4 de Agosto – Barack Obama e Brusque (SC) – 2017

☺ CAPA • Barack Obama 56 Anos

▒ CIDADE • Brusque (SC) 157 Anos

▒ NASCIMENTOS • Percy Shelley • Louis Armstrong • Burle Marx • Wilson Fittipaldi • Carlos A. Strazzer • José R. Chachá • Billy B. Thornton • Pita • Max Cavalera • Marcos • Yudi Tamashiro • Bruna Marquezine

▒ FALECIMENTOS • John Bacon • Anita Garibaldi • Hans C. Andersen • Washington Luís • Oscarito • Victor Mature​

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1792Percy Bysshe Shelley ▒ Percy Bysshe Shelley (Field Place, Horsham, 4 de agosto de 1792Mar Lígure, Golfo de Spezia, 8 de julho de 1822) foi um dos mais importantes poetas românticos ingleses. Shelley é famoso por obras tais como Ozymandias, Ode to the West Wind, To a Skylark, e The Masque of Anarchy. Ele foi admirado por Mahatma Gandhi, Alfred Nobel, C. S. Lewis,[15] Karl Marx, George Bernard Shaw, Bertrand Russell e Isadora Duncan.


1901Louis Armstrong ▒ Louis Daniel Armstrong (Nova Orleans, 4 de agosto de 1901Nova Iorque, 6 de julho de 1971) foi um cantor (tenor) e instrumentista (trompetista, cornetista, saxofonista), que foi considerado “a personificação do jazz”.[1] Louis Armstrong é famoso tanto como cantor quanto como solista, com seu trompete. Durante sua carreira, Armstrong tocou com inúmeras bandas, fez diversos ‘solos’ e participou de filmes.


1909Roberto Burle Marx ▒ Roberto Burle Marx (São Paulo, 4 de agosto de 1909Rio de Janeiro, 4 de junho de 1994) foi um artista plástico brasileiro, renomado internacionalmente ao exercer a profissão de arquitetopaisagista. Seu primeiro projeto de jardim público foi a Praça de Casa Forte, localizada no Recife.


1920Wilson Fittipaldi ▒ Wilson Fittipaldi (Santo André, 4 de agosto de 1920[1]Rio de Janeiro, 11 de março de 2013[2]) foi um piloto de automóveis, empresário e radialista brasileiro, especializado em automobilismo. Conhecido como Barão, Wilson Fittipaldi foi pai dos irmãos Emerson e Wilson e avô de Christian Fittipaldi, todos pilotos brasileiros de várias categorias, incluindo a F1 (Fórmula 1).


1946Carlos Augusto Strazzer ▒ Carlos Augusto Strazzer (São Paulo, 4 de agosto de 1946Petrópolis, em 19 de fevereiro de 1993) foi um ator, cantor e diretor de teatro brasileiro. Ficou mais conhecido por sua participação na televisão, em muitas telenovelas e algumas minisséries, na Rede Globo, na TV Tupi, na Rede Manchete, na TV Bandeirantes e na TV Record.


1954José Rubens Chachá ▒ José Rubens Chasseraux, conhecido como José Rubens Chachá (Santos, 4 de agosto de 1954) é um ator, autor e roteirista brasileiro. Com mais de 40 anos como ator de teatro destaca seus papeis na montagens originais de “Ópera do Malandro” e “Os Saltimbancos” e sua longa passagem de mais de quinze anos pelo Teatro do Ornitorrinco, com apresentações em cinco continentes que lhes valeram prêmios e destaques em diversos Festivais Internacionais e temporadas pela Europa e das Américas.

1955Billy Bob Thornton ▒ William Robert Thornton (Hot Springs, 4 de agosto de 1955) é um ator, músico, roteirista e cineasta norte-americano. Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, por “Na Corda Bamba” (1996). Venceu o Globo de Ouro de melhor ator em minissérie ou filme para televisão por Fargo (2014)


1958Pita ▒ Edivaldo Oliveira Chaves, mais conhecido como Pita (Nilópolis, 4 de agosto de 1958), é um ex-futebolista brasileiro.[1] Em 1978 o treinador Formiga promoveu-o para a equipe principal do Santos, que estava cheia de jovens talentos, como Juary, João Paulo e Nílton Batata.

Esta equipe foi apelidada de “Meninos da Vila”. No São Paulo, conquistou o Campeonato Paulista de 1985 e o segundo título nacional do tricolor.


1969Max Cavalera ▒ Max Cavalera, nome artístico de Massimiliano Antônio Cavalera,[1] (Belo Horizonte, 4 de agostode 1969) é um cantor e guitarrista brasileiro. Formou a banda de thrash metal Sepultura (que no começo era death metal) juntamente com seu irmão, Igor Cavalera. Devido as desavenças rompeu com a banda em 1996, formando o Soulfly.


1973Marcos ▒ Marcos Roberto Silveira Reis, mais conhecido como Marcos (Oriente, 4 de agosto de 1973), é um ex-futebolista brasileiro que atuou como goleiro. De 1992 a 2012, foi atleta do Palmeiras, onde é considerado um dos maiores ídolos da história do clube.[3][4] Também chamado de “São Marcos” por causa de suas defesas consideradas “milagrosas”. Foi o goleiro titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002, quando a equipe conquistou seu quinto título mundial.[6]


1992Yudi Tamashiro ▒ Cassio Yudi Muniz Tamashiro (Santos, 4 de agosto de 1992)[1] é um apresentador de televisão, cantor e dançarino brasileiro. É ex-apresentador do programa Bom Dia & Cia e do Cantando no SBT, do SBT. Participou do programa A Fazenda 6 da Rede Record, sendo o nono eliminado. [14] Em 2007, lança o álbum Os Pequenos Rebeldes, em trabalho conjunto com Priscilla Alcântara, onde interpretam músicas do grupo RBD.[5]


1995Bruna Marquezine ▒ Bruna Reis Maia (Duque de Caxias, 4 de agosto de 1995), mais conhecida como Bruna Marquezine, é uma atriz brasileira. Começou a trabalhar ainda criança, ficando conhecida ao participar da novela Mulheres Apaixonadas em 2003. Participou de América (2005), e Salve Jorge(2012). Protagonizou em Em Família (2014), I Love Paraisópolis (2015) e a série Nada Será Como Antes (2016).

3 ▒ CAPA do DIA

Barack Obama

56 Anos

Barack Hussein Obama II (Honolulu, 4 de agosto de 1961) é um advogado e político norte-americano que serviu como o 44.º presidente dos Estados Unidos de 2009 a 2017, sendo o primeiro afro- americano a ocupar o cargo.

Nascido em Honolulu, no Havaí, Obama é graduado em ciência política pela Universidade Columbia e em direito pela Universidade de Harvard, onde foi presidente da Harvard Law Review.

Também atuou como organizador comunitário, advogado na defesa de direitos civis e ensinou direito constitucional na escola de direito da Universidade de Chicago entre 1992 a 2004.

Obama representou por três mandatos o 13.º distrito no Senado de Illinois entre 1994 a 2004, tentando eleger-se, sem sucesso, ao Congresso dos Estados Unidos em 2000.

Em 2004, após vencer a primária democrata da eleição para o Senado em Illinois, Obama foi convidado para fazer o discurso principal da Convenção Nacional Democrata daquele ano, e, com isso recebeu atenção nacional da mídia.

Em novembro, foi eleito Senador com quase 70% dos votos. Obama começou sua campanha presidencial em 2007 e em 2008, depois de uma acirrada disputa nas primárias do partido com Hillary Clinton, conseguiu apoio suficiente para ganhar a nomeação do Partido Democrata para a presidência dos Estados Unidos.

Ele derrotou o candidato republicano John McCain na eleição geral de novembro, tendo sido empossado presidente em 20 de janeiro de 2009. Nove meses depois, ganhou o Nobel da Paz.

Durante seu primeiro mandato, Obama sancionou propostas de estimulo econômico e outras iniciativas em resposta à Grande Recessão e à crise financeira.

Barack Obama – 1961 – 56 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – No programa de Oprah Winfrey.

Outras importantes iniciativas nacionais neste período incluem a aprovação e sanção da Lei de Proteção e Cuidado ao Paciente, projeto este que passou a ser chamado de Obamacare, e revogou a política “Não pergunte, não conte“.

Na política externa, Obama ordenou o fim do envolvimento norte-americano na Guerra do Iraque, aumentou a quantidade de tropas no Afeganistão, assinou tratados de controle de armas com a Rússia, autorizou uma intervenção armada na Guerra Civil Líbia e ordenou uma operação militar no Paquistão que resultou na morte de Osama bin Laden.


Obama foi reeleito presidente em novembro de 2012, derrotando o republicano Mitt Romney, e foi empossado para um segundo mandato em 20 de janeiro de 2013.

Durante seu segundo mandato, Obama promoveu políticas internas relacionadas com o controle de armas, em resposta ao tiroteio na escola primária de Sandy Hook e outros massacres, e defendeu a igualdade LGBT.

No âmbito externo, a fim de conter a ameaça do grupo Estado Islâmico na região do Oriente Médio, ordenou a volta de tropas militares ao Iraque e autorizou ataques aéreos e navais na Síria.

Além disso, continuou o plano de encerramento das operações de combate norte- americanas no Afeganistão, promoveu discussões que levaram ao Acordo de Paris de 2015 sobre mudanças climáticas globais, firmou um acordo nuclear com o Irã, e iniciou o processo de normalização das relações entre Cuba e EUA.

Ao deixar a presidência, em janeiro de 2017, Obama tinha um índice de aprovação de 60% dentre o povo americano.

Início de vida e carreira

Ver artigo principal: Família de Barack Obama

Barack Hussein Obama II nasceu em 4 de agosto de 1961 em Honolulu, Havaí.[1][2][3]

Sua mãe, Ann Dunham, era branca, de ascendência principalmente inglesa e nascida em Wichita, Kansas.

Seu pai, Barack Obama, Sr., nasceu em Nyang’oma Kogelo, distrito de Siaya, Quênia, e era da etnia luo.[4]

Os pais de Obama conheceram-se em 1960 em uma aula de russo na Universidade do Havaí em Manoa, onde seu pai era um estudante bolsista.[5][6] Casaram-se em 2 de fevereiro de 1961, em Wailuku, Havaí, onde o matrimônio entre pessoas de cores diferentes não era proibido.[7][8]

O casal separou-se quando, no final de 1961, Dunham mudou-se com seu filho recém-nascido para estudar na Universidade de Washington em Seattle por um ano.

Durante este período, Obama Sr. completou sua graduação em economia no Havaí em junho de 1962, e depois concluiu um mestrado em economia pela Universidade Harvard.

Seus pais divorciaram-se em março de 1964.[9][10]

Obama Sr. retornou ao Quênia, onde casou-se novamente, encontrando-se com o filho apenas mais uma vez antes de falecer em um acidente de automóvel em 1982.[11][12][13]

Barack Obama – 1961 – 56 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com sua meia-irmã, Maya Soetoro-Ng, sua mãe, Ann Dunham, e o avô, Stanley Dunham, em Honolulu, Havaí.

Em 1963, Dunham conheceu Lolo Soetoro, um estudante indonésio de pós-graduação em geografia na Universidade do Havaí, com quem casou-se em 15 de março de 1965, em Molokai.[14]

Após duas prorrogações de seu visto, Lolo regressou à Indonésia em 1966.

A família mudou-se para o país natal de Soetero em 1967, onde viveram inicialmente no sul de Jacarta, e, em seguida, a partir de 1970, em um bairro rico da área central da cidade.[15]

Malcolm X, Barack Obama e Martin Luther King – fotomontagem.

Organizador comunitário em Chicago e formação universitária

Em 1985, Obama mudou-se para Chicago para trabalhar como diretor do Projeto Comunidades em Desenvolvimento, uma associação comunitária religiosa originalmente composta por oito paróquias católicas em Roseland, West Pullman, e Riverdale, ao sul de Chicago.

Ele trabalhou como organizador comunitário nesta associação de junho de 1985 a maio de 1988.[36][37][38]

2015 – Encontro entre Raúl Castro e Barack Obama no Panamá, durante a 7.ª Cúpula das Américas.

Obama ajudou a criar um programa de treinamento para o trabalho, um programa de tutoria para a preparação para o estudo universitário, e outro para o estabelecimento de uma organização de defesa dos direitos de inquilinos na região de Altgeld Gardens.[39]

Obama também trabalhou como consultor e instrutor na fundação Gamaliel, um instituto de consultoria e treinamento para associações comunitárias.[40]

Pintura com os maiores ícones do Movimento Negro no mundo – Nelson Mandela, Barack Obama, Martin Luther King Jr. e Malcolm X.

Em meados de 1988, viajou pela primeira vez para a Europa, onde permaneceu por três semanas, indo em seguida ao Quênia, ficando lá por cinco semanas e encontrando-se pela primeira vez com alguns de seus parentes paternos.[41][42][43]

Ele retornou ao Quênia em 1992 com sua noiva Michelle e sua irmã Auma, e em 2006 para uma visita ao local de nascimento de seu pai.[44][45]

Barack Obama – 1961 – 56 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com sua equipe de trabalho na Presidência dos EUA..

Pós-presidência

A presidência de Obama se encerrou formalmente ao meio-dia de 20 de janeiro de 2017, com a posse do seu sucessor, o empresário republicano Donald Trump.

Após a cerimônia de sucessão, Barack e Michelle Obama partiram no helicóptero Executive One, circularam a Casa Branca e depois foram para a Base Aérea de Andrews, onde embarcaram para uma viagem de férias.[313]

A família Obama se mudou para uma casa alugada em Kalorama, em Washington D.C.[314]

Barack Obama – 1961 – 56 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Foto 21 – Obama respondendo a perguntas no Twitter, em 24 de maio de 2012.

Imagem cultural e política

Obama é frequentemente referido como um orador excepcional.[320][321][322] Durante seu período de transição para a presidência e após assumi-la, fez uma série de discursos semanais em vídeo divulgados pela internet.[323]

Obama também possui contas no Facebook, Twitter e Instagram. [324]

Todas as suas contas, exceto uma no Facebook e outra no Twitter, são geridas por um projeto de organização comunitária que defende sua agenda. [325][326][327] Em maio de 2015, Obama entrou no Guiness ao conseguir um milhão de seguidores para sua nova conta pessoal no Twitter em menos de cinco horas.[328]

Barack Obama – 1961 – 56 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Foto 18 – Com a filha Malia, no jardim da Casa Branca.

Família e vida pessoal

Em uma entrevista de 2006, Obama destacou a diversidade de sua família:

“É como uma mini-ONU”, disse ele. “Eu tenho parentes que se parecem com Bernie Mac, e eu tenho parentes que se parecem com Margaret Thatcher.”[355]

Obama era conhecido como “Barry” em sua juventude, mas pediu para ser chamado pelo seu nome durante seus anos na faculdade.[363]

Além do seu idioma nativo, o inglês, Obama tem algum conhecimento básico de indonésio, tendo aprendido o idioma durante a infância, quando viveu com sua família quatro anos em Jacarta, a capital da Indonésia.[364][365][366]

Ele joga basquete, um esporte que praticou durante seus anos escolares, quando foi membro do time da escola;[367]Obama é canhoto.[368]

Os Obama possuem dois cães de água português: o mais velho, que recebeu o nome de Bo, foi dado de presente pelo senador Ted Kennedy;[381] o outro, que é uma fêmea da mesma raça de Bo, nasceu em junho de 2012 e recebeu o nome de Sunny.[382][383]

Obama é um torcedor do Chicago White Sox, e deu o primeiro lançamento da ALCS de 2005.[369]

Em 2009, Obama deu, cerimonialmente, o primeiro arremesso no All Star Game, enquanto vestia uma jaqueta Sox White.[370]

Ele também é essencialmente fã do Chicago Bears na NFL, mas, em sua infância e adolescência, era fã do Pittsburgh Steelers, e, doze dias após assumir a presidência, disse que estava torcendo para o Steelers ganhar a Super Bowl XLIII.[371]

Em 2011, convidou o time de 1985 do Chicago Bears para uma visita a Casa Branca; a equipe não tinha visitado a Casa Branca após a vitória do Super Bowl de 1986 devido ao acidente do ônibus espacial Challenger.[372]

Em junho de 1989, quando foi contratado para um emprego de verão na firma de advocacia Sidley Austin de Chicago, Obama conheceu Michelle Robinson, formada em direito por Harvard e nascida em 1964.[373][374]

Foi atribuído a Michelle a função de ser a mentora de Obama na empresa.[375]

Eles começaram a namorar depois do verão, ficaram noivos em 1991, e casaram-se em 3 de outubro de 1992.[376]

A primeira filha do casal, Malia Ann, nasceu em 4 julho de 1998, seguida por uma segunda filha, Natasha (conhecida como “Sasha”), em 10 de junho de 2001.[377][378][379]

Quando eles se mudaram para Washington, D.C., em janeiro de 2009, as meninas começaram a estudar na escola particular Sidwell Friends.[380]

CITAÇÃO

Barack Obama – A mudança só acontece quando nos mexemos

“A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou por algum outro momento. Nós somos aqueles por quem esperávamos. Nós, somos a mudança que buscamos”.

“Change will not come if we wait for some other person or some other time. We are the ones we’ve been waiting for.

We are the change that we seek.”

Barack Obama / Fonte: Brainy Quote

Barack Obama

Barack Hussein Obama II

(Honolulu, 4 de agosto de 1961)

56 Anos

barackobama.com

facebook.com/barackobama

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1984 – A república africana do Alto Volta muda seu nome para Burkina Faso.


2005 – Início da Wikimania, primeiro encontro internacional de wikipedistas, em Frankfurt (Alemanha).

5 ▒ FALECIMENTOS

4 de Agosto – Á esquerda, escultura de John Bacon, Pai Tâmisa, em pedra de Coade, nos jardins da Ham House. Á direita, máscara com o rosto de Bacon. – Abaixo, Estátua de Atlas no observatório Radcliffe, Oxford. — John Bacon, 1799, escultor britânico (n. 1740).


1799John Bacon ▒ John Bacon (Southwark, 24 de novembro de 1740 — Londres, 4 de agosto de 1799) foi um escultor britânico que viveu no final do século XVIII. Suas várias esculturas, que podem ser estudadas na Catedral de São Paulo em Londres, Christ Church e Pembroke College, Oxford, abadia de Bath e Catedral de Bristol, dão um amplo testemunho do talento de Bacon. Alguns de seus melhores trabalhos são encontrados entre os monumentos da Abadia de Westminster.[1][2]

1849Anita Garibaldi ▒ Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi (Laguna, atual localidade de Morrinhos em Tubarão) 30 de agosto de 1821Ravena, Itália, 4 de agosto de 1849) foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi,[1] conhecida como a “Heroína dos Dois Mundos”. Considerada, no Brasil e na Itália, um exemplo de dedicação e coragem, Anita foi homenageada pelos brasileiros com a designação de dois municípios, ambos no estado de Santa Catarina: Anita Garibaldi e Anitápolis.


1875Hans Christian Andersen ▒ Hans Christian Andersen (também conhecido na Escandinávia por H. C. Andersen ou pelo acrônimo H. C. A.; Odense, 2 de abril de 1805Copenhaga, 4 de agosto de 1875) foi um escritor e poeta dinamarquês de histórias infantis. [1] Em vida, escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido.[2] Desde o século XIX, seus contos já foram traduzidos para mais de 125 idiomas[3] e inspiraram inúmeras peças de dramaturgia, óperas, sinfonias e filmes.

1957Washington Luís ▒ Washington Luís Pereira de Sousa[nb 2] GCC (Macaé, 26 de outubro de 1869São Paulo, 4 de agosto de 1957) foi um advogado, historiador e político brasileiro, décimo primeiro presidente do estado de São Paulo, décimo terceiro presidente do Brasil e último presidente efetivo da República Velha.[1]

Foi deposto em 24 de outubro de 1930, vinte e um dias antes do término do seu mandato como presidente da república, por um golpe militar, que passou o poder, em 3 de novembro, às forças político-militares comandadas por Getúlio Vargas, na denominada Revolução de 1930.


1970Oscarito ▒ Oscarito, pseudônimo de Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción Teresa Diaz(Málaga, 16 de agosto de 1906Rio de Janeiro, 4 de agosto de 1970) foi um ator hispano- brasileiro, considerado um dos mais populares cômicos do Brasil.

Ficou famoso pela dupla que fez com Grande Otelo, em comédias dirigidas por Carlos Manga e Watson Macedo.

Seu nome, no Brasil, era paralelo para os maiores humoristas do cinema, como Charles Chaplinou Cantinflas.


1999Victor Mature ▒ Victor John Mature (Louisville, Kentucky, 29 de janeiro de 1913 — Rancho Santa Fé, Califórnia, 4 de agosto de 1999) foi um ator norte-americano. Seus papéis em “Paixão dos Fortes”, de John Ford, em 1946, e “O Beijo da Morte”, de Henry Hathaway, são considerados seus trabalhos mais consagrados.

Posteriormente, fez “Sansão e Dalila”, de Cecil B. DeMille, em 1949; “O Manto Sagrado”, de Henry Koster, em 1953; “Demétrius e os Gladiadores”, de Delmer Daves, em 1954; e em “O Egípcio”, de Michael Curtiz, em 1954.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

04

Amarante (PI)

04

Brusque (SC)

04

Caridade (CE)

04

São Domingos do Prata (MG)

Brusque (SC)

157 Anos

4 de agosto de 1860

brusque.sc.gov.br

Brusque é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.

Sua população recenseada em 2016 é de 125.810[4] habitantes considerando-se uma cidade média, sendo a 12ª maior cidade em população, maior número de carros por habitantes, 2° melhor cidade para se viver em Santa Catarina e 45°no Brasil.

Localiza-se a uma latitude 27º05’53” sul e a uma longitude 48º55’03” oeste, estando a uma altitude de 21 metros.

Possui uma área de 283,446km²[7].

História

Presença indígena

Antes da colonização, os Xokleng ocupavam um território em “movimento”, pois mantinham uma disputa secular com os Guaranis e os Kaingangs para controlar o território da região onde a cidade se situa.[8]

Colonização

A história da colonização da atual região de Brusque tem início nas terras localizadas à margem direita do rio Itajaí-Mirim.

Neste local destinado à sede da Colônia Itajahy (Brusque), já havia a presença de outros imigrantes – que exploravam a extração de madeira, sendo Pedro Werner, Franz Sallentiem e Paulo Kellner.

No entanto, Vicente Ferreira de Mello, conhecido como Vicente Só, foi um dos primeiros a adentrar a mata e estabelecer moradia no alto de um morro, morro qual hoje se vê a Igreja Católica, localizada no bairro Centro I.[9]

4 de Agosto – Centro da cidade — Brusque (SC) — 157 Anos em 2017.

A imigração começa de fato com a chegada do nobre austríaco Barão von Schneeburg, que liderava 54 imigrantes alemães, oriundos do Grão-ducado de Baden, sul da Alemanha, em 4 de agosto de 1860.

O núcleo foi batizado de “Colônia Itajahy”.

Nos anos seguintes, novos grupos de pessoas oriundas das mais diversas regiões do que mais tarde foi denominado Alemanha chegaram ao município[10].

Em 17 de janeiro de 1890, a cidade foi batizada de Brusque, em homenagem a Francisco Carlos de Araújo Brusque, presidente da província[11] de Santa Catarina na época da fundação da colônia, gaúcho nascido em Porto Alegre em 24 de maio de 1822.

O município foi instituído em 23 de março de 1881, ainda com nome de São Luis Gonzaga, recebendo o nome atual em 1890.

Portanto, as comemorações do centenário (4 de agosto de 1960) e sesquicentenário (4 de agosto de 2010) se referem à chegada dos colonos alemães e não à criação do município de Brusque.[12][13]

4 de Agosto – Centro de compras – Stop Shop — Brusque (SC) — 157 Anos em 2017.

Herdou as características alemãs de seus colonizadores: na arquitetura, na comida, nas festas populares, etc. Entretanto, outros povos legaram contribuições étnicas às levas de germânicos.

Em 10 de março de 1867, chegaram os primeiros colonos de língua inglesa, especialmente os irlandeses e os britânicos. A colônia recebeu mais de 1.500 colonos vindos da Europa e dos Estados Unidos, fugindo da Guerra de Secessão.

Depois, em 1875 chegaram os primeiros imigrantes italianos e, mais tarde, os poloneses. Alguns polacos trouxeram consigo técnicas de tecelagem, e fábricas foram fundadas na cidade.

4 de Agosto – Rua do Vale Europeu — Brusque (SC) — 157 Anos em 2017.

Colonização polonesa

A geógrafa e pesquisadora Maria do Carmo Ramos Krieger Goulart[14] informa que desembarcaram na Villa do Itajahy, 16 famílias da Silésia, região que se encontrava sob o domínio prussiano.

Seu destino eram as terras da Colônia Príncipe Dom Pedro, nos idos de 1869.

Registra a autora que foi nesse ano que ocorria o primeiro nascimento de imigrantes poloneses, tratava-se de Izabella Kokot, nascida em 12 de novembro de 1869, em Brusque.

No entanto, para confirmar a presença polonesa nas terras de Príncipe Dom Pedro e, posteriormente, de Porto Franco (Botuverá), preferimos citar o livro “Dívidas Coloniais”, que contém a relação nominal dos poloneses estabelecidos na região, como também a contabilidade de suas dívidas, a relação inicia-se em outubro de 1890 e continua até fevereiro de 1893:

4 de Agosto – Vale Europeu — Brusque (SC) — 157 Anos em 2017.

Colonização italiana

O ano de 1875 marca o fluxo de uma grande corrente imigratória, era a colonização italiana.

Informa-nos a autora Roselys Isabel Correia dos Santos no livro “A colonização italiana no Vale do Itajaí-Mirim”, que “na direção do atual município de Botuverá, antigo Porto Franco, no médio vale, em terrenos que constituíram a antiga Colônia Príncipe Dom Pedro, os mesmos que foi canalizada a maioria dos imigrantes italianos”, no entanto, os terrenos eram poucos aproveitáveis para a agricultura, destaca-se a exploração da madeira.

As localidades ou linhas de colonização onde inicialmente estabeleceram-se os colonos italianos foram Azambuja, Poço Fundo e Águas Claras. Também foram ocupadas as margens do Ribeirão Alferes, no Vale do Rio Tijucas, onde foi criado o núcleo Nova Trento.

Mais tarde, ocuparam as terras da extinta Colônia Príncipe Dom Pedro, nas localidades compreendidas entre Cedrinho e o distrito Porto Franco, atual Botuverá.

4 de Agosto – Parque das Esculturas — Brusque (SC) — 157 Anos em 2017.

Industrialização

Brusque é conhecida como “Berço da Fiação Catarinense” e “Cidade dos Tecidos” pois foi na cidade que se iniciou um dos maiores polos têxteis de Santa Catarina e do Brasil. João Bauer, em 1890, desenvolveu a primeira tentativa de produção de tecidos no município, contando com ajuda dos imigrantes poloneses, conhecidos como tecelões de Lodz.

A segunda tentativa que logrou êxito aconteceu com o apoio de Carlos Renaux, comerciante que instalou teares de madeira rústicos, construídos pelos próprios poloneses, dentro do depósito de sua casa de comércio em 1892, fundando a Fábrica de Tecidos Carlos Renaux S.A., um dos ícones da indústria no sul do Brasil.[15]

Em 1898, surgiu a Buettner e em 1911 a Schlösser. Essas indústrias dominaram a principal atividade econômica da cidade durante a maior parte do século XX, até no final dos anos 80.

Ainda hoje é um dos setores mais fortes da economia local, agregando nomes importantes na área de malhas e serviços têxteis.

4 de Agosto – Centro de compras – Fip do Pato — Brusque (SC) — 157 Anos em 2017.

Turismo

Durante a década de 1980 o município e em especial a região do Vale de Azambuja, ficaram conhecidos como a Capital da pronta-entrega.

Após a estabilização da inflação, com a criação do Real em 1994, aliado à construção de centros comerciais como Stop Shop e FIP na Rod. Antônio Heil, a região de Azambuja perdeu seu foco comercial.

4 de Agosto – Parque Zoobotânico — Brusque (SC) — 157 Anos em 2017.

Destaca-se também o Parque Zoobotânico, com 220.000m2 de área preservada, onde vivem cerca de 650 animais de 135 espécies diferentes, mantidos o mais próximo possível do seu habitat natural.

Um teleférico de 578m liga o Parque Leopoldo Moritz, permitindo a visão de boa parte da cidade e da Mata Atlântica.

Aberto em 2014, o Parque das Esculturas também tornou-se local de turismo, tendo mais de 40 obras em céu aberto feitas em mármore por artistas de diversos países.

4 de Agosto – Foto aérea da cidade — Brusque (SC) — 157 Anos em 2017.

Curiosidades

  • A urna eletrônica foi criada em Brusque e a primeira seção eleitoral a utilizá-la também foi em Brusque (1988).
  • A primeira cidade da América Latina a ter um Telecentro (local com computadores para acesso público a Internet) (1995).
  • Sede da primeira indústria de fiação de Santa Catarina (1900 – Fábrica de Tecidos Carlos Renaux). Por isso Brusque é conhecida por “Berço da Fiação Catarinense”.
  • Pioneira em Santa Catarina na Fluoretação da água de abastecimento público.
  • Primeiro clube de Futebol de Santa Catarina – Clube Atlético Carlos Renaux, fundado em 1913. O “Vovô do Futebol Catarinense”
  • Primeiro Observatório Astronômico do sul do Brasil.
  • Primeira boate de Santa Catarina, o “Carlinhos Bar”
  • Maior cinema do sul do Brasil, Cine Teatro Real, com mais de 1000 lugares, desativado em 1994. Depois foi reinaugurado no mesmo local, mas com 3 salas menores
  • Pioneira também no Kartismo em Santa Catarina.
  • A primeira película gravada em Santa Catarina foi em Brusque, seguida por Itajaí e tendo a primeira exibição de cinema em Blumenau.
  • O Museu Arquidiocesano Dom Joaquim (Museu de Azambuja) é tido como o mais completo museu de arte sacra popular do sul do Brasil.
  • Brusque também foi sede da única colônia de língua inglesa de Santa Catarina em 1867, a Colônia Príncipe Dom Pedro. Além disso foi sede do primeiro núcleo de colonização polonesa no Brasil em 1869, tendo estes migrado para o Estado do Paraná.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s