16 de Agosto – Dom Bosco e Teresina (PI) – 2017

☺ CAPA • Dom Bosco 202 Anos

▒ CIDADE • Teresina (PI) 165 Anos

▒ NASCIMENTOS • Oscarito • Millôr Fernandes • Glauce Rocha • Julie Newmar • Odair José • Luiz A. Gasparetto • Marcelo Nova • José Augusto • James Cameron • Madonna • Angela Bassett • Timothy Hutton • Elpidia Carrillo • Steve Carell • Hudson Cadorini • Caio Ribeiro • Vanessa Carlton • Júlia Rabello • Evanna Lynch

▒ FALECIMENTOS • São Roque • Eça de Queirós • Robert Johnson • Elvis Presley • Haroldo de Campos • Cláudio C. Castro • Dorival Caymmi • Elke Maravilha

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1958Madonna ▒ Madonna Louise Veronica Ciccone (Bay City, 16 de agosto de 1958), mais conhecida como Madonna, é uma cantora, compositora, atriz, dançarina e produtora musical norte-americana.

Ao longo de sua carreira, várias de suas canções se tornaram bastante lembradas e executadas, dentre elas “Holiday“, “Like a Virgin“, “Material Girl“, “Into The Groove“, “Crazy For You“, “Papa Don’t Preach“, “Open Your Heart“, “La Isla Bonita“, “Like a Prayer“, “Express Yourself“, “Vogue“, “Take a Bow“, “Frozen“, “Music“, “Hung Up“, “4 Minutes” e “Celebration“. Ela ganhou aclamação da crítica e um Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical por seu papel em Evita,


1906Oscarito ▒ Oscarito, pseudônimo de Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción Teresa Diaz (Málaga, 16 de agosto de 1906Rio de Janeiro, 4 de agosto de 1970) foi um ator hispano- brasileiro, considerado um dos mais populares cômicos do Brasil. Ficou famoso pela dupla que fez com Grande Otelo, em comédias dirigidas por Carlos Manga e Watson Macedo. Seu nome, no Brasil, era paralelo para os maiores humoristas do cinema, como Charles Chaplin ou Cantinflas.


1923Millôr Fernandes ▒ Millôr Viola Fernandes (Rio de Janeiro, 16 de agosto de 1923[1]27 de março de 2012), mais conhecido como Millôr Fernandes, foi um desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Dono de um estilo considerado singular, era visto como figura desbravadora no panorama cultural brasileiro.


1930Glauce Rocha ▒ Glauce Rocha (Campo Grande, 16 de agosto de 1930São Paulo, 12 de outubro de 1971) foi uma atriz brasileira. O filme Rio, 40 graus, de Nelson Pereira dos Santos(1955), do qual ela participou, foi proibido em todo o território nacional. Destaca-se uma frase de Glauce, dita ao coronel Meneses Cortes, responsável pela proibição: – “Olha, o Sr. me dá licença de acreditar na natureza humana?”.


1933Julie Newmar ▒ Julie Newmar (nascida em Los Angeles, 16 de agosto de 1933) é uma atriz, dançarina e cantora, estadunidense, foi a intérprete mais famosa da vilã Mulher-Gato na série de televisão do Batman. Para a série de televisão do Batman, Julie Newmar desenhou um traje que deixava à mostra o seu corpo de dançarina. Era feito de lurex (lycra brilhante como purpurina).


1948Odair José ▒ Odair José de Araújo (Morrinhos, 16 de agosto de 1948) é um cantor e compositor brasileiro, de estilo popular-romântico- brega. Ele foi excomungado pela Igreja Católica em 1978, por causa do disco O Filho de José e Maria. A perseguição o fez gravar por 20 anos canções sem muito cunho politizado.[2] Odair José deu seu total apoio à empregada doméstica, função que no início da década de 1970 não era legalizada.


1949Luiz Antonio Gasparetto ▒ Luiz Antonio Alencastro Gasparetto (São Paulo, 16 de agosto de 1949) é um psicólogo de formação, médium psicopictográfico, escritor e locutor brasileiro. Durante quase três anos, foi apresentador de televisão do programa Encontro Marcado da RedeTV!


1951Marcelo Nova ▒ Marcelo Drummond Nova (Salvador, 16 de agosto de 1951) é um cantor e compositor brasileiro. Foi vocalista da banda baiana Camisa de Vênus, desde o início dos anos 1980 até o seu primeiro final em 1987. Em 1988 iniciou sua carreira solo tendo gravado, no ano seguinte, um LP ao lado de Raul Seixas, intitulado A Panela do Diabo.


1953José Augusto ▒ José Augusto Cougil (Rio de Janeiro, 16 de agosto de 1953) é um cantor e compositor brasileiro. Mesmo se dedicado ao mercado latino, Augusto continuou lançando discos no Brasil e compondo para vários artistas; Alcione, Simone, Chitãozinho e Xororó, Fafá de Belém entre muitos outros. E assim, em 1985 surgiu mais um hit, a música “Fantasias”, que rompeu o bloqueio das rádios Fm no Brasil que na época não divulgavam os artistas populares.


1954James Cameron ▒ James Francis Cameron (Kapuskasing, 16 de agosto de 1954) é um premiado cineasta, produtor, roteirista e editor canadense. É bacharel em Física pela Universidade da Califórnia e também explorador dos fundos oceânicos, tendo sido, em 26 de março de 2012, o primeiro homem a descer sozinho num batiscafo ao fundo da Fossa das Marianas.[1] É dele a direção dos dois filmes de maior bilheteria da história do cinema: Avatar e Titanic.

1958Angela Bassett ▒ Angela Evelyn Bassett (Nova Iorque, 16 de Agosto de 1958) mais conhecida como Angela Bassett é uma cantora, compositora, instrumentista, atriz e diretora norte- americana ganhadora de dois prêmios NAACP Image Award de Melhor Atriz no Cinema e um Globo de Ouro de Melhor atriz em comédia ou musical pelo filme Tina, pelo qual foi indicada também, ao Oscar de melhor atriz.


1960Timothy Hutton ▒ Timothy Tarquin Hutton (Malibu, 16 de Agosto de 1960) é um ator e diretor norte-americano. Filho do também ator Jim Hutton, foi premiado com o Oscar de melhor ator secundário em 1980, no filme Gente como a Gente, aos 20 anos de idade.


1961Elpidia Carrillo ▒ Elpidia Carrillo nascida em (Parácuaro estado de Michoacán, México dia 16 de agosto de 1961) é uma atriz mexicana que aparece em vários filmes famosos de Hollywood. Destaque para seus trabalhos em Predator 2 e Solaris.


963Steve Carell ▒ Steven John Carell (Concord, 16 de agosto de 1962) é um premiado ator norte- americano, vencedor do Globo de Ouro em 2006 pelo seu trabalho na série The Office. Foi também nomeado para o Emmy, pelo mesmo papel, e ganhou o MTV Movie Awards pela atuação no filme The 40-Year-Old Virgin (no Brasil: O Virgem de 40 Anos, em Portugal: Virgem aos 40 Anos). Também foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 2015 pelo papel que fez no filme Foxcatcher.


1972Hudson Cadorini ▒ Hudson, nome artistico de Udson Cadorini Silva[1] (Cássia dos Coqueiros, SP, 16 de agosto de 1972), é um cantor e guitarrista brasileiro de rock atualmente integra a dupla sertaneja Edson e Hudson, com o irmão Edson. Em 2008, Hudson, conhecido por ser fã de rock e metal, inspirado por guitarristas como Steve Vai, Joe Satriani, Eddie Van Halen, Yngwie Malmsteen e Slash, lança seu primeiro disco solo: Turbination.


1975Caio Ribeiro ▒ Caio Ribeiro Decoussau, mais conhecido como Caio Ribeiro ou simplesmente Caio (São Paulo, 16 de agosto de 1975), é um comentarista esportivo e ex-futebolista brasileiro, que atuava como atacante. Caio foi revelado nas categorias de base do São Paulo e ganhou fama no futebol ao participar das últimas formações do São Paulo de Telê Santana, que foi bicampeão da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes.


1980Vanessa Carlton ▒ Vanessa Lee Carlton (MilfordPensilvânia, 16 de Agosto de 1980) é uma cantora pop, escritora e pianista norte-americana mais conhecida pelo singleA Thousand Miles” de seu álbum de platina Be Not Nobody (2002), que vendeu cerca de 2,5 milhões ao redor do mundo.


1981Júlia Rabello ▒ Júlia D’Ávila Rabello (Rio de Janeiro, 16 de agosto de 1981) é uma atriz, comediante e radialista brasileira. É conhecida pelo trabalho na internet em diversos papéis na produtora Porta dos Fundos, e também como Jaqueline na sitcom Vai que Cola.


1991Evanna Lynch ▒ Evanna Patricia Lynch, mais conhecida como Evanna Meghan Naomi Lynch (Termonfeckin, 16 de agosto de 1991) é uma atriz e modelo irlandesa conhecida por interpretar Luna Lovegood em quatro filmes da série Harry Potter. De 2007 a 2011, ela esteve em quatro filmes da série: Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 e Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2.

3 ▒ CAPA do DIA

Dom Bosco

202 Anos

Dom Bosco, SDB, (Becchi, 16 de agosto de 1815Turim, 31 de janeiro de 1888) foi um sacerdotecatólico italiano, fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales e proclamado santo em 1934.

Nasceu João Melchior Bosco e foi aclamado por São João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”.

Dom Bosco é o padroeiro da capital federal do Brasil, Brasília.

Vida

João Melchior Bosco foi sacerdote diocesano católico apostólico romano e educador.

Desenvolveu a educação infanto-juvenil e o ensino profissional, sendo um dos criadores do sistema preventivo em educação.

Dedicou-se também ao desenvolvimento da imprensa católica.[1]

É o fundador da Pia Sociedade de São Francisco de Sales (1859), conhecida por salesianos, co-fundador da congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, conhecidas por irmãs salesianas e fundador da Associação Internacional dos Cooperadores Salesianos.

Foi canonizado em 1º de abril de 1934 pelo Papa Pio XI, sendo o padroeiro dos jovens e dos aprendizes. Seu dia é celebrado em 31 de janeiro.[1]

Família

Nasceu do segundo casamento de Francesco Bosco, tendo por mãe Margherita Occhiena.

A família era ainda composta pelo irmão do primeiro casamento do pai, Antônio, e seu irmão mais velho, José.

Ficou órfão de pai quando tinha apenas dois anos de idade. Diante da difícil situação econômica porque passava o norte da Itália, sua infância foi marcada pela pobreza da família.

Formação Sacerdotal

Fez a sua primeira comunhão em 1826.

Em 1828 começou a estudar e aos dezesseis anos passa a frequentar a escola de Castelnuovo D’Asti.

Em 30 de outubro de 1835, quando completou vinte anos, ingressou no Seminário de Chieri, sendo ordenado sacerdote em 5 de junho de 1841, pelo bispo Luigi Fransoni. Após a ordenação, transfere-se para Turim.

Atuação como sacerdote em Turim

No contexto da revolução industrial na Itália, havia grande contingente de jovens sem família nas grandes cidades.

Desde 1809, em Milão, a igreja católica mantinha um tipo de obra assistencial para jovens denominada oratório, que se ocupava de lazer, educação e catequese.

O primeiro oratório de Turim foi fundado em 1841, pelo padre Giovanni Cochi.[1]

Influenciado por essas iniciativas, Dom Bosco funda em 8 de dezembro de 1841 um oratório em Turim, quando atende e ensina o jovem Bartolomeo Garelli na sacristia da Igreja de São Francisco de Assis.

16 de Agosto – Dom Bosco – 1815 – 202 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Pesquisa para ‘Colégio Dom Bosco’, no Google.

Em 8 de dezembro de 1844, esse oratório passa a denominar-se ‘Oratório de São Francisco de Sales’, sendo a primeira casa Salesiana, e em 12 de abril de 1846 passou a ter sua sede definitiva numa propriedade de Francisco Pinardi, no bairro turinense de Valdocco.

Atuação política em Turim

O cenário político do Piemonte e em toda Itália era de caráter revolucionário, com inúmeros conflitos entre o Estado em formação e a Igreja Católica, durante todo o período do Risorgimento.

Seus biógrafos registram sua amizade com políticos como Camilo de Cavour e Humberto Ratazzi, pessoas influentes como a Marquesa Barolo, amizade direta com o Papa Pio IX e com o Papa Leão XIII.

Localmente, o Arcebispo de Turim que ordenou São João Bosco, Dom Luigi Fransoni esteve tanto no exílio como preso, tendo recusado os últimos sacramentos ao ministro Santa Rosa e por isso tendo sido repreendido pelo Rei Vítor Emanuel.

Seu sucessor, Dom Lorenzo Gastaldi, teve uma longa disputa com São João Bosco, que resultou num processo canônico.

A paz entre ambos só se fez mediante decisão de Leão XIII.

As relações com políticos italianos e com papas, de forma muito direta, teriam dado a João Bosco uma posição política que parecia, sobretudo ao bispo Gastaldi, ameaçar a ordem hierárquica da Igreja.

Realizações

Fundação dos Salesianos

Bosco pensava em organizar uma associação religiosa, contudo, o contexto político da unificação da Itália, a disputa pela separação entre Estado e Igreja, não estimulavam a criação de uma ordem religiosa nos moldes tradicionais.

O ministro Umberto Ratazzi lhe sugeriu organizar uma sociedade de cidadãos que se dedicasse às atividades educativas realizadas pelos oratórios em moldes civis.

Bosco propõe a Sociedade de São Francisco de Sales, que seria vista como uma associação de cidadãos aos olhos do Estado e como uma associação de religiosos perante a Igreja.

Após consultar o Papa Pio IX, Bosco recebeu de seus companheiros padres, seminaristas e leigos a adesão à Sociedade de São Francisco de Sales em 18 de dezembro de 1859 e em 14 de março de 1862, os primeiros salesianos fizeram os votos religiosos de castidade, pobreza e obediência.

A partir de 1863, além dos oratórios, os salesianos passam a se dedicar também aos colégios e escolas católicas para meninos e jovens.

Com a separação entre Estado e igreja, há forte demanda por escolas católicas, fazendo com que esse tipo de instituição se dissemine rapidamente.

16 de Agosto – Dom Bosco – 1815 – 202 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Pesquisa para ‘Colégio Dom Bosco’, no Google.

As regras da Sociedade, chamadas de Constituições, foram aprovadas pela igreja em 1874.[1]

Em sua morte, em 1888, a Sociedade contava com 768 membros, com 26 casas fundadas nas Américas e 38 na Europa.

Fundação das Filhas de Maria Auxiliadora

Em 1861, na cidade italiana de Mornese, Maria Domingas Mazzarello convida sua amiga Petronilla para juntas organizarem uma oficina de costura para meninas.

Em 1863 a oficina começa a acolher meninas órfãs.[1]

O seu trabalho é supervisionado pelo Pe. Domingos Pestarino, que havia se associado aos salesianos.

Com o auxílio de Pestarino, Bosco propõe às jovens que se organizem como uma congregação religiosa, com o nome de Filhas de Maria Auxiliadora e em 5 de agosto de 1872 as primeiras salesianas fazem seus votos. Maria Mazzarello foi a primeira superiora da congregação.

Fundação da Associação dos Salesianos Cooperadores

De início, a proposta da Sociedade de São Francisco de Sales incluía, padres, irmãos e leigos externos, porém essa forma de organização não foi aprovada pela igreja católica, que queria apenas padres e irmãos, como nas demais congregações.

Sendo assim, Bosco propôs a associação leiga dos Salesianos Cooperadores, que foi aprovada em 1876 pelo Papa Pio IX.

O objetivo era o mesmo da Sociedade de São Francisco de Sales, a saber: o trabalho educativo e catequético junto aos meninos e aos jovens.

Em sua forma de associação, tornou- se uma sociedade mista, com homens e mulheres leigos.

Sonhos de João Bosco

Há controvérsia se seriam sonhos, visões ou premonições.

O próprio São João Bosco parece que não sabia muito bem como lidar com esses eventos.

Por fim, decidiu dar-lhes atenção, pois muitas vezes eram sonhos de caráter premonitório, que o avisavam sobre a morte iminente de algum aluno ou salesiano.

Era seu costume contar o sonho a seu confessor ou diretor espiritual antes de contá-lo aos demais.

Com relação aos sonhos de São João Bosco, o (beato) Papa Pio IX, ordenou-lhe que consignasse tudo por escrito, em seu sentido literal e de forma detalhada, para maior estímulo dos filhos da Congregação Salesiana.

O sonho sobre sua missão

A biografia de João Bosco elenca inúmeros sonhos, desde o primeiro, ainda na infância, quando se vê brigando com outros meninos e um homem – de acordo com os símbolos do sonho, Jesus Cristo – se aproxima e lhe diz para educar Não com pancadas, mas com mansidão e caridade.

Dom Bosco e Brasília

Em outro sonho, vê, entre os paralelos 15 e 20 do hemisfério sul, um lugar de muita riqueza, próximo a um lago:

Tra il grado 15 e il 20 grado vi era un seno assai lungo e assai largo que partiva di un punto che formava un lago.

Allora una voce disse ripetutamente, quando si verrano a scavare le miniere nascoste in mezzo a questi monti di quel seno apparirà qui la terra promessa fluente latte e miele, sarà una ricchezza inconcepibilie. (Memorie Biografiche, XVI, 385-394)

Esplanada dos Ministérios – Brasília — DF.

Esse lugar é atribuído por alguns intérpretes como sendo Brasília, motivo pelo qual São João Bosco é considerado um dos padroeiros dessa cidade brasileira.

Canonização de Dom Bosco

O contexto da beatificação e canonização de Dom Bosco

Tendo participado do período do Risorgimento e se relacionado com seus atores principais, Dom Bosco acabou por participar, indiretamente, da resolução do último aspecto que aquele movimento deixou em aberto para o século XX: a Questão Romana.

16 de Agosto – Dom Bosco – 1815 – 202 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Estátua de Dom Bosco em La Coruña, Espanha.

O momento da beatificação de Dom Bosco (1929) coincide com a Concordata de São João de Latrão, celebrada entre Benito Mussolini e o Cardeal Pietro Gasparri, com a aprovação do Papa Pio XI.

A coincidência não é gratuita, mas representa naquele momento, uma expressão de nacionalismo italiano, com Mussolini, que estudara um ano no colégio salesiano de Faenza, elogiando Dom Bosco e com Pio XI pondo fim ao poder temporal da Igreja, permitindo a final unificação da Itália e considerando Mussolini um “homem da Providência”.

16 de Agosto – Dom Bosco – 1815 – 202 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Basílica de Dom Bosco em Castelnuovo Don Bosco, Itália.

Na canonização de Dom Bosco em (1934) o contexto será bem outro.

Descontente com os rumos do fascismo e do nazismo, Pio XI escreverá duas encíclicas, uma em alemão e outra em italiano, condenando ambas as ideologias.

O uso político da popularidade e italianidade de Dom Bosco e dos salesianos é recorrente na Itália.

Em 2005, o então primeiro-ministro Silvio Berlusconi visitou o Instituto Salesiano Santo Ambrósio, em Milão, onde foi aluno, para recordar que aprendera com Dom Bosco que “é preciso estar de acordo com todos”.

CITAÇÃO

Dom Bosco – Caridade e verdade na educação dos jovens

“A bondade é estimada também pelos homens maus, ainda que não as pratiquem”

“As mentiras, além de serem uma ofensa a Deus, nos tornam filhos do demônio”

“Confessem-se como se sua confissão fosse a última de suas vidas”

Dom Bosco / Fonte: Salesianos

Dom Bosco

(Becchi, 16 de agosto de 1815Turim, 31 de janeiro de 1888)

202 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1925 – Estréia em Nova York de “Em busca do ouro”, primeiro longa-metragem de Charles Chaplin.



1960Independência do Chipre.


  • 1987Lech Walesa, líder do movimento sindical independente polonês “Solidariedade“, declara que este movimento proscrito se encontra em atividade.

1992 – Manifestantes saem às ruas de todo o Brasil para pedir a saída do presidente Fernando Collor de Mello.



1995 – O navegador Internet Explorer, da Microsoft, dá as caras oficialmente pela primeira vez.


  • 1997 – Aproximadamente 220 pessoas são presas na Alemanha durante marchas para comemorar o décimo aniversário da morte do líder nazista Rudolf Hess.

2006Sport Club Internacional vence a Copa Libertadores da América pela primeira vez.


2008César Cielo Filho ganha a primeira medalha de ouro olímpica da natação brasileira em Pequim.

5 ▒ FALECIMENTOS

1327São Roque (Roque de Montpellier) ▒ Roque de Montpellier (c. 1295 – 1327) é um santo da Igreja Católica Romana, protector contra a peste e padroeiro dos inválidos e cirurgiões. É também considerado por algumas comunidades católicas como protector do gado contra doenças contagiosas.


1900Eça de Queirós ▒ José Maria de Eça de Queiroz [1][2][3] (Póvoa de Varzim, 25 de novembro de 1845Paris, 16 de agosto de 1900) foi um dos mais importantes escritores portugueses da história. Foi autor de romances de reconhecida importância, de Os Maias e O Crime do Padre Amaro; o primeiro é considerado por muitos o melhor romance realista português do século XIX.[4]


1938Robert Johnson ▒ Robert Leroy Johnson (Hazlehurst, Mississippi, 8 de maio de 1911Greenwood, Mississippi, 16 de agosto de 1938) foi um cantor e guitarrista norte-americano de blues. Johnson é um dos músicos mais influentes do Mississippi Delta Blues e é uma importante referência para a padronização do consagrado formato de doze compassos para o blues.


1977Elvis Presley ▒ Elvis Aaron Presley[nota 1] (Tupelo, 8 de janeiro de 1935Memphis, 16 de agosto de 1977) foi um cantor, músico e ator norte- americano, mundialmente denominado como o Rei do Rock e com a alcunha de “Elvis, The Pelvis”, pela forma extravagante, mas ousada como dançava e se mexia, adquirida na década de 50. Elvis tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX.[3] Entre seus sucessos musicais podemos destacar “Hound Dog“, “Don’t Be Cruel“, “Love Me Tender“, “Jailhouse Rock“, “It’s Now Or Never“, “Suspicious Minds“, “My Way” e “Bridge Over Troubled Water“.

2003Haroldo de Campos ▒ Haroldo Eurico Browne de Campos (São Paulo, 19 de agosto de 1929 — São Paulo, 16 de agosto de 2003[1]) foi um poeta e tradutor brasileiro. Haroldo dirigiu até o final de sua vida a coleção Signos da Editora Perspectiva.

Transcriou” em português poemas de autores como Homero, Dante, Mallarmé, Goethe, Mayakovski, além de textos bíblicos, como o Gênesis e o Eclesiastes.


2005Cláudio Correia e Castro ▒ Cláudio Luís Murgel Corrêa e Castro (Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 1928Niterói, 16 de agosto de 2005) foi um ator brasileiro.

Foi um dos recordistas de participação em telenovelas no Brasil, chegando a atuar em mais de quarenta folhetins. Ficou marcado por tipos como o Conde Klaus de Chocolate com Pimenta, em 2003 e o Arcanjo Gabriel de Deus Nos Acuda, ao lado de Dercy Gonçalves.


2008Dorival Caymmi ▒ Dorival Caymmi (Salvador, 30 de abril de 1914Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2008) foi um cantor, compositor, violonista, pintor e ator brasileiro. Compôs inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano.[1]

Tendo como forte influência a música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica.


2016Elke Maravilha ▒ Elke Maravilha, nome artístico de Elke Georgievna Grunnupp (em russo: Элке Георгевна Груннупп; Leningrado, 22 de fevereiro de 1945Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2016), foi uma manequim, modelo, jurada, apresentadora e atriz nascida na Rússia com cidadania alemã radicada no Brasil.[1][2][3] Começou a trabalhar como atriz em O Barão Otelo no Barato dos Bilhões, com Grande Otelo, e atuou em filmes como Pixote, de Héctor Babenco; Quando o Carnaval Chegar e Xica da Silva, de Cacá Diegues.

Elvis Presley

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

16

Apiacá (ES)

16

Aracoiaba (CE)

16

Cairu (BA)

16

Itaobim (MG)

16

Jaguari (RS)

16

Petrolândia (SC)

16

Santa Gertrudes (SP)

16

São Bento do Sapucaí (SP)

16

São Roque (SP)

16

Taquaritinga (SP)

16

Teresina (PI)

Teresina – PI

165 Anos

16 de Agosto de 1852

teresina.pi.gov.br

Teresina é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro do Piauí.

Possui uma população estimada em 847.430 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016.[10]

Localiza-se no Centro- Norte Piauiense a 343 km do litoral, sendo, portanto, a única capital da Região Nordeste que não se localiza às margens do Oceano Atlântico[9].

Está conurbada com a cidade maranhense de Timon, formando, assim, a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, que aglomera cerca de 1.194.911 habitantes, sendo a segunda RIDE mais populosa de todo o Brasil, atrás apenas de Brasília.

Teresina é a 21ª maior cidade do Brasil e a 17ª maior capital de estado, sendo a 7ª capital mais populosa e a 7ª capital mais rica do Nordeste[11].

16 de Agosto – Foto aérea da cidade — Teresina (PI) — 165 Anos em 2017.

Teresina é a terceira capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal,[12] e segundo o IPEA é a terceira capital mais segura do Brasil (perdendo apenas para Natal/RN e Palmas/TO)[13].

A cidade tem um IDH alto (Índice de Desenvolvimento Humano), porém, ainda é a oitava colocada entre as capitais do Nordeste, ficando à frente apenas de Maceió.

Teresina também é a terceira cidade onde mais acontecem sequências de descargas elétricas no mundo.[14] Por esta razão, a região recebe a curiosa denominação de “Chapada do Corisco”.

16 de Agosto – Visão da cidade, de dentro do Mirante Ponte Estaiada — Teresina (PI) — 165 Anos em 2017.

Seu lema é a frase “Omnia in Charitate”, que significa, em português, “Tudo pela caridade”.

A cidade é a terra natal de Torquato Neto, poeta do Tropicalismo, e de Carlos Castelo Branco, colunista político do Jornal do Brasil.

Historicamente, Teresina desenvolveu-se por meio do Rio Parnaíba, através da navegação fluvial.

Teresina é conhecida por Cidade Verde, codinome dado pelo escritor maranhense Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas entremeadas de árvores.

16 de Agosto – Rio Poty — Teresina (PI) — 165 Anos em 2017.

É um município em fase de crescimento galopante e, atualmente, possui uma área de 1.673 km² e uma população de quase 900 mil habitantes.

É uma das mais prósperas cidades brasileiras, destacando-se atualmente no setor de prestação de serviços, comércio intenso, rede de ensino avançada, eventos culturais e esportivos, congressos, indústria têxtil, com uma justiça trabalhista célere, e um grande complexo e moderno centro médico que atrai pacientes de vários Estados.

Clima

Teresina possui clima tropical semiúmido com duas estações características: o período das chuvas (que ocorrem no verão e outono) e o período seco (que ocorre no inverno e primavera).

16 de Agosto – Igreja São Benedito vista dos jardins do Palácio de Karnak — Teresina (PI) — 165 Anos em 2017.

De janeiro a maio, devido às chuvas, o clima é quente e úmido (porém, há possibilidade de ocorrer neblina nas manhãs); de junho a agosto o clima começa a ficar mais seco com noites relativamente frias; de setembro a dezembro o clima se torna mais quente e abafado, podendo começar a ocorrer algumas pancadas de chuva a partir de novembro.

Turismo

Teresina é servida por espaços para o desenvolvimento de eventos educativos e culturais, locais para realizações de feiras, práticas desportivas, exposição, dentre outros, 26 auditórios.

Os auditórios oferecem condições satisfatórias de conforto e comodidade. A rede hoteleira de Teresina e constituída por 22 unidades, totalizando 575 apartamentos e 1.129 leitos.

Os principais pontos turísticos são:

  • Central de Artesanato Mestre Dezinho – A Central de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina, é uma verdadeira feira de arte da cultura piauiense. Localizada na Praça Pedro II, ela consiste num complexo de 25 lojas que comercializam o melhor da produção artesanal e artística do Estado, além de abrigar a Escola de Música de Teresina e a Escola de Balé. A escolha do nome, Mestre Dezinho, é uma homenagem a um dos maiores artesões que o Piauí já teve, com um trabalho consistente e reconhecido nacionalmente. Na Central de Artesanato podemos encontrar uma variedade de produtos genuinamente piauienses, tanto na arte, moda , como também da culinária local. Esculturas e santos feitos de madeira, produtos em cerâmica, couro, fibras, palha, pinturas, doces, cajuína, cachaças, roupas. Quem quiser conhecer um pouco da cultura do Piauí, pode começar visitando a Central de Artesanato e se maravilhar com os sabores e a sensibilidade de suas obras artísticas;
  • Museu do Piauí – Fundado em 1934, como uma seção do Arquivo Público do Estado do Piauí, sob a orientação do professor Anísio Brito. No ano de 1980 foi restaurado e tornou-se o Museu do Piauí, organizado em convênio com a Fundação Joaquim Nabuco de Recife. Está sediado no antigo casarão do Comendador Jacob Manoel Almendra, local que também já sediou o governo estadual. Existem quinze salas para visitação com exposições permanentes que contam a história do Estado através de aproximadamente 2 mil peças;
  • Museu Municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório – Criado em 2011,o acervo é composto, aproximadamente, de duas mil peças dos séculos XVIII, XIX e XX, contém imaginária sacra, alfaias, paramentos e mobiliário, tendo surgido da junção de alguns pertences da Arquidiocese de Teresina, da compra efetuada pela Prefeitura e de empréstimos de colecionadores da comunidade. A nomeação do museu como Dom Paulo Libório é uma homenagem ao primeiro bispo natural do Piauí que serviu em Teresina, e a casa transformada em museu, foi sua última moradia;
  • Museu dos Rios – Localizado no Parque do Encontro dos Rios, o museu foi criado para mostrar aos visitantes um pouco da fauna e da flora dos rios Poti e Parnaíba;
  • Biblioteca Estadual do Piauí – Localizada na Praça do Fripisa no palacete da antiga faculdade de Direito do Piauí; denominada Biblioteca Estadual do Piauí Prof. Cromwell de Carvalho[33].

16 de Agosto – Palácio do Karnak — Teresina (PI) — 165 Anos em 2017.

  • Igreja de Nossa Senhora do Amparo (Teresina) – É o templo católico mais antigo de Teresina (1850 – 1852). Sua arquitetura é eclética com imensas torres em estilo neogótico. A imagem de Nossa Senhora do Amparo que existe em seu interior veio de Portugal em 1850.
  • Catedral de Nossa Senhora das Dores – Localizada na Praça Conselheiro Antônio Saraiva, no centro de Teresina, a Catedral Nossa Senhora das Dores foi fundada em 1867, passando por várias reformas até então. Foi uma capela construída pelo Vigário Manoel Mamede e ampliada pelo Bispo Dom Severino;
  • Igreja São Benedito – É a terceira igreja mais antiga de Teresina. Foi inspirada nas igrejas da região da Catânia na Itália, e construída por mão de obra escrava, levando doze anos para ficar pronta (1874 – 1886). Suas portas foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Todos os anos, grupos de cultura negra e umbandistas, lavam suas escadarias com ervas, flores e água de cheiro. É uma das principais da capital, está localizada no coração da cidade;
  • Praça da Bandeira – Grande área verde no centro da cidade, onde se encontram o Museu do Piauí, o Mercado Velho de Teresina, o Palácio da Cidade e a Igreja Matriz;
  • Pólo Cerâmico de Teresina – Área onde são confeccionadas peças de argila de singular beleza e que exporta, inclusive, para outros países;
  • Praça Pedro II – Área verde que conserva o charme do passado e onde se localizam a Central de Artesanato, o Teatro Quatro de Setembro e o Clube dos Diários;
  • Praça Saraiva – A Praça Saraiva pode ser classificada como uma área de lazer, de caráter contemplativo;
  • Balneário da Curva do São Paulo – Localizado no bairro São Paulo, zona sudeste da capital, é uma estrutura construída nas margens do rio Poti, em um total de 32 hectares e 19 mil metros de área construída. É um espaço composto por 46 bares, estacionamento para 130 carros, 2 baterias de banheiros com 24 sanitários e espaço para salva- vidas, tudo sendo feito para promover lazer ao teresinense e desenvolver o turismo da cidade. Através da Curva do São Paulo são gerados 500 empregos diretos e 1500 empregos indiretos;

16 de Agosto – Palácio do Colégio Sagrado Coração de Jesus — Teresina (PI) — 165 Anos em 2017.

  • Ponte Metálica João Luis Ferreira – Antiga ponte que liga Teresina a São Luís do Maranhão por via férrea. Construída em 1939, foi projetada pelo engenheiro alemão Germano Frank, tornando-se o símbolo máximo de Teresina, sendo o mais divulgado cartão postal da cidade. No dia 11 de setembro de 2008, o IPHAN declarou a ponte como Patrimônio Cultural Brasileiro;
  • Ponte Estaiada João Isidoro França – A Ponte Estaiada de Teresina é a mais nova atração turística da Capital Piauiense. Construída sobre o Rio Poti, com 363 metros de extensão, seis pistas de rolamento e duas ciclovias, liga a Zona Norte da cidade à Zona Leste. Com torre única e estais assimétricos em harpa, a ponte possui a singular característica de abrigar em seu topo um mirante a 95 metros de altura com capacidade para até 100 pessoas, acessível através de dois elevadores panorâmicos. Está entre as cem maiores pontes estaiadas do mundo e é uma das poucas a possuir mirante em sua estrutura.
  • Parque Potycabana – Imenso complexo de lazer com bastante áreas verdes, localizado as margens do Rio Poti na área nobre de Teresina. A Potycabana conta com oito quadras para esportes como futebol society, vôlei de praia, tênis, badminton, pista de skate, pista de ciclismo e de cooper, lanchonetes, palco para shows e pontos de internet gratuita (wi-fi).

Educação

Ver também: Instituições de ensino superior de Teresina

Os centros de educação de Teresina destacam-se principalmente nos níveis médio e superior, atraindo pessoas de outros estados e principalmente do interior do Piauí.

16 de Agosto – Biblioteca Municipal Abdias Neves — Teresina (PI) — 165 Anos em 2017.

Dentre os maiores centros, podem- se citar:

  • Universidade Federal do Piauí (UFPI) – É a principal instituição de ensino superior de Teresina, possuindo o maior número de cursos de graduação e de pós-graduação, entre eles o de Direito (criado em 1931) e Medicina, que estão entre os melhores do Nordeste. Em Teresina está em dois campi: um no bairro Ininga (principal) e outro no Socopo (apenas CCA), além de contar com um prédio ao lado do Hospital Getúlio Vargas do curso de medicina. Conta ainda com a maior biblioteca do Estado, um hospital veterinário e um hospital comunitário(HU).
  • Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Também é um importante centro de educação superior com sede na capital do estado, mas que tem centros espalhados por todas as regiões do Piauí. Na capital se divide em 2 campi, um do Dirceu e outro no bairro Pirajá. Importante centro formador de juristas e advogados.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IF-PI) – Oferece para a comunidade piauiense cursos de níveis técnico, superior e pós-graduação, em diversas áreas do conhecimento além de minicursos de corte e costura, educação sexual, constantes variáveis e vetores curvilíneos. Além disso oferece cursos técnicos integrados ao ensino fundamental, de diversas áreas de atuação, dentre elas há eletrotécnica, eletrônica, Mecânica, Administração, Informática, vestuário, edificações entre outros.
  • Instituto de Educação Antonino Freire – Criado em 30 de março de 1910 como Escola Normal do Piauí, em 1974 é oficializada com denominação atual. Forma profissionais do magistério em educação básica.[34]

Além disso, a cidade possuí escolas privadas de grande renome nacional, como o Instituto Dom Barreto, o Colégio Lerote, o Instituto Educacional São José e o Colégio Sagardo Coração de Jesus (vulgarmente conhecido como Colégio das Irmãs)

16 de Agosto – Foto aérea do Mirante Ponte Estaiada — Teresina (PI) — 165 Anos em 2017.

Transportes

Ônibus

Teresina possui várias empresas de transporte coletivo que atuam na ligação das quatro zonas da capital:

Norte, Sul, Leste e Sudeste para o Centro, e da cidade de Timon ao centro de Teresina, além das linhas circulares e diametrais que ligam a cidade de uma ponta a outra, sem ir diretamente ao centro.

Essas empresas fazem parte do Sistema Integrado de Transporte de Teresina (SITT), que utiliza a integração temporal por meio de cartão magnético.

Metrô

Ver artigo principal: Metrô de Teresina

O Metrô de Teresina foi criado no dia 15 de agosto de 1989, com o objetivo de implantar um transporte de alta capacidade para o aglomerado urbano da Grande Teresina. Os trens são novos e cada um tem capacidade para transportar 800 pessoas, além de uma central de ar-condicionado para cada composição.

16 de Agosto – Estação de Metrô — Teresina (PI) — 165 Anos em 2017.

O Metrô de Teresina possui hoje nove estações. Há planos de se ampliar a extensão do metrô para atender um número cada vez maior de pessoas. O metrô de superfície liga o bairro Dirceu Arcoverde ao Centro passando pelo bairro Ilhotas.

Aeroporto

O Aeroporto de Teresina foi inaugurado em 30 de setembro de 1967.

A pista 02/20 de pousos e decolagens foi construída na década de 60, com 1.800 m x 45 m, ampliada em 1978 para 2.200 m x 45 m.

16 de Agosto – Aeroporto — Teresina (PI) — 165 Anos em 2017.

Em 1983 o pátio foi ampliado e reforçado para atender grandes aeronaves dos tipos Airbus A300 e Boeing 767.

As principais companhias aéreas do país operam em Teresina, como a TAM, GOL e AZUL.

O Aeroporto passou por pequenas reformas em 1999, como: climatização, reordenação da área comercial, ampliação da área de check-in, e entre os anos 2000/2001 a pista passou por um processo completo de recapeamento, além da construção de uma moderna Torre de controle.

Com uma movimentação de mais de 1 milhão de passageiros no ano de 2011 e um fluxo que cresce a cada dia, a Infraero autorizou a implantação de dois Módulos Operacionais anexos ao terminal de passageiros do Aeroporto de Teresina. Os módulos entraram em operação assistida no dia 27 de junho 2012 e foram oficialmente inaugurados em 9 de julho de 2012.

Rodovias

A cidade é entrecortada por três rodovias:

16 de Agosto – Theatro 4 de setembro — Teresina (PI) — 165 Anos em 2017.

Cultura

Eventos

Teresina destaca-se por sediar inúmeros eventos culturais que valorizam os costumes da população.

Entre eles, podem-se citar:

  • Carnaval – Há desfile de escolas de Samba realizado na Avenida Marechal Castelo Branco e antigos blocos de foliões como o Capote da Madrugada, Sanatório Geral e Vaca Atolada, que ganharam força e arrastaram multidões em 2013.
  • Corso de Teresina – Maior prévia carnavalesca do Brasil, também conhecida como Corso de Zé Pereira, que entrou para o Guinness Book como o maior corso do Brasil e do mundo[37];
  • Artista Carismático – Um concurso virtual realizado a partir de 2015 pelo site Folder da Cultura para eleger, pelo voto popular, o artista mais carismático para o público.
  • Cultura Negra Estaiada na Ponte – Evento que faz parte das comemorações do aniversário de Teresina, e que tem o objetivo de promover a cultura negra e lutar pela igualdade racial e contra a intolerância religiosa. O evento conta com apoio de grupos de cultura negra e terreiros de Umbanda do Piauí e Maranhão. A primeira edição ocorreu em agosto de 2013 e teve a participação do famoso Pai-de-Santo Bita do Barão;
  • Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí – Maior evento acadêmico de pesquisa científica do estado;
  • Teresina Fashion – As tendências da estação, feitas por grifes e produções do Piauí, mostradas em um grande desfile, como um show. São 3 palcos para desfile, área para imprensa, praça de alimentação e apresentação cultural, a cada ano com um tema central diferente. As lojas também expõem para clientes e negócios são fechados. Realizado a partir de 2009 no Piauí Center Moda;

16 de Agosto – Canteiro central da avenida Frei Serafim — Teresina (PI) — 165 Anos em 2017.

  • Forró Fest Teresina – 10 bandas de forró realizam, no Atlantic City, 2 noites de shows;
  • Piauí Fest Music – Conhecido por ser a mistura de ritmos, é realizado em outubro, contando com dois dias de atrações nacionais de variados estilos, uma micareta indoor (sem trio elétrico), na Arena Show;
  • Encontro Nacional de Folguedos do Piauí – Realizado em junho, na Cidade Detran, celebrando as festas de São João do Nordeste. Reúne atrações de diversas partes do Brasil contando com shows, comidas típicas e apresentação de quadrilhas juninas;
  • Salão do Livro do Piauí (Salipi) – Sempre homenageando um literato piauiense e outro brasileiro, o festival ocorre no No Campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) No Espaço Rosa Dos Ventos em junho. Conta com palestras, exposições e feiras. Vários intelectuais participam do evento, como advogados, professores e escritores.;
  • Piauí Art – Artesões do estado se reúnem em uma feira de negócios e expõem suas obras em uma semana de evento na Potycabana;

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s