7 de Agosto – Caetano Veloso e Passo Fundo (RS) – 2017

☺ CAPA • Caetano Veloso 75 Anos

▒ CIDADE • Passo Fundo (RS) 160 Anos

▒ NASCIMENTOS • Ralph Bunche • Yoná Magalhães • Magic Slim • Tobin Bell • Vera Holtz • Raul Gazolla • Bruce Dickinson • David Duchovny • Harold Perrineau Jr. • Bento Hinoto • Michael Shannon • Charlize Theron • Leandro Guilheiro • Brit Marling • Antônia Morais

▒ FALECIMENTOS • Oliver Hardy • Orlando Silva

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1975Charlize Theron ▒ Charlize Theron (pronúncia: /ʃɑrˈliːs ˈθɛrən/; Benoni, 7 de agosto de 1975) é uma atriz, produtora e ex-modelo sul- africana, que possui também, cidadania americana. Ganhou reconhecimento na mídia no final dos anos 1990 após o seu papel nos filmes Poderoso Joe, O Advogado do Diabo e Regras da Vida.

Recebeu muitos elogios e críticas, e o Oscar de Melhor Atriz por sua interpretação da serial killer Aileen Wuornos no filme Monster – Desejo Assassino, assim, se tornou a primeira atriz sul-africana a ganhar um Oscar nessa categoria.


1904Ralph Bunche ▒ Ralph Johnson Bunche (Detroit, 7 de agosto de 1904Nova Iorque, 9 de dezembro de 1971) foi um diplomata estadunidense. Foi agraciado com o Nobel da Paz de 1950, pela sua mediação na questão da Palestina (1948).


1935Yoná Magalhães ▒ Yoná Magalhães Gonçalves Mendes da Costa (Rio de Janeiro, 7 de agosto de 1935Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2015) foi uma consagrada atriz brasileira. No teatro trabalhou com vários autores brasileiros como: Vicente Pereira, Nelson Rodrigues, Plínio Marcos e Miguel Falabella. Yoná foi protagonista de grandes sucessos da televisão como: O Sheik de Agadir, Eu Compro Esta Mulher, A Sombra de Rebeca, Demian, o Justiceiro, A Gata de Vison e Saramandaia.


1937Magic Slim ▒ Morris Holt, mais conhecido como Magic Slim (Grenada, 7 de agosto de 1937Filadelfia, 21 de fevereiro de 2013) foi um cantor de blues e guitarrista norte-americano. O grupo Magic Slim and the Teardrops apresentava blues elétrico no estilo de Chicago e era assíduo no circuito de festivais de música.


1942Tobin Bell ▒ Tobin Bell (7 de agosto de 1942) é um ator norte-americano de cinema e de TV. Bell tem grandes atuações como vilão e até mesmo serial killer; atuou como um hitman em Sydney Pollack‘s The Firm, como Unabomber Theodore John Kaczynski e como John Kramer “Jigsaw,” na série norte americana de filmes Jogos Mortais, composta por 8 filmes.


1953Vera Holtz ▒ Vera Lúcia Fraletti Holtz (Tatuí, 7 de agosto de 1953) é uma atriz brasileira. Atua assiduamente em novelas na TV Globo, tais como Que Rei Sou Eu?, Vamp, Fera Ferida, O Fim do Mundo, Por Amor, Uga Uga, Desejos de Mulher, Mulheres Apaixonadas, Cabocla, Belíssima, Paraíso Tropical, Três Irmãs, Passione e Avenida Brasil.


1955Raul Gazolla ▒ Raul Oliveira Gazolla (Rio de Janeiro, 7 de agosto de 1955) é um ator brasileiro. Em 2001, destacou-se em O Clone (2001), como Miro. Em 2006, transfere-se para a Record. Em 2017 retorna à Rede Globo, escalado no elenco da novela A Força do Querer.


1958Bruce Dickinson ▒ Paul Bruce Dickinson (Nottinghamshire, 7 de Agosto de 1958) é um cantor, radialista, escritor e piloto, mais conhecido por seu trabalho como vocalista da banda britânica Iron Maiden. Fora de sua carreira na música, Dickinson também pilota o avião do Iron Maiden, Ed Force One, durante suas turnês mundiais.

1960David Duchovny ▒ David William Duchovny, (Nova Iorque, 7 de agosto de 1960) é um premiado actor norte-americano, famoso pelo seu papel na série de televisão The X-Files (Arquivo X ), no qual interpretava o agente especial do FBI Fox Mulder e Hank Moody em Californication.[1]


1963Harold Perrineau Jr. ▒ Harold Perrineau Jr., nascido com o nome Harold Williams, (Brooklyn, 7 de Agosto de 1963) é um ator estadunidense. Mais conhecido pelo papel de Augustus Hill em Oz e Michael Dawson em Lost. Também é lembrado pelo personagem Link nos filmes e jogos de computador Matrix. Ele é freqüentemente creditado sem o sufixo Jr.


1970Bento Hinoto ▒ Alberto Hinoto, ou Bento (Itaquaquecetuba, 7 de agosto de 1970Serra da Cantareira, 2 de março de 1996[1]), foi um músico brasileiro, guitarrista da banda Mamonas Assassinas. [2] Uma de suas características era seu cabelo rastafári[2].

Faleceu tragicamente em um acidente aéreo, em que faleceram também, todos os outros integrantes da banda.


1974Michael Shannon ▒ Michael Corbett Shannon (7 de agosto de 1974) é um ator norte- americano. Ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Revolutionary Road e por Animais Noturnos.

Sua estréia no cinema foi com o filme Groundhog Day, em 1993.[1] Mais tarde ele trabalhou nos filmes Pearl Harbor, 8 Mile e Vanilla Sky.


1983Leandro Guilheiro ▒ Leandro Marques Guilheiro (Suzano, 7 de Agosto de 1983) é um judoca brasileiro. Conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.[1]

Foi medalha de prata no Pan do Rio de Janeiro em 2007.[2] Nos Jogos de Pequim em 2008 ele conquistou sua segunda medalha olímpica de bronze.[3]


1983Brit Marling ▒ Brit Heyworth Marling, mais conhecida como Brit Marling (nascida em 7 de agosto de 1983 em Chicago, Illinois)[1] é uma atriz, roteirista, produtora e diretora americana.

Se tornou uma estrela no Festival Sundance de Cinema, com os filmes Sound of My Voice (2011), Another Earth (2011) e The East (2013), tanto protagonizando quanto co-escrevendo em todos eles.


1992Antônia Morais ▒ Antônia Rita Pires de Morais (Rio de Janeiro, 7 de agosto de 1992), é uma atriz brasileira. É filha da atriz Glória Pires e do cantor Orlando Morais, e irmã da atriz Cléo Pires. Sua estreia como atriz foi no remake Guerra dos Sexos (2012), ao lado de sua mãe.[1] No ano de 2017, faz a novela Rock Story.

3 ▒ CAPA do DIA

Caetano Veloso

75 Anos

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso (Santo Amaro, 7 de agosto de 1942) é um músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro.

Com uma carreira que já ultrapassa cinco décadas, Caetano construiu uma obra musical marcada pela releitura e renovação[1] e considerada amplamente como possuidora de grande valor intelectual e poético.[2] [3]

João Gilberto tocando com Caetano Veloso e Gal Costa.

Embora desde cedo já tivesse aprendido a tocar violão em Salvador, escrito entre os anos de 1960 e 1962 críticas de cinema para o Diário de Notícias e conhecido o trabalho dos cantores de rádios e dos músicos de bossa nova (notavelmente João Gilberto, seu “mestre supremo”[4] e com quem dividiria o palco anos mais tarde) …

Caetano iniciou seu trabalho profissionalmente apenas em 1965, com o compacto “Cavaleiro/Samba em Paz”, enquanto acompanhava a irmã mais nova Maria Bethânia por suas apresentações nacionais do espetáculo Opinião, no Rio de Janeiro.

Tropicália – Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Tom Zé, Rita Lee e os Mutantes.

Nessa década, conheceu Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé, participou dos festivais de música popular da Rede Record e compôs trilhas de filmes.

Tropicália – Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Jorge Ben, Rita Lee e os Mutantes.

Em 1967, saiu seu primeiro LP, Domingo, com Gal Costa, e, no ano seguinte, liderou o movimento chamado Tropicalismo, que renovou o cenário musical brasileiro e os modos de se apresentar e criar música no Brasil, através do disco Tropicalia ou Panis et Circencis, ao lado de vários músicos.

Em 1968, face ao endurecimento do regime militar no Brasil, compôs o hino “É Proibido Proibir”, que foi desclassificado e amplamente vaiado durante o III Festival Internacional da Canção.

7 de Agosto – Caetano Veloso – 1942 – 75 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Alegria Alegria – 1968.

Em 1969, foi preso pelo regime militar e partiu para exílio político em Londres, onde lançou o disco Caetano Veloso (1971), disco com temática melancólica e com canções compostas em inglês e endereçadas aos que ficaram no Brasil.

O disco Transa (1972) representou seu retorno ao país e seu experimento com compassos de reggae.

Em 1976, uniu-se a Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia para formar os Doces Bárbaros, grupo influenciado pela temática hippie dos anos 1970, lançando um disco, Doces Bárbaros, e saindo em turnê.

Mercedes Sosa com os brasileiros Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gal Costa e Chico Buarque.

Na década de 1980, mais sóbrio, apadrinhou e se inspirou nos grupos de rock nacionais, aventurou-se na produções dos discos Outras Palavras, Cores, Nomes, Uns e Velô, e, em 1986, participou de um programa de televisão com Chico Buarque.

Na década de 1990, escreveu o livro Verdade Tropical (1997) e o disco Livro(1998).

Ganhou o Prêmio Grammy em 2000, na categoria World Music. Com o disco A Foreign Sound, cantou clássicos norte-americanos.

Em 2006, lançou o álbum , fruto de sua experimentação com o rock e o underground. Unindo estes gêneros ao samba, Zii e Zie, de 2009, manteve a parceria com a Banda Cê, que encerrou-se no disco Abraçaço, de 2012.

Caetano Veloso é considerado um dos artistas brasileiros mais influentes desde a década de 1960, tendo já sido chamado de “aedo pós-moderno”.[5]

Caetano Veloso e Sônia Braga, para quem compôs ‘Tigresa’.

Em 2004, foi considerado um dos mais respeitados e produtivos músicos latino-americanos do mundo, tendo mais de cinquenta discos lançados e canções em trilhas sonoras de filmes como Hable con Ella, de Pedro Almodovar e Frida, de Julie Taymor.

Ao longo de sua carreira, também se converteu numa das personalidades mais polêmicas e com maior força de opinião no Brasil.

É uma das figuras mais importantes da música popular brasileira e considerado internacionalmente um dos melhores compositores do século XX,[6] sendo comparado a nomes como Bob Dylan, Bob Marley, John Lennon e Paul McCartney.[7]

Foi eleito pela revista Rolling Stone, o 4º maior artista da música brasileira de todos os tempos pelo conjunto da obra[8] e pela mesma revista, o 8º maior cantor brasileiro de todos os tempos.[9]

Biografia

Infância

Caetano Veloso nasceu em 7 de agosto de 1942 em Santo Amaro, na Bahia, como o quinto dos sete[10] filhos de José Teles Velloso (1901-1983), o “Seu Zezinho”, funcionário público da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, e Claudionor Viana Teles Velloso, mais conhecida como “Dona Canô” (1907-2012), casados em 7 de janeiro de 1931.[11]

7 de Agosto – Caetano Veloso – 1942 – 75 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Dona Canô, a esposa Paula Lavigne e os filhos.

Desde pequeno, mostrou imenso interesse em arte e pintura. Em 1946, sua irmã mais nova nasceu.

Veloso foi fundamental no momento da escolha de seu nome: o garoto de quatro anos de idade que adorava música brasileira, inspirado na valsa “Maria Bethânia” do compositor Capiba e sucesso na voz do cantor Nélson Gonçalves, assim escolheu o nome da irmã, Maria Bethânia.[12]

7 de Agosto – Caetano Veloso – 1942 – 75 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com Dona Canô, Maria Bethânia e Regina Casé.

Ambos veriam sua trajetória artística se cruzar por diversos momentos e foram os dois filhos de Dona Canô que mais se destacaram no cenário nacional.

Dois acontecimentos principais o fizeram optar pela música.

Aos dezesseis anos, sofreu um impacto que mudou definitivamente os seus planos de trabalhar no cinema: ouviu, num programa da Rádio Mayrink Veiga, a canção “Chega de Saudade” na voz de Marisa Gata Mansa e tomou conhecimento do disco homônimo de 1959 de João Gilberto.

“Foi o marco mais nítido que uma canção já me deixou na vida”, recordaria anos mais tarde.[13]

As maiores influências musicais desta época foram alguns cantores em voga na época, como “o rei do baião” Luís Gonzaga, e canções de maior apelo regional, como sambas de roda e pontos de candomblé.

Em 1956, frequentou o auditório da Rádio Nacional, na cidade do Rio de Janeiro, que contava com apresentações dos maiores ídolos musicais brasileiros.

Caetano Veloso entrevista Elza Soares.

Regime militar

Desde o início da carreira, Veloso sempre demonstrou uma posição política contestadora, sendo até confundido como um militante de esquerda, ganhando por isso a inimizade do regime militar instituído no Brasil em 1964 e cujos governos perduraram até 1985.

Por esse motivo, as canções foram frequentemente censuradas neste período, e algumas até banidas.

Em 27 de dezembro de 1968, Veloso e o parceiro Gilberto Gil foram presos, acusados de terem desrespeitado o hino nacional e a bandeira brasileira. Foram levados para o quartel do Exército de Marechal Deodoro, no Rio, e tiveram suas cabeças raspadas.

Ambos foram soltos em 19 de fevereiro de 1969, quarta-feira de cinzas, e seguiram para Salvador, onde tiveram de se manter em regime de confinamento, sem aparecer nem dar declarações em público.

Em julho de 1969, após dois shows de despedida no Teatro Castro Alves, nos dias 20 e 21, Caetano e Gil partiram com suas mulheres, respectivamente as irmãs Dedé e Sandra Gadelha, para o exílio na Inglaterra.

O espetáculo, precariamente gravado, se transformou no disco “Barra 69”, de três anos mais tarde.

Antes de partir para o exílio, em abril e maio de 1969, Caetano gravou as bases de voz e violão do próximo disco, “Caetano Veloso”, que foram mandadas para São Paulo, onde o maestro Rogério Duprat faria os arranjos e dirigiria as gravações do disco, lançado em agosto – um dos únicos que não traz uma foto sua na capa.

No repertório, destaque para as canções “Atrás do trio elétrico” (lançada em novembro em compacto simples com “Torno a repetir”), “Irene” feita na cadeia em homenagem à irmã, o grande sucesso “Marinheiro só”, e regravações de “Carolina”, de Chico Buarque (regravada muitos anos depois no CD Prenda minha) e o tango argentino “Cambalache“.

Caetano Veloso com Naná Vasconcelos 

A canção “Não identificado”, desse mesmo disco, foi lançada em novembro em compacto simples, juntamente com “Charles anjo 45”, de Jorge Ben, em dueto com o próprio.

Além disso, também trabalhou como produtor musical, com João Gilberto (“João voz e violão”), Jorge Mautner (“Antimaldito”), Gal Costa (“Cantar”, cujo espetáculo originado deste também foi dirigido por ele) e a irmã Maria Bethânia (“Drama – Anjo Exterminado”, com faixa-título da autoria), caracterizando-se também por numerosas canções gravadas por outros intérpretes.

Malu Verçosa, Daniela Mercury, Saulo Fernandes, Fernanda Paes Leme, Dito, Caetano Veloso, Ivete Sangalo e Levi Lima.

A década de 1970 foi muito importante para carreira de Caetano, e para toda a música popular brasileira.

Entre as canções de Caetano mais representativas desse período, estão, entre outras:

“Louco por você”, “Cá-já”, “A Tua presença morena”, “Épico”, “It’s a long way“, “Um índio”, “Oração ao tempo”, “A little more blue“, “Nine out of ten“, “Maria Bethânia”, “Júlia/Moreno”, “Minha Mulher”, “Tigresa”, “Cajuína”, “You don’t know me” e “London London“.

Caetano Veloso e Gilberto Gil tocando juntos durante um show.

Em 2016 Veloso saiu vencedor no Prêmio da Música Brasileira pelo álbum Dois Amigos, um Século de Música ao lado de Gilberto Gil, na categoria Álbum de MPB e também como vencedor na categoria Cantor de MPB [25]

Em 5 de agosto de 2016 participou da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, cantando Isso Aqui, o Que É ao lado de Gilberto Gil e Anitta. [26]

7 de Agosto – Caetano Veloso – 1942 – 75 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Caetano e a ex-esposa Paula Lavigne reatam casamento após 11 anos de separação.

No final do mesmo ano, saiu o disco novo da banda Fresno que conta com a sua participação na faixa 3, Hoje Eu Sou Trovão.[27]

Em maio de 2017, depois de muita polêmica envolvendo o assunto Biografias não-autorizadas, chegou às livrarias o livro “CAETANO – uma biografia (a vida de Caetano Veloso, o mais Doce Bárbaro dos Trópicos), de autoria de Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco. [28]

Discografia

Ver também: Discografia de Caetano Veloso

Principais espetáculos

  • Os Doces Bárbaros – com Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia – 1976
  • Bicho Baile Show – 1977 / 1978
  • Muito – 1978 / 1979
  • Cinema Transcendental – 1980
  • Outras Palavras – 1981
  • Cores, Nomes – 1982
  • Uns – 1983
  • Velô – 1984 / 1985
  • Voz e Violão – 1986
  • Caetano – 1988
  • Estrangeiro – 1989 / 1990
  • Acústico – 1990 / 1991
  • Circuladô – 1992
  • Tropicália Duo – com Gilberto Gil – 1994
  • Fina Estampa – 1995 / 1996
  • Livro Vivo – 1998 / 1999
  • Noites do Norte – 2001 / 2003
  • A foreign Sound – 2004 / 2005
  • Cê – 2006 / 2007
  • Obra em Progresso – 2008
  • Zii e Zie – 2009 / 2010
  • Abraçaço – 2012 / 2014
  • Dois Amigos, um Século de Música – com Gilberto Gil – 2015/2016

Integrantes da Banda Cê

  • Caetano Veloso: violão e voz
  • Pedro Sá: guitarra, baixo e vocais
  • Ricardo Dias Gomes: baixo, piano Rhodes e vocais
  • Marcelo Callado: bateria e percussão

Cinema

CITAÇÃO

Caetano Veloso – O tempo e a política

“O tempo não para e no entanto ele nunca envelhece”

Caetano Veloso, na canção ‘Força Estranha’ / Fonte: Estadão

“Eu nunca fui a nenhum país comunista, nem mesmo a Cuba, por no fundo ter uma dificuldade natural de aceitar a ideia de que um país possa ter um jornal só e que esse jornal pertença ao governo. Isso para mim é uma coisa intolerável.”

Caetano Veloso, no Roda Viva, em 1997 / Fonte: Estadão

Caetano Veloso

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso

(Santo Amaro, 7 de agosto de 1942)

75 Anos

caetanoveloso.com.br

facebook.com/FalaCaetano

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1879 – É registrada a maior precipitação de neve no Brasil, quando a cidade gaúcha de Vacaria.



1991Tim Berners-Lee coloca on-line o primeiro website, inaugurando a World Wide Web.


2006 – Sanção da Lei Maria da Penha no Brasil

5 ▒ FALECIMENTOS


1957Oliver Hardy ▒ Oliver Hardy (Harlem, 18 de janeiro de 1892Los Angeles, 7 de agosto de 1957) foi um ator, comediante e músico norte-americano que formou, ao lado de Stan Laurel, a famosa dupla Laurel and Hardy (“O Gordo e o Magro”), que atuou desde a época do cinema mudo até a sua morte em 1957.

1978Orlando Silva ▒ Orlando Garcia da Silva (Rio de Janeiro, 3 de outubro de 1915 — Rio de Janeiro, 7 de agosto de 1978) foi um dos mais importantes cantores brasileiros da primeira metade do século XX. Destaque para o filme O cantor das multidões que relata o encontro com Francisco Alves, e seu lançamento no programa da rádio Cajuti.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

1998 – Atentados terroristas contra as embaixadas estadunidenses em Quênia e Tanzânia.

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

07

Cipotânea (MG)

07

Conceição do Tocantins (TO)

07

Feliz Deserto (AL)

07

Kaloré (PR)

07

Laranjeiras (SE)

07

Painel (SC)

07

Passo Fundo (RS)

Passo FundoRS

160 Anos

7 de agosto de 1857

pmpf.rs.gov.br

Passo Fundo é um município brasileiro da região sul, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul.

É a maior cidade do Norte do estado, sendo considerada cidade média, com população estimada em 197.798 habitantes, de acordo com estimativa do IBGE.[5]

Passo Fundo está localizado na Mesorregião do Noroeste Rio-grandense e Microrregião de Passo Fundo. Tem área de 780,355 km².

Possui um grande número de edifícios, sendo uma das cidades mais densas do Estado. O PIB do município, em 2012, foi de R$ 6.275.589,33 e a renda per capita, de R$ 33.506,00.[8]

A cidade é conhecida como “Capital do Planalto Médio”, “Capital Nacional da Literatura”, “Lugar de ser Feliz” e “Capital do Norte”.

História

O município de Passo Fundo, emancipado em 28 de janeiro de 1857, teve sua formação a partir de 1827, como resultado da ocupação do Planalto Médio e Alto Uruguai, e seu território original hoje abriga 107 municípios do Rio Grande do Sul.

Leva esse nome em razão de um rio de mesmo nome utilizado pelos tropeiros desde o século XVIII.

7 de Agosto – Catedral Nossa Senhora Aparecida — Passo Fundo (RS) — 160 Anos em 2017.

Fundação

Em 1827 foi fundada pelo cabo Manuel José das Neves a Fazenda Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas terras que recebeu da Comandância Militar de São Borja.

Essa fazenda foi a retomada da povoação da região onde hoje fica o município de Passo Fundo. Sua sede ficava onde hoje está a Praça Tamandaré.

Em um terreno de nove metros quadrados doados à Igreja, foi erguida em 1835 a Capela de Nossa Senhora da Conceição, onde hoje fica localizada a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Passo Fundo.

7 de Agosto – Centro da cidade — Passo Fundo (RS) — 160 Anos em 2017.

Em 1830, o capitão Joaquim Fagundes dos Reis foi designado pela Comandância Militar de São Borja para exercer a função de comissário na nascente povoação, sendo assim considerado a primeira autoridade da cidade.

Historiadores apontam fatos que açambarcam o passado sombrio e doloroso de Passo Fundo.

Infraestrutura

A cidade conta com uma boa infraestrutura em hotéis, lojas de vestuário e eletrodomésticos, shopping center, boates, restaurantes, cinemas, livrarias e teatros.

7 de Agosto – Shopping Bella Citta — Passo Fundo (RS) — 160 Anos em 2017.

Em setembro de 2009 foi inaugurada a expansão do Shopping Bella Citta, que o tornou o maior shopping em área construída do interior do Rio Grande do Sul.[19]

Educação

A taxa de analfabetismo, em torno de 2,18%, é inferior à taxa média do Brasil, de aproximadamente 11,40% (PNAD/2004).

O município conta com 73 escolas públicas (34 estaduais e 39 municipais) e 9 particulares.

7 de Agosto – Escola Protásio Alves — Passo Fundo (RS) — 160 Anos em 2017.

Possui ainda nove instituições de ensino superior: a Faculdade Meridional (IMED), Universidade de Passo Fundo (UPF), localizada na BR-285, a UFFS Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo, Faculdade Anhanguera de Passo Fundo, Portal Faculdades, Faculdade Anglo- Americana, a Universidade Norte do Paraná – Pólo Passo Fundo (Unopar), Faculdade Senac e ainda o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Passo Fundo.

Transporte rodoviário

Passo Fundo é muito bem servida de linhas que ligam a cidade a vários estados do Brasil.

A Estação Rodoviária possui 16 box (plataformas) e funciona 24h por dia.

7 de Agosto – Rodoviária — Passo Fundo (RS) — 160 Anos em 2017.

Aeroporto de Passo Fundo

O Aeroporto de Passo Fundo – Lauro Kortz (IATA: PFB, ICAO: SBPF), é um aeródromo localizado no município brasileiro de Passo Fundo, estado do Rio Grande do Sul.

No mesmo município está localizado o Aeroclube de Passo Fundo (SSAQ). Em 2007 o aeroporto passou por uma reforma geral, que incluiu ampliações.

Está situado às margens da BR-285 (saída para Mato Castelhano), próximo ao Parque da Efrica, a 8 km da zona urbana de Passo Fundo, com uma capacidade anual de 200 mil passageiros.

7 de Agosto – Vista Parcial da Praça Boqueirão Legal — Passo Fundo (RS) — 160 Anos em 2017.

Arte e cultura

Capital Nacional da Literatura

Desde o ano de 1981 Passo Fundo sedia, bienalmente, a Jornada Nacional de Literatura. O evento foi ganhando proporções até que, no dia 2 de janeiro de 2006 o presidente da República sancionou a Lei 11.264, que confere à cidade gaúcha o título de Capital Nacional da Literatura.[22]

Festival Internacional de Folclore

Realizado em todos os anos pares, o Festival apresenta espetáculos artísticos com a presença de grupos de diversos países e estados brasileiros, com o objetivo de integração cultural.

7 de Agosto – Parque de Rodeios Roselândia — Passo Fundo (RS) — 160 Anos em 2017.

Entidades de tradições regionais

Passo Fundo possui cerca de 20 entidades de tradições regionais, dentre eles 10 Centro de Tradições Gaúchas.

Anualmente acontece a encenação da Batalha do Pulador, lembrando a batalha corrida em 27 de junho de 1894, durante a Revolução Federalista.

7 de Agosto – Estátua de Teixeirinha — Passo Fundo (RS) — 160 Anos em 2017.

Pontos turísticos

  • Praça do Teixeirinha – Praça onde se encontra o monumento em homenagem ao conhecido cancioneiro tradicionalista Victor Mateus Teixeira, o Teixeirinha.
  • Marcos do Pulador – São dois marcos históricos, em forma de capitel, da Batalha do Puladorocorrida durante a Revolução Federalista de 1893. De um lado, posiciona a Força Revolucionária dos federalistas ou “Maragatos” , de outro o Marco das Forças Legalistas Republicanas ou “Chimangos“.
  • Complexo Turístico de Roselândia – O local possui uma área com mais de 200 hectares, abrangendo cerca de 22 entidades, entre a sede campestre de clubes, CTG, kartródromo, escola de equitação e Parque de rodeios, sendo que somente este possui uma área de 75 mil metros de mata nativa.
  • Parque da Gare – O conjunto arquitetônico que forma o Parque da Gare relembra o antigo local onde passava o trem, tendo como ponto alto o “Monumento ao Homem Voador”, evocando o ferroviário. Atualmente o parque conta com espaços alternativos de lazer, prática esportiva, exposições de natureza cultural e artística.
  • Praça Marechal Floriano – Principal praça do município e cartão postal da cidade. Bastante arborizada, nela encontra-se a ‘Cuia de Passo Fundo’, símbolo oficial da cidade, doada em 7 de agosto de 1957, pelo Governador de São Paulo como presente pela passagem do centenário de Passo Fundo.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s