☺ CAPA • Santos Dumont 144 Anos

▒ CIDADE • Camanducaia (MG) 149 Anos

▒ NASCIMENTOS • Richard Owen • Gregor Mendel • Natalie Wood • Kim Carnes • Carlos Santana • Chris Cornell • Carlos Saldanha • Sandra Oh • Omar Epps • Judy Greer • Susana Werner • Gisele Bündchen

▒ FALECIMENTOS • Padre Cícero • Guglielmo Marconi • Bruce Lee • Lauro Corona • James Doohan • Rafael Mascarenhas

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1804Richard Owen ▒ Richard Owen (Lancaster, 20 de julho de 1804Londres, 18 de dezembro de 1892) foi um biólogo, anatomista comparativo e paleontólogo britânico. É considerado depois de Charles Darwin o segundo mais significativo naturalista da era vitoriana.[2]


1822Gregor Mendel ▒ Gregor Michael Mendel O.S.A.(Heinzendorf bei Odrau, 20 de julho de 1822Brno, 6 de janeiro1884)[1] foi um biólogo botânico, monge agostiniano e meteorologista austríaco.[2] Em 1865, formula e apresenta em dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários. É conhecido como “Pai da Genética” atualmente.


1938Natalie Wood ▒ Natalie Wood (nome de nascimento Natalia Nikolaevna Zakharenko, em russo: Наталья Николаевна Захаренко, São Francisco, 20 de julho de 1938 — Ilha de Santa Catalina, California, 29 de novembro de 1981) foi uma atriz norte-americana. Em 1955, com 17 anos, Natalie estrelou Juventude transviada, com James Dean e Sal Mineo. O papel de Judy, neste filme, lhe garantiu a primeira indicação ao Oscar, e este foi o momento que marcou o seu desenvolvimento como atriz adulta. Tinha uma irmã mais nova, também atriz Lana Wood.


1945Kim Carnes ▒ Kim Carnes (Los Angeles, 20 de julho de 1945) é uma cantora e compositora norte-americanade música pop, célebre por seus grandes sucessos “More Love,” “Bette Davis Eyes“, “I’ll Be Here Where the Heart Is”, “Make No Mistake (He’s Mine)” com Barbra Streisand, e “Crazy in the Night (Barking at Airplanes)“.


1947Carlos Santana ▒ Carlos Alberto Santana Barragán, mais conhecido como Santana ou Carlos Santana (Autlán de Navarro, 20 de julho de 1947), é um conhecido multi-instrumentista e compositor mexicano. Tornou-se famoso na década de 1960 com a banda Santana Blues Band, conhecida posteriormente apenas como Santana – mais precisamente com a sua atuação no Festival de Woodstock em 1969, onde ganhou projeção mundial.


1964Chris Cornell ▒ Chris Cornell, nome artístico de Christopher John Boyle (Seattle, 20 de julho de 1964Detroit, 18 de maio de 2017), foi um cantor, guitarrista e compositor americano considerado um dos fundadores do movimento grunge e conhecido por ter sido vocalista das bandas Soundgarden, Temple of the Dog e Audioslave. Ganhador de dois Prêmios Grammy (com 14 indicações no total).

1968Carlos Saldanha ▒ Carlos Saldanha (Rio de Janeiro, 20 de julho de 1968) é um diretor cinematográfico, produtor, animador e dublador brasileiro. Ele foi o co-diretor de A Era do Gelo (2002) e Robôs (2005), e o diretor de A Era do Gelo 2 (2006), A Era do Gelo 3 (2009), Rio e Rio 2, sendo estes dois últimos longa-metragens presentes entre os filmes de maior bilheteria de todos os tempos.


1971Sandra Oh ▒ Sandra Oh (Ottawa, 20 de julho de 1971) é uma atriz canadense. É mais conhecida por sua papel de Cristina Yang na série de drama médico Grey’s Anatomy, da ABC, pelo qual ela ganhou o Globo de Ouro e o Screen Actors Guild. Ela também teve papéis notáveis nos filmes Under the Tuscan Sun e Sideways.


1973Omar Epps ▒ Omar Hashim Epps (Nova York, 20 de julho de 1973) é um ator e músico estadunidense, célebre por interpretar o dr. Eric Foreman na série de televisão House, M.D.. Também participou de diversos filmes, como Juice, Higher Learning (br: Duro Aprendizado), Love & Basketball (br: Além dos Limites), In Too Deep (br: Sem Limites) e The Wood (br: Noivo em Pânico).


1975Judy Greer ▒ Judy Greer (nascida Judith Therese Evans; 20 de julho de 1975, Detroit, Michigan) é uma atriznorte-americana que atua no cinema e na televisão. Um dos trabalhos mais notáveis de Judy no cinema foi a participação no filme 13 Going on 30. Na televisão fez várias participações em seriados como Arrested Development, The Big Bang Theory, e Two and a Half Men.


1977Susana Werner ▒ Susana Werner Espíndola (Rio de Janeiro, 20 de julho de 1977) é uma atriz e ex-modelo brasileira. Estreou na televisão em 1995, na abertura de Cara e Coroa, e começou como atriz no seriado Malhação, em 1996. Em 2007 fez uma participação especial em Luz do Sol, telenovela da Rede Record.


1980Gisele Bündchen ▒ Gisele Caroline Bündchen[1][2] (Horizontina[5][6][7] ou Três de Maio[8][9][10], 20 de julho de 1980) é uma supermodelo, filantropa e empresária brasileira.[11] [12] Em 2000, Bündchen foi considerada pela revista Rolling Stone, a modelo mais bonita do mundo. Entre 2004 e 2016 , pela revista Forbes, a mais bem paga. [13][14][15][16][17] Sua fortuna foi avaliada em 150 milhões de dólares, aparecendo em 2007 no Guiness Book como a modelo mais rica do mundo. [18][19][20]

Ivete Sangalo e Gisele Bündchen.

Também como a modelo-ícone mais sexy do mundo, segundo o site models.com,[21] ficando na frente de modelos como Kate Moss, Christy Turlington, Claudia Schiffer e Natalia Vodianova, que completam o “top-five”.[22]

3 ▒ CAPA do DIA

Alberto Santos Dumont

144 Anos

Alberto Santos Dumont (Palmira, atual Santos Dumont, 20 de julho de 1873Guarujá, 23 de julho de 1932) foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro.[1][2]

Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina.

Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX.[3]

Com a vitória no Prêmio Deutsch, ele também foi, portanto, o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares.[4]

Santos Dumont também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina.

Em 23 de outubro de 1906 voou cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros com o Oiseau de Proie’ (francês para “ave de rapina“), no Campo de Bagatelle, em Paris.

Menos de um mês depois, em 12 de novembro, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros com o Oiseau de Proie III.

Esses voos foram os primeiros homologados pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar,[5] e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.

Apesar de os brasileiros considerarem Santos Dumont como o responsável pelo primeiro voo num avião, na maior parte do mundo o crédito à invenção do avião é dado aos irmãos Wright.

Uma excepção é a França, onde o crédito é dado a Clément Ader que efectuou o primeiro voo de um equipamento mais pesado que o ar propulsionado a motor e levantando voo pelos seus próprios meios em 9 de outubro de 1890.[6][7][8]

A FAI, no entanto, considera que foram os irmãos Wright os primeiros a realizar um voo controlado, motorizado, num aparelho mais pesado do que o ar,[9] por uma decolagem e subsequente voo ocorridos em 17 de dezembro de 1903 no Flyer, já que os voos de Clément Ader foram realizados em segredo militar, vindo-se apenas a saber da sua existência muitos anos depois.[10][11][12]

Por outro lado, o 14-Bis de Dumont teve uma decolagem autopropulsada, reconhecida oficialmente por público e jornalistas, tendo sido a primeira atividade esportiva da aviação a ser homologada pela FAI.[5] [13][14][15]

A família e o início do inventor

Em 1879 os Dumont venderam a Fazenda do casal em Valença (RJ) e se estabeleceram no Sítio do Cascavel, em Ribeirão Preto, onde compraram a Fazenda Arindeúva, de José Bento Junqueira, de mil e duzentos alqueires, ocupando-se com plantio e beneficiamento de café, através da empresa Dumont Coffee Company.

A propriedade, que logo ganhou o nome de Fazenda Dumont, em poucos anos se transformaria no maior estabelecimento agrícola do Brasil.

Após uma viagem que a família Dumont realizou para Paris em 1891, o idealizador Santos Dumont começou a despertar-se para a área mecânica, principalmente para o motor de combustão interna, que culminou posteriormente com a construção de um balão (sem motor), e mais tarde chegou à criação de seu avião.

Desde então, o jovem sonhador não parou mais de buscar alternativas, vindo a receber da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, conforme Lei nº 100, de 4 de novembro de 1903, uma subvenção de um conto de réis para que prosseguisse as pesquisas que, três anos depois, resultaram na invenção do avião.[18]

Em 1891, com 18 anos, Santos Dumont fez uma viagem turística à Europa.

Na Inglaterra passou alguns meses aperfeiçoando o seu inglês, e na França escalou o Monte Branco. Essa aventura, a quase 5.000 metros de altitude, acostumou-o a alturas elevadas.[4]

Em 1897, já independente e herdeiro de imensa fortuna – contava 24 anos – Santos Dumont partiu para a França, onde contratou aeronautas profissionais que lhe ensinaram a arte da pilotagem dos balões.

Sabe-se que em 1900 ele já havia criado nove balões, dos quais dois se tornaram famosos: o Brazil e o Amérique.[4]

Dirigibilismo

Simultaneamente ao balonismo, Santos Dumont começou experiências de dirigibilidade.

Ansiava por poder controlar o voo, e para isso desenhou uma série de balões alongados dotados de lemes e motores a gasolina.

Santos Dumont contornando a Torre Eiffel com o dirigível número 5, em 13 de julho de 1901.

Esta fotografia é frequente e erroneamente identificada como sendo do dirigível número 6. Cortesia da Smithsonian Institution(SI Neg. No. 85-3941).

A fama internacional

Com a conquista do Prêmio Deutsch, Santos Dumont passou a receber cartas de diversos países, em diferentes línguas, cumprimentando-o; revistas publicaram edições luxuosas, ricamente ilustradas, para reproduzir-lhe a imagem e perpetuar o feito.

Homenagens não lhe faltaram na França, no Brasil, na Inglaterra e em vários outros países: ainda em 1901, o presidente do Brasil, Campos Salles enviou- lhe um prêmio em dinheiro no mesmo valor do Prêmio Deutsch, bem como uma medalha de ouro com sua efígie e uma alusão a Camões:

“Por céus nunca dantes navegados.”

Relógio Santos, de Cartier

Amigo de Santos-Dumont, Louis Cartier criou em 1904 o relógio que até hoje faz sucesso.

Incomodado por ter de tirar as mãos do controle dos balões para sacar seu relógio de bolso todas as vezes que queria ver as horas ou cronometrar um voo, o aviador pediu que o joalheiro francês encontrasse uma solução.

Tempos depois, Cartier lhe entregou um modelo de pulso instalado numa caixa de metal com ângulos arredondados e parafusos expostos, preso a duas alças de couro.

Deu à criação o nome de Santos e em 1911 passou a fabricá-la comercialmente e a vendê-la em sua butique da Rue de la Paix, em Paris.

O objeto que começou como uma expressão da arte déco se tornaria mais tarde um acessório replicado mundo afora, popularizado por milhares de grifes e usado por ricos e pobres. Na Cartier, o modelo Santos é considerado ainda hoje um ícone e oferecido em diferentes materiais e coleções.

Fonte: Estadão

A aviação

Ao longo dos testes percebeu que, embora o balão favorecesse a decolagem, dificultava o voo.

O arrasto gerado era muito grande. Desfez-se do aeróstato, e o biplano, enfim liberto do seu leve companheiro, recebeu da imprensa o nome de Oiseau de Proie (“Ave de rapina”).

O Oiseau de Proie havia sido nitidamente inspirado no hidroplanador testado por Voisin. À semelhança do planador aquático, o invento também consistia num biplano celular baseado na estrutura criada em 1893 pelo pesquisador australiano Lawrence Hargrave, que oferecia boa sustentação e rigidez.

Busto de Santos-Dumont e réplica do 14-bis no Museu Aeroespacial.

Problemas de saúde e isolamento

Santos-Dumont começou a sofrer de esclerose múltipla.

Envelheceu na aparência e sentiu-se cansado demais para continuar competindo com novos inventores nas diversas provas. Encerrou as atividades de sua oficina em 1910 e retirou-se do convívio social.

Em reconhecimento às suas conquistas, o Aeroclube da França o homenageou com a construção de dois monumentos: o primeiro, em 1910, erguido no Campo de Bagatelle, onde realizara o voo com o Oiseau de Proie, e o segundo, em 1913, em Saint- Cloud, em comemoração do voo do dirigível Nº 6, ocorrido em 1901.[39]

Por ocasião da inauguração do monumento de Saint-Cloud – uma bela e imponente estátua de Ícaro.

Monumento a Santos Dumont em Saint-Cloud, França

Uso militar de aviões

A versão de que Santos-Dumont sempre foi contrário ao uso militar de aviões contrasta com seus escritos: de fato Santos-Dumont chegou a persuadir o presidente da república do Brasil para o incremento das atividades militares, tanto da Marinha do Brasil, como do Exército Brasileiro.

No livro “O Que Eu Vi, O Que Nós Veremos”,[42] Santos Dumont transcreveu cartas de 1917 de sua autoria ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil (nome oficial do Brasil à época), sobre o atraso da indústria aeronáutica militar no Brasil, salientando a necessidade da instalação de campos de pouso militares tanto do Exército como da Marinha.

Destacava ainda que o assunto não era tratado com a atenção devida, sendo que na Europa, nos Estados Unidos da América e mesmo na América do Sul, no caso na Argentina e no Chile, o tema já era amplamente desenvolvido.

Contudo, em janeiro de 1926 apelou à Liga das Nações para que se impedisse a utilização de aviões como armas de guerra.

Chegou a oferecer dez mil francos para quem escrevesse a melhor obra contra a utilização de aviões na guerra.

Morte

Em 1931 esteve internado em casas de saúde em Biarritz, e em Orthez, no sul da França. Antônio Prado Júnior, ex-prefeito do Rio de Janeiro (então capital do Brasil), havia sido exilado pela revolução de 1930 e fora para a França.

Encontrou Santos Dumont em delicado estado de saúde, o que o levou a entrar em contato com sua família e a pedir ao seu sobrinho Jorge Dumont Vilares que o fosse buscar a França.

De volta ao Brasil, passam por Araxá, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e finalmente instalam-se no Grand Hôtel La Plage,[46] no Guarujá, onde se instalou em maio de 1932.

Em 1932 ocorreu a revolução constitucionalista, em que o estado de São Paulo se levantou contra o governo revolucionário de Getúlio Vargas.

Mas o conflito aconteceu e aviões atacaram o Campo de Marte, em São Paulo, no dia 23 de julho.

Possivelmente, sobrevoaram o Guarujá, e a visão de aviões em combate pode ter causado uma angústia profunda em Santos Dumont que, nesse dia, aproveitando-se da ausência de seu sobrinho, suicidou-se, aos 59 anos de idade.

Os médicos legistas Roberto Catunda e Ângelo Esmolari, que assinaram seu atestado de óbito, registraram a morte como ataque cardíaco. Entretanto, as camareiras que acharam o corpo, relataram que ele havia se enforcado com a gravata.[46]

Santos Dumont – 1873 – 144 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – No cinema e na TV, interpretado por Cássio Scapin, Daniel de Oliveira e Fernanda Montenegro.

Representações na cultura

Santos Dumont já foi retratado como personagem no cinema, na televisão e no teatro, interpretado por:

Também teve sua efígie impressa nas notas de NCr$ 10,00 (dez cruzeiros novos) de 1967.

A TV Brasil produziu o programa O Teco Teco, em que há um personagem que se chama Betinho, em homenagem a Santos Dumont quando pequeno.

Em 2012 a Cartier produziu uma série de relógios com o nome do piloto brasileiro, celebrando a parceria entre a marca e Santos Dumont, responsável pelo desenho que até hoje é característico da empresa.

Como peça publicitária foi realizado um premiado filme pela francesa Quad Productions France com animação digital a mesclar- se em locações reais, em que aparece o piloto brasileiro interagindo com um leopardo, figura central da peça – intitulada “L’Odyssée de Cartier[56][57]

CITAÇÃO

Santos Dumont – O desenvolvimento do avião e seus inventores

“Eu não quero tirar em nada o mérito dos irmãos Wright, por quem tenho a maior admiração; mas é inegável que, só depois de nós, se apresentaram eles com um aparelho superior aos nossos, dizendo que era cópia de um que tinham construído antes dos nossos”.

“Logo depois dos irmãos Wright, aparece Levavassor com o aeroplano “Antoinette”, superior a tudo quanto, então, existia; Levavassor havia já 20 anos que trabalhava em resolver o problema do voo; poderia, pois, dizer que o seu aparelho era cópia de outro construído muitos anos antes. Mas não o fez”.

“O que diriam Edison, Graham Bell ou Marconi se, depois que apresentaram em público a lâmpada elétrica, o telefone e o telégrafo sem fios, um outro inventor se apresentasse com uma melhor lâmpada elétrica, telefone ou aparelho de telefonia sem fios dizendo que os tinha construído antes deles?!”

“A quem a humanidade deve a navegação aérea pelo mais pesado que o ar? Às experiências dos irmãos Wright, feitas às escondidas (eles são os próprios a dizer que fizeram todo o possível para que não transpirasse nada dos resultados de suas experiências) e que estavam tão ignoradas no mundo, que vemos todos qualificarem os meus 250 metros de ‘minuto memorável na história da aviação’, ou é aos Farman, Bleriot e a mim que fizemos todas as nossas demonstrações diante de comissões científicas e em plena luz do sol?”

Alberto Santos Dumont, em O que eu vi, o que nós veremos / Fonte: Wikiquote

Alberto Santos Dumont

Alberto Santos Dumont

(Palmira, atual Santos Dumont, 20 de julho de 1873Guarujá, 23 de julho de 1932)

144 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS

1810 – A Colômbia proclama sua independência da Espanha.



1954Independência do Camboja.



Tripulação da Apollo 11- Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Audrin.

1969 – A nave Apollo 11 pousa na Lua; Neil Armstrong e Edwin Aldrin tornam- se os primeiros humanos a caminhar na superfície do satélite.

O lançamento, o pouso, a caminhada na lua, a frase de Armstrong que se eternizou. e a volta para a Terra da Apolo 11, com Neil Armstrong, Michael Colins e Edwin Aldrin.


1988 – Os governos da África do Sul, de Cuba e de Angola concordam com a proposta de conceder a independência da Namíbia e encerrar a guerra de Angola.

5 ▒ FALECIMENTOS

1934Cícero Romão Batista (Padre Cícero) ▒ Cícero Romão Batista (Crato, 24 de março de 1844Juazeiro do Norte, 20 de julho de 1934) foi um sacerdote católico brasileiro. Na devoção popular, é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço.[1] Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará bem como do Nordeste.


1937Guglielmo Marconi ▒ Guglielmo Marconi (Bolonha, 25 de abril de 1874Roma, 20 de julho de 1937) foi um físico e inventor italiano.[2] Em língua portuguesa, é por vezes referido por Guilherme Marconi[3]. Inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios (TSF), em 1896. Em 1909, 1700 pessoas são salvas de um naufrágio graças ao sistema de radiotelegrafia de Marconi. Em 1912 a companhia de Marconi já produzia aparelhos de rádio em larga escala, particularmente para navios.


1973Bruce Lee ▒ Bruce Lee, nascido Lee Jun- fan, em chinês 李振藩 (São Francisco, 27 de novembro de 1940Kowloon, 20 de julho de 1973) foi um artista e instrutor de artes marciais, filósofo, ator e cineasta norte-americano de Hong Kong, fundador do Jeet Kune Do[1][2]. É considerado como um dos mais influentes nomes das artes marciais de todos os tempos, e um ícone da cultura pop do séc. XX.[3][4][5]

1989Lauro Corona ▒ Lauro Del Corona (Rio de Janeiro, 6 de julho de 1957 — Rio de Janeiro, 20 de julho de 1989) foi um ator brasileiro. Participou de diversas telenovelas e filmes, tendo se destacado, inicialmente, em Dancin’ Days (1978), de Gilberto Braga, em que era par da personagem de Glória Pires.


2005James Doohan ▒ James Montgomery Doohan (Vancouver, 3 de Março de 1920Redmond, 20 de Julho de 2005) foi um ator canadense, de família irlandesa, cujo papel de maior destaque foi o do engenheiro Montgomery Scott na telessérie original de Star Trek. O papel de engenheiro-chefe da nave estelar Enterprise coube- lhe na série original e em seis longa-metragens para o cinema.


2010Rafael Mascarenhas ▒ Rafael Mascarenhas (Rio de Janeiro, 24 de setembro de 1991 — Rio de Janeiro, 20 de Julho de 2010) tinha 18 anos e era músico e estudante. Era o caçula dos três filhos da atriz Cissa Guimarães, o único de seu relacionamento com o saxofonista Raul Mascarenhas. O jovem também era irmão por parte de pai de Mariana Belém, a única filha da cantora Fafá de Belém. Rafael era guitarrista e backing vocal da banda The Good Fellas. Ele foi atropelado na Gávea dentro do Túnel Acústico, agora chamado Túnel Acústico Rafael Mascarenhas, que estava fechado para manutenção.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Brasil

  • Dia Nacional do Tatuador
  • Dia do Revendedor do Posto de Gasolina (Frentista)

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

1864Guerra Civil Americana: Batalha de Peachtree Creek – Perto de Atlanta, Geórgia, as forças militares dos Confederados, dirigidas pelo General John Bell Hood tentam atacar, sem sucesso, as tropas Unionistas do General William T. Sherman.

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

20

Aiuruoca (MG)

20

Andrelândia (MG)

20

Balneário Camboriú (SC)

20

Bela Vista (MS)

20

Cafezal do Sul (PR)

20

Camanducaia (MG)

20

Corinto (MG)

20

Cunha Porã (SC)

20

Elísio Medrado (BA)

20

Frei Rogério (SC)

20

Grão Pará (SC)

20

Ibiam (SC)

20

Ibicoara (BA)

20

Ibirapuã (BA)

20

Iomerê (SC)

20

Itapagé (CE)

20

Laje (BA)

20

Lamarão (BA)

20

Montanhas (RN)

20

Natércia (MG)

20

Nova Belém (MG)

20

Nova Itarana (BA)

20

Pilões (PB)

20

Piumhi (MG)

20

Recursolândia (TO)

20

São Tomás de Aquino (MG)

20

Uruana (GO)

CamanducaiaMG

149 Anos

20 de julho de 1868

camanducaia.mg.gov.br

Camanducaia é um município no extremo sul do estado de Minas Gerais, no Brasil.

De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população era de 21 074 habitantes.[3]

Localiza-se na microrregião de Pouso Alegre.

Sua área é de 527,572 km² e a densidade demográfica de 44 hab/ km², aproximadamente.

Embora a zona urbana da vizinha cidade de Extrema seja a que fica mais ao sul no estado de Minas Gerais, o ponto geográfico mais meridional do estado fica na zona rural do município de Camanducaia, na divisa com o município paulista de Joanópolis, a 22° 55′ S 46° 08′ W.

Igreja Matriz — Camanducaia (MG) — 149 Anos em 2017.

Não se sabe ao certo a data de fundação mas, em 1766, já havia a Capela de Nossa Senhora da Conceição.

Topônimo

Camanducaia” é um termo tupi que significa “favas queimadas”, através da junção dos termos komandá (fava), kaî (queimar, queimado) e a (sufixo).[6]

História

  • 1766: na carta cartográfica da Capitania de São Paulo, temos a primeira divisão de estados com o registro de Sertão de Manducaia, região que situava-se entre a estrada de Atibaia e Santana do Sapucaí e os rios Mandu e Sapucaí-Mirim.
  • Em 1764, temos o registro de casamento entre Duarte do Prado Leme e Engrácia Gonçalves da Cunha, moradores de Camanducaia no tombo da Paróquia de Ouro Fino. O noivo era viúvo e sua primeira esposa estava lá sepultada, a vila já possuía cemitério!
  • Na data de 1799, a capela já havia sido promovida a paróquia e contava com os seguintes bairros: Rio do Peixe, Cubatão, São Domingos, Salto, Jaguari, Roseta, Extrema, Pinguela, Cambuí e Sertão da Estiva, entre outros. Nos livros da paróquia em 1812, temos o registro na Freguesia de Pouso Alegre. Em 1826, os registros apontam um censo demográfico com 4 317 habitantes, sendo 3 763 pessoas livres e 554 escravos.

  • 1833: os moradores do arraial de Camanducaia, reunidos na Praça da Matriz para festejar a independência nacional, resolveram fazer sua própria independência. Com a freguesia proclamada vila, ergueu-se o pelourinho. Legalmente, a vila só foi criada em 1840.
  • 1840: recebeu a denominação de Jaguari.
  • 1868: Jaguari foi elevada à categoria de cidade.
  • 1930: voltou a possuir a denominação original de Camanducaia.

Turismo

O município possui inúmeras atrações turísticas, como as grutas José Pereira, o Pico do Selado, além da bela cachoeira do Quinzinho, onde se pode pescar trutas.

Mas são as áreas naturais de Monte Verde – distrito de Camanducaia – as mais belas e atrativas da região.

O distrito de Monte Verde, considerada a “Suíça Mineira” por sua semelhança com os Alpes Suíços, é hoje um dos melhores locais para quem deseja um maior contato com a natureza.

Serras, cascatas, pinheiros, ciprestes e um ar mais puro compõem a sua paisagem.

O Distrito de Monte Verde faz limites com o distrito de São Francisco Xavier (São José dos Campos).

A cidade ainda conta com eventos típicos como Carnaval de Rua, Aniversário da Cidade (20 de julho), Festa da Padroeira (8 de dezembro), Festa do Peão de Boaiadeiro, entre outras festividades.

Vem sediando, aos longo dos últimos anos, competições como os Jogos do Interior de Minas Gerais e os Jogos Escolares de Minas Gerais, competições oficiais promovidas pelo governo do Estado de Minas Gerais.

Embora se destaque na organização, as equipes da casa não conseguem resultados expressivos.

Clima

O clima é Tropical de Altitude tipo Cwb, ou literalmente um Clima Oceânico tipo Cwb, com verões úmidos e com dias mornos e alguns dias quentes e noites frescas.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Escrito por Paul Sampaio

PAUL SAMPAIO CHEDIAK ALVES é professor, locutor, apresentador de rádio e TV, web designer e diretor fundador da REDE SAMPAIO de Televisão e Sites.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s