8 de Julho – Moraes Moreira e Ouro Preto (MG) – 2017

☺ CAPA • Moraes Moreira 70 Anos

▒ CIDADE • Ouro Preto (MG) 306

▒ NASCIMENTOS • Ferdinand von Zeppelin • John Rockefeller • Procópio Ferreira • Philip Johnson • Orlando Orfei • Marty Feldman • Isabel Ribeiro • Jeffrey Tambor • Anjelica Huston • Françoise Forton • Kevin Bacon • Robert Knepper • Joan Osborne • Amanda Peterson • Tania Khalill • Sophia Bush • Miguel Thiré • Daniella Sarahyba • Jaden Smith

▒ FALECIMENTOS • Jorge Álvares • Vivien Leigh • Rolim Amaro • Maria Olívia • Ernest Borgnine • Plínio de Arruda Sampaio

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1898Procópio Ferreira ▒ João Álvaro de Jesus Quental Ferreira , mais conhecido como Procópio Ferreira (Rio de Janeiro, 8 de julho de 1898Rio de Janeiro, 18 de junho de 1979), foi um ator, diretor de teatro e dramaturgo brasileiro. É considerado um dos grandes nomes do teatro brasileiro.

Procópio Ferreira com a esposa Aída Izquierdo e a filha Bibi Ferreira, ainda criança e adulta.

Procópio também fez televisão e participou das telenovelas A Grande Viagem, As Minas de Prata, Redenção, Dez Vidas e Divinas & Maravilhosas. Procópio Ferreira e a esposa Aída Izquierdo, são os pais de Bibi Ferreira.


1838Ferdinand von Zeppelin ▒ Ferdinand Adolf Heinrich August Graf von Zeppelin[1] (Constança, 8 de julho de 1838Berlim, 8 de março de 1917) foi um nobre e militar, general alemão, fundador da companhia dirigível Zeppelin. O nome da banda de rock britânica Led Zeppelin remete aos balões de Ferdinand. A Kriegsmarine desenvolveu o projeto para a construção de um porta-aviões batizado Graf Zeppelin em homenagem ao conde.


1839John Davison Rockefeller ▒ John Davison Rockefeller (Richford, 8 de julho de 1839 – Ormond Beach, 23 de maio de 1937) foi um investidor e empresário norte-americano. Rockefeller revolucionou o setor do petróleo. Em 1870, fundou a Standard Oil Company e a comandou agressivamente até sua aposentadoria oficial em 1897[1]. Ajustando sua fortuna da época à inflação, é o homem mais rico da história, com cerca de 663 bilhões de dólares em 2015 (2.519.4 trilhões de reais – cotação do dólar em 10 de novembro de 2015)[2] [3][4][5][6].


1906Philip Johnson ▒ Philip Cortelyou Johnson (Cleveland, 7 de agosto de 1906 – New Canaan, 25 de janeiro de 2005) foi um arquiteto norteamericano, um dos pais da arquitetura moderna, foi também um dois principais arquitetos do século XX, e o primeiro a ganhar o prêmio que atualmente é considerado o mais importante da arquitetura mundial, o Prêmio Pritzker.


1920Orlando Orfei ▒ Orlando Orfei (Riva del Garda, 8 de julho de 1920Duque de Caxias[2], 1 de agosto de 2015) foi um empresário circense, domador, pintor, escritor, dublê de cinema e ator italiano radicado no Brasil. Orlando foi o fundador do tradicional Circo Orlando Orfei.


1934Marty Feldman ▒ Martin Alan Feldman, conhecido como Marty Feldman (Londres, 8 de julho de 1934 — Cidade do México, 2 de dezembro de 1982) foi um comediante, diretor e roteirista britânico de cinema e televisão. Ganhou dois prêmios BAFTA. Ele também estrelou vários filmes, incluindo O Jovem Frankenstein. Seus olhos esbugalhados sempre chamaram muita atenção, uma condição causada pela doença de Graves.


1941Isabel Ribeiro ▒ Isabel Ribeiro (São Paulo, 8 de julho de 1941Jundiaí, 13 de fevereiro de 1990) foi uma atriz brasileira. Entrou para a TV (anos 70) destacando-se primeiro em telenovelas da TV Tupi e depois na Rede Globo. De todos os trabalhos que fez em TV, destacam-se Sonia de Duas Vidas, novela de Janete Clair, e Consuelo de Sinal de Alerta, escrita por Dias Gomes.


1944Jeffrey Tambor ▒ Jeffrey Michael Tambor (São Francisco (Califórnia) , 8 de Julho de 1944) é um ator estadunidense. Ficou mais conhecido por seu papel como George Bluth Sr. e Oscar Bluth na série de televisão Arrested Development e Hank Kingsley em The Larry Sanders Show.


1951Anjelica Huston ▒ Anjelica Susan Huston (Santa Monica, Califórnia, 8 de julho de 1951) é uma premiada atriz e ex-modelo norte-americana[1], filha do diretor John Huston. Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz (principal) por Os Imorais, em 1990[1][2]. Recebeu duas indicações ao Oscar de Melhor Atriz (coadjuvante) por ‘Inimigos, uma história de amor,’ em 1989. E por A honra do poderoso Prizzi, em 1985, com o qual ganhou o prêmio.


1957Françoise Forton ▒ Françoise Forton Viotti (Rio de Janeiro,[1] 8 de julho de 1957)[4] é uma atriz brasileira, descendente de franceses.[5] Fez diversos trabalhos na televisão, cinema e teatro. Em 2012 assinou contrato com a Rede Globo[6] novamente, após uma temporada como contratada da Rede Record.

1958Kevin Bacon ▒ Kevin Norwood Bacon (Filadélfia, 8 de julho de 1958) é um premiado ator norte-americano que ganhou fama por seu papel no filme Footloose e também por representar Ryan Hardy na série The Following. Bacon fez sua estreia na Broadway, com a peça Slab Boys, atuando ao lado de Sean Penn e Val Kilmer.


1959Robert Knepper ▒ Robert Lyle Knepper (Fremont, Ohio, 8 de julho de 1959) é um ator norte- americanoconhecido, entre outros, pelo seu papel de Theodore “T-Bag” Bagwell na série Prison Break, da FOX.


1962Joan Osborne ▒ Joan Elizabeth Osborne (Anchorage, 8 de julho de 1962) é uma cantora norte-americana mais conhecida pelo nome artístico de Joan Osborne. Sua fama consagrou-se não só pelo seu trabalho com os membros do The Grateful Dead, mas principalmente devido ao enorme sucesso da canção “One of Us” durante a década de 1990.


1971Amanda Peterson ▒ Amanda Peterson (Greeley, Colorado, 8 de julho de 1971 – Greeley, 3 de julho de 2015) foi uma atriz estadunidense.

Peterson alcançou sucesso na década de 1980, ao fazer papeis como Lori Swenson no filme Explorers, de 1985, e Cindy Mancini, no filme Namorada de Aluguel. com Patrick Dempsey.


1977Tania Khalill ▒ Tania Khalill, nome artístico de Tânia Calil Padis Campos (São Paulo, 8 de julho de 1977) é uma atriz brasileira. Sua primeira personagem de destaque foi a sambista Nalva Ferrari, na novela Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva. Casou com o cantor Jair Oliveira, que na infância fez parte do grupo Balão Mágico, conhecido na época como Jairzinho. O casal tem duas filhas, Isabella e Laura.


1982Sophia Bush ▒ Sophia Anna Bush (Pasadena, Califórnia, 8 de julho de 1982) é uma atriz estadunidense e ficou conhecida após interpretar Brooke Davis, na série One Tree Hill (de 2003 a 2012), por sua atuação no filme Todas contra John, e por interpretar Erin Lindsay na série Chicago P.D..


1982Miguel Thiré ▒ Miguel Pesce Thiré (Rio de Janeiro, 8 de julho de 1982) é um ator e diretor brasileiro. Já fez trabalhos no teatro, televisão e cinema. É filho do também ator Cecil Thiré com a produtora de teatro Norma Thiré, irmão dos atores Luísa Thiré e Carlos Thiré e também do músico João Thiré, netos da atriz Tônia Carrero.


1984Daniella Sarahyba ▒ Daniella Sarahyba Fernandes (Rio de Janeiro, 8 de julho de 1984) é uma modelo brasileira. Fez trabalhos para a marca Victoria’s Secret e posou para a edição de trajes de banho da conceituada revista norte-americana Sports Illustrated Swimsuit Issue.


1998Jaden Smith ▒ Jaden Christopher Syre Smith (Estados Unidos, Califórnia, 8 de Julho de 1998)[1][2] é um ator, dançarino, cantor e artista marcial estadunidense. Jaden é filho do ator e rapper Will Smith e da atriz e cantora Jada Pinkett Smith. Jaden fez sua estreia no filme À Procura da Felicidade de 2006 no papel de “Christopher”, filho do personagem de seu pai Will Smith, Chris Gardner.

3 ▒ CAPA do DIA

Moraes Moreira

70 Anos

Antônio Carlos Moraes Pires, (Ituaçu, 8 de julho de 1947), mais conhecido como Moraes Moreira, é um cantor, compositor e músico brasileiro, ex-integrante do grupo Novos Baianos e que hoje segue carreira solo.[4]

Carreira

Novos Baianos

Moraes Moreira começou tocando sanfona de doze baixos em festas de São João e outros eventos de Ituaçu, o “Portal da Chapada Diamantina”.

Moraes Moreira ao lado de Paulinho Bova Cantor, na época dos Novos Baianos.

Na adolescência aprendeu a tocar violão, enquanto fazia curso de ciências em Caculé, Bahia.

Mudou-se para Salvador e lá conheceu Tom Zé, e também entrou em contato com o rock n’ roll.

Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Baby do Brasil, Moraes Moreira e Luiz Galvão – Os Novos Baianos.

Mais tarde, ao conhecer Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, formou o conjunto Novos Baianos, onde ficou de 1969 até 1975.

Juntamente com Luiz Galvão, foi compositor de quase todas as canções do Grupo.[5]

O álbum Acabou Chorare, lançado pela banda em 1972, foi considerado pela revista Roling Stone Brasil um dos 100 melhores álbuns da história da música brasileira.

Moraes Moreira possui 40 discos gravados, entre Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar e ainda dois discos em parceria com o guitarrista Pepeu Gomes.

Moraes se enquadra entre um dos mais versáteis compositores do Brasil, misturando ritmos como frevo, baião, rock, samba, choro e até mesmo música erudita.

Carreira Solo

Saiu em carreira solo no ano de 1975, e desde então já lançou mais de 20 discos.

Na sua carreira solo, destacou-se como o primeiro cantor de trio elétrico, cantando no Trio de Dodô e Osmar, e lançou diversos sucessos de músicas de carnaval, no que se convencionou chamar de “frevo trieletrizado”.

Alguns dos sucessos dessa fase são “Pombo Correio”, “Vassourinha Elétrica” e “Bloco do Prazer”, dentre outras.

Show de Moraes Moreira, Pepeu Gomes e Roberta Sá, no Rock in Rio 2013.

Durante os anos 80 se afastou um pouco do carnaval baiano, devido a sua comercialização para a indústria do turismo.

Em 1994 gravou O Brasil Tem Concerto, influenciado pela música erudita, e no ano seguinte gravou o Moraes Moreira Acústico MTV, mais tarde transformado em CD e DVD.

Em 1997, gravou um disco carnavalesco em que comemora seus 50 anos, 50 carnavais e dois anos depois lança o disco 500 Sambas em homenagem aos 500 anos de descobrimento do Brasil.

No ano 2000 lançou o disco Bahião com H, tocando o baião com seu característico sotaque baiano.

Em 2003 completou sua trilogia que tinha como tema o Brasil, e incluía os três álbuns Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira (1979) e O Brasil Tem Concerto (1994) e Meu Nome é Brasil (2003).

Em 2005 lançou independentemente o surpreendente disco De repente, misturando hip hop com repente nordestino e o swing característico de seu violão.

Em 2008 Moraes lançou o livro ‘A história dos Novos Baianos e Outros Versos’, em que conta a história do grupo em literatura de cordel e curiosidades sobre as músicas de sua carreira solo, e sai em turnê pelo Brasil com o show homônimo, tocando os maiores sucessos de sua carreira e recitando trechos do livro, que em 2009 foi transformado em DVD e CD.

Davi Moraes ao lado do pai, Moraes Moreira.

Em 2012 Moraes gravou o disco A Revolta dos Ritmos, um disco com 12 composições inéditas dele. Paralelo ao novo CD Moraes viajou pelo Brasil, ao lado do seu filho Davi Moraes, com uma turnê comemorando os 40 anos do disco Acabou Chorare.

A princípio seria apenas um show, mas devido ao grande sucesso a turnê foi criada e fez uma série de shows.

Discografia

1975 – Moraes Moreira (Som Livre)

1977 – Cara e Coração (Som Livre)

1978 – Alto Falante (Som Livre)

1979 – Lá vem o Brasil Descendo a Ladeira (Som Livre)

1980 – Bazar Brasileiro (Ariola)

1981 – Moraes Moreira (Ariola)

1983 – Coisa Acesa (Ariola)

1983 – Pintando o Oito (Ariola)

1984 – Mancha de Dendê Não Sai (Ariola)

1985 – Tocando a Vida (CBS)

1986 – Mestiço é Isso (CBS)

1988 – República da Música (CBS)

1988 – Baiano Fala Cantando (CBS)

 

1990 – Moraes e Pepeu (Warner)

1994 – Moraes e Pepeu – Ao vivo no Japão (Warner)

1991 – Cidadão (Sony)

1993 – Terreiro do Mundo (Polygram)

1993 – Tem um Pé no Pelô (Som Livre)

1994 – O Brasil tem Conserto (Polygram)

1995 – Moraes Moreira Acústico MTV (EMI- Odeon)

1996 – Estados (Virgin)

1997 – 50 Carnavais (Virgin)

1999 – 500 Sambas (Abril Music)

2000 – Bahião com H (Atração Fonográfica)

2003 – Meu Nome é Brasil (Universal)

2005 – De Repente (Rob Digital)

2009 – A História dos Novos Baianos e Outros Versos (Biscoito Fino)

2012 – A Revolta dos Ritmos (Biscoito Fino)

CITAÇÃO

Moraes Moreira – Sempre aprendendo com a vida

“As horas em que mais errei, foram as que mais me ensinaram.”

Moraes Moreira / Fonte: Pensador

Moraes Moreira

Antônio Carlos Moraes Pires

(Ituaçu, 8 de julho de 1947)

70 Anos

Davi e o pai, Moraes Moreira.

Chame Gente

Moraes Moreira

► Veja o vídeo com a música na Galeria de vídeos do post.

Ah! imagina só que loucura essa mistura
Alegria, alegria é o estado que chamamos Bahia
De Todos os Santos, encantos e Axé, sagrado e profano, o baiano é carnaval
Do corredor da história, Vitória, Lapinha, Caminhos de Areia
Pelas vias, pelas veias, escorre o sangue e o vinho, pelo mangue, Pelourinho
A pé ou de caminhão não pode faltar a fé, o carnaval vai passar
Da Sé ao Campo-Grande somos os Filhos de Gandhi, de Dodô e Osmar

Por isso chame, chame, chame, chame gente
Que a gente se completa enchendo de alegria a praça e o poeta
É um verdadeiro enxame, chame chame gente
Que a gente se completa enchendo de alegria a praça e o poeta
Ah!…a praça e o poeta.

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1889 – Primeira edição do jornal americano Wall Street Journal.



1994 – O ônibus espacial Columbia foi lançado do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, iniciando uma missão que duraria duas semanas.



2011 – O ônibus espacial Atlantis faz seu último voo e decreta o fim da era dos ônibus espaciais da história da NASA.


2014 – A Seleção brasileira perde historicamente na semifinal da Copa do Mundo 2014 para a seleção alemã por 7 a 1 no Mineirão, ficando para a disputa de terceiro lugar, no chamado Mineiratzen.

5 ▒ FALECIMENTOS

1521Jorge Álvares ▒ Jorge Álvares (Freixo de Espada à Cinta, ? – China, 8 de Julho de 1521) foi um explorador português, o primeiro europeu a aportar na China, por via marítima, e, em 1513, a visitar o território que atualmente é Hong KongJorge Álvares, em Tamão, terá levantado o primeiro Padrão Português na China; junto a esse Padrão sepultou em 1514 o seu filho. A 8 de Julho de 1521, o seu próprio corpo foi ali reunir-se às cinzas desse jovem, falecido seis anos antes do pai[4].


1967Vivien Leigh ▒ Vivien Leigh, Lady Olivier (nascida Vivian Mary Hartley; Darjeeling, Índia, 5 de novembro de 1913Londres, 8 de julho de 1967) foi uma atriz britânica nascida na Índia. Suas aparições no cinema foram relativamente poucas, mas marcantes a ponto de ter vencido o Oscar de melhor atriz duas vezes: a primeira por interpretar Scarlett O’Hara no drama…E o vento levou, de 1939, e a segunda pela atuação em outro filme dramático, Uma rua chamada pecado, de 1951.


2001Rolim Adolfo Amaro ▒ Rolim Adolfo Amaro (Pereira Barreto, 15 de setembro de 1942Pedro Juan Caballero, 8 de julho de 2001) foi um piloto de aeronaves e empresário brasileiro que transformou a TAM na maior companhia aérea do Brasil, entre os anos 1970 e 2001. A TAM é eleita a empresa mais rentável de 96, atingindo 49% de lucro, maior marca entre todas as empresas do Brasil, segundo o Datafolha. A empresa havia sido a campeã de 95.

2010Maria Olívia da Silva ▒ Maria Olívia da Silva (Itapetininga ou Varsóvia [1], 28 de fevereiro de 1880? – Astorga, 8 de julho de 2010 [2]), foi uma dona-de-casa brasileira que alegava ter nascido em 28 de fevereiro de 1880 e desta forma ter morrido com 130 anos de idade, o que a tornaria a pessoa mais idosa da história (reconhecido pelo RankBrasil [3], mas não reconhecido pelo Guiness Book). Dona Maria teve dez filhos naturais e adotou mais quatro, mas o número de netos, bisnetos e trinetos não pode ser mensurado. Seriam cerca de 400, calcula Aparecido Honório Silva, 59 anos, adotado ainda quando bebê. Ele é um dos três filhos vivos dos 14 integrantes de sua prole.


2012Ernest Borgnine ▒ Ernest Borgnine, nome artístico de Ermes Effron Borgnino (Hamden, 24 de janeiro de 1917 – Los Angeles, 8 de julho de 2012), foi um ator norte-americano de cinema, teatro e televisão. Em 1955, Ernest Borgnine conquistaria fama e reconhecimento mundiais ao ganhar o Oscar de melhor ator por seu trabalho no filme Marty, também vencedor do Oscar de melhor filme e da Palma de Ouro do Festival de Cannes.


2014Plínio de Arruda Sampaio ▒ Plínio Soares de Arruda Sampaio (São Paulo, 26 de julho de 1930São Paulo, 8 de julho de 2014) foi um advogado, intelectual e ativista político brasileiro. Foi filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)[1][2] e foi candidato à Presidência da República do Brasil nas eleições de 2010, obtendo a quarta posição, com 886.816 votos (0,87%).

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Brasil

Portugal

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

08

Bragança (PA)

08

Carolina (MA)

08

Castanheira (MT)

08

Cipó (BA)

08

Dois Riachos (AL)

08

Floriano (PI)

08

Mimoso do Sul (ES)

08

Ouro Preto (MG)

08

Paiva (MG)

08

Treviso (SC)

08

Viana (MA)

Ouro Preto (MG)

306 Anos

8 de julho de 1711

ouropreto.mg.gov.br

Ouro Preto é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil.

Abriga uma população de 70 227 habitantes, conforme o censo de 2010 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), está distribuída em 34 272 homens e 35 955 mulheres.

É famoso por sua arquitetura colonial. Localiza-se na latitude 20º23’08” sul, longitude 43º30’29” oeste e altitude média de 1 179 metros. O município foi fundado em 1711, por meio da fusão de diversos arraiais, fundados por bandeirantes.

Ouro Preto localiza-se em uma das principais áreas do ciclo do ouro.

Oficialmente, foram enviadas a Portugal 800 toneladas de ouro no século XVIII, isso sem contar o que circulou de maneira ilegal, nem o que permaneceu na colônia, como por exemplo o ouro empregado na ornamentação das igrejas.[7]

O município chegou a ser a cidade mais populosa da América Latina, contando com cerca de 40 mil pessoas em 1730 e, décadas após, 80 mil. Àquela época, a população de Nova York era de menos da metade desse número de habitantes e a população de São Paulo não ultrapassava 8 mil.[8]

Vista do alto — Ouro Preto (MG) — 306 Anos em 2017.

A Cidade Histórica de Ouro Preto situa-se em Minas Gerais, Brasil, tendo sido o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, título que recebeu em 1980.[9]

Foi considerada patrimônio estadual em 1933 e monumento nacional em 1938.

No município, há treze distritos: Amarantina, Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia, Glaura, Lavras Novas, Miguel Burnier, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Leite, Santo Antônio do Salto, São Bartolomeu e Rodrigo Silva, além da sede.

Edifício que abrigou a Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, hoje Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes — Ouro Preto (MG) — 306 Anos em 2017.

História

Povoamento

Antes da chegada dos colonizadores de origem europeia no século XVI, toda a região atualmente ocupada pelo estado de Minas Gerais era habitada por povos indígenas que falavam línguas do tronco linguístico macro-jê.[10]

A partir do século XVI, exploradores lusotupis provenientes de São Paulo, os chamados bandeirantes, começaram a percorrer a região do atual estado de Minas Gerais em busca de ouro, pedras preciosas e escravos indígenas.

Nesse processo, dizimaram muitas nações indígenas da região. No final do século XVII, finalmente foi descoberto ouro na região, aumentando ainda mais o afluxo de aventureiros para a região.

Igreja de São Francisco de Assis, uma das mais celebradas criações de Aleijadinho — Ouro Preto (MG) — 306 Anos em 2017.

Atividade mineradora

O ouro mineiro começou a chegar ao Reino de Portugal ainda no final do século XVII. Em 1697, o embaixador francês Rouillé mencionou a chegada de ouro “peruano”, citando 115,2 kg. Godinho, sem citar a fonte, mencionou 725 quilos para 1699 e, em 1701, a chegada de 1 785 quilos.

Pintura de Johann Moritz Rugendas de 1820-1825 retratando a mineração de ouro por lavagem perto do Morro de Itacolomi — Ouro Preto (MG) — 306 Anos em 2017.

Diz Antonil em 1710:

“A sede insaciável do ouro estimulou a tantos a deixarem suas terras e a meterem-se por caminhos tão ásperos como os das Minas, que dificultosamente se poderá dar conta do número das pessoas que atualmente lá estão.

Desciam das serras que isolavam Minas homens levando famílias, escravos, instrumentos de mineração, atravessando florestas e vadeando rios caudalosos depois de lutar às vezes contra índios expulsos do litoral.

Frades fugiam dos conventos, proprietários abandonavam plantações, procurando como loucos as terras do centro – visão fugitiva de riquezas acumuladas sem luta nem trabalho.”

Em 1720, foi escolhida para capital da nova Capitania de Minas Gerais.

A cidade tem o nome de “Ouro Preto” devido a uma característica do mineral aqui encontrado na época: o ouro era escurecido por uma camada de paládio, dando-lhe tonalidade diferente da normal.

Pico do Itacolomi, parte do Parque Estadual do Itacolomi — Ouro Preto (MG) — 306 Anos em 2017.

Ecoturismo

Apesar de ter a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais.

Apesar de atualmente a economia de Ouro Preto depender muito do turismo, há também importantes indústrias metalúrgicas e de mineração no município. As principais atividades econômicas são o turismo, a indústria de transformação e as reservas minerais do seu subsolo, tais como ferro, bauxita, manganês, talco e mármore.

Os minerais de importância são o ouro, a hematita, a dolomita, turmalina, pirita, muscovita, topázio e topázio imperial, esta última apenas encontrada em Ouro Preto.

Prédio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) — Ouro Preto (MG) — 306 Anos em 2017.

Uma outra importante fonte de recursos para o município são os estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto, oriundos principalmente da Região Sudeste do Brasil.

Patrimônio histórico

A cidade se tornou conhecida como um “museu a céu aberto”, preservando um grande núcleo de casario colonial essencialmente intacto,[25] prestigiado em todo o Brasil e mesmo no estrangeiro, tanto que a Cidade Histórica foi declarada pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade, quando a organização enfatizou a autenticidade, integridade e originalidade de seu panorama urbano, qualificado como uma obra do gênio humano.

Sua importância histórica como sede da Inconfidência e de um florescente polo cultural, e o relevo de seus principais monumentos religiosos, onde atuaram mestres de importância superior como Aleijadinho e Ataíde, deixaram obras que são os primeiros sinais de uma genuína brasilidade.[26]

Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes — Ouro Preto (MG) — 306 Anos em 2017.

Museus

A cidade tem instituições que guardam acervos variados como Museu das Reduções, Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Inconfidência, Museu da Música, Museu Casa dos Contos, Ludo Museu, Museu do Oratório, Museu Casa Guignard, Museu de Pharmacia, Museu de Arte Sacra do Pilar, Museu Aberto Cidade Viva e Museu Aleijadinho além do Museu do Ouro, onde são encontradas diversas pedras preciosas.[28]

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s