☺ CAPA • Claudia Leitte 37 Anos

▒ CIDADE • Pindamonhangaba (SP) 312 Anos

▒ NASCIMENTOS • João Calvino • Camille Pissaro • Marcel Proust • Carl Orff • Myriam Pérsia • Arthur Ashe • Jandira Martini • Eliezer Motta • Fiona Shaw • Dalton Vigh • Chiwetel Ejiofor • Jessica Simpson • Golshifteh Farahani

▒ FALECIMENTOS • Omar Sharif • Jackson do Pandeiro • Yolanda Cardoso

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1509João Calvino ▒ João Calvino (Noyon, 10 de julho de 1509Genebra, 27 de maio de 1564) foi um teólogo cristão francês. Calvino teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, que continua até hoje. Portanto, a forma de protestantismo que ele ensinou e viveu é conhecida por alguns pelo nome calvinismo, embora o próprio Calvino tivesse repudiado contundentemente este apelido. Esta variante do protestantismo viria a ser bem sucedida em países como a Suíça(país de origem), Países Baixos, África do Sul (entre os africânderes), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos.


1830Camille Pissaro ▒ Jacob Abraham Camille Pissarro (Charlotte Amalie, na ilha de São Tomás nas Índias Ocidentais Dinamarquesas, hoje Ilhas Virgens Americanas, 10 de Julho de 1830 — Paris, 13 de Novembro de 1903) foi um pintor francês, co- fundador do impressionismo, e o único que participou nas oito exposições do grupo (1874-1886).


1871Marcel Proust ▒ Valentin Louis Georges Eugène Marcel Proust (Auteuil, 10 de julho de 1871 — Paris, 18 de novembro de 1922) foi um escritor francês, mais conhecido pela sua obra À la recherche du temps perdu (Em Busca do Tempo Perdido), que foi publicada em sete partes entre 1913 e 1927. Filho de Adrien Proust, um célebre professor de medicina, e Jeanne Weil, alsaciana de origem judaica, Marcel Proust nasceu numa família rica que lhe assegurou uma vida tranquila e lhe permitiu frequentar os salões da alta sociedade da época.


1895Carl Orff ▒ Carl Orff (Munique, 10 de julho de 1895 — Munique, 29 de março de 1982) foi um compositor alemão, um dos mais destacados do século XX, famoso sobretudo por sua cantata Carmina Burana. Contudo, a sua maior contribuição se situa na área da pedagogia musical, com o Método Orff de ensino musical, baseado na percussão e no canto.


1935Myriam Pérsia ▒ Myriam Pérsia (Petrópolis, 10 de julho de 1935) é uma atriz do teatro e televisão brasileira. Destacou-se como grande protagonista das novelas da Rede Globo, no início da emissora, no fim dos anos 60 e início dos anos 70.


1943Arthur Ashe ▒ Arthur Robert Ashe, Jr. (Richmond, 10 de julho de 1943 — Nova York, 6 de fevereiro de 1993) foi um tenista norte-americano. Também é lembrado por seus esforços em causas sociais que apoiava. Em 1969, a maioria das pessoas consideraram Ashe o melhor jogador masculino americano de tênis.


1944Jandira Martini ▒ Jandira Lúcia Lalia Martini (Santos, 11 de julho de 1944) é uma atriz e autora brasileira de peças teatrais bem como de roteiros para cinema e televisão. Teve destaque na televisão em 1987 interpretando a poderosa Teodora na novela Sassaricando. Se destacou também na minissérie Os Maias e na novela O Clone.

1945Eliezer Motta ▒ Eliezer da Silva Motta (Rio de Janeiro, 10 de julho de 1945) é um ator e humorista brasileiro. Experiente ator e comediante já atuou em vários trabalhos junto a Jô Soares (de 1981 a 1987) dos quais o mais famoso é Viva o Gordo como o Carlos Suely (parceiro do Capitão Gay, entrou em cena em 1982). Atuou também ao lado de Renato Aragão em A Turma do Didi, assim como com Chico Anysio em a Escolinha do Professor Raimundo como o ingênuo Seu Batista, personagem também replicado na Escolinha do Gugu.


1958Fiona Shaw, atriz irlandesa. ▒ Fiona Mary Shaw (Condado de Cork, 10 de julho de 1958) é uma atriz irlandesa. Encenou obras literárias no teatro e fez filmes marcantes no cinema. Teve seu papel mais notório como Petúnia Dursley na saga de filmes Harry Potter.


1964Dalton Vigh ▒ Dalton Vigh de Sousa Vales (Rio de Janeiro, 10 de julho de 1964) é um ator brasileiro. O sucesso em O Profeta, de 2006, valeu- lhe um convite para protagonizar a telenovela Duas Caras, de 2007, escrita por Aguinaldo Silva, interpretando o vilão (redimido no decorrer da história) Marconi Ferraço.


1977Chiwetel Ejiofor ▒ Chiwetel Ejiofor, (Londres, 10 de Julho de 1977) é um ator britânico, filho de pais nigerianos, cujos antepassados eram igbos.[1] Em 2006 recebeu duas indicações ao prêmio Golden Globe por Melhor performance.[2] Ganhou o BAFTA de Melhor Ator em 2014, por 12 Years a Slave ( 12 Anos de Escravidão).


1980Jessica Simpson ▒ Jessica Ann Simpson (Abilene, 10 de julho de 1980) é uma cantora, compositora e atriz norte-americana.[1] É irmã da também cantora Ashlee Simpson. Ela tem sete hits no Top 40 da parada americana da Billboard, dois álbuns com certificação ouro, três com certificação multiplatina na RIAA.


1983Golshifteh Farahani ▒ Golshifteh Farahani (em persa: گلشیفته فراهانی), nome artístico de Rahavard Farahani (Teerã, 10 de julho de 1983),[2] é uma atriz iraniana, conhecida após ser banida de seu país e por haver posado nua para o Le Figaro Madame.[3] Participou do filme Rede de Mentiras, ao lado de Leonardo di Caprio (2008).[3]

 

3 ▒ CAPA do DIA

Claudia Leitte

37 Anos

Claudia Cristina Leite Inácio Pedreira (São Gonçalo, 10 de julho de 1980), mais conhecida pelo nome artístico Claudia Leitte, é uma cantora, compositora, apresentadora e empresária brasileira.

Sua carreira teve início em 2001, na Bahia, como vocalista da banda Babado Novo, na qual lançou dois álbuns de estúdio, três álbuns ao vivo e dois DVDs e marcou sucessos como “Amor Perfeito“, “Cai Fora“, “Eu Fico“, “Safado, Cachorro, Sem- vergonha“, “Doce Desejo”, “Bola de Sabão“, “A Camisa e O Botão”, “Insolação do Coração” e “Pensando em Você“.

Em 2008 deixou a banda para seguir carreira solo com o lançamento do singleExttravasa“, presente em seu primeiro álbum solo, Ao Vivo em Copacabana, de onde foram retiradas outros singles, “Beijar na Boca“, “Pássaros” e “Horizonte“.

O álbum conquistou disco de ouro e o DVD platina tripla.[6]

Em 23 de maio de 2010 lançou seu primeiro álbum de estúdio, intitulado As Máscaras, produzido pelo DJ Deeplick e tendo como compositores Carlinhos Brown, Latino e Mikael Mutti.

No álbum a cantora retirou os singles de sucesso como a faixa-título “As Máscaras“, “Famo$a“, dueto com o estadunidense Travie McCoy, “Don Juan“, com participação de Belo, “Trilhos Fortes” e “Água“.

Em 2011, Claudia apresenta sua primeira canção em inglês no Miss Universo, evento com audiência estimada de mais de dois bilhões de telespectadores; participa do Rock In Rio e lança a música “Samba“, dueto com o porto-riquenho Ricky Martin.

Em 21 de março de 2012[7] lançou “Bem Vindo Amor” primeiro single de seu segundo DVD e álbum ao vivo intitulado Negalora: Íntimo, que foi lançado em 29 de agosto de 2012.

Em 2012, Claudia Leitte participou do Livro CD Mensagens de Natal nas vozes da Rádio Globo, ela interpretou a mensagem “Abrace o Natal” de autoria do escritor Antonio Marcos Pires.

Em 16 de janeiro de 2014 lançou seu terceiro DVD e álbum ao vivo Axemusic – Ao Vivo,gravado em Recife,de onde foi tirado os singles “Claudinha Bagunceira[8], “Tarraxinha”, com participação de Luiz Caldas, “Quer Saber?[9], dueto com Thiaguinho,”[10]Dekolê” e “Largadinho“.

Ainda em 2014, Claudia se torna uma das vozes da música tema oficial da Copa do Mundo FIFA de 2014, “We Are One (Ole Ola)” se juntando a Pitbull e Jennifer Lopez.

Em 18 de maio Claudia Leitte fez história e foi a primeira brasileira a se apresentar no Billboard Music Awards.[11]

No dia 12 de agosto de 2014, Claudia Leitte foi anunciada como rainha de bateria da tradicional escola de samba carioca Mocidade Independente de Padre Miguel.[12]

A coroação de Claudia ocorreu no dia 6 de setembro de 2014 na quadra da escola de samba e o desfile ocorreu no domingo, 15 de fevereiro de 2015.[13]

Biografia

Nascida de uma família humilde em São Gonçalo, cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Claudia Cristina Leite Inácio muda-se com a família para a cidade natal de sua mãe, Salvador, com cinco dias de vida, onde posteriormente viria a receber da Câmara Municipal de Salvador o título de “cidadã soteropolitana[14][15][16].

Em 1983, aos três anos, Claudia subiu no palco de uma churrascaria, aproveitando o intervalo deixado pelo cantor que se apresentava, e começa a cantar “Emília, Emília, Emília”, canção de Baby do Brasil.

Na adolescência onde morou em Feira de Santana, começou a cantar em bares e festivais até que, com 13 anos, passou a integrar a banda do cantor Nando Borges na qual trabalhou como backing vocal.[17]

Em 1998, aos 18 anos, Claudia ingressa nas faculdades de Direito, Comunicação Social,[17] saindo de ambas no início dos cursos,[18] passando a fazer a faculdade de Música mais tarde, a qual ficou mais tempo.[17]

Na mesma época passa a integrar a Banda Violeta, um grupo de forró, onde Claudia deu os primeiros passos nos palcos profissionais, tendo uma agenda com vários espetáculos, largando mais uma vez a faculdade.

Em 1999 deixa a banda, procurando um grupo que se adequasse a sua vontade de cantar axé music, passando a integrar por um curto tempo uma banda informal com amigos, chamada Macaco Prego.[18]

Em 2000, Claudia Leitte assina o primeiro contrato comercial com os empresários Cal Adam e Manuel Castro para tornar-se vocalista da banda Nata do Samba,[18] onde dividiu os vocais com o cantor Faustão, tendo ainda uma rápida passagem pela Companhia do Pagode[19] antes de integrar a banda Babado Novo.

Carreira

2001–07: Carreira com Babado Novo

No final de 2001, junto com outros amigos músicos, Claudia forma o Babado Novo, que acabou lhe dando uma carreira profissional mais avançada e reconhecimento nacional, quebrando fronteiras na Bahia.

Em 2002, a banda lançou seu primeiro single “Cai Fora“, fazendo com que a banda ganhasse fama espontânea.

Em 2006 o Babado Novo se apresenta em Nova Iorque durante o evento do Brazilian Day, em um show para 2,5 milhões de pessoas na avenida Times Square.

No final de 2007, anuncia sua saída do Babado Novo,[38] lançando seu primeiro single solo, “Exttravasa“, porém permanecendo no grupo ainda até o Carnaval de 2008, onde cantou pela última vez no trio do grupo em Salvador.[38]

Carreira Solo – Ao Vivo em Copacabana

Em 17 de fevereiro de 2008 grava seu primeiro álbum ao vivo e DVD como cantora solo nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, trazendo como convidados Daniela Mercury, Badauí, vocalista da banda CPM 22, Wando, Gabriel, O Pensador e Carlinhos Brown e tendo um público estimado de 1 milhão de pessoas[40].

Em 25 de novembro é lançado o terceiro compacto do trabalho, “Beijar na Boca[45], faixa trabalhada visando o verão e o Carnaval 2009, que alcança a posição número 1 nas rádios brasileiras.

Atualidade

Em 18 dezembro de 2015 lança no programa The Voice Brasil o single na língua espanholaCorazón” em parceria com Daddy Yankee, sendo sua primeira aposta para o verão em outro idioma.[126]

Em janeiro de 2016, a Claudia Leitte lançou a sua quinta fragrância em parceria com a Jequiti, denominada de “Claudia Leitte Chic”.[127] Em 7 de maio de 2016, Claudia deu início a turnê Corazón Tour na Arena Skol Anhembi em São Paulo.[128]

Em junho anuncia que já havia gravado trinta canções para seu próximo álbum, com previsão de lançamento para 2017.[129]

Vida pessoal

No dia 7 de março de 2007, a cantora casou-se com o empresário Marcio Pedreira,[131] a quem conheceu ainda na adolescência e começou a namorar pouco após se reencontrarem por acaso em um restaurante.

A cerimonia aconteceu em Salvador, Bahia, onde os convidados se divertiam com canções dos anos 80.[131]

O vestido da cantora foi feito pelo estilista Carlos TufvessonEm 2012 recebeu junto com a presidente do Brasil Dilma Rousseff o título de cidadã-baiana pela prefeitura e Câmara Municipal de Salvador.[133]

Maternidade

Em 9 de julho de 2008, declarou estar grávida durante cerimônia na Câmara Municipal de Salvador, quando recebia o título de cidadã da capital baiana, uma vez que nasceu na cidade do Rio de Janeiro.

Na ocasião a cantora declarou: “Se eu tive de esperar quase exatos 28 anos para dizer sou baiana, meu filho ou minha filha só vai precisar esperar mais uns seis meses e pouco para ter essa honra”.[134]

Em 15 de outubro, anunciou que seu bebê era um menino e que se chamaria Davi, uma homenagem ao personagem bíblico Rei Davi.[135]

Em 19 de outubro disse em entrevista ao site EGO que a gravidez foi inesperada, uma vez que planejava ter filhos apenas anos depois, quando se estabilizasse em carreira solo, porém pretendia conciliar ambos. [136]

Em 20 de janeiro de 2009, deu à luz Davi, no Hospital Aliança, em Salvador.[137][138]

Durante o Carnaval daquele ano gerou polêmica ao participar do circuito dos trios apenas 30 dias após dar à luz. [48]Durante o primeiro mês pós-parto, a cantora emagreceu 11 kg,[139]

Na ocasião o primogênito de Claudia contraiu meningite, cinco dias depois de estar internado, Davi recebeu alta.[140][141][142] Em 27 de janeiro de 2012, anuncia sua segunda gravidez, fato que vinha escondendo há algumas semanas segundo a própria.[143]

No dia 15 de agosto de 2012, Claudia Leitte deu à luz seu segundo filho, Rafael, que nasceu com 3,305 kg e medindo 49 cm.[144][145]

A cantora havia anunciado que gostaria de ter o filho com parto normal, mas após conversar com os médicos concluíram que seria melhor a cirurgia cesariana para evitar riscos.[144]

Filantropia

Claudia é contra o uso de drogas,[146] e se recusa a participar, por exemplo, de comerciais de cerveja (apesar de, em 2006, ter participado, com os cantores Zeca Pagodinho, Sandra de Sá, Latino e Toni Garrido, da campanha publicitária da cerveja Brahma, sobre a torcida pelo pentacampeonato da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA de 2006).[146]

Em 2007 a cantora foi madrinha da ‘Campanha contra Violência Sexual Infanto- Juvenil’ do Ministério Público da Bahia.

Participou e apoiou diversas ações sociais como o Criança Esperança, da Rede Globo, onde já coleciona seis participações, o Teleton, no SBT, e o Ressoar Mega Show, da Rede Record. Também é madrinha de campanhas de combate às drogas em São Paulo. [147]

Claudia faz diversos shows beneficentes a muitos hospitais, como o show em prol ao seu “Hospital de Câncer de Barretos”, realizado em 2011.

A cantora também foi a madrinha da campanha “Doe Sangue” no Carnatal de 2012.[148]

Em 2012, Claudia posou para a revista Caras onde foi divulgada a primeira foto do seu segundo filho, Rafael.[149]

Em sua conta oficial no Instagram a cantora postou uma imagem se referindo a doação feita por ela: “Na Caras, Rafael fez a pose para meus fãs e a alegria de milhares de crianças beneficiadas pela Unicef.

Ele é um anjo de Deus! Este é o outro sobrinho de vocês, meus Bubles! Amanhã a revista sai!”.[149]

Claudia participa de várias causas sociais, ela é madrinha da oncopediatria do Hospital Aristides Maltez, em Salvador, a musa celebrou o momento doando, 450.000 reais para projetos do Unicef.[150]

A interprete ao lado do ator Murilo Rosa protagonizaram a campanha ‘Quem Ama Pega no Pé’, iniciativa da Apae com o objetivo de alertar os pais sobre a importância de se realizar o teste do pezinho após 48 horas do nascimento do bebê.[151]

Prêmios e Homenagens

A cantora tem diversos prêmios em toda sua carreira, em 2003 ganhou dois prêmios Troféu Dodô e Osmar, um por “Banda Revelação” (Babado Novo) e o outro por “Cantora Revelação”.[166]

Para o ano de 2004, a interprete ganhou dois prêmios, um Prêmio Multishow e outro Troféu Dodô e Osmar, por “Banda Revelação” e “Melhor Produção Visual de Cantora”.[167]

Já em 2006 ganhou seu primeiro prêmio do Melhores do Ano por “Melhor Banda”, também pela banda Babado Novo.[168]

A cantora ganhou muitos prêmios em 2007, um da Band Folia por “Melhor Banda de Carnaval de Salvador”,[169] um do Melhores do Ano por “Melhor Banda”, um do VMB por “Gostosa do Ano”,[170] dois do Nickelodeon Kids’ Choice Awards por “Melhor Banda” e “Melhor Cantora”,[169] também ganhou um Troféu Imprensa por “Melhor Banda”. No mesmo ano a cantora ganhou prêmios da Prêmio Portal Globo de Rádio, Prêmio Carnatal e Prêmio Band Folia Carnatal.[169]

Já para o ano de 2008, a cantora ganhou três prêmios Band Folia, de “Melhor Banda de Carnaval de Salvador”, “Melhor Música” e “Melhor Cantora”, [171] ainda no mesmo ano ganhou dois Press Award de “Melhor Banda de Axé” (Destinado a brasileiros que se apresentam nos EUA – Brazilian Day).[172]

Para encerrar esse ano a cantora recebeu o prêmio de “Melhor Cantora” (Troféu Imprensa).[171]

Em 2009 foi um dos melhores anos da interprete, foram dez prêmios ganhos, na premiação Band Folia venceu por “Melhor Música” (Beijar na Boca),[173] ganhou do Nickelodeon Kids’ Choice Awards por “Melhor Cantora”,[174] dos dez prêmios ganhos, foram nove de “Melhor Música” pela faixa “Beijar na Boca“.[174]

Após o álbum Claudia Leitte ao Vivo em Copacabana, em 2010, Claudia Leitte recebeu quatro prêmios, um de Melhores do Ano por “Melhor Cantora”,[175] também venceu na mesma categoria no Nickelodeon Kids’ Choice Awards,[175] já no Troféu Dodô e Osmar levou para casa o prêmio de “Melhor Projeto de Trio”,[175] para encerrar 2009 recebeu o prêmio A Voz do Rádio como “Melhor Cantora”.[175]

Claudia Leitte, também no ano de 2013, ganhou no Meus Prêmios Nick como Cantora favorita.

Em 2014, Claudia venceu todos os prêmios nas categorias que concorreu no troféu Carnatal da 96 FM: Melhor bloco com Largadinho; melhor música com Matimba e melhor cantora do carnatal. Ainda no mesmo ano Claudia Leitte foi escolhida pelo público como a melhor cantora do ano no Melhores do Ano 2014.

Discografia

Ver artigos principais: Discografia de Claudia Leitte e Videografia de Claudia Leitte

Álbuns de estúdio

Álbuns ao vivo

Extended plays (EPs)

Coletâneas

Turnês

Ver artigo principal: Turnês de Claudia Leitte

Oficiais

Promocionais

Apresentações especiais

CITAÇÃO

Claudia Leitte – Sonhar é o que eu mais faço

“Tenho sonhos o tempo todo, mas o maior deles, é equilibrar razão e emoção.”

Claudia Leitte / Fonte: Mensagens com Amor

Claudia Leitte

Claudia Cristina Leite Inácio Pedreira

(São Gonçalo, 10 de julho de 1980)

37 Anos

claudialeitte.com

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1859 – O Big Ben soou pela primeira vez, em Londres.



1973 – Independência das Bahamas.


 


2016 – A Seleção Portuguesa de Futebol vence pela primeira vez na história o Campeonato Europeu de Futebol.


5 ▒ FALECIMENTOS


1982Jackson do Pandeiro ▒ Jackson do Pandeiro, nome artístico de José Gomes Filho (Alagoa Grande, 31 de agosto de 1919Brasília, 10 de julho de 1982), foi um cantor e compositor de forró e samba, assim como de seus diversos subgêneros, a citar: baião, xote, xaxado, coco, arrastapé, quadrilha, marcha, frevo, dentre outros. Também conhecido como O Rei do Ritmo.[1]

2007Yolanda Cardoso ▒ Yolanda Cardoso (Rio de Janeiro, 28 de setembro de 1928 — Rio de Janeiro, 10 de julho de 2007) foi uma atriz brasileira. Tinha 35 anos de carreira, e interpretou mais de 40 personagens na TV e no teatro. Entre os destaques, estão suas atuações na primeira edição do “Sítio do Picapau Amarelo”, no seriado “Os Bandidos da Falange” e na novela “O Direito de Amar”.


2015Omar Sharif ▒ Omar Sharif (Alexandria, 10 de abril de 1932Cairo, 10 de julho de 2015) foi um ator egípcio. Trabalhou em muitos filmes produzidos em Hollywood e seu papel mais conhecido é o de protagonista em “Doutor Jivago” (Doctor Zhivago) (1965). Foi indicado ao Óscar de melhor coadjuvante por “Lawrence da Arábia” (1962)

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

  • Dia mundial da Lei

Portugal

Brasil

Eventos vexilológicos

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

10

Araruna (PB)

10

Bambuí (MG)

10

Bananal (SP)

10

Capivari (SP)

10

Pindamonhangaba (SP)

10

Rio das Pedras (SP)

10

Santa Isabel (SP)

10

Santo Amaro da Imperatriz (SC)

10

São Luíz do Norte (GO)

10

Sousa (PB)

Pindamonhangaba – SP

312 Anos

10 de julho de 1705

pindamonhangaba.sp.gov.br

Pindamonhangaba é um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte no estado de São Paulo, no Brasil.

Vista do alto da Serra da Mantiqueira a partir do Pico do Itapeva — Pindamonhangaba (SP) — 312 Anos em 2017.

A população aferida pelo IBGE no Censo de 2010 era de 146 995 habitantes, distribuídos em uma área de 729,9 km², o que resultava em uma densidade populacional de 201,39 habitantes por km².[6]

Na estimativa populacional calculada pelo IBGE para 1º de julho de 2016, a população de Pindamonhangaba era de 162 327,[6] resultando em uma densidade estimada de 222,39 habitantes por km².

O principal acesso à cidade se dá pela Rodovia Presidente Dutra, no quilômetro 99.

O município está a cerca de 100 km da divisa com o estado Rio de Janeiro e a cerca 50 km da divisa com o estado de Minas Gerais.

A capital mais próxima de Pindamonhangaba é São Paulo, que está a 146 km de distância.[5]

Pindamonhangaba também faz divisa com a estância climática de Campos do Jordão.

A distância entre os dois municípios é de aproximadamente 50 km e a ligação é feita pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro ou pela Estrada de Ferro Campos do Jordão, que possui o ponto ferroviário mais alto do Brasil, a 1 743 metros de altitude.

Símbolo da reciclagem de alumínio em Pindamonhangaba, que é o maior polo de reciclagem de latas de alumínio da América Latina — Pindamonhangaba (SP) — 312 Anos

A cidade possui o maior polo industrial de reciclagem de latas de alumínio da América Latina. [10]

Também possui a maior comunidade ligada ao Movimento Hare Krishna da América Latina.[11]

Topônimo

O nome da cidade deriva do tupi e significa “lugar onde se fazem anzóis“, através da junção das palavras pindá (anzol), monhang (fazer) e aba (lugar) [12] [nota 1]

Memorial a João do Pulo na entrada da cidade — Pindamonhangaba (SP) — 312 Anos em 2017.

Clima

Pindamonhangaba está à altitude de 540 metros, possui clima subtropical úmido, apresentando temperatura média anual de 22,4°C.

A temperatura média no inverno é de 11°C e a média no verão é de 31°C.

Tem um clima ameno por estar situada no centro do Vale do Paraíba paulista e próxima tanto da Serra da Mantiqueira, como da Serra do Mar.

Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina — Pindamonhangaba (SP) — 312 Anos em 2017.

Rodovias

Ferrovias

Igreja de São José, construída por volta de 1848 — Pindamonhangaba (SP) — 312 Anos em 2017.

Pontos Turísticos

Ponto da linha férrea mais alta do país entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão — Pindamonhangaba (SP) — 312 Anos em 2017.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Escrito por Paul Sampaio

PAUL SAMPAIO CHEDIAK ALVES é professor, locutor, apresentador de rádio e TV, web designer e diretor fundador da REDE SAMPAIO de Televisão e Sites.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s