6 de Agosto – Alexander Fleming e Pirassununga (SP) – 2017

☺ CAPA • Alexander Fleming 136 Anos

▒ CIDADE • Pirassununga (SP) 194 Anos

▒ NASCIMENTOS • Adoniran Barbosa • Lucille Ball • Robert Mitchum • Andy Warhol • Gianfrancesco Guarnieri • Flávio Rangel • Baden Powell de Aquino • Irene Ravache • Orival Pessini • Milton Neves • Otávio Muller • David Robinson • M. Night Shyamalan • Geri Halliwell • Vanessa Gerbelli • Vera Farmiga • Robson Nunes • Robin van Persie

▒ FALECIMENTOS • Jorge Amado • Roberto Marinho • John Hughes • Anilza Leoni

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1910Adoniran Barbosa ▒ Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato[1] (Valinhos, 6 de agosto de 1910São Paulo, 23 de novembro de 1982), foi um compositor, cantor, humorista e ator brasileiro. Rubinato representava em programas de rádio diversas personagens, entre as quais, Adoniran Barbosa, que acabou por se confundir com seu criador dada a sua grande popularidade. Adoniran ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba paulista.


1911Lucille Ball ▒ Lucille Désirée Ball (6 de agosto de 191126 de abril de 1989) foi uma atriz e comediante norte-americana. Estrelou sitcoms como I Love Lucy, The Lucy–Desi Comedy Hour, The Lucy Show, Here’s Lucy e Life with Lucy. Ela é considerada “A Rainha da Comédia” e a “Primeira Dama da Televisão Norte-Americana”.


1917Robert Mitchum ▒ Robert Charles Durman Mitchum (Bridgeport, Connecticut, 6 de agosto de 1917Santa Bárbara, Califórnia, 1 de julho de 1997) foi um ator estado-unidense. É considerado pelos críticos como um dos melhores atores da época dourada de Hollywood, amplamente lembrado por seus papéis em várias obras importantes do estilo de filme noir.


1928Andy Warhol ▒ Andy Warhol, nascido Andrej Varhola, Jr. (Pittsburgh, 6 de agosto de 1928Nova Iorque, 22 de fevereiro de 1987), foi um empresário, pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art. Andy Warhol também foi financiador e mentor intelectual da banda The Velvet Underground.


1934Gianfrancesco Guarnieri ▒ Gianfrancesco Sigfrido Benedetto Marinenghi de Guarnieri (Milão, 6 de agosto de 1934São Paulo, 22 de julho de 2006),[1] mais conhecido como Gianfrancesco Guarnieri foi um ator, diretor, dramaturgo e poeta italiano naturalizado brasileiro.[2] Foi um artista de destaque no Teatro de Arena de São Paulo e sua mais importante obra foi Eles Não Usam Black-Tie.[2]


1934Flávio Rangel ▒ Flávio Nogueira Rangel (Tabapuã, 6 de agosto de 1934São Paulo, 25 de outubro de 1988) foi um diretor teatral, cenógrafo, jornalista e tradutor brasileiro. Dedicou 30 anos ao teatro brasileiro e assinou ainda montagens importantíssimas como “Liberdade, Liberdade“, “A Escada”, “A Revolução dos Beatos“, “Édipo Rei“, “A Capital Federal”, “Esperando Godot” e “Piaf”.


1937Baden Powell de Aquino ▒ Baden Powell de Aquino (Varre-Sai, 6 de agosto de 1937Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2000), mais conhecido por Baden Powell, foi um violonista brasileiro. É considerado um dos maiores músicos brasileiros de sua época e um dos maiores violonistas de todos os tempos.[1][2] Sua parceria mais famosa foi com Vinícius de Moraes. Juntos, eles compuseram dezenas de músicas, entre as quais, os aclamados afro-sambas.


1944Irene Ravache ▒ Irene Yolanda Ravache Paes de Melo (Rio de Janeiro, 6 de agosto de 1944), mais conhecida como Irene Ravache, é uma atriz e diretora teatral brasileira indicada ao prêmio Emmy Internacional em 2008.[1] Atua em televisão, teatro e cinema. Entre seus personagens mais marcantes na TV estão Rachel de Sol de Verão (1982), onde fez inesquecível parceria com Jardel Filho, Katina de Belíssima (2005) e Clotilde de Passione (2010).


1944Orival Pessini ▒ Orival Pessini (Pompéia, 6 de agosto de 1944São Paulo, 14 de outubro de 2016) foi um comunicador, ator, compositor, cantor, comediante, artista plástico e humorista brasileiro conhecido por seus personagens Sócrates, Charles, Fofão, Patropi, Juvenal, Ranulpho Pereira, Hitler, Clô (baseado em Clodovil) e Frank (em homenagem ao cantor Frank Sinatra).


1951Milton Neves ▒ Milton Neves Filho (Muzambinho, 6 de agosto de 1951) é um radialista e jornalista brasileiro, especializado em esportes.[1] Na Rede Bandeirantes, comandou os programas esportivos “Gol O Grande Momento”, “Esporte Total Debate” e “Super Técnico”. Em dezembro de 2001, seguiu para a Rede Record apresentando os programas Terceiro Tempo e Debate Bola.


1965Otávio Muller ▒ Otávio Müller de Sá, mais conhecido como Otávio Müller (Rio de Janeiro, 6 de agosto de 1965), é um ator e diretor brasileiro. [1] Aparece no elenco da nova Escolinha do Professor Raimundo, especial em sete episódios exibido em 2015 no Canal Viva e na Rede Globo. Ele revive Baltazar da Rocha, personagem do Walter D’Ávila, morto em abril de 1996.[5]


1965David Robinson ▒ David Robinson (Key West, 6 de agosto de 1965) é um ex-jogador de basquete que integrou o Dream Team dos Estados Unidos. Robinson foi bicampeão da NBA em 1999 e 2003 junto de Tim Duncan, uma dupla que ganhou o apelido “Torres Gêmeas”, e também ganhou o prêmio de MVP em 1995 e melhor jogador de defesa em 1992. Pela Seleção Estadunidense de Basquetebol Masculino,

Robinson é um dos únicos basquetebolistas norte-americanos com três medalhas nos Jogos Olímpicos, com ouros em 1992 (o chamado Dream Team) e 1996, e bronze em 1988 (Carmelo Anthony e LeBron James tem o mesmo número de pódios).


1970M. Night Shyamalan ▒ Manoj Nelliattu Shyamalan, conhecido profissionalmente como M. Night Shyamalan (Mahé, 6 de agosto de 1970) é um cineasta indiano, naturalizado estadunidense. Indicado ao Oscar de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original, por The Sixth Sense (O Sexto Sentido). Um tema recorrente de seus filmes são pessoas comuns vivendo situações extraordinárias. Bruce Willis em O Sexto Sentido e Corpo Fechado, e Mel Gibson em Sinais, são exemplos disso.


1972Geri Halliwell ▒ Geraldine Estelle Halliwell (Watford, Reino Unido, 6 de agosto de 1972) é cantora, compositora, atriz, modelo, escritora, empresária e produtora de música britânica. Ficou mundialmente conhecida como a Ginger Spice do famoso grupo feminino Spice Girls.


1973Vanessa Gerbelli ▒ Vanessa Gerbelli Ceroni (São Bernardo do Campo, 6 de agosto de 1973) é uma atriz brasileira de televisão, teatro e cinema. O primeiro trabalho de Gerbelli na televisão foi na telenovela O Cravo e a Rosa de Walcyr Carrasco, pela Rede Globo. No cinema, seu primeiro filme foi Carandiru, de Hector Babenco, um dos maiores sucessos de público de toda a história do cinema brasileiro.


1973Vera Farmiga ▒ Vera Ann Farmiga (Clifton, 6 de agosto de 1973) é uma atriz, diretora e produtoraestadunidense. Seus créditos no cinema incluem Running Scared, The Departed, The Boy in the Striped Pyjamas, Orphan, Up in the Air, Source Code, Safe House, The Conjuring e The Conjuring 2.


1982Robson Nunes ▒ Robson Nunes (São Bernardo do Campo, 6 de agosto de 1982) é um ator, apresentador, cantor, diretor[1] e humorista brasileiro.[2] Na televisão, atuou em Malhação da Rede Globo e interpretou o jovem Tim Maia no especial Por Toda a Minha Vida.


1983Robin van Persie ▒ Robin van Persie (Roterdã, 6 de agosto de 1983) é um futebolista holandês que atua como atacante. É o maior artilheiro da história da seleção holandesa com 41 gols, superando Patrick Kluivert.[108] Foi o melhor jogador da partida da Copa do Mundo de 2014: Espanha 1×5 Holanda. Porém, não pôde evitar a derrota na final contra a Espanha, na Copa do Mundo 2010.[103]

3 ▒ CAPA do DIA

Alexander Fleming

136 Anos

Alexander Fleming (Lochfield, 6 de agosto de 1881 — Londres, 11 de março de 1955) foi um médico, farmacologista, biólogo e botânico britânico. Autor de diversos trabalhos sobre bacteriologia, imunologia e quimioterapia, notabilizou-se como o descobridor da proteína antimicrobiana lisozima, em 1923, e da penicilina, obtida a partir do fungo Penicillium notatum, em 1928, pela qual foi laureado Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1945, juntamente com Howard Florey e Ernst Boris Chain. [1]

Biografia

Alexander Fleming nasceu em Lochfield, no sudoeste da Escócia, e estudou medicina na Universidade de Londres.

Concluindo o curso em 1906, começa a pesquisar, em seguida, substâncias com potencial bactericida que não fossem tóxicas ao organismo humano.

Trabalhou como médico microbiologista no Hospital de St. Mary, Londres, até o começo da Primeira Guerra Mundial.

Durante a guerra foi médico militar nas frentes de batalha da França e ficou impressionado pela grande mortalidade nos hospitais de campanha causada pelas feridas de arma de fogo que resultavam em gangrena gasosa.

Finalizada a guerra, regressou ao Hospital St. Mary onde buscou intensamente um novo antisséptico que evitasse a dura agonia provocada pelas infecções durante a guerra.

Os dois descobrimentos de Fleming ocorreram nos anos 20 e ainda que tenham sido acidentais demonstram a grande capacidade de observação e intuição deste médico britânico.

O descobrimento da lisozima ocorreu depois que o muco de seu nariz, procedente de um espirro, caísse sobre uma placa de Petri onde cresciam colônias bacterianas. Alguns dias mais tarde notou que as bactérias haviam sido destruídas no local onde se havia depositado o fluido nasal.

Ele chegou à descoberta da penicilina e de suas propriedades antibióticas em 1928, ao observar uma cultura de bactérias do tipo estafilococo e o desenvolvimento do mofo a seu redor, onde as bactérias circulam livres.

O laboratório de Fleming estava habitualmente desarrumado, o que resultou em uma grande vantagem para sua segunda importante descoberta.

Em setembro de 1928, Fleming estava a realizar várias experiências no seu laboratório e ao inspecionar uma das suas culturas antigas antes de destruí-las notou que a colônia de um fungo havia crescido espontaneamente, como um contaminante, numa das placas de Petri semeadas com Staphylococcus aureus.

Fleming observou outras placas e comprovou que as colônias bacterianas que se encontravam ao redor do fungo (mais tarde identificado como Penicillium notatum) eram transparentes devido a uma lise bacteriana.

A lise significava a morte das bactérias, e no caso, das bactérias patogênicas (Staphylococcus aureus) crescidas na placa. Ainda que tenha reconhecido imediatamente a importância deste seu achado, seus colegas subestimaram-no.

Aprofunda a pesquisa e constata que uma cultura líquida de mofo do gênero Penicillium evita o crescimento dos estafilococos.

Publica os resultados desses estudos no British Journal of Experimental Pathology em 1929, mas não obtém reconhecimento nem recursos financeiros para aperfeiçoar o produto durante os anos seguintes.

Howard Walter Florey, Ernest Boris Chain e Norman Heatley foram os grandes responsáveis para transformar a penicilina em medicamento antibiótico, porém isso somente foi possível após Fleming ter tomado os créditos pela pesquisa clínica gerenciada por Florey.

A equipe de Florey foi responsável por criar uma maneira de extração e de purificação como também pelos ensaios clínicos.

A produção industrial começou nos Estados Unidos (EUA) no início da II Guerra Mundial. Fleming, Florey e Chain recebem juntos o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1945.

Fleming trabalhou com o fungo durante algum tempo, mas a obtenção e purificação da penicilina a partir dos cultivos de Penicillium notatum resultaram difíceis e mais apropriadas para os químicos.

Mas a comunidade científica da época achava que a penicilina só seria útil para tratar infecções banais e por isto não lhe deu atenção.

No entanto, o antibiótico despertou o interesse dos investigadores estado-unidenses, que durante a Segunda Guerra Mundial tentavam imitar a medicina militar alemã que possuía as sulfamidas.

Os farmacêuticos Ernst Boris Chain e Howard Walter Florey descobriram um método de purificação da penicilina que permitiu sua síntese e distribuição comercial para o resto da população.

Fleming não patenteou sua descoberta, pois achava que assim seria mais fácil a difusão de um produto necessário para o tratamento das numerosas infecções que castigavam a população.

Fleming foi membro do Chelsea Arts Club, um clube privado para artistas fundado em 1891 por sugestão do pintor James McNeil Whistler.

Conta-se como anedota que Fleming foi admitido no clube depois de realizar “pinturas com germes” e que estas pinturas consistiam em pincelar o lenço com bactérias pigmentadas, as quais eram invisíveis no início, mas que surgiam com intensas cores uma vez incubadas e crescidas.

As espécies bacterianas que utilizava eram:

  • Serratia marcescens – cor vermelha
  • Chromobacterium violaceum – cor púrpura
  • Micrococcus luteus – cor amarela
  • Micrococcus varians – branca
  • Micrococcus roseus – cor rosa
  • Bacillus sp. – alaranjada

Alexander Fleming morreu em 1955 vitimado por um ataque cardíaco. Foi enterrado como herói nacional na cripta da Catedral de São Paulo em Londres.[2]

Seu descobrimento da penicilina significou uma mudança drástica para a medicina moderna, iniciando a chamada “Era dos antibióticos”.

Descobertas

Descobertas em 1928, por Fleming, permanecem até hoje como uma excelente classe de antimicrobianos.

São divididas em[3]:

  • Penicilinas naturais ou benzilpenicilinas;
  • Aminopenicilinas;
  • Penicilinas resistentes às penicilinases;
  • Penicilinas de amplo espectro, as quais foram desenvolvidas na tentativa de evitar a aquisição de resistência das bactérias[4].

Fábula

Uma conhecida história conta que o pai de Winston Churchill custeou a educação de Fleming depois que o pai deste – um humilde lavrador – havia salvado Winston da morte num pântano.

Essa história é falsa.

Segundo Kevin Brown, na biografia Penicillin Man: Alexander Fleming and the Antibiotic Revolution, o próprio Alexander Fleming, numa carta a seu amigo Andre Gratia, chamou essa história de “fábula fantasiosa”.

Também não foi ele quem salvou Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial. Churchill foi salvo por Lord Moran, que usou sulfonamida (pois ele não tinha experiência com penicilina), quando Churchill adoeceu em Cartago, Tunísia, em 1943.

Os jornais Daily Telegraph e The Morning Post de 21 de dezembro de 1943 noticiaram que ele havia sido salvo com penicilina.

Na realidade, ele foi salvo com um recém- elaborado composto de sulfonamida, a Sulfapiridina, conhecida à época pelo código de pesquisa M&B693, descoberta e produzida por May & Baker Ltd – uma subsidiária do grupo francês Rhône- Poulenc. Num programa de rádio pouco tempo depois, Churchill se referiu à nova droga como “essa admirável M&B”.

É provável que a informação correta não foi publicada nos jornais porque, como a sulfonamidab havia sido uma descoberta do laboratório alemão Bayer e o Reino Unido estava em guerra com a Alemanha, pretendeu-se elevar o moral do Reino Unido associando a cura de Churchill à milagrosa penicilina.[5]

CITAÇÃO

Alexander Fleming – O caminho da descoberta

“Alguém às vezes encontra, o quê alguém não está procurando.”

“One sometimes finds what one is not looking for.”

Alexander Fleming / Fonte: Brainy Quote

Alexander Fleming

(Lochfield, 6 de agosto de 1881 — Londres, 11 de março de 1955)

136 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1825Independência da Bolívia em relação a Espanha.



1962Independência da Jamaica.



2008Primeiro dia de competições dos Jogos Olímpicos de 2008.



2012 – Pousa em Marte com sucesso a rover Mars Science Laboratory.

5 ▒ FALECIMENTOS

2001Jorge Amado ▒ Jorge Leal Amado de Faria OMCGOSEGOIHCBJM (Itabuna, 10 de agosto de 1912Salvador, 6 de agosto de 2001) foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.[3][4] Jorge é o autor mais adaptado do cinema, do teatro e da televisão. Verdadeiros sucessos como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres, Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Tereza Batista Cansada de Guerra foram criações suas.[5] A obra literária de Jorge Amado – 49 livros, ao todo.


2003Roberto Marinho ▒ Roberto Pisani Marinho (Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 1904Ibid., 6 de agosto de 2003) foi um jornalista e empresário brasileiro. Proprietário do Grupo Globo de 1925 a 2003, foi um dos homens mais poderosos e influentes do país no século XX.[2][3] Seu empreendedorismo levou à constituição de um dos maiores impérios de comunicação do planeta e o fez figurar diversas vezes entre os homens mais ricos do mundo.

2009John Hughes ▒ John Hughes Jr. (Lansing, 18 de fevereiro de 1950Nova Iorque, 6 de agosto de 2009) foi um aclamado diretor, produtor e roteirista de cinema estadunidense, famoso por ter escrito e dirigido filmes que se tornaram clássicos da década de 1980 e início dos anos de 1990. Seus maiores sucessos como diretor, são filmes voltado ao público jovem, como “Clube dos Cinco”, “Esqueceram de Mim”, “Férias Frustradas” (como roteirista) e “Mulher Nota Mil.”


2009Anilza Leoni ▒ Anilza Pinho de Carvalho (Laguna, 10 de outubro de 1933Rio de Janeiro, 6 de agosto de 2009), mais conhecida como Anilza Leoni, foi uma atriz, cantora, bailarina e pintora brasileira. Atuou também no cinema, participando de chanchadas produzidas por Herbert Richers, ao lado de Ankito, Grande Otelo e Wilson Grey.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

06

Aguaí (SP)

06

Anhumas (SP)

06

Boa Nova (BA)

06

Bom Jesus do Amparo (MG)

06

Floreal (SP)

06

Inhambupe (BA)

06

Jaguarari (BA)

06

Mesópolis (SP)

06

Miguel Calmon (BA)

06

Monte Alegre do Sul (SP)

06

Nova Olímpia (PR)

06

Pedranópolis (SP)

06

Pirapora do Bom Jesus (SP)

06

Pirassununga (SP)

06

Pontes e Lacerda (MT)

06

Porto Lucena (RS)

06

Ribeirão dos Índios (SP)

06

Russas (CE)

Pirassununga (SP)

194 Anos

6 de agosto de 1823

pirassununga.sp.gov.br

Pirassununga é um município brasileiro do estado de São Paulo.

Sua população é de 70 138 habitantes, conforme o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Localizado na Região Centro- Leste do estado a uma latitude 21º59’46” Sul e a uma longitude 47º25’33” Oeste, estando a uma altitude de 627 metros. Possui uma área de 727 km².

Na cidade, encontram-se sediados os seguintes órgãos e instituições:

Seu padroeiro é o Senhor Bom Jesus dos Aflitos. Seus feriados municipais são: 6 de agosto (fundação) e 8 de dezembro (piracema)[6]. A grafia correta é Piraçununga.

6 de Agosto – Monumento com aviões da FAB — Pirassununga (SP) — 194 Anos em 2017.

História

As terras onde hoje se situa o município eram habitadas por índios de língua tupi que denominavam o atual distrito de Cachoeira de Emas como Pirasununga, que significa “peixes barulhentos” ou “barulho dos peixes”, através da junção dos termos pirá (“peixe”) e sunung(“fazer barulho”)[7].

O nome é uma referência ao fenômeno da piracema: todos os anos, em dezembro, os peixes (principalmente curimbatás) sobem o Rio Mojiguaçu para a desova e, no esforço para nadar contra a correnteza, emitem sons semelhantes ao de roncos.

6 de Agosto – Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus — Pirassununga (SP) — 194 Anos em 2017.

Desde o século XVI, os bandeirantes já exploravam a região[8].

No início do século XIX, chegou à região a família de Cristóvão Pereira de Godói, que fundou a Fazenda Santa Cruz.

Em 1823, Ignácio Pereira Bueno e sua esposa instalaram-se na área central da cidade.

Quando o então Bairro do Senhor Bom Jesus dos Aflitos foi oficialmente fundado, em 6 de agosto de 1823, com a celebração da primeira missa pelo padre Felippe Antônio Barreto, o nome de Pirassununga, que era designação atual de Cachoeira de Emas, foi aposto ao nome do novo local, que passou a se chamar Bairro do Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Pirassununga.

O local da primeira missa forma o largo onde hoje estão a Igreja da Assunção e a estação rodoviária.

Em 21 de novembro de 1828, a capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Pirassununga foi elevada a capela curada. Tornou-se freguesia em 4 de março de 1842, com a mesma denominação da capela, em terras do município de Mojimirim, sendo transferida para o município de Limeira no dia 8 de março daquele mesmo ano. A vila de Pirassununga foi criada em 22 de abril de 1865.

6 de Agosto – Antiga estação ferroviária da cidade — Pirassununga (SP) — 194 Anos em 2017.

A ferrovia chegou à cidade em 1880 por um ramal de linhas férreas que ligaria Mojimirim à então Belém do Descalvado.

A vila recebeu foros de cidade em 31 de março de 1879 e tornou-se comarca em 6 de agosto de 1890.

O grande nome da cidade, como empreendedor, administrador e político (da confiança do presidente Getúlio Vargas), exemplo de humanidade, até a metade do século XX, é o Dr. Fernando Costa.

Ele foi responsável, direta ou indiretamente, pela vinda das mais importantes e históricas instituições da cidade, como: Academia da Força Aérea, 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Universidade de São Paulo, Instituto de Educação Estadual Pirassununga (atual Escola Estadual Pirassununga), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais etc.

6 de Agosto – Esquadrilha da Fumaça — Pirassununga (SP) — 194 Anos em 2017.

Todas essas instituições provocaram, a partir da metade da década de 1950, um ciclo de crescimento populacional e econômico que perdurou até o início da década de 1980.

A partir de então, o ritmo de crescimento populacional e econômico da cidade perdeu fôlego, fato este que é comprovado em relação as demais cidades da região.

Tal estagnação deveu-se, sobretudo, ao fruto da combinação entre a falta de investimentos em distritos industriais, a ausência de qualificação de mão de obra (cursos técnicos, universidades) e as desavenças políticas e na total falta de visão de crescimento e de empreendedorismo de seus administradores.

6 de Agosto – Rotatória 14 Bis — Pirassununga (SP) — 194 Anos em 2017.

A partir do início do século XXI, porém, a cidade passou a receber importantes investimentos (públicos e privados), no ensino superior (novos cursos na USP, novas faculdades privadas), na indústria (expansão do setor sucroalcooleiro, com a criação e ampliação de usinas de açúcar e álcool, além de novos distritos/polos industriais, que ajudaram a atrair novas empresas), no setor de serviços (novas cadeias de varejo), e na construção civil (principalmente, na verticalização da cidade), os quais, possibilitaram uma retomada suave no ciclo de crescimento econômico que perdura até os dias atuais.

Muito do que se sabe sobre a história de Pirassununga deve-se ao trabalho de pesquisa do professor Manuel Pereira de Godoy.

6 de Agosto – Campus Fernando Costa – USP — Pirassununga (SP) — 194 Anos em 2017.

Nível Cultural

Diferentemente dos grandes centros urbanos, onde os desníveis de ordem econômica e social são mais acentuados, gerando significativos grupos de população nos extremos, que não se comunicam, com o consequente surgimento do mesmo fenômeno na área da cultura, Pirassununga situa-se razoavelmente bem.

Por exemplo, é reduzido o número de analfabetos.

O pequeno fluxo de migrantes de mais baixo nível socioeconômico, não pode ser associado a este fator, pois um baixo nível socioeconômico não denota automaticamente baixa formação, mas sim por uma base nativa de boa educação, a despeito do baixo fluxo migratório engessar um maior intercâmbio de pensamentos e tendências vindas de outras regiões do país de sua parte, tornando a cidade ainda de âmbito provinciano.

6 de Agosto – Monumento com avião da AFA (Academia da Força Aérea) — Pirassununga (SP) — 194 Anos em 2017.

Lazer, Turismo e Locais de Destaque

  • Teatro Municipal Cacilda Becker
  • Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Aflitos
  • Igreja Santo Antônio
  • Praça Central Conselheiro Antônio Prado
  • Lago Municipal Temístocles Marrocos Leite
  • Escola Estadual Pirassununga
  • Anfiteatro da Diretoria Regional de Ensino Professora “Lydia Del Nero”
  • Academia da Força Aérea.
  • FAYS (Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga).
  • Esquadrão de Demonstração Aérea (Esquadrilha da Fumaça).
  • 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado.
  • Estátua do Cristo Redentor e uma aeronave estática T-27 Embraer EMB-312 Tucano, no trevo do quilômetro 210 da Rodovia Anhanguera
  • Auditório da Academia da Força Aérea
  • Conservatório Municipal Cacilda Becker
  • Cidade da Criança – “Castelinho” (e uma aeronave estática T-6)
  • Campus da Universidade de São Paulo, o maior da USP, com destaque para o prédio administrativo do local
  • Centro de Educação Física e Esportiva Presidente Médici, um dos maiores do interior paulista, com destaque para o Ginásio Lauro Pozzi e o Estádio Municipal José Maldonado, o qual possui uma pista de atletismo em piso de borracha
  • Centro de Excelência de Ginástica Olímpica Antenor Jacintho de Souza – Sinhô.
  • Centro Cultural e de Eventos Dona Belila e o Museu Histórico e Pedagógico Doutor Fernando Costa (desativado)
  • Horto Municipal
  • Nas rotatórias ao longo da Avenida Juca Costa, existem os monumentos da Bíblia, uma aeronave estática T-25 Universal, um carro de combate estático M41 Walker Bulldog e uma réplica do 14- bis
  • Centro de Convenções Dr Fausto Victorelli
  • Distrito de Cachoeira de Emas, localizado na SP-201, sendo um lugar de lazer com restaurantes e ainda com destaque para os seguintes locais:

6 de Agosto – Instituto de Educação de Pirassununga (detalhe) — Pirassununga (SP) — 194 Anos em 2017.

Principais Roteiros Turísticos

6 de Agosto – Treino da equipe britânica com os cadetes da AFA — Pirassununga (SP) — 194 Anos em 2017.

Eventos

  • FEST Show (agosto)
  • Semana Nenete de Música sertaneja (julho)
  • Domingo Aéreo da AFA (agosto) – o maior evento aeronáutico do interior do Estado de São Paulo
  • Semana Natalina
  • Fenacema – Festa da Piracema, no Distrito de Cachoeira de Emas (dezembro)
  • Festa Italiana (setembro)
  • Aniversário do Aeroclube (setembro)
  • Pira RPG – Encontro Regional de RPG de Pirassununga (setembro)
  • Encontro Anhanguera de Viaturas Militares Antigas (setembro)
  • Exposição de Carros Antigos da USP (setembro)
  • Novembro Pró-Rock (novembro)
  • MegaJogo de Paintball – Maior evento de Paintball da América Latina (setembro)
  • Passeio de Bóias no Distrito de Cachoeira de Emas (janeiro)

6 de Agosto – Instituto de Educação de Pirassununga — Pirassununga (SP) — 194 Anos em 2017.

Ensino

A infraestrutura da municipalidade, em constante aprimoramento, procura atender a demanda de vagas nos segmentos creches, educação infantil, ensinos médio e fundamental, música e dança.

Para tanto, a Rede Municipal de Ensino reúne 22 unidades, 4 548 alunos e 177 professores. A rede estadual soma 10 948 alunos e a particular mais de 4 320.

6 de Agosto – Entrada da AFA (Academia da Força Aérea) — Pirassununga (SP) — 194 Anos em 2017.

No ensino superior, a cidade possui uma universidade pública, uma universidade particular, duas faculdades particulares e a Academia da Força Aérea, oferecendo um total de dezoito cursos superiores. São elas:

  • Academia da Força Aérea
  • Universidade de São Paulo (FZEA)
  • Centro Universitário Anhanguera Educacional
  • Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação
  • Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Pirassununga

6 de Agosto – Encontro de Gestão Financeira e de Materiais, no campus da USP — Pirassununga (SP) — 194 Anos em 2017.

No ensino à distância, a cidade conta com polos de várias universidades, tais como a Faculdade Interativa COC, a Universidade Paulista – Polo Pirassununga, entre outras.

A cidade ainda conta com uma unidade do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, escola técnica, com vários cursos. Além disso, a administração municipal efetua gestões, junto ao governo estadual, para a possível vinda de uma Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo.

O município ainda conta com uma escola do Serviço Social da Indústria, com capacidade plena para 1 200 alunos.

6 de Agosto – Exibição de voo — Pirassununga (SP) — 194 Anos em 2017.

Transporte

Aéreo

  • Aeródromo Campo de Fontenelle, pertencente à Academia da Força Aérea e atende às missões militares desta Organização Militar – Código: SBYS.
  • Aeroporto de Pirassununga “Antonio Carlos Fávaro” (Pista: 860 m x 30 m – Código: SDPY), destinado à atividade de aeronaves privadas, bem como onde se realiza a formação dos pilotos civis e atividades aerodesportivas, por meio do Aeroclube de Pirassununga.
  • Fazenda Boa Vista, Aeródromo Privado (Pista: 790 m x 18 m – Código: SSMV).

Rodoviário

  • Terminal Rodoviário Intermunicipal, em operação 24 horas.
  • Terminal Urbano “Carlos Brüner”, onde é feita a integração entre as linhas de ônibus coletivos, operadas pela “Viação Pirassununga”.

Rodovias

  • SP-330 – Rodovia Anhanguera
  • SP-225 – Rodovia Deputado Ciro Albuquerque (trecho de Aguaí a Pirassununga) e Rodovia Deputado Rogê Ferreira (trecho de Pirassununga a Itirapina)
  • SP-201 – Rodovia Prefeito Euberto Nemésio Pereira de Godoy
  • SP-328 – Rodovia sem denominação (dois trechos, um de Leme a Pirassununga e outro de Pirassununga a Porto Ferreira)

9 ▒ GALERIA de FOTOS


10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s