27 de Julho – Paulo Silvino e São José dos Campos (SP) – 2017

☺ CAPA • Paulo Silvino 78 Anos

▒ CIDADE • São José dos Campos (SP) 250 Anos

▒ NASCIMENTOS • Alexandre Dumas Filho • Lyudmila Rudenko • Adolfo Celi • Bemvindo Sequeira • Julian McMahon • Jandir Ferrari • Cliff Curtis • Cássio Reis • Jonathan Meyers • Andréia Horta

▒ FALECIMENTOS • Gertrude Stein • James Mason • Helena Greco

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1824Alexandre Dumas Filho ▒ Alexandre Dumas, filho, (Paris, 27 de Julho de 1824Marly-le-Roi, 27 de Novembro de 1895) é filho de Alexandre Dumas, pai (Dumas Davy de la Pailleterie) e uma costureira. Foi um escritor francês que seguiu os passos de seu pai tornando-se um conceituado autor de livros e peças de teatro.[1]


1904Lyudmila Rudenko ▒ Lyudmila Vladimirovna Rudenko (Russo: Людмила Владимировна Руденко; a transcrição de seu primeiro nome pode variar de diferentes maneiras – Liudmila, Ljudmila, Ludmila…; (Lubni, 27 de Julho de 19044 de março de 1986) foi uma enxadrista soviética, GMI e GMIF pela FIDE e a segunda Campeã Mundial Feminina de Xadrez, de 1950 até 1953.


1922Adolfo Celi ▒ Adolfo Celi [aˈdolfo ˈtʃeːli] (Messina, 27 de julho de 1922Roma, 19 de fevereiro de 1986) foi um ator e diretor de cinema italiano. Teve grande importância no teatro e no cinema brasileiros nas décadas de 1950 e 1960. Celi foi o primeiro diretor artístico do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em 1949, recém-chegado da Itália. Na Companhia Vera Cruz filmou Caiçara e Tico-Tico no Fubá, ambos na década de 1950, e dois sucessos de bilheteria e de crítica.


1947Bemvindo Sequeira ▒ Bemvindo Pereira de Sequeira (Carangola, 27 de julho de 1947) é um ator, humorista, autor e diretor de teatro, cinema e televisão brasileiro.[1][2] Ficou famoso por suas interpretações como “Bafo de Bode” na novela Tieta, e como “Zebedeu” na novela Mandacaru. Também é lembrado o “Seu Brasilino”, papel que fez na Escolinha do Professor Raimundo.


1964Julian McMahon ▒ Julian Dana William McMahon (Sydney, 27 de julho de 1964) é um ator australiano e ex-modelo. É mais conhecido por interpretar o cirurgião plástico Christian Troy na premiada série de TV Nip/Tuck Também conhecido por interpretar Cole Turner/Belthazor na série de TV Charmed, exibida pelo canal WB.

1965Jandir Ferrari ▒ Jandir Carvalho Leite, conhecido como Jandir Ferrari, (Presidente Prudente, 27 de julho de 1965) é um ator brasileiro. Seus últimos trabalhos foram A Força do Querer, Haja Coração e O Rico e Lázaro, como o Rei Zedequias.


1968Cliff Curtis ▒ Cliff Curtis (Rotorua, 27 de julho de 1968) é um ator neozelandês. Os seus papéis no cinema incluem Encantadora de Baleias, Once Were Warriors, Blow e Collateral Damage. E seus trabalhos na televisão incluem as séries Trauma, Body of Proof, Missing, Gang Related e a série americana Fear The Walking Dead.


1977Cássio Reis ▒ Cássio Roberto Ferreira dos Reis Junior (São Paulo, 27 de julho de 1977[1]) é um ator e apresentador brasileiro. Participou do Hoje em Dia como repórter no quadro: “Passaporte Hoje em Dia”, onde realizava viagens com o destino escolhido pelo público. Cássio Reis também apresenta o Ídolos Kids, reality show exibido pela Record.


1977Jonathan Rhys Meyers ▒ Jonathan Rhys Meyers, nome artístico de Jonathan Michael Francis O’Keeffe (Dublin, 27 de julho de 1977), é um premiado ator irlandês. Notabilizou-se em 2005 pelo seu desempenho na minissérie Elvis, em que interpretou Elvis Presley. Também é conhecido pela sua aparência andrógina[2] e pelo seu trabalho como modelo, para marcas como Hugo Boss, Energie, Club Monaco e Versace.


1983Andréia Horta ▒ Andreia Assis Horta (Juiz de Fora, 27 de julho de 1983) é uma atriz brasileira. [1] Estreiou na TV, em 2006, no papel de Márcia Kubitschek, na minissérie JK da Rede Globo. Em 2016, protagoniza a novela Liberdade, Liberdade interpretando a revolucionária Joaquina (Rosa) filha de Tiradentes. Ainda em 2016, protagoniza o filme Elis, uma obra biográfica sobre a cantora Elis Regina, adaptado e dirigido por Hugo Prata. Em 2010 atuou como Rosângela Guedes, na série A Cura, da Globo. [2]

3 ▒ CAPA do DIA

Paulo Silvino

78 Anos

Paulo Ricardo Campos Silvino, (Rio de Janeiro, 27 de julho de 1939) é um humorista exclusivo da Rede Globo, compositor e ator brasileiro.

Biografia

Filho de Silvino Netto e Naja Silvino, não tardou a despontar para a carreira artística.

Com 20 anos, ao lado de nomes como Altamiro Carrilho, Durval Ferreira e Eumir Deodato, lançou o LP Nova Geração em Ritmo de Samba, compondo e interpretando com sua voz abaritonada a maioria das canções, ainda sob o nome de Silvino Júnior.

Durante as décadas de 1960 e 1970, ampliou sua produção musical e teatral, escrevendo e atuando em peças e filmes.

Passa pelas extintas TV Tupi, TV Continental, TV Rio e TV Excelsior.

Estreou na TV Globo em 1967, em TV Ó – Canal Zero e ganha dois prêmios como o melhor comediante de televisão do ano.

Desde então, apresentou e foi destaque em diversos programas de humor da TV Globo: Faça Humor, Não Faça Guerra, Satiricom, Planeta dos Homens, Balança Mas Não Cai, Viva o Gordo e Brasil Pandeiro.

Em 1988, comandou inúmeras vezes o Cassino do Chacrinha, substituindo o Velho Guerreiro.

Esteve no SBT de 1989 a 1992, onde atuou em A Praça É Nossa e na Escolinha do Golias, com Ronald Golias.

Olímpio Urbano (Paulo Silvino) era um aluno gari que vivia reciclando tudo o que podia. Cantarolava a música “Recicla aqui, recicla ali.”

Participou da Escolinha do Professor Raymundo (19931995), na Globo, e da Escolinha do Barulho (1999), na TV Record.

De volta à Rede Globo, participa do programa Zorra Total, onde já fez muitos personagens mas agora interpreta o mulherengo Alceu.

Seu humor é fortemente baseado em bordões e piadas de duplo sentido.

É, portanto, típico daquele que fez escola nos programas no qual atuou nos anos 60 e 70.

São memoráveis o bordão do policial Fonseca, em quadro no qual contracenava com Jô Soares (“Guenta, doutor, ele gueeeeenta!!”), e, do porteiro Severino (“isso é uma tremenda bichona, seu diretor” e “Cara, crachá! Cara, crachá!”).

O ator busca a piada simples, mas de gosto popular, ao criar seus tipos, popularizando assim os bordões de seus personagens.

No cinema, participou de Um Edifício Chamado 200 (1973), Com a Cama na Cabeça (1973, autor do argumento), O Rei da Pilantragem (1968), Minha Sogra É da Policia (1958) e Sherlock de Araque (1957).

Paulo Silvino tem três filhos: Flávio Silvino, João Paulo Silvino e Isabela Silvino.

Após gravar seu primeiro LP e atuar em algumas novelas da TV Globo, Flávio Silvino teve sua carreira parcialmente interrompida em 2 de novembro de 1993 ao sofrer um grave acidente de carro que lhe causou danos cerebrais ao deixá-lo em coma durante 3 meses e meio.[1]

Paulo Silvino com seu filho, Flávio Silvino.

Paulo Silvino continuava a fazer parte do elenco de Zorra Total com seu personagem Severino, participava do Strip Trem Quiz, e também tinha o Senador (Eu quero é mamar!!!).

Com a mudança no Zorra Total, Silvino integra o novo elenco do programa que tem pelo nome de Zorra apenas. Em 2017, deixa o programa.

O ator descobriu em julho de 2016 que tinha um endocarcinoma (câncer de estomago).

Foi operado com sucesso total pelo cirurgião oncologista Dr. Leonaldson Castro e desde o início de setembro, o humorista faz sessões de quimioterapia pra limpar de uma vez o sangue.

“Só faltam quatro sessões e Paulo Silvino está ótimo ! A intenção é voltar logo para a telinha mas antes disso estará lançando em março de 2017 seu livro-vídeo “AS AVENTURAS DO PAPACETA”.

“Quero morrer na ativa, trabalhando na minha querida TV Globo”, contou à revista.

Paulo Silvino está na emissora desde 1966.

Nestes 50 anos de casa, já participou de diversos humorísticos, como “Planeta dos Homens” e “Viva o Gordo”, apresentou o programa de auditório “Porque Hoje é Sábado”, foi redator do “Domingão do Faustão” e chegou a narrar uma novela, “O Pulo do Gato”.

CITAÇÃO

Paulo Silvino – Questão de identificação funcional

“Eu preciso fazer isso, você me desculpe, mas eu tenho que verificar: Cara, crachá! Cara, crachá! Cara, crachá!”

Paulo Silvino, como o porteiro Severino, no Zorra Total, da Rede Globo. / Fonte: Wikiwand

Paulo Silvino

Paulo Ricardo Campos Silvino

(Rio de Janeiro, 27 de julho de 1939)

78 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1843 – Abertura da China ao comércio europeu.



1953 – Delegados da ONU, China e Coréia do Norte assinam em Panmunjon um armistício que põe fim à Guerra da Coreia.



1958 – Criada a NASA por lei assinada pelo então presidente norte- americano D. Eisenhower.


1973 – É inaugurado em São Paulo, Brasil, o parque de diversões Playcenter.


  • 1974 – A Câmara de Representantes dos EUA inicia um processo, que depois seria conhecido por “Watergate“, de “denúncia e repulsa” contra o presidente Nixon, acusado de falso testemunho e abuso de poder.

1976 – O brasileiro João Carlos de Oliveira, João do Pulo, ganha a medalha de bronze no salto triplo na Olimpíada de Montreal.



2012 – Abertura em Londres dos Jogos Olímpicos de Verão.

5 ▒ FALECIMENTOS

1984James Mason ▒ James Mason (Yorkshire, 15 de Maio de 1909Lausana, 27 de Julho de 1984) foi um ator britânico nascido na Inglaterra. Chamou a atenção do diretor Al Parker e, em 1935, fez o primeiro de mais de 140 filmes, Late Extra. Transformou-se rapidamente em um astro de nível internacional e, em 1954, viveu um dos seus melhores papéis em Nasce uma estrela, ao lado de Judy Garland. Foi sua primeira indicação para o Oscar. Foi candidato ao Oscar por três vezes: em 1954, em 1966 por Georgy Girl, e em 1982 por O Veredito, mas não venceu em nenhuma das vezes.



1946Gertrude Stein ▒ Gertrude Stein (3 de fevereiro de 1874, Pittsburgh, Estados Unidos27 de julho de 1946, Paris, França) foi uma escritora, poeta e feminista estadunidense. Tinha um apreciável círculo de amigos, como Pablo Picasso, Matisse, Georges Braque, Derain, Juan Gris, Apollinaire, Francis Picabia, Ezra Pound, Ernest Hemingway e James Joyce. Gertrude Stein escreveu “Autobiografia de Alice B. Toklas”, livro fundamental da vanguarda dos anos 1910, 20 e 30.

2011Helena Greco ▒ Helena Greco (Abaeté, 15 de junho de 1916Belo Horizonte, 27 de julho de 2011) foi uma ativista política brasileira. Teve participação ativa em praticamente todos os movimentos e lutas que envolvem o binômio direitos humanos e cidadania.
Foi idealizadora e criadora de várias entidades – entre elas, a Coordenadoria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte[2], o Conselho Municipal dos direitos da Mulher[3], o Fórum Permanente de Luta pelos Direitos Humanos de Belo Horizonte, o Grupo de Trabalho Contra o Trabalho Infantil e o Movimento Tortura Nunca Mais.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

27

Abre Campo (MG)

27

Agudos (SP)

27

Candiba (BA)

27

Catolândia (BA)

27

Firmino Alves (BA)

27

Jardinópolis (SP)

27

Jussara (BA)

27

Macururé (BA)

27

Maravilha (SC)

27

Marcionílio Souza (BA)

27

Ponte Serrada (SC)

27

Retirolândia (BA)

27

Rio das Antas (SC)

27

Rio do Antônio (BA)

27

Salinas da Margarida (BA)

27

Santa Brígida (BA)

27

Santos Dumont (MG)

27

São José do Cedro (SC)

27

São José dos Campos (SP)

27

Tapiramutá (BA)

27

Ubaitaba (BA)

São José dos CamposSP

250 Anos

27 de julho de 1767

sjc.sp.gov.br

São José dos Campos é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo.

Em 2016 sua população foi estimada pelo IBGE em 695 992 habitantes,[4] sendo neste ano o sétimo mais populoso de São Paulo e o 27 de todo o país, além de ser o segundo município mais populoso do interior do Brasil, ficando atrás somente de Campinas.

Pertence à Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista e Microrregião de São José dos Campos.

É sede da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, localizando-se a leste da capital do estado, distando desta cerca de 94 km. Ocupa uma área de 1 100 km², sendo que 353,9 km² estão em perímetro urbano.[8]

O município está integrado — junto com as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Baixada Santista — ao Complexo Metropolitano Expandido, uma megalópole que ultrapassa os 30 milhões de habitantes (cerca 75% da população paulista) e que é a primeira aglomeração urbana do tipo no hemisfério sul.[9]

São José dos Campos foi elevado à categoria de vila em 1767.

No decorrer do século XIX a agricultura desenvolveu-se no município, com destaque para o café, principalmente a partir da década de 1880.

Porém na segunda metade do século XX a indústria ganhou força, sendo este o momento que a cidade descobre sua vocação para a área da tecnologia. Hoje estão instaladas importantes empresas, como: Panasonic, Johnson & Johnson, Ericsson, Philips, General Motors(GM), Petrobras, Monsanto, Embraer (sede), entre outras.[10]

Possui importantes centros de ensino e pesquisas, tais como:

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), a Universidade Estadual Paulista (UNESP), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC), a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), o Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento (IP&D), e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sendo um importante tecnopolo[10][11][12] de material bélico, metalúrgico e sede do maior complexo aeroespacial da América Latina.[10][13]

27 de Julho – Rua do bairro Cidade Morumbi, um dos mais populosos e onde há classes econômicas variadas — São José dos Campos (SP) — 250 Anos em 2017.

Além da importância econômica ainda é um importante centro cultural do Vale do Paraíba.

A Reserva Ecológica Augusto Ruschi, o distrito de São Francisco Xavier e o Banhado configuram-se como grandes áreas de preservação ambiental, enquanto que o Parque Santos Dumont, o Parque da Cidade e o Parque Vicentina Aranha são relevantes pontos de visitação localizados na zona urbana, além dos projetos e eventos culturais realizados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), órgão responsável por projetar a vida cultural joseense.

27 de Julho – Vista parcial de São José dos Campos. O relevo nas proximidades da malha urbana é predominantemente ondulado — São José dos Campos (SP) — 250 Anos em 2017.

História

Quando o rei Felipe II de Portugal assinou a lei de 10 de setembro de 1611 que reconhecia a liberdade dos índios (mas admitindo-lhes o cativeiro em caso de guerras ou de antropofagia) e que regulamentava os aldeamentos indígenas nos pontos que melhor conviessem aos interesses do Reino de Portugal, muitos indígenas do Planalto de Piratininga, onde se localizava a Vila de São Paulo de Piratininga, deslocaram-se para o interior da Capitania de São Vicente, para os sertões.

Entre os onze antigos aldeamentos dos padres da Companhia de Jesus ao redor da Vila de São Paulo de Piratininga e por eles administrados, figurava, no vale do rio Paraíba do Sul, a leste da Vila de São Paulo, a Aldeia de São José, localizada próximo ao Rio Comprido, a dez quilômetros de onde hoje se situa o Centro da atual cidade de São José dos Campos.[14]

Havia décadas que não se criavam vilas ao sul do Rio de Janeiro.

Assim, em 27 de julho de 1767, pelo ouvidor e corregedor Salvador Pereira da Silva, foi criada a nova vila com o nome de Vila Nova de São José, depois Vila de São José do Sul, e, mais tarde, Vila de São José do Paraíba.

No mesmo dia 27 de julho, foram eleitos os três primeiros vereadores da nova vila, os quais eram índios, dando início à sua autonomia administrativa.

27 de Julho – Biblioteca do ITA, desenhada por Oscar Niemeyer — São José dos Campos (SP) — 250 Anos em 2017.

Vocação tecnológica

O processo de industrialização do município toma impulso a partir da instalação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em 1950, e posteriormente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e também com a inauguração da Rodovia Presidente Dutra em 1951, possibilitando assim uma ligação mais rápida entre Rio de Janeiro e São Paulo, pela primeira vez, em estrada asfaltada, e cortando a parte urbana de São José dos Campos.

Nessa mesma época, doaram-se terrenos às margens da nova rodovia, onde se instalaram várias fábricas, iniciando-se a industrialização da cidade. Novo impulso foi dado com a duplicação da Rodovia Presidente Dutra, obra iniciada em 1964 e concluída em 1967.[20]

27 de Julho – O ‘Embraer 190’ no seu roll-out na fábrica da Embraer — São José dos Campos (SP) — 250 Anos em 2017.

Em 1969, a criação da Embraer, originada em um setor de desenvolvimento de aeronaves do CTA, chamado PAR, coloca a cidade em uma nova era de desenvolvimento tecnológico, gerando muitos empregos e mão-de-obra especializada, sendo atualmente a maior empregadora da cidade, e fazendo que a cidade seja considerada a Capital do Avião.

Fundamental para o desenvolvimento da Embraer foi a mão-de-obra especializada formada pelo ITA.

Em 1977, a inauguração da Refinaria Henrique Lage (REVAP) trouxe mais empregos e tecnologia à cidade.[20]

Também, neste ano, a cidade recuperou sua autonomia administrativa, voltando a eleger seus prefeitos devido à Lei Estadual n° 1402/1977 pela qual o município deixou de ser estância hidromineral, as quais tinham seus prefeitos municipais nomeados pelo Governador do Estado. [21][22]

Em 1994 é inaugurado um novo acesso da cidade de São Paulo à região de São José dos Campos, a rodovia Carvalho Pinto que é um prolongamento da Rodovia Ayrton Senna inaugurada em 1982. A conjunção desses fatores permitiu que o município caminhasse para o potencial científico-tecnológico em que se encontra.[20]

Em janeiro de 2012, foi criada, pela Lei Complementar nº 1.166, de 9 de janeiro de 2012, a “Região Metropolitana do Vale do Paraíba” e o Decreto n° 59.229 de 24 de maio de 2013 instituiu o “Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte” – FUNDOVALE, o que deu novo impulso à região.[23]

27 de Julho – Vista do Banhado — São José dos Campos (SP) — 250 Anos em 2017.

A população é formada por pessoas que vieram de várias partes do país, como Sul de Minas, cidades como Soledade de Minas, Caxambu, Itanhandu, Camanducaia, entre outras; e várias outras regiões, sendo também um polo de atração intra-regional dentro do Vale do Paraíba e do próprio estado de São Paulo, atraindo pessoas das cidades vizinhas e de outras regiões administrativas, como Campinas e a Grande São Paulo.[24]

Pessoas que viram em São José uma oportunidade de crescerem na vida, visto as inúmeras oportunidades que a cidade oferece, e que aqui se estabeleceram.

Hoje São José dos Campos é um centro de referência no Vale do Paraíba, Sul de Minas, Sul Fluminense e Litoral de São Paulo, sendo também referência de São Paulo e em todo país, na área de estudos, medicina, trabalho e serviços diversos.[20]

Em São José está instalado um parque tecnológico estadual, com empresas, instituições de ciência e tecnologia, e instituições de ensino e de pesquisa na área de tecnologia[25] atuando nas áreas de aeronáutica, energia, saúde, recursos hídricos e saneamento, espacial, e ferroviária.[26]

Transportes

Aeroviário

O aeroporto do município é o Aeroporto de São José dos Campos/Professor Urbano Ernesto Stumpf, utilizado para voos comerciais civis, para uso militar e pela Embraer, servindo para atender ao grande número de indústrias da região do Cone-Leste Paulista e aos turistas do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira, de Aparecida e ainda do litoral paulista.

Contava, em 2012, com serviço de táxi, locadora de veículos e telefones públicos, com operações da Azul na época, para Porto Alegre, com escala em Curitiba e Brasília, com escala em Confins.

A extinta TRIP atuava no aeroporto desde 2008, operando para o Rio de Janeiro e Varginha, com conexão para Belo Horizonte.[129][130]

Em maio daquele ano, a TRIP formou com a Azul a holding Azul TRIP S.A. Tramitava-se também em 2012, a construção de um novo aeroporto na cidade. [131]

27 de Julho – Via Dutra, no trecho correspondente à zona Sul — São José dos Campos (SP) — 250 Anos em 2017.

Rodoviário

Devido à geografia do município e do seu padrão de expansão urbana dividido por áreas de preservação ambiental, as rodovias Presidente Dutra e Tamoios, o Rio Paraiba do Sul e o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), se tornou necessário dispor de uma extensa malha de vias expressas para a integração das zonas e circulação de veículos pela cidade sem a utilização das vias intra-urbanas.

Entre os projetos podem-se citar o Anel Viário, a Via Oeste (interligando a zona oeste à zona central) e a Via Norte (em construção, ligando o centro da cidade à zona norte).

As seguintes rodovias passam pelo município:[138]

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s