdura, de 1981, foi gravada por Caetano Veloso no disco Outras Palavras.


1948Jean-Michel Jarre ▒ Jean-Michel André Jarre (Lyon, 24 de agosto de 1948) é um instrumentista, compositor e produtor musical francês, filho do aclamado compositor de trilhas sonoras Maurice Jarre.[1] Jean-Michel é um pioneiro da new age, música eletrônica e música ambiente. É conhecido como um organizador de espetáculos ao ar livre de sua música, que combina luzes, displays de laser e fogos de artifício.


1958Steve Guttenberg ▒ Steven Robert Guttenberg (Nova Iorque, 24 de agosto de 1958) é um ator norte-americano, famoso por seus papéis no cinema, em filmes como Loucademia de Polícia, Cocoon e Três Homens e um Bebê.


1965Marlee Matlin ▒ Marlee Beth Matlin (Morton Grove, 24 de agosto de 1965) é uma atriz norte- americana. É surda desde os seus 18 meses de idade, é também um membro Associação Nacional dos Surdos (National Association of the Deaf). Foi a única atriz surda a ganhar um Oscar de Melhor Atriz Principal. Foi premiada pelo filme Children of a Lesser God.

1965Reggie Miller ▒ Reginald Wayne “Reggie” Miller (24 de agosto de 1965, Riverside, Califórnia) é um basquetebolista norte-americano aposentado, que teve longa e produtiva carreira na NBA. Jogou toda sua carreira pelo Indiana Pacers, um total de 18 anos que faz dele o quarto jogador que mais jogou pelo mesmo time. É o segundo maior arremessador de três pontos de todos os tempos na NBA. Pela Seleção Estadunidense, foi campeão do Mundial de 1994 e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1996.


1968Andreas Kisser ▒ Andreas Rudolf Kisser (São Bernardo do Campo, 24 de agosto de 1968) é um guitarrista, músico, cantor e compositor brasileiro, conhecido por tocar na banda Sepultura desde 1987.[2]Além do Sepultura, Andreas Kisser também é guitarrista da banda latino-americana De La Tierra[3] e da banda brasileira Kisser Clan, um projeto musical com seu filho Yohan Kisser.


1970Dan Henderson ▒ Daniel Jeffery Henderson (Downey, 24 de agosto de 1970), mais conhecido como Dan Henderson, é um ex-lutador de artes marciais mistas (MMA) e ex-lutador olímpico de Luta greco-romana. Ele foi campeão do GP dos médios no UFC 17, campeão em duas categorias do PRIDE,, e campeão dos meio-pesados do Strikeforce. Hendo representou os Estados Unidos na luta greco- romana nas olimpíadas de 1992 e 1996.


1976Alex O’Loughlin ▒ Alexander O’Lachlan, conhecido como Alex O’Loughlin, (Camberra, 24 de agosto de 1976) é um ator australiano. Na televisão, participou da minissérie The Incredible Journey of Mary Bryant e das séries The Shield e Criminal Minds. É o protagonista da nova série Hawaii Five-0 onde interpreta Steve McGarrett.


1977Denílson ▒ Denílson (Diadema, 24 de agosto de 1977[1]) é um ex-futebolista brasileiro. Atua como comentarista da Rede Bandeirantes de Televisão, participando de segunda à sexta do Jogo Aberto com Renata Fan. Pela Seleção Brasileira de Futebol, foi campeão da Copa do Mundo de 2002, onde era reserva, mas acabou atuando em várias partidas, inclusive na final, quando entrou nos últimos minutos no lugar de Ronaldo.


1988Rupert Grint ▒ Rupert Alexander Lloyd Grint (Hertfordshire, 24 de agosto de 1988) é um ator e cantor britânico. Adquiriu grande notoriedade interpretando o cômico Ronald Weasley (mais conhecido por Rony Weasley), um dos três protagonistas da série de filmes Harry Potter, baseada nos livros da autora britânica J.K. Rowling.


2000Felipe Severo ▒ Felipe Severo (São Paulo, 24 de agosto de 2000) é um ator brasileiro conhecido pela sua participação na série Um Menino muito Maluquinho.[2][3] Interpretou o personagem mais jovem de Selton Mello em Meu nome não é Johnny. Em 2014, junto com Daniele Valente, co-protagoniza a série De Volta Pra Pista, no Multishow.

3 ▒ CAPA do DIA

Paulo Coelho

70 Anos

Paulo Coelho de Souza (Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1947) é um escritor, letrista e jornalista brasileiro.

Sua obra O Alquimista é o livro brasileiro mais vendido de todos os tempos e é considerado um importante fenômeno literário do século XX.[3]

Biografia

Nascido numa família de classe alta, aos 7 anos Paulo Coelho ingressa no tradicional Colégio Santo Inácio da então capital do Brasil, o Rio de Janeiro.

Desde cedo, gostava de escrever e mantinha um diário.

No colégio, participava de concursos de poesia e cursos de teatro com o seu colega Paulo Cunha.

No entanto, seu pai queria que ele fosse engenheiro e sua mãe desestimulava Paulo a seguir a carreira de escritor.

As brigas com os pais eram constantes e Paulo teve muitas crises de depressão e raiva na adolescência, tendo sido internado três vezes em uma clínica de repouso, onde foi tratado por psicólogos.

Na década de 1960, entra para o mundo do teatro, como diretor e ator, criando peças voltadas ao teatro experimental e de vanguarda, mas obtendo pouca expressividade.

No início da década seguinte, em 1970, Paulo entra de cabeça no movimento hippie, ao mesmo tempo em que conhece o mundo das drogas e do ocultismo, incluindo o chamado Caminho da Mão Esquerda.

24 de Agosto — Paulo Coelho – 1947 – 70 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Raul Seixas e Paulo Coelho / Paulo Coelho e Raul Seixas.

Profissionalmente, além de diretor e ator teatral, exerce também a função de jornalista em publicações alternativas com as revistas “A Pomba” e “2001”, quando, em 1972, conhece Raul Seixas, então executivo da gravadora CBS.

Os dois se tornam parceiros em diversas músicas que exerceriam influência no rock brasileiro (consta na biografia de Paulo Coelho, “O Mago“, do escritor Fernando Morais, que Raul Seixas, para incentivar o amigo a compor, colocou-o como parceiro em sua participação na trilha sonora da novela O Rebu da Rede Tupi – erroneamente confundida com a Rede Globo no livro – sem que Paulo escrevesse uma única linha).

Com Raul Seixas, que fez surgir, a Sociedade Alternativa.

Compõe também para diversos intérpretes, tais como Elis Regina, Rita Lee e outros.

A edição do seu primeiro livro foi em 1982, Arquivos do inferno, que não teve a repercussão desejada.

Lançou o seu segundo livro O Manual Prático do Vampirismo em 1985, que logo mandou recolher, considerando o trabalho de má qualidade.

Conforme suas próprias palavras, confessa: “O mito é interessante, o livro é péssimo”.

Católico não praticante, em 1986, Paulo Coelho conheceu a viagem de peregrinação pelo Caminho de Santiago.

Percorreu quase 800 quilômetros do sul da França até a cidade de Santiago de Compostela, na Galiza, experiência de que retirou detalhes para o seu livro O Diário de um Mago, editado em 1987.

No ano seguinte, 1988, publicou O Alquimista, que – apesar de sua lenta vendagem inicial, o que provocou a desistência do seu primeiro editor – se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos.

O Alquimista é um dos mais importantes fenômenos literários do século XX.

Chegou ao primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 18 países e vendeu, até o momento, 83 milhões de exemplares. O Guinness Book of Records o coloca como o autor vivo mais traduzido da história.

Nos anos subsequentes, foram lançados os seguintes livros:

Brida (1990), As Valkírias (1992), Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei (1994), Maktub (1994), O Monte Cinco (1996), Manual do Guerreiro da Luz (1997), Veronika Decide Morrer (1998), O Demônio e a Srtª Prym (2000),Histórias para Pais, Filhos e Netos (2001), Onze Minutos (2003), O Gênio e as Rosas (2004), O Zahir (2005), A Bruxa de Portobello (2006), Ser Como o Rio Que Flui (2006), O Vencedor Está Só(2008), O Aleph (2010), Fábulas (2011), Manuscrito Encontrado em Accra (2012), Adultério (2014).[5]

Como escritor, ocupa as primeiras posições no ranking dos livros mais vendidos no mundo.

Vendeu, até 2007, mais de 92 milhões de livros,[6] em mais de 150 países,[7] tendo suas obras traduzidas para 66 idiomas[8] e sendo o autor mais vendido em língua portuguesa de todos os tempos,[9] ultrapassando até mesmo Jorge Amado, cujas vendas somam 55 milhões de livros.[9]

Sua obra O Zahir foi lançada primeiramente no Irã, para que, lá, pudesse ser registrada como obra local e para que fossem processados aqueles que fizessem cópias ilegais do livro em língua persa.

Para escrever O Zahir, Paulo Coelho instalou-se por uma temporada no Cazaquistão, país onde a obra se desenvolve.

Paulo Coelho vive em Genebra, na Suíça, desde 2007.

Em 2008, lançou o livro O Vencedor Está Só, que fala sobre uma série de assassinatos no Festival de Cinema de Cannes.

Nesse livro, Paulo faz uma forte crítica social sobre como a elite se comporta e como somos manipulados por suas ações.

Sendo esse o primeiro livro em que Paulo sai do mundo da magia e da religiosidade e entra no mundo do suspense policial, o tema não agradou boa parte dos fãs, mas isso não fez com que o livro também não fosse um sucesso.

24 de Agosto — Paulo Coelho – 1947 – 70 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Paulo Coelho com a esposa, Christina Oiticica.

Em 2009, é lançado no Brasil o filme Veronika Decides to Die, o primeiro filme baseado numa obra de Paulo Coelho.

O filme recebeu fortes críticas negativas, afirmando que o roteiro se distancia demais do livro.

Vale lembrar que Paulo Coelho nada teve a ver com a adaptação do livro para filme.

Existe um projeto para transformar em filme o “best- seller” O Alquimista.

Coelho foi considerado, pela Revista Época, um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009.[10]

Em agosto de 2010, lançou o livro O Aleph.

Em 25 de junho de 2012, lançou o livro Manuscrito Encontrado em Accra, data que coincide com o 25° aniversário da publicação de seu livro O Diário de um Mago.[11]

Em 2014, lançou Adultério, livro que se passa em Genebra, cidade onde mora atualmente.

Em 2016, lançou seu primeiro romance histórico, A Espiã, baseado nos últimos dias de Margaretha Zelle, mundialmente conhecida como Mata Hari.

Academia Brasileira de Letras

Em 25 de julho de 2002, Coelho foi eleito para a academia. A instituição tinha um histórico de rejeitar autores de sucesso, ditos “populares” – e dela ficaram fora Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Mário Quintana e outros tantos autores reconhecidos.

Mas o autor, que se candidatara outras vezes, foi eleito em 25 de julho de 2002 na sucessão de Roberto Campos e recebido em 28 de outubro de 2002 pelo acadêmico Arnaldo Niskier como o oitavo ocupante da cadeira 21, cujo patrono é Joaquim Serra.

Reconhecimento internacional

Em setembro de 2007, a ONU nomeou o escritor Paulo Coelho seu novo “Mensageiro da Paz”,[12]ao lado da princesa jordaniana, Haya, do maestro argentino-israelense Daniel Barenboim e da violinista japonesa Midori Goto.

O anúncio foi feito durante a cerimônia de comemoração do Dia Internacional da Paz na sede da ONU em Nova Iorque presidida pelo secretário-geral da entidade, Ban Ki-moon.

“Aceito com gosto esta responsabilidade e me comprometo a fazer o máximo para melhorar o futuro desta e das próximas gerações”, declarou o escritor brasileiro ao saber de sua nomeação.

Os Mensageiros da Paz são designados pessoalmente pelo secretário-geral das Nações Unidas, com base em seu trabalho em campos como artes plásticas, literatura ou esporte, e seu compromisso de colaborar com os objetivos da ONU.

A obra dele foi censurada na Líbia em 2017 por “incitar o secularismo, xiismo e perversão.[13]

Vida pessoal

O escritor teve muitas paixões na fase adulta: a socialite Vera Richter, a militante Adalgisa de Magalhães, a atriz Maria do Rosário Nascimento e Silva e a jornalista Cecília MacDowell.

24 de Agosto — Paulo Coelho – 1947 – 70 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Paulo Coelho com a esposa, Christina Oiticica.

Paulo Coelho é casado com a artista plástica Christina Oiticica, desde 1980.[14]

Carreira no Cinema

Obras do autor

Livros

Compilações

  • 1994 – Maktub – Compilação de suas melhores colunas publicadas na Folha de S.Paulo
  • 1995 – Frases – Compilação das melhores frases de 5 livros de Paulo Coelho (não foi publicado em Portugal)
  • 1997 – O Manual do Guerreiro da Luz – Compilação de textos para nos fazer lembrar que em cada um de nós vive um guerreiro da luz
  • 1999 – Palavras essenciais – Compilação de mensagens extraídas das obras de Paulo Coelho (ilustrado) (não foi publicado em Portugal)
  • 2001 – Histórias para pais, filhos e netos – Compilação de contos tradicionais (não foi publicado em Portugal)
  • 2004 – O Gênio e as Rosas – Compilação de 24 histórias tradicionais (ilustradas por Mauricio de Sousa) (não foi publicado em Portugal)
  • 2008 – O Livro dos Manuais – Compilação de lições de vida e observações cotidianas do próprio autor e de outras fontes.
  • 2009 – Ser Como o Rio que Flui – reunião de textos e pensamentos
  • 2014 – Fabulas de La Fontaine (Livro infantil)

Adaptações

Livros sobre Paulo Coelho

  • 2008 – O MagoFernando Morais (biografia do autor)
  • 2010 – O Estudante do Coração – Luis Carlos de Morais Junior, Rio de Janeiro, Quartica.
  • 2013 – Alquimia o Arquimagistério Solar – Luis Carlos de Morais Junior, Rio de Janeiro, Quartica Premium.
  • 2013 – O Estudante do Coração – segunda edição, revista e ampliada – Luis Carlos de Morais Junior, Rio de Janeiro, Litteris.
  • 2014 – Não pare na pista – A melhor história de Paulo Coelho, Carolina Kotscho (Roteiro original do filme que levou o mesmo nome), São Paulo, Editora Master Books
  • 2015- STF, Paulo Coelho e a biografia de Roberto Carlos, Rio de Janeiro, Selmo Machado Pereira, Editora Saraiva

Projetos Musicais

Músicas com Raul Seixas

  • “Canto para minha morte”
  • “Eu nasci há dez mil anos atrás”
  • “Gita”
  • “Al Capone”
  • “Sociedade Alternativa”
  • “A maçã”
  • “Medo da chuva”
  • “Eu também vou reclamar”
  • “As minas do Rei Salomão”
  • “Tu és o MDC da minha vida”
  • “Como vovó já dizia (óculos escuros)”
  • “Não pare na pista”
  • “Tente outra vez”
  • “Meu Amigo Pedro”
  • “A Hora do Trem Passar”
  • “Rockixe”
  • “Se o rádio não toca”
  • “Ave Maria da Rua”
  • “O Homem”
  • “Quando Você Crescer”
  • “Judas”
  • “A Verdade Sobre a Nostalgia”
  • “Rock do Diabo”
  • “Cachorro Urubu”
  • “Super Heróis”
  • “Moleque Maravilhoso”
  • “Cantiga de Ninar”
  • “Os Números”
  • “Magia de Amor”
  • “Loteria de Babilônia”
  • “As Profecias”

Músicas

  • Com Fábio Jr.: Agora Chega, Bicho De Sete Cabeças, Se Saudade Matasse, Novos Tempos, Já São Quinze Pras Sete, Tua Idade, Nós Os Filhos e Coisas De Agora.
  • A versão da música em português “I will Survive”, cantada por Vanusa, “Eu Sobrevivo”, foi composta por ele. Além da versão de “Sou Rebelde”, “Soy Rebelde”, clássico dos anos 1970.
  • A versão em português de Me vuelves loco, de Armando Manzanero (Me deixas louca, cantada por Elis Regina) foi escrita também por Paulo.

Aleph

Como parte da divulgação de O Aleph na América Latina, a pedido do autor, a cantora mexicana Anahí fez uma música baseada no livro, intitulada “Aleph”. A canção está presente no álbum Mi Delirio da cantora.

Principais prêmios e condecorações

  • 2010 – Prémio de literatura Hans Christian Andersen (prémio honorário)
  • 2007 – “Mensageiro da Paz” – (ONU)
  • 2006 – “I Premio Álava en el Corazón” – (Espanha)
  • 2006 – “Wilbur Award” – (Estados Unidos)
  • 2006 – Prémio Kiklop pelo O Zahir na categoria “Hit of the Year” – (Croácia)
  • 2005 – Prémio “DirectGroup Inrternational Author” – (Alemanha)
  • 2005 – “Goldene Feder Award” – (Alemanha)
  • 2005 – “The Budapest Prize” – (Hungria)
  • 2004 – “Order of Honour of Ukraine” – (Ucrânia)
  • 2004 – “Order of St. Sophia” – (Ucrânia)
  • 2004 – “Nielsen Gold Book Award” pelo O Alquimista – (Inglaterra)
  • 2004 – Prémio “Ex Libris Award” pelo livro Onze Minutos – (Sérvia)
  • 2004 – Prémio “Golden Bestseller Prize” do jornal “Večernje Novosti” – (Sérvia)
  • 2003 – Oficial de Artes e Letras – (França)
  • 2001 – Prémio Bambi de Personalidade Cultural do Ano – (Alemanha)
  • 2001 – Prémio Fregene de Literatura – (Itália)
  • 2000 – “Crystal Mirror Award” – (Polônia)
  • 2000 – Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra ou “Chevalier de L’Ordre National de la Legion d’Honneur” (em francês) – (França)[21]
  • 1999 – “Golden Medal of Galicia” – (Espanha)
  • 1999 – “Crystal Award” – World Economic Forum
  • 1998 – “Comendador de Ordem do Rio Branco” – (Brasil)
  • 1998 – “Golden Book” – (Iugoslávia)
  • 1997 – Finalista para o “International IMPAC Literary Award” – (Irlanda)
  • 1997 – “Golden Book” – (Iugoslávia)
  • 1996 – “Super Grinzane Cavour Book Award” (Itália)
  • 1996 – “Flaiano International Award” – (Itália)
  • 1996 – “Knight of Arts and Letters” – (França)
  • 1996 – “Golden Book” – (Iugoslávia)
  • 1995 – “Grand Prix Litteraire Elle” – (França)
  • 1995 – “Golden Book” – (Iugoslávia)

CITAÇÃO

Paulo Coelho – O Universo não é maniqueísta

“Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia.”

Paulo Coelho / Fonte: Pensador

Paulo Coelho

Paulo Coelho de Souza

(Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1947)

70 Anos

paulocoelhoblog.com

4 ▒ ACONTECIMENTOS

1690 – Fundação de Calcutá, na Índia.



1891Thomas Edison patenteia a câmera de cinema



1960Temperatura mais baixa alguma vez medida: 88 graus negativos na Antártida



1989 – A sonda espacial Voyager 2 passa por Neptuno.


1991Ucrânia declara-se independente da União Soviética.



1995 – É lançado o sistema operacional Microsoft Windows 95



2008 – Cerimônia de Encerramento dos Jogos da XXIX Olimpíada em Beijing.

5 ▒ FALECIMENTOS

1770Thomas Chatterton ▒ Thomas Chatterton (20 de Novembro 175224 de Agosto 1770) foi um poeta britânico. Ficou conhecido pelas suas poesias escritas no estilo medieval e pelo fato de ter cometido suicídio com apenas 17 anos. Depois da sua trágica morte, o seu pseudônimo Thomas Rowley adquiriu credibilidade. A coleção completa foi publicada em 1777.


1882Luís Gama ▒ Luís Gonzaga Pinto da Gama[nota 1] (Salvador, 21 de junho de 1830São Paulo, 24 de agosto de 1882) foi um rábula, orador, jornalista e escritor brasileiro. Conquistou judicialmente a própria liberdade e passou a atuar na advocacia em prol dos cativos, sendo já aos 29 anos autor consagrado e considerado “o maior abolicionista do Brasil”.[1]


1954Getúlio Vargas ▒ Getúlio Dornelles Vargas[nota 1] GCTEGCA (São Borja, 19 de abril de 1882Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1954) foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha. Foi presidente do Brasil em dois períodos. Vargas foi quem esteve por mais tempo como presidente na história do Brasil. Sua influência se estende até hoje.


1990Victor Civita ▒ Victor Civita (Nova Iorque, 9 de fevereiro de 1907São Paulo, 24 de agosto de 1990) foi um jornalista e empresário descendente de italianos, nascido nos Estados Unidos e naturalizado brasileiro. Fundou a Editora Abril em 1950. Civita destacou-se por fazer o trabalho da empresa junto aos funcionários.

2001Jane Greer ▒ Jane Greer (Washington, D.C., 9 de setembro de 1924Los Angeles, Califórnia, 24 de agosto de 2001) foi uma atriz norte- americana. Foi notada pela crítica em They Won’t Believe Me, (1947) e atingiu o estrelato no mesmo ano fazendo a assassina de Out of the Past, ao lado de Robert Mitchum.


2013Nílton de Sordi ▒ Nílton De Sordi (Piracicaba, 14 de fevereiro de 1931 – Bandeirantes, 24 de agosto de 2013) foi um futebolista brasileiro. Convocado para a Seleção Brasileira pela primeira vez no ano de 1954, foi integrante da equipe que conquistou a Copa do Mundo de 1958. É um dos maiores ídolos do São Paulo.


2014Antônio Ermírio de Moraes ▒ Antônio Ermírio de Moraes (São Paulo, 4 de junho de 1928 — São Paulo, 9 de agosto de 2014) foi um empresário, engenheiro e industrial brasileiro. Foi presidente e membro do conselho de administração do Grupo Votorantim.[2]


2014Richard Attenborough ▒ Richard Samuel Attenborough, Barão Attenborough, CBE (Cambridge, 29 de agosto de 1923Londres, 24 de agosto de 2014)[1] foi um ator, produtor e diretor de cinema britânico. Ganhou o Oscar de Melhor diretor, em 1982 pelo filme Gandhi. É conhecido por atuar em outro filme que também dirigiu, Jurassic Park, de 1993.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

  • Dia da Infância
  • Dia do Artista
  • Dia da Independência, na Ucrânia.

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

24

Barra do Rocha (BA)

24

Buritama (SP)

24

Maribondo (AL)

24

Rubiácea (SP)

24

Taquarana (AL)

24

Ubajara (CE)

Taquarana (AL)

55 Anos

24 de agosto de 1962

taquarana.al.gov.br

Taquarana é um município brasileiro do estado de Alagoas.

Sua população estimada em 2014 era de 25.003 habitantes.

Localização

Microrregião: Arapiraca

Mesorregião: Agreste

Localizada a 111 km de Maceió (Capital de Alagoas)

Temperatura Máxima de 32° C. e Mínima de 22° C.

Clima: Quente e úmido

Municípios Limítrofes

Coité do Nóia, Igaci, Belém, Anadia e Limoeiro de Anadia.

Acesso: Rodovia AL 110

Área: 166,5 km²

24 de Agosto — Banhistas na Bica Quedas D’água — Taquarana (AL) — 55 Anos em 2017.

História

O município de Taquarana teve seu território desmembrado de Limoeiro de Anadia no dia 24 de agosto de 1962, marcado por uma história que começou ainda em meados do século XVIII, partindo de uma fazenda de gado denominada Cana Brava¹, pertencente a família Correia Paes.

24 de Agosto — Banhistas na Festa da Padroeira — Taquarana (AL) — 55 Anos em 2017.

Ao instalar a fazenda Canabrava – com a criação de gado e diversificadas lavouras – em 1750, atraídos pelas belezas naturais do lugar e pela abundância de água, a família Correias Pais, proveniente do Estado de Pernambuco, deu origem ao atual município de Taquarana.

Até sua emancipação era conhecido por Canabrava dos Pais.

24 de Agosto — Igreja Matriz Santa Cruz — Taquarana (AL) — 55 Anos em 2017.

Como na maioria dos municípios alagoanos, o povoado se expandiu a partir de 1821, com a construção da matriz de Santa Cruz, num local já afastado da fazenda.

Considerados também como fundadores, Luiz Carlos de Souza Barbosa, Antonio Paulino da Silva, Antonio Faustino da Silva Madeira e José Miguel Soares – com suas famílias – foram os primeiros habitantes.

24 de Agosto — Pedra do Itapaúna — Taquarana (AL) — 55 Anos em 2017.

Ponto de passagem obrigatório – pela estratégica posição de proximidade com a estrada que ligava o Sertão à capital – alcançou o progresso rapidamente.

Em 1938 foi elevada à condição de vila, ainda pertencendo a Limoeiro de Anadia.

A autonomia administrativa, porém, só veio em Agosto de 1962, através da Lei 2.465, que também alterou o nome da cidade de Cana Brava dos Paes para Taquarana, por sugestão do bispo Dom Rômulo de Farias, arcebispo de Maceió.

24 de Agosto — I Conferência Municipal Escolar do Meio Ambiente — Taquarana (AL) — 55 Anos em 2017.

Os expoentes da luta pela emancipação foram Manoel Rodrigues de Oliveira, José Tenório de Souza, Floriano de Souza Castro e Pedro Cícero da Silva.

Economia

Rica em minérios.

24 de Agosto — Bica Quedas D’água — Taquarana (AL) — 55 Anos em 2017.

Cultura

Cana-de-açúcar, Artesanato, Comunidades Quilombolas, Artistas Plásticos e Grupo Teatral.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Escrito por Paul Sampaio

PAUL SAMPAIO CHEDIAK ALVES é professor, locutor, apresentador de rádio e TV, web designer e diretor fundador da REDE SAMPAIO de Televisão e Sites.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s