☺ CAPA • Serginho Groisman 67 Anos

▒ CIDADE • Monte Azul Paulista (SP) 121 Anos

▒ NASCIMENTOS • Saint-Exupéry • Sérgio Britto • Palmirinha • Gary Busey • José Rico • Pedro Rangel • Neguinho da Beija-Flor • Lucia Hippolito • Colin Hay • Júnior • Maria Conchita Alonso • Rosa Mota • Teresa Seiblitz • Dado Villa-Lobos • Pedro Manso • Maria Maya • Pedro Leonardo

▒ FALECIMENTOS • São Pedro • São Paulo • Thomas Huxley • Floriano Peixoto • Jayne Mansfield • Lana Turner • Katharine Hepburn • Yara Lins • Jim Kelly

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1900Antoine de Saint-Exupéry ▒ Antoine Jean- Baptiste Marie Roger Foscolombe, Conde de Saint- Exupéry, popularmente conhecido como Antoine de Saint-Exupéry (Lyon, 29 de junho de 1900 — Litoral sul da França, 31 de julho de 1944) foi um escritor, ilustrador e piloto francês, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe. É o autor do livro O Pequeno Príncipe, um clássico da Literatura mundial.


1923Sérgio Britto ▒ Sérgio Pedro Corrêa de Britto (Rio de Janeiro, 29 de junho de 1923 – Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2011) foi um consagrado ator, diretor, apresentador e roteirista de cinema, televisão e teatro brasileiro. Considerado um dos maiores atores do país, Sérgio Britto foi responsável pela direção de Ilusões Perdidas, primeira telenovela produzida e exibida pela TV Globo.


1931Palmirinha Onofre ▒ Palmira Nery da Silva Onofre,[1] conhecida como Palmirinha Onofre[2] (Bauru, 29 de junho de 1931)[3], é uma culinarista e apresentadora de televisão brasileira. Em 2012, Palmirinha vai para o canal de TV a cabo Bem Simples, do grupo Fox[11][12][13]. Ela afirmou em algumas entrevistas que fora cogitada por outras emissoras, mas que nenhuma delas aceitava a presença do boneco Guinho no programa, por isso Palmirinha optara por assinar com o Bem Simples[14].


1944Gary Busey ▒ William Gary Busey (Baytown, 29 de junho de 1944) é um ator norte- americano. É famoso por seu papel no filme A Hora do Lobisomem e por suas atuações como (coadjuvante/secundário)s em diversos filmes de sucesso, como Máquina Mortífera, Dr. Dolittle 3, Predador 2 – A Caçada Continua, A Força em Alerta, Caçadores de Emoção, Eye of the Tiger e The Buddy Holly Story.


1946José Alves dos Santos ▒ José Rico, nome artístico de José Alves dos Santos (São José do Belmonte, 29 de junho de 1946 – Americana, 3 de março de 2015), foi um cantor brasileiro de música sertaneja. Fez parte da importante dupla sertaneja Milionário & José Rico.


1948Pedro Paulo Rangel ▒ Pedro Paulo Rangel (Rio de Janeiro, 29 de Junho de 1948) é um ator, diretor, tradutor, e letrista brasileiro.

Teve a sua primeira experiência em teatro profissional em 1968, atuando na peça “Roda Viva“, de Chico Buarque de Hollanda, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa


1949Neguinho da Beija-Flor ▒ Luiz Antônio Feliciano Neguinho da Beija-Flor Marcondes (nascido Luiz Antônio Feliciano Marcondes em Nilópolis, 29 de junho de 1949), é um sambista, puxador de samba, intérprete musical, cantor e compositor brasileiro. É, desde 1976 (quando estreou na Marquês de Sapucaí), o intérprete oficial da Beija-Flor.


1950Lucia Hippolito ▒ Lucia Hippolito (Bauru, 29 de junho de 1950) é uma cientista política, historiadora e conferencista brasileira, especialista em eleições, partidos políticos e Estado brasileiro. Lucia participou, ao lado de Lilian Witte Fibe, Cristiana Lôbo e Ana Maria Tahan, do debate semanal As Meninas do Jô, exibido no Programa do Jô, às quartas-feiras entre 2005 e 2010.


1953Colin Hay ▒ Colin James Hay é um músico escoto-australiano. Nascido em Kilwinning, North Ayrshire, Hay mudou-se com família para a Austrália quando tinha 14 anos. Em 1979, junto com Ron Strykert (guitarra), Greg Ham (sax, flauta, teclado e gaita), John Rees (baixo) e Jerry Speiser (bateria), formaram o Men at Work, que se tornou um sucesso e um ícone do surf-rock.

1954Júnior ▒ Leovegildo Lins da Gama Júnior, conhecido também por Júnior, Maestro Junior ou Junior Capacete (João Pessoa, 29 de junho de 1954) é um ex-futebolista, comentarista esportivo, escritor e cantor brasileiro. Como jogador, Júnior era ambidestro e polivalente, bom marcador e grande distribuidor de jogadas, independente da posição. Na Copa do Mundo de 1982, fez parte do que é considerado um dos maiores times que o futebol já produziu. Na partida contra a Argentina, fez seu único gol em Copas do Mundo. A seleção brasileira bateu o time do novato Diego Armando Maradona por 3 a 1. Participou também da Copa do Mundo de 1986. Pela Seleção Brasileira Principal, Júnior jogou 88 partidas entre os anos de 1979 e 1992, registrando oito gols.


1957Maria Conchita Alonso ▒ María Concepción Alonso Bustillo, mais conhecida como María Conchita Alonso (Cienfuegos, Cuba, 29 de junho de 1957) é uma modelo, cantora e atriz nascida em Cuba e naturalizada estadunidense. Sua família mudou-se para a Venezuela quando ela tinha 5 anos.


1958Rosa Mota ▒ Rosa Maria Correia dos Santos Mota GCIH • GCM (Porto, 29 de junho de 1958) é uma ex-atleta portuguesa campeã olímpica e mundial da maratona. Tornou-se conhecida principalmente pelas suas prestações nesta prova, sendo considerada por muitos como uma das melhores corredoras do século XX nessa especialidade.


1964Teresa Seiblitz ▒ Ana Tereza Milanez de Lossio e Seiblitz (Rio de Janeiro, 29 de junho de 1964) é uma atriz brasileira. A atriz estreou na televisão no grande sucesso Barriga de Aluguel, onde viveu a antagonista Laura, depois fez Pedra Sobre Pedra, ganhou notoriedade na novela Renascer como mulher de Tião Galinha, interpretado por Osmar Prado.


1965Dado Villa-Lobos ▒ Eduardo Dutra Villa- Lobos, conhecido artisticamente por Dado Villa- Lobos (Bruxelas, 29 de junho de 1965), é um músico brasileiro nascido na Bélgica, mais conhecido por seu trabalho como guitarrista na banda de rock brasiliense Legião Urbana, e também por ser sobrinho-neto do compositor clássico Heitor Villa- Lobos.


1972Pedro Manso ▒ Ficou conhecido nacionalmente ao participar do quadro Se Vira nos 30, do Domingão do Faustão, da Rede Globo, ao imitar o próprio apresentador Fausto Silva. Em 2005 foi para a Rede Record, onde participou do Show do Tom.

1981Maria Maya ▒ Maria Antônia Gigliotti Campos Maya (Rio de Janeiro, 29 de junho de 1981) é uma atriz brasileira. É filha do diretor Wolf Maya e da também atriz e diretora Cininha de Paula, sobrinha-neta do humorista Chico Anysio. Maria começou na telenovela Cara e Coroa em 1995, onde interpretou Nádia.


1987Pedro Leonardo ▒ Pedro Leonardo Dantas da Costa (Anápolis, 29 de junho de 1987) é um músico e apresentador brasileiro. Filho do cantor sertanejo Leonardo. É ex-membro da dupla Pedro e Thiago. No dia 23 de abril de 2012, teve uma parada cardíaca de seis minutos e os médicos conseguiram reverter o quadro. Ficou 1 mês em coma e no dia 20 de maio de 2012 acordou.

3 ▒ CAPA do DIA

Serginho Groisman

67 Anos

Sérgio Groisman (São Paulo, 29 de junho de 1950) é um jornalista, ator, diretor e apresentador de televisão brasileiro.

Caracteriza-se por sua empatia com adolescentesː quase todos os programas que apresenta são voltados para essa faixa etária.

Biografia

Serginho Groisman é judeu e seus pais refugiaram- se no Brasil por conta das perseguições nazistas.

A mãe era natural de Varsóvia, na Polônia, e embarcou no último navio que partia para o Brasil.

As tias do apresentador não conseguiram embarcar e foram mortas no campo de extermínio. O pai era oriundo da Romênia.[1]

Estudou Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e largou depois de um ano, seguido por um ano e meio de História na USP.

Chegou a cogitar direito e cinema antes de se mudar para o jornalismo, se graduando em 1977 na Fundação Armando Álvares Penteado.

Demorou seis anos para se graduar por considerar o ensino deficiente, o que o levou a anos mais tarde voltar à FAAP como professor.[2]

Marcelo Tas, Serginho Groisman e Marco Luque em teatro em São Paulo.

Nos anos 1970, ficou durante 10 anos coordenando o Centro Cultural Equipe.

Durante esse período, fez a produção de shows com grandes nomes da MPB como Cartola, Clementina de Jesus, Raul Seixas, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Novos Baianos, João Bosco, Hermeto Pascoal, Fagner, Luiz Gonzaga, Adoniran Barbosa, Walter Franco, Jards Macalé, Egberto Gismonti, Elba Ramalho, Elton Medeiros, e muitos outros.[3]

O primeiro programa que Serginho Groisman apresentou na televisão foi o TV Mix, na Rede Gazeta, no fim da década de 1980.

Contudo, o início do sucesso de Serginho Groisman na televisão foi o Matéria Prima, programa de entrevistas na TV Cultura em que as perguntas eram feitas pela plateia, constituída de jovens, formato este mantido depois em 1991, quando Serginho foi para o SBT apresentar o Programa Livre, e em 2000, no atual Altas Horas da Rede Globo.

Transferiu-se para a Rede Globo em 1999, onde estreou apresentando o Festival da Música Popular Brasileira, uma tentativa de reviver os festivais, que teve apenas uma edição.

Atualmente, comanda o programa Altas Horas, que se iniciou nas madrugadas de sábado para domingo antes de em 2013 conseguir um horário mais cedo, às 11 da noite do sábado.[4]

Apresentou, durante 11 anos, o programa Ação, nas manhãs de sábado na Rede Globo.

Também entrevista personalidades no programa “Tempos de Escola!”, no Canal Futura, onde pessoas famosas voltam no tempo e lembram de sua época escolar. Também apresenta o boletim Alô Brasil, exibido via antena parabólica. [3]

Em maio de 2006, fez sua estreia no teatro, sob a direção de Gerald Thomas Sievers, no espetáculo Brasas no Congelador, com Anna Américo, Edson Montenegro, Fábio Pinheiro, Gerson Steves, Juliano Antunes, Luciana Ramanzini, Pancho Cappeletti e demais atores da Cia. Ópera Seca.

Serginho Groisman e a esposa, Fernanda Molina, no casamento de Tiago Leifert.

Casado com a dentista Fernanda Molina Groisman, teve em 2015 o filho Thomas.[4]

Serginho Groisman, jornalista e apresentador de televisão brasileiro, com seu filho Thomas, no ‘Altas Horas’.

CITAÇÃO

Serginho Groisman – O direito à privacidade

“O meu trabalho é público, a minha vida não.”

Serginho Groisman / Fonte: Kd Frases

Serginho Groisman

Sérgio Groisman

(São Paulo, 29 de junho de 1950)

67 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1958 — O Brasil conquistou a Copa do Mundo pela primeira vez, derrotando os suecos, anfitriões do torneio, por 5 a 2.



1996 — Temperatura mais baixa registrada no Brasil: -17,8 °C, no Morro da Igreja, município de Urubici (estado de Santa Catarina).

5 ▒ FALECIMENTOS

67São Pedro ▒ São Pedro ou São Pedro Apóstolo, em hebraico:כיפא, em grego koiné: Πέτρος, Petros, “Rocha”, segundo a interpretação católica e ortodoxa, fragmento (de pedra) para alguns protestantes, [nota 1] (Betsaida, século I a.C., — Roma, cerca de 67 d.C.)[nota 2][2] foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos.

A Igreja Católica considera Pedro como o primeiro bispo de Roma[3][4] e, por isso, o seu primeiro papa. Ele seria, até hoje segundo o catolicismo, o detentor do mais longo pontificado da história: cerca de trinta e sete anos.


67Paulo de Tarso ▒ Paulo de Tarso, também chamado de Apóstolo Paulo, Saulo de Tarso e São Paulo, foi um dos mais influentes escritores do cristianismo primitivo, cujas obras compõem parte significativa do Novo TestamentoConhecido também como Saulo, se dedicava à perseguição dos primeiros discípulos de Jesus na região de Jerusalém.


1895Thomas Henry Huxley ▒ Thomas Henry Huxley (Ealing, Middlesex, 4 de maio de 1825Eastbourne, Sussex, 29 de junhode 1895) foi um biólogo britânico que ficou conhecido como “O Buldogue de Darwin”,[2] por ser o principal defensor público da teoria da evolução de Charles Darwin e um dos principais cientistas ingleses do século XIX.


1895Floriano Peixoto ▒ Floriano Vieira Peixoto (Maceió, 30 de abril de 1839Barra Mansa, 29 de junho de 1895[1]) foi um militar e político brasileiro. Floriano foi o primeiro vice-presidente do Brasil durante o governo de Marechal Deodoro e depois da renúncia deste assumiu a presidência sendo o segundo presidente do Brasil, presidindo o Brasil de 23 de novembro de 1891 a 15 de novembro de 1894, no período da República das Espadas.


1967Jayne Mansfield ▒ Jayne Mansfield (Bryn Mawr, Pensilvânia, 19 de abril de 1933U.S. Route 90, perto de Slidell, Luisiana, 29 de junho de 1967) foi uma atriz estadunidense de cinema e teatro. Referida muitas vezes como a grande rival de Marilyn Monroe, Jayne Mansfield foi também um dos principais símbolos sexuais da década de 1950.

1995Lana Turner ▒ Lana Turner, nome artístico de Julia Jean Mildred Frances Turner, (Wallace, 8 de fevereiro de 1921 – Century City, 29 de junho de 1995) foi uma atriz norte-americana. Percorreu várias etapas até alcançar o estrelado em “O Destino bate à sua porta” (The Postman Always Rings Twice) de 1946.


2003Katharine Hepburn ▒ Katharine Houghton Hepburn (Hartford, 12 de Maio de 1907Old Saybrook, 29 de Junho de 2003) foi uma importante atriz dos Estados Unidos. Hepburn foi indicada 12 vezes ao prêmio Oscar, que venceu em quatro ocasiões, marca até hoje não superada por nenhuma atriz. A carreira de Hepburn é vista como uma das mais famosas de Hollywood e durou por mais de 60 anos. Ela trabalhou com diversos tipos de gêneros da comédia ao drama.


2004Yara Lins ▒ Yara Lins, nome artístico de Orasília Severina da Silveira, (Frutal, 26 de fevereiro de 1930São Paulo, 29 de junho de 2004) foi uma atriz brasileira. Yara Lins foi o primeiro rosto a aparecer na televisão brasileira, isso exatamente no dia 18 de setembro de 1950.

Até hoje, Yara Lins só perde para a atriz Ana Rosa na quantidade de telenovelas, séries e seriados que participou na televisão.

2013Jim Kelly (ator) ▒ James Milton Kelly (Paris, Kentucky, 5 de maio de 1946San Diego, 29 de junho de 2013) foi um ator, artista marcial e jogador de tênis americano que apareceu em filmes do gênero das artes marciais na década de 1970. Ele se tornou conhecido em 1973 por sua atuação no filme Enter the Dragon, ao lado do lendário Bruce Lee.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Brasil

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

29

Britânia (GO)

29

Limeira do Oeste (MG)

29

Lucianópolis (SP)

29

Monte Azul Paulista (SP)

29

Morungaba (SP)

29

Nova Canaã Paulista (SP)

29

Nova Luzitânia (SP)

29

Paranaíta (MT)

29

Paranatinga (MT)

29

Paulicéia (SP)

29

São Pedro dos Ferros (MG)

29

Soledade (RS)

29

Ubarana (SP)

Monte Azul PaulistaSP

121 Anos

29 de junho de 1896

monteazulpaulista.sp.gov.br

Monte Azul Paulista é um município brasileiro do estado de São PauloSua população estimada em 2016 é de 19.268 habitantes[5].

Localiza-se a uma latitude 20º54’26” sul e a uma longitude 48º38’29” oeste, estando a uma altitude de 611 metros. Possui uma área de 263,5 km². 

Situada na região Norte do estado de São Paulo, faz parte da microrregião da Serra de Jaboticabal e da mesorregião de Ribeirão Preto.

Entrada principal da cidade na rodovia Armando Salles de Oliveira, SP-322 — Monte Azul Paulista (SP) — 121 Anos.

Monte Azul Paulista limita-se com os seguintes municípios:

Severínia, Cajobi, Paraíso (São Paulo), Embaúba (São Paulo), Bebedouro (São Paulo), Colina (São Paulo).

Casa da Cultura, um sobrado da época do café, foi adquirido no ano de 2001 pelo Prefeito Jackson Plaza e cedido para que se torne um Centro Cultural da cidade.

O sobrado teve o início de sua obra na primeira década do Século XX, tendo como proprietário a família Said Aidar, também proprietários da Casa Bancária Said Aidar.

Construída com requintes em detalhes inspirados na arquitetura européia, e de precioso acabamento.

Desfile no aniversário da cidade em 2013, nos 117 anos — Monte Azul Paulista (SP) — 121 Anos.

Em 1914, Monte Azul Paulista o nome alterado para Monte Azul do Turvo, por ser banhado pelo rio do mesmo nome.

No entanto em 1948, o topônimo é novamente alterado, agora para Monte Azul Paulista, que prevalece até hoje.

Um pequeno livro contando a história de Monte Azul Paulista veio sanar inúmeras dúvidas que pairavam sobre a cidade.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Escrito por Paul Sampaio

PAUL SAMPAIO CHEDIAK ALVES é professor, locutor, apresentador de rádio e TV, web designer e diretor fundador da REDE SAMPAIO de Televisão e Sites.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s