22 de Agosto – Rodrigo Santoro e Colatina (ES) – 2017

☺ CAPA – Rodrigo Santoro 42 Anos

▒ CIDADE – Colatina (ES) 96 Anos

▒ ANIV. – Denis Papin • Claude Debussy • Dorothy Parker • John L. Hooker • Gilmar Neves • Ruy Guerra • Ary Toledo • Regina Dourado • Steve Davis • Colm Feore • Roland Orzabal • Tori Amos • Tarcísio Filho • Mats Wilander • Adewale A. • Marco Ribeiro • Kristen Wiig • James Corden • Irandhir Santos • Oscar Filho

▒ FATOS – Vitrola • Haiti • Cruz Vermelha

▒ ÓBITOS – Juscelino Kubitschek • Glauber Rocha

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1647Denis Papin ▒ Denis Papin (Blois, 22 de agosto de 1647Londres (?) 1712) foi um físico e inventor francês. Denis Papin foi o inventor da célebre Marmita de Papin (máquina a vapor), apresentada em 1679, que precedeu a invenção do autoclave e a panela de pressão.


1862Claude-Achille Debussy ▒ Claude-Achille Debussy (Saint-Germain-en-Laye, 22 de Agosto de 1862[1]Paris, 25 de Março de 1918) foi um músico e compositor francês. A música inovadora de Debussy agiu como um fenômeno catalisador de diversos movimentos musicais em outros países. Foram influenciados por sua música, Ravel, Béla Bartók, Luís de Freitas Branco, Heitor Villa-Lobos e outros.


1893Dorothy Parker ▒ Dorothy Parker (Long Branch 22 de agosto de 1893Nova Iorque, 7 de julho de 1967) foi uma escritora, poetisa, dramaturga e crítica estadunidense, conhecida pelo olhar perspicaz sobre a sociedade norte-americana do início do século XX. Suas publicações ganharam destaque em jornais da época, tal como o The New Yorker.


1917John Lee Hooker ▒ John Lee Hooker (22 de agosto de 191721 de junho de 2001) foi um influente cantor e guitarrista de blues norte- americano, nascido no condado de Coahoma próximo a Clarksdale, Mississipi. Foi considerado o 35º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.[2]


1930Gilmar dos Santos Neves ▒ Gylmar dos Santos Neves, mais conhecido como Gilmar (Santos, 22 de agosto de 1930São Paulo, 25 de agosto de 2013) , foi um futebolista brasileiro que atuava como goleiro, bicampeão mundial pela Seleção Brasileira. Gilmar possui o privilégio de ter sido “campeão de tudo” em sua época, devido ao fato de ter ao menos um título em cada competição que disputou.


1931Ruy Guerra ▒ Ruy Alexandre Guerra Coelho Pereira (Lourenço Marques, atual Maputo, 22 de Agosto de 1931) é um realizador de cinema, poeta, dramaturgo e professor nascido em Moçambique, então território português. Vive no Brasil desde 1958. Ingressando nas fileiras do Cinema Novo, em 1964 realizou seu melhor filme, Os Fuzis. Ruy Guerra tem também um importante trabalho como letrista de canções compostas em parceria com Chico Buarque, Milton Nascimento,Carlos Lyra, Edu Lobo, Francis Hime e Sergio Ricardo.


1937Ary Toledo ▒ Ary Christoni de Toledo Piza (Martinópolis, 22 de agosto de 1937)[1] é um humorista, cantor, músico, compositor, teatrólogo, ator e dublador brasileiro. Em um relato pessoal, Ary Toledo diz que o humor é um dom que lhe acompanha desde a infância. Escreveu e atuou ainda em várias peças, tendo trabalhado com Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal. Seu principal parceiro na composição de músicas é Chico de Assis.


1953Regina Dourado ▒ Regina Maria Dourado (Irecê, 22 de agosto de 1953Salvador, 27 de outubro de 2012)[1] foi uma atriz brasileira. Participou de novelas como Pai Herói, Pão Pão, Beijo Beijo, Roque Santeiro,[2]O Rei do Gado, Tropicaliente, Renascer, Anjo Mau, América e integrou o elenco das minisséries Lampião e Maria Bonita, O Pagador de Promessas e O Sorriso do Lagarto.


1957Steve Davis ▒ Steve Davis, OBE (22 de agosto de 1957) é um ex-jogador profissional de snooker. É inglês e foi campeão do mundo por seis vezes. Ganhou mais títulos enquanto profissional do que qualquer outro jogador. É dele o primeiro break de 147 pontos e tornou-se o primeiro milionário do snooker.


1958Colm Feore ▒ Colm Feore (Boston, 22 de agosto de 1958), é um renomado ator americanocanadense de cinema e televisão. Colm fez participações no filme 24 Horas – Redenção e no seriado 24 Horas, dentre outros trabalhos. Participou também na serie The Borgias

1961Roland Orzabal ▒ Roland Jaime Orzabal de la Quintana (Portsmouth, 22 de Agosto de 1961) é um cantor, compositor e produtor musical inglès de origem argentina. Descendente de ingleses (por parte da mãe) e de argentinos e espanhóis (por seu pai, nascido em Paris), é conhecido principalmente como membro co-fundador do Tears for Fears, do qual ele é o compositor e vocalista principal.


1963Tori Amos ▒ Tori Amos, pseudônimo de Myra Ellen Amos (Newtown, 22 de agosto de 1963), é uma cantora, compositora e pianista norte- americana. Ela é conhecida por suas músicas emocionalmente intensas, que tratam de uma variedade de assuntos, incluindo sexualidade, religião e tragédia pessoal.


1964Tarcísio Filho ▒ Tarcísio Pereira de Magalhães Filho, mais conhecido como Tarcísio Filho, (São Paulo, 22 de agosto de 1964) é um ator brasileiro de cinema e telenovelas. É o filho único dos também atores Glória Menezes e Tarcísio Meira. Seus últimos trabalhos foram, Verdades Secretas, onde foi Rogério, em 2015, e Êta Mundo Bom!, interpretando Severo Lima (co-antagonista), em 2016.


1964Mats Wilander ▒ Mats Wilander (22 de agosto de 1964, Växjö, Suécia) é um ex-tenista profissional sueco e antigo Número 1 mundial em tênis.[1] Durante sua carreira, ganhou sete torneios do Grand Slam em simples e um em duplas. Ele é lembrado principalmente pelo seu ano de domínio no Tour, 1988, quando ganhou três dos quatro torneios do Grand Slam. Ele também foi importante para o time sueco da Copa Davis e suas sete finais consecutivas na década de 1980.


1967Adewale Akinnuoye-Agbaje ▒ Adewale Akinnuoye-Agbaje (Islington, Londres, 22 de agosto de 1967) é um ator e ex-modelo britânico, descendente de nigerianos. Famoso por seus papéis nas séries Oz e Lost. O atortambém participou dos filmes O Retorno da Múmia, Ace Ventura, Fique Rico ou Morra Tentandoe como Crocodilo em Esquadrão Suicida.


1970Marco Ribeiro ▒ Marco Antônio Ribeiro da Silva (Rio de Janeiro, 22 de Agosto de 1970) é um ator, dublador, diretor de dublagem , locutor , radialista , empresário e pastor evangélico brasileiro. É conhecido por seus trabalhos de dublagem de filmes americanos, como a maioria dos filmes estrelados por Jim Carrey, Robert Downey Jr., Tom Hanks e Charlie Sheen.[1]


1973Kristen Wiig ▒ Kristen Carroll Wiig (Canandaigua, Nova Iorque, 22 de agosto de 1973) é uma atriz, comediante, argumentista e produtora norte-americana. Fez parte do elenco de Saturday Night Live de 2005 a 2012. Em 2012, foi nomeada para o Oscar de Melhor Roteiro Original pelo seu trabalho no filme Bridesmaids.[2] Recebeu ainda uma nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Atriz num Filme de Comédia ou Musical pelo mesmo filme.[3]


1978Oscar Filho ▒ Oscar Filho, nome artístico de Oscar Francisco de Moraes Junior (Atibaia, 22 de agosto de 1978) é um apresentador de tv, ator, repórter, humorista e escritor brasileiro. Foi apresentador e repórter [8] do programa CQCCuste o Que Custar na Band e faz shows d ‘Stand Up’ pelo país.


1978James Corden ▒ James Kimberley Corden[1] (nascido em 22 de agosto de 1978)[2] é um ator, cantor, roteirista de televisão, produtor e apresentador britânico. Astro de programas de comédia da BBC, como Gavin & Stacey, também atuou no filme de 2009 Lesbian Vampire Killers. Apresenta o The Late Late Show, um talk show transmitido no CBS.


1978Irandhir Santos ▒ Irandhir Santos Pinto (Barreiros, 22 de agosto de 1978[1][2]) é um ator brasileiro.[3] Irandhir Santos é detentor de diversos prêmios de Melhor Ator no Brasil e no exterior, tendo vencido festivais de cinema como Gramado e Havana.[4] No Cinema de Pernambuco atuou em filmes de cineastas do estado como Marcelo Gomes, Cláudio Assis, Hilton Lacerda e Kleber Mendonça Filho.[8][9][10][11]

3 ▒ CAPA do DIA

Rodrigo Santoro

42 Anos

Rodrigo Junqueira Reis Santoro (Petrópolis, 22 de agosto de 1975) é um ator brasileiro.

Conhecido no Brasil por participações em novelas na tv, tornou-se conhecido internacionalmente por sua atuação no seriado televisivo Lost e como Xerxes I em 300 e no filme 300 – A Ascensão do Império.

Biografia

Estudante de jornalismo da PUC, Rodrigo Santoro é um dos mais famosos atores no Rio de Janeiro, cursava a Oficina de Atores da Rede Globo quando foi reprovado num teste para a minissérie Sex Appeal.

Mas não deixou-se abater e, naquele ano mesmo, conseguiu um pequeno papel na novela Olho no Olho.

Depois, entrou no elenco de Pátria Minha.

Em 1995 ganhou seu primeiro grande papel na televisão, o Serginho, de Explode Coração. Na trama, seu personagem envolvia-se amorosamente com uma mulher mais velha, interpretada por Renée de Vielmond.

22 de Agosto — Rodrigo Santoro – 1975 – 42 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Rodrigo Santoro e Antonio Banderas estrelam filme sobre mineiros soterrados no Chile.

Em 1997 viveu um dos personagens centrais da novela O Amor Está no Ar.

Repetindo o que acontecera em sua última atuação em novelas, seu personagem, Léo, envolve-se com uma mulher mais velha, Sofia, de Betty LagoNo entanto, diferentemente do outro folhetim, dessa vez, ele fica balançado também por sua filha, a jovem Luísa, de Natália Lage.

No ano seguinte, interpretou um frei que apaixona-se por uma prostituta na minissérie Hilda Furacão.

Em 1999 viveu o problemático pintor Eliseu na novela Suave Veneno.

Mais uma vez seu personagem envolveria-se em um triângulo amoroso entre mãe e filha. Enquanto tentava o suicídio, Eliseu conhece Eleonor, de Irene Ravache, mulher rica e que vive uma má fase em sua vida. Ela então se aproxima do rapaz, o incentiva e o apoia na carreira de pintor.

22 de Agosto — Rodrigo Santoro – 1975 – 42 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Rodrigo Santoro e Jim Carrey em cena do filme ‘O Golpista do Ano’.

Posteriormente, ele também conhece sua filha mais nova, Maria Eduarda, de Luana Piovani, com quem termina a novela.

Em 2001 integrou o elenco da novela Estrela-Guia, onde viveu o charmoso e sedutor Carlos Charles, que a pedido da mãe, seduz a protagonista da história, Cristal, vivida pela cantora Sandy, a fim de casar-se com ela e apoderar-se das terras que a moça herdou após a morte de seus pais.

Ainda em 2001, no papel de um jovem internado à força num manicômio pela própria família, no filme Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodanzky, faturou os prêmios de melhor ator em várias premiações ocorridas nos festivais de cinema de Brasília, Recife, Rio de Janeiro e de vários países sul-americanos.[1]

Simultaneamente, atuou também no longa- metragem Abril Despedaçado, de Walter Salles, indicado ao Globo de Ouro, em 2002, como melhor filme estrangeiro, onde interpretou Tonho, um homem quieto do sertão, sujo de lama dos pés à cabeça.

O ator Rodrigo Santoro, o médico Drauzio Varella e Hector Babenco, produtor do filme ‘Carandiru’, posam para foto no Sundance Film Festival 2004, em Utah (Estado)

Interpretou a travesti Lady Di, do filme Carandiru, de Hector Babenco, em 2003.

Nesse mesmo ano, integrou o elenco da novela Mulheres Apaixonadas, onde viveu o boa-vida Diogo.

Casado com a histérica Marina, de Paloma Duarte, é pela prima Luciana, de Camila Pitanga, que ele nutre uma paixão avassaladora. Durante esse trabalho, pediu o afastamento temporário da novela, a fim de lançar-se na carreira internacional.

Nesse período, filmou uma participação na produção americana Charlie’s Angels: Full Throttle, onde apareceu por poucos minutos num papel sem texto.

Também nesse ano, esteve presente no filme inglês Love Actually, no qual atual ao lado de grandes celebridades incluindo a estrela Elisha Cuthbert, em que fez par romântico com Laura Linney.

22 de Agosto — Rodrigo Santoro – 1975 – 42 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Rodrigo Santoro, Wagner Moura e Selton Mello.

Em 2005, ao lado da atriz Nicole Kidman, gravou um comercial milionário para um perfume da Chanel.

Nesse mesmo ano, após recusar o convite para protagonizar a novela Bang Bang, protagonizou as duas jornadas da minissérie Hoje é Dia de Maria.

Em 2006 estreou na televisão internacional ao interpretar Paulo, personagem da terceira temporada da série Lost, que estreou no Brasil, em março de 2007, no canal a cabo AXN.

No fim de 2006 foi indicado, à frente de Brad Pitt, para o ranking dos homens mais sensuais do planeta, promovido pela revista estadunidense People.

Em 2007 apareceu como vilão na produção canadense 300, do diretor Zack Snyder.

Na história, adaptada dos quadrinhos de Frank Miller e Lynn Varley, despontou como o rei persa Xerxes I, papel para o qual teve que raspar completamente o cabelo e cobrir o rosto com dezenas de piercings.

Pela sua atuação, foi indicado, ao lado dos premiados Jack Nicholson e Meryl Streep, para o prêmio MTV Movie Award de melhor vilão.[2][3]

Mesmo com uma carreira já estável fora do Brasil, afirmou que não pretende abandonar o cinema e a televisão brasileiros.

Em 2008, para viver um dos protagonistas do longa Os Desafinados, aprendeu a tocar piano, e, em 2009, retornou à TV ao fazer uma participação especial na minissérie Som & Fúria, na pele do publicitário Sanjay.

Em 2010, no longa- metragem Meu País, interpretou Marcos, um executivo, casado e bem-sucedido homem que viveu fora do país por anos devido ao desafeto com a família, mas se vê obrigado a retornar, após um derrame sofrido pelo pai.

Foi confirmado em Black Oasis, filme biográfico que conta a história da falecida atriz Susan Cabot, assassinada pelo próprio filho.

A produção tem a direção de Stephan Elliott e traz Rose McGowan no papel de Cabot, esposa do personagem de Rodrigo.[4].

22 de Agosto — Rodrigo Santoro – 1975 – 42 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Interpretando Jesus.

Em fevereiro de 2015, iniciou as filmagens do remake de Ben-Hur no papel de Jesus Cristo[5].

Em outubro do mesmo ano, é confirmado que o ator fará sua volta às novelas após 12 anos em Velho Chico, escrita com a autoria de Benedito Ruy Barbosa sendo a nova novela das 21h da Rede Globo substituta de A Regra do Jogo, fazendo o papel do protagonista Afrânio, ao lado de Carol Castro.[6][7]

Vida pessoal

Esteve em Ribeirão Preto para a pré-estreia do filme Meu País, dirigido por André Ristum.

Na pele do personagem Marcos, no premiado longa-metragem, ele enfatizou a forte relação com a cidade e os motivos que o levaram a selecioná-la como um dos locais para uma avant-première:

“A família inteira de minha mãe, Junqueira Reis, é de Ribeirão Preto. Venho pra cá desde pequeno. Tenho uma forte relação com a cidade. Metade de minha família é daqui”.[10]

22 de Agosto — Rodrigo Santoro – 1975 – 42 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Chris Rock e Rodrigo Santoro na comédia ‘O que Esperar Quando Você Está Esperando’.

Namorou por três anos a atriz Luana Piovani, de 1997 a 2000. Namorou durante quatro anos a modelo Ellen Jabour de 2004 a 2008.

Atualmente namora a atriz e apresentadora Mel Fronckowiak.[11]

22 de Agosto — Rodrigo Santoro – 1975 – 42 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Mel Fronckowiak e Rodrigo Santoro.

Os dois teriam sido apresentados por uma assistente de direção da novela Rebelde, da Record, na qual Mel interpretou a personagem Carla.

Após a novela, Mel ficou sem o flat disponibilizado pela emissora e, a convite de Santoro, passou a morar no apartamento dele, no Leblon.

O casal começou a namorar em meados de julho de 2012 e manteve a discrição sobre a relação durante 1 ano.

Rodrigo Santoro – 1975 – 42 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Mel Fronckowiak e Rodrigo Santoro.

Rodrigo Santoro se propôs a assumir a relação em público, no lançamento do livro de Mel, no Shopping do Leblon, no Rio de Janeiro, onde o ator se juntou com milhares de fãs da atriz para receber sua dedicatória pessoal no livro, em 25 de Agosto de 2013.[12]

Em janeiro de 2017 Rodrigo e Mel, anunciaram que seriam pais pela primeira vez.

Eles disseram que estão á espera de uma menina, cujo nome será Nina.[13]

Filmografia

Novelas
Ano Título Personagem
1993 Olho no Olho Pedro
1994 Pátria Minha Fernando (Nando)
1995 Explode Coração Sérgio
1997 O Amor Está no Ar Léo
1999 Suave Veneno Eliseu Vieira
2001 Estrela-Guia Carlos Charles Pimenta
2003 Mulheres Apaixonadas Diogo Ribeiro Alves
2016 Velho Chico Afrânio de Sá Ribeiro (jovem)

Séries
Ano Título Personagem Notas
1996 Sai de Baixo Gama Episódio: “O Sexo Nosso de Cada Dia”
A Comédia da Vida Privada Episódio: “Mulheres”
1998 Hilda Furacão Frei Malthus Protagonista
2001 Os Normais Júlio Episódio: “Grilar é Normal”
2002 Pastores da Noite Padre Gomes
2005 Hoje É Dia de Maria Amado
Hoje É Dia de Maria – Segunda Jornada Dom Chico Chicote
2006 Lost Paulo 3ª Temporada: 7 episódios
2009 Som & Fúria Sanjay
2010 Afinal, o Que Querem as Mulheres? Rodrigo Santoro
Papai Noel Existe Robson Luiz
2012 As Brasileiras Carioca Episódio: “A Indomável do Ceará
2016 Westworld Hector Escaton
2017 O Anjo De Hamburgo João Guimarães Rosa

22 de Agosto — Rodrigo Santoro – 1975 – 42 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Will Smith, Margo Robbie e Rodrigo Santoro.

Filmes
Ano Título Personagem Notas
1996 Depois do Escuro [14]
1998 Como Ser Solteiro ele mesmo
1999 O Trapalhão e a Luz Azul D’Artagnan
O Pequeno Stuart Little Stuart Little Brasil Dublagem
2001 Bicho de Sete Cabeças Wilson Souza Neto
Abril Despedaçado Tonho
2002 O Pequeno Stuart Little 2 Stuart Little Brasil Dublagem
2003 The Roman Spring of Mrs. Stone Young Man
Carandiru Lady Di
Charlie’s Angels: Full Throttle Randy Emmers
Love Actually Karl
2004 A Dona da História Luiz Cláudio
2006 300 Xerxes I [2][3]
2007 Não por Acaso Pedro
2008 Live, love, laught, but… Bellboy
Os Desafinados Joaquim
Redbelt Bruno Silva
Leonera Ramiro
Che Raul Castro
2009 I Love You Phillip Morris Jimmy Kemple
Post Grad David
Recém Formada David Santiago
2010 Talking with Dog
Manual Para Se Defender de Alienígenas, Zumbis e Ninjas Ninja
There Be Dragons Oriol
2011 Meu País Marcos
Rio Túlio Estados Unidos Brasil Dublagem
Homens de Bem Ciba
2012 Hemingway & Gellhorn Zarra
Heleno Heleno de Freitas
Quem Se Importa Narrador
What To Expect When You’re Expecting Alex
Reis e Ratos Roni Rato
2013 The Last Stand Frank Martinez
Uma História de Amor e Fúria Vilão
2014 300: Rise of an Empire Xerxes I
Rio 2 Túlio Estados Unidos Brasil Dublagem
Jane Got a Gun Fitchum
2015 Golpe Duplo Gárriga
The 33 Laurence Golborne
2016 Ben-Hur Jesus

Teatro
Ano Título Personagem
1998 D’Artagnan e os Três Mosqueteiros D’Artagnan [15]

Prêmios e indicações

Cinema

Ano Premiação Categoria Trabalho Resultado
2000 Brasil Troféu Candango do Festival de Brasília 2 Melhor Ator Bicho de Sete Cabeças Venceu
2001 Brasil Troféu Calunga do Festival de Cinema do Recife Venceu
Brasil Prêmio Qualidade Brasil Venceu
República Dominicana Festival de Cinema de Santo Domingo Venceu
Brasil Festival Sesc Melhores Filmes Venceu
2002 Brasil Grande Prêmio do Cinema Brasileiro Venceu
Brasil Troféu APCA Venceu
Colômbia Festival de Cinema de Cartagena Venceu
Equador Festival de Cinema de Quito Cero Latitud Venceu
Brasil Prêmio Qualidade Brasil Abril Despedaçado Venceu
2003 Brasil Troféu Candango do Festival de Brasília Carandiru Venceu
Brasil Grande Prêmio do Cinema Brasileiro Indicado
Estados Unidos Phoenix Film Critics Society Awards Conjunto do Ano Love Actually Venceu
2004 França Festival de Cannes Troféu Chopard de Revelação Masculina Venceu
Brasil Prêmio Qualidade Brasil Melhor Ator A Dona da História Indicado
2007 Estados Unidos MTV Movie Awards Melhor Vilão 300 Indicado
2008 Brasil Prêmio Contigo! de Cinema Melhor Ator Não por Acaso Indicado
Brasil Prêmio Qualidade Brasil Os Desafinados Indicado
2009 Estados Unidos Hollywood Brazilian Film Festival Troféu Horizonte Venceu
2011 Brasil Troféu Candango do Festival de Brasília Melhor Ator Meu País Venceu
Cuba Festival de Havana Heleno Venceu
2012 Peru Festival de Cinema de Lima Venceu
Brasil Prêmio Contigo! de Cinema Venceu
Brasil Prêmio Botequim Cultural Venceu
Estados Unidos ALMA Award O Que Esperar Quando Você Está Esperando Indicado
2013 Brasil Grande Prêmio do Cinema Brasileiro Heleno Indicado
Brasil Prêmio ACIE de Cinema Venceu
2014 Brasil Festival de Gramado Troféu Cidade de Gramado Venceu
2015 Estados Unidos Imagen Foundation Awards Melhor ator coadjuvante The 33 Venceu

O ator Rodrigo Santoro, o médico Drauzio Varella e Hector Babenco, produtor do filme ‘Carandiru’, posam para foto no Sundance Film Festival 2004, em Utah (Estado)

Televisão

Ano Premiação Categoria Trabalho Resultado
2001 Brasil Meus Prêmios Nick Ator Favorito Estrela Guia Venceu
2003 Brasil Troféu Imprensa Melhor Ator Mulheres Apaixonadas Indicado
Brasil Meus Prêmios Nick Ator Favorito Venceu
2005 Brasil Prêmio Qualidade Brasil Melhor Ator Hoje É Dia de Maria Indicado
2006 Brasil Prêmio Contigo! de TV Indicado
2007 Estados Unidos Gold Derby Awards Conjunto do Ano Lost Venceu
2016 Brasil Prêmio Extra de Televisão Melhor Ator Velho Chico Indicado [16]
Brasil Troféu APCA Indicado
Brasil Prêmio Quem de Televisão Pendente
2017 Estados Unidos Screen Actors Guild Awards Melhor Elenco em série dramática Westworld Indicado

CITAÇÃO

Rodrigo Santoro – O preço de ser celebridade

“Da última vez que me seguiram, achei que fosse sequestro, mas eram uns caras querendo me fotografar de sunga.”

Rodrigo Santoro, falando dos paparazzi. / Fonte: Frases Famosas

Rodrigo Santoro

Rodrigo Junqueira Reis Santoro

(Petrópolis, 22 de agosto de 1975)

42 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1791 – Começa a rebelião escrava do Haiti.



1864 – Criação da Cruz Vermelha Internacional.


1906 – Venda da primeira vitrola no mundo, ocorrida nos Estados Unidos, por US$ 200.


5 ▒ FALECIMENTOS


1976Juscelino Kubitschek ▒ Juscelino Kubitschek de Oliveira (Diamantina, 12 de setembro de 1902Resende, 22 de agostode 1976) foi um médico, oficial da Polícia Militar mineira e político brasileiro que ocupou a Presidência da República entre 1956 e 1961. Na presidência, foi o responsável pela construção de uma nova capital federal, Brasília, executando assim um antigo projeto para promover o desenvolvimento do interior e a integração do país.

1981Glauber Rocha ▒ Glauber de Andrade Rocha (Vitória da Conquista, 14 de março de 1939Rio de Janeiro, 22 de agosto de 1981) foi um cineasta brasileiro e também ator e escritor. Deus e o Diabo na Terra do Sol (1963), Terra em Transe (1967) e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969)[5] são três filmes paradigmáticos, nos quais uma crítica social feroz se alia a uma forma de filmar que pretendia cortar radicalmente com o estilo importado dos Estados Unidos. Era o Cinema Novo.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Dia do folclore Brasileiro

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

22

Araraquara (SP)

22

Arco-Íris (SP)

22

Aveiro (PA)

22

Brodowski (SP)

22

Cajazeiras (PB)

22

Canapi (AL)

22

Caracol (PI)

22

Cocal (PI)

22

Colatina (ES)

22

Inhapi (AL)

22

Inúbia Paulista (SP)

22

Itororó (BA)

22

Linhares (ES)

22

Sítio d’Abadia (GO)

22

Taquaral (SP)

Colatina – ES

96 Anos

30 de dezembro de 1921

colatina.es.gov.br

Colatina é um município brasileiro do estado do Espírito Santo.

Com 122.646 habitantes, é o 8º município mais populoso do estado e o 237º do Brasil.

Situa- se às margens do rio Doce, ao norte do estado.

Possui seis distritos: Angelo Frechiani, Baunilha, Boapaba, Graça Aranha, Itapina e a sede.

É uma das principais cidades do interior do estado e sua influência abrange também cidades do leste mineiro.

Como resultado de sua economia diversificada, com bom equilíbrio entre os três setores produtivos – primário, secundário e terciário, bem como a presença de um parque educacional considerável e satisfatórios serviços na atenção básica e avançada à saúde, o município posiciona-se em 5º no ranking dos maiores IDH’s do estado, apresentando índice correspondente a 0,746, sendo este considerado alto para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Entre os 5.565 municípios brasileiros, Colatina ocupa a 628ª no que tange ao mesmo item.

22 de Agosto — Vista noturna de ponte Florentino Avidos, com Colatina e o Cristo ao fundo — Colatina (ES) — 96 Anos em 2017.

A evolução de sua mancha urbana deu-se, inicialmente, a partir da margem sul do Rio Doce.

Nos dias atuais nota-se equilíbrio entre ambas as partes. Estas são ligadas por meio de duas pontes. Colatina é carinhosamente conhecida como Princesa do Norte, em virtude do papel de destaque que ocupou na economia capixaba nos idos dos anos 50 e 60.

Atualmente, com um Produto Interno Bruto estimado em R$ 2.521.093, Colatina é o 297º município de maior PIB do país.

História

Toda a área do norte do Espírito Santo era dominada por várias tribos indígenas que foram apelidadas pelos colonizadores de Botocudos, em razão do uso do botoque no lábio inferior ou nos lóbulos da orelhas.

Os Botocudos viviam em conflito com outras tribos como Pataxós, Cumanachos, Malalis, entre outros.

22 de Agosto — Distrito de Itapina — Colatina (ES) — 96 Anos em 2017.

Além dos conflitos armados, a região do vale do Rio Doce foi tardiamente colonizada, pois temia-se que invasores pudessem utilizar o rio para chegar até Minas Gerais e ameaçar as riquezas do período da Mineração. .

Linhares foi um dos primeiros povoados nesse período.

Em 1833 Linhares alcançava a categoria de Vila, época quando o trecho entre o rio Guandu e Regência começou a ser loteado, pois a navegação do rio por Barcos a vapor passou a ser muito utilizada, e o comércio foi se instalando na região.

A crescente vida econômica de Colatina abalou Linhares, tanto administrativa, quanto politicamente.

Todo o comércio de grande parte de Minas Gerais e do Espírito Santo, que era feito em Linhares, passou a ser feito em Colatina.[6]

Então surge um movimento em favor de Colatina, liderado pelo Coronel Alexandre Calmon, “o Professor Xandoca”, que fez com que Colatina passasse a ser a sede do município, transportando todos os arquivos para Colatina.

Em 1907 Colatina torna-se, legalmente, a sede do município, que anteriormente era Linhares. 

A 30 de dezembro de 1921 foi criado o município de Colatina, separado de Linhares, com território que compreendia toda a área então pertencente ao município de Linhares, inicialmente compreendendo as terras dos atuais municípios de Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Linhares, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte e São Gabriel da Palha. Linhares acabava de perder sua categoria de sede municipal, passando a ser Vila subordinada a Colatina. Só em 1945 Linhares foi desmembrado de Colatina.

Distrito de Itapina

O nome do município é uma homenagem a Colatina Soares de Azevedo, neta materna de Joaquim Celestino de Abreu Soares, barão de Paranapanema, e esposa de José de Melo Carvalho Muniz Freire, presidente do Espírito Santo de 1892 a 1896 e de 1900 a 1904.

Em meados do século XX, assentado nos êxitos da lavoura cafeeira, junto ao Rio Doce e atravessado pela Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), Itapina teve notório crescimento econômico e populacional, chegando a rivalizar com a sede do município.

Possuía agências bancárias, cinema e um vigoroso comércio.

Em virtude da crise da economia cafeeira (décadas de 1960 e 70), com a política de erradicação dos cafezais, Itapina decaiu.

 22 de Agosto — Vista panorâmica da cidade — Colatina (ES) — 96 Anos em 2017.

Clima

O clima é tropical seco com cerca de 900mm de precipitação anual e grande amplitude térmica anual e diária. A máxima média no mês mais quente é de 33 °C, sendo uma das maiores do Espírito Santo, porém a mínima média no inverno, chega a 14 °C, em altitudes de 70m.

Transporte

Colatina é cortada pela BR 259, ligando à cidades do Leste de Minas e a BR 101, e pela ES 080, que liga as cidades do Noroeste e Serrana do Espírito Santo. Além da recém-inaugurada ES 248, que liga Colatina à Linhares, passando por belas lagoas e margeada pelo Rio Doce.

Rodoviário

Colatina é atendida diariamente por dezenas de linhas interurbanas, possuindo o maior Terminal Rodoviário do Noroeste do Estado.

É atendido pelas Viações Águia Branca; Pretti; São Gabriel; Itapemirim; Marilândia; Lírio dos Vales; Rigamonte; São Roque; Eucatur; Real Norte/Colibri; Gontijo; Itamarati; possuindo viagens diárias para Vitória; cidades do Norte do Es; Leste de Minas Gerais; e Porto Velho (RO).

22 de Agosto — Monumento do Cristo Redentor — Colatina (ES) — 96 Anos em 2017.

O famoso pôr-do-sol da cidade, que é conhecida como Princesa do Norte, representa o cartão-postal, junto com o monumento do Cristo Redentor, que tem 33 metros de altura, localizado na parte alta do município, no bairro Bela Vista. 

De diversos pontos é possível ver a estátua do Cristo, que a todos transmite uma maravilhosa sensação de paz.

Turismo

Oferece um grande potencial para o ecoturismo, pois há no campo belas paisagens e fazendas bem cuidadas.

Destaque para São Pedro Frio, a 600 metros de altitude, a 40 quilômetros do Centro, que oferece clima de montanha aos visitantes. Vale a pena conhecer as lagoas do Limão, Pau Gigante, Coroa Verde, Barbados, Óleo, Patrão Mor. Além das cachoeiras do Oito, Onze, Vinte e Onça..

O por do sol de Colatina é o segundo mais belo do mundo.

22 de Agosto — Crianças de Mimoso do Sul prestaram homenagens a Colatina, no monumento do Cristo Redentor — Colatina (ES) — 96 Anos em 2017.

As festas também acontecem durante o ano inteiro.

No aniversário de emancipação do município, em agosto, a comemoração atende todos os gostos.

Há eventos culturais e musicais dos mais variados. Durante o ano ocorrem os mais animados bailes, um deles, o do Cafona – que ocorre sempre no segundo sábado de maio -, é conhecido não só no Espírito Santo, mas também em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pará.

22 de Agosto — Calçadão da Rua Geraldo Pereira, esquina com a Rua Alexandre Calmon no Centro — Colatina (ES) — 96 Anos em 2017.

Alguns pontos turísticos da Princesinha do Norte:

  • Cachoeira do Oito
  • Cristo Redentor de Colatina
  • Avenida Beira-Rio
  • Praça do Sol Poente
  • Biblioteca Municipal
  • Distrito de Itapina
  • Comunidade São Pedro Frio
  • Cais Sol Poente
  • Mirante

Possui uma rede de ensino fundamental e médio, cursos técnicos, bem como faculdades reconhecidas regionalmente.

Está preparada para entrar em um novo ciclo de crescimento, com o anúncio de implantação de novas plantas industriais.

Possui um Centro Universitário (Unesc) que é o único do interior estado a possuir um curso de Medicina, atraindo assim um grande número de universitários para a cidade.Além da Unesc, Colatina possui a Funcab (Fundação Castelo Branco), situada no bairro Maria das Graças.

Além das faculdades particulares, Colatina possui ainda dois campi do IFES (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo).

22 de Agosto — Entrada do IFES – Campus Itapina — Colatina (ES) — 96 Anos em 2017.

Um campus fica localizado na sede do município, no bairro Santa Margarida, e outro no Distrito de Itapina, às margens da BR 259 km 70[7].

O primeiro, Campus Colatina (antigo CEFETES), possui cursos na área de tecnologia, como Sistemas de Informação (Bacharel), Saneamento Ambiental (tecnólogo) e Informática (curso técnico); Edificações (técnico) e Arquitetura e Urbanismo (bacharel); Comércio e Segurança do Trabalho (Técnicos).

Já o segundo, Campus Itapina (antiga EAFCOL), possui cursos técnicos e superiores na área de ciências agrárias (Técnicos Integrados em Agropecuária, Zootecnia) e Cursos Superiores (Agronomia, Licenciatura em Ciências Agrícolas e Pedagogia) e Pós-Graduação em Agricultura Sustentável[8].

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s