30 de Junho – Michael Phelps e Porto Seguro (BA) – 2017

☺ CAPA • Michael Phelps 32 Anos

▒ CIDADE • Porto Seguro (BA) 126 Anos

▒ NASCIMENTOS • Anthony Mann • Susan Hayward • Florence Ballard • Monja Coen • Stanley Clarke • Tony Bellotto • Vincent D’Onofrio • Dira Paes • Ralf Schumacher • Marina Ruy Barbosa

▒ FALECIMENTOS • Charles Miller • Chacrinha • Chico Xavier

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1906Anthony Mann ▒ Anthony Mann, nascido Emil Anton Bundmann, (San Diego, 30 de junho de 1906 — Berlim, 29 de abril de 1967) foi um ator e realizador de cinema estadunidense. Mann é geralmente elogiado pela sensibilidade visual com que tratava a paisagem do oeste americano, dando- lhe um significado especial, ligado ao drama humano que é objeto dos seus filmes.


1917Susan Hayward ▒ Susan Hayward (nascida Edythe Marrenner; Nova York, 30 de junho de 1917Hollywood, 14 de março de 1975) foi uma premiada atriz norte-americana. Em 1958 ganhou o Oscar de melhor atriz, por sua interpretação na fita Quero Viver, onde vivia uma garçonete acusada por um homicídio e que é executada numa câmara de gás.


1943Florence Ballard ▒ Florence Glenda Ballard- Chapman (30 de junho de 194322 de fevereiro de 1976) foi uma cantora estadunidense, mais conhecida como a fundadora (e durante um curto período de tempo, a vocalista principal) da banda feminina da Motown Records The Supremes, da qual foi afastada no ano de 1967 e substituída por Cindy Birdsong, por causa do alcoolismo de Florence.


1947Monja Coen (Coen Sensei) ▒ Cláudia Dias Baptista de Sousa (São Paulo, 30 de junho de 1947[1]), conhecida como Monja Coen Roshi, é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto Shu com sede no Japão.[2] Monja Coen também é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista criada em 2001 com sede em Pacaembu, São Paulo.


1951Stanley Clarke ▒ Stanley Clarke (Filadélfia, 30 de Junho de 1951) é um compositor de jazz, funk, rock, pop e R&B. É muito conhecido por seu trabalho inovador no contrabaixo, no baixo elétrico, e por suas excelentes apresentações na televisão, onde já trabalhou com a colaboração dos cineastas tais como: John Singleton e Malcolm D. Lee, e com bandas como a famosa Return to Forever.

1959Tony Bellotto ▒ Antonio Carlos Liberalli Bellotto, mais conhecido como Tony Bellotto, (São Paulo, 30 de junho de 1959) é um músico e escritor brasileiro.[1] É guitarrista e compositor da banda de rock Titãs desde a sua criação, nos anos 1980, sendo um dos três membros remanescentes da banda que já foi um noneto. Desde 1989 Tony é casado com a atriz Malu Mader, com quem tem dois filhos, João Mäder Bellotto, nascido em 1995, e Antônio Mäder Bellotto, nascido em 1997. O músico também é pai de Nina, fruto de uma relação anterior.


1959Vincent D’Onofrio ▒ Vincent D’Onofrio (Brooklyn, 30 de junho de 1959) é um ator estadunidense. Tem a reputação de ser um ator versátil (sendo por isso conhecido como The Chameleon, “O Camaleão”) e isso pode ser comprovado pela variedade de papéis que já desempenhou em sua carreira, e que incluem um padre, ex-ator pornô e bissexual, um serial-killer, um sequestrador, um alienígena espacial, um líder radical dos anos 60, um policial investigador, um escritor, o ator Orson Welles e o Rei do Crime (Wilson Fisk).


1969Dira Paes ▒ Ecleidira Maria Fonseca Paes, mais conhecida como Dira Paes (Abaetetuba, 30 de junho de 1969) é uma atriz e apresentadora brasileira. Conhecida nacionalmente por interpretar a cômica Solineuza em A Diarista, e a piriguete Norminha em Caminho das Índias.


1975Ralf Schumacher ▒ Ralf Schumacher (Hürth- Hermülheim, 30 de junho de 1975) é um ex- automobilista alemão.[1] É o irmão mais novo do heptacampeão mundial da Fórmula 1, Michael Schumacher. Ralf estreou na Fórmula 1 em 1997, pela equipe Jordan.


1995Marina Ruy Barbosa ▒ Marina Souza Ruy Barbosa[1] (Rio de Janeiro, 30 de junho de 1995) é uma atriz brasileira. Começou a atuar ainda criança, e fez seu primeiro trabalho de destaque no papel de Aninha na telenovela Começar de Novo (2004).

3 ▒ CAPA do DIA

Michael Phelps

32 Anos

Michael Fred Phelps II (Baltimore, 30 de junho de 1985) é um ex-nadador estadunidense, [2][3] [4]conquistou trinta e sete recordes mundiais e conquistou o maior número de medalhas de ouro(oito) olímpicas em uma única edição, feito este realizado nos Jogos de Pequim, na China, em agosto de 2008.

Diante dos seus resultados, Michael superou as sete medalhas de ouro do compatriota Mark Spitz conquistadas nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.[5]

Ao obter a sua 19ª medalha olímpica nos Jogos de Londres 2012, tornou-se o atleta mais medalhado da história dos Jogos Olímpicos, batendo o recorde anterior que pertencia a Larissa Latynina, ginasta da União Soviética, que detinha um total de dezoito.[6]

Ao ganhar a prova dos 200 metros estilos, nos Jogos Olímpicos de 2012, tornou-se o primeiro nadador do mundo a conquistar o titulo olímpico, três vezes consecutivas na mesma especialidade a nível individual, feito que já tinha realizado em prova coletiva, a estafeta 4 x 200 metros livres.

Anunciou sua retirada após a participação nos Jogos Olímpicos de 2012, a quarta Olimpíada de sua carreira, porém, anunciou sua volta às competições em 2014.[7]

Nos Jogos de 2016, ao ganhar o ouro no revezamento 4x200m livre, mesmo participando de um esporte individual, Phelps se tornou o maior medalhista olímpico por equipes, deixando para trás a também nadadora norte-americana Jenny Thompson, que conquistou oito ouros por equipes.

Só com os ouros nos revezamentos, Phelps seria o maior medalhista dourado olímpico.[8]

Ainda nos Jogos de 2016, com a vitória nos 200m borboleta, tornou-se o nadador mais velho (31 anos e 40 dias) a ganhar uma medalha de ouro olímpica em provas individuais da natação, quebrando uma marca que existia desde os Jogos de 1920.

Com isto, Michael Phelps bateu todos os recordes que tinha a bater.[9]

Vida pessoal

Phelps nasceu e foi criado em Baltimore no estado de Maryland nos Estados Unidos da América, estudou na escola Rodgers Forge e se formou na Towson High School, em 2003.

Seu pai, Fred Phelps, trabalha na Polícia do estado de Maryland e sua mãe, Debbie Davisson Phelps, é diretora de uma escola.

Seus pais se divorciaram em 1994. Phelps tem duas irmãs mais velhas, Whitney e Hilary. As duas também são nadadoras.

Em sua juventude, foi diagnosticado que Michael Phelps tinha Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Ele começou a nadar aos sete anos de idade, partindo da influência das suas irmãs nadadoras.

Ele se destacou como um excelente nadador, e quando tinha 10 anos de idade, ele quebrou o recorde nacional de natação para a idade dele. Enquanto crescia, Phelps ia quebrando recordes para sua idade e, aos 15 anos se classificou para as Olimpíadas de 2000, em Sydney.

Em Novembro de 2004, quando tinha 19 anos, Phelps foi preso por dirigir alcoolizado em Salisbury, Maryland. Phelps ganhou liberdade condicional até o julgamento, que foi considerado culpado com pena de 18 meses de serviços prestados à associação Mothers Against Drunk Driving (“Mães contra Alcoolizados no Volante”), e a pagar 250 dólares por mês, durante os 18 meses.

Questionado sobre o incidente depois de um mês por Matt Lauer no programa de televisão Today Show, Phelps disse que foi um “incidente isolado” e disse: “definitivamente eu e minha família estamos abatidos… e acho que muitas pessoas do país também estão”.

Entre 2004 e 2008, Phelps estudou na Universidade de Michigan, em Ann Arbor, Michigan, se formando em marketing esportivo e gerência.

Em maio de 2016 nasceu o seu primeiro filho.

Michael Phelps se casou em segredo com Nicole Johnson, a 13 de junho de 2016 em Paradise Valley, no Arizona, EUA.

Características físicas

O nadador tem o corpo particularmente propício para a natação. A proporção da altura de uma pessoa para a medida do comprimento da cabeça até o umbigo é, normalmente, 1,618 (a razão áurea).

Michael Phelps apresenta-a superior a 1,7 — tronco longo, linha de cintura baixa e pernas curtas.

Ele tem braços excepcionalmente compridos, com envergadura de 2,01 m, desproporcionais para sua altura de 1,93m.

Seus pés têm 29,8 cm aproximadamente, equivalente a calçados número 43. Além disso, Phelps é portador de hipermobilidade — sua flexibilidade de braços e pernas é comparável à de um bailarino clássico.

De acordo com um artigo publicado em The Guardian, a alimentação diária de Phelps é tal que ele ingere alimentos que lhe dão um aporte energético de cerca de 12 000 kcal por dia, equivalente a cinco vezes a de um homem adulto médio.[10]

  • Altura: 1,93 m
  • Envergadura: 2,01 m
  • Peso: 84 kg
  • Pés: 29,8 cm – Nº43 (BRA)

Michael Phelps com a esposa Nicole Johnson e seu filho Boomer, na piscina.

CITAÇÃO

Michael Phelps – Os sacrifícios de um grande vencedor

“Se você quer ser o melhor, você tem que fazer coisas que outras pessoas não estão dispostas a fazer.”

Michael Phelps / Fonte: Torcedores – UOL

Michael Phelps

Michael Fred Phelps II

(Baltimore, 30 de junho de 1985)

32 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


Foto de Kinshasa, que tornou-se capital da então colônia do Congo Belga, em 1926.

1960Congo consegue sua independência da Bélgica.



1997J.K. Rowling, escritora inglesa, lança o primeiro livro da série Harry Potter.


2002 – A Seleção Brasileira de Futebol sagra-se pentacampeã da Copa do Mundo de Futebol, ao derrotar a Alemanha na final, por 2 a 0, em Yokohama, no Japão.


2002 – morre o médium brasileiro Chico Xavier aos 92 anos.


5 ▒ FALECIMENTOS


1953Charles Miller ▒ Charles William Miller (São Paulo, 24 de novembro de 187430 de junho de 1953) foi um esportista brasileiro, considerado o “pai” do futebol e do rugby[1] no Brasil. No dia 14 de abril de 1895[4], na Várzea do Carmo, no Brás, em São Paulo, foi realizada a primeira partida de futebol do Brasil.

1988Chacrinha ▒ José Abelardo Barbosa de Medeiros, mais conhecido como Chacrinha (Surubim, 30 de setembro de 1917 — Rio de Janeiro, 30 de junho de 1988), foi um comunicador de rádio e televisão do Brasil, apresentador de programas de auditório de grande sucesso das década de 1950 a 1980. Foi o autor da célebre frase: “Na televisão, nada se cria, tudo se copia”


2002Chico Xavier ▒ Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 — Uberaba, 30 de junho de 2002), foi um médium, filantropo e um dos mais importantes expoentes do Espiritismo.

Chico Xavier psicografou mais de 450 livros,[9][10] tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares[11][12] e sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história,[13][14] mas sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade.[2][3][11][12][13][15]

Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário.[2][12]

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Brasil

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

30

Comendador Levy Gasparian (RJ)

30

Cotegipe (BA)

30

Guarujá (SP)

30

Japeri (RJ)

30

Monte Alegre do Piauí (PI)

30

Porto Seguro (BA)

30

Salitre (CE)

Porto SeguroBA

126 Anos

Emancipação – 30 de junho de 1891 (126 anos)

Fundação – 30 de junho de 1535 (482 anos)

portoseguro.ba.gov.br

Porto Seguro é um município situado no sul do estado da Bahia, no Brasil.

Compartilha, com os municípios limítrofes de Santa Cruz Cabrália e Prado[8], a primazia de ser o local de chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. 

Possui uma população estimada em 145.431 habitantes (2015) e está tombado em quase sua totalidade pelo patrimônio histórico, não sendo permitida a construção de prédios altos (com mais de dois andares).[9]

O vilarejo que deu origem ao município de Porto Seguro foi fundado em 1535.[1]

É cortado pelo Rio Buranhém.

História

Por volta do ano 1000, as tribos indígenas tapuias que habitavam a região foram expulsas para o interior do continente devido à chegada de povos tupis procedentes da Amazônia.

Vista aérea do centro da cidade — Porto Seguro (BA) — 126 Anos.

No século XVI, quando chegaram os primeiros portugueses à região, a mesma era habitada pela tribo tupi dos tupiniquins[10].

“E velejando nós pela costa, na distância de dez léguas do sítio onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada.”

Vista do litoral de Porto Seguro a partir do centro histórico — Porto Seguro (BA) — 126 Anos.

Porto Seguro localiza-se na região que foi, oficialmente, a primeira a ser descoberta pelos navegadores portugueses no atual território brasileiro.

Em 22 de abril de 1500, o navegador Pedro Álvares Cabral avistou terra firme, após ter deixado a costa africana um mês antes. O lugar avistado foi o Monte Pascoal, 62 quilômetros ao sul de Porto Seguro.

No dia seguinte, os portugueses desembarcaram em terra firme pela primeira vez no atual território brasileiro, num local cujo ponto exato ainda é debatido pelos historiadores.

Arraial d’Ajuda — Porto Seguro (BA) — 126 Anos.

Em 24 de abril, a expedição ancorou em Porto Seguro. A cidade teve seu primeiro fortim levantado em 1504 por Gonçalo Coelho.

A vila de Porto Seguro é elevada à condição de cidade pelo Ato n.º 499, de 30-06-1891.

Clima

O clima é sempre quente no verão, com picos de 42 graus centígrados e ameno no inverno, com média de 25 graus e mínimas de 15 graus centígrados.

Nos meses de julho e agosto, a probabilidade de chuvas é maior.

Praia da Pitinga, em Arraial d’Ajuda — Porto Seguro (BA) — 126 Anos.

Litoral e praias

O município de Porto Seguro conta com um extenso litoral, com cerca de 85 km, de praias de areia fina, branca que está dividido pela foz do rio Buranhém, rio que conta com cerca de quinhentos metros de largura na sua foz, em litorais norte e sul.

Informações úteis

  • DDD: 73
  • Informações Turísticas:

Secretaria Municipal de Turismo Passarela do Descobrimento – Centro

Cidade Alta

  • Terminal Rodoviário de Porto Seguro

Trancoso — Porto Seguro (BA) — 126 Anos.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s