☺ CAPA • Daniela Mercury 52 Anos

▒ CIDADE • Itabuna (BA) 107 Anos

▒ NASCIMENTOS • Ludwig Feuerbach • Manuel Querino • Beatrix Potter • Marcel Duchamp • Karl Popper • Pavel Cherenkov • Earl Tupper • Jacqueline Kennedy Onassis • Richard Wright • Jim Davis • Osmar Santos • Guilherme Arantes • Ísis de Oliveira • Dana White • Alexis Arquette • Manu Ginóbili • Caín Velásquez • Sasha Meneghel

▒ FALECIMENTOS • Cyrano de Bergerac • Antonio Vivaldi • Johann Sebastian Bach

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1804Ludwig Feuerbach ▒ Ludwig Andreas Feuerbach (Landshut, 28 de julho de 1804 — Rechenberg, Nuremberg, 13 de setembro de 1872) foi um filósofo alemão[1]. Feuerbach é reconhecido pelo ateísmo humanista e pela influência que o seu pensamento exerce sobre Karl Marx. Abandonou os estudos de Teologia para tornar-se aluno do filósofo Hegel, durante dois anos, em Berlim.

1851Manuel Querino ▒ Manuel Raimundo Querino (Santo Amaro, 28 de julho de 1851Salvador, 14 de fevereiro de 1923) foi um intelectual afro-descendente, aluno fundador do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia e da Escola de Belas Artes, pintor, escritor, líder abolicionista e pioneiro nos registros antropológicos da cultura africana na Bahia. De acordo com o historiador Henry Louis Gates Jr., Manuel Querino viveu e atuou numa época em que se defendia abertamente o “branqueamento” do Brasil enquanto política oficial de estado, visto que o pensamento dominante era o de que a cultura negra era inferior em relação à branca. Manifestações culturais como o Candomblé e a Capoeira eram, portanto, vistas como bárbaras e empecilhos da civilização.[1]


1866Beatrix Potter ▒ Helen Beatrix Potter (Londres, 28 de julho de 1866Lakeland, 22 de dezembro de 1943) foi uma escritora, ilustradora, micologista e conservacionista inglesa, célebre por seus livros infantis de grande originalidade e valor intemporal. Sua obra mais famosa é A História do Pedro Coelho, um relato das travessuras do Peter Rabbit na horta do Seu Gregório[1].


1887Marcel Duchamp ▒ Marcel Duchamp (Blainville-Crevon, 28 de julho de 1887Neuilly-sur- Seine, 2 de outubro de 1968)[1] foi um pintor, escultor e poeta francês,[2] cidadão dos Estados Unidos a partir de 1955, e inventor dos ready made. É um dos precursores da arte conceitual e introduziu a ideia de ready made como objeto de arte.


1902Karl Popper ▒ Karl Raimund Popper (Viena, 28 de Julho de 1902Londres, 17 de Setembro de 1994) foi um filósofo da ciência austríaco naturalizado britânico. É considerado por muitos como o filósofo mais influente do século XX a tematizar a ciência [1]. Foi também um filósofo social e político de importância considerável, um grande defensor da democracia liberal e um oponente implacável do totalitarismo.[2][3]


1904Pavel Cherenkov ▒ Pavel Alekseyevich Cherenkov ou Tcherenkov (em russo: Павел Алексеевич Черенков; Oblast de Voronej, 28 de julho de 1904Moscou, 6 de janeiro de 1990) foi um físico da Rússia/União Soviética.[1] Foi Nobel de Física em 1958, pela descoberta e interpretação do efeito Cherenkov.


1907Earl Tupper ▒ Earl Silas Tupper (Berlin, 28 de julho de 1907Costa Rica, 5 de outubro de 1983) foi um engenheiro, empresário e inventor norte-americano. Trabalhou na DuPont e inventou, no início a década de 1940, um recipiente para a conservação de alimentos. Em 1946 fundou a “Tupperware Corporation” (atual “Tupperware Brands Corporation“), empresa detentora da marca Tupperware[1].


1929Jacqueline Kennedy Onassis ▒ Jacqueline Lee “Jackie” Bouvier Kennedy Onassis (Southampton, 28 de julho de 1929Manhattan, 19 de maio de 1994)[1] foi a esposa do 35.º presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy e, portanto, foi primeira-dama dos Estados Unidos de 1961 a 1963, quando ele foi assassinado. Cinco anos depois, casou-se com o magnata grego Aristóteles Onassis; continuaram casados até à morte deste.


1943Richard Wright ▒ Richard William Wright, conhecido artisticamente como Rick Wright (Londres, 28 de Julho de 1943 — Londres, 15 de Setembro de 2008), foi um músico britânico, tecladista da banda de rock progressivo Pink Floyd. Como compositor contribuía com duas ou três músicas por álbum, ou em obras coletivas como “Echoes” ou “Time“. Dark Side of the Moon (1973), seu ápice no Pink Floyd: os teclados se equiparam a guitarra de David Gilmour

1945Jim Davis ▒ Jim Davis, pseudônimo de James Robert Davis (28 de julho de 1945), é um cartunista estadunidense, criador do personagem de histórias em quadrinhos Garfield entre outros. Hoje Garfield é lido em 2570 jornais por 263.000.000 de leitores em todo o mundo. Recentemente o livro “Guinness” que registra os recordes do mundo, nomeou Garfield como “A Tira Cômica mais Amplamente Sindicalizada do Mundo”.


1949Osmar Santos ▒ Osmar Aparecido Santos (Osvaldo Cruz, 28 de julho de 1949) é um ex- radialista e locutor esportivo brasileiro. Osmar Santos teve uma participação importante como locutor dos comícios da campanha política de 1984 pelas Diretas Já.[2] Bastante popular, recebeu proposta para candidatar-se a cargos políticos, mas não aceitou. Trabalhou também nas redes de televisão Rede Globo, Rede Record e Rede Manchete. Narrou a Copa do Mundo de 1986 pela Rede Globo como primeiro locutor, na companhia de Galvão Bueno (segundo locutor) e Luís Alfredo (terceiro locutor).


1953Guilherme Arantes ▒ Guilherme Arantes (São Paulo, 28 de julho de 1953) é um cantor e compositor brasileiro. É reconhecido como um grande hitmaker, emplacando sucessos na sua própria voz e nas de inúmeros outros artistas tais como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Nando Reis, Elis Regina, Roberto Carlos, Belchior, Gal Costa e MPB4.[4][5]


1959Ísis de Oliveira ▒ Ísis de Oliveira (Nova Friburgo, 28 de julho de 1959) é uma atriz e modelo brasileira. Na década de 1980 fez parte do elenco de artistas dos programas de humor de Jô Soares. Trabalhou em várias novelas da Rede Globo, dentre elas: Sol de Verão, Roque Santeiro, O Outro, Que Rei Sou Eu? e Meu Bem, Meu Mal.


1969Dana White ▒ Dana Frederick White Jr. (Central Manchester, 28 de julho de 1969) é um empresário e ex-pugilista norte-americano. É o atual presidente do Ultimate Fighting Championship e homem mais poderoso da bilionária indústria do Mixed martial arts (MMA ou Artes Marciais Mistas). É apontado como o maior responsável pela transformação do Vale-Tudo em MMA.


1969Alexis Arquette ▒ Alexis Arquette, nascida como Robert Arquette (Los Angeles, 28 de julho de 1969 — Los Angeles, 11 de setembro de 2016), foi uma atriz transexual americana de cinema e de televisão. Arquette também era cartunista e fazia performances como drag queen, e parte de uma grande família de artistas, como Patricia Arquette, David Arquette, Richmond Arquette e Rosanna Arquette.


1977Manu Ginóbili ▒ Emanuel David Ginóbili (Bahía Blanca, 28 de julho de 1977) é um jogador de basquetebol argentino, que atuou na equipe do San Antonio Spurs da NBA. Participou de dois NBA All Star Game e ao lado de Tony Parker e Tim Duncan formam o “Big Three” dos Spurs, onde ganharam juntos os títulos da NBA em 2003, 2005, 2007 e 2014. Foi o líder da Seleção argentina de basquete na campanha do ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004.


1982Caín Velásquez ▒ Cain Ramirez Velasquez (Salinas, 28 de julho de 1982) é um lutador de artes marciais mistas(MMA) estadunidense de ascendência mexicana. É ex-campeão do peso- pesado do UFC. Velásquez é classificado como o peso-pesado número #2 do mundo[1] e ocupa a 5# colocação do Ranking Peso por Peso do UFC. Velásquez foi consagrado recebendo o prêmio do Sherdog como o “Lutador do Ano de 2010”.[2]


1998Sasha Meneghel ▒ Sasha Meneghel Szafir (Rio de Janeiro, 28 de julho de 1998[2]) é uma estudante de moda, brasileira, conhecida por ser filha única da apresentadora de televisão Xuxa Meneghel e do ator Luciano Szafir. Sasha cresceu sob os holofotes, tendo seus primeiros 10 minutos de vida transmitidos ao vivo pelo Jornal Nacional.[3] Sasha foi a protagonista do filme Xuxa e o Mistério de Feiurinha, inspirado no livro O Fantástico Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira, dirigido por Tizuka Yamasaki.[5][6]

3 ▒ CAPA do DIA

Daniela Mercury

52 Anos

Daniela Mercuri de Almeida Verçosa OMC, conhecida apenas como Daniela Mercury, nome artístico de (Salvador, 28 de julho de 1965), é uma cantora, compositora, instrumentista, produtora musical, atriz e jurada de talent shows luso-brasileira. [3]

Em sua carreira solo, Mercury vendeu mais de 20 milhões de discos em todo o mundo.[5]

Vencedora de um Grammy Latino, por seu álbum Balé Mulato – Ao Vivo, recebeu também seis Prêmio da Música Brasileira, um prêmio pela APCA, três prêmios Multishow e dois prêmios pelo VMB, de melhor videoclipe e fotografia.

Na televisão foi jurada e mentora dos talent shows Popstars, Superstar e The Voice Kids Portugal.[6]

Em 1991, Daniela lançou seu álbum homônimo, que foi seguido por O Canto da Cidade um ano depois, alavancando sua carreira como artista nacional e levando o axé music à evidência.

Com o passar dos anos, lançou vários álbuns, gerando grandes singles como “Swing da Cor“, “O Canto da Cidade“, “À Primeira Vista“, “Rapunzel“, “Nobre Vagabundo“, “Ilê Pérola Negra (O Canto do Negro)“, “Mutante“, “Maimbê Dandá“, “Levada Brasileira”, “Oyá Por Nós”, entre outros.

28 de Julho – Daniela Mercury – 1965 – 52 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com Carlinhos Brown.

Ela gravou um DVD comemorativo de 25 anos do Cirque du Soleil e fez parte do Festival de Jazz de Montreal.[7]

Além disso, participou do álbum de Alejandro Sanz e cantou com Paul McCartney, na Noruega durante a entrega do Prêmio Nobel da Paz.

Em 2013, Daniela lança em parceria com a esposa, seu primeiro livro, Daniela e Malu: Uma História de Amor.

28 de Julho – Daniela Mercury – 1965 – 52 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com os filhos, Giovana e Gabriel Póvoas.

Biografia

Daniela Mercury é filha de Liliana Mercuri de Almeida, uma assistente social de ascendência italiana, e António Fernando de Abreu Ferreira de Almeida, um mecânico português.

A cantora cresceu no bairro de Brotas com os quatro irmãos: Tom, Cristiana, Vânia (que também é cantora) e Marcos.

28 de Julho – Daniela Mercury – 1965 – 52 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com os pais, seu Abreu e dona Liliane, e os irmãos Marcos, Vânia, Cristiana e Tom.

Quando tinha oito anos de idade começou a estudar dança.

Aos treze, após assistir a um show de Elis Regina, decidiu se tornar cantora, e, aos quinze, começou a se apresentar em bares.

28 de Julho – Daniela Mercury – 1965 – 52 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Foto 9 – Com os filhos, Giovana e Gabriel Póvoas, e a esposa, Malu Verçosa (primeira à esquerda).

Vida pessoal

Em 1984, aos dezenove anos de idade, casou-se com o engenheiro eletrônico Zalther Portela Laborda Póvoas.

Um ano mais tarde, em 3 de setembro de 1985, deu à luz Gabriel Póvoas, o primeiro filho. No ano seguinte, nasceu Giovana.

Em 1996, Mercury e Póvoas se separaram.

Em 2007, a coluna “Retratos da Vida”, do jornal carioca Extra, divulgou que Daniela Mercury estaria namorando uma arquiteta residente da cidade de Nova Iorque.[74]Daniela foi casada durante três anos com o publicitário italiano Marco Scabia, de quem se separou no final de 2012.[75][76]

28 de Julho – Daniela Mercury – 1965 – 52 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Foto 6 – Com a esposa, Malu Verçosa.

Em 3 de abril de 2013, Daniela postou foto no site de redes sociais Instagram com sua esposa, a jornalista Malu Verçosa.

A cantora declarou publicamente o seu relacionamento homoafetivo com a frase:

“Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar”.[77]

Discografia

Ver artigos principais: Discografia de Daniela Mercury e Lista de composições de Daniela Mercury

Álbuns de estúdio

Álbuns ao vivo

Filmografia

Televisão
Ano Título Personagem Nota
1992 O Canto da Cidade Ela mesma Especial de fim de ano
1997 Mandacaru Maria Bonita Episódio: “12 de agosto de 1997”
1998 Dona Flor e Seus Dois Maridos Esmeralda Episódio: “1 de maio de 1998”
2002 Popstars Mentora assistente Temporada 1
2006 Dança Comigo Jurada especial Episódio: “17 de junho de 2016”
2007 Paraíso Tropical Ela mesma Episódio: “20 de setembro de 2007”
2014 The Voice Kids Portugal Jurada / Mentora
2016 Superstar Jurada / Mentora Temporada 3

Cinema
Ano Título Personagem Nota
2005 Chame Gente – A História do Trio Elétrico Ela mesma Documentário
2017 Axé: Canto do Povo de um Lugar[79] Ela mesma Documentário

Turnês

  • Turnê Swing da Cor (1991–92)
  • Turnê O Canto da Cidade (1992–94)
  • Turnê Música de Rua (1995–96)
  • Turnê Feijão com Arroz (1996–97)
  • Turnê Elétrica (1998–99)
  • Turnê Sol da Liberdade (2000–01)
  • Turnê Sou de Qualquer Lugar (2002)
  • Turnê Eletrodoméstico (2003)
  • Turnê Carnaval Eletrônico (2004)
  • Turnê Balé Mulato (2006–09)
  • Turnê Canibália (2009–12)
  • Turnê Couché (2013)
  • Turnê Pelada (2014)
  • Turnê Baile da Rainha Má (2015–16)
  • Turnê A Voz e o Violão (2016–17)

Prêmios e indicações

Grammy Latino

Ano Nomeação Categoria Resultado
2004 Carnaval Eletrônico Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro Indicado
2006 Baile Barroco Melhor Vídeo Musical – Versão Longa Indicado
2007 Balé Mulato – Ao Vivo Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras Venceu

Daniela Mercury, Alinne Rosa, Saulo e Ivete Sangalo se apresentam no ‘Arrastão’.

Prêmio Sharp

  • 1991: Melhor revelação feminina regional
  • 1992: Prêmio especial de melhor música por “O Canto da Cidade
  • 1992: Melhor cantora regional
  • 1994: Melhor cantora regional

Prêmio TIM de Música

  • 2006: Melhor cantora regional
  • 2006: Melhor cantora (voto popular)

Troféu Band Folia

  • 2005: Melhor Música por “Olha o Ghandy Ai”
  • 2006: Melhor Música por “Levada Brasileira”

Troféu Dodô e Osmar

  • 1992: Melhor cantora
  • 1993: Homenagem Especial – Hors Concours
  • 1994: Homenagem Especial – Hors Concours
  • 1995: Homenagem Especial – Hors Concours
  • 1996: Homenagem Especial – Hors Coucours
  • 1997: Melhor cantora
  • 1997: Melhor música por “Rapunzel
  • 1999: Melhor performance
  • 2001: Destaque feminino
  • 2002: Homenagem especial – Hors Concours
  • 2004: Melhor música por “Maimbê Dandá
  • 2005: Melhor projeto visual de trio
  • 2006: Prêmio Especial Sérgio Simões
  • 2007: Camarote mais bonito
  • 2007: Melhor visual de trio elétrico
  • 2009: Melhor Figurino Feminino
  • 2015: Melhor Figurino

28 de Julho – Daniela Mercury – 1965 – 52 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Foto 15 – Malu Verçosa, Daniela Mercury, Saulo Fernandes, Fernanda Paes Leme, Dito, Caetano Veloso, Ivete Sangalo e Levi Lima.

Prêmio da Música Brasileira

  • 2010: Melhor cantora (voto popular)

Premios Ondas

  • 2000: Melhor artista latino

Prêmio Brasil DVD

Prêmio Multishow de Música Brasileira

  • 1995: Melhor cantora
  • 1997: Melhor cantora
  • 2002: Melhor música por “Mutante

Ivete Sangalo com Daniela Mercury.

Prêmio APCA

MTV Video Music Brasil

Troféu Imprensa

  • 1992: Melhor música por “O Canto da Cidade”
  • 1992: Melhor cantora
  • 1992: Revelação do Ano
  • 1996: Melhor música por “À Primeira Vista
  • 1996: Melhor cantora
  • 1997: Melhor cantora

Lifetime Achievement Award

  • 2015: Reconhecimento da carreira[80]

International Portuguese Music Awards (IPMA)

  • 2017: Life Achievement Award
  • 2017: Outstanding Album Award por Vinil Virtual

Daniela Mercury: Embaixadora do UNICEF no Brasil

Fonteunicef.org/brazil

Há quase 18 anos, a Embaixadora do UNICEF no Brasil e cantora Daniela Mercury vem realizando um trabalho exemplar em defesa dos direitos de crianças e adolescentes no País.

Como parceira do UNICEF, tem participado ativamente de campanhas e eventos relacionados à prevenção do HIV/aids, ao combate ao racismo na infância e à exploração de crianças e adolescentes.

Com isso, a Embaixadora tem ajudado a dar visibilidade a temas relevantes para a vida de meninas e meninos, principalmente os mais vulneráveis.

Com seu comprometimento e determinação, nossa Embaixadora Daniela Mercury é uma importante aliada do UNICEF na defesa da melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes brasileiros, contribuindo para a construção de um mundo mais justo, solidário e sem discriminação.

CITAÇÃO

Daniela Mercury – Políticas públicas e sociedade

“O nosso desafio é encontrarmos um modelo próprio de desenvolvimento que promova a igualdade social e preservação do meio ambiente.”

Daniela Mercury / Fonte: Mensagens com Amor

Daniela Mercury

Daniela Mercuri de Almeida Verçosa

(Salvador, 28 de julho de 1965)

52 Anos

danielamercury.com.br

instagram.com/danielamercury

 

4 ▒ ACONTECIMENTOS

1821 – Independência do Peru



1919Epitácio Pessoa assume a presidência da República. Ele foi escolhido pela Comissão Brasileira em Versalhes.


5 ▒ FALECIMENTOS


1655Cyrano de Bergerac ▒ Hector Savinien de Cyrano de Bergerac ( Heitor Saviniano de Cyrano de Bergerac) (Paris, 6 de março de 1619Sannois, 26 de julho de 1655) foi um escritor e duelista que se tornou mais conhecido pelos muitos trabalhos de ficção que têm sido feitos sobre sua vida. Nessas histórias, ele é sempre retratado com um grande nariz, em especial na peça feita por Edmond Rostand sobre sua vida. Suas obras inspiraram várias obras posteriores, tais como Micrômegas, de Voltaire, e Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift.

1741Antonio Vivaldi ▒ Antonio Lucio Vivaldi (Veneza, 4 de março de 1678Viena, 28 de julho de 1741) foi um grande compositor e músico do estilo barroco tardio oriundo da República de Veneza, atual Itália. Tinha a alcunha de il Prete Rosso (“o padre ruivo”) por ser um sacerdote católico de cabelos ruivos.[1] Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. É conhecido do grande público principalmente por seus quatro concertos para violino e orquestra denominados Le quattro stagioni (“As Quatro Estações”).[2]


1750Johann Sebastian Bach ▒ Johann Sebastian Bach (Eisenach, 21 de março de 1685[nota 1]Leipzig, 28 de julho de 1750) foi um compositor, cravista, Kapellmeister, regente, organista, professor, violinista e violista oriundo do Sacro Império Romano-Germânico, atual Alemanha.

Sua habilidade ao órgão e ao cravo foi amplamente reconhecida enquanto viveu e se tornou lendária, sendo considerado o maior virtuoso de sua geração e um especialista na construção de órgãos.

Entre suas peças mais conhecidas e importantes estão os Concertos de Brandenburgo, o Cravo Bem- Temperado, as Sonatas e Partitas para violino solo, a Missa em Si Menor, a Tocata e Fuga em Ré Menor, a Paixão segundo São Mateus, a Oferenda Musical, a Arte da Fuga e várias de suas cantatas.[1]

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Futuro

Internacional

Peru

  • Dia da Independência (1821)

Portugal

  • Dia Nacional da Conservação da Natureza.

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

28

Araguacema (TO)

28

Atalaia (PR)

28

Campo Formoso (BA)

28

Coronel João Sá (BA)

28

Cristais Paulista (SP)

28

Gandu (BA)

28

Itabuna (BA)

28

Jacobina (BA)

28

Pastos Bons (MA)

28

Paulo Afonso (BA)

28

Pedro Alexandre (BA)

28

Pindaré-Mirim (MA)

28

Rodrigues Alves (AC)

28

São Caetano do Sul (SP)

28

São Gonçalo dos Campos (BA)

28

São José da Lagoa Tapada (PB)

28

São José da Laje (AL)

28

Tocantinópolis (TO)

Itabuna – BA

107 Anos

28 de julho de 1910

itabuna.ba.gov.br

Itabuna é um município brasileiro do sul do estado da Bahia.

É a quinta cidade mais populosa da Bahia, e no nordeste brasileiro, a cidade ocupa o décimo lugar. A sua população é de 220 386 habitantes[5], conforme estimativa do IBGE de 2016.

A cidade de Itabuna, em conjunto com o município vizinho de Ilhéus, forma uma aglomeração urbana classificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística como uma capital regional B, exercendo influência em mais de 40 municípios que, juntos, apresentam pouco mais de um milhão de habitantes.[9].

Possui uma área total de 432,244 km² e está localizada a cerca de 426 quilômetros da capital da Bahia, estando em torno de 333 quilômetros de distância dessa cidade via ferryboat.

Segundo levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o município de Itabuna apresenta o terceiro melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Estado da Bahia, ficando atrás somente da capital baiana, Salvador, e do município de Lauro de Freitas.

É terra natal do escritor Jorge Amado, que a descreve em algumas de suas obras, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim.

Topônimo

O nome “Itabuna” é derivado do termo tupi itáabuna, que significa “padre de pedra” (itá, pedra + abuna, padre).

28 de Julho – Vista panorâmica da cidade — Itabuna (BA) — 107 Anos em 2017.

O nome é uma referência a uma formação rochosa que se assemelha a um padre.[10]

Essa formação rochosa veio a designar o terceiro distrito de Ilhéus, Cachoeira de Itabuna, ao qual pertencia a localidade de Tabocas, que veio a dar origem ao atual município de Itabuna.[11]

História

Por volta do ano 1000, as tribos indígenas tapuias (mais especificamente, os aimorés)[12] que habitavam a região foram expulsas para o interior do continente devido à chegada de povos tupis procedentes da Amazônia.

28 de Julho – Centro da cidade — Itabuna (BA) — 107 Anos em 2017.

No século XVI, quando chegaram os primeiros portugueses à região, a mesma era habitada pelos tupiniquins, grupo indígena do tronco tupi.

Os portugueses implantaram, na região, a capitania de Ilhéus, porém esta fracassou economicamente devido aos constantes ataques dos índios aimorés, que, a partir da década de 1550, retornaram à região, provenientes do interior do continente.[12] [13]

O povoamento de origem europeia na região só se consolidou a partir do momento em que esta passou a servir como principal ponto de passagem de tropeiros, que se dirigiam a Vitória da Conquista.

Na área cortada pelo rio Cachoeira, surgiu, em 1857, o Arraial de Tabocas, em meio à mata, que estava sendo ocupada por não índios.

O nome Tabocas, segundo a tradição, deve-se a um imenso jequitibá, de cuja derrubada fora feita uma disputa, sendo aquele o “pau da taboca”, ou seja, da roça que se abria.

A partir de 1867, intensificou-se a ocupação da região por não índios – principalmente migrantes sergipanos, dentre os quais se destacam Félix Severino de Oliveira, depois conhecido como Félix Severino do Amor Divino, e José Firmino Alves, que eram primos.

Félix fundou, na entrada de Itabuna, a Fazenda Marimbeta. Hoje, existe uma rua com esse nome, no bairro da Conceição.

Eles vieram da Chapada dos Índios, atual Cristinápolis. A eles, se atribui a fundação da futura cidade de Itabuna.

Em trinta anos, o crescimento da povoação foi tanto que, em 1897, os moradores pleitearam sua emancipação, que foi negada.

Nova tentativa foi feita, junto ao governo estadual, em 1906, comprometendo-se Firmino Alves a doar os terrenos para que fossem erguidas as sedes administrativas.

Emancipação

Fundado em 1910, o município de Itabuna tem sua cronologia confundida com a própria origem do seu perímetro urbano, a partir de meados do século XIX, reduzindo-se a importância da centenária Ferradas, que foi a primeira vila – com o nome de dom Pedro de Alcântara, três décadas antes de Tabocas -, e o primeiro povoamento não indígena no território daquele que viria a ser o município de Itabuna.

Em abril de 2011, foi protocolado, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma proposta do deputado Gilberto Santana, do Partido Trabalhista Nacional, para a criação da Região Metropolitana do Cacau, que englobaria os municípios de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Itacaré, Itapé, Itajú do Colônia, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca.[14][15]

28 de Julho – Centro da cidade — Itabuna (BA) — 107 Anos em 2017.

Economia

Itabuna é um centro regional de comércio, indústria e de serviços.

Sua importância econômica cresceu no Brasil durante a época áurea do cultivo de cacau, que, por ser compatível com o soloda região, levou-a ao 2º lugar em produção no país, exportando para os Estados Unidos e Europa.

Depois de grave crise na produção cacaueira causada pela presença da doença conhecida como vassoura-de-bruxa, a cidade tem buscado alternativas econômicas, com a ajuda do comércio, da indústria e da diversificação de lavouras.

A cidade é um importante entreposto comercial do estado, situada às margens da BR-101 e BR-415 e hoje se destaca com indústrias de grande porte como Nestlé, Kissex, Produtos Padim, Delphi Cacau, Cambuci S/A (Penalty) e TriFil, se consolidando como polo médico, prestador de serviços e de educação.

O município conta com o Shopping Jequitibá, um dos maiores do interior da Bahia, com mais de 130 lojas e 8 âncoras.

28 de Julho – Ilha do Jegue — Itabuna (BA) — 107 Anos em 2017.

Saúde

A cidade conta com alguns hospitais particulares e outros filantrópicos como o complexo Santa Casa, com 3 hospitais, assim como outros públicos, como o Hospital de Base, que não atendem somente a cidade, mas também aos municípios vizinhos, num total de 121 pactuados, como Lomanto Júnior, Ibicaraí, Itajuípe, Itapé, Buerarema, Jussari, Camacã, Coaraci e Uruçuca, inclusive de outros estados.

Educação

Itabuna se destaca na educação, principalmente como polo universitário regional, possuindo alguns dos melhores centros educacionais da Bahia.

28 de Julho – Sesi e Senai — Itabuna (BA) — 107 Anos em 2017.

A cidade dispõe de várias escolas públicas, com destaque para o Colégio Estadual Sesquicentenário (CISO), Colégio da Polícia Militar Antônio Carlos Magalhães, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, e particulares como os colégios Sistema Moderno de Educação, Galileu, São José da Ação Fraternal de Itabuna (AFI), Divina Sartre COC (ex- Divina Providência) e Pio XII, além de 2 faculdades, Faculdade de Tecnologia e Ciências e União Metropolitana de Educação e Cultura – ex-FacSul, um Centro Estadual de Educação Profissional em biotecnologia e saúde – CEEP (antigo Colégio Polivalente) e também a Universidade Estadual de Santa Cruz, que, apesar de estar em território ilheense, está mais próxima do centro de Itabuna.

A universidade surgiu da união de faculdades das duas cidades na década de 1970, oferecendo, juntas, mais de 50 cursos de nível superior em graduação e mais alguns em pós-graduação. Possui também o campus sede da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia).

  • Taxa de analfabetismo (IBGE – 2000):
  • População de 10 a 15 anos: 7,9%;
  • População de 15 anos ou mais: 15,1%.
  • IDI (Índice de Desenvolvimento da Infância – Unicef – 2004): 0,64.

28 de Julho – Prefeitura da cidade — Itabuna (BA) — 107 Anos em 2017.

Cultura

Itabuna se destaca pela vasta cultura, com grupos de teatro, grupos de capoeira, dança, bandas musicais com trabalho autoral expressivo de diferentes gêneros como Pagode do Bis, Cacau com Leite, Lordão, Mendigos Blues e Manzuá e outras atividades do gênero como por exemplo no meio Gospel onde encontramos a Banda Shalom e no seguimento Rock Gospel encontra-se as Bandas Projeto Alpha, Restauração e Salmos.

Um dos maiores santeiros do mundo, Osmundo Teixeira, vive e trabalha na cidade.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Anúncios

Escrito por Paul Sampaio

PAUL SAMPAIO CHEDIAK ALVES é professor, locutor, apresentador de rádio e TV, web designer e diretor fundador da REDE SAMPAIO de Televisão e Sites.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s