☺ CAPA • Glória Maria 68 Anos

▒ CIDADE • Sorocaba (SP) 363 Anos

▒ NASCIMENTOS • Bernardo Guimarães • Mikao Usui • Óscar Romero • Oscar Peterson • Leandro • Debi Mazar • Melinda Gates • Carla Daniel • Debra Messing • Anthony Anderson • Sérgio Hondjakoff • Quinton Aaron • Ben Affleck • Kerri Walsh • Joe Jonas • Jennifer Lawrence • Luisa Arraes

▒ FALECIMENTOS • Euclides da Cunha • Joe Seneca • Richard Chelimo • Altamiro Carrilho

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1917Óscar Romero ▒ Óscar Arnulfo Romero Galdámez, conhecido como Dom Romero (Ciudad Barrios, San Miguel, 15 de agosto de 1917San Salvador, 24 de março de 1980), foi um sacerdote católicosalvadorenho, quarto arcebispo metropolitano de San Salvador (19771980), capital de El Salvador. Ao legado deixado por Romero, somam-se inúmeras manifestações culturais e artísticas do povo salvadorenho e pessoas de todo o mundo.


1825Bernardo Guimarães ▒ Bernardo Joaquim da Silva Guimarães (Ouro Preto, 15 de agosto de 1825 — Ouro Preto, 10 de março de 1884) foi um romancista e poeta brasileiro, conhecido pelo romance A Escrava Isaura,sendo o patrono da Cadeira nº 5 da Academia Brasileira de Letras. [1]


1865Mikao Usui ▒ Mikao Usui (臼井 甕男, Usui Mikao?) (15 de agosto de 18659 de março de 1926), também conhecido no Japão como Usui Sensei, é considerado o decodificador do Reiki na forma que se aplica atualmente. Até meados da década de 1990 apenas um grupo seleto de Mestres Reiki sabia sobre sua biografia, nem mesmo as datas de nascimento e de falecimento.


1925Oscar Peterson ▒ Oscar Emmanuel Peterson (Montreal, 15 de agosto de 192523 de dezembro de 2007), foi um pianista de jazz canadense. Oscar Peterson é considerado por muitos críticos como um dos maiores pianistas de jazz de todos os tempos (Scott Yanow, 2004).[1] Seus parceiros musicais mais constantes são os contrabaixistas Ray Brown e Niels-Henning Orsted Pedersen e os guitarristas Herb Ellis e Joe Pass.


1961Leandro ▒ Luís José da Costa (Goianápolis, 15 de agosto de 1961São Paulo, 23 de junho de 1998), mais conhecido como Leandro, foi um cantor e compositor brasileiro, que formou com seu irmão Leonardo (Emival Eterno da Costa) a dupla sertaneja Leandro & Leonardo.


1964Debi MazarDeborah Mazar (nascida no Queens, Nova Iorque, em 15 de Agosto de 1964) é uma atriz estadunidense, mais bem conhecida pelo papel da vilã Regina, no filme Beethoven 2 (Beethoven’s 2nd).


1964Melinda Gates ▒ Melinda Ann French Gates (Dallas, 15 de Agosto de 1964) é uma ex-funcionária da Microsoft, também é co-fundadora e co- presidente da Fundação Bill e Melinda Gates. Em 2005 foi considerada a 10ª mulher mais poderosa do mundo segundo a revista Forbes[2] Em 1994 casou- se com Bill Gates e com ele teve três filhos. Mazar também teve grande destaque, ao fazer dupla com a atriz Drew Barrymore, em Batman Eternamente (fizeram a dupla de vilãs Sugar e Spice, namoradas do Duas-Caras (Tommy Lee Jones).


1965Carla Daniel ▒ Carla Teixeira Daniel (Rio de Janeiro, 15 de agosto de 1965) é uma atriz e cantora brasileira, filha do diretor e ator Daniel Filho e da atriz Dorinha Duval.[1] Participou de diversas novelas e filmes como atriz, e também como cantora nas trilhas sonoras.


1968Debra Messing ▒ Debra Lynn Messing (nascida em 15 de Agosto de 1968) é uma atriz norte-americana. Ela tornou-se mundialmente conhecida pelo papel de Grace Adler na sitcomWill & Grace. Em 2003 ganhou o Emmy de melhor atriz de comédia por causa da personagem.

1970Anthony Anderson ▒ Anthony Alexandre Anderson (Los Angeles, 15 de agosto de 1970) é um ator e comediantenorte-americano. Atua como protagonista no seriado Black-ish, transmitido pela ABC. Ele estrelou sua própria série All About the Andersons, bem como os dramas K-Ville e Law & Order. Ele também fez papéis coadjuvantes em filmes como Transformers e Os Infiltrados.


1984Sérgio Hondjakoff ▒ Sérgio Hondjakoff (Nova Iorque, 15 de agosto de 1984), também conhecido como Serginho Hondjakoff ou Cabeção, é um ator e cantor norte-americano, e brasileiro. Ganhou destaque pelo papel de Artur Malta, o Cabeção, por 6 temporadas na Malhação. Lembrado até hoje por todos que acompanharam a novela teen.


1984Quinton Aaron ▒ Quinton Aaron (Nova Iorque, 15 de agosto de 1984) é um ator americano que ficou mais conhecido por seu papel como Michael Oher no filme The Blind Side (br:Um Sonho Possível) onde contracenou com Sandra Bullock, que ganhou o Oscar de Melhor Atriz pelo papel, em 2010. Aaron fez sua estréia no cinema como Q no filme Be Kind Rewind de Michel Gondry, estrelado por Mos Def e Jack Black.


1972Ben Affleck ▒ Benjamin Géza “Ben” Affleck- Boldt (Berkeley, 15 de agosto de 1972) é um ator, diretor, roteirista e produtor americano.

Affleck ganhou fama e reconhecimento como escritor, quando ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Roteiro Original por Good Will Hunting (1997), que co-escreveu e estrelou ao lado de seu amigo de infância Matt Damon.


1978Kerri Walsh ▒ Kerri Lee Walsh (Santa Clara, 15 de agosto de 1978) é uma jogadora de voleibol de praia norte-americana. De 2001 à 2012 fez dupla com Misty May-Treanor, com quem conquistou 3 ouros olímpicos e, juntas, são as maiores campeãs olímpicas do Vôlei de Praia nas Olimpíadas.


1989Joe Jonas ▒ Joseph Adam Jonas (Casa Grande, 15 de Agosto de 1989)[1] é um cantor, compositor e ator estadunidense. Ele foi integrante da banda Jonas Brothers junto com dois de seus irmãos: Kevin e Nick.[2] Joe ganhou o prêmio de “Melhor Fashionista”, outorgado pela MTV.


1990Jennifer Lawrence ▒ Jennifer Shrader Lawrence (Louisville, 15 de agosto de 1990)[1] é uma atriz norte-americana vencedora do Oscar de Melhor Atriz por Silver Linings Playbook (2012), que alcançou o reconhecimento internacional através da sua interpretação da heroína Katniss Everdeen na série de livros e filmes The Hunger Games. Participou também dos filmes da franquia X-Men, interpretando a mutante Mística.


1993Luisa Arraes ▒ Luisa Cavendish Arraes (Rio de Janeiro, 16 de agosto de 1993) é uma atriz brasileira. É filha de pais pernambucanos: o diretor Guel Arraes e a atriz Virginia Cavendish. Luisa se tornou conhecida após interpretar a doce e romântica Laís Pimenta, em Babilônia, novela da Globo. Antes de Babilônia, Luisa fez parte de Louco Por Elas, um seriado estrelado por Deborah Secco e Eduardo Moscovis

3 ▒ CAPA do DIA

Glória Maria

68 Anos

Glória Maria Matta da Silva (Rio de Janeiro, 15 de agosto de 1949[1]) é uma jornalista, repórter e apresentadora de televisão brasileira.

Biografia

Glória Maria nasceu no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro.[1]

Na década de 1960, foi princesa do bloco carnavalesco Cacique de Ramos.

Segundo o sambista, Bira Presidente, ela conseguiu seu primeiro emprego quando foi, junto com o bloco, ao programa do Chacrinha, na TV Globo.

Glória já havia terminado a faculdade de Jornalismo e, após o programa, conseguiu um estágio na emissora.

“O Chacrinha pedia sempre para eu levar a rainha e a princesa do bloco ao programa. Lá, a Glória comentou que precisava fazer um estágio, e ele gostou dela”, recorda Bira.[2]

15 de Agosto – Glória Maria – 1949 – 68 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com as filhas, Laura e Maria.

Graduada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), começou a trabalhar na área nos anos 70, durante o Governo Médici.

Glória já apresentou vários programas jornalísticos da Globo como RJTV, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Fantástico – que apresentou de 1998 a 2007, quando pediu uma licença de dois anos.

Bruno Gagliasso, Glória Maria e Caio Blat, no intervalo das gravações no Projac.

Sua primeira reportagem para a Rede Globo foi a queda do Elevado Paulo de Frontin, em 20 de novembro de 1971.[3]

Tornou-se conhecida pelas reportagens especiais e viagens a lugares exóticos que fez – como uma viagem pelo deserto do Saara ou ao percorrer o caminho de Cristo na Palestina, dentre outras.

Glória cobriu também a Guerra das Malvinas, em 1982.

15 de Agosto – Glória Maria – 1949 – 68 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Em férias com as filhas, Laura e Maria.

Por ter viajado para mais de cento e vinte países ao longo da carreira, Glória possui já mais de dez passaportes preenchidos.

Glória também já entrevistou várias pessoas famosas, entre as quais Freddie Mercury, Michael Jackson e Madonna.

Em janeiro de 2010, Glória se reuniu com os diretores de jornalismo da Globo e foi decidido então que Glória seria repórter especial do programa Globo Repórter, que integra até hoje, algumas vezes co-apresentando ao lado de Sérgio Chapelin.

ENTREVISTA

Fonte: Revista Época

A apresentadora Glória Maria abriu em março de 2017, o evento Elas por Elas, ciclo de debates sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea que acontece no Rio de Janeiro.

A proposta do encontro, promovido pelo jornal O Globo e pelas revistas da Editora Globo, foi discutir a desigualdade entre gêneros a partir do depoimento de mulheres de destaque em diversos segmentos, e as perspectivas de superação das diferenças históricas.

15 de Agosto – Glória Maria – 1949 – 68 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com Marília Gabriela.

Glória não se sente confortável com a expressão empoderamento, quando se refere às conquistas da mulher na direção da igualdade de papéis sociais.

“É uma palavra de origem americana, que transmite a ideia de que alguém dará o poder para a gente. Na verdade, a gente já tem o poder. Eu quero que me deixem exercer este poder, isso é que é difícil”, diz.

Em entrevista à jornalista e escritora feminista Nana Queiroz, a pedido de Época [assista ao vídeo na galeria], ela também se afirma desconfortável com a expressão feminismo.

“Nós mulheres temos que ter os mesmos direitos dos homens, não acho que isso é feminismo, isso é direito adquirido. A gente tem que conquistar uma coisa que já é nossa. E acredito que temos que exercer este poder sem causar desgaste”, diz.

Esse foi um dos pontos de vista advogados na tarde do evento, que reuniu mulheres de diversas áreas e ideias em torno do debate sobre a emancipação feminina, entre elas a surfista Maya Gabeira, a bióloga Lygia da Veiga Pereira e a publicitária Gal Barradas.

O evento aconteceu no Village Mall, na Barra da Tijuca.

15 de Agosto – Glória Maria – 1949 – 68 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com as filhas, Laura e Maria.

Vida pessoal

Em outubro de 2003, relatou à revista Quem ter tido vários relacionamentos amorosos.

Disse que namorou por oito anos o engenheiro austríaco Hans Bernhard, o francês Eric Auguin (de 1985 a 1991), o empresário português Frederico Fragoso e o sueco Martin Stenmarck.

Na mesma entrevista, afirmou que se casara em segredo, cinco anos antes, em uma cerimônia civil testemunhada apenas por poucos amigos. Não revelou quem havia sido o noivo.[4]

15 de Agosto – Glória Maria – 1949 – 68 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com as filhas, Laura e Maria.

Em junho de 2009, Glória adotou as meninas soteropolitanas Maria e Laura, que conheceu durante visitas à Organização de Auxílio Fraterno (OAF) do bairro de Caixa d’Água.[5]

15 de Agosto – Glória Maria – 1949 – 68 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com Marília Gabriela.

Glória se diz interessada pela cabala.[6].

Em 2017, durante entrevista à Ana Maria Braga, ela declarou ser católica com aspirações budistas.[7]

CITAÇÃO

Glória Maria – Minhas raízes me fizeram forte para o trabalho

“O jornalismo para mim é uma paixão. Nunca senti aquilo realmente como um trabalho. E, como nasci em família muito pobre, fui acostumada com uma vida dura e sem frescura. A gente sempre acordava cedo, era o normal. E levei esse modo de vida espartano para a vida de repórter.”

Glória Maria / Fonte: Mensagens com Amor

Glória Maria

Glória Maria Matta da Silva

(Rio de Janeiro, 15 de agosto de 1949)

68 Anos

instagram.com/gloriamariareal/

15 de Agosto – Glória Maria – 1949 – 68 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com as filhas, Laura e Maria, e uma colega delas.

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1519 — A Cidade do Panamá é fundada.



1537 — Fundação de Assunção, capital do Paraguai, pelo explorador espanhol Juan de Salazar y Espinoza.



1824 — Escravos libertos dos Estados Unidos fundam a Libéria.



1939 — Estreia de O Mágico de Oz.



1947Independência da Índia.


1960 — A República do Congo declara a sua independência da França


5 ▒ FALECIMENTOS

1909Euclides da Cunha ▒ Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha[1] (Cantagalo, 20 de janeiro de 1866Rio de Janeiro, 15 de agosto de 1909)[2] foi um escritor e jornalista brasileiro. Sua obra mais conhecida é Os Sertões. Em sua literatura encontra- se traços de seu regionalismo e neologismo, típicos do período pré-modernista e influentes nas origens do modernismo.


1996Joe Seneca ▒ Joe Seneca (Cleveland, 14 de Janeiro de 1919Nova iorque, 15 de Agosto de 1996) foi um ator, compositor e cantor estaduniense. Atuou em diversos filmes e programas de televisão, com uma extensa carreira em Hollywood. Fez o papel do bluesman Willie Brown em Crossroads e o Dr. Meddows em The Blob.

2001Richard Chelimo ▒ Richard Chelimo (Chesubet, 21 de abril de 1972[1] – Eldoret, 15 de agosto de 2001) foi um atleta queniano, recordista mundial júnior dos 10000 metros. Foi o medalhista de prata nos 10000 m dos Jogos Olímpicos de Verão de 1992 em Barcelona. Fora das pistas, Chelimo afundou-se no alcoolismo e engordou vários quilos. Faleceu, vitimado por um tumor cerebral.


2012Altamiro Carrilho ▒ Altamiro Aquino Carrilho (Santo Antônio de Pádua, 21 de dezembro de 1924Rio de Janeiro, 15 de agosto de 2012)[1] [2] foi um compositor e flautista brasileiro. Altamiro gravou mais de cem discos, compôs cerca de duzentas canções, tendo se apresentado em mais de quarenta países difundindo o Choro brasileiro.[1] É o flautista com maior número de gravações registradas na história do disco no Brasil.[3] Era considerado pelo flautista francês Jean Pierre Rampal o melhor flautista do mundo.[5]

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Coreia do Sul

  • Dia da Independência.

Índia

  • Dia da Independência.

Brasil

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

15

Abaetetuba (PA)

15

Aquidauana (MS)

15

Bom Jesus do Itabapoana (RJ)

15

Cabo Verde (MG)

15

Iguatama (MG)

15

Ipirá (BA)

15

Ipira (SC)

15

Jaú (SP)

15

Paraíso (SP)

15

Pedregulho (SP)

15

Peritiba (SC)

15

Pitangueiras (SP)

15

Pontalinda (SP)

15

São Patrício (GO)

15

Sorocaba (SP)

Sorocaba – SP

363 Anos

15 de agosto de 1654

sorocaba.sp.gov.br/

Sorocaba é um município brasileiro da Região Metropolitana de Sorocaba,

da Mesorregião Macro Metropolitana Paulista e da Microrregião de Sorocaba, no estado de São Paulo.

É a quarta mais populosa do interior de São Paulo (precedida por Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto) e a mais populosa da região sul paulista, com uma população de 652 481 habitantes, estimada pelo IBGE para 1 de julho de 2015,[5] sendo, portanto, uma capital regional.[8]

Possui uma área de 450,38 km².[5]

O município está integrado — junto com a Grande São Paulo, a Região Metropolitana de Campinas e a Baixada Santista — ao Complexo Metropolitano Expandido, uma megalópole que ultrapassa os 30 milhões de habitantes (cerca 75% da população paulista) e que é a primeira aglomeração urbana do tipo no hemisfério sul.[9]

A Região Metropolitana de Sorocaba é composta por 26 municípios que somam aproximadamente 2,06 milhões de habitantes, sendo a quarta maior do estado, depois da Região Metropolitana de São Paulo, da Região Metropolitana de Campinas e da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.[10]

15 de Agosto – Panorama da cidade a partir do bairro Mangal — Sorocaba (SP) — 363 Anos em 2017.

Com um projeto de expansão iniciado pelo governo municipal em 1997, a cidade vem passando por diversos projetos de urbanização, tornando-se, hoje, uma das mais desenvolvidas do país.

Sorocaba recebeu urbanização de ruas e avenidas, se preparando para o tráfego intenso que recebe diariamente, principalmente de veículos de outras cidades.

Considerado o centro financeiro de Sorocaba, o Parque Campolim é um dos bairros mais caros do país, com o valor do metro quadrado superior a oito mil reais, superando cidades como Londrina, Ribeirão Preto e Campinas.[11][12]

15 de Agosto – Parque Campolim — Sorocaba (SP) — 363 Anos em 2017.

Estima- se que cerca de 250 mil carros circulem diariamente pela Avenida Antônio Carlos Cômitre, principal via do bairro.[13]

A Região Metropolitana de Sorocaba possui o condomínio mais caro do Brasil[14] e concentra os principais condomínios de luxo do país. [15]

O Aeroporto de Sorocaba, com instalações da Embraer e Gulfstream,[16] é considerado o aeroporto executivo mais movimentado da América do Sul, recebendo mais de 200 voos por dia.[17][18]

O município conta com cento e seis quilômetros de ciclovias[19] criadas nas avenidas principais da cidade, sendo possível atravessá-la somente utilizando-se bicicletas como meio de transporte.

Complementando este projeto, Sorocaba conta desde 2012[20] com um sistema de bicicletas públicas, denominado Integrabike[21], semelhante ao das cidades europeias de Barcelona, Lisboa e Paris.

Possui a segunda maior malha cicloviária do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro. [22][23]

15 de Agosto – O Paço Municipal oferece um lago com animais e praças com brinquedos, ciclovias e bicicletas gratuitas — Sorocaba (SP) — 363 Anos em 2017.

A cidade é um importante polo industrial do estado de São Paulo e do Brasil, sendo que sua produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB acima dos R$ 32 bilhões, o décimo nono maior do país, a frente de capitais como São Luís, Belém, Vitória, Natal e Florianópolis.[7]

As principais bases de sua economia são os setores de indústria, comércio e serviços, com mais 22 mil empresas instaladas, sendo mais de duas mil delas indústrias. [24]

15 de Agosto – Patio Cianê Shopping, antigas Fábrica São Paulo da Companhia Nacional de Estamparia (Cianê) — Sorocaba (SP) — 363 Anos em 2017.

As áreas produtivas de Sorocaba e Campinas foram as principais responsáveis pela descentralização industrial da região metropolitana de São Paulo entre os anos de 2000 a 2010.

A constatação é de um estudo realizado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), que mostra ainda que o eixo que interliga as duas cidades é responsável por 33,5% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial do Estado de São Paulo e 11,2% do nacional.[25][26]

A Região Metropolitana de Sorocaba, com R$ 77,8 bilhões, tem o 8º maior PIB do Brasil, ultrapassando países como República Dominicana, Uruguai e Líbano.[7]

Em 2012 a cidade teve o quinto maior mercado consumidor do interior do país e o segundo do estado, apenas atrás de Campinas, com média de consumo per capita de R$ 19,5 mil por ano. Neste mesmo ano o PIB da cidade cresceu 4,8%, maior que a média nacional, de 2,5%.[27]

Em 2015 considerada a 12ª melhor cidade do país para se investir[28] e em 2016 a oitava do país para se empreender.[29]

Em 2017 foi eleita a décima melhor cidade do Brasil para viver.[30]

15 de Agosto – Catedral Metropolitana de Sorocaba, matriz da comunidade católica local — Sorocaba (SP) — 363 Anos em 2017.

História

Os bandeirantes passavam por essa região quando iam para Minas Gerais e Mato Grosso à procura de ouro, prata e ferro.

Em 1589, o português Afonso Sardinha esteve no morro de Araçoiaba à procura do ouro mas encontrou somente minério de ferro.

No local, nesse ano, Afonso Sardinha construiu a primeira casa da região, que deu origem à fundação da vila de Nossa Senhora da Ponte de Monte Serrat, mudando-se para a vila de São Filipe no Itavuvu em 1611.

Cultura

Os teatros mais importantes são Teatro Municipal Teotônio Vilela, Teatro ‘Armando Pannunzio’ (SESI), Teatro América, Teatro do SESC.

Entre os museus há o Museu Histórico Sorocabano, o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, Casa de Aluísio de Almeida, Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba, Museu do Tropeirismo, Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, Museu da Imagem e do Som de Sorocaba e Museu de História Militar de Sorocaba.

15 de Agosto – Vista do Rio Sorocaba para quem chega à cidade pela Rodovia Castello Branco, sentido capital-interior — Sorocaba (SP) — 363 Anos em 2017.

Os principais monumentos de Sorocaba são: Canhões da Praça Dr. Arthur Fajardo; Pelourinho; Monumento a Baltasar Fernandes; Marco da Revolução Liberal; Monumento aos Bandeirantes; Monumento a Luís Mateus Maylasky; Monumento ao Tropeiro; Monumento ao Algodão; Obelisco ao Pracinha da Força Expedicionária Brasileira; Monumento a João de Camargo; Monumento à Mãe Preta; monumento a Rafael Tobias de Aguiar; Cruz de Ferro, entre muitos outros.

15 de Agosto – Jardim Botânico Irmãos Villas Bôas — Sorocaba (SP) — 363 Anos em 2017.

Parque Tecnológico

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) é um ambiente criado para atrair e acomodar empresas intensivas em tecnologia, instituições de ensino e pesquisa, assim como empresas de consultoria ou organizações, públicas e/ou privadas, que possam oferecer serviços de apoio técnico e de mercado.

Com 1 milhão de m² ao todo, o Parque Tecnológico de Sorocaba se diferencia dos demais, por não abrigar o setor produtivo das empresas, mais sim seus laboratórios de Pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Diferente da maioria dos empreendimentos do gênero, ele reúne em um mesmo ambiente 10 universidades distintas, além de escritórios de entidades certificadoras e registro de marcas e patentes.

15 de Agosto – Biblioteca Municipal — Sorocaba (SP) — 363 Anos em 2017.

Educação

Sorocaba possui cinco universidades, sendo duas públicas:

UNESP Sorocaba e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), duas comunitárias: Universidade de Sorocaba (UNISO) e Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e uma privada: Universidade Paulista (UNIP).

Possui também sete faculdades, entre elas, a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), Faculdade Ipanema,[92][93] Faculdade de Tecnologia do estado de São Paulo – Sorocaba (FATEC-SO), Faculdade de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Sorocaba (FEFISO), Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC), Anhanguera Educacional, e União das Instituições Educacionais de São Paulo (UNIESP), entre outras escolas. São quatrocentas escolas públicas, municipais e privadas, de ensino fundamental a médio, muitas com cursos profissionalizantes.

15 de Agosto – Entrada principal para o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros — Sorocaba (SP) — 363 Anos em 2017.

Também estão presentes na cidade grandes instituições como o SENAI, Senac, Escola Técnica Estadual Rubens de Faria e Sousa, Escola Técnica Estadual Fernando Prestes, Escola Técnica de Sorocaba e o Colégio Politécnico de Sorocaba (instituição filantrópica), abriga também o colégio modelo de Sorocaba, a escola Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, conhecida também como “Estadão”.

Aeroporto

O Aeroporto de Sorocaba é um dos mais movimentados do estado em termos de pousos e decolagens.

Atualmente, não há nenhum voo comercial operando no aeródromo, mas, durante alguns anos, a TAM e a Oceanair operaram a rota Sorocaba – São Paulo (Congonhas) e Sorocaba – Rio de Janeiro (Santos Dumont) com aeronaves Fokker 50 e Embraer EMB-120 Brasília.

15 de Agosto – Partida entre Atlético Sorocaba e Palmeiras, em 2014, disputada no Estádio Walter Ribeiro — Sorocaba (SP) — 363 Anos em 2017.

Esportes

No futebol, as principais equipes são o Esporte Clube São Bento, uma centenária agremiação esportiva que disputa a primeira divisão do Campeonato Paulista, e o Clube Atlético Sorocaba, time fundado em 21 de fevereiro de 1991 e que disputa a Série A3 do Campeonato Paulista de Futebol.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Escrito por Paul Sampaio

PAUL SAMPAIO CHEDIAK ALVES é professor, locutor, apresentador de rádio e TV, web designer e diretor fundador da REDE SAMPAIO de Televisão e Sites.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s