13 de Agosto – Alfred Hitchcock e Natividade da Serra (SP) – 2017

☺ CAPA • Alfred Hitchcock 118 Anos

▒ CIDADE • Natividade da Serra (SP) 44 Anos

▒ NASCIMENTOS • Giovanni Agnelli • Bert Lahr • Ben Hogan • Kevin Tighe • Beto Guedes • Kate Hansen • Marcus Viana • Marcello Novaes • John Slattery • Murilo Couto • Lucas Moura ▒ FALECIMENTOS • Eugène Delacroix • Florence Nightingale • Jane Darwell • Francisco Milani • Miguel Arraes • Eduardo Campos

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1866Giovanni Agnelli ▒ Giovanni Agnelli (Villar Perosa, 13 de agosto de 1866Turim, 16 de dezembro de 1945) foi um dos mais importantes empreendedores da história da Itália, fundador da FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino). Interessado em fazer uma linha de produção de massa, conseguiu lançar as bases do que hoje é um dos maiores complexos industriais do mundo.


1895Bert Lahr ▒ Bert Lahr (Nova York , 13 de agosto de 1895 – Nova York , 4 de dezembro de 1967) foi um ator americano, de cinema e teatro, e também comediante. Lahr é conhecido por seu papel como o Leão covarde, em The Wizard of Oz (Mágico de Oz – 1939). Ele estrelou em frente a Judy Garland , Ray Bolger , Jack Haley , Frank Morgan e Margaret Hamilton .


1912Ben Hogan ▒ Ben Hogan (13 de Agosto 191225 de Julho 1997), foi um jogador profissional de golfe norte-americano. Considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, venceu o Aberto dos Estados Unidos (1948, 1950, 1951 e 1953), o campeonato da Professional Golfers Association(1946 e 1948), dois Masters (1951 e 1953) e um Aberto Britânico (1953). [1]


1944Kevin Tighe ▒ Kevin Tighe (Los Angeles, 13 de Agosto de 1944) é um ator estadunidense, mais conhecido pelo seu papel de Roy DeSoto nas séries de televisão Emergency!, de 1972 a 1979. Também atuou em Road House, Another 48 Hours, What’s Eating Gilbert Grape, I Love a Man in Uniform, “Lie to me” e Escape to Witch Mountain.


1951Beto Guedes ▒ Alberto de Castro Guedes, mais conhecido como Beto Guedes (Montes Claros, 13 de agosto de 1951), é um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro. Participou ativamente do Clube da Esquina, que projetou nacionalmente os compositores mineiros contemporâneos (de nascimento ou de coração), como: Milton Nascimento, Lô Borges, Fernando Brant e o próprio Beto Guedes.

1952Kate Hansen ▒ Kate Hansen (São Paulo, 13 de agosto de 1952) é uma atriz brasileira. Foi casada com o ator Ricardo Petraglia com quem teve um filho, Lucas Margutti, ator, diretor e cineasta. Desenvolveu alguns projetos artísticos em Belém (PA), entre 1998 e 2002. Participou de diversas novelas, seriados e minisséries na TV brasileira.


1953Marcus Viana ▒ Marcus Viana (Belo Horizonte, 3 de agosto de 1953)[2] é um violinista, tecladista, cantor e compositor brasileiro. Em 2004, Marcus Viana assumiu o cargo de produtor musical do longa-metragem brasileiro Olga.

Posteriormente foram mais dois filmes como produtor musical: As Filhas do Vento[5] e O Mundo em Duas Voltas. Indicado ao Grammy Latino de 2001 pelo o disco Música das Esferas – Terra na categoria de “Melhor Álbum Instrumental Pop”.[3]


1962Marcello Novaes ▒ Marcello Tolentino Novaes (Rio de Janeiro, 13 de agosto de 1962) é um ator brasileiro.

Estudou na escola de teatro Tablado, na mesma época em que Malu Mader, Drica Moraes, Maurício Mattar, Felipe Camargo e outros. Integrou o elenco da novela Sol Nascente, onde voltou a contracenar com sua ex-mulher, Letícia Spiller, com quem teve um filho, chamado Pedro.


1962John Slattery ▒ John M. Slattery, Jr., conhecido por John Slattery (13 de Agosto de 1962), [1] é um ator americano, que participou em várias séries televisivas, como Desperate Housewives, Will & Grace e Mad Men.


1988Murilo Couto ▒ Murilo Martins do Couto (Belém, 13 de agosto de 1988) conhecido como Murilo Couto é um humorista, ator, e repórter brasileiro.

Contratado junto do Agora é Tarde, do SBT, onde faz o Talk-show The Noite, comandado por Danilo Gentili. Murilo Couto também é baixista e tecladista da Banda Renatinho junto com os humoristas Nil Agra (bateria), Marco Gonçalves e Maurício Meirelles na (guitarra) e Tatá Werneck no (vocal).


1992Lucas Moura ▒ Lucas Rodrigues Moura da Silva (São Paulo, 13 de agosto de 1992), é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Lucas se juntou ao São Paulo, em 2005, depois de jogar para as equipes de base do Clube Atlético Juventus e Corinthians. Lucas fez sua estreia com o São Paulo em 2010. No dia 8 de agosto de 2012, o São Paulo anunciou a venda de Lucas ao Paris Saint-Germain por 43 milhões de euros (108,34 milhões de reais), [17][18] tornando-se esta a segunda maior transferência em toda a história do futebol brasileiro.

Lucas Moura com Neymar.

Em Julho de 2012, fez parte do grupo que ganhou a Prata, nas Olimpíadas de 2012. No segundo jogo do Superclássico das Américas, em 2011, contra a Argentina, teve uma atuação de gala, marcando um golaço e sendo eleito o melhor jogador da competição.

3 ▒ CAPA do DIA

Alfred Hitchcock

118 Anos

Alfred Joseph Hitchcock (Londres, 13 de agosto de 1899Los Angeles, 29 de abril de 1980), por vezes em português Alfredo José Hitchcock, foi um cineasta britânico.

Considerado o “Mestre do suspense“,[1] foi um dos mais conhecidos e populares realizadores de filmes desse gênero de todos os tempos.

Biografia

Alfred Hitchcock nasceu no bairro de Leytonstone, nordeste da cidade de Londres, filho de Emma e William Hitchcock.

O seu pai vendia frutas e verduras e ele tinha mais dois irmãos.

A figura de seu pai esteve sempre presente.

Quando ele tinha quatro ou cinco anos, ele o enviou à polícia com uma carta e um policial ao ler o relato trancou Hitchcock em uma cela por alguns minutos, dizendo: “Isto é o que se faz com as crianças más.”.

Hitchcock nunca entendeu a razão para esta piada, porque seu pai o chamava de seu “cordeiro sem manchas”.

Sua infância foi disciplinada, embora um pouco excêntrica. Solitário, estava sempre isolado mas atento ao que se passava à sua volta.[2]

Seu pai era um comerciante autoritário da região de East End.

Aqui começa o interesse do diretor pela questão da transgressão, presente em todos os seus filmes. Hitchcock raramente falava de sua mãe.[2]

O impacto do catolicismo em sua vida ocorre durante os seus anos de escola, no Convento Howrah, em Poplar.

A família havia se mudado em 1906 para esta outra localidade para abrir um novo negócio. Depois de dois anos, Alfred saiu do convento pois a família mudou-se novamente, desta vez para Stepney. Lá, o menino passou a estudar no St. Ignatius College, colégio fundado por jesuítas em 1894 e, especialmente conhecido por seu rigor.[2][3]

O centro jesuíta deixou uma profunda impressão em Hitchcock.

Hitchcock se explicaria anos depois:

“O método de punição, é claro, foi muito dramático. O aluno devia decidir quando ir para a punição imposta a ele. Devia se dirigir para a sala especial onde estava o sacerdote encarregado de aplicar a punição. Era algo como ir para a sua execução. Eu acho que foi mau. Eles não usavam o mesmo tipo de cinto que assolavam as crianças em outras escolas, era um de borracha.”.[2]

Ele permaneceu até os 14 anos na escola.

Em seu primeiro ano se destacou por sua aplicação e recebeu uma das seis menções honrosas concedidas pela instituição. Obteve a classificação excelente nas matérias de Latim, francês, inglês e educação religiosa, as matérias de maior importância no critério dos professores da instituição.[2]

No último ano que passou no colégio jesuíta se destacou pelo seu lado brincalhão, travesso e infrator.

Era conhecido pelo apelido Cocky (arrogante) entre seus colegas. Ele roubava os ovos do galinheiro dos jesuítas para jogar nas janelas dos quartos dos sacerdotes, ou, auxiliado por comparsas, colocava bombinhas acesas próximo as casas. Esta vertente, por um lado irônica e de outro travessa, infratora da lei aparece como elemento típico de seus filmes.[2]

Em 1920, aos vinte e um anos, o jovem leu em uma revista que uma empresa de cinema dos Estados Unidos, a Famous Players-Lasky Company, iria criar um estúdio em Londres. 

Hitchcock apresentou-se nos escritórios da Famous levando consigo alguns esboços de letreiros para filmes mudos que tinha projetado com a ajuda de seu chefe no departamento de publicidade da Henley.

Imediatamente, a empresa o contratou como desenhista de letreiros.

No primeiro ano trabalhou como letrista em vários filmes, e no ano seguinte passou a ser responsável por cenários e pequenos diálogos em novos filmes. Ele escrevia sob a direção de George Fitzmaurice, que também lhe ensinou as primeiras técnicas de filmagem.[2][3][4]

Em 1923, o escritor, ator e produtor Seymour Hicks ofereceu a Hitchcock a co-direção de um filme menor, Always Tell Your Wife, pois o diretor original do filme havia ficado doente.

Logo colaborou em um filme inacabado por falta de verba, Mrs. Peabody, esta foi a sua primeira experiência verdadeiramente cinematográfica.[2][3][4]

13 de Agosto – Alfred Hitchcock – 1899 – 118 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Hitchcock, com sua esposa, Alma Reville.

Nos estúdios, Hitchcock conheceu Alma Reville, uma mulher da mesma idade, nascida em Nottingham.

Extremamente pequena e magra, e grande fã de cinema, ela trabalhou nos estúdios de uma empresa londrina desde os 16 anos, a Film Company, e logo passou a trabalhar na Famous.

Alma e Hitchcock colaboraram em vários filmes dirigidos por Graham e Cutts, e em 1923 viajaram para a Alemanha para produzir um filme cujo roteiro ele mesmo havia escrito, The prude’s fall.

No navio de retorno a Inglaterra, Hitchcock declarou-se a Alma e logo iniciaram um longo noivado.[2]

13 de Agosto – Alfred Hitchcock – 1899 – 118 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Hitchcock, com sua esposa, Alma Reville, e a filha, Pat Hitchcock.

Nos primeiros anos trabalharam juntos em filmes da produtora de Michael Balcon, a Gainsbouroug Pictures Ltda., como por exemplo The blackguard, um filme para o qual ele teve que viajar diversas vezes para a Alemanha, circustância em que aproveitou para conhecer a obra dos grandes diretores alemães da época, como Fritz Lang e Erich von Stronheim.

Em 1925, Balcon lhe propôs dirigir uma co-produção anglo-alemã intitulada The Pleasure Garden.

Era sua primera oportunidade como diretor.

O resultado, agradou os dirigentes do estúdio e naquele mesmo ano ele veio a dirigir outros dois filmes The mountain eagle (que não existe mais, o que apenas sobrou foram seis fotos) The Lodger: A Story of the London Fog, foi seu início no suspense, que mostra a história de uma família que desconfia que seu inquilino seja Jack, o Estripador.

O três filmes estrearam em 1927.[2][3][4]

Em 2 de dezembro de 1926 casou-se com Alma de acordo com rituais católicos e se estabeleceram em Cromwell Road, em Londres. Na estreia, os filmes foram bem recebidos pelo público e críticos.

Neles, o diretor aparecia discretamente como figurante, sem ser incluído como parte do elenco ou roteiro, era a sua maneira de assinatura em seus filmes, que mais tarde se tornou tão popular.

Aproveitando o sucesso, ele mudou de produtora, e no final de 1927 filmou The Ring, ele também assinava o roteiro do filme que foi produzido pela British International Pictures.

Com este filme se tornou um dos diretores mais conhecidos da Inglaterra e deu início ao seu caminho para a fama internacional.[2]

Período inglês

Em 1929, Hitchcock obteve o seu primeiro sucesso no Reino Unido com Blackmail, filme este que abriria um período de vários clássicos do suspense dirigidos por ele ainda em solo britânico.[3]

Em 1933 foi trabalhar na Gaumont-British Picture Corporation, e o seu primeiro filme para a companhia chamou-se The Man Who Knew Too Much (O Homem que Sabia Demais), de 1934, que seria refilmado em 1956 com outros atores.

O seu segundo filme pela companhia foi The 39 Steps (Os 39 Degraus), de 1935, considerado o melhor filme deste período.

Neste filme, pela primeira vez ele usa uma técnica chamada de MacGuffin (às vezes de McGuffin ou Maguffin), a técnica designa uma desculpa argumental que motiva aos personagens a desenvolver uma história, o que na realidade carece de relevância.

13 de Agosto – Alfred Hitchcock – 1899 – 118 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Hitchcock, com sua esposa, Alma Reville.

O seu próximo sucesso foi The Lady Vanishes (A Dama Oculta) (1938), que envolvia intriga internacional.

Nessa fase, Hitchcock estabeleceu algumas inovações que caracterizaram seu estilo, uma delas é a introdução de um recurso de roteiro que virou uma de suas marcas registradas, o personagem inocente que é perseguido ou punido por um crime que não cometeu.[3]

O sucesso destes filmes chamou a atenção dos produtores de Hollywood para a habilidade do diretor em usar o suspense, a partir de tramas plausíveis em que explorava psicologicamente os temores humanos.

Em 1939, Hitchcock mudou-se para os Estados Unidos e assinou contrato com David Selznick, produtor de filmes como E o Vento Levou e It started in Naples, onde realizaria a maior parte de suas obras-primas.[3][5]

Período em Hollywood

Hitchcock mudou-se para os Estados Unidos em 1939 e tornou-se cidadão norte-americano em 1955.

A estreia de Alfred Hitchcock em Hollywood foi com Rebecca (1940), que veio a vencer o Oscar de melhor filmeEste foi o único filme do diretor a ganhar um Oscar nessa categoria.

13 de Agosto – Alfred Hitchcock – 1899 – 118 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Laurence Olivier e Joan Fontaine em Rebecca, a mulher inesquecível.

A obra gira em torno do romance entre um rico viúvo e uma inocente jovem, que acabam se casando rapidamente.

Tudo parecia perfeito, até que Rebecca, a falecida esposa, volta para assombrar a jovem. O elenco do filme contava com Laurence Olivier e Joan Fontaine, ambos indicados ao Oscar por suas atuações.[3]

Nas três décadas seguintes, Hitchcock dirigiu praticamente um filme por ano em Hollywood.[3]

O seu segundo filme em Hollywood foi Foreign Correspondent (Correspondente Estrangeiro / Correspondente de Guerra), em 1940, filmado durante o primeiro ano da Segunda Guerra Mundial, e que também foi nomeado para o Oscar de melhor filme, mas não ganhou.

Na década de 1940, os filmes de Hitchcock tornaram-se mais diversificados, passando pelo género da comédia em Mr. & Mrs. Smith (Um Casal do Barulho / Meu Marido é Solteiro) (de 1941), ao filme noir em Shadow of a Doubt (A Sombra de Uma Dúvida) (de 1943) e a ficção sobre leis em The Paradine Case (Agonia de Amor / O Caso Paradine), de 1947.

Saboteur (Sabotador), de 1942, foi o primeiro de dois filmes feitos pela Universal Pictures; A Sombra de Uma Dúvida foi o segundo, e era um dos filmes preferidos de Hitchcock.

Spellbound (Quando Fala o Coração / A Casa Encantada) de 1945, com Ingrid Bergman e Gregory Peck, recebeu nomeação para o Oscar de melhor filme, melhor diretor e melhor ator secundário (Michael Chekhov), entre outros.

13 de Agosto – Alfred Hitchcock – 1899 – 118 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Spellbound (Quando Fala o Coração – A Casa Encantada) de 1945, com Ingrid Bergman e Gregory Peck.

O produtor David O. Selznick utilizou as suas experiências na psicanálise, e até levou aos estúdios sua terapeuta, para servir de consultora. Hitchcock fez algumas cenas baseadas no artista plástico Salvador Dalí para ilustrar certas cenas de confusão mental, as quais Selznick odiou.

Notorious (Interlúdio / Difamação), de 1946, onde participam Cary Grant e Ingrid Bergman, foi o primeiro filme que Hitchcock dirigiu e produziu, e que Selznick não participou da produção, feita pela RKO Pictures.

O filme recebeu a indicação para o Oscar de ator secundário, mas não venceu. The Paradine Case (Agonia de Amor / O Caso Paradine), de 1947, foi seu primeiro filme colorido, e foi protagonizado por Gregory Peck.

Rope (Festim Diabólico / A Corda) de 1948, foi baseado na peça teatral de Patrick Hamilton.

Embora não tenha sido seu primeiro filme como diretor e produtor, foi o primeiro em que recebeu o crédito por isso. Foi também o primeiro de uma série de filmes de sucesso estrelados por James Stewart. Baseado na história verídica do caso de Leopold e Loeb, dois assassinos, Rope é tido como tendo um conteúdo homossexual.

A partir de 1948, ele foi seu próprio produtor e atravessou os anos 1950 com uma série de filmes de suspense com grandes orçamentos e contando com algumas das principais estrelas do cinema norte-americano.[3]

Em 1949, Hitchcock lançou o filme Under Capricorn (Sob o Signo de Capricórnio), em uma coprodução com Sidney Berstein e estrelado por Ingrid Bergman. O filme fracassou, em parte pela publicidade negativa sobre o relacionamento extraconjugal que Ingrid Bergman estava tendo com o diretor italiano Roberto Rossellini.

O filme Strangers on a Train (Pacto Sinistro / O Desconhecido do Norte-Expresso), de 1951, foi baseado no romance de Patricia Highsmith (que também escreveu The Talented Mr. Ripley (O Talentoso Ripley)) e apresentou sua filha Patricia Hitchcock em um pequeno papel. Foi seu primeiro filme distribuído pela Warner Bros e, anos mais tarde, seria fonte de inspiração para Throw Momma from the Train (Jogue a Mamãe do Trem), de 1987, com Billy Crystal e Danny DeVito. Segundo Roger Ebert, vencedor do Prêmio Pulitzer e crítico de filmes, Strangers on a Train era o melhor filme de todos os tempos.

No começo da década de 1950 a MCA e o agente Lew Wasserman, que tinha como clientes James Stewart e Janet Leigh, tiveram grande importância nos filmes de Hitchcock. Com a ajuda de Wasserman, Hitchcock teve grande liberdade criativa para trabalhar em seus filmes.

Em 1954 o filme Dial M for Murder (Chamada para a Morte / Disque M Para Matar) trouxe Ray Milland e Grace Kelly nos papéis principais. Foi o primeiro filme em que Hitchcock trabalhou com Grace Kelly, baseado na peça escrita por Frederick Knotte, pela primeira vez, o diretor usou a técnica 3D.

13 de Agosto – Alfred Hitchcock – 1899 – 118 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – James Stewart e Grace Kelly em ‘Rear Window’ – A Janela Indiscreta.

No mesmo ano, Hitchcock lançou o filme Rear Window (Janela Indiscreta), com James Stewart e Grace Kelly nos papéis principais. O filme é considerado um dos maiores sucessos do diretor.

Em 1955, ganhou um programa de televisão chamado Alfred Hitchcock Presents.

Tratava-se de um programa com vários episódios criminais e suspense que fez muito sucesso e que começou a exercer a sua atividade de apresentador de televisão, servindo para aumentar ainda mais a sua popularidade,[5]

No ano seguinte foi a vez de To Catch a Thief (Ladrão de Casaca) com Cary Grant e Grace Kelly.

Em 1956 Hitchcok refilmou The Man Who Knew Too Much (O Homem que Sabia Demais), agora com James Stewart e Doris Day nos papéis principais. O diretor considerou a refilmagem superior ao original feito por ele em 1934.

No filme, Doris Day aparece cantando a música Que Será, Será (Whatever Will Be, Will Be).

13 de Agosto – Alfred Hitchcock – 1899 – 118 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Cary Grant, um dos poucos atores favoritos de Hitchcock, com quem fez diversos filmes.

Em 1957 o diretor lançou o filme The Wrong Man (O Homem Errado / O Falso Culpado), com Henry Fonda e Vera Miles, com roteiro baseado no livro The True Story of Christopher Emmanuel Balestrero, de Maxwell Anderson, um caso real de confusão de identidade.

Vertigo (Um Corpo Que Cai / A Mulher que Viveu Duas Vezes) foi lançado no auge da fama do diretor e, porém não foi muito bem recebido pela crítica. Vertigo é reconhecido por ter influenciado vários diretores e roteiristas nas décadas seguintes.[3] O filme foi eleito entre os cem melhores filmes de todos os tempos pelo Instituto Americano do Cinema em 1998.

North by Northwest (Intriga Internacional), de 1959, foi produzido pela MGM, e protagonizado por Cary Grant, Eva Marie Saint e Martin Landau, entre outros.

Conta a história de um homem inocente perseguido por agentes de uma misteriosa organização.

13 de Agosto – Alfred Hitchcock – 1899 – 118 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Anthony Perkins e Janet Leigh, em ‘Psycho’ – Psicose, de 1960.

Psycho (Psicose / Psico), de 1960, ajudou a mudar a abordagem cinematográfica sobre o terror.

A reação do público foi impressionante, com filas que dobravam os quarteirões e muita gritaria na plateia nas cenas mais aterrorizantes.[3]

O filme teve como protagonista Janet Leigh, Anthony Perkins e Vera Miles, venceu o Globo de Ouro na categoria melhor atriz coadjuvante (Janet Leigh).

O filme trouxe uma das cenas mais conhecidas da história do cinema, a famosa cena do chuveiro, quando a personagem de Janet Leigh é assassinada a facadas. O filme ficou na décima oitava posição entre os 100 melhores filmes do Instituto de Cinema Americano.

The Birds (Os Pássaros), de 1963 é baseado num conto de mesmo nome da escritora britânica Daphne Du Maurier.

Protagonizado por Rod Taylor, Jessica Tandy e Tippi Hedren, esta última uma descoberta de Hitchcock.

O filme inovou na trilha sonora e em efeitos especiais, e por este último motivo foi nomeado para o Oscar. Tippi Hedren, mãe da futura atriz Melanie Griffith, ganhou o Globo de Ouro.

13 de Agosto – Alfred Hitchcock – 1899 – 118 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Tippi Hedren, Alfred Hitchcock e Sean Connery, na gravação de ‘Marnie’, de 1964.

Marnie (Marnie, Confissões de uma Ladra / Marnie), de 1964, foi estrelado por Tippi Hedren e Sean Connery, e é um dos filmes clássicos de Hitchcock.

Em 1966, ele lançou Torn Curtain(Cortina Rasgada), um thriller político com Paul Newman e Julie Andrews nos papéis principais.

Topaz (Topázio), filmado entre 1968 e 1969, fala sobre a Guerra Fria, e conta a história de um espião, com roteiro baseado no livro de mesmo nome escrito por Leon Uris. Foi um filme que não trouxe nenhuma grande estrela, na verdade, apenas nomes desconhecidos. Muitos acreditam que Hitchcock não quis chamar nenhuma estrela de Hollywood para este filme após alguns conflitos com Paul Newman em seu último filme.

Em 1972 Hitchcok lançou Frenzy (Frenesi / Frenzy, Perigo na Noite), um thriller sobre crime que trouxe pela primeira vez cenas de nudez e palavras de baixo calão em um de seus filmes.

O seu último filme foi Family Plot (Trama Macabra / Intriga em Família) com Karen Black e Bruce Dern. Data de 1976.

Morte

Em 1980 Alfred Hitchcock recebeu a KBE da Ordem do Império Britânico, das mãos da Rainha Elizabeth II.

Ele morreu quatro meses depois, de insuficiência renal, em sua casa em Los Angeles. O corpo de Hitchcok foi cremado, e suas cinzas espalhadas. A sua mulher Alma Revillemorreu dois anos depois.

Características

Suspense

O suspense de Hitchcock trouxe inovações técnicas nas posições e movimentos das câmeras, nas elaboradas edições e nas surpreendentes trilhas sonoras que realçam os efeitos de suspense e terror. [3]

O clima de suspense é acentuado pelo uso de música forte e dos efeitos de luz. Em Psycho, somente o espectador vê a porta se entreabrir, esperando algo acontecer enquanto o detetive sobe a escada.

O vilão inocente

Um dos recursos de suspenses mais utilizados por Hitchcock é o do vilão inocente, através dele um inocente é erroneamente acusado ou condenado por um crime e que, para se ver livre, acaba assumindo a missão de perseguir e encontrar o real culpado.[3]

O espectador como participante

Em alguns filmes, o personagem age como se soubesse que o telespectador está observando sua vida.

No filme “Rear Window” (1954), o personagem Lars Thorwald (interpretado por Raymond Burr) confronta Jeffries (interpretado por James Stewart) dizendo: “O que você quer de mim?” endereçando a pergunta ao telespectador com um close em seu rosto.

Identidade do assassino

Um dos elementos que caracterizam seus personagens é a figura do assassino cuja identidade é revelada ao longo da ação.[3]

Aparições do diretor em seus filmes

Hitchcock usou em vários de seus filmes o que é conhecido como cameo (literalmente camafeu, significando uma “participação especial”, em português), onde uma pessoa famosa aparece em um filme.

Porém, nos filmes de Hitchcock, quem aparecia era ele próprio.

Ele é visto em aparições breves. Para não distrair o público do enredo principal, no decorrer de sua obra o diretor passou a aparecer logo no início dos filmes.

Alguns exemplos de aparições de Hitchcock são:

  • Rear Window (pt./br. Janela Indiscreta) – aparece dentro do apartamento do pianista
  • Psycho (pt. Psycho / br. Psicose) – passa a frente do escritório de Marion trabalho com chapéu de cowboy
  • Torn Courtain (pt./br. Cortina Rasgada) – aparece logo aos oito minutos segurando um bebê no hall do hotel em que os protagonistas se hospedam.
  • Frenzy (pt. Frenesim /br. Frenesi) – aparece no início do filme, no meio da multidão que está às margens do rio quando um corpo da vítima aparece boiando.
  • Suspicion (pt./br. Suspeita) – aparece enviando uma carta no posto dos correios da cidade.
  • Shadow of a Doubt (br. A Sombra de uma Dúvida) – aparece num trem, jogando cartas com um homem e uma mulher.
  • Spellbound (pt./br. Quando Fala o Coração) – sai do elevador do Empire Hotel carregando uma maleta de violino e fumando um cigarro.
  • Blackmail (pt. Chantagem / br. Chantagem e Confissão) – aparece em cena como um passageiro no metrô que é importunado por um garoto.
  • Family Plot (pt./br. Intriga em Família) – aparece o seu perfil por trás do vidro de uma porta como se estivesse a falar para outra pessoa e a gesticular.
  • Dial M for Murder (br. Disque M Para Matar) – aparece no canto inferior esquerdo de uma fotografia pendurada na parede da sala.
  • The birds (pt./br. Os Pássaros) – aparece passeando pela calçada do lado de fora da loja de animais.
  • Lifeboat (br. Um Barco e Nove Destinos) – inicialmente, o diretor teve a ideia de aparecer como um corpo boiando próximo ao barco. Porém, entusiasmado com seu sucesso na tentativa de perder peso, Hitchcock decidiu aparecer posando para fotos “Antes & Depois” a respeito de um remédio para emagrecimento chamado “Reduco”, mostrado num jornal durante o filme.
  • Rope (pt. A Corda / br. Festim Diabólico) – aparece duas vezes. Logo no início, aparece atravessando a rua. Mais tarde, uma caricatura de Hitchcock aparece num neon que reflete na janela do apartamento dos assassinos, em Nova Iorque. Esta é uma referência à aparição feita em Lifeboat, onde se lê “Reduco”, como na aparição feita quatro anos antes.
  • Notorius (pt. Difamação /br. Interlúdio) – aparece após aproximadamente uma hora de filme em uma festa realizada na mansão de Alexander Sebastian.
  • Vertigo (pt. Vertigo / br. Um Corpo Que Cai) – aparece aos exatos onze minutos de filme, caminhando com um terno em frente ao estaleiro de Gavin Elster.
  • Strangers in a Train (br. Pacto Sinistro) – aparece aos 5 minutos de filme, embarcando no trem com um contrabaixo.
  • Foreign Correspondent (pt. O Correspondente Estrangeiro / br. Correspondente Estrangeiro) – aparece aos 12 minutos de filme, lendo um jornal e usando um chapéu.
  • Rebecca (pt. Rebecca / br. Rebecca, A Mulher Inesquecível) – aparece aos 126 minutos de filme, na rua, perto de uma cabine telefônica.
  • The Lady Vanishes (br. A Dama Oculta) – aparece quase ao final da Victoria Station, fumando um cigarro.
  • North by Northwest (pt./br. Intriga Internacional) – aparece logo no começo do filme correndo para pegar o ônibus.
  • Topazio (pt./br. Topázio) – aparece na estação de trem, numa cadeira de rodas, depois se levanta para cumprimentar um homem.
  • To Catch a Thief (pt./br. Ladrão de Casaca) – aparece em torno dos dez minutos, sentado ao lado de John Robie (Cary Grant) em um ônibus.

MacGuffin

O MacGuffin é um conceito original nos filmes de Hitchcock, um termo usado pelo cineasta para inserir um objecto que serve de pretexto para avançar na história sem que ele tenha muita importância no conteúdo da mesma.

O MacGuffin de Psycho é o dinheiro roubado do patrão.

O dinheiro só serve para conduzir a personagem Marion Crane até o Motel Bates, mas ao chegar ao motel o dinheiro perde a importância no desenrolar da história.

Já o MacGuffin de Torn Courtain é a fórmula que possibilitaria a construção de um antimíssil.

É para conseguir a fórmula que o personagem principal parece desertar para Berlim Oriental, é seguido pela noiva e daí desenvolve-se o enredo.

Oscar

Ano Categoria Filme Resultado
1941 Melhor diretor Rebecca Indicado
1945 Melhor diretor Lifeboat Indicado
1946 Melhor diretor Spellbound Indicado
1955 Melhor diretor Rear Window Indicado
1961 Melhor diretor Psycho Indicado
1968 Prêmio Irving Thalberg Carreira completa Venceu

Globo de Ouro

Ano Categoria Filme Resultado
1958 Melhor série de televisão Alfred Hitchcock Presents Venceu
1972 Prêmio Cecil B. DeMille Carreira completa Venceu
1973 Melhor diretor Frenzy Indicado

BAFTA

Ano Categoria Filme Resultado
1971 BAFTA Fellowship Award Carreira completa Venceu

Outros prêmios

Ano Prêmio
1968 Directors Guild of America Lifetime Achievement Award
1979 AFI Life Achievement Award

Filmografia

Ver artigo principal: Filmografia de Alfred Hitchcock

13 de Agosto – Alfred Hitchcock – 1899 – 118 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Foto – Cary Grant e Ingrid Bergman em Notorious, de 1946.

Prêmios e indicações

Alfred Hitchcock recebeu o Prêmio Irving Thalberg da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood pelo conjunto de sua obra; entretanto, apesar de indicado seis vezes ao Oscar, cinco vezes como melhor diretor e uma como melhor produtor, jamais recebeu a cobiçada estatueta, juntando-se a outro gênio cinematográfico também nunca agraciado com o prêmio máximo da academia, Stanley Kubrick.

Suas seis indicações aos Oscar foram pelos filmes Rebecca (1940), Lifeboat (1944), Spellbound(1945), Rear Window (1954) e Psycho (1960), como diretor; e Suspicion (1941), como produtor.

É considerado pelo The Screen Directory, uma publicação sobre cinema, como o “maior diretor de todos os tempos”.[6]

CITAÇÃO

Alfred Hitchcock – A prova real de um bom filme

“Se o filme é bom, o som poderia ser tirado e o público ainda teria uma ideia perfeitamente clara do que estava acontecendo.”

“If it’s a good movie, the sound could go off and the audience would still have a perfectly clear idea of what was going on.”

Alfred Hitchcock / Fonte: Brainy Quote

Alfred Hitchcock

Alfred Joseph Hitchcock

(Londres, 13 de agosto de 1899Los Angeles, 29 de abril de 1980)

118 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1923 – Inauguração do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.


1937 – Fundada a União Nacional dos Estudantes (UNE).



1960Independência da República Centro-Africana.


2004 – Abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia.


2008 – O nadador Michael Phelps estabelece um novo recorde olímpico de medalhas de ouro (8) arrecadadas por um atleta.


2010 – Ocorrem as Perseidas (chuva de meteoros), observadas em várias partes do mundo.


5 ▒ FALECIMENTOS

1863Eugène Delacroix ▒ Ferdinand Victor Eugène Delacroix [nota 1] (Saint-Maurice, 26 de abril de 1798Paris, 13 de agosto de 1863) foi um importante pintor (artista) francês do Romantismo.[1]

Em sua obra convergem a voluptuosidade de Rubens, o refinamento de Veronese, a expressividade cromática de William Turner e o sentimento patético de seu grande amigo Géricault.


1910Florence Nightingale ▒ Florence Nightingale (Florença, 12 de maio de 1820Londres, 13 de agosto de 1910) foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia.

Ficou conhecida na história pelo apelido de “A dama da lâmpada”, pelo fato de servir-se deste instrumento para auxiliar na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite.

Foi de grande contribuição à Enfermagem, sendo pioneira na utilização do modelo biomédico, baseando-se na medicina praticada pelos médicos.


1967Jane Darwell ▒ Jane Darwell (Palmyra, 15 de outubro de 1879Los Angeles, 13 de agosto de 1967) foi uma atriz de cinema e teatro estadunidense.

Com aparições em mais de 100 filmes, é mais lembrada pelo papel de Ma Joad em As Vinhas da Ira pelo qual recebeu o Oscar de melhor atriz (coadjuvante/secundária) em 1940, e pelo papel de “Mulher dos pássaros” em Mary Poppins.

2005Francisco Milani ▒ Francisco Ferreira Milani (São Paulo, 19 de novembro de 1936Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2005) foi um ator, dublador, humorista e político brasileiro. No cinema, Milani participou do clássico Terra em Transe (1967) e, mais recentemente, de O Coronel e o Lobisomem, e do infantil Eliana e o Segredo dos Golfinhos. Milani participou de inúmeras novelas, entre elas Selva de Pedra (1972) e Vamp (1991), todas na Rede Globo. Na década de 80 descobriu-se sua veia de humorista na série Armação Ilimitada. Trabalhou nos humorísticos Chico Anysio Show e Escolinha do Professor Raimundo.


2005Miguel Arraes ▒ Miguel Arraes de Alencar GCIH (Araripe, 15 de dezembro de 1916Recife, 13 de agosto de 2005) foi um advogado, economista e político brasileiro. Foi prefeito da cidade de Recife, deputado estadual, deputado federal e por três vezes governador do estado de Pernambuco. Foi o homenageado na Unidos de Vila Isabel no Carnaval de 2016.

Eduardo Campos com seu avô, Miguel Arraes.

2014Eduardo Campos ▒ Eduardo Henrique Accioly Campos (Recife, 10 de agosto de 1965Santos, 13 de agosto de 2014)[2] foi um economista e político brasileiro. Foi governador de Pernambuco por dois mandatos, presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e candidato à Presidência da República nas eleições presidenciais de 2014. Era neto de Miguel Arraes.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

  • Dia Internacional do canhoto[1]
  • Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

Portugal

  • Feriado Municipal de Góis

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

Para minimizar os prejuízos ocasionados pela inundação eliminando suas terras férteis, os produtores rurais investiram em grande escala, na plantação de eucaliptos.

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

13

Antas (BA)

13

Natividade da Serra (SP)

13

Riacho de Santana (BA)

Natividade da SerraSP

44 Anos

13 de Agosto de 1973

natividadedaserra.sp.gov.br

Natividade da Serra é um município brasileiro do estado de São Paulo, na Microrregião de Paraibuna/ Paraitinga, pertencente à Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista.

Sua população estimada, segundo IBGE 2010, era de 6.678 habitantes.

Localiza-se a uma latitude 23º22’32” sul e a uma longitude 45º26’31” oeste, estando a uma altitude de 720 metros.

História

Em 24 de abril de 1858 foi elevada à categoria de Freguesia, sendo chamada de Nossa Senhora do Rio do Peixe. Mais tarde, em 18 de abril de 1863 foi incorporado à Freguesia um outro vilarejo que se formava conhecido como povoado de Nossa Senhora da Conceição e que hoje é o Bairro Alto.

Com isso a Freguesia passou a categoria de Vila com o nome de Natividade e tendo como principal atividade econômica a pecuária e a agricultura de subsistência.

No início do século XX, com a vinda da industrialização para o Vale do Paraíba, Félix Guisard em 1913, havia planos iniciais que previam a construção de uma usina hidrelétrica em Natividade da Serra, para suprir o abastecimento de energia elétrica na região aproveitando as corredeiras do rio Paraitinga num local conhecido como Ponte dos Mineiros.

Porém, o início da Primeira Guerra Mundial em 1914 impediu o embarque dos maquinários e geradores para o Brasilanulando assim o projeto.

13 de Agosto – Entrada da cidade – Pórtico — Natividade da Serra (SP) — 44 Anos em 2017.

Passados 120 anos de sua existência, Natividade da Serra, sofreu uma enorme transformação e foi translada para um novo local, à aproximadamente um quilômetro adiante na rodovia que liga a cidade à Taubaté.

Esta mudança foi em consequência do represamento do rio Paraibuna, rio Lourenço Velho, rio do Peixe e rio Paraitinga, para a construção da Usina Hidrelétrica de Paraibuna formando a represa da Companhia Energética de São Paulo (CESP) devido uma necessidade de atendimento sócio- econômico regional.

O estado procedeu com à construção da Represa de Paraibuna, inundando quase 200% da área e das edificações da sede e parte da área rural.

Na zona rural, o represamento das águas afetou as terras férteis, eliminando grande parte da agricultura de subsistência.

13 de Agosto – Prainha — Natividade da Serra (SP) — 44 Anos em 2017.

Com construção da barragem de Paraibuna, ocorreu a inundação da cidade antiga, surgindo a nova Natividade da Serra fundada 13 de agosto de 1973 com o lançamento da pedra fundamental feita pelo então prefeito Otacílio Fernandes da Silva, Padre Higino e Terezinha de Castro Aquino, no local onde se ergue a igreja matriz da cidade.

O fenômeno da industrialização da “Calha do Vale” (Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé) e a inundação de algumas áreas do município, contribuíram para a emigração de parte da população.

13 de Agosto – Igreja Nossa Senhora da Conceição no Distrito do Bairro Alto inaugurada em 1919. — Natividade da Serra (SP) — 44 Anos em 2017.

Geografia

O município está situado na zona fisiográfica do Alto Paraíba, à margem esquerda do rio do Peixe, em uma planície cercada de montanhas, distando 122 km, em linha reta, da capital do estado. É cortado pelo Trópico de Capricórnio no Distrito do Bairro Alto.

Localizado na Região Alto Paraíba, confronta com a Serra do Mar, entre o rio Paraitinga e o rio Paraibuna, sendo a sede banhada pelo reservatório implantado pela CESP, na confluência desses rios.

13 de Agosto – Ciclista à frente da moderna Igreja Matriz — Natividade da Serra (SP) — 44 Anos em 2017.

Clima

Considerado temperado e agradável com inverno seco.

A temperatura pode variar entre 17º e 18°C, tendo uma intensidade de chuvas da ordem de 1.300 a 1.500mm.

Economia

A principal atividade econômica é a pecuária leiteira e o milho na agricultura.

Destaques também para o turismo, piscicultura e reflorestamento de eucaliptos.

13 de Agosto – Entrada da cidade — Natividade da Serra (SP) — 44 Anos em 2017.

Turismo

A represa de Paraibuna é a principal atração turística do município, que atrai grande número de pescadores do Vale do Paraíba e outras regiões do estado.

Natividade da Serra foi também presenteada com cachoeiras pitorescas e uma natureza abundante. Seu povo é simples e bastante acolhedor. Estas são as razões pelas quais a jovem cidade tem sido procurada.

Pontos turísticos

  • Mirante
  • Travessia de Ferry Boat
  • Prainha
  • Cachoeira do Rio Negro
  • Cachoeira do Martins
  • Cachoeira do Alemão

13 de Agosto – Cachoeira Pouso Alto — Natividade da Serra (SP) — 44 Anos em 2017.

Turismo ecológico e de aventura

A represa da CESP Companhia Energética de São Paulo, proporciona aos moradores e turistas praticar esportes como a pesca e os esportes náuticos.

13 de Agosto – Trilha do Garcez – Pórtico — Natividade da Serra (SP) — 44 Anos em 2017.

Turismo histórico-cultural

Fazenda Ponte Alta, sede colonial dos Barões do Café no século XIX, feita em taipa-de-pilão e tijolos tombada pelo IPHAN em 1976 e pelo CONDEPHAAT em 1982.

Turismo rural

Natividade da Serra está inclusa no Circuito da Cultura Caipira.

Folclore

A história cultural de Natividade da Serra registra também os bonecões João Paulino e Maria Angu personagens do folclore do Vale do Paraíba.

A tradição deu-se início quando o artista Vazinho trouxe a ideia de São Luiz do Paraitinga.

Os primeiros bonecos desfilaram na Festa do Divino em 1920, conforme registros da época, e depois continuou até os dias de hoje, trazendo alegria e sendo uma das marcas registradas do folclore nativense.

Fazem ainda parte do folclore nativense a Folia de Reis, a Dança de Moçambique, o Pau de Sebo e a Dança da Fita.

Com a inundação da antiga cidade pela represa, muitas das tradições também se foram. Mas Natividade conserva ainda manifestações folclóricas e festas religiosas, em especial, na região da serra, nos Bairros Alto, Pouso Alto, e Vargem Grande.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s