1 de Julho – Amy Johnson e Assis (SP) – 2017

☺ CAPA • Amy Johnson 114 Anos

▒ CIDADE • Assis (SP) 112 Anos

▒ NASCIMENTOS • Leibniz • Olivia de Havilland • Amália Rodrigues • Sydney Pollack • Alceu Valença • José Dumont • Dan Aykroyd • Gerald Thomas • Solange Couto • Diana • Carl Lewis • Andre Braugher • Nany People • Marisa Monte • Pamela Anderson • Simony • Liv Tyler • Sheilla • Fábio Porchat • Jade Barbosa

▒ FALECIMENTOS • Charles Goodyear • Mikhail Bakunin • Cláudio Kano • Robert Mitchum • Bolinha • Walter Matthau • Marlon Brando

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1646Gottfried Wilhelm Leibniz ▒ Gottfried Wilhelm Leibniz (IPA: [ˈɡɔtfʁiːt ˈvɪlhɛlm ˈlaɪbnɪts], Leipzig, 1 de julho de 1646 — Hanôver, 14 de novembro de 1716) foi um filósofo, cientista, matemático, diplomata e bibliotecário alemão. O uso de “função” como um termo matemático foi iniciado por Leibniz, numa carta de 1694, para designar uma quantidade relacionada a uma curva, tal como a sua inclinação em um ponto específico.


1916Olivia de Havilland ▒ Olivia Mary de Havilland, DBE • ONLH (Tóquio, 1 de julho de 1916), é uma premiada atriz britânico-americana nascida no Japão, hoje retirada em França. Uma das mais respeitáveis estrelas da chamada “Era de Ouro de Hollywood”, é uma dentre as poucas que foram contempladas em mais de uma ocasião com o Oscar de melhor atriz.


1920Amália Rodrigues ▒ Amália da Piedade Rodrigues GCSE • GCIH (Lisboa, 1 de Julho de 1920 — Lisboa, 6 de Outubro de 1999) foi uma fadista, cantora e actriz portuguesa, geralmente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres. Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo.


1934Sydney Pollack ▒ Sydney Pollack (Lafayette, 1 de julho de 1934 — Los Angeles, 26 de maio de 2008) foi um cineasta, produtor e ator estadunidense. Pollack teve seus dois grandes sucessos de bilheteira, aclamados pela crítica com Tootsie/Quando Ele Era Ela, estrelando Dustin Hoffman e Entre Dois Amores/África Minha, com Meryl Streep e Robert Redford, um de seus actores preferidos, que ganhou o Oscar de melhor filme de 1985 e deu a Pollack o de melhor diretor.


1946Alceu Valença ▒ Alceu Paiva Valença (São Bento do Una, 1 de julho de 1946) é um cantor e compositor brasileiro. Seu disco de estreia foi gravado em parceria com Geraldo Azevedo. Influenciado pelos maracatus, cocos e repentes de viola, Alceu conseguiu utilizar a guitarra com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas canções.


1950José Dumont ▒ José Dumont (Belém, Paraíba 1 de julho de 1950) é um ator brasileiro de televisão, cinema e teatro.[1] Em 2005, José Dumont ganhou biografia (José Dumont – Do Cordel às Telas, de Klecius Henrique), lançada no festival de cinema de Gramado (RS). Seu último trabalho na TV foi em 2016, Velho Chico, vivendo Zé Pirangueiro[2]


1952Dan Aykroyd ▒ Daniel Edward “Dan” Aykroyd, CM (Ottawa, 1 de julho de 1952) é um ator, comediante, roteirista, músico, vinicultor e ufólogo canadense. Indicado para o Oscar e vencedor do Emmy, foi um dos membros originais do lendário programa de comédia Saturday Night Live, um dos criadores dos Blues Brothers (com John Belushi) e Ghostbusters, e tem uma longa carreira como ator e roteirista de cinema.


1954Gerald Thomas ▒ Gerald Thomas Sievers (Rio de Janeiro, 1º de julho de 1954), mais conhecido como Gerald Thomas, é um autor e diretor de teatro brasileiro com carreira internacional. Seus trabalhos se dividem entre o Brasil, a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos.


1957Solange Couto ▒ Solange Couto, cujo nome de batismo é Solange Couto dos Santos (São Luís, 1 de julho de 1956), é uma atriz de cinema e TV, ex- modelo e apresentadora brasileira. A atriz, que foi uma das mulatas do Sargentelli, consagrou-se na televisão em 2001 com a personagem Dona Jura, em O Clone.


1961Diana, Princesa de Gales ▒ Diana Frances Spencer (Sandringham, 1 de julho de 1961 — Paris, 31 de agosto de 1997), apelidada de “Lady Di”, foi uma aristocrata, filantropa e a primeira esposa de Carlos, Príncipe de Gales, filho mais velho e herdeiro aparente de Isabel II do Reino Unido. Seus dois filhos, os príncipes Guilherme, Duque de Cambridge e Henrique de Gales, são respectivamente o segundo e o quinto na Linha de sucessão ao trono britânico e de outros doze países da Commonwealth.

1961Carl Lewis ▒ Willian Frederick Carlton ‘Carl’ Lewis (Birmingham, 1 de julho de 1961), é um ex- atleta dos Estados Unidos que ganhou dez medalhas olímpicas, nove das quais de ouro, e dez medalhas nos campeonatos mundiais de atletismo, oito das quais de ouro, em uma carreira que se estendeu de 1979, quando ele alcançou uma posição na classificação mundial, até 1996, quando ganhou o título olímpico e subsequentemente retirou-se das pistas.


1962Andre Braugher ▒ Andre Braugher (Chicago, 1 de julho de 1962) é um ator estadunidense, conhecido por interpretar os personagens Thomas Searles no filme Tempo de Glória, Frank Pembleton na série criminal Homicide: Life on the Street, e Owen Thoreau Jr. em Men of a Certain Age. Também fez uma participação na série House, M.D. como Dr. Nolan.


1966Nany People ▒ Jorge Demétrio Cunha Santos (Machado, 1° de julho de 1965) mais conhecida por seu nome artístico Nany People, é uma humorista, comentarista, atriz, locutora, apresentadora, colunista e repórter de TV.


1967Marisa Monte ▒ Marisa de Azevedo Monte (Rio de Janeiro, 1 de julho de 1967) é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora musical brasileira. Marisa já vendeu mais de 10 milhões de álbuns e ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais, incluindo quatro Grammy Latino, sete Video Music Brasil, nove Prêmio Multishow de Música Brasileira, cinco APCA e seis Prêmio TIM de Música. Marisa é considerada pela revista Rolling Stone Brasil como a segunda maior cantora do Brasil, atrás somente de Elis Regina. [2] Ela também tem dois álbuns (MM e Verde, Anil, Amarelo, Cor-de- Rosa e Carvão) na lista dos 100 melhores discos da música brasileira.[3]


1967Pamela Anderson ▒ Pamela Denise Anderson (Ladysmith, 1 de Julho de 1967) é uma atriz e modelo canadense, naturalizada americana. Conhecida pela série Baywatch (Marés Vivas em Portugal, SOS Malibu no Brasil), ganhou projecção com séries e filmes.


1976Simony ▒ Simony Benelli Galasso (São Paulo, 1º de julho de 1976) é uma cantora e apresentadora brasileira, notória por ser ex- integrante da Turma do Balão Mágico, atração apresentada por ela, Fofão (Orival Pessini), Cascatinha (Castrinho), Tob (Vimerson Cavanillas), Mike (Michael Biggs), e Jairzinho (Jair Oliveira) durante as manhãs da TV Globo entre os anos de 1983 e 1986, vendendo mais de 10 milhões de discos.


1977Liv Tyler ▒ Liv Rundgren Tyler[1] (nascida Liv Rundgren; Nova Iorque, 1 de Julho de 1977) é uma atriz e ex-modelo infantil norte-americana. Ela é filha do vocalista do Aerosmith, Steven Tyler, e da modelo Bebe Buell. Tyler alcançou o reconhecimento internacional ao interpretar Arwen Undómiel na trilogia O Senhor dos Anéis (2001-2003)


1983Sheilla ▒ Sheilla Tavares de Castro Blassioli (Belo Horizonte, 1 de julho de 1983) é uma jogadora de voleibol brasileira. Atua na posição de oposto, em clubes e na seleção brasileira. É uma das atletas mais vitoriosas da história do esporte brasileiro, vencedora de 2 medalhas de ouro olímpicas,[1] sendo considerada por muitos especialistas, como uma das maiores jogadoras de voleibol de todos os tempos.[2]


1983Fábio Porchat ▒ Fábio Porchat de Assis (Rio de Janeiro, 1º de julho de 1983) é um ator, humorista, roteirista, e apresentador de televisão brasileiro. Em 2012, Fábio Porchat criou, com Antonio Tabet, Gregório Duvivier, João Vicente de Castro e Ian SBF, uma produtora de vídeos para Internet – a Porta dos Fundos, na qual escreve e atua em esquetes de humor, exibidos no YouTube. Em 2016, foi contratado pela Rede Record, para conduzir um programa de entrevistas no final da noite.


1991Jade Barbosa ▒ Jade Fernandes Barbosa (Rio de Janeiro, 1 de julho de 1991) é uma ginasta brasileira que compete em provas de ginástica artística. Jade Barbosa é integrante da Seleção Brasileira Permanente de Ginástica Artística Feminina. Pertence à atleta a primeira medalha na disputa do concurso geral em um Campeonato Mundial e a melhor classificação individual geral em uma edição olímpica.

3 ▒ CAPA do DIA

Amy Johnson

114 Anos

Amy Johnson (Kingston upon Hull, Inglaterra, 1 de julho de 1903Londres, 5 de janeiro de 1941) foi uma pioneira da aviação, destacando-se por ser uma das primeiras mulheres a pilotar um avião.

Anos iniciais

Amy nasceu em 1 de julho de 1903, na cidade portuária de Hull, na Inglaterra, onde os seus pais trabalhavam na indústria pesqueira.

Frequentou a Universidade de Sheffield, formando-se em Artes e Economia e posteriormente tirou um curso de secretariado, passando a trabalhar em Londres.

Este tipo de emprego, apesar de tipicamente feminino na década de 1920, não a satisfazia.

Como passatempo, interessou-se pela aviação tendo de lutar contra fortes preconceitos para aprender a voar.

Ser piloto era uma profissão essencialmente masculina e poucas escolas de aviação aceitavam mulheres como alunas.

O seu caráter perseverante permitiu-lhe voar sem instrutor, pela primeira vez, em Junho de 1929. No final desse ano, recebeu a sua licença como aviadora, emitida pelo London Aeroplane Club.

Feito notável

Durante as aulas de aviação, o seu instrutor mencionou-lhe que ela só seria levada a sério naquela profissão se realizasse algo de realmente notável.

Foi-lhe sugerido o voo entre a Inglaterra e a Austrália, algo que nunca havia sido realizado por uma mulher.

Amy assumiu este desafio e iniciou imediatamente a preparação para a viagem. Obteve um avião em segunda mão, o modelo De Havilland Gypsy Moth, um dos mais pequenos e populares da época.

O pequeno avião com o nome de Jason, pode hoje ser observado no Science Museum em Londres.

Mandou instalar depósitos adicionais de combustível e, visto que voaria sozinha, preveniu-se transportando equipamento para qualquer eventualidade.

Usou um fato adequado e capacete, mas vestiu uns calções de caqui durante quase toda a viagem.

Para defesa pessoal levou uma espingarda, bem como uma maleta de primeiros socorros, o que acabou por lhe ser útil para consertar o avião, ao utilizar adesivo para reparar as asas de lona que se romperam.

Em abril de 1930 Amy Johnson partiu para uma viagem de 19 dias, percorrendo os 16.000 quilômetros entre Londres e Darwin, na Austrália, onde aterrou a 24 desse mês.

Pelo caminho teve de efetuar diversas aterragens, algumas delas forçadas, na selva, enfrentou tempestades de areia e efetuou diversos consertos no avião.

O plano de Johnson era voar o menos possível sobre o mar, onde as suas hipóteses de sobrevivência seriam mínimas em caso de acidente.

Assim, traçou rumo para sudeste, sobrevoando a Europa e a Ásia, depois virou a sul ao longo da península Malaia e sobrevoou as ilhas da Indonésia.

A última etapa foi a mais perigosa ao ter de sobrevoar o Mar de Timor antes de atingir a costa australiana.

Ao levantar voo do aeroporto de Croydon, em Londres, Amy era uma desconhecida.

No entanto, a imprensa e a rádio foram transmitindo notícias da sua epopeia e, ao descer do avião, havia-se transformado numa heroína internacional.

Amy Johnson acenando para o público.

Outros feitos notáveis

Em Julho de 1931, Johnson e o seu co-piloto Jack Humphreys, voando num avião modelo De Havilland Puss Moth, tornaram-se os primeiros aviadores a completar uma viagem aérea entre Londres e Moscovo em apenas um dia.

Dali, atravessando a Sibéria, prosseguiram para Tóquio estabelecendo novo recorde na ligação entre a Inglaterra e o Japão.

Junto com o seu marido também estabeleceu novo recorde de tempo na viagem entre Inglaterra e a Índia, em 1934, voando num De Havilland Comet.

Em Julho de 1936 quebra o recorde que pertencia ao seu marido, ao efetuar a ligação Londres à Cidade do Cabo, na África do Sul.

Amy Johnson, aviadora norte-americana, com sua mãe e amigos, após chegar de Croydon Aerodrome, em Tóquio.

Outros dados biográficos

Amy Johnson casou em 1932 com um famoso colega aviador escocês, o piloto James “Jim” Mollison, com quem realizou longas viagens. No entanto, o casamento acabou por se desfazer apenas seis anos depois, em 1938.

Os feitos heroicos de Amy lançaram-na numa extenuante exposição mediática.

O jornal britânico Daily Mail pagou-lhe dez mil libras para efetuar uma viagem publicitária e Amy realizou inúmeras conferências, surgindo nos meios de comunicação de todo o mundo. Inspirou canções que elogiavam o seu feito heroico, bem como a realização de um filme em 1942, intitulado They Flew Alone.

No entanto, todo essa esforço acabou por lhe provocar uma depressão nervosa.

Em 1940 colaborou no esforço de guerra, durante a Segunda Guerra Mundial, alistando-se no recém criado departamento Air Transport Auxiliary da Royal Air Force, sendo que o seu trabalho consistia em levar aviões das fábricas escocesas para as bases da Força Aérea no sul de Inglaterra.

Em 5 de Janeiro de 1941 levantou vôo de Prestwick, perto de Glasgow, mas, devido ao mau tempo, desviou-se da rota e veio a despenhar-se no estuário do Rio Tamisa. A tentativa de salvamento falhou e o corpo de Amy Johnson nunca foi recuperado.

Em 1958, uma colecção de lembranças de Amy, foram doadas pelo seu pai ao Sewerby Hall, uma mansão-museu em Yorkshire que hoje possui uma sala dedicada à vida de uma das maiores pioneiras da aviação.

CITAÇÃO

Amy Johnson – É fácil entender o por quê de eu voar

“Se eu tivesse sido um homem, eu poderia ter explorado os polos ou escalado o Monte Everest, mas como meu espírito foi encontrado no ar …”

“Had I been a man I might have explored the Poles or climbed Mount Everest, but as it was my spirit found outlet in the air … “

Amy Johnson / Fonte: Az Quotes

Amy Johnson

Amy Johnson

(Kingston upon Hull, Inglaterra, 1 de julho de 1903 — Londres, 5 de janeiro de 1941)

114 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS

1098Eclipse total do Sol.


5 ▒ FALECIMENTOS

1996Cláudio Kano ▒ Cláudio Mitsuhiro Kano (São Paulo, 18 de dezembro de 1965 — São Paulo, 1 de julho de 1996) foi um jogador de tênis de mesa brasileiro de empunhadura caneta canhota.[2]

Cláudio Kano deteve o recorde de 12 medalhas no Jogos Pan- americanos, marca só superada nas edições seguintes por Hugo Hoyama, seu companheiro de esporte, que possui 13 medalhas, e pelo nadador Gustavo Borges, que tem 17 medalhas.


1860Charles Goodyear ▒ Charles Goodyear (New Haven, 29 de dezembro de 1800 — Nova Iorque, 1 de julho de 1860) foi um inventor estadunidense que ficou conhecido por ter descoberto a vulcanização da borracha. A pedido do gerente da Roxbury Rubber Company, de Boston, começou a estudar a forma de a borracha resistir a variações de temperatura.

1876Mikhail Bakunin ▒ Mikhail Aleksandrovitch Bakunin (em russo: Михаил Александрович Бакунин; Premukhimo, 30 de maio de 1814Berna, 1 de julho de 1876), também aportuguesado de Bakunine ou Bakúnine, foi um teórico político russo, um dos principais expoentes do anarquismo em meados do século XIX. É lembrado como uma das maiores figuras da história do anarquismo e como oposição de esquerda ao caráter autoritário do marxismo.

1997Robert Mitchum ▒ Robert Charles Durman Mitchum (Bridgeport, Connecticut, 6 de agosto de 1917 — Santa Bárbara, Califórnia, 1 de julho de 1997) foi um ator estado-unidense. É considerado pelos críticos como um dos melhores atores da época dourada de Hollywood, por seus papéis em várias obras importantes do estilo de filme noir, e é considerado um precursor dos anti-heróis no cinema predominante dos anos 1950 e 1960.


1998Édson Cury ▒ Édson Cabariti (Santos, 16 de julho de 1936 – São Paulo, 1 de julho de 1998), mais conhecido artisticamente como Bolinha, foi um radialista e apresentador brasileiro de televisão. Os mais variados artistas tais como Alan & Aladim, Leandro & Leonardo e Arnaldo Antunes voltaram ao programa após já famosos para agradecer ao programa bem como ao próprio Édson o apoio no início de suas carreiras.

2000Walter Matthau ▒ Walter Matthau (Nova Iorque, 1 de outubro de 1920 – Santa Mônica, 1 de julho de 2000) foi um ator de cinema estadunidense. Filho de imigrantes judeus, serviu na Força Aérea dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.


2004Marlon Brando ▒ Marlon Brando, Jr. (Omaha, 3 de abril de 1924Los Angeles, 1 de julho de 2004) foi um ator de cinema e teatro e diretor estado-unidense. É saudado por trazer um estilo realista emocionante na atuação em filmes, e é amplamente considerado como um dos maiores e mais influentes atores de todos os tempos.

Considerado um dos mais importantes atores do cinema dos Estados Unidos,[1][2] Brando foi um dos três únicos atores profissionais, juntamente com Charlie Chaplin e Marilyn Monroe, a fazer parte da lista de 100 pessoas mais importantes do século compilada pela revista Time, em 1999.[3]

Brando foi, também, um ativista, apoiando diversas causas, mais notavelmente o movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e diversos movimentos em defesa dos índios norte-americanos.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Brasil

Canadá

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

01

Afogados da Ingazeira (PE)

01

Água Branca (PI)

01

Alto Alegre (RR)

01

Amaraji (PE)

01

Assis (SP)

01

Bonfim (RR)

01

Conceição do Canindé (PI)

01

Guaraciaba (MG)

01

Iraí (RS)

01

Mucajaí (RR)

01

Normandia (RR)

01

Parnamirim (PE)

01

Petrolândia (PE)

01

Rio Real (BA)

01

São João da Baliza (RR)

01

São Luiz (RR)

Ponto de vista do alto da Av. Rui Barbosa — Assis (SP) — 112 Anos.

AssisSP

112 Anos

1 de julho de 1905

assis.sp.gov.br

Assis é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo.

Pertence à microrregião e mesorregião de mesmo nome, localiza-se a oeste da capital do estado, distante 434 km da capital estadual[4] e abriga uma população total de 102.268 habitantes (Estimativa IBGE/2016)[6] em seus pouco mais de 462 km².

É a maior cidade de sua Microrregião e ocupa a posição de 76º maior município do estado, situa-se a 22º 39′ 42″ de latitude sul e 50º 24′ 44″ de longitude oeste.

A sede tem uma temperatura média anual de 21,37 °C e na vegetação do município predomina a Mata Atlântica e o Cerrado, sendo uma zona de transição de vegetação e solo, diferenciando-se da região, possuindo uma coloração avermelhada porém arenoso.

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) segundo a ONU é de 0,805, considerado como elevado em relação ao do estado, em 28º lugar entre cidades de maior IDH do país [12]. Para a FIRJAN em 2014, a cidade estava em 190º a nível nacional e em 49º segundo a FGV em 2012.[13]

A cidade também ficou com o 237º maior potencial de consumo (IPC Marketing) entre todas as cidades brasileiras em 2014 e no estado ficou na 72º posição.[11]

Assis foi emancipada de Campos Novos do Paranapanema na década de 1910.

A Vale Paranapanema é responsável pela prestação dos serviços de energia elétrica na Região de Assis — Assis (SP) — 112 Anos.

Origem do nome

A sua etimologia é que o seu nome é uma referência ao Capitão Assis, que explorou as terras da região.

Era originalmente Acis e foi batizada assim em homenagem ao fundador do município: Capitão Francisco de Acis Nogueira. Assis teve sua grafia alterada por força do decreto-lei estadual nº 14334, de 30­11-1944.

Atualmente é formada pela cidade de Assis, sendo a sede seu único distrito desde a emancipação de Tarumã na década de 90.[14]

A UNESP incorporou a Faculdade de Filosofia de Assis em 1976, sendo uma das primeiras Faculdades de Filosofia do Oeste Paulista — Assis (SP) — 112 Anos.

Assis é conhecida pelo seu título de Cidade Fraternal e pelos cursos de graduação da Unesp de Assis, a FEMA e Unip[15]

Além disso, é uma polarizadora regional de desenvolvimento servindo de referência para os municípios da Microrregião de Assis, de alguns municípios da Microrregião de Ourinhos, Microrregião de Marília e do Norte do Paraná pelo seu comércio, serviços, referência cultural, esportiva, tecnológica e científica que fazem com que Assis ostente o título de Capital do Paranapanema, mesmo com a grande concorrência de grandes centros como Marília, Presidente Prudente e Londrina.

Prefeitura Municipal — Assis (SP) — 112 Anos.

Transporte

Estação Parada das Artes de Assis. Durante muitos anos a ferrovia desempenhou uma importância grande no desenvolvimento da cidade — Assis (SP) — 112 Anos.

Rodovias

Assis é sede do Departamento de Estradas e Rodagens, sendo a 7ª Divisão Regional.[96] É responsável por gerir estradas do Médio Paranapanema e de parte das Regiões de Marília e Ourinhos.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s