☺ CAPA • Fafá de Belém 61 Anos

▒ CIDADE • Socorro (SP) 188 Anos

▒ NASCIMENTOS • Jean Piaget • Robert Shaw • Zagallo • Roberto Civita • Rod Laver • Sam Elliot • Cristina Pereira • Jostein Gaarder • Melanie Griffith • Guto Goffi • Whitney Houston • Heloísa Perissé • Andréa Veiga • Juanes • Tyson Gay

▒ FALECIMENTOS • Sharon Tate • Betinho • Tânia Scher • Bernie Mac

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1896Jean Piaget ▒ Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel, 9 de agosto de 1896Genebra, 16 de setembro de 1980) foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica[nota 1] e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.[1]


1927Robert Shaw ▒ Robert Shaw (Inglaterra em 9 de Agosto de 1927Irlanda em 28 de Agosto de 1978), foi um atoringlês. Seus filmes mais importantes foram ; “O Homem que Não Vendeu sua Alma” em 1966 que lhe valeu uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante, e “Tubarão“, de 1975, vivendo Quint, o homem que vai caçar o grande tubarão.


1931Mário Jorge Lobo Zagallo ▒ Mário Jorge Lobo Zagallo (Maceió, 9 de agosto de 1931)[1] é um ex-futebolista e treinadorbrasileiro. Ele detém o recorde de títulos das Copas do Mundo em geral. Já vitorioso como jogador em 1958 e 1962, ganhou a competição como treinador em 1970 e depois como assistente técnico em 1994, totalizando quatro conquistas em três funções diferentes.[2] Apegado publicamente ao número treze desde a época de jogador, revelou que isto originou-se com sua esposa, que era devota de Santo António, comemorado em 13 de junho.


1936Roberto Civita ▒ Roberto Civita (Milão, 9 de agosto de 1936São Paulo, 26 de maio de 2013) foi um empresário brasileiro, presidente do Conselho de Administração e diretor editorial do Grupo Abril, além de presidente da Fundação Victor Civita e presidente do Conselho de Administração da Abril Educação.


1938Rod Laver ▒ Rodney George “Rod” Laver (9 de agosto de 1938, Rockhampton, Austrália) é um ex-tenistaaustraliano que detém o recorde de títulos conquistados na carreira. Ele é o único tenista da história a ter vencido todos os 4 torneios do Grand Slam em simples na mesma temporada em duas ocasiões distintas – primeiro como amador, em 1962, e depois como profissional, em 1969. Por tal façanha, Laver é considerado por muitos fãs de tênis o melhor tenista de todos os tempos. A quadra central do Open da Austrália é, em sua homenagem, chamada de Rod Laver Arena.[1]


1944Sam Elliot ▒ Sam Pack Elliot (Sacramento, Califórnia, 9 de agosto de 1944) é um ator norte- americano, conhecido em seus filmes por sua voz característica e seu bigode. É casado com a atriz Katharine Ross desde 1984, com quem teve uma filha, Cleo Rose Elliott.


1950Cristina Pereira ▒ Maria Cristina Teixeira Pereira mais conhecida como Cristina Pereira (São Paulo, 9 de agostode 1950) é uma atriz, humorista, apresentadora e diretora brasileira. Foi integrante do extinto programa TV Pirata, grande sucesso da comédia, gênero de boa parte de seu trabalho. É filiada ao Movimento Humanos Direitos.[1]


1952Jostein Gaarder ▒ Jostein Gaarder (Oslo, 9 de agosto de 1952) é um escritor, professor de filosofia e intelectualnorueguês. É autor de romances filosóficos, contos, e histórias. O seu trabalho mais conhecido é O Mundo de Sofia, publicado em 1991, o qual relata um romance acerca da história da filosofia, cujo enredo gira em torno de uma menina instruída e amparada por um filósofo. Este livro foi traduzido para 53 línguas, em 40 milhões de cópias.

1957Melanie Griffith ▒ Melanie Griffith (Nova Iorque, 9 de agosto de 1957) é uma atriz estadunidense. Indicada ao Oscar e vencedora do Globo de Ouro de melhor atriz pelo filme Working Girl. Foi casada com Antonio Banderas por 18 anos. Em 2002, o casal recebeu o Prêmio Stella Adler Anjo para a sua extensa obra de caridade.


1962Guto Goffi ▒ Flávio Augusto Goffi Marquesini (Rio de Janeiro, 9 de agosto de 1962), mais conhecido como Guto Goffi, é um baterista brasileiro[1]. Em 1982, fundou o Barão Vermelho, com o tecladista Maurício Barros. Permaneceu na banda em todas as suas formações. Com a saída de Cazuza, passou a atuar também como letrista e, mais tarde, produtor[2]. Lançou em 2012 o disco solo Alimentar[4].


1963Whitney Houston ▒ Whitney Elizabeth Houston (Newark, 9 de agosto de 1963Beverly Hills, 11 de fevereiro de 2012[6][7][8]) foi uma cantora, compositora, atriz, produtora cinematográfica, empresária e modelonorte- americana. É considerada uma das maiores e melhores cantoras de todos os tempos. Segundo o Guinness World Records,[9] e sua lista de prêmios incluem dois Emmy Awards, sete Grammy Awards, trinta e um Billboard Music Awards, 22 American Music Awards, num total de 425 prêmios conquistados em sua carreira até 2013.


1966Heloísa Perissé ▒ Heloísa Perlingeiro Périssé (Rio de Janeiro, 9 de agosto de 1966) é uma atriz e humorista brasileira. Em 2012, estreou no horário nobre em um dos papéis principais de Avenida Brasil como Monalisa, uma cabeleireira nordestina. Com sua amiga Ingrid Guimarães, protagonizou o humorístico Sob Nova Direção por três anos (2004 a 2007) nas noites de domingo. Em 2016 volta a atuar em novelas em A Lei do Amor.


1969Andréa Veiga ▒ Andréa Mendes Veiga (Rio de Janeiro, 9 de agosto de 1969) é uma atriz, modelo e ex-Paquitabrasileira.[1] Na TV, Andréa Veiga participou ainda das telenovelas Gente Fina, da Rede Globo, do programa Os Trapalhões.


1972Juanes ▒ Juan Esteban Aristizábal Vásquez[1] (Medellín, 09 de agosto de 1972)[1] conhecido como Juanes, é um cantor, compositor e guitarrista colombiano. Juanes é um dos principais nomes da música latina. Vencedor de vários Grammys e reconhecido em diversos países, sua família, também de músicos, sempre o incentivou a tocar guitarra desde pequeno.


1982Tyson Gay ▒ Tyson Joe Gay (Lexington, 9 de agosto de 1982) é um atleta norte-americano, especialista de corridas de velocidade (sprint), campeão do mundo em 2007 nas provas de 100 m, 200 m e 4 x 100 m. É o recordista americano dos 100 metros rasos, com 9s69, sendo o segundo melhor atleta da História da prova(somente atrás de Usain Bolt).[1] Nos 200 metros rasos possui o tempo de 19s58, onde chegou a ser o terceiro melhor atleta da História desta prova (atrás de Usain Bolt e Michael Johnson).[2]

3 ▒ CAPA do DIA

Fafá de Belém

61 Anos

Fafá de Belém, nascida Maria de Fátima Palha de Figueiredo (Belém, 9 de agosto de 1956), é uma cantora, compositora e atriz brasileira.

Fafá ganhou reconhecimento nacional quando, em 1975, a música “Filho da Bahia”, cantada por ela, foi introduzida na trilha sonora da telenovela Gabriela.[2] [3]

Em 19 de outubro de 2011 foi condecorada com a Medalha de Mérito Turístico de Portugal [4] , no Palácio São Clemente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, tendo sido entregue pela Secretária de Estado do Turismo de Portugal, Cecília Meireles, em representação do Ministro da Economia e do Emprego de Portugal e pelo cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Antonio de Almeida Lima [5].

Biografia

Filha do advogado e bancário Joaquim de Figueiredo (Seu Fefê) – falecido em 1997 – e de Eneida Palha, filha de uma família de políticos da região, Fafá pertencia a uma família de classe média-alta da capital paraense e desde a infância destacava-se nas reuniões familiares com a voz afinada.

Na adolescência já gostava de música e, em parceria com amigos, fez alguns espetáculos em bares e casas noturnas, fugindo de casa para realizar tal fato.

Em 1973 conheceu o baiano Roberto Santana, produtor do grupo Quinteto Violado e musical da Polygram, que a aconselhou a investir na carreira fonográfica.

Incentivada por este, apresentou-se em alguns lugares como Rio de Janeiro, Salvador e em Belém. Nesse mesmo ano, estreou como cantora profissional no musical Tem muita goma no meu tacacá, que satirizou o cenário político da época.

O espetáculo, estrelado no principal teatro de Belém, o Theatro da Paz, também contou com a participação especial do conterrâneo, o futuro ator Cacá Carvalho.

Carreira

1975–79: Início e primeiros trabalhos

Em 1975 teve o primeiro grande momento de sucesso com a canção Filho da Bahia (Walter Queiroz), que estourou nas rádios.

A música, gravada exclusivamente para a trilha sonora da novela global Gabriela, também originou um clipe no programa Fantástico, da mesma emissora.

Na mesma época lançou o primeiro compacto, que continha as músicas Naturalmente (de Caetano Veloso e João Donato) e Emoriô (de Gilberto Gil e João Donato).

Gal Costa, Elke Maravilha, Clementina de Jesus, Clara Nunes, Fafá de Belém, Eliana Pittman e a divina Elizeth Cardoso.

O primeiro disco, Tamba-Tajá, foi lançado em 1976 pela gravadora Polydor, e nos mostrou um repertório eclético, mas essencialmente brasileiro e que trouxe à cantora ainda muito ligada às suas raízes nortistas; no repertório, destaque, dentre outras músicas para os forrós Haragana (Quico Castro Neves) e Xamego (Luiz Gonzaga e Miguel Lima), as modinhas Pode entrar (Walter Queiroz) e a faixa-título (Waldemar Henrique) e o carimbó Este rio é minha rua (Paulo André e Ruy Barata).

O álbum, que obteve excelente aceitação de crítica e público, arrebatou críticos como o normalmente exigente José Ramos Tinhorão, colunista do Jornal do Brasil, que a apontou como uma das melhores cantoras daquela geração.

9 de Agosto – Fafá de Belém – 1956 – 61 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Fafá de Belém e Beto Guedes, sucesso absoluto no Projeto Pixinguinha de 78.

O segundo trabalho, Água, de 1977, vendeu mais de cem mil cópias[6] e consagrou a cantora nacionalmente, a bordo de vários sucessos, dentre os quais a regravação do clássico Ontem ao luar (Catulo da Paixão Cearense e Pedro Alcântara), Raça e Sedução (ambas de autoria da dupla Milton Nascimento e Fernando Brant), e principalmente Foi assim e Pauapixuna (ambas dos compositores paraenses Paulo André e Ruy Barata).

No ano seguinte veio Banho de cheiro, com destaque, dentre outras, para Dentro de mim mora um anjo (Sueli Costa e Cacaso), Maria Solidária (Milton Nascimento e Fernando Brant), e Moça do Mar (Octávio Burnier e Ivan Wrigg).

Conquistou ao longo da carreira muitos fãs, tendo como marcas registradas a apresentação descalça e com intensas interpretações que sempre animavam o público. Em 1979 lançou seu maior sucesso até hoje, a música Sob medida (Chico Buarque).

9 de Agosto – Fafá de Belém – 1956 – 61 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Fafá de Belém se transforma em Alcione no ‘Show dos Famosos’, em 2017.

A música integrou o repertório de um dos discos considerados melhores em sua carreira: o eclético Estrela radiante, onde se alternou entre canções regionais e urbanas; outro grande sucesso deste disco foi a faixa-título, de autoria de Walter Queiroz.

Fafá de Belém é uma artista consagrada e reconhecida tanto no Brasil como no estrangeiro, em especial, Portugal, onde tem imensa popularidade.

Aclamada e acarinhada pelos portugueses, que a consideram um ícone e uma verdadeira embaixadora de música brasileira, chamando-a de ” A Cantora Brasileira mais Portuguesa do Brasil”[7].

9 de Agosto – Fafá de Belém – 1956 – 61 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Mulher 80.

1980–84: Reconhecimento e Diretas Já

Em 1980 Fafá participou do especial Mulher 80 (Rede Globo), um desses momentos marcantes da televisão.

O programa exibiu uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a mulher e a discussão do papel feminino na sociedade de então, abordando esta temática no contexto da música nacional e da inegável preponderância das vozes femininas, com Maria Bethânia, Fafá de Belém, Zezé Motta, Marina Lima, Simone, Rita Lee, Joanna, Elis Regina, Gal Costa e as participações especiais das atrizes Regina Duarte e Narjara Turetta, que protagonizaram o seriado Malu Mulher.

9 de Agosto – Fafá de Belém – 1956 – 61 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Mulher 80.

Em 1980 lançou o disco Crença, com destaque para a faixa-título (de Milton Nascimento e Márcio Borges), as canções Sexto sentido (Beto Fogaça e Hermes Aquino), Bicho homem (Milton Nascimento e Fernando Brant), Carrinho de linha (Walter Queiroz), Me disseram (Joyce) e Para um amor no Recife (Paulinho da Viola).

Poucos meses após o nascimento da filha, posou seminua em 1981 para a extinta revista Status Plus, em uma entrevista com Tom Jobim, mostrando toda sua boa forma, tendo tido filho há pouco tempo, mesmo sem ter feito dietas ou exercícios, o que surpreendeu positivamente o público.

No ano seguinte, em 1982, do disco Essencial (faixa-título de Joyce), Fafá se tornou famosa pela interpretação de duas músicas: Bilhete (Ivan Lins e Vitor Martins), da trilha da novela Sol de Verão de Manoel Carlos, e Nos bailes da vida (Milton Nascimento e Fernando Brant).

9 de Agosto – Fafá de Belém – 1956 – 61 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Nas Diretas Já.

Fafá de Belém participou ativamente no movimento das Diretas Já a partir do comício de 16 de Abril de 1984.

Fafá se apresentou gratuitamente em diversos comícios e passeatas, cantando de forma magistral e muito original, de entre outros temas, o “Hino Nacional Brasileiro”, gravado no seu álbum Aprendizes da Esperança, lançado no ano seguinte.

A célebre interpretação diante das câmeras para uma multidão que clamava pela redemocratização do país foi muito contestada pela Justiça, mas ao mesmo tempo foi ovacionada e aclamada pelo público.

9 de Agosto – Fafá de Belém – 1956 – 61 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com Bete Mendes nas Diretas Já.

A partir daí, Fafá passou a ser conhecida como a “Musa das Diretas”.

Numa entrevista dada ao jornal Folha de S. Paulo em 2006, Fafá declarou que Montoro e outros políticos do PMDB não queriam sua participação no movimento e que ela só passou a se apresentar por insistência de Lula.

Na mesma entrevista, Fafá declarou ter sido muito próxima a políticos do PT, mas que sua relação com estes se definhou após ela ter declarado seu apoio a Tancredo Neves, a cuja candidatura o partido se opôs.

Fafá foi de suma importância para o comício realizado em 10 de abril de 1984, pois foi ela quem conseguiu fazer com que Dante de Oliveira subisse ao palco do evento, alegando para os policiais presentes que ele era o percussionista de sua banda.

Participou ativamente do movimento Diretas-Já em 1984, cantando, num momento antológico e polêmico, o Hino Nacional Brasileiro – gravado no LP Aprendizes da esperança, do ano seguinte; o repertório deste também incluiu as canções Doce magia, Coração aprendiz (Ronaldo Bastos) e um pot- pourri de lambadas (Lambadas I – Ovelha desgarrada/ O remador/ Não chore não/ Bom barqueiro), assim como os dois discos subsequentes – este ritmo se tornaria unanimidade no final daquela década.

A célebre interpretação diante das câmeras para uma multidão que clamava pela redemocratização do país, foi muito contestada pela Justiça, mas ao mesmo tempo foi ovacionada e aclamada pelo público.

A partir daí Fafá passou a ser conhecida como musa das diretas.

1985–99: Sucesso comercial e crítica

Em 1985 transferiu-se para a independente Som Livre; o disco que marca sua estreia na nova gravadora leva seu nome.

9 de Agosto – Fafá de Belém – 1956 – 61 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Fafá de Belém, o político Teotônio Vilela e o compositor Fernando Brant.

No repertório deste, destaque para as canções Menestrel das Alagoas (Milton Nascimento e Fernando Brant), composta em homenagem ao senador Teotônio Vilela, falecido naquele mesmo ano, e ainda Você em minha vida (Roberto e Erasmo Carlos), Aconteceu você (Guilherme Arantes) e Promessas (Tom Jobim e Newton Mendonça).

Esta última foi o tema de abertura da última novela de Janete Clair, Eu Prometo.

Fafá tomou um rumo em sua carreira, que foi bastante criticada pelos mais conservadores; ela passou a incluir no repertório gêneros mais popularescos, como sertanejo, brega e principalmente lambada, apesar de nessa década ela ter-se consagrado como cantora romântica, de timbre grave, forte, quente, encorpado e sedutor, e ter gravado outros estilos, como forró, bolero e guarânia.

Alheia às críticas, ela emplacou um sucesso atrás do outro.

Nesse caminho prosseguiu com Atrevida (1986), que vendeu mais de 500 mil cópias [] graças ao sucesso da canção Memórias (Leonardo Sullivan), e trouxe também Meu homem (versão da própria Fafá para a balada “Nobody does it better”, gravada originalmente por Carly Simon) e um samba-enredo (Rei no bagaço coisas da vida – de Osvaldo e Robertino Garcia, com citação de Samba do jubileu de ouro).

9 de Agosto – Fafá de Belém – 1956 – 61 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Foto 9 – Com a filha Mariana e a neta.

No ano seguinte veio Grandes amores, cujo maior sucesso foi a canção Meu dilema (Michael Sullivan e Leonardo Sullivan).

No ano seguinte voltou à Polygram onde lançou o também criticado Sozinha, com destaque para Meu disfarce (Chico Roque e Carlos Colla).

Valendo-se ainda do filão engajado da pós-ditadura e feminismo, cantou, ainda que com uma participação individual diminuta, no coro da versão brasileira de We Are the World, o hit americano que juntou vozes e levantou fundos para a África ou USA for Africa. O projeto Nordeste Já (1987) procurou angariar fundos para combater a enchente que se abatera sobre a região, unindo 155 vozes num compacto, de criação coletiva, com as canções Chega de mágoa e Seca d´água. Elogiado pela competência das interpretações individuais, o compacto foi no entanto criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes e o enquadramento de cada uma delas no coro.

Em 1989 assinou com a gravadora BMG que lançou Fafá, que trouxe as lambadas Chorando se foi e Conversa bonita (Chico Roque e Carlos Colla), os sucessos românticos Nuvem de lágrimas (Paulo Debétio e Resende) e Amor cigano (Michael Sullivan e Paulo Massadas) e ainda Coração do agreste (Moacir Luz e Aldir Blanc); esta última integrou a trilha de Tieta, de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares.

Dois anos depois, veio o disco Doces palavras, com destaque para Águas passadas e Coração xonado.

A versão deste em CD trouxe três faixas-bônus, Eu daria minha vida (Martinha),

A luz é minha voz e Dê uma chance ao coração (Michael Sullivan e Paulo Massadas). Estas não haviam entrado no LP original por problemas de espaço. Em 1990, Foi lançada a faixa Saudade de Portugal e Fafá foi compositora ao lado de Ed Wilson no LP do Trem da Alegria (álbum de 1990), com a participação especial de Gugu Liberato.

2000–presente: Reinvenção e televisão

Na década de 2000, lançou Maria de Fátima Palha Figueiredo (2000), que trouxe diversas canções consagradas românticas da MPB e ainda as regravações de Meu nome é ninguém (Haroldo Barbosa e Luiz Reis – já havia sido gravada anteriormente com Miltinho).

Foi assim e Sob medida, assim como Piano e voz (2002), na mesma linha de Fafá ao vivo, Fafá de Belém do Pará – O Canto das águas (2003), que trouxe um repertório essencialmente brasileiro, destacando culturas nortistas onde todas as canções são de autoria de compositores conterrâneos seus.

9 de Agosto – Fafá de Belém – 1956 – 61 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Fafá de Belém levou quase oito horas para se transformar em Maria Bethânia, para o ‘Show dos Famosos’.

Algumas músicas ela já havia gravado anteriormente (Pauapixuna, Este rio é minha rua e Bom dia Belém – espécie de hino da capital paraense, composta Edyr Proença e Adalcinda), e Tanto mar (2004), um tributo a Chico Buarque que contou com a participação do próprio na canção Fado tropical.

Em 2007, lançou Fafá de Belém ao vivo, que rendeu seu primeiro DVD, e foi lançado pela gravadora EMI – única multinacional que ainda não havia editado um disco de Fafá.

Há pouco tempo aceitou o desafio de ser atriz e atuou como a personagem Ana Luz na telenovela da Rede Record Caminhos do Coração, do autor Tiago Santiago.

Em 2012, Fafá fez parte da bancada de jurados da última temporada do programa Ídolos, exibido na Rede Record, ao lado de Marco Camargo e Supla.[8] Inicialmente, a cantora havia recusado o convite por motivo não divulgado (embora uma sondagem para participação na telenovela Gabriela na Rede Globo tenha sido apontada como um deles), mas depois mudou de ideia e assinou o contrato.

No ano de 2015, “Do tamanho certo para o meu sorriso” marca seus 40 anos de carreira.

Lançado após 10 anos sem gravar em estúdio.

É um álbum que celebra o brega paraense, reunindo músicas clássicas e algumas inéditas, como a faixa “Asfalto Amarelo”(Felipe Cordeiro, Manoel Cordeiro e Zeca Baleiro). Recebeu prêmio de melhor álbum de música popular no Prêmio da Música Brasileira.

9 de Agosto – Fafá de Belém – 1956 – 61 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com Raul Mascarenhas, a filha e a neta.

Vida pessoal

No dia 5 de março de 1981, capital paulista, aos 24 anos, Fafá deu à luz sua única filha, Mariana de Figueiredo Mascarenhas Pereira, conhecida por Mariana Belém, nascida do relacionamento com saxofonista Raul Mascarenhas – com quem nunca chegou a se casar.

Com pouco tempo de namoro, Fafá engravidou, e eles foram viver juntos, mas poucos meses após o nascimento da filha, se separaram.

Depois dele, e em pouco tempo, a cantora apareceu com outros namorados na mídia.

O nascimento de Mariana foi considerada a primeira “produção independente” às claras do Brasil, segundo alguns sexólogos e psicólogos, já que Fafá mesmo afirma que nunca quis casar-se oficialmente, apenas morar junto para ter um filho, mas não pensava em ficar numa mesma relação por muito tempo, apenas queria ser feliz no momento que deveria durar.

9 de Agosto – Fafá de Belém – 1956 – 61 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com a filha Mariana, Cristiano e as netas, em seu aniversário à fantasia de 60 anos, em 2016.

Se tornou avó da Laura em 2011 e da Julia, em 2016.[9]

Em 2013, Fafá de Belém, pediu nacionalidade portuguesa (dupla nacionalidade)[1].

A cantora, sempre demonstrou o carinho que tem por Portugal, não só por ser proveniente de uma família de portugueses mas pelo enorme sucesso e grande popularidade que tem naquele país, sendo considerada, uma das cantoras brasileiras mais admiradas e respeitadas pelos portugueses [10] tendo até sido homenageada, em 2011, e condecorada com a Medalha do Turismo de Portugal [5]

Características artísticas

Como as cantoras de sua geração, foi fortemente influenciada por cantores consagrados da MPB como Maysa, Roberto Carlos, Cauby Peixoto e os grupos Jovem Guarda e Beatles, ouvindo-os com entusiasmo, além de outros gêneros, como jazz, música clássica, e os grandes ídolos do rádio.

9 de Agosto – Fafá de Belém – 1956 – 61 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Fafá de Belém, Liah Soares e Elba Ramalho.

Discografia

Ver artigo principal: Discografia de Fafá de Belém

Álbuns de estúdio

Álbuns ao vivo

Extended play (EPs)

  • 2013 – Fafá, Frevo e Folia – Coração Pernambucano
  • 2013 – Amor e Fé

Filmografia

Televisão
Ano Título Personagem / Cargo Notas
1983 Plunct, Plact, Zuuum Sereia Especial de final de ano
2007 Caminhos do Coração Ana Gabriela dos Santos Luz
2008 Os Mutantes Ana Gabriela dos Santos Luz
2012 Ídolos Jurada / Mentora Temporada 7
2017 A Força do Querer Almerinda

Cinema
Ano Título Personagem
2004 Garotas do ABC Solange[11]
2014 Encantados Alaci

Teatro

Ano Título Personagem
1973 Tem Muita Goma no Meu Tacacá Fátima
1974 Os Sete Gatinhos Silene
2011 Paixão de Cristo de Nova Jerusalém Maria

Prêmios

  • 1990 – Troféu Imprensa: Melhor Música (Nuvem de Lágrima)
  • 1991 – Troféu Imprensa: Melhor Cantora
  • 2008 – Prémio Tim – categoria canção popular: Melhor Disco “Fafá de Belém Ao Vivo”.
  • 2008 – Prémio Tim – categoria canção popular: Melhor Cantora.
  • 2016 – Prêmio da Música Brasileira: Melhor Álbum Popular: “Do Tamanho Certo para o Meu Sorriso”
  • 2016 – Prêmio da Música Brasileira: Melhor Cantora Popular

Homenagens

  • 1979 – Arrombou a Festa II (Rita Lee) – Citação nos versos: “…No meio disso tudo; a Fafá vem dá um jeito; Além de muita voz, ela; Também tem muito peito…” – Álbum: Rita Lee
  • 1987 – Gente Tem Sobrenome (Toquinho) – Citação nos versos: “…Quem tem apelido; Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém; Tem sempre um Nome e depois do nome; Tem sobrenome também…” – Álbum: Canção de Todas as Crianças
  • 1992 – 40 anos (Altay Veloso e Paulo César Feital) de Emílio Santiago (citação indireta, à interpretação da Fafá ao Hino nacional brasileiro, nos versos: “…Mas também já chorei de medo; Como chorei ouvindo o Hino; Quando morreu Tancredo…”) – Álbum: Aquarela Brasileira 5
  • 2002 – Samba Enredo: Estrela do Norte em Fá Maior – Rancho Não Posso Me Amofiná (Campeã Especial – Belém do Pará) / Carnavalesco: Cláudio Rêgo de Miranda
  • 2011 – Medalha de Mérito Turístico de Portugal
  • 2013 – Coroada Rainha do Baile dos Artistas – Recife, Pernambuco.

 

CITAÇÃO

Fafá de Belem – Existem muitos caminhos

“Às vezes insistimos em certas portas, enquanto as janelas estão abertas.”

Fafá de Belém / Fonte: Pensador

Fafá de Belém

Maria de Fátima Palha de Figueiredo

(Belém, 9 de agosto de 1956)

61 Anos

facebook.com/fafadebelemoficial

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1960 — É adotada a Bandeira do Gabão.


1965Singapura torna-se independente da Malásia.



1992 — Nos Jogos Olímpicos de Barcelona, a Seleção Brasileira de Voleibol Masculino conquista a primeira medalha de ouro olímpica em esportes coletivos para o Brasil

5 ▒ FALECIMENTOS

1969Sharon Tate ▒ Sharon Marie Tate (Dallas, 24 de janeiro de 1943Los Angeles, 9 de agosto de 1969) foi uma atriz e modelo norte-americana e uma das mulheres mais bonitas do cinema da década de 1960.[1] Morreu de maneira trágica, brutalmente assassinada, aos oito meses de gravidez, pelas mãos da Família Manson.


1997Herbert José de Sousa ▒ Herbert José de Sousa, conhecido como Betinho, (Bocaiúva, 3 de novembro de 1935Rio de Janeiro, 9 de agosto de 1997) foi um sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro. Concebeu e dedicou-se ao projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

Foi homenageado como “o irmão do Henfil” na canção “O Bêbado e a Equilibrista“, de João Boscoe Aldir Blanc, gravada por Elis Regina.

2008Tânia Scher ▒ Tânia Scher (Rio de Janeiro, 12 de março de 1947 — Rio de Janeiro, 9 de agosto de 2008) foi uma atriz brasileira de cinema e televisão. Trabalhou em A Próxima Atração, Vestido de Noiva, Sol de Verão, Ti Ti Ti, Anos Dourados e A Próxima Vítima, entre outras produções. Entre os diversos filmes que atuou, destacam-se Todas as Mulheres do Mundo e A Menina do Lado.


2008Bernie Mac ▒ Bernard Jeffrey “Bernie” McCollough (Chicago, 5 de outubro de 1957Chicago, 9 de agosto de 2008) foi um ator e comediante norte-americano. Em 2001, a FOX deu a Mac a sua própria sitcom chamada The Bernie Mac Show. O programa, era baseado na sua própria vida. Foi também, o novo Bosley para a sequência do filme As Panteras, Charlie’s Angels: Full Throttle. Em 2004 Mac teve seu primeiro papel principal com um jogador de baseball aposentado no filme Mr. 3000.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

  • Dia Internacional dos Povos Indígenas

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

09

Elisiário (SP)

09

Ipupiara (BA)

09

Pedra Branca (CE)

09

Remanso (BA)

09

Socorro (SP)

09

Tapejara (RS)

SocorroSP

188 Anos

9 de agosto de 1829

socorro.sp.gov.br

Socorro é um município brasileiro do estado de São Paulo.

Sua população estimada em 2014 era de 39.227 habitantes.

Localiza-se a uma latitude 22º35’29” sul e a uma longitude 46º31’44” oeste, estando a uma altitude de 752 metros.

Fica às margens do rio do Peixe e na Serra da Mantiqueira. Atualmente, a economia do município está voltada para o setor de confecções (malharias), agricultura, pecuária e turismo ecológico e de esporte de aventura.

Estância hidromineral

Ver artigo principal: Estância turística (São Paulo)

Socorro é um dos 19 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré- requisitos definidos por Lei Estadual.

9 de Agosto – Gruta do Anjo — Socorro (SP) — 188 Anos em 2017.

Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

História – Origem e fundação

Socorro foi fundada em 1738, por Simão Toledo Piza, após os índios Carajás se afastarem do local em decorrência das incursões dos bandeirantes[6] [7]

Na época, era chamada Campanha de Toledo, pertencia ao chamado Sertão de Bragança e contava com 922 habitantes.[7]

9 de Agosto – Igreja Matriz e coreto — Socorro (SP) — 188 Anos em 2017.

Em 1829, foi erguida uma capela em homenagem à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do município, no local da atual Igreja Matriz.[6][7]

A primeira missa foi realizada na data de 9 de agosto, data que se comemora o aniversário do município.

Em 1883, Socorro foi declarada município e, em maio de 1889, como comarca.[6] Em 1945, o então governador do Estado de São Paulo, Fernando Costa, elevou a município à condição de Estância Sanitária.

9 de Agosto – Pracinhas chegam a Socorro em 14 de agosto de 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial — Socorro (SP) — 188 Anos em 2017.

Em 1945, Socorro recebeu a visita dos “Pracinhas” – membros da Força Expedicionária Brasileira que lutou na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1978, Socorro se torna estância hidromineral e readquire seus direitos políticos.

Investimentos em turismo

Desde 2004, todos os setores de serviço (restaurantes, hotéis, teatros, etc.), tiveram o prazo de quatro anos para adaptarem os locais de acesso para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida – parte do projeto Socorro Acessível.[6]

Socorro participa, desde seu início, da Adventure Sport Fair e, em 2005, o Ministério do Turismo do Brasil falou pela primeira vez sobre acessibilidade neste evento.

9 de Agosto – Pórtico de Socorro recebe os visitantes da cidade, que fica na Serra da Mantiqueira — Socorro (SP) — 188 Anos em 2017.

O esporte de aventura, de todas as categorias de turismo, era o mais complexo, pois exigiria, não só adaptações como rampas de acesso, banheiros, cadeiras, mas também criações de equipamentos que fossem seguros e ao mesmo tempo confortáveis aos praticantes.

Em uma ação conjunta entre Ministério do Turismo, ONGs, empresas locais do ramo e a prefeitura da cidade, foram realizados estudos necessários para possibilitar a prática de Turismo de Aventura para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Imigração italiana

A Sociedade Ítalo-Brasileira Socorrense, foi fundada em 4 de outubro de 1904, sob o nome de “Societá Di Mútuo Soccorso Itália Libera Giuseppe Garibaldi“, no centro de Socorro.

9 de Agosto – Sociedade Italo-Brasileira Socorrense — Socorro (SP) — 188 Anos em 2017.

A criação da sociedade atenderia às necessidades em defesa dos imigrantes italianos frente às condições adversas de vida que então encontraram no Brasil.

Geografia

Socorro possui uma área de 448,074 km².

A Estância Hidromineral de Socorro faz parte do Circuito das Águas Paulista.

Hidrografia

9 de Agosto – Cachoeira do Camanducaia — Socorro (SP) — 188 Anos em 2017.

Rio do Peixe

A cidade de Socorro é cortada pelo Rio do Peixe, cuja nascente fica no município de Senador Amaral em Minas Gerais, atravessando os município paulistas de Socorro, Lindóia e Itapira.

É o principal afluente do rio Mogi-Guaçu, onde deságua. Sua extensão total chega a 130 km. É possível encontrar nele espécies como pacu, piratininga, acará, mandi, cascudo, entre outros.

No trecho socorrense, há diversas cachoeiras, como a do Monjolinho, Saltinho, Cachoeira dos Sonhos, Cachoeira do Rio do Peixe, Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira Rancho Alegre, Cachoeira Santos Dumont e Cachoeira do Pinhal. Pequenas quedas d’água estão em todo o percurso devido à topografia acidentada.

Clima

O clima do município é marcado por invernos relativamente frios, com ocorrência de geadas, e nos anos mais frios, temperaturas negativas, e verões amenos devido, principalmente, à altitude e às chuvas abundantes nos meses mais quentes.

TransporteRodovias

Economia

A economia de Socorro se estrutura em três atividades principais: agropecuária, turismo e malharia.

Socorro faz parte da região do Circuito das Malhas – que, além desta, compreende as cidades de Monte Sião e Jacutinga, no sul de Minas Gerais, e a paulista Serra Negra.

A região é caracterizada pela presença do trabalho em domicílio, um tipo de relação trabalhista que assegura a manutenção de empregos de um setor econômico baseado na fabricação de tricôs.

9 de Agosto – Centro da cidade — Socorro (SP) — 188 Anos em 2017.

Em 1968, Jorge Fruchi e seu sócio, Mina da Col, que dirigiam a loja O Município, receberam uma proposta para revender um modelo de máquina de costura japonesa chamada Brother 587, importada pela Elgin Máquinas S/A.

Três meses mais tarde, chegam à loja as máquinas de tricô.

A primeira máquina foi vendida a Glayds Vita Araújo, que já possuía uma Lanofix e fizera um curso na própria empresa, na cidade de São Paulo, e em seguida a ensinar outras pessoas interessadas em aprender a dominar o equipamento em Socorro.

Turismo

O município Socorro tem o turismo como uma de suas principais atividades econômicas É conhecida como a Capital Nacional do Tricô e Malha.

A Feira Permanente de Malhas e o Moda Shopping atendem aos turistas e cobrem as encomendas de grandes lojas da Capital. A cidade também tem potencial para os esportes de aventura. hoje, ela é uma das principais cidades do Circuito Nacional e também faz parte do Projeto Socorro Acessível, em que as práticas esportivas incluem pessoas com necessidades especiais.

9 de Agosto – À esquerda, o Hotel Fazenda Floresta do Lago, e à direita, a Pousada dos Lagos — Socorro (SP) — 188 Anos em 2017.

A cidade tem uma ampla cobertura de Hotéis e Pousadas distribuídas na cidade e fazem parte do Turismo Rural.

Há também cerca de dez alambiques, dez pesqueiros e pequenas propriedades para a comercialização de produtos orgânicos.

Anualmente, no primeiro final de semana após o carnaval, também é realizado o tradicional “Rock in Help Festival”, reunindo público e bandas de diversas regiões do Brasil.

9 de Agosto – Esportes aquáticos — Socorro (SP) — 188 Anos em 2017.

Principais modalidades de Esporte Aventura na cidade

  • Haka Race: Socorro já recebeu algumas vezes uma das etapas do Haka Race, que é uma competição que envolve várias modalidades como Rafting, Caminhada de longa duração, Ciclo Turismo, Tirolesa e outras.
  • Acqua-ride e Boia Cross: Descida em corredeiras utilizando boias infláveis.
  • Canoagem: bote inflável duplo, muito ágil para a descida em rios com diferentes graus de dificuldade.
  • Rafting: Percurso de 3 a 6 km.
  • Rapel: Técnica vertical de descida em corda.
  • Tirolesa: Deslizamento entre dois pontos afastados horizontalmente em desnível, ligados por cabo ou corda.
  • Escalada: Ascensão de montanhas, paredes artificiais, blocos rochosos utilizando técnicas artificiais.
  • Quadriciclo: Passeio com o veiculo motorizado
  • Voo livre e Parapente.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Escrito por Paul Sampaio

PAUL SAMPAIO CHEDIAK ALVES é professor, locutor, apresentador de rádio e TV, web designer e diretor fundador da REDE SAMPAIO de Televisão e Sites.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s