2 de Julho – Zélia Gattai e Alagoinhas (BA) – 2017

☺ CAPA • Zélia Gattai 101 Anos

▒ CIDADE • Alagoinhas (BA) 164 Anos

▒ NASCIMENTOS • Carneiro Leão • René Lacoste • Mário Schenberg • Medgar Evers • Cláudio Adão • Bete Coelho • Danni Carlos • Lindsay Lohan • Bruno Rezende • Margot Robbie

▒ FALECIMENTOS • Nostradamus • Jean-Jacques Rousseau • Ernest Hemingway • James Stewart • Mario Puzo • Itamar Franco

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1887Antônio Carneiro Leão ▒ Antônio Carneiro Leão (Recife, 2 de julho de 1887 — Rio de Janeiro, 31 de outubro de 1966) foi um educador, professor, e escritor brasileiro, imortal da Academia Brasileira de Letras. Escreveu para diversos jornais, sendo fundador de “O Economista“. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto da França e da Academia das Ciências de Lisboa.


1904René Lacoste ▒ Jean René Lacoste (Paris, 2 de Julho de 1904 — Saint-Jean-de-Luz, 12 de Outubro de 1996) foi um famoso jogador de tênis francês, empresário e inovador, seu apelido era “o crocodilo” pelo fans; ele é bastante conhecido por ter dado o nome a camiseta de tênis da Lacoste, que ele inventou em 1929. O logotipo das camisas Lacoste, sempre consideradas de alto padrão, é justamente o desenho estilizado de um crocodilo.


1914Mário Schenberg ▒ Mário Schenberg (Recife, 2 de julho de 1914 — São Paulo, 10 de novembro de 1990) foi um físico, político e crítico de arte brasileiro. Considerado o maior físico teórico do Brasil, Schenberg publicou trabalhos nas áreas de termodinâmica, mecânica quântica, mecânica estatística, relatividade geral, astrofísica e matemática.


1925Medgar Evers ▒ Medgar Wiley Evers (Decatur, 2 de julho de 1925Jackson, 12 de junho de 1963) foi um ativistaafro-americano do Movimento dos Direitos Civis do estado norte- americano do Mississippi, assassinado pelo supremacista branco Byron De La Beckwith.[1] Na faculdade, ele fazia parte do grupo de debates, jogava futebol americano e fazia atletismo.


1955Cláudio Adão ▒ Cláudio Adalberto Adão, mais conhecido como Cláudio Adão (Volta Redonda, 2 de julho de 1955) é um ex-futebolista brasileiro. Iniciou a carreira profissional no Santos em 1972, tendo jogado nesta época do lado de Pelé, além de atuar no Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense, Portuguesa, Corinthians, Bangu, Bahia e Cruzeiro.

1963Bete Coelho ▒ Elizabeth Mendes Coelho (Belo Horizonte, 2 de julho de 1963[1]) é uma diretora de teatro e atriz de cinema, teatro e televisão brasileira. Atua em teatro desde os dez anos de idade, mas também experimentou o outro lado, ao dirigir peças de teatro e shows de cantoras como Daniela Mercury, Marina Lima e Zélia Duncan.


1975Danni Carlos ▒ Daniela Carlos de Araújo, conhecida pelo nome artístico de Danni Carlos (Rio de Janeiro, 2 de julho de 1975), é uma atriz, cantora e compositora brasileira. Em 2003, vendeu mais de 130 mil cópias do seu álbum de estreia, Rock’n’Road, com releituras de faixas pop norte-americanas.


1986Lindsay Lohan ▒ Lindsay Dee Lohan (Long Island, 2 de julho de 1986)[1] é uma atriz, modelo, cantora e socialitenorte-americana. Lohan começou sua carreira como modelo. Se tornou uma atriz mirim quando tinha 12 anos estrelando seu primeiro filme, The Parent Trap. Após o filme Sorte no Amor, Lohan ficou focada em papéis menores e mais maduros, em filmes independentes.[54] Atuou no filme A Última Noite em 2006, onde contracenou ao lado das atrizes veteranas Meryl Streep e Lily Tomlin. A Última Noite foi também o primeiro filme da carreira de Lohan onde ela não atuou como protagonista.


1986Bruno Rezende ▒ Bruno Mossa de Rezende, o Bruninho (Rio de Janeiro, 2 de julho de 1986)[1] é um jogador de voleibol brasileiro.[2] É filho dos ex- jogadores de vôlei Bernardinho e Vera Mossa, joga como levantador na seleção brasileira de vôlei ao lado de William Peixoto Arjona.

É considerado um dos maiores levantadores do mundo, e conquistou definitivamente seu lugar no panteão dos ídolos do vôlei mundial após a conquista da medalha de ouro olímpica na Rio 2016.


1990Margot Robbie ▒ Margot Elise Robbie (Gold Coast, 2 de julho de 1990) é uma atriz australiana. Ela é mais conhecida por seu papel como Harley Quinn em Esquadrão Suicida, e Jane Porter, esposa do Tarzan, em The Legend of Tarzan, filme de 2016.

3 ▒ CAPA do DIA

Zélia Gattai

101 Anos

Zélia Gattai Amado de Faria GOIH (São Paulo, 2 de julho de 1916Salvador, 17 de maio de 2008) foi uma escritora, fotógrafa e memorialista (como ela mesma preferia denominar-se) brasileira, tendo também sido expoente da militância política nacional durante quase toda a sua longa vida, da qual partilhou cinquenta e seis anos casada com o também escritor Jorge Amado, até a morte deste.

Zélia Gattai e Jorge Amado.

Os primeiros anos

Filha dos imigrantes italianos Angelina e Ernesto Gattai, é a caçula de cinco irmãos.

Nasceu e morou durante toda a infância na Alameda Santos, 8, Consolação, em São Paulo.

Zélia participava, com a família, do movimento político-operário anarquista que tinha lugar entre os imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, no início do século XX.

Aos vinte anos, casou-se com Aldo Veiga. Deste casamento, que durou oito anos, teve um filho, Luís Carlos, nascido na cidade de São Paulo, em 1942.

A vida com Jorge Amado

Leitora entusiasta de Jorge Amado, Zélia Gattai o conheceu em 1945, quando trabalharam juntos no movimento pela anistia dos presos políticos. A união do casal deu-se poucos meses depois.

A partir de então, Zélia Gattai trabalhou ao lado do marido, passando a limpo, à máquina, seus originais e o auxiliando no processo de revisão.

Em 1946, com a eleição de Jorge Amado para a Câmara Federal, o casal mudou-se para o Rio de Janeiro, onde nasceu o filho João Jorge, em 1947.

Um ano depois, com o Partido Comunista declarado ilegal, Jorge Amado perdeu o mandato, e a família teve que se exilar.

Viveram em Paris por três anos, período em que Zélia Gattai fez os cursos de civilização francesa, fonética e língua francesa na Sorbonne. De 1950 a 1952 a família viveu na Checoslováquia, onde nasceu a filha Paloma.

Foi neste tempo de exílio que Zélia Gattai começou a fazer fotografias, tornando-se responsável pelo registro, em imagens, de cada um dos momentos importantes da vida do escritor baiano.

Em 1963 mudou-se com a família para a casa do Rio Vermelho, em Salvador, na Bahia, onde tinha um laboratório e se dedicava à fotografia, tendo lançado a fotobiografia de Jorge Amado intitulada Reportagem incompleta.

A escritora

Aos 63 anos de idade, começou a escrever suas memórias. O livro de estreia, Anarquistas, graças a Deus, ao completar vinte anos da primeira edição, já contava mais de duzentos mil exemplares vendidos no Brasil.

Sua obra é composta de nove livros de memórias, três livros infantis, uma fotobiografia e um romance. Alguns de seus livros foram traduzidos para o francês, o italiano, o espanhol, o alemão e o russo.

Anarquistas, graças a Deus foi adaptado para minissérie pela Rede Globo e Um chapéu para viagem foi adaptado para o teatro.

Prêmios e homenagens

Baiana por merecimento, Zélia Gattai recebeu em 1984 o título de Cidadã da Cidade do Salvador.

Na França, recebeu o título de Cidadã de Honra da comuna de Mirabeau (1985) e o grau de Comendadora da Ordem das Artes e das Letras, do Governo Francês (1998).

Recebeu ainda, no grau de Comendadora, a Ordem do Mérito da Bahia (1994) e o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal a 14 de Julho de 1986.[1]

A prefeitura de Taperoá, no estado da Bahia, homenageou Zélia Gattai dando o nome da escritora à sua Fundação de Cultura e Turismo, em 2001.

Em 2001 foi eleita para a Academia Brasileira de Letras, para a cadeira 23, anteriormente ocupada por Jorge Amado, que teve Machado de Assis como primeiro ocupante e José de Alencar como patrono. No mesmo ano, foi eleita para a Academia de Letras da Bahia e para a Academia Ilheense de Letras.

Zélia, Sartre, Simone de Beauvoir, Jorge Amado e Mãe Senhora.

Em 2002, tomou posse nas três.

É mãe de Luís Carlos, Paloma e João Jorge. É amiga de personalidades e gente simples.

No lançamento do livro ‘Jorge Amado: um baiano romântico e sensual, em 2002, em uma livraria de Salvador, estavam pessoas como Antonio Carlos Magalhães, Sossó, Calasans Neto, Auta Rosa, Bruna Lima, Antonio Imbassahy e James Amado, entre outros.

Ao lançar seu primeiro livro, Anarquistas graças a Deus, Zélia Gattai recebeu o Prêmio Paulista de Revelação Literária de 1979. No ano seguinte, recebeu o Prêmio da Associação de Imprensa, o Prêmio McKeen e o Troféu Dante Alighieri. A Secretaria de Educação do Estado da Bahia concedeu-lhe a Medalha Castro Alves, em 1987.

Em 1988, recebeu o Troféu Avon, como destaque da área cultural e o Prêmio Destaque do Ano de 1988, pelo livro Jardim de inverno.

O livro de memórias Chão de meninos recebeu o Prêmio Alejandro José Cabassa, da União Brasileira de Escritores, em 1994.

Obras

CITAÇÃO

Zélia Gattai – Uma postura positiva em relação à vida

“Continuo achando graça nas coisas, gostando cada vez mais das pessoas, curiosa sobre tudo, imune ao vinagre, às amarguras, aos rancores.”

Zélia Gattai / Fonte: Kd Frases

Zélia Gattai

Zélia Gattai Amado de Faria

(São Paulo, 2 de julho de 1916 — Salvador, 17 de maio de 2008)

101 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS

1494 – O Tratado de Tordesilhas é ratificado na Espanha.



1823Independência da Bahia: Rendição das forças pró-lusitanas na Bahia – data máxima do Estado.

A Independência da Bahia[nota 1] foi um movimento que, iniciado em 19 de fevereiro de 1822 e com desfecho em 2 de julho de 1823, motivado pelo sentimento federalista emancipador de seu povo, terminou pela inserção da então província na unidade nacional brasileira, durante a Guerra da Independência do Brasil.

Na Bahia a luta pela Independência veio antes da brasileira, e só concretizou-se quase um ano depois do 7 de setembro de 1822: ao contrário da pacífica proclamação às margens do riacho Ipiranga, só ao custo de milhares de vidas e acirradas batalhas por terra e mar emancipou-se de Portugal, de tal modo que seu Hino afirma ter o Sol que nasceu ao 2 de julho brilhado mais que o primeiro.


1856 – Criação do primeiro Corpo de Bombeiros brasileiro, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte (Decreto Imperial nº 1775), vindo a se transformar futuramente no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Esta data também é comemorada como criação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.



1927 – Uma mulher escala pela primeira vez o monte Kilimanjaro.


5 ▒ FALECIMENTOS

1566Nostradamus ▒ Michel de Nostredame ou Miquèl de Nostradama, (Saint-Rémy-de-Provence, 21 de dezembro de 1503 – Salon-de-Provence, 2 de julho de 1566) foi um apotecário e médico da Renascença que praticava a alquimia (como muitos dos médicos do século XVI). Ficou famoso por sua suposta capacidade de vidência.


1778Jean-Jacques Rousseau ▒ Jean-Jacques Rousseau, também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau (Genebra, 28 de Junho de 1712 — Ermenonville, 2 de Julho de 1778), foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.


1961Ernest Hemingway ▒ Ernest Miller Hemingway (Oak Park, 21 de Julho de 1899Ketchum, 2 de Julho de 1961) foi um escritor norte- americano.

Em 1953, ganhou o Prémio Pulitzer de Ficção, e, em 1954, ganhou o prêmio Nobel de Literatura por sua obra “O Velho e o Mar“, de 1952. Também escreveu Por Quem os Sinos Dobram (1940), considerada sua obra-prima.

1997James Stewart ▒ James Maitland Stewart (Indiana, 20 de maio de 1908 – Los Angeles, 2 de julho de 1997) ou apenas James Stewart foi um aclamado ator americano de cinema, teatro e televisão. Atuou em inúmeros filmes considerados clássicos, e foi indicado a cinco prêmios de Oscar de Melhor Ator, ganhando em 1941 por seu papel em Núpcias de Escândalo.


1999Mario Puzo ▒ Mario Gianluigi Puzo (Manhattan, Nova Iorque, 15 de outubro de 1920Bay Shore, 2 de julhode 1999) foi um escritor estadunidense conhecido pelo seus livros de ficção acerca da máfia. É o autor de The Godfather O Poderoso Chefão (título no Brasil) ou O Padrinho (título em Portugal) (1969) que narra a história de Don Vito Corleone, um dos chefes da Máfia. Se tornou sua obra-prima.


2011Itamar Franco ▒ Itamar Augusto Cautiero Franco GCC (Mar territorial brasileiro, 28 de junho de 1930 – São Paulo, 2 de julho de 2011) foi um político brasileiro. Foi o 33.º presidente da República, tendo governado entre 1992 e 1995 após seu antecessor, Fernando Collor, ter sido afastado da presidência por um processo de impeachment.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Portugal

Brasil

Dia do Bombeiro Brasileiro

Dia dedicado ao Bombeiro.[1], devido à criação em 1856, do primeiro Corpo de Bombeiros brasileiro, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte (Decreto Imperial nº 1775), vindo a se transformar futuramente no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Itália

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

02

Alagoinhas (BA)

02

Amaturá (AM)

02

Curral Velho (PB)

02

Macajuba (BA)

02

Santa Isabel do Ivaí (PR)

AlagoinhasBA

164 Anos

2 de Julho de 1853

alagoinhas.ba.gov.br

Alagoinhas é um município brasileiro do estado da Bahia.

Sua área é de 718,089 quilômetros quadrados e sua população conta em 2015 com 154 495 habitantes, tendo portanto uma densidade demográfica de 195,46 habitantes por quilômetro quadrado.

Limita-se ao norte com o município de Inhambupe, ao sul com o município de Catu, a leste com o município de Araças, a oeste com o município de Aramari, a nordeste com o município de Entre Rios e a sudoeste com o município de Teodoro Sampaio.[carece de fontes?]

Seu nome se deve aos rios Sauípe, Catu, Subaúma e Quiricó, às lagoas e córregos existentes na região.

E assim sua água é considerada de excelente qualidade e pode ser considerada a segunda melhor do mundo, sendo uma de suas maiores riquezas, e que faz parte do aquífero que vai desde Dias d’Ávila a Tucano.

Prefeitura — Alagoinhas (BA) — 164 Anos.

Segundo dados do IBGE de 2002 e do DERBA de 2004, o grau de urbanização de Alagoinhas é de 86,43%.

A cidade é servida pela malha rodoviária e ferroviária.

A BR-101, que corta o Brasil de Norte a Sul, serve a cidade fornecendo importante acesso e meio de escoamento de produtos para cidades do Nordeste como Recife e Aracaju, além de cidades como Vitória e Rio de Janeiro, no Sudeste do país.

Também corta a cidade a BR-110, que a une ao Nordeste pelo interior da região.

A ferrovia possui na cidade, além do seu papel histórico, um entrocamento que já foi de grande importância para o país e teve o seu declínio de acordo com a subvalorização do transporte ferroviário no país.

Possui ainda rodovias estaduais que ligam a cidade à BR 116 e também à Linha Verde.

Ruínas da Igreja de Alagoinhas Velha — Alagoinhas (BA) — 164 Anos.

Em 1964 foi descoberto um poço de petróleo no município, o MG-1-BA.

Três anos depois já havia 30 poços, motivo que fez com que a Petrobras se instalasse no município, gerando seu desenvolvimento e aumentando os investimentos, mas também crescimento desordenado, deixando várias pessoas sem saneamento básico e acesso aos serviços de saúde.

Com o desenvolvimento ferroviário e a descoberta de poços de petróleo, Alagoinhas cresceu bastante economicamente, tornando-se pólo de sua região.

Se voltou aos serviços, portanto seu desenvolvimento se deu, principalmente, no comércio, polarizando mais de 30 municípios vizinhos.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s