☺ CAPA • Ana Moser 49 Anos

▒ CIDADE • Barbacena (MG) 226 Anos

▒ NASCIMENTOS • Alma Reville • David Crosby • Steve Martin • Eliana Pittman • Wim Wenders • Larry Graham • Caio Blinder • Magic Johnson • Halle Berry • Jorge Pontual • Ryan Gracie • Aline Fanju • Mila Kunis

▒ FALECIMENTOS • William Hearst • Bertolt Brecht • Dorothy Stratten • Enzo Ferrari

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1959Magic Johnson ▒ Earvin “Magic” Johnson Jr. (Lansing, 14 de agosto de 1959) é um ex- basquetebolista norte-americano que atuou como armador pelo Los Angeles Lakers na National Basketball Association (NBA).

Johnson é considerado por alguns como maior armador da história da NBA,[3][4] tendo conquistado cinco vezes o título da liga e sido eleito, em três temporadas, seu melhor jogador.


1899Alma Reville ▒ Alma Reville (Nottingham, 14 de agosto de 1899Bel Air, 6 de julho de 1982) foi uma roteirista e editora cinematográfica inglesa. Fez parcerias com diretores britânicos como Berthold Viertel e Elvey Maurice, porém, seus trabalhos mais consagrados foram com Alfred Hitchcock, de quem foi esposa desde dezembro de 1926 até 1980, ano em que o cineasta Alfred Hitchcock faleceu.[1].


1941David Crosby ▒ David Van Cortlandt Crosby (Los Angeles, 14 de agosto de 1941) é um guitarrista, cantor, compositor e produtor dos Estados Unidos. Além de sua carreira solo, também é conhecido por ter sido um dos fundadores das bandas The Byrds, Crosby, Stills & Nash e Crosby, Stills, Nash & Young e CPR.


1945Steve Martin ▒ Stephen Glenn Martin (Waco, 14 de agosto de 1945) é um comediante, produtor, ator, mágico, escritor, dramaturgo, músico e compositor americano. Apresentou o Oscar três vezes (2001, 2003 e 2010), e ganhou um Oscar Honorário, em 2014. Em 2006 participou do relançamento da série de A Pantera Cor-de-Rosa, quando interpretou o famoso personagem inspetor Jacques Clouseau, que fora de Peter Sellers.


1945Eliana Pittman ▒ Eliana Leite da Silva mais conhecida como Eliana Pittman (Rio de Janeiro, 14 de agosto de 1945) é uma cantora e atriz brasileira. Fez shows no Brasil e no exterior e na década de 1970 emplacou vários sucessos, como Mistura de carimbó, e recebeu o título de “Rainha do Carimbó”. Ao longo de sua carreira, gravou mais de vinte discos.


1945Wim Wenders ▒ Ernst Wilhelm “Wim” Wenders (Düsseldorf, 14 de agosto de 1945) é um cineasta, dramaturgo, fotógrafo e produtor de cinema alemão, além de uma das mais importantes figuras do Novo Cinema Alemão. Desde 1996, Wenders é presidente da Academia de Cinema Europeu em Berlim. Destaque para “O Sal da Terra” (2014), dirigido em conjunto com o brasileiro, Juliano Ribeiro Salgado, e indicado ao Oscar de melhor documentário, em 2015.


1946Larry Graham ▒ Larry Graham (14 de Agosto de 1946), é um músico, compositor, cantor e produtor musical dos Estados Unidos da América, a quem se atribui a invenção da técnica de bater com o polegar nas cordas do baixo eléctrico, usualmente designada pelo termo slapping ou, conforme definição do próprio artista, Thumpin’ and Pluckin’. É especialmente conhecido como baixista da banda “Sly & the Family Stone“.

1957Caio Blinder ▒ Caio Kraiser Blinder[2] (São Paulo, 14 de agosto de 1957) é um jornalista e apresentador de televisão brasileiro. Caio começou no jornalismo em 1976. Participa do programa Manhattan Connection, da Globo News, e é correspondente da rádio Jovem Pan em Nova York.


1966Halle Berry ▒ Halle Berry nascida Maria Halle Berry (Cleveland, 14 de agosto de 1966)[1] é uma atriz estadunidense vencedora dos prêmios Oscar, Globo de Ouro, Urso de Prata, Emmy e Screen Actors Guild, Halle se tornou a primeira mulher negra a ganhar o Oscar de melhor atriz principal,com o filme A última ceia (2001).


1967Jorge Pontual ▒ Jorge Antônio Barreto Pontual Machado, mais conhecido como Jorge Pontual, (Fortaleza, 14 de agosto de 1967) é um ator brasileiro. Participou da terceira edição da Casa dos Artistas do SBT, ao lado de uma fã. Primo do também ator Felipe Camargo, Pontual já foi casado com a atriz Lavínia Vlasak até 1997.


1974Ryan Gracie ▒ Ryan Gracie (Rio de Janeiro, 14 de agosto de 1974São Paulo, 15 de dezembro de 2007), foi um lutador brasileiro de Jiu-Jitsu. Ryan era membro da família Gracie, neto de Carlos Gracie, o criador do Brazilian Jiu-Jítsu. Ryan foi o idealizador do projeto Kapacidade, que usa o jiu-jítsu como ferramenta de inclusão social. Hoje o projeto é tocado pela sobrinha Kyra Gracie.


1979Aline Fanju ▒ Aline Fanju (Ribeirão Preto, 14 de agosto de 1979) é uma atriz brasileira. Ficou conhecida por interpretar a Roseli em Vidas em Jogo, a vilã cômica Rafaela na novela Em Família e a espevitada manicure Maristela na novela Totalmente Demais.


1983Mila Kunis ▒ Milena Markovna “Mila” Kunis (em ucraniano: Мілена Марківна Куніс; Chernivtsi, 14 de agosto de 1983)[1] é atriz, modelo e dubladora Americana(nascida na Ucrânia) radicada nos Estados Unidos da América . Conhecida por interpretar “Lily” no filme Black Swan (no Brasil, Cisne Negro) papel que teve a sua primeira indicação para o Globo de Ouro, e ganhou o Prêmio Marcello Mastroianni de Melhor Atriz Revelação no Festival de Veneza.


Alfred Hitchcock, com sua esposa, Alma Reville.

3 ▒ CAPA do DIA

Ana Moser

49 Anos

Ana Beatriz Moser (Blumenau, 14 de agosto de 1968) é uma ex-voleibolista brasileira indoor, considerada uma das maiores atacantes da história do voleibol brasileiro.[2]

Serviu a seleção brasileira que trouxe a primeira medalha olímpica para o voleibol feminino.

Moser possui medalhas nas categorias de base da seleção brasileira e por esta também disputou três edições dos Jogos Olímpicos, sendo medalhista em Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Copa dos Campeões e Jogos Pan- Americanos.

Foi a capitã da seleção principal em várias competições e obteve títulos importantes, como o tricampeonato do Grand Prix e o bicampeonato no Mundial de Clubes.[3]

Carreira

Ana Moser começou a jogar vôlei aos 7 anos de idade e com apenas 16 anos transferiu-se para São Paulo, após ter sido convocada pela primeira vez para a seleção infanto-juvenil.

Integrou a seleção adulta em 1987,[4] e participou como titular com a camisa 2 dos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988,[5] e de Barcelona em 1992.

Após as Olimpíadas, afastou-se da seleção, liderando um boicote contra o técnico Wadson de Lima.

Retornou ao grupo no final de 1993, com a entrada de Bernardo Resende.

14 de Agosto – Ana Moser – 1968 – 49 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Raí e Ana Moser, pelo Esporte no Brasil.

A partir de então, tornou-se uma das principais armas ofensivas da equipe durante toda a década de 90.[6]

Em clubes, Ana atuou pelo Transbrasil, Sadia, Colgate/São Caetano, Leite Moça/ Sorocaba, Mizuno/Uniban, Dayvit/Barueri, Universidade de Guarulhos e BCN/ Osasco.[6]

14 de Agosto – Ana Moser – 1968 – 49 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Thaisa dá medalha para Ana Moser, Camila Brait abraça Josiane (Foto de João Pires – Fotojump).

Além de ter conquistado, junto com a seleção brasileira, diversas colocações em campeonatos importantes do voleibol mundial, tais como o título do Grand Prix (1994[2]/1996) e a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos,[2] Ana é conhecida pela dedicação com que se entregou ao esporte.

Ao longo de sua carreira, sofreu quatro intervenções cirúrgicas e teve de submeter-se a incontáveis tratamentos fisioterápicos de forma a estar em condições de cumprir seus compromissos profissionais.[7]

14 de Agosto – Ana Moser – 1968 – 49 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Foto 17 – Ana Moser, Daniela Mercury e Malu Verçosa em premiação na ciidade de São Paulo.

Seus primeiros problemas remontam ao final de 1995, quando sofreu grave contusão no joelho, apesar de já ter realizado cirurgia preventiva no início do mesmo ano.

Contra os prognósticos de seus médicos, a atleta conseguiu recuperar-se a tempo de participar das Olimpíadas de Atlanta,[2] quando ajudou sua equipe a conquistar a medalha de bronze,[2] primeira em toda a história do voleibol feminino brasileiro nos Jogos Olímpicos.[6]

Foi poupada do Grand Prix em 1998, retornando apenas no segundo semestre para participar do Campeonato Mundial.

Apesar de apresentar-se em grande forma neste torneio, o Brasil não logrou subir ao pódio, ficando apenas com o quarto lugar.[6]

14 de Agosto – Ana Moser – 1968 – 49 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Alex e Ana Moser, do ‘Bom Senso F.C’.

No ano seguinte, Ana participou do Grand Prix e da Copa do Mundo, competição na qual o Brasil classificou-se para as Olimpíadas de Sydney.[6]

Em 30 de novembro de 1999, anunciou sua aposentadoria definitiva das quadras, que foi marcada por um jogo de despedida reunindo as principais jogadoras do vôlei nacional na época: Amigas da Ana Moser contra a Seleção da Superliga.[5]

Na Copa do Mundo de 2003, Ana Moser auxiliou o técnico José Roberto Guimarães, observando as equipes adversárias e coletando informações para enriquecer o esquema tático da seleção na competição.

O empenho de Ana Moser foi tamanho, que a seleção chegou ao segundo lugar na classificação final.[6]

Ana Moser desenvolveu em 1998 um projeto de formação de atletas baseado no ensino de voleibol em escolas públicas e privadas do Brasil.

Este projeto foi a inspiração para o trabalho do Instituto Esporte & Educação, por ela criada e presidida.[6]

Atuou também como comentarista de jogos no canal de TV a cabo ESPN Brasil e também no canal aberto Rede Bandeirantes, comentando a atuação da seleção feminina no torneio de Montreux Volley Masters, em 2005 e 2006, na Suíça.

Em 2003 lançou o livro: “Pelas Minhas Mãos”, onde relata sua experiência como jogadora.[7]

14 de Agosto – Ana Moser – 1968 – 49 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Ida, Ricarda, Fernanda Venturini e Ana Moser sendo homenageadas (Foto de João Pires – Fotojump).

Em maio de 2009 Ana Moser é eternizada ao entrar para o seleto Hall da Fama do Voleibol, se tornando a quarta personalidade brasileira a conquistar a tal honraria. [6][7]

Em 2014, Moser foi convidada para participar do reality show de negócios O Aprendiz, em uma temporada com celebridades,[8] tornando-se a vencedora da disputa posteriormente. Desde julho de 2015, Ana atua como comentarista de vôlei da RedeTV!.[9]

14 de Agosto – Ana Moser – 1968 – 49 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Ana Moser com Roberto Justos, após vencer o ‘Aprendiz Celebridades’.

Características

Desde o início de sua carreira, Ana Moser atuou como ponta, destacando-se nos fundamentos ofensivos.

Seus 1,85m de altura – estatura considerada baixa para os padrões internacionais na década de 1990 – eram compensados por uma força física fora do comum, o que lhe permitiu obter diversos prêmios individuais de Melhor Atacante e Melhor Saque em torneios internacionais importantes.

14 de Agosto – Ana Moser – 1968 – 49 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Patrícia Medrado, Magic Paula, Ana Moser, Hortência, Ida, Mauro Silva e André Veras.

Na Olimpíada de Atlanta de 1996, Ana Moser executou um saque viagem fortíssimo, chegando à velocidade de 106 km/h, marca atingida apenas por atletas da categoria masculina.

14 de Agosto – Ana Moser – 1968 – 49 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Ana Moser e Magic Paula.

Dotada de grande espírito de liderança, tornou-se símbolo de uma geração que parecia poder levar o país à elite do voleibol feminino mundial – posição que já era ocupada pela modalidade masculina desde o início dos anos 80.[6]

Ana também marcou em sua carreira por possuir um temperamento forte, um fato conhecido da atleta exemplifica tal afirmação, pois liderou um boicote ao técnico Wadson Lima em 1992 que a deixou um ano afastada da seleção, e foi um dos principais pivôs das discussões com a equipe cubana que levaram à pancadaria generalizada que se sucedeu à derrota do Brasil nas semifinais das Olimpíadas de Atlanta. [6]

14 de Agosto – Ana Moser – 1968 – 49 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Ana Moser discutindo com cubanas, no clássico do vôlei feminino, Brasil x Cuba, em 1996.

Na referida semifinal olímpica de Atlanta Ana confrontou-se sozinha com as atletas cubanas na rede, após um jogo disputadíssimo, pedindo “respeito” à todas, mas em especial a Mireya Luis, capitã e comandante das provocações por parte do time cubano durante toda a partida.[6]

Após afastar-se das quadras, foi uma das poucas atletas a criticar abertamente a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) quando uma nova crise instalou-se entre jogadoras e treinador – neste caso, Marco Aurélio Motta, indicado em 2001 como sucessor de Bernardo Resende, o qual havia assumido na ocasião o comando do voleibol masculino.[6]

14 de Agosto – Ana Moser – 1968 – 49 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Raí e Ana Moser, no Roda Viva, em 2013.

Clubes

Títulos e resultados

14 de Agosto – Ana Moser – 1968 – 49 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Ana Moser com Sérgio Petrilli, oncologista pediátrico que fundou o Graacc.

Prêmios individuais

CITAÇÃO

Ana Moser – O Esporte vai muito além do objetivo de vencer competições

“Se você considerar que vitória é só o primeiro lugar, qualquer situação em que você não fique em primeiro, é uma derrota. Meu aprendizado com o vôlei é que a vitória é o avanço, é o ir para frente. É evoluir. E evolução não significa estar no topo, necessariamente”.

Ana Moser / Fonte: Época Negócios

Ana Moser

Ana Beatriz Moser

(Blumenau, 14 de agosto de 1968)

49 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1920 – Fundação da Associação Portuguesa de Desportos



1947 – O Paquistão declara sua Independência do Reino Unido.


1971 – Independência de Bahrein do Reino Unido.

5 ▒ FALECIMENTOS

1951William Hearst ▒ William Randolph Hearst ( / hɜst/;[1] 29 de abril de 186314 de agosto de 1951) foi um empresário americano do ramo de editoras que criou uma enorme rede de jornais. Seus métodos influenciaram a indústria do jornalismo nos Estados Unidos.[2] Ele usava o poder de seus jornais para tentar manipular a opinião pública, trazendo apoio às suas iniciativas políticas.[7]


1956Bertolt Brecht ▒ Eugen Bertholt Friedrich Brecht (Augsburg, 10 de fevereiro de 1898Berlim Leste, 15 de agosto de 1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955.

1980Dorothy Stratten ▒ Dorothy Stratten (nome de batismo: Dorothy Ruth Hoogstraten; Vancouver, 28 de fevereiro de 1960Los Angeles, 14 de agosto de 1980) foi uma modelo canadense, Playmate of the Year, assassinada por seu marido e descobridor Paul Snider, que suicidou-se após o crime, quando Dorothy começava uma carreira como atriz. Sua história foi levada ao cinema em 1983, no filme Star 80, de Bob Fosse, onde foi interpretada pela atriz Mariel Hemingway e contada num telefilme, Death of a Centerfold: The Dorothy Stratten Story, em 1981, interpretada por Jamie Lee Curtis.


1988Enzo Ferrari ▒ Enzo Anselmo Ferrari (Módena, Itália, 18 de fevereiro de 1898Maranello, 14 de agosto de 1988) foi o fundador da Scuderia Ferrari e da fábrica de automóveis Ferrari. Criou a Ferrari no ano de 1925, em Módena, mas durante a Segunda Guerra Mundial viu-se obrigado a transferir a fábrica para Maranello. Depois da Segunda Guerra Mundial, a Ferrari ganhou dois títulos mundiais em 1952 e 1953.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Bahrein

  • Dia da Independência do Bahrein.

Paquistão

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

14

Apiaí (SP)

14

Aporá (BA)

14

Barbacena (MG)

14

Barcarena (PA)

14

Barra do Mendes (BA)

14

Caculé (BA)

14

Campo Grande (AL)

14

Candeias (BA)

14

Cocos (BA)

14

Coribe (BA)

14

Dom Silvério (MG)

14

Guanambi (BA)

14

Iaçu (BA)

14

Iati (PE)

14

Ibotirama (BA)

14

Itagibá (BA)

14

Itanhém (BA)

14

Itapebi (BA)

14

Ituberá (BA)

14

Medeiros Neto (BA)

14

Olindina (BA)

14

Parnaíba (PI)

14

Quixeramobim (CE)

14

Riachão do Jacuípe (BA)

14

Ribeira do Amparo (BA)

14

São Caetano de Odivelas (PA)

14

Sátiro Dias (BA)

14

Tanquinho (BA)

14

Viçosa do Ceará (CE)

Barbacena – MG

226 Anos

14 de agosto de 1791

barbacena.mg.gov.br

Barbacena é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil.

Sua população estimada em julho de 2013 era de 132.980 habitantes.[7]

Localiza-se a uma latitude 21º13’33” sul e a uma longitude 43º46’25” oeste.

É um grande produtor de frutas e de flores.

Se destaca como centro de ensino, com expressiva influência regional, tendo também um comércio diversificado. Barbacena fica na Serra da Mantiqueira. Dista 169 quilômetros da capital do estado, Belo Horizonte.

O município, com 788,001 quilômetros quadrados, ocupa o sítio de um antigo aldeamento de índios puris, na região conhecida como Campo das Vertentes.

Características

Barbacena é conhecida em todo o Brasil e também no exterior como a “Cidade das Rosas”, em função da grande produção local desta flor.

No Brasil, o município também é conhecido como a “Cidade dos Loucos”, pelo grande número de hospitais psiquiátricos instalados no local.

A cidade atraiu esses manicômios em decorrência da antiga ideia, defendida por alguns médicos, de que seu clima ameno, com temperaturas médias bem baixas para os padrões brasileiros, faria com que os doentes mentais ficassem mais quietos e menos arredios, supostamente facilitando o tratamento.

O município possui parque de exposições e um aeroporto com aeroclube.[8]

14 de Agosto – Avenida Bias Fortes, no Centro da cidade — Barbacena (MG) — 226 Anos em 2017.

É sede do Nono Batalhão de Polícia Militar, da 13ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais.

Abriga estabelecimentos de ensino como a Faculdade de Medicina de Barbacena, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, o Instituto Federal do Sudeste de Minas – Barbacena, a Escola de Hotelaria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, a Universidade Presidente Antônio Carlos, a Universidade do Estado de Minas Gerais, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais – Barbacena, além de escolas de ensino fundamental e médio da Rede Salesiana de Escolas (Instituto Maria Imaculada) e Educação Vicentina (Colégio Imaculada Conceição).

Possui mais de trinta bibliotecas, cinco associações culturais e a Academia Barbacenense de Letras.

Na cidade, também encontram-se escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais, do Departamento de Estradas de Rodagem e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

14 de Agosto – Praça do Santuário de Nossa Senhora da Piedade — Barbacena (MG) — 226 Anos em 2017.

Além da intensa produção de frutas europeias e de rosas, exportadas para o país e o exterior, Barbacena é centro de pecuária, agricultura e da indústria de tecelagem.

História

A atual cidade de Barbacena nasceu na cabeceira do Rio das Mortes.

Era um local habitado por índios puris. A região começou a ser explorada a partir do século XVII por bandeirantes oriundos de São Paulo à procura de ouro, pedras preciosas e mão de obra escrava.

Os bandeirantes se estabeleceram no local chamado Borda do Campo, também denominado Campolide, onde erigiram a capela de Nossa Senhora da Piedade.

O entrocamento da Oeste

Em 30 de junho de 1923 foram inaugurados simultaneamente o entroncamento da “antiga linha da Oeste” (Estrada de Ferro Oeste de Minas) ligando a cidade a São João del-Rei e o edifício do foro judicial, que mais tarde recebeu o nome de “Mendes Pimentel”, foi construído durante o governo Arthur Bernardes e inaugurado na gestão Raul Soares.

Na ocasião serviu de instalação para os cartórios do 1º. e 2º. ofícios, escrivania de paz, coletoria estadual e tribunal do júri.

14 de Agosto – Antiga Estação Ferroviária — Barbacena (MG) — 226 Anos em 2017.

Inconfidência Mineira

Ver artigo principal: Inconfidência Mineira

Pertenciam ao arraial e depois Vila de Barbacena cinco dos inconfidentes:

Após a morte de Tiradentes, a vila de Barbacena recebeu um dos seus braços, que teria sido erguido numa “picota” no adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário em cujo adro teria sido sepultado. A bandeira e as armas e brasão da cidade, que contém um braço estendido, memorizam este fato.

14 de Agosto – Rua da cidade — Barbacena (MG) — 226 Anos em 2017.

Criação da vila

Em 14 de agosto de 1791, foi criada a Vila de Barbacena e erigido o respectivo pelourinho e Câmara pelo Visconde de Barbacena, D. Luís Antônio Furtado de Mendonça, então governador e capitão-general da capitania, que deu à vila o seu próprio título (originalmente, de Barbacena, em Portugal).

A vila teve como sede o antigo Arraial da Igreja Nova de Campolide, compreendendo, ainda, os territórios dos arraiais e freguesias de Nossa Senhora da Conceição do Engenho do Matto e de Nossa Senhora da Glória do Simão Pereira.

Foi desmembrada dos territórios das Vilas de “Sam João de El Rey” e de “Sam Joze de El Rey”, confrontando com as vilas de Mariana, Queluz (atual Conselheiro Lafaiete), “Sam João de El Rey” e “Sam Joze de El Rey” (atual cidade de Tiradentes).

 

14 de Agosto – Basílica de São José Operário — Barbacena (MG) — 226 Anos em 2017.

Holocausto brasileiro

O Hospital Colônia

O Hospital Colônia de Barbacena foi fundado em 1903[11][12] e, após pouco tempo de sua inauguração, tornou-se referência nacional em Psiquiatria, sendo procurado por diversas famílias que buscavam tratamento para seus “desajustados”.

Tendo inicialmente cerca de 200 leitos, o Hospital Colônia estava operando muito acima de sua capacidade normal, contanto com em média 5 mil pacientes por internação na década de 1950.

Os pacientes, oriundos de diversos estados do Brasil, chegavam em Barbacena por trem, em vagões abarrotados, cuja condição desumana fez surgir a expressão “trem de doido” para significar viagem ao inferno.[13]

Enquanto o plano do Hospital Colônia era primariamente atender a pessoas com transtornos mentais, o local acabou por tornar-se um campo de extermínio para aqueles que não se adequavam aos padrões normativos da época ou não atendiam aos interesses políticos de classes dominantes.

14 de Agosto – Fachada da Faculdade de Medicina de Barbacena, em 2016 — Barbacena (MG) — 226 Anos em 2017.

Transportes

Terrestre

A cidade é ligada pelas rodovias BR-040, BR-265, MG-338, MG-135 e MG-448.[31]

Aéreo

Está localizado no município o Aeroporto Major- Brigadeiro Doorgal Borges (ICAO:SBBQ IATA:QAK) [32]

O Aeroporto Doorgal Borges recebe voos cargueiros da Alba Cargo [33] para o Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte, utilizando aeronaves Embraer 820C.

Estações e terminais

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Anúncios

Escrito por Paul Sampaio

PAUL SAMPAIO CHEDIAK ALVES é professor, locutor, apresentador de rádio e TV, web designer e diretor fundador da REDE SAMPAIO de Televisão e Sites.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s