12 de Agosto – Mark Knopfler e Valente (BA) – 2017

☺ CAPA • Mark Knopfler 68 Anos

▒ CIDADE • Valente (BA) 59 Anos

▒ NASCIMENTOS • Cantinflas • Helena Blavatsky • Cecil DeMille • Carlson Gracie • John Cazale • George Hamilton • Clara Nunes • Bruce Greenwood • Tanita Tikaram • Pete Sampras • Casey Affleck • Joana Balaguer

▒ FALECIMENTOS • Cleópatra • William Blake • Thomas Mann • Ian Fleming • Henry Fonda • Jean-Michel Basquiat • Les Paul • Lauren Bacall

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1911Cantinflas ▒ Cantinflas, nome artístico de Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes, (Cidade do México, 12 de agosto de 1911Cidade do México, 20 de abril de 1993) foi um premiado ator e humorista mexicano. Em Hollywood ele teve apenas dois filmes: A Volta ao Mundo em 80 Dias, um sucesso de bilheteria e vencedor do Óscar de Melhor Filme em 1956, e Pepe.


1831Helena Petrovna Blavatsky ▒ Elena Petrovna Blavatskaya (em russo: Елена Петровна Блаватская, Ekaterinoslav, Império Russo, atualmente na Ucrânia, 30 de julho31 de julho de 1831 (c. juliano) (12 de agosto de 1831 (c. gregoriano)) — Londres, 8 de maio de 1891), mais conhecida como Helena Blavatsky ou Madame Blavatsky, foi uma prolífica escritora russa, responsável pela sistematização da moderna Teosofia e cofundadora da Sociedade Teosófica.[1]


1881Cecil B. DeMille ▒ Cecil Blount DeMille, mais conhecido como Cecil B. DeMille (Ashfield, 12 de agosto de 1881Los Angeles, 21 de janeiro de 1959) foi um cineasta americano, um dos 36 fundadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.[1]

Seus filmes mais populares são: Cleopatra, Samson and Delilah, The Greatest Show on Earth (pelo qual ganhou o Oscar de melhor filme) e a segunda versão de Os Dez Mandamentos, o sétimo filme de maior bilheteria de todos os tempos.


1933Carlson Gracie ▒ Carlson Gracie (Rio de Janeiro, 12 de agosto de 1933Chicago, 1 de fevereiro de 2006) foi um mestre de jiu-jitsu brasileiro, primogênito do introdutor da arte marcial no Brasil, Carlos Gracie. [1] Carlson foi condecorado como faixa vermelha 9º grau pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu.


1935John Cazale ▒ John Holland Cazale (Boston, 12 de Agosto de 1935Nova York, 12 de Março de 1978) foi um ator ítalo-americano. Cazale ficou mais conhecido por representar Fredo Corleone no filme O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola. Cazale é o único ator do mundo que conseguiu ter todos os seus filmes no Internet Movie Database top 250.


1939George Hamilton ▒ George Stevens Hamilton (12 de agosto de 1939, Memphis, Tennessee) é um ator norte-americano que atuou em filmes para o cinema e televisão [1][2] . Iniciou a sua carreira na Metro-Goldwyn-Mayer. Destaque para seus trabalhos em Zorro, The Gay Blade (1981) e The Godfather Part III (1990).

1942Clara Nunes ▒ Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, conhecida como Clara Nunes (Paraopeba, 12 de agosto de 1942[2][1]Rio de Janeiro, 2 de abril de 1983), foi uma cantora brasileira, considerada uma das maiores compositoras e intérpretes e do país. Pesquisadora da música popular brasileira, de seus ritmos e de seu folclore, Clara também viajou várias vezes para a África, representando o Brasil.


1956Bruce Greenwood ▒ Stuart Bruce Greenwood[1][2] (Rouyn-Noranda, Québec, 12 de agosto de 1956) é um atorcanadense. É mais conhecido por desempenhar o papel de presidente nos filmes National Treasure: Book of Secrets e Thirteen Days. Foi um dos destaques do elenco de Star Trek em 2009.


1969Tanita Tikaram ▒ Tanita Tikaram (Münster, 12 de Agosto de 1969) é uma cantora alemã, naturalizada britânica, mais conhecida pelos sucessos Twist in My Sobriety e Cathedral Song, esta última regravada no Brasil por Renato Russo e Zélia Duncan. O seu estilo é caracterizado pela sua voz grave, a guitarra acústica e composições poéticas.


1971Pete Sampras ▒ Petros “Pete” Sampras (12 de agosto de 1971, Washington, DC) é um ex-tenista profissional norte-americano. É considerado por muitos como um dos maiores jogadores de todos os tempos. Com 14 conquistas de Grand Slam, é o terceiro maior vencedor de torneios desse nível, ficando atrás apenas de Roger Federer, com 19, e Rafael Nadal, com 15. Sampras venceu 64 torneios profissionais da ATP na carreira e manteve-se na liderança do ranking da ATP por 286 semanas.


1975Casey Affleck ▒ Casey Affleck (Caleb Casey McGuire Affleck-Boldt, Falmouth, 12 de agosto de 1975) é um ator e diretor norte- americano. Vencedor do Oscar de melhor ator em 2017, pelo filme ‘Manchester By The Sea’. Ele é o irmão mais novo do também ator Ben Affleck.


1984Joana Balaguer ▒ Joana Balaguer (Rio de Janeiro, 12 de agosto de 1984) é uma atriz brasileira. Ficou conhecida por sua participação na telenovela brasileira Malhação em 2005, como Jaqueline, uma das protagonistas, onde permaneceu por 2 temporadas. Atuou também, na novela Balacobaco, da Rede Record.


Pete Sampras

3 ▒ CAPA do DIA

Mark Knopfler

68 Anos

Mark Freuder Knopfler, OBE (Glasgow, 12 de Agosto de 1949) é um guitarrista, cantor e compositor britânico da banda de rock Dire Straits.

Considerado por muitos um gênio da guitarra, é bastante conhecido principalmente pelo seu estilo peculiar de tocar o instrumento.

É mais reconhecido pelo seu trabalho com a banda Dire Straits, que liderou de 1977 até 1994, do que pela sua carreira solo, embora continue a dar concertos por todo o mundo e esgote consecutivamente salas de espetáculos históricas como o Royal Albert Hall, de Londres.

Paralelamente, lançou álbuns solo.

O seu primeiro foi Golden Heart, de 1996. Porém, poucas cópias dele em CD foram produzidas, sendo, hoje, raríssimas. Escreveu também algumas trilhas sonoras e teve ainda uma outra banda, chamada The Notting Hillbillies.

Participou também no trabalho de outros artistas, como Bob Dylan, Eric Clapton e B. B. King, e produziu álbuns para Tina Turner, Randy Newman e, novamente, Dylan.

12 de Agosto – Mark Knopfler – 1949 – 68 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Mark Knopfler e Bob Dylan.

Ao longo da sua carreira, fez mais de quatrocentos concertos em mais de trinta países.

Mark é considerado um dos melhores guitarristas e compositores de todos os tempos.

Apesar de canhoto, ele toca como destro e de uma forma totalmente inovadora: com a combinação principalmente do polegar, do indicador e do dedo médio, sem o uso de palhetas.

Foi considerado o 44º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone. [1]

Primeiros anos (1949-1976)

Mark Freuder Knopfler nasceu em 12 de agosto de 1949 em Glasgow, Escócia, de uma mãe inglesa e um pai húngaro judeu – um arquiteto cuja afinidade anti-fascista havia levado-o a fugir do seu país em 1939.[2]

A família se estabeleceu na cidade natal de sua mãe, Blyth, Northumberland no nordeste da Inglaterra quando ele tinha 8 anos de idade.

Ele e seu irmão mais jovem David frequentaram a escola Gosforth Grammar School. Inspirado no estilo boogie-woogie e na prática musical de seu tio, Kingsley, ele então cobiçou o que seria seu sonho de consumo, uma Fender Stratocaster Fiesta Red, similar a utilizada pelo guitarrista Hank Marvin, mas acabou no lugar adquirindo uma Hofner Super Solid por, na época, 50 libras.

Durante os anos 60, ele se formou e participou de bandas de jovens, enquanto era influenciado pelo estilo de cantores como Elvis Presley e guitarristas como Scotty Moore, B.B. King, Django Reinhardt, Hank Marvin, James Burton e Chet Atkins, com quem mais tarde trabalharia.

Com 16 anos, ele fez uma aparição em uma estação de TV local como parte de um dueto, ao lado de sua colega de sala Sue Hercombe.

Após sua graduação em 1973, Mark se mudou para Londres e se juntou à banda Brewers Droop, então situada em High Wycombe, participando da gravação do álbum “The Booze Brothers”.

Uma noite, após passar algum tempo entre os amigos, o único instrumento disponível era um velho violão com o braço enfraquecido, com um encordoamento de cordas levíssimas para que pudesse ser tocado.

Mesmo assim, Mark achou impossível tocar o instrumento com palhetas, executando o instrumento apenas com os dedos.

Mais tarde, em um entrevista, ele afirmou:

“Foi então que descobri minha ‘voz’ na guitarra”. O estilo de tocar sem palhetas seria um dos mais definitivos traços de seu trabalho.

Época Dire Straits (1977 – 1995)

As primeiras demos do Dire Straits foram gravadas em três sessões em 1977, com Pick Withers como baterista, David Knopfler na guitarra rítmica e John Illsley como baixista.

Em 27 de julho de 1977 eles gravaram as hoje famosas fitas demo de cinco músicas: “Wild West End”, “Sultans of Swing“, “Down To The Waterline”, “Sacred Loving” (uma canção original de David Knopfler) e “Water of Love”, quatro destas que seriam mais tarde incorporadas ao primeiro álbum.

12 de Agosto – Mark Knopfler – 1949 – 68 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Foto 18 – Dire Straits.

Após a gravação do primeiro álbum homônimo, Dire Straits, pouco estardalhaço ocorreu na Grã- Bretanha.

Não levou muito para o álbum alcançar popularidade através da Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, somente então para acertar as paradas de sucesso britânicas.

O segundo álbum da banda, Communiqué, produzido por Jerry Wexler e Barry Beckett, lançado então em 1979, alcançou a primeira posição na França enquanto o disco original encontrava-se na terceira colocação.

12 de Agosto – Mark Knopfler – 1949 – 68 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Paul McCartney, Mick Jagger, Mark Knopfler, David Bowie, Mark King and Bryan Adams.

O maior sucesso do Dire Straits estaria no quinto álbum de estúdio, Brothers in Arms.

Gravado em Air Studios Montserrat e lançado em maio de 1985, o álbum alcançou status internacional, vendendo mais de 30 milhões de cópias no mundo todo.[6]

Extenuantes exibições na MTV e uma grande cobertura midiática seguiram o disco, sobretudo o hit “Money for Nothing“.

Credita-se ao álbum também o fato de ter sido o primeiro CD a vender mais de um milhão de cópias, contribuindo de sobremodo a popularização deste tipo de mídia.

Outros singles de sucesso incluiram a música homônima “Brothers in Arms“, “So Far Away” e “Walk of Life“. Durante os anos de 85-86, seguiu-se uma turnê mundial que englobou aproximadamente 230 shows.

Depois da turnê de Brothers in Arms, a banda passou por um hiato. Knopfler concentrou-se em participar de eventos musicais beneficentes, e continuou a escrever trilhas sonoras para filmes, em destaque a trilha de “The Princess Bride“, lançado próximo ao fim de 87.

A banda se reagruparia em 1988 durante um tributo ao 70º aniversário de Nelson Mandela, ocorrido em Wembley Stadium, acompanhados de Elton John e Eric Clapton,[7] com quem nesta época Mark formaria laços de amizade.

Mark Knopfler ainda obteve um doutorado em música honorário da Universidade de Newcastle,[8] em 1993.

Dois outros álbuns seriam lançados, “On The Night“, de maio de 1993, gravado na última turnê, e “Live at The BBC”, gravado em 1978-1981, lançado para evitar uma quebra de contrato com a Polygram, então Mercury.

Mark Knopfler não voltou a demonstrar interesse em uma reforma na estrutura original do Dire Straits, focando suas energias na carreira solo que se seguiu.

O tecladista Guy Fletcher, ex-Dire Straits, acompanhou-o nos álbuns que se seguiram.

Junto dele, vieram também participações de Danny Cummings, Emmylou Harris, entre outros artistas.

John Illsley, ex-baixista da banda, esboçou desejo em retornar com o Dire Straits, mas Mark nunca aceitou.

Enquanto obtinha um sucesso continuado como artista solo, ainda que sem grande estardalhaço, Mark manifestou que a fama global que veio em seu caminho, durante os anos 80, havia sido “simplesmente grande demais”.

Carreira solo (1996-atual)

Mark Knopfler prosseguiu com uma continuada carreira solo, focando na realização de trabalhos originais durante as décadas seguintes. Seu primeiro álbum solo foi lançado em 1996, intitulado “Golden Heart“.

Durante as sessões de gravação a banda de acompanhamento de Knopfler, conhecidos como “The 96ers”, havia sido formada, incluindo o antigo colega de Dire Straits Guy Fletcher nos teclados.

1996 foi também o ano em que Mark Knopfler abandonou o hábito de fumar.

Em 1997, Knopfler gravou a trilha sonora do filme “Wag The Dog”. No mesmo ano, a revista Rolling Stone listou “Sultans of Swing” entre as “quinhentas canções que moldaram o rock n’ roll“.

O próximo álbum de Mark seria lançado em 2000, intitulado “Sailing to Philadelphia”, alcançando significativo sucesso comercial, devido em parte ao grande número de participações especiais como Van Morrison.

Em 2015 foi lançado o cd Tracker, com participação especial de Ruth Moody na bela canção Wherever I Go.

Vida pessoal

Knopfler casou-se três vezes. Primeiro com Kathy White, sua namorada de longa data, da época de escola.

Eles se separaram antes que Knopfler se mudasse para Londres, para se juntar à banda Brewers Droop, em 1973.

O segundo casamento de Knopfler, foi em novembro de 1983, com Lourdes Salomone, com quem teve filhos gêmeos, que nasceram em 1987. Seu casamento terminou em 1993. 

12 de Agosto – Mark Knopfler – 1949 – 68 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com a esposa Kitty Aldridge e a filha.

No dia dos Namorados de 1997 em Barbados, Knopfler casou-se com a atriz e escritora britânica Kitty Aldridge, a quem conhecia há três anos. Eles têm duas filhas.

Discografia

Solo

  • Local Hero (1983)
  • Cal (1984)
  • Princess Bride (1987)
  • Last Exit To Brooklyn (1989)
  • Neck and Neck (1990)

12 de Agosto – Mark Knopfler – 1949 – 68 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Sting, Mark Knopfler e Eric Clapton, durante o ‘Music For Montserrat’, em Londres.

Bandas/Trilhas Sonoras

Dire Straits (álbuns de estúdio)

Outros

CITAÇÃO

Mark Knopfler – A vida é um reflexo do que fazemos

“Eu só quero poder tocar e fazer as pessoas se sentirem bem, com o que faço. Quando você está pensando dessa maneira, qualquer coisa pode acontecer. E, geralmente, o que acontece é bom.”

“I just want to be able to play and make people feel good with what I do.

When you’re thinking that way, anything can happen.

And, usually, what happens is good.”

Mark Knopfler / Fonte: Brainy Quote

Mark Knopfler

Mark Freuder Knopfler

(Glasgow, 12 de Agosto de 1949)

68 Anos

markknopfler.com/

4 ▒ ACONTECIMENTOS

1821 — É fundada a maior universidade da ArgentinaUniversidade de Buenos Aires



1877Asaph Hall descobre Deimos.


1904 — Fundação do clube Botafogo de Futebol e Regatas, na cidade do Rio de Janeiro


  • 1928 — No Estácio, bairro carioca, é fundada a Deixa Falar, primeira escola de samba. Presentes, entre outros, Bide e Ismael Silva.

1943 — É aprovado o Formulário Ortográfico de 1943, principal documento que regulou a grafia do português no Brasil até 31 de dezembro de 2008.



1990 — O novo regime do Benim adota uma nova bandeira.


1991 — Criado o Parque Estadual Fontes do Ipiranga no município de São Paulo, preservando as nascentes do riacho Ipiranga, onde foi proclamada a Independência do Brasil.


2009 – Nos Estados Unidos, ocorreu uma chuva de meteoros, chamada de “Perseidas“.


2009 – A Wikipédia lusófona alcança a marca de 500 000 artigos.

5 ▒ FALECIMENTOS

30 a.C.Cleópatra ▒ Cleópatra Tea Filopátor (em grego: Κλεοπάτρα Φιλοπάτωρ, transl.: Kleopátra Philopátōr; Alexandria, 69 a.C.12 de agosto de 30 a.C.) foi a última rainha da dinastia de Ptolomeu, general que governou o Egito após a conquista daquele país pelo rei Alexandre III da Macedônia.

Era filha de Ptolemeu XII. O nome Cleópatra significa glória do pai. Tea significa deusa e Filopátor significa amada por seu pai.


1827William Blake ▒ William Blake (Londres, 28 de novembro de 1757 — Londres, 12 de agosto de 1827) foi um poeta, tipógrafo e pintor inglês, sendo sua pintura definida como pintura fantástica. Blake viveu num período significativo da história, marcado pelo iluminismo e pela Revolução Industrial na Inglaterra.


1955Thomas Mann ▒ Paul Thomas Mann (Cidade Livre de Lübeck, 6 de junho de 1875Zurique, 12 de agosto de 1955) foi um escritor, romancista, ensaísta, contista e crítico social do Império Alemão. Tendo recebido o Nobel de Literatura de 1929, é considerado um dos maiores romancistas do século XX.


1964Ian Fleming ▒ Ian Lancaster Fleming (Londres, 28 de maio de 1908Cantuária, 12 de agosto de 1964) foi um escritor, jornalista e agente de inteligência britânico, mais conhecido por criar a série de romances de espionagem James Bond. Fleming escreveu em 1952 seu primeiro romance de Bond, Casino Royale.

1982Henry Fonda ▒ Henry Jaynes Fonda (Grand Island, 16 de maio de 1905Los Angeles, 12 de agosto de 1982) foi um ator de cinema norte- americano. É o patriarca de uma família de atores, entre os quais seus filhos Jane Fonda e Peter Fonda, e sua neta Bridget Fonda. Foi indicado duas vezes na categoria de “Melhor Ator“, em 1940 por As vinhas da ira e em 1981 por Num lago dourado; ganhou por este segundo.


1988Jean-Michel Basquiat ▒ Jean-Michel Basquiat (Nova Iorque, 22 de dezembro de 1960Nova Iorque, 12 de agosto de 1988) foi um artista americano. Ganhou popularidade primeiro como um grafiteiro na cidade onde nasceu e então como neo- expressionista. Basquiat tinha ascendência porto- riquenha por parte de mãe e haitiana por parte de pai.


2009Les Paul ▒ Les Paul (nome artístico de Lester William Polsfuss; Waukesha, 9 de junho de 1915White Plains, 12 de agosto de 2009),[1] foi um virtuoso guitarrista e pioneiro no desenvolvimento de técnicas e instrumentos musicais elétricos. Foi considerado o 18º melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone.[2]


2014Lauren Bacall ▒ Lauren Bacall, nome artístico de Betty Joan Perske (Nova Iorque, 16 de setembro de 1924Nova Iorque, 12 de agosto de 2014), foi uma atriz norte-americana de cinema, teatro e televisão.[1] Ela é conhecida principalmente por destacar-se no cinema noir em filmes como À Beira do Abismo (1946) e Dark Passage (1947), bem como uma comediante, como visto em Como Agarrar um Milionário (1953).

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Brasil

  • Dia Nacional das Artes
  • Dia Nacional da Juventude (Lei nº 10.515, de 11 de Julho de 2002)

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

12

Anchieta (ES)

12

Cananéia (SP)

12

Cansanção (BA)

12

Central (BA)

12

Itambé (BA)

12

Madalena (CE)

12

Prudentópolis (PR)

12

Valente (BA)

Valente – BA

59 Anos

12 de agosto de 1958

valente.ba.gov.br

Valente é um município brasileiro da Bahia localizado no nordeste do estado.

Segundo a estimativa de 2013 do IBGE, possui uma população de 27.162 habitantes.

Sua área territorial é de 384,342Km², e a altitude é de 358 metros em relação ao nível do mar, tendo sua sede à 238 km da capital.

Valente está localizado no território do sisal, onde é conhecido como a capital brasileira do sisal. A área do município se divide sobre duas bacias hidrográficas, do Jacuípe e Paraguassú.

História

A cidade, no começo do século XX, era uma imensa fazenda de gado. A origem do nome “Valente” deu- se por causa de um boi que desgarrou-se do rebanho e morreu afogado ao cair dentro de uma cacimba, que passou a ser chamada de Caldeirão do Boi Valente.

Assim, mudaram o nome da fazenda para “Boi Valente”, e em 12 de agosto de 1958, quando o povoado, pertencente a Conceição do Coite, virou cidade, foi abreviado para “Valente”.

O “Caldeirão do Boi Valente” ainda resiste ao tempo, e está localizado numa propriedade particular, próxima ao centro da cidade.

Atualmente, no calçadão, no centro da cidade, a história está resumida em uma pedra.

No local encontra-se o primeiro imóvel comercial construído na cidade, quando ainda era vila.

Economia

A economia do município é impulsionada pelo comércio local e por três grandes empregadores: A Prefeitura Municipal localizada no centro da cidade, duas indústrias de médio porte, sendo uma calçadista e a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (APAEB), uma de suas atividades é a produção de fios naturais e tapetes e carpetes de sisal.

Outras fontes de renda importantes é a agricultura familiar e o Sisal, planta que deu a Valente o título de capital mundial da fibra.

Valente está na área de influencia econômica de Feira de Santana, além do Sisal e da pecuária, a cidade possui o turismo de festejos populares, como o São João.

Valente se destaca pela sua organização, limpeza pública, arborização, e por ter uma qualidade de vida superior a de cidades vizinhas.[6][7]

O principal problema social e econômico de Valente é o desemprego, o que obriga muitos valentenses se dirigirem para as regiões Sul e Sudeste do Brasil ao longo dos anos, ou mesmo para os polos de atração e desenvolvimento do estado, como Feira de Santana, a capital Salvador e sua região metropolitana.

Esporte

Valente possui um calendário esportivo movimentado.

No futebol, que tem como principal palco o Estádio Municipal Evandro Mota Araújo (Evandrão), a principal competição é o Campeonato Valentense, realizado anualmente no primeiro semestre.

Outra competição de destaque é a Copa de Integração Rural de Futebol Society. Destaque também para os jogos estudantis que envolvem praticamente todas as escolas do município em diversas modalidades, sendo realizado geralmente no início de agosto.

Outros esportes bastante disputados pelo valentense são o futebol society, que conta com diversas competições, principalmente na Zona Rural, o Voleibol com uma equipe fantástica, que vem fazendo um lindo trabalho de educação e integração dos jovens valentenses e o futsal.

Valente também conta com duas associações de Karatê, a Carcará de Valente, e a Dragões de Valente, além da Academia Montanha de Jiu-Jitsu. Já no atletismo, o ponto alto acontece no “Circuito de Corridas”, realizado em três etapas no final do segundo semestre.

Cultura

Valente sempre se destacou por suas manifestações culturais desde os tempos do saudoso Tio Moura, músico que se tornou figura folclórica e que se confunde com a história da cultura do município.

Muitas de suas tradições permanecem vivas – a exemplo do que acontece em outros municípios da região – através da persistência de moradores que se dedicam a manter a cultura, e em alguns aspectos, resgatá-la.

Valente conta com diversas figuras e grupos que se destacam nas várias manifestações da cultura regionalista.

Repentistas, cantadores, reiseiros, grupos de teatro amador, cantores.

Possui um dos espaços culturais melhores estruturados do Território do Sisal: A Casa Brasil, construída em cima de um lajedo no centro da cidade, equipada com um teatro com capacidade para 320 espectadores, espaços de convivência, auditório e infocentro.

Infraestrutura

Valente possui um Hospital municipal de médio porte e postos de saúde.

Na educação possui boas escolas estaduais como o Wilson Lins e o César Borges, entre as escolas particulares, possui o colégio Piaget, que está entre os melhores do estado da Bahia, e entre os 100 melhores de todo o Nordeste.

No ensino superior possui a faculdade FATECBA e já sediou a FTC a distância.

No lazer possui um grande ginásio poliesportivo, clubes sociais como o APAEB, AABB e Umburana, a cidade sempre celebra festas e shows importantes para a região, atraindo grande público, possui algumas praças importantes, como a Jazida, com arcos, quiosques, concha acústica e uma grande rocha no centro, a praça central possui pistas de skate, equipamentos de ginásticas para jovens e idosos e pistas de cooper.

Nos transportes, a cidade é cortada pela BA 416 e BA 120, possui uma pequena rodoviária, o açude municipal, localizado no oeste da cidade já teve projetos de urbanização para criação de uma grande orla, mas o projeto jamais saiu do papel.[8][9]

12 de Agosto – Câmara Municipal — Valente (BA) — 59 Anos em 2017.

Aeroporto Regional

Valente é o único município no Território do Sisal e na Microrregião de Serrinha a ter um aeroporto e isso coloca Valente como rota de pousos de aeronaves de pequeno porte utilizadas por políticos, famosos e empresários que visitam municípios da região, até mesmo, municípios maiores do que Valente, mas que não possui aeroporto como Santaluz, Conceição do Coité e Serrinha.

O aeroporto possui pista única de 1.500 metros totalmente asfaltada, porém sem terminal moderno, e fica a 3 km da sede do município.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s