18 de Agosto – Osmar Prado e Porto Firme (MG) – 2017

☺ CAPA • Osmar Prado 70 Anos

▒ CIDADE • Porto Firme (MG) 64 Anos

▒ NASCIMENTOS • Antonio Salieri • Shelley Winters • Rosalynn Carter • Just Fontaine • Robert Redford • Patrick Swayze • Madeleine Stowe • Carole Bouquet • Luiz Mattar • Christian Slater • Edward Norton • Ricardo Tozzi • Fabíula Nascimento

▒ FALECIMENTOS • Sérgio Cardoso • Honoré de Balzac

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1969Edward Norton ▒ Edward Harrison Norton (Boston, 18 de agosto de 1969) é um ator, produtor e cineasta norte-americano.[1] Conseguiu o estrelato ao atuar em Primal Fear (1996). Norton já foi três vezes indicado ao Óscar de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante (por Primal Fear, American History X e Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance).


1750Antonio Salieri ▒ Antonio Salieri (Legnago, 18 de agosto de 1750Viena, 7 de maio de 1825) foi um compositor operístico italiano. As lendas a respeito do seu relacionamento com Wolfgang Amadeus Mozart, foram criadas pela peça de teatro de Peter Shaffer, adaptada para o cinema, sob direção de Milos Forman, com o título Amadeus.


1920Shelley Winters ▒ Shelley Winters, nome artístico de Shirley Schrift (St. Louis, 18 de agosto de 1920Beverly Hills, 14 de janeiro de 2006) foi uma premiada atriz norte-americana. Recebeu o Oscar de “Melhor Atriz Coadjuvante” pelo filme O diário de Anne Frank (The Diary of Anne Frank, em 1959), O segundo Oscar veio com Quando só o coração vê (A Patch of Blue, de 1965), dirigido por Guy Green.


1927Rosalynn Carter ▒ Eleanor Rosalynn Smith Carter (Plains, 18 de agosto de 1927) é a esposa do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter e foi a primeira-dama entre 1977 e 1981. Ela trabalha juntamente com seu marido em projetos em 65 países para solucionar conflitos, promover os direitos humanos, melhorar a saúde mundial e desenvolver a democracia.


1933Just Fontaine ▒ Just Fontaine (Marraquexe, 18 de Agosto de 1933) é um ex-futebolista francês nascido no Marrocos, então colônia da França. Ele é até hoje o maior artilheiro em uma única Copa do Mundo, com os 13 gols marcados na Copa da Suécia, em 1958.[4][5]


1936Robert Redford ▒ Charles Robert Redford, Jr. (Santa Mônica, 18 de agosto de 1936) é um ator, cineasta e produtorestadunidense, atuante principalmente nas décadas de 1960 e 70, quando era considerado um dos maiores sex symbols masculinos do cinema americano. Como diretor consagrou-se ao receber o Óscar de melhor diretor por Ordinary People (br: Gente como a Gente), de 1980.


1952Patrick Swayze ▒ Patrick Wayne Swayze (IPA: [‘sweɪziː]; Houston, 18 de agosto de 1952Los Angeles, 14 de setembro de 2009) foi um ator, dançarino, cantor e compositor estadunidense. Estrelou filmes de sucesso como Ghost (br: Ghost: Do Outro Lado da Vida), Dirty Dancing (br: Dirty Dancing – Ritmo quente), Donnie Darko, Point Break (br: Caçadores de Emoção) e Steel Dawn (br: Crepúsculo de Aço).

1958Madeleine Stowe ▒ Madeleine Stowe Mora (Eagle Rock, 18 de agosto de 1958) é uma atriz estadunidense.

Em 1994 recebeu o Globo de Ouro de melhor elenco no filme Short Cuts. Devido aos elogios da crítica, foi indicada ao Globo de Ouro em 2012 por sua interpretação como a vilã Victoria Grayson da série Revenge.

Através de um grupo chamado Artistas pela Paz e Justiça, Stowe está ajudando a construir a primeira escola pública do Haiti – 100 por cento das doações para a organização vão para o trabalho.


1957Carole Bouquet ▒ Carole Bouquet (Neuilly- sur-Seine, 18 de agosto de 1957) é uma atriz francesa, lançada ao estrelato em seu filme de estreia Esse Obscuro Objeto do Desejo de Luis Buñuel, em 1977, e consagrada popularmente como a bond girl de 007 Somente Para Seus Olhos, de 1981.


1963Luiz Mattar ▒ Luiz Mattar (São Paulo, 18 de agosto de 1963) é um empresário e ex-tenista profissional brasileiro. É considerado por diversos analistas esportivos, críticos de tênis e antigos tenistas como um dos dez maiores tenistas brasileiros da Era Aberta.[1]

A melhor posição de Luiz Mattar no ranking foi o 29º lugar em simples (em 1989), e número 55 em duplas (em 1991).


1969Christian Slater ▒ Christian Michael Leonard Hawkins, mais conhecido como Christian Slater (Nova York, 18 de agosto de 1969) é um ator estadunidense.

Vencedor do Globo de Ouro 2016 por Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou Filme para TV Mr. Robot.


1975Ricardo Tozzi ▒ Ricardo Tozzi (Campinas, 18 de agosto de 1975) é um ator e modelo brasileiro. Ficou conhecido pelos personagens nas novelas Insensato Coração, Cheias de Charme e Amor à Vida. Em 2016, integra o elenco de A Lei do Amor nova novela das nove da Rede Globo.


1978Fabíula Nascimento ▒ Fabiula Nascimento (Curitiba, 18 de agosto de 1978)[1] é uma atriz brasileira. Em 2009 atuou no filme Não Se Pode Viver sem Amor ao lado de Cauã Reymond.

Entrou no elenco do seriado Força Tarefa em que permaneceu até 2011. Em 2014 interpretou a vilã ambiciosa Cristina em Boogie Oogie de Rui Vilhena. Emendando duas novelas seguidas, esteve em I Love Paraisópolis, em 2015.

3 ▒ CAPA do DIA

Osmar Prado

70 Anos

Osmar Prado, nome artístico de Osmar do Amaral Barbosa, (São Paulo, 18 de agosto de 1947) é um ator, escritor, produtor, dublador e radioator brasileiro.[1]

Biografia

Iniciou sua carreira de ator aos 10 anos de idade, integrando o elenco infantil da telenovela David Copperfield, exibida pela extinta TV Paulista. Interpretou diversos papéis na emissora, onde permaneceu por oito anos.

Nessa época, além da televisão, realizou também trabalhos no teatro com o ator Sérgio Cardoso.

Em 1965, teve uma passagem pela recém inaugurada Rede Globo, onde participou da novela Ilusões Perdidas.

Em 1968, assinou contrato com a TV Excelsior para atuar na novela Os Estranhos. Na mesma emissora, ainda integrou o elenco de outras duas novelas, A Muralha e Dez Vidas.

Assinou seu primeiro contrato com a Rede Globo, em 1969, para trabalhar na novela Verão Vermelho. Devido ao seu bom desempenho, foi escalado para atuar em Assim na Terra como no Céu, de 1970.

Em 1971, participou de O Cafona, na qual interpretou Cacá, um jovem cineasta que, junto com os amigos Rogério e Julinho, desejava fazer o filme mais radical do cinema brasileiro.

Os personagens faziam uma referência bem-humorada aos diretores Cacá Diegues, Rogério Sganzerla e Júlio Bressane. Ainda nesse ano, participou da novela Bandeira 2 de Dias Gomes,quando viveu o jogador de futebol Mingo.

18 de Agosto – Osmar Prado – 1947 – 70 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Osmar Prado viveu o jogador de futebol Mingo na novela ‘Bandeira 2’. Na foto, ao lado de Garri

Em seguida, protagonizou sua primeira novela, Bicho do Mato de Chico de Assis e Renato Corrêa e Castro, em que viveu o caipira Juba.

A partir de 1973, passou a integrar o elenco fixo do seriado humorístico semanal A Grande Família, onde despontou como o estudante politizado Júnior, terceiro filho do casal Lineu e Nenê – na época, interpretados por Jorge Dória e Eloísa Mafalda – que não foi reproduzido na versão atual do seriado.

Em 1975, com a morte do autor da série, voltou a fazer novelas, atuando em duas produções.

Primeiro em Senhora de Gilberto Braga, em que interpretou o advogado Torquato Ribeiro; e depois em Helena de Gilberto Braga, cuja trama foi protagonizada por ele, juntamente com a atriz Lúcia Alves.

Depois, em 1976, esteve presente na primeira versão da novela Anjo Mau de Cassiano Gabus Mendes, cuja babá Nice fora vivida pela atriz Susana Vieira.

Coube a Osmar encarnar Getúlio, marido da personagem Stela, vivida por Pepita Rodrigues, patrões da babá Nice. Posteriormente, como Eupídio Morungaba, participou da novela Nina.

Em 1978, interpretou o Edu da novela Te Contei? de Cassiano Gabus Mendes, que vivia um triângulo amoroso com as personagens Shana, de Maria Cláudia, e Sabrina, de Wanda Stephânia.

Em seguida, em Pai Herói, viveu o marginal Pepo. Em 1980, na novela Chega Mais de Walther Negrão e Carlos Eduardo Novaes, interpretou o cantor Amaro da Bahia, que formava par romântico com a personagem de Renata Sorrah.

Depois, no papel de Alfredo, integrou o elenco de O Amor É Nosso de Wilson Aguiar Filho, Walther Negrão e Roberto Freire.

Após quase 15 anos de contrato com a Rede Globo, deixou temporariamente a emissora em 1982, para se dedicar mais ao teatro.

Nos palcos, atuou nas montagens de Barrela e Gente Fina É a Mesma Coisa. Também nesse ano, teve uma passagem pela TV Cultura de São Paulo, onde protagonizou a minissérie Seu Quequé com adaptação de Wilson Rocha.

Em 1983, foi convidado a integrar o elenco do seriado Mário Fofoca roterizado por Cassiano Gabus Mendes, no papel do corretor Donato Freitas, cujo escritório era vizinho ao do detetive Mário Fofoca, e servia de contraponto às situações vividas pelo protagonista.

18 de Agosto – Osmar Prado – 1947 – 70 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Osmar Prado ao lado da filha, a atriz Janaína Prado.

Ainda nesse ano, viveu o Joãozito em Voltei pra Você de Benedito Ruy Barbosa e fez uma participação especial em Champagne de Cassiano Gabus Mendes.

Em 1984, participou de sua primeira minissérie na Rede Globo, Meu Destino É Pecar de Euclydes Marinho. Depois, transferiu-se para a extinta Rede Manchete, onde atuou nas minisséries Viver a Vida de Manoel Carlos e Tudo em Cima de Bráulio Pedroso e Geraldo Carneiro. Antes disso, ainda em 1984, fez a sua estréia no cinema, atuando no filme Aguenta, Coração.

18 de Agosto – Osmar Prado – 1947 – 70 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Tabaco (Osmar Prado) e suas três mulheres em ‘Roda de Fogo’,

Em 1986, de volta à Rede Globo, participou de sua primeira novela das oito, Roda de Fogo de Lauro César Muniz, e interpretou um de seus personagens mais carismáticos na televisão, o Tabaco.

No ano seguinte, trabalhou em Mandala de Dias Gomes, sendo que para viver a personagem se viu obrigado a raspar a cabeça, pois o papel seria de um monge budista.

Em 1988, interpretou um dos personagens principais de Vida Nova de Benedito Ruy Barbosa, o italiano Pietro.

Também nesse ano, voltou a trabalhar numa minissérie, O Pagador de Promessas de Dias Gomes, vivendo o padre Eloy.

Em 1990, participou da minissérie Riacho Doce de Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzshon, como o pescador Neco.

Em 1992, atuou na novela Pedra sobre Pedra de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzshon, na qual viveu mais um personagem de grande repercussão junto ao público, o Sérgio Cabeleira, que assustava os habitantes da cidade de Resplendor em noites de lua cheia.

Em 1993, interpretou aquele que talvez seja seu maior sucesso na televisão, o Tião Galinha, um personagem exótico que carregava as crendices e fábulas do universo popular na novela Renascer de Benedito Ruy Barbosa. O papel lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Apesar do sucesso obtido pelo personagem, deixou a Rede Globo ainda durante as gravações de Renascer.

Transferiu-se para o SBT, que reorganizava seu núcleo de dramaturgia com a novela Éramos Seis de Sílvio de Abreu e Rubens Edward Filho.

Ainda no SBT, integrou o elenco do remake de Sangue do Meu Sangue de Vicente Sesso, onde interpretou brilhantemente o grande vilão Clóvis. Com esse trabalho arrancou elogios da crítica e do público, e se tornou o primeiro ator do SBT a ganhar o Troféu Imprensa.

18 de Agosto – Osmar Prado – 1947 – 70 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Foto 18 – Osmar Prado e Claudio Marzo.

Voltou a trabalhar na Rede Globo em 1998, convidado para interpretar o prefeito Barnabé de Barros, na novela Meu Bem Querer de Ricardo Linhares e com supervisão de Texto de Aguinaldo Silva.

Dois anos depois, participou da novela Esplendor segundo trabalho com a autora Ana Maria Moretzshon, no papel de Rodolfo Bernardes.

Em 2001, esteve presente no elenco da premiada minissérie Os Maias de Maria Adelaide Amaral, Vincent Villari e João Emanuel Carneiro, no papel de Tomás de Alencar.

Ainda em 2001, na novela O Clone de Glória Perez, interpretou Lobato, um advogado de classe média, ex-dependente químico, que luta para se manter longe do álcool e da cocaína.

18 de Agosto – Osmar Prado – 1947 – 70 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Osmar Prado e Denise Del Vecchio são Margarido e Dona Mocinha, em ‘Chocolate com Pimenta’.

Em 2002 atou em Esperança de Benedito Ruy Barbosa e Walcyr Carrasco, em seguida, atuou em Chocolate com Pimenta de Walcyr Carrasco, na pele do caipira Margarido.

Posteriormente, no ano de 2004, filmou o longa Olga, na pele do presidente Getúlio Vargas.

Depois, em 2005, integrou o elenco das duas jornadas da premiada minissérie Hoje É Dia de Maria de Carlos Alberto Soffredini.

Em 2006, participou da minissérie JK de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira e do remake da novela Sinhá Moça de Benedito Ruy Barbosa, no papel do dominador Barão de Araruna.

No ano seguinte, atuou na minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes de Glória Perez e na novela Eterna Magia de Elizabeth Jhin.

Em 2008, participou do remake de Ciranda de Pedra de Alcides Nogueira e Mário Teixeira, como o empresário Cícero Cassini, homem rico, descendente de italianos, sócio do grande vilão da história, Natércio.

Em 2009, integrou o elenco da novela Caminho das Índias de Glória Perez, no papel do chefe de família Manu, da casta dos comerciantes.

Casado com Kochi, Manu é o pai da protagonista Maya e do jovem Komal.

 

Entre 2010 a 2011 atuou nas séries Na Forma da Lei de Antônio Calmon, Afinal o Que Querem as Mulheres de João Paulo Cuenca e Amor em Quatro Atos de Antonia Pellegrino, inspirada em músicas de Chico Buarque.

Em 2011 voltou às novelas como o delegado Batoré fazendo um triângulo amoroso com Zezé Polessa e Marcos Caruso no núcleo de humor da novela das 18 horas Cordel Encantado de Duca Rachid e Thelma Guedes.

18 de Agosto – Osmar Prado – 1947 – 70 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Eliane Giardini, Laura Cardoso e Osmar Prado.

Em 2012 interpretou o vilão cínico Vírgilio um homem que maltratava o filho adotivo e também explorava o seu dom especial de amansar os animais com um gesto ou olhar, da novela Amor Eterno Amor de Elizabeth Jhin.[2]

Em 2014 volta a TV, na minissérie Amores Roubados de George Moura e Sérgio Goldenberg com supervisão de texto de Maria Adelaide Amaral, como Cavalcanti, um poderoso empresário, após enfrentar um câncer na garganta.

No mesmo ano, interpreta o Coronel Epaminondas, o grande vilão cômico da história e também será rival de Pedro Galvão (Rodrigo Lombardi) em Meu Pedacinho de Chão de Benedito Ruy Barbosa, seu sexto trabalho com autor [3]

18 de Agosto – Osmar Prado – 1947 – 70 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Osmar Prado e a esposa, Vânia Pacheco.

Vida Pessoal

É casado com Vânia Pacheco, e tem três filhas: Janaina PradoLuana PradoTainá Prado.

É primo de primeiro grau de Dalcio Prado e de terceiro grau de Arthur Prado Pires. e Participa do Movimento Humanos Direitos.[4]

18 de Agosto – Osmar Prado – 1947 – 70 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Osmar Prado e suas filhas.

Carreira

Na televisão

Ano Título Papel Emissora
2017 Os Trapalhões Rede Globo
2016 Nada Será Como Antes Pompeu Azevedo Gomes
2014 Meu Pedacinho de Chão Coronel Epaminondas Napoleão [5]
Amores Roubados Roberto Cavalcanti
2012 Amor Eterno Amor Virgílio de Souza
2011 Cordel Encantado Delegado Altino Batoré
Amor em Quatro Atos Marcos
2010 Afinal, o Que Querem as Mulheres? Dr. Klein / Amâncio Flores
Na Forma da Lei Newton Lopez
2009 Caminho das Índias Manu Meetha
2008 Ciranda de Pedra Cícero Cassini
2007 Eterna Magia Joaquim O’Neill
Amazônia, de Galvez a Chico Mendes Gianne
2006 Sinhá Moça Coronel José Ferreira (Barão de Araruna)
2005 Clara e o Chuveiro do Tempo Napoleão Bonaparte
Hoje é Dia de Maria – 2ª Jornada Dr. Copélius
Hoje é Dia de Maria Pai
2003 Chocolate com Pimenta Margarido da Silva
2002 Esperança Jacobino
2001 O Clone Lobato
Os Maias Tomás de Alencar
2000 Esplendor Rodolfo
Você Decide eps: Um Casamento Aberto
1999 Você Decide eps: Gol de Placa
Você Decide eps: Um Outro em Meu Lugar
1998 Meu Bem Querer Barnabé de Barros
Teleteatro Vários Personagens SBT
1996 Brava Gente Bira
1995 Sangue do Meu Sangue Clóvis
1994 Éramos Seis José Carlos (Zeca)
Você Decide Cigarra ou Formiga Rede Globo
1993 A Justiça dos Homens Vários Personagens SBT
Renascer Tião Galinha (Sebastião de Pádua) Rede Globo
1992 Pedra Sobre Pedra Sérgio Cabeleira
1991 Caso Especial Ep: Os Homens Querem Paz
1990 Riacho Doce Neco de Lourenço
1988 Vida Nova Pietro
O Pagador de Promessas Padre Eloy
1987 Mandala Gérson
1986 Roda de Fogo Tabaco da Silva
1985 Tudo em Cima Osvaldinho Rede Manchete
1984 Viver a Vida Henrique
Meu Destino é pecar Marcelo Rede Globo
1983 Champagne Amigo de Nil
Elas por Elas Donato Freitas
Voltei pra Você Joãozito
1982 Seu Quequé Seu Quequé TV Cultura
1981 O Amor é Nosso Alfredo Rede Globo
1980 Chega Mais Amaro (Ted Lover)
1979 Pai Herói Pepo
1978 Te Contei? Edu
1977 Os Trapalhões
Nina Morungaba
Despedida de Casado Cássio (Novela Não Exibida)
1976 Anjo Mau Getúlio
1976 Caso Especial eps: Quem era Shirley Temple?
1975 Helena Éstacio
1975 Senhora Torquato Ribeiro
1973 A Grande Família Júnior (Juninho)
1972 Bicho do Mato Juba
1971 Bandeira 2 Mingo
O Cafona Cacá
1970 Assim na terra como no Céu Mariozinho
Verão Vermelho Bebeto
1969 Dez Vidas TV Excelsior
Os Estranhos
1968 A Muralha
1965 Ilusões Perdidas Rede Globo
1964 Tortura d’Alma TV Paulista

Cinema

Ano Título Papel
1984 Aguenta, Coração Ricardo
1989 O Grande Mentecapto
1990 Boca de Ouro Leonardo
1993 Era Uma Vez no Tibet ….
1996 Cassiopéia Leonardo (Voz)
2001 A Hora Marcada Peçanha
2003 Desmundo Francisco de Albuquerque
2004 Olga Getúlio Vargas

Prêmios

Troféu Imprensa

  • Melhor ator por Sangue do Meu Sangue (1996)

Prêmio Contigo! de TV

  • Melhor ator coadjuvante por Chocolate com Pimenta (2004)

Prêmio F5

  • Indicado a Ator coadjuvante do Ano (novela) por Meu Pedacinho de Chão (2014) [6]
  • Indicado a Ator Coadjuvante do Ano (série ou minissérie) por Amores Roubados (2014) [7]

CITAÇÃO

Osmar Prado – A preparação do artista e suas fontes

“Muita gente ouve o Pavarotti e pensa ‘é fácil cantar’, mas quanto tempo ele demorou para encaixar aquela nota? Essa é a diferença que só o tempo dá, que depende das informações, do que você colheu da vida. Ser ator é lidar com o humano.”

Osmar Prado / Fonte: Mensagens com Amor

Osmar Prado

Osmar do Amaral Barbosa

(São Paulo, 18 de agosto de 1947)

70 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1877Asaph Hall descobre Fobos, um satélite natural do planeta Marte.


5 ▒ FALECIMENTOS


1972Sérgio Cardoso ▒ Sérgio Fonseca de Mattos Cardoso, mais conhecido como Sérgio Cardoso (Belém, 15 de março de 1925Rio de Janeiro, 18 de agosto de 1972), foi um ator brasileiro. Na TV Tupi, Sérgio Cardoso fez várias telenovelas de sucesso. A partir de 1969 participou de diversas novelas da TV Globo, dentre elas A Cabana do Pai Tomás, Pigmalião 70 e A Próxima Atração. Seu último trabalho foi O Primeiro Amor.

1850Honoré de Balzac ▒ Honoré de Balzac (Tours, 20 de maio de 1799Paris, 18 de agosto de 1850) foi um produtivo escritor francês, notável por suas agudas observações psicológicas. É considerado o fundador do Realismo na literatura moderna.[1][2] Sua magnum opus, A Comédia Humana, consiste de 95 romances, novelas e contos que procuram retratar todos os níveis da sociedade francesa da época, em particular a florescente burguesia após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

  • Dia da Libertação Humana (Mundial)[1]
  • Dia do estagiário[2]
  • Dia da Revolução Cultural[3]

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

1991Colapso da União Soviética: O presidente soviético Mikhail Gorbachev é colocado sob prisão domiciliar durante suas férias na Crimeia. O golpe, liderado por oito linhas-duras de alta patente, logo é detido.

Dados do IBGE

18

Bom Jardim de Goiás (GO)

18

Cajuru (SP)

18

Caririaçu (CE)

18

Cruz Alta (RS)

18

Guarani d’Oeste (SP)

18

Itaguatins (TO)

18

Nova Santa Helena (MT)

18

Porto Firme (MG)

18

Tenente Portela (RS)

Porto Firme (MG)

64 Anos

12 de dezembro de 1953

portofirme.mg.gov.br

Porto Firme é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

Em 2004 sua população foi estimada em 12 561 habitantes.

História

Porto Firme teve sua origem no primitivo povoado de Tapera, fundado pelo desbravador paulista João Siqueira Afonso, no final do século XVII.

O aventureiro buscava ouro, quando se estabeleceu na região banhada pelo rio Guarapiranga.

A notícia da descoberta do metal atraiu outros homens, que construíram suas casas no local.

Passada a febre do ouro, os moradores se dedicaram à agricultura e à pecuária.

O povoado que ali cresceu foi elevado a paróquia em 1877, recebendo o nome de Nossa Senhora do Porto Seguro.

18 de Agosto – Igreja Matriz — Porto Firme (MG) — 64 Anos em 2017.

Em 1943, devido a constantes desvios postais para a cidade baiana de Porto Seguro, a cidade passou a ser chamada de Porto Firme. Dez anos mais tarde, a localidade foi emancipada.

O município se destaca pela sua produção de milho e cachaça.

Hoje, Porto Firme é conhecida nas redondezas por sua tradicional festa de Aniversário do Município que ocorre em 18 de agosto.

Principais pontos da cidade

  • Praça Juquinha Moreira – Centro
  • Praça Alfredo Quintas
  • Rua Juquinha Ribeiro
  • Avenida 18 de agosto
  • Rua Santo Antonio
  • Rua Dom Silvério
  • Bom Destino
  • Rua Coração de Jesus
  • Bairro do Trevo
  • Avenida Vicente Afonso Paes
  • Praça da Bandeira
  • Rua São José
  • Praça da Matriz
  • Rua São Pedro
  • Morro do Cruzeiro

18 de Agosto – Praça João Maurício — 64 Anos em 2017.

Principais bairros

  • Bom Destino
  • Centro
  • Chiquinho da Ilha
  • Coronel Totó 1 e 2
  • Josafá Sobreira
  • Porto Firme
  • Professor Bezerra
  • Trevo
  • Novo Horizonte

18 de Agosto – Ônibus escolar do município — 64 Anos em 2017.

Educação

A cidade conta com 2 escolas estaduais: a Escola Estadual Imaculada Conceição, de ensino médio e a Escola Estadual Solon Idelfonso, de de ensino fundamental.

26 de Maio – Colégio Cenecista – Comemoração dos 64 anos da CNEC – Maricá (RJ) 203 Anos

Há também a Associação de Pais de Alunos Excepcionais – APAE, que atende alunos com deficiência intelectual ou síndromes associadas, a creche Sossego da Mamãe, para crianças entre 3 e 5 anos de idade e a Escola Universo, que oferece ensino técnico.

Destaca-se na cidade, o Telecentro e a Biblioteca Municipais que oferecem internet gratuito e bom acervo de livros para consulta.

Limitações e crescimento

A cidade pode ser considerada uma das que mais cresce em expansão demográfica na região. Hoje, a cidade tem mais de 30 bairros, com mais de 60 ruas.

18 de Agosto – Prefeitura Municipal — 64 Anos em 2017.

O programa Minha Casa Minha Vida já entregou aproximadamente 40 casas e está em fase de loteamento, o bairro Novo Horizonte.

Funcionam na cidade os serviços de TV a cabo e telefonia das empresas Sky, Oi,Claro, Vivo e Tecnowireless entre outras.

18 de Agosto – Câmara Municipal — 64 Anos em 2017.

Estádio de Futebol

O Estádio Municipal Nhonhô Barbosa, inaugurado entre os anos 70 a 80, com ocupação de cerca de 7.000 pessoas, é aberto aos sábados e domingos para os campeonatos regionais.

18 de Agosto – Vista parcial da Praça Alfreo Quintas — 64 Anos em 2017.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s