9 de Julho – Mercedes Sosa e Boa Vista (RR) – 2017

☺ CAPA • Mercedes Sosa 82 Anos

▒ CIDADE • Boa Vista (RR) 127 Anos

▒ NASCIMENTOS • Carlos Chagas • Angelines Fernández • Brian Dennehy • Richard Roundtree • Chris Cooper • Tom Hanks • Ana Botafogo • Kelly McGillis • Charles Gavin • Raymond Cruz • Courtney Love • Glenda Kozlowski • Fred Savage • Fernando Prass

▒ FALECIMENTOS • King Gillette • Vinícius de Moraes • Rod Steiger • Felipe Levy

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1879Carlos Chagas ▒ Carlos Justiniano Ribeiro Chagas (Oliveira, 9 de julho de 1879Rio de Janeiro, 8 de novembrode 1934) foi um biólogo, médico sanitarista, cientista e bacteriologista brasileiro, que trabalhou como clínico e pesquisador. Atuante na saúde pública do Brasil, iniciou sua carreira no combate à malária. Destacou-se ao descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi (cujo nome foi uma homenagem ao seu amigo Oswaldo Cruz) e a tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas. Ele foi o primeiro e até os dias atuais permanece o único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor (Triatominae), os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia.


1922Angelines Fernández ▒ María de los Ángeles Fernández Abad[1] (Madrid, 9 de julho de 1922Cidade do México, 25 de março de 1994) foi uma atriz espanhola radicada no México, conhecida mundialmente por ter atuado no programa humorístico El Chavo del Ocho (Chaves). Foi considerada uma das mulheres mais belas do México na década de 50.


1938Brian Dennehy, ator norte-americano. ▒ Brian Dennehy (Bridgeport, 9 de julho de 1938) é um premiado ator estadunidense de cinema, teatro e televisão. Seu primeiro papel de destaque foi o Xerife Will Teasle em First Blood. Outras participações importantes foram em Legal Eagles (1986), F/X – Murder By Illusion (1986), Presumed Innocent(1990) e F/X2 – The Deadly Art of Illusion (1991).


1942Richard Roundtree ▒ Richard Roundtree ( New Rochelle, 9 de julho de 1942) é um ator norte- americano Conhecido pelas suas muitas participações em programas de TV estado- unidenses. Ficou famoso pela telessérie Shaft e, no cinema, por sua participação em Earthquake.


1951Chris Cooper ▒ Christopher William “Chris” Cooper (Kansas City, Missouri, 9 de julho de 1951) é um ator estadunidense, premiado em 2002, recebeu o Oscar de Melhor Ator (coadjuvante/secundário) por seu trabalho em Adaptação, do diretor Spike Jonze. Ele tornou-se bem conhecido no final dos anos 1990, por suas atuações como (coadjuvante/ secundário) em vários grandes filmes de Hollywood, como Beleza Americana, A Identidade Bourne e Capote.


1956Tom Hanks ▒ Thomas Jeffrey Hanks, mais conhecido como Tom Hanks[1] (Concord, 9 de julho de 1956)[2] é um ator, produtor, roteirista e diretor estadunidense. Destacou-se em diversos filmes de sucesso, como Forrest Gump, Apollo 13, That Thing You Do!, The Green Mile, You’ve Got Mail, Sleepless in Seattle. Charlie Wilson’s War, Catch Me If You Can, Cast Away, A League of Their Own, The Da Vinci Code, Captain Phillips, Angels & Demons e como a voz do personagem Woody na série de filmes de animação Toy Story.


1956Ana Botafogo ▒ Ana Botafogo (Rio de Janeiro, 9 de julho de 1957) é uma bailarina e atriz brasileira. Começou a estudar em sua cidade natal e a dançar profissionalmente na França, no Ballet de Marselha. Desde 1981 é a primeira-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro já tendo se apresentado na Europa, América do Norte, América Central e América do Sul.

1957Kelly McGillis ▒ Kelly Ann McGillis (Newport Beach, 9 de Julho de 1957) é uma atriz estadunidense, cujos filmes mais notáveis incluem A Testemunha (em que recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro), Top Gun e Os Acusados. Em 1982, Kelly foi atacada e violada no seu apartamento com sua amiga por dois homens.[1]

A traumática experiência inspirou a atriz a aceitar o papel de uma advogada no filme “Acusados”, no qual Jodie Foster ganha o óscar de melhor atriz.[2] O criminoso cumpriu uma pena leve e foi condenado anos depois ao cometer outro estupro.


1960Charles Gavin ▒ Charles de Souza Gavin (São Paulo, 9 de julho de 1960) é um músico brasileiro, conhecido por ser um dos fundadores do grupo RPM (dando lugar posteriormente a Paulo P.A. Pagni), e de ter participado de bandas como Ira!, entre 1982 e 1984 e principalmente Titãs, de 1985 até 2010. Desde sua estreia, na banda Zero Hora, passou pelas bandas Santa Gang, Zona Franca e Jetsons, esta última ao lado de Branco Mello e Ciro Pessoa, com quem viria a tocar nos Titãs, a partir de 1985.


1961Raymond Cruz ▒ Raymund Cruz (Califórnia, 9 de Julho de 1961) é um ator estadunidense, que é melhor conhecido por interpretar personagens militares. Cruz interpretou um distribuidor de metanfetamina em 2008 na série Breaking Bad e, posteriormente, em Better Call Saul. Ele também é um dos atores principais da série The Closer, onde interpreta a personagem Detetive Sanchez.


1964Courtney Love ▒ Courtney Michelle Harrison(nascida 9 de julho de 1964) é uma cantora, compositora, atriz e pintora americana. Love ganhou notoriedade com sua banda Hole, que formou em 1989 junto a Eric Erlandson. Em 1996, ela estrelou o filme The People vs. Larry Flynt, e foi nominada ao Globo de Ouro por melhor atriz coadjuvante.


1974Glenda Kozlowski ▒ Glenda Kozlowski (Rio de Janeiro, 9 de julho de 1974) é uma jornalista, repórter esportiva, narradora e ex- bodyboarder brasileira. Em 1996, foi contratada pela Rede Globo. Já apresentou o programa esportivo dominical Esporte Espetacular periodicamente. Glenda já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2000, 2004, 2008; e das Copas do Mundo de 2006 e 2010.


1976Fred Savage ▒ Fred Savage (Chicago, Illinois, 9 de julho de 1976) é um ator, produtor e diretor norte-americano, mais conhecido por seu papel como Kevin Arnold na série The Wonder Years (no Brasil Anos Incríveis). Nos anos seguintes, dirigiu e produziu inúmeros episódios de programas infantis, como Ned’s Declassified School Survival Guide, Hannah Montana e Phil of the Future, assim como as séries Ugly Betty e It’s Always Sunny in Philadelphia.


1978Fernando Prass ▒ Fernando Büttenbender Prass (Viamão, 9 de julho de 1978) é um futebolista brasileiro que atua como goleiro. Na campanha vitoriosa pela Sociedade Esportiva Palmeiras. que culminou no título da Copa do Brasil de 2015 foi muito importante durante toda a competição. É membro do Bom Senso F.C., movimento que reivindica melhor estrutura e melhores condições para os profissionais de futebol no Brasil.[1]

 

Tom Hanks já foi indicado e venceu diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo ganhar um Oscar de melhor ator e um Globo de Ouro de Melhor ator por sua interpretação em Philadelphia, e um Globo de Ouro, um Oscar, um prêmio do Screen Actors Guild e um People’s Choice Award de melhor ator por seu papel em Forrest Gump.

3 ▒ CAPA do DIA

Mercedes Sosa

82 Anos

Mercedes Sosa (San Miguel de Tucumán, 9 de julho de 1935Buenos Aires, 4 de outubro de 2009) foi uma cantora argentina, uma das mais famosas na América Latina.

A sua música tem raízes na música folclórica argentina.

Ela se tornou uma das expoentes do movimento conhecido como Nueva canción.

Apelidada de La Negra pelos fãs, devido à ascendência ameríndia (no exterior acreditava-se erroneamente que era devido a seus longos cabelos negros), ficou conhecida como a voz dos “sem voz”.

Biografia

Mercedes Sosa nasceu em San Miguel de Tucumán, na província de Tucumán, no noroeste da Argentina, cidade onde foi assinada a declaração de Independência da Argentina em 9 de julho de 1816, na casa de propriedade de Francisca Bazán de Laguna, que foi declarada Monumento Histórico Nacional em 1941.

Nascida no dia da Declaração da Independência, e na mesma cidade onde foi assinada, Mercedes sempre foi patriota.

Afirmou inúmeras vezes que “pátria só temos uma”. Foi também uma árdua defensora do Pan-americanismo e da integração dos povos da América Latina.

Criada durante o governo de Juan Domingo Perón e sofrendo – como quase todos da sua geração – uma influência muito grande de Eva Perón, Sosa cresceu embalada pela ideologia peronista.

Sua ascendência era mestiça (mistura de europeus com americanos e índios): francesa e dos indígenas do grupo diaguita.

Sua carreira se iniciou em 1950, aos quinze anos de idade, quando Sosa venceu uma competição de canto organizada por uma emissora de rádio de sua cidade natal e ganhou um contrato para cantar por dois meses.

Carreira

Em 1961, grava seu primeiro álbum, intitulado La voz de la zafra [1] (lançado em 1962). Em seguida, uma performance no Festival Folclórico Nacional faz com que se torne conhecida entre os povos indígenas de seu país.

Ainda em Tucumán, Sosa se casou com Manuel Óscar Matus, que seria seu primeiro marido, com quem teve um filho.

Pouco depois do casamento, se mudou para Mendoza, onde, em 1963, juntamente com Matus, seria peça chave no lançamento movimento musical da década de 1960conhecido como Nuevo Cancionero[2].

Em 1965, lançou o aclamado Canciones con fundamiento, uma compilação de músicas folclóricas da Argentina. Em 1967, faz uma turnê pelos Estados Unidos e pela Europa e obtém êxito internacional.

Em 1970, grava Cantata Sudamericana e Mujeres Argentinas com o compositor Ariel Ramirez e o letrista Felix Luna.

Em 1971, grava um tributo à cantora e compositora chilena Violeta Parra, ajudando a popularizar a canção “Gracias a la vida“. Mais tarde grava um álbum em homenagem a Atahualpa Yupanqui.

Após a ascensão da junta militar do general Jorge Videla, que depôs a presidente Isabelita Perón em 1976, a atmosfera na Argentina tornou-se cada vez mais opressiva.

Sosa, que era uma conhecida ativista do peronismo de esquerda, foi revistada e presa no palco durante um concerto em La Plata em 1979, assim como seu público.

Banida em seu próprio país, ela se refugiou em Paris e depois em Madri. Seu segundo marido morreu um pouco antes do exílio, em 1978.

Sosa retornou à Argentina em 1982, vários meses antes do colapso do regime ditatorial como resultado da fracassada guerra das Malvinas, e deu uma série de shows no Teatro Colón em Buenos Aires, onde convidou muitos colegas jovens para dividir o palco com ela.

Um álbum duplo com as gravações dessas performances logo se tornou um sucesso de vendas.

Nos anos seguintes, Sosa continuou a fazer turnês pela Argentina e pelo exterior, cantando em lugares como o Lincoln Center, o Carnegie Hall e o Teatro Mogador.

Nos anos seguintes, Sosa interpreta um vasto repertório de estilos latino-americanos, gravando tanto com artistas argentinos como León Gieco, Charly García, Antonio Tarragó Ros, Rodolfo Mederos e Fito Páez, quanto com internacionais como Chico Buarque, Raimundo Fagner, Daniela Mercury, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gal Costa, Sting, Andrea Bocelli, Luciano Pavarotti, Nana Mouskouri, Joan Baez, Silvio Rodríguez e Pablo Milanés. Mais recentemente, grava com a colombiana Shakira, cantora latino-americana de maior sucesso no exterior.

Ativismo político

Sosa, que sempre foi ativa entre os movimentos peronistas de esquerda, fez oposição ao presidente Carlos Menem e manifestou apoio às eleições de Néstor e Cristina Kirchner.

Na década de 1960, Mercedes participou do Movimento do Novo Cancioneiro, surgido em Mendoza e centrado na música popular latino- americana, com ênfase no componente social. Além de obter sucesso na Argentina, a artista ganhou palcos pelas Américas e também na Europa.

A temática social e a ligação com a esquerda lhe renderam também dissabores.

Em 1979, um show da artista foi invadido pelos militares, durante a ditadura argentina (1976-83).

Não apenas ela foi presa, mas inclusive o público presente. Naquele mesmo ano, Mercedes decidiu se exilar. “La Negra”, como também era conhecida, voltou à Argentina em 1982, na fase final da ditadura.

Mercedes Sosa com os brasileiros Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gal Costa e Chico Buarque.

Na década de 1980, Mercedes realizou trabalhos em parceria com Milton Nascimento.

Entre os brasileiros que também cantaram com ela estão ainda Caetano Velloso, Daniela Mercury e Beth Carvalho.”[3]

Sua preocupação sociopolítica refletia-se no repertório que interpretava, tendo sido uma das grandes expoentes da Nueva canción, movimento musical com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas marcado por uma ideologia de rechaço ao imperialismo norte-americano, ao consumismo e às desigualdade sociais.

Prêmios e honrarias

Sosa era Embaixadora da Boa Vontade da UNESCO para a América Latina e o Caribe.

Em 2000, ela ganhou o Grammy Latino de melhor álbum de música folclórica por Misa Criolla, feito que repetiria em 2003 com Acústico e em 2006 com Corazón Libre.

Sua interpretação de “Balderrama”, de Horacio Guarany, fez parte da trilha-sonora do filme de 2008 Che, sobre o lendário guerrilheiro argentino Che Guevara. Seu último álbum, Cantora, encontra- se indicado a três prêmios Grammy Latino.

O obituário de Sosa no jornal londrino The Daily Telegraph afirmou que ela foi “uma intérprete incomparável de obras de seu compatriota, o argentino Atahualpa Yupanqui, e da chilena Violeta Parra”.

Helen Poopper da agência Reuters anunciou sua morte dizendo que ela “lutou contra os ditadores da América do Sul com sua voz e se tornou uma gigante da música latino-americana contemporânea”.

Morte

Sosa morreu aos 74 anos de idade em 4 de outubro de 2009, às 5h15min (horário local), em Buenos Aires[4].

Ela foi internada no dia 18 de setembro na Clínica de la Trinidad, no bairro de Palermo, por causa de um problema renal. Seu quadro piorou a partir do momento em que teve complicações hepáticas e pulmonares.

A cantora havia trabalhado intensamente até poucas semanas antes de sua morte.

Em 2008, havia dito que continuaria cantando “até os últimos dias”, como uma cigarra[5].

Até em todos os jogos de futebol da sétima rodada do Torneio Apertura 2009 foi prestado um minuto de silêncio em homenagem à cantora[6].

A presidente argentina Cristina Kirchner declarou luto oficial de três dias pela morte de Sosa, e decidiu antecipar o retorno de uma viagem à Patagônia para comparecer ao velório da cantora[7].

Sua morte também foi lamentada pelo chefe de estado Venezuela no Hugo Chávez, que declarou que Sosa lhe “iluminou a vida”, e por cantores como Shakira[8], Daniela Mercury, Fagner e Wagner Tiso[9].

Os governos do Equador, Chile[10] e Brasil[11] também demonstraram pesar em notas divulgadas à imprensa.

Assim como no Brasil, são inúmeras as manifestações de pesar e se multiplicam homenagens, em toda a América Latina, à “Negra”, Mercedes Sosa.

Discografia

  • Maestros Del Folklore (1959)
  • La voz de la zafra (1962)
  • Canciones con fundamento (1965)
  • Yo no canto por cantar (1966)
  • Hermano (1966)
  • Para cantarle a mi gente (1967)
  • Con sabor a Mercedes Sosa (1968)
  • Mujeres argentinas (1969)
  • Navidad con Mercedes Sosa (1970)
  • El grito de la tierra (1970)
  • Homenaje a Violeta Parra (1971)
  • Hasta la victoria (1972)
  • Cantata Sudamericana (1972)
  • Traigo un pueblo en mi voz (1973)
  • Niño de mañana (1975)
  • A que florezca mi pueblo (1975)
  • La mamancy (1976)
  • En dirección del viento (1976)
  • O cio da terra (1977)
  • Mercedes Sosa interpreta a Atahualpa Yupanqui (1977)
  • Si se calla el cantor (1977)
  • Serenata para la tierra de uno (1979)
  • A quién doy (1980)
  • Gravado ao vivo no Brasil (1980)
  • Mercedes Sosa en Argentina (1982)

Mercedes Sosa cantando com Shakira.

  • Mercedes Sosa (1983)
  • Como un pájaro libre (1983)
  • Recital (1983)
  • ¿Será posible el sur? (1984)
  • Vengo a ofrecer mi corazón (1985)
  • Corazón Americano (1985) (com Milton Nascimento e León Gieco)
  • Mercedes Sosa ’86 (1986)
  • Mercedes Sosa ’87 (1987)
  • Gracias a la vida (1987)
  • Amigos míos (1988)
  • En vivo en Europa (1990)
  • De mí (1991)
  • 30 años (1993)
  • Sino (1993)
  • Gestos de amor (1994)
  • Oro (1995)
  • Escondido en mi país (1996)
  • Alta fidelidad (1997) (com Charly García)
  • Al despertar (1998)
  • Misa Criolla (2000)
  • Acústico (2002)
  • Argentina quiere cantar (2003) (com Víctor Heredia e León Gieco)
  • Corazón Libre (2005)
  • Cantora (2009)
  • Mercedes sosa, Una vida en canciones (2010)

Filmografia

Atriz

Ela mesma

  • Argentinísima (1972)
  • Ésta es mi Argentina (1974)
  • Mercedes Sosa, como un pájaro libre (1983)
  • Será posible el sur: Mercedes Sosa (1985)
  • Historias de Argentina en Vivo (2001)
  • La noche del 10″ (2 episodios, 2005): Episódio #1.6 e #1.7 TV
  • Three Voices: Live in Concert (2004)
  • Historias de Argentina en vivo (2001)
  • HermanSIC (1 episode, 2000): Episodio de 25 Junho TV

Documentários

  • La imagen de tu vida: Episodio #1.10 (2006) TV
  • The Power of Their Song: The Untold Story of Latin America’s New Song Movement (2008)
  • Cantora: Un Viaje Íntimo (2009)
  • Mercedes Sosa: La Voz de Latinoamérica (2013)

Trilha sonora

  • Banda sonora (1 episódio, 2008): Episodio #4.11 TV :(canta: “Duerme negrito”)
  • Che: Part Two (2008) (canta: “Balderrama”)
  • Buongiorno, notte (2003) (canta: “Gloria”, “La Huida (Vidala Tucumana)”)

Composição de músicas

  • Las dignas mujeres por la dignidad y la vida (2002)
  • Juan: Como si nada hubiera sucedido (1987)
  • Mercedes Sosa: como un pájaro libre (1983)

CITAÇÃO

Mercedes Sosa – É preciso conhecer a arte de viver

“Durar não é estar vivo. Viver, é outra coisa.”

Mercedes Sosa / Fonte: Pensador

Mercedes Sosa

Mercedes Sosa

(San Miguel de Tucumán, 9 de julho de 1935Buenos Aires, 4 de outubro de 2009)

82 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS

1816 – A Argentina proclama sua independência da Espanha.


1877 – Teve início a primeira versão do Torneio de Wimbledon, na Inglaterra, com 21 tenistas amadores. A princípio só era permitida a participação dos homens.



1922Johnny Weissmuller nada os 100 metros livres em 58,6 segundos quebrando o recorde mundial de natação e a “barreira do minuto”.


1932 – Início da Revolução Constitucionalista, no Brasil.



2002 – A União Africana foi estabelecida em Adis Abeba (Etiópia). O primeiro presidente foi Thabo Mbeki, então Presidente da África do Sul.


2006 – A Seleção Italiana de Futebol sagra-se tetracampeã da Copa do Mundo na Alemanha.


5 ▒ FALECIMENTOS

1855King Gillette ▒ King Camp Gillette (5 de janeiro de 1855 – 9 de julho de 1932) foi um empresário e inventor americano. Ele inventou a versão mais vendida das lâminas de barbear e depilar. Vários modelos existiam antes do design da Gillette.

A inovação foi a lâmina descartável e de aço estampado. O sucesso de mercado tornou seu nome sinônimo de lâminas de barbear e depilar.



2002Rod Steiger ▒ Rod Steiger (Rodney Stephen Steiger, 14 de abril de 1925, Westhampton, Nova Iorque — 9 de julho de 2002, Los Angeles), foi um ator estado-unidense. Com o filme No Calor da Noite, ganha o Globo de Ouro Melhor Ator Dramático, em 1967 e o Oscar de melhor ator, em 1968.

2008Felipe Levy ▒ Philipe Levy (São Paulo, 12 de dezembro de 1938 – São Paulo, 9 de julho de 2008) foi um ator brasileiro. Na TV, Felipe Levy atuou em novelas e programas humorísticos, destacando-se as suas participações nos programas Os Trapalhões e Bronco, com Ronald Golias onde interpretava o personagem Salomão.

1980Vinícius de Moraes ▒ Vinicius de Moraes, nascido Marcus Vinicius de Moraes[nota 1] (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980) foi um poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor brasileiro.

Manuel Bandeira, Chico Buarque, Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Poeta essencialmente lírico, o que lhe renderia a alcunha “poetinha”,[4] que lhe teria atribuído Tom Jobim,[5] notabilizou-se pelos seus sonetos. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Pixinguinha com Vinícius de Moraes.

O ano de 1958 marcaria o início de um dos movimentos mais importantes da música brasileira, a Bossa Nova.

A pedra fundamental do movimento veio com o álbum “Canção do Amor Demais”, gravado pela cantora Elizeth Cardoso.

Além da faixa- título, o antológico LP contava ainda com outras canções de autoria da dupla Vinicius e Tom, como “Luciana”, “Estrada Branca”, “Outra Vez” e “Chega de Saudade“, em interpretações vocais intimistas.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Brasil

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

09

Água Boa (MT)

09

Altaneira (CE)

09

Boa Vista (RR)

09

Cabo de Santo Agostinho (PE)

09

Corumbá de Goiás (GO)

09

Farias Brito (CE)

09

Fátima do Sul (MS)

09

Fontoura Xavier (RS)

09

Gentio do Ouro (BA)

09

Glória do Goitá (PE)

09

Junqueiro (AL)

09

Jussiape (BA)

09

Palmeira do Piauí (PI)

09

Palmeirais (PI)

09

Paraí (RS)

09

Uauá (BA)

Boa VistaRR

127 Anos

9 de julho de 1890

boavista.rr.gov.br

Boa Vista é um município brasileiro e capital do estado de Roraima, Região Norte do país. 

Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 326 414 habitantes em 2016.

Concentrando cerca de dois terços dos habitantes do estado, situa-se na margem direita do rio Branco.

É sede da Região Metropolitana de Boa Vista, além de ser a capital estadual mais setentrional do Brasil e a única localizada totalmente ao norte da linha do Equador e a mais distante de Brasília, capital federal.

Moderna, Boa Vista se destaca pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado no período entre 1944 e 1946 pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, lembrando um leque, em alusão ao traçado de Goiânia.

Foi construída no governo do capitão Ene Garcez, o primeiro governador do então Território Federal do Rio Branco.

Cruzamento da avenida Ene Garcez com a avenida Brigadeiro Eduardo Gomes — Boa Vista (RR) — 127 Anos em 2017.

As principais avenidas do Centro da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde se concentram as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário estaduais, além de pontos culturais (teatrose palácios), hotéis, bancos, correios e catedral diocesana.

História

O município de Boa Vista formou o primeiro povoamento caracteristicamente urbano da região do atual estado de Roraima.

O Forte São Joaquim (localizado a 32 quilômetros da capital), fundado em 1775, deu considerável importância à região.

Foi fundada no século XIX, em 1830, pelo capitão Inácio Lopes de Magalhães. Originou-se de uma das inúmeras fazendas de gado situadas ao longo dos rios que compõem a bacia do rio Branco pertencente à jurisdição da então vila de “São José da Barra do Rio Negro“, atual Manaus.

Placa do Campus do Paricarana – UFRR — Boa Vista (RR) — 127 Anos em 2017.

Em 1858 a povoação foi elevada a categoria paroquial com a denominação de freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Branco e em 9 de julho de 1890 a freguesia foi elevada à categoria de vila, sede de um novo município denominado Boa Vista do Rio Branco, criado pelo então governador da Província do Amazonas, Augusto Ximeno Villeroy.

A área municipal da vila de Boa Vista foi desmembrada do antigo município amazonense de Moura.

Monumento aos Garimpeiros — Boa Vista (RR) — 127 Anos em 2017.

Capital

Em plena Segunda Guerra Mundial, em 1943, tornou-se a capital do recém-criado Território Federal do Rio Branco e experimentou seu surto de crescimento devido ao garimpo.

O então Território Federal do Rio Branco, que em 1962 passou a se chamar Território Federal de Roraima, foi elevado à categoria de Estado, com o mesmo nome de “Roraima” pela Constituição de 1988.

Mais tarde o garimpo com máquinas foi proibido (por demasiados danos à natureza), o que prejudicou a economia estadual e municipal.

Hidrografia

Os principais rios que compõem sua hidrografia são o Branco, Tacutu, Uraricoera, Amajari e Cauamé (que originou o nome de um bairro).

A bacia do rio Branco possui um regime hidrográfico caracterizado por um período de cheia e outro de seca. No de primeiro, de março a setembro, áreas situadas próximas à margem costumam ser alagadas.

No período de seca as águas baixam, diminuindo a navegabilidade do rio Branco e formando belas praias fluviais, bastante frequentadas pela população.

Tomada noturna do Centro — Boa Vista (RR) — 127 Anos em 2017.

Horário

O horário oficial de Boa Vista é UTC-4, ou seja, -1 hora em relação ao horário brasileiro oficial. A cidade de Boa Vista não participa do horário brasileiro de verão.

Saída pela Plataforma 1 da Orla Taumanan, ao fundo o Monumento aos Pioneiros — Boa Vista (RR) — 127 Anos em 2017.

Clima

Boa Vista se encontra na Zona Climática Tropical; seu clima é tropical úmido, Aw na classificação do clima de Köppen, com o inverno seco e o verão chuvoso; o outono e a primavera praticamente não são percebidos.

A temperatura varia de 22 °C[9] a 34 °C,[10] dada sua localização relativamente próxima à linha do equador.

Sua temperatura média compensada é de 27 °C anuais,

Transporte

A Rodoviária Internacional José Amador de Oliveira – Baton liga a cidade a outras do interior de Roraima, ao Amazonas, à Guiana e à Venezuela. Atuam no trecho as empresas Amatur, Eucatur, Rivaltur e Asatur.

As quatro rodovias principais que cruzam Boa Vista são:

Tomada aérea da cidade — Boa Vista (RR) — 127 Anos em 2017.

A cidade dispõe do relativamente médio, porém moderno e muito eficiente Aeroporto Internacional Atlas Brasil Cantanhede, que é atendido pelas companhias TAM, GOL e Azul. TAM e GOL oferecem voos para Brasília e a partir desses aeroportos, conexões para todo o país. A Azul oferece voos para Campinas com escala em Manaus e Belo Horizonte.

Bloco I da UFRR, no Campus do Paricarana – UFRR — Boa Vista (RR) — 127 Anos em 2017.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s