☺ CAPA • Brian May 70 Anos

▒ CIDADE • Cristópolis (BA) 55 Anos

▒ NASCIMENTOS • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards • Urs Bühler • Benedict Cumberbatch • Ellen Rocche • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro

▒ FALECIMENTOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves • Rubem Alves • James Garner

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1834Edgar Degas ▒ Edgar Hilaire Germain Degas (Paris, 19 de julho de 1834Paris, 27 de Setembro, 1917) foi um pintor, gravurista, escultor e fotógrafo francês.

Dançarinas atando as sapatilhas, cerca de 1893-1898, Museu de Arte de Clevland, Ohio – Edgar Degas.

É conhecido sobretudo pela sua visão particular no mundo do ballet, sabendo captar os mais belos cenários. Se o quisermos classificar na história da arte, a maioria das obras consagradas de Degas ligam-se ao movimento impressionista formado na França nos fins do século XIX, em reação à pintura acadêmica da época.

Exportadores de algodão – 1873 – Edgar Degas.

Com ele estavam Claude Monet, Paul Cézanne, August Renoir, Alfred Sisley, Mary Cassatt, Berthe Morisot e Camille Pissarro, que, cansados de serem recusados nas exposições oficiais, se associaram e criaram a sua própria escola para poderem apresentar as sua obras ao público.


1894Percy Spencer ▒ Percy Lebaron Spencer(Howland, Maine, 19 de julho de 1894Newton, 8 de Setembro de 1970) foi um engenheiro estadunidense. Percy foi o inventor do forno de micro-ondas, em 1945, ao serviço da empresa Raytheon.


1898Herbert Marcuse ▒ Herbert Marcuse (Berlim, 19 de julho de 1898Starnberg, 29 de julho de 1979) foi um sociólogo e filósofo alemão naturalizado norte-americano, pertencente à Escola de Frankfurt.[1] 


1952Ricardo Corte Real ▒ Ricardo Corte Real (São Paulo, 19 de julho de 1952) é um ator[1], apresentador, cantor, compositor, escritor e profissional de marketing brasileiro. A convite de Carlos Alberto de Nóbrega, Manoel Carlos e outros da TV Record, Ricardo fez “Sócrates”, que era o filho intelectual da “Família Trapo[1] (19671970).


1962Anthony Edwards ▒ Anthony Charles Edwards (Santa Barbara, Califórnia, 19 de julho de 1962) é um premiado ator, diretor e produtor estado- unidense. Edwards atuou em vários filmes e séries de televisão, incluindo Top Gun, ER e Northern Exposure. Seu papel de destaque até hoje, tem sido como Dr. Mark Greene na série de televisão ER (conhecido no Brasil como “Plantão Médico”).


1971Urs Bühler ▒ Urs Toni Bühler (Willisau, Cantão de Lucerna, Suíça; 19 de julho de 1971) é um cantor e tenorclássico suíço. Atualmente é integrante do mundialmente consagrado grupo Il Divo. Sua formação musical começou desde seus cinco anos, quando Bühler começou a cantar em um coral e também aprendeu a tocar violino, clarinete, piano, guitarra e bateria.

1976Benedict Cumberbatch ▒ Benedict Timothy Carlton Cumberbatch CBE (Londres, 19 de julho de 1976) é um ator britânico conhecido pelo seu papel de Sherlock Holmes na série Sherlock. Em 2016 protagonizou o filme da Marvel, Doctor Strange. Em 2015 foi nomeado para o Oscar de Melhor Ator pelo seu desempenho como Alan Turing, no filme The Imitation Game.[1]


1979Ellen Rocche ▒ Ellen Rocche (São Paulo, 19 de julho de 1979) é uma atriz e modelo brasileira. Em 2015, interpretou a personagem Dona Capitu na nova versão do programa humorístico Escolinha do Professor Raimundo que na versão original foi interpretada por Cláudia Mauro.

1982Jared Padalecki ▒ Jared Tristan Padalecki (San Antonio, 19 de julho de 1982) é um ator e modelo estadunidense. Ganhou certa notoriedade após aparecer na série Gilmore Girls, assim como em vários filmes, incluindo A casa de Cera e Sexta- Feira 13. Porém é mais conhecido por seu personagem Sam Winchester na série televisiva Supernatural.


1983Gislaine Ferreira ▒ Gislaine Rodrigues Ferreira (Belo Horizonte, 19 de julho de 1983) é uma modelo e jornalista brasileira que foi eleita Miss Brasil (2003). Trabalha na TV Globo Minas, onde apresenta a previsão do tempo e eventualmente ancora e edita os telejornais Bom Dia Minas e MGTV.


1984Marisol Ribeiro ▒ Marisol Ribeiro Ferreira (São Paulo, 19 de julho de 1984) é uma atriz e dubladora brasileira. Em 2001 integrou o elenco de Disney Cruj no SBT; logo em seguida participou de Marisol, na mesma emissora, e no mesmo ano (2002) também fez Malhação na Rede Globo.

3 ▒ CAPA do DIA

Brian May

70 Anos

Brian Harold May, CBE (Londres, Inglaterra, 19 de julho de 1947) é um músico inglês e também astrofísico, mais conhecido por ser o guitarrista, compositor da banda britânica de rock Queen.

Também construiu uma guitarra conhecida como Red Special.

Algumas de suas composições para o grupo são “We Will Rock You“, “Tie Your Mother Down“, “The Show Must Go On“, “I Want It All” e “Who Wants to Live Forever“.

Em dezembro de 2005, Brian foi homenageado com um CBE Commander, Medalha da Ordem do Império Britânico, por Sua Majestade a Rainha, em reconhecimento dos seus serviços para a música e obras de caridade.[1]

Após isso, concluiu seu doutorado em astrofísica no Imperial College em 2007 e e foi chanceler da Liverpool John Moores University entre os anos de 2008 e 2013.[2]

É também defensor ativo dos direitos dos animais..[3]

Em 2005, uma enquete/sondagem da revista Planet Rock elegeu Brian como o sétimo melhor guitarrista de todos os tempos.[4]

Também foi considerado o 26º melhor guitarrista de todos os tempos, segundo a revista norte-americana Rolling Stone,[5] enquanto a Guitar World, através de seus leitores o pôs no segundo lugar em 2012.[6]

Carreira musical

Com uma carreira musical que abrange quatro décadas, Brian May um dos fundadores do Queen é um compositor e guitarrista de renome mundial, com a produção e créditos em gravações, que venderam mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo.

Brian May – 1947 – 70 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com a banda Queen, completa, ainda com Freddie Mercury.

Brian já escreveu 22 sucessos em todo o mundo para os Queen, entre eles os hinos “We Will Rock You”, “The Show Must Go On” e “I Want It All”, e baladas poderosas, incluindo “Who Wants To Live Forever”, “No-One But You (Only The Good Die Young), e “Save Me”.

Como um artista solo respeitado e de sucesso, Brian possui dois discos solo: Back To The Light (1992), com “Too Much Love Will Kill You” e “Driven By You”, ambos vencedores do Prêmio Ivor Novello, e Another World, de 1998.

Suas canções continuam a influenciar novas gerações de artistas e tem inspirado gravações de artistas tão diversos como Elton John, Def Leppard, The Royal Philharmonic Orchestra, Shirley Bassey e Eminem.

Brian tem desfrutado de colaborações com vários artistas, incluindo Robbie Williams, Foo Fighters, Cliff Richards, Guns N’ Roses, Diana Ross e Luciano Pavarotti.

Ele também tocou guitarra na música de abertura Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, também “The Fire Within”, para o seu amigo e compositor, o falecido Michael Kamen.

Talvez a exibição mais memorável do estilo e musicalidade únicos de Brian, foi o seu desempenho de seu próprio arranjo do hino britânico “God Save the Queen, ao vivo a partir do telhado do Palácio de Buckingham, em Londres, em 2002, para abrir as celebrações do Jubileu de Ouro da Rainha, à frente de um público de mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo.

Sobre a morte de Freddie, os membros remanescentes do Queen criaram uma instituição de caridade para apoiar os doentes da AIDS, o “Mercury Phoenix Trust”.

O MPT tem canalizado mais de oito milhões de libras para mais de 1.000 projetos de AIDS em todo o mundo.

Um compromisso permanente de conscientização sobre a SIDA levou o Queen a se tornar uma força motriz na campanha 46664 para a Fundação Nelson Mandela.

O primeiro de uma série de concertos 46664, realizada na Cidade do Cabo, em novembro de 2003, foi transmitido em todo o mundo via Internet, TV e rádio, tornando-se o mais amplamente distribuído evento de mídia na história, com um público de mais de 2 bilhões em 166 países.

Brian continua em seu papel como um embaixador e participante da série internacional de concertos 46664, destinada a promover a conscientização da Aids em todo o mundo.

Um interesse em marcar filme desenvolvido quando o Queen se tornou o primeiro grupo de rock a participar de um grande filme, Flash Gordon , com o hit “Flash!” escrita por Brian, seguido de música definitiva para o filme Highlander.

Brian mais tarde contribuiu com uma mini-ópera de 1996 Steve Barão Pinóquio, e compôs uma trilha sonora completa para o filme de arte francês de 1999, Furia.

May não é estranho ao mundo teatral, muitas vezes contribuindo para a performance ao vivo de sua esposa, Anita Dobson, mas em 1990, entrou neste mundo ele próprio, escrevendo e interpretando a música para o Riverside Studios de Londres a produção de Macbeth .

Ele voltou com força total para o Teatro em 2002, como uma das principais forças criativas por trás do inovador ‘Rock Teatral “, We Will Rock You , que se tornou um sucesso fenomenal, ainda um dos mais vendidos de Londres mesmo depois de seis anos de ovações no Teatro Dominion, em Londres, e o show mais antigo a atuar no teatro.

Apesar de We Will Rock You ser hoje uma empresa global, Brian permanece envolvido pessoalmente no desenvolvimento de novas produções e na atualização daquelas que participa atualmente.

Brian May – 1947 – 70 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com Kerry Ellis.

As suas realizações foram reconhecidas com numerosos prêmios, inclusive sendo homenageado com uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, em outubro de 2002, sendo introduzido tanto do Rock EUA e Roll Hall of Fame (março 2001) e da Câmara Songwriters of Fame (Junho 2003), e estar entre os homenageados pela primeira vez no Music UK Hall of Fame (novembro 2004), que foi um evento que era para mudar o curso do Queen – sendo o primeiro evento em que o cantor Paul Rodgers juntou-se à Brian e Roger Taylor, como vocalista.

Após uma turnê mundial bem sucedida entre 2005 e 2006, Paul, Brian e Roger recentemente voltaram ao estúdio para criar novo material para uma estréia ansiosamente aguardada: o álbum de estúdio do Queen+Paul Rodgers.

Brian May – 1947 – 70 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com Adam Lambert.

Em Julho de 2005, o Guinness World Records anunciou que os Queen tinham ultrapassado o grupo britânico The Beatles, ao tornar-se o mais bem sucedido grupo em vendas de álbuns, na história das paradas de sucesso no Reino Unido.

Os créditos de Brian são muito numerosos para listar, mas incluem a concepção de um planetário, atualmente em execução na Alemanha e na Bélgica.

Apareceu na gravação de uma faixa para um épico anúncio de TV, em 2003, para a Pepsi, com Brian produzindo performances vocais de Beyoncé, Britney Spears e Pink, re-mistura de gravações clássicas do Queen em 5.1 Surround Sound, escrevendo temas para vários programas de TV, produzindo o hit número 1, “The Stonk”, para o Red Nose Day da Comic Relief, bem como emprestando suas habilidades de inspiração para os três primeiros volumes de venda de O Melhor Álbum de Air Guitarra do Mundo!

Brian mantém um grande interesse em astronomia.

Ele é um contribuinte regular para o programa “The Sky at Night”, de seu amigo de longa data, Sir Patrick Moore, com quem é co-autor, juntamente com o Dr. Chris Lintott, do livro ilustrado de astrofísica chamado ‘BANG! A História Completa do Universo.

Publicado pela primeira vez em 2006, desde então foi publicado em 20 línguas, além de ter uma segunda edição atualizada.

Brian está trabalhando atualmente em um livro sobre TR Williams, fotógrafo de 1850, pioneiro da estereoscopia (fotografia 3D), cujo trabalho Brian vem pesquisando há 25 anos.

Brian May – 1947 – 70 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com o físico Stephen Hawking.

No ano de 2006 lançou, em co-autoria, um livro sobre como o universo foi desenvolvendo-se após o Big Bang.[7]

Em 2007, após uma pausa de 30 anos (atuando em sua carreira musical), Brian voltou ao Imperial College, de Londres, para se inscrever para completar a sua tese de doutorado em Astrofísica, e em um ano, submeteu com sucesso a nova versão da sua tese sobre poeira interplanetária.

Embora já titular orgulhoso de diplomas honorários das Universidades de Hertfordshire, Exeter e John Moore, de Liverpool, Brian, em 2007, finalmente conseguiu a obtenção de um diploma de doutorado pleno e DIC – Diploma of Imperial College.

Brian posteriormente aceitou um cargo de Pesquisador Visitante do Imperial College e irá ali continuar o seu trabalho em Astronomia.

Brian gosta de interagir com seus amigos e fãs, que pode contatá-lo e desfrutar de atualizações em seu trabalho e pensamentos através de seu próprio canal na internet (Soapbox Brian), em seu site (www.BrianMay.com).

Participações especiais

  • Tocou a música All The Young Dudes com Mott The Hoople em dez/73.
  • Participação especial ao lado do Black Sabbath em jan/81 tocando as músicas Paranoid e Children Of The Grave. Em set/89 e em set/90,tocou Heaven And Hell ao lado da banda.
  • Nos anos 80, Brian fez várias participações especiais ao lado da banda Bad News que também contava com participações de Jeff Beck e em outras ocasiões Jimmy Page.
  • Nos anos 80 ainda, Brian foi convidado para participação especial em shows de bandas como Marilion, Heart , Jerry lee Lewis e Def Leppard.
  • Em 1985 em New Orleans, Louisiana, USA, tocou ao lado de Eddie Van Halen & John Entwistle.
  • Em jun/92 e em jul/93 teve participação especial em shows do Guns n’ Roses nas músicas Knockin’ On Heaven’s Door(1993), Tie Your Mother Down e We Will Rock You (1992).
  • No dia 15.02.1994 em Londres, UK, tocou no Brit Awards ao lado de Bon Jovi a música I’ll Sleep When I’m Dead.
  • Em 19 de outubro de 1991, no Auditório de la Cartuja, Sevilla, Espanha, Brian participou da Expo’92 Guitar Festival, tocando ao lado de nomes como Joe Satriani, Steve Vai, Nuno Bettencourt, Gary Cherone, Joe Walsh e Paul Rodgers, algumas músicas, tais como Now I’m Here, Rocky Mountain Way e Hey Joe.
  • Em out/91 e dez/92, Brian tocou ao lado da banda Extreme as músicas Tie Your Mother Down, Song For Love e I Want To Break Free (somente em 1992).
  • Em Londres em fev/93, fev/94 e jun/94 e em 1996 em Los Angeles, Brian tocou ao lado de Paul Rodgers músicas como Bad Company, I’m Ready , Feel Like Makin’ Love , All Right Now , Crossroads entre outras, mostrando que a parceria entre os dois é de longa data.
  • No ano de 1997, Brian May tocou em várias ocasiões com Joe Satriani & Steve Vai.
  • No dia 19.05.1998 em Wembley Arena, London, UK Brian tocou ao lado de Joe Satriani, Michael Schenker e Uli Jon Roth, guitarristas da banda Scorpions as músicas The Thrill Is Gone e Voodoo Child de Jimi Hendrix.
  • Tocou com Foo Fighters em nov/99 em londres ao lado de Roger Taylor as músicas We Will Rock You e Now I Here.
  • Tocou no 25º aniversário da banda MOTORHEAD em out/2000 a música Overkill.
  • Nos anos noventa fez participações especias ao lado de Zuchero, Gilby Clarke, Eric Singer, Five, SAS band , Satus Quo, entre outros.
  • Em mai/01 tocou ao lado de Alice Cooper a música We Will Rock You (instrumental) e School’s Out.
  • No dia 19.03.2001 em New York,USA no Hall Of Fame induction ceremony, ao lado da banda FOO FIGHTERS tocou várias faixas do Queen em sua própria homenagem!
  • Em 2011 Tocou ao lado da Banda My Chemical Romancee no BBC music Festival.
  • No dia 28 de agosto de 2011 no VMA (Video Music Award), Brian May tocou ao lado de Lady Gaga na música You and I.
  • No dia 12 de agosto de 2012 participou do festival de encerramento das Olimpíadas de Londres.

Brian May – 1947 – 70 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com a família

Descendência e família

Brian May possui um filho e duas filhas, que são:

  • Jimmy May (nascido em 15 de junho de 1978).
  • Louise (nascida em 22 de maio de 1981).
  • Emily Ruth (nascida em 17 de fevereiro de 1987).

Discografia

Com o Queen

Solo

CITAÇÃO

Brian May – A paixão pela música e pela astronomia

“Eu acho que a música é sobre nossa vida interna. É parte da maneira como as pessoas se tocam. Isso é muito precioso para mim. E a astronomia é, em certo sentido, exatamente o oposto. Em vez de olhar para dentro, você está olhando para fora, para coisas além do nosso alcance.”

“I think music is about our internal life. It’s part of the way people touch each other. That’s very precious to me. And astronomy is, in a sense, the very opposite thing. Instead of looking inwards, you are looking out, to things beyond our grasp.”

Brian May / Fonte: Brainy Quote

Brian May

Brian Harold May

(Londres, Inglaterra, 19 de julho de 1947)

70 Anos

brianmay.com

1 ▒ POSTER e VÍDEOS
2 ▒ NASCIMENTOS
3 ▒ CAPA do DIA
4 ▒ ACONTECIMENTOS

5 ▒ FALECIMENTOS
6 ▒ FERIADOS e FESTAS
7 ▒ TRAGÉDIAS
8 ▒ CIDADES

9 ▒ GALERIA de FOTOS
10 ▒ CRÉDITOS
1ª PÁGINA

4 ▒ ACONTECIMENTOS

1799 – As tropas de Napoleão Bonaparte encontram a famosa Pedra de Roseta, que servirá de chave para a decifração dos hieróglifos egípcios.



1949 – O Laos torna-se independente da França.



1996 – Abertos os Jogos da XXVI Olimpíada, em Atlanta, nos Estados Unidos da América.

5 ▒ FALECIMENTOS

1987Clementina de Jesus ▒ Clementina de Jesus da Silva OMC (Valença, 7 de fevereiro de 1901Rio de Janeiro, 19 de julho de 1987) foi uma cantora brasileira de samba. Também era conhecida como Tina ou Quelé. Clementina causou uma fascinação em boa parte da MPB. Artistas tão diferentes como João Bosco, Milton Nascimento e Alceu Valença fizeram questão de registrar sua voz em seus álbuns.


2008Dercy Gonçalves ▒ Dolores Gonçalves Costa, artisticamente conhecida como Dercy Gonçalves (Santa Maria Madalena, 23 de junho de 1907 — Rio de Janeiro, 19 de julho de 2008), foi uma atriz, humorista e cantora brasileira, oriunda do teatro de revista, notória por suas participações na produção cinematográfica brasileira das décadas de 1950 e 1960. Foi reconhecida pelo Guinness Book como a atriz com maior tempo de carreira na história mundial (86 anos).

2014Rubem Alves ▒ Rubem Azevedo Alves (Boa Esperança, 15 de setembro de 1933 — Campinas, 19 de julho de 2014) foi um psicanalista, educador, teólogo, escritor e ex-pastor presbiteriano brasileiro. Foi autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis. É considerado um dos maiores pedagogos brasileiros de todos os tempos, um dos fundadores da Teologia da Libertação e intelectual polivalente nos debates sociais no Brasil[3].


2014James Garner ▒ James Garner, (Norman, 7 de abril de 1928Los Angeles, 19 de julho de 2014)[1] foi um premiado ator norte-americano. Estrelou em diversas séries, com uma carreira de mais de 50 anos, incluindo os papéis como “Bret Maverick”, na comédia de faroeste da década de 1950, Maverick, como “Jim Rockford”, no drama policial na década de 1970, Arquivo Rockford e diversos filmes como The Great Escape, de 1963, estrelado por Steve McQueen.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Brasil

Myanmar

  • Dia dos Mártires

Nicarágua

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

19

Abaré (BA)

19

Assaré (CE)

19

Barreiros (PE)

19

Boa Vista do Tupim (BA)

19

Bom Jesus (SC)

19

Bom Jesus do Oeste (SC)

19

Canápolis (BA)

19

Crisópolis (BA)

19

Encruzilhada do Sul (RS)

19

Entre Rios (SC)

19

Ipecaetá (BA)

19

Jacuí (MG)

19

Jupiá (SC)

19

Mascote (BA)

19

Novo Gama (GO)

19

Penha (SC)

19

Posse (GO)

19

Praia Grande (SC)

19

Riachão das Neves (BA)

19

Saltinho (SC)

19

Santa Terezinha do Progresso (SC)

19

Santana do Maranhão (MA)

19

São Bernardino (SC)

19

São João Batista (SC)

19

Teolândia (BA)

19

Turiúba (SP)

19

União do Sul (MT)

19

Wenceslau Guimarães (BA)

CristópolisBA

55 Anos

19 de julho de 1962

cristopolis.ba.io.org.br

Cristópolis é um município brasileiro do Estado da Bahia, situado na Mesorregião do Extremo Oeste Baiano e na Microrregião de Cotegipe.

De acordo com o último censo populacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2010, o município possui uma população total de 13.280 habitantes, dos quais 3.133 são moradores da área urbana e 10.147 vivem na área rural.

O município de Cristópolis possui extensão territorial de 1.043 Km², com coordenadas GPS 12°12′36″S e 44°24′59″W de latitude e longitude, em uma elevação de 767.00 metros acima do nível do mar (SRTM3).

O município compõe a nova fronteira agrícola denominada MATOPIBA (acrônimo formado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), extensão geográfica que recobre parcialmente os territórios dos quatro estados mencionados e que se destaca pela produção agropecuária.

Torneio de futebol feminino — Cristópolis (BA) — 55 Anos em 2017.

A vegetação predominante do município é o Cerrado.

O clima da região registra temperaturas que oscilam entre 17°C, nas estações mais frias, e 32°C nas estações mais quentes.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral – TSE existem atualmente 12.035 eleitores (dados de junho de 2016).

O nome da cidade de Cristópolis, cuja origem se prende a fé cristã, é uma homenagem a Cristo (Cristo + pólis = cidade de Cristo).

A padroeira da cidade é Nossa Senhora de Fátima, sendo comemorado, todo dia 13 de maio, a Festa da Padroeira na Igreja Matriz.

Cristópolis fica a cerca de 68 km de Barreiras, esta conhecida como a Capital do oeste baiano, e a 784 km de Salvador, capital do Estado da Bahia.

O aeroporto mais próximo fica em Barreiras, a cerca de 84 km de distância.

O Aeroporto de Barreiras dispõe de voos das companhias aéreas Passaredo, Trip, Azul e Gol para Salvador, Vitória da Conquista, Brasília, Belo Horizonte e Ribeirão Preto.

O Porto de Salvador, importante rota para escoamento da produção agrícola do oeste baiano, fica a cerca de 796 km.

O município de Cristópolis possui CEP único, qual seja, 47.950-000. Os telefones do município usam o código de discagem direta a distância (DDD) 77.

História

Originalmente toda a região do Extremo Oeste Baiano, denominada Comarca do Rio de São Francisco, pertencia ao Estado de Pernambuco até o ano de 1824, onde está localizada a cidade de Cristópolis, pertenceu ao município de Cotegipe (Campo Largo) até 1890, em 1891 este território emancipou Angical e mais tarde emancipou Barreiras, e em 25 de Julho de 1962 foi criado o município de Cristópolis.

A região oeste Baiano na margem esquerda do Rio São Francisco pertenceu ao Pernambuco até meados de 1824. D. Pedro I a desligou do território pernambucano como punição pelo movimento separatista conhecido como Confederação do Equador.

Hospital Municipal — Cristópolis (BA) — 55 Anos em 2017.

A então Comarca do Rio de São Francisco foi o último território desmembrado de Pernambuco, impondo àquele estado uma grande redução da extensão territorial, de 250 mil km² para os 98.311 km² atuais. A

pós três anos foi cedida ao Estado de Minas Gerais e três anos depois a região foi anexada ao Estado da Bahia em 1827.

O povoamento do território deu-se no início no século XIX, por aventureiros à procura de ouro e pedras preciosas.

Fixando-se no local, construíram residências e instalaram fazenda de gado, atraindo novos colonos que aí se estabeleceram e formaram o povoado Buritizinho, elevado à vila/distrito em 1953.

À época, o distrito criado com a denominação de Buritizinho pela Lei estadual nº 628, de 30 de dezembro de 1953, era subordinado ao município de Angical.

Em de 19 julho de 1962 o distrito foi desmembrado do município de Angical, e elevado à categoria de município com a denominação de Cristópolis, pela Lei estadual nº 1.733.

Noutro mote, destaca-se também o Projeto de Decreto Legislativo 355/11, do Deputado Federal Oziel Oliveira (PDT-BA), visando a divisão do Estado da Bahia e a criação do Estado do Rio São Francisco (proposta de unidade federativa), que seria formado por 35 municípios do oeste baiano.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Escrito por Paul Sampaio

PAUL SAMPAIO CHEDIAK ALVES é professor, locutor, apresentador de rádio e TV, web designer e diretor fundador da REDE SAMPAIO de Televisão e Sites.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s