28 de Junho – Muhammad Yunus e Ilhéus (BA) – 2017

☺ CAPA • Muhammad Yunus 77 Anos

▒ CIDADE • Ilhéus (BA) 483 Anos

▒ NASCIMENTOS • Jean-Jacques Rousseau • Luigi Pirandello • Mel Brooks • Itamar Franco • Pat Morita • Raul Seixas • Kathy Bates • Daniel Dantas • John Cusack • Mary Stuart • Otto • Flávio Saretta • Grazi Massafera • Pedro Neschling

▒ FALECIMENTOS • Jean-Baptiste Debret • Campos Sales

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1712Jean-Jacques Rousseau ▒ Jean-Jacques Rousseau, também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau (Genebra, 28 de Junho de 1712 — Ermenonville, 2 de Julho de 1778), foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.


1867Luigi Pirandello ▒ Luigi Pirandello (Agrigento, 28 de junho 1867 — Roma, 10 de dezembro 1936) foi um dramaturgo, poeta e romancista siciliano. Foi um grande renovador do teatro, com profundo sentido de humor e grande originalidade.


1926Mel Brooks ▒ Mel Brooks, nome artístico de Melvin Kaminsky, (Nova Iorque, 28 de junho de 1926) é um ator e cineasta norte-americano de origem judaica. Sua estreia no cinema foi The Producers, uma comédia de 1968 que escreveu e dirigiu, e com o qual ganhou o Oscar de Roteiro Original.


1930Itamar Franco ▒ Itamar Augusto Cautiero Franco GCC (Mar territorial brasileiro, 28 de junho de 1930 – São Paulo, 2 de julho de 2011) foi um político brasileiro. Foi o 33º presidente do Brasil, tendo governado entre 1992 e 1995 após seu antecessor, Fernando Collor, ter sido afastado da presidência por um processo de impeachment.


1932Pat Morita ▒ Noriyuki “Pat” Morita (Sacramento, 28 de Junho de 1932 – Las Vegas, 24 de Novembro de 2005) foi um ator nipo-americano mais conhecido pelos papéis de Arnold no show de TV Happy Days e o Sr. Miyagi no filme Karatê Kid, pelo qual foi indicado para o Óscar de melhor ator coadjuvante em 1984.


1945Raul Seixas ▒ Raul Santos Seixas (Salvador, 28 de junho de 1945 — São Paulo, 21 de agosto de 1989) foi um cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes é chamado de “Pai do Rock Brasileiro” e “Maluco Beleza”.


1948Kathy Bates ▒ Kathleen Doyle-Bates, mais conhecida como Kathy Bates (Memphis, 28 de junho de 1948) é uma atriz e cineasta americana, vencedora do Oscar de melhor atriz em 1991 por Misery, trabalho pelo qual também ganhou o Globo de Ouro e a admiração de público e critica.

1954Daniel Dantas ▒ Daniel Tunes Dantas (Rio de Janeiro, 28 de junho de 1954) é um ator brasileiro. Na televisão, começou atuando na telenovela “Chega Mais”, em 1980, da Rede Globo. Daniel é filho do também ator Nelson Dantas e foi casado com a atriz Zezé Polessa com quem tem um filho chamado João Dantas.


1966John Cusack ▒ John Paul Cusack, (28 de junho de 1966, Evanston, Ilinóis) é um ator e roteirista americano. Seu pai, Dick Cusack (1925-2003), era ator e documentarista, e, sua mãe Nancy, é ex-professora de matemática e ativista política.  Em 2006, quando a revista Total Film lhe pediu um Top 5 listando os filmes em que atuou, ele respondeu com “Os Imorais” (1990), “Matador em Conflito” (1997), “Além da Linha Vermelha” (1998), “Alta Fidelidade” (2000) e “Max” (2002).


1966Mary Stuart Masterson ▒ Mary Stuart Masterson (Nova Iorque, 28 de Junho de 1966) é uma actriz estado-unidense. Recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards de Melhor Dupla, por “Benny & Joon – Corações em Conflito” (1993).


1968Otto ▒ Otto Maximiliano Pereira de Cordeiro Ferreira[1], ou simplesmente Otto, (Belo Jardim-PE, 28 de junho de 1968) é um cantor, compositor e percussionista e produtor brasileiro. É considerado uma das figuras mais convincentes da nova geração de jovens músicos do Brasil.


1980Flávio Saretta ▒ Flávio Saretta (Americana, 28 de junho de 1980) é um ex-tenista brasileiro. É considerado por diversos analistas esportivos, críticos de tênis e antigos tenistas como um dos dez maiores tenistas brasileiros da Era Aberta.

1982Grazi Massafera ▒ Grazielli Soares Massafera, mais conhecida como Grazi Massafera (Jacarezinho, 28 de junho de 1982), é uma atriz brasileira. Ficou conhecida ao participar da quinta edição do reality show Big Brother Brasil e por seu primeiro papel na novela Páginas da Vida (2006).


1982Pedro Neschling ▒ Pedro Henrique dos Santos Neschling (Rio de Janeiro, 28 de junho de 1982) é um ator, diretor, dramaturgo, roteirista e escritor brasileiro. E fez sua primeira participação na Rede Globo, no Sítio do Picapau Amarelo, como Percival. Filho do maestro John Neschling e da atriz Lucélia Santos.

3 ▒ CAPA do DIA

Muhammad Yunus

77 Anos

Muhammad Yunus (em bengali: মুহাম্মদ ইউনুস Muhammod Iunus; Chittagong, 28 de junho de 1940), é um economista e banqueiro bengali.

Em 2006 foi laureado com o Nobel da Paz.

É autor do livro Banker to the poor (em Português, O banqueiro dos pobres).

Pretende acabar com a pobreza através do banco que fundou, do qual é presidente e o governo de Bangladesh é o principal acionista, o Grameen Bank, que oferece ativamente microcrédito para milhões de famílias.

Afirma que é impossível ter paz com pobreza.

É o terceiro de uma família de 14 filhos, dos quais 5 morreram nos primeiros anos.[1]

Formou-se em Economia em Bangladesh, doutorou-se na Universidade Vanderbilt e foi professor na Universidade de Dhaka.

Em 1976, constatou as dificuldades de pessoas carentes em obter empréstimos na aldeia de Jobra, num Bangladesh empobrecido e recém-separado do Paquistão.

Por não poderem dar garantias, os bancos recusavam- lhes as pequenas quantias que permitiriam comprar materiais para trabalhar e vender, e os usuários taxavam os empréstimos com juros altos.

Yunus acredita que todo ser humano possui instintos de sobrevivência e auto-preservação, uma prova disto são os milhões de pobres que existem no mundo, onde mesmo miseráveis, conseguem contornar ao máximo sua situação.

Muhammad Yunus no Chittagong Collegiate School.

Sendo assim, a forma mais efetiva de ajudar estas pessoas é incentivar o que elas já tem, seu instinto.

Quando confere recursos para estas pessoas, por pouco que seja, consegue melhorar sua condição de vida utilizando-se do seu já senso de sobrevivência.

Muhammad Yunus criou então o Banco Grameen, que empresta sem garantias nem papéis, sendo, sobretudo, procurado por mulheres: elas são 97% dos 6,6 milhões de beneficiários. A taxa de recuperação é de 98,85%.

Em maio de 2011 renunciou à presidência do Banco Grameen.[2]

Yunus era acusado de não ter respeitado as regras de nomeação do diretor-geral do banco, quando foi reconduzido no cargo em 2000. À luz das regras do Grameen Bank, Yunus devia ter sido nomeado com o acordo prévio do banco central do país.

Criador do conceito de microcrédito

A palavra microcrédito não existia até à década de 1970. Yunus cunhou-o para designar um tipo muito específico de crédito, que ele concebera, e cujo objeto principal não são os pequenos produtores, mas sim as populações pobres, que não têm, absolutamente, acesso a qualquer outro tipo de crédito.

Yunnus concebeu, e conseguiu implantar, a mais conhecida e bem sucedida experiência de microcrédito do mundo.

Yunus a iniciou em 1976, concedendo empréstimos de pequena monta, com seus próprios recursos, para famílias muito pobres de produtores rurais, focalizando principalmente nas mulheres.

Os bons resultados obtidos nessa primeira fase do projeto levaram-no a expandir essas operações com recursos de terceiros.

Em 2006, Yunus e o Grameen Bank ganharam o Prêmio Nobel da Paz.

De acordo com o comitê responsável pelo prêmio Nobel, a distinção é um reconhecimento “aos seus esforços para gerar desenvolvimento econômico e social a partir de baixo. O desenvolvimento a partir da base também contribui para o avanço da democracia e dos direitos humanos”.[3]

A ideia inicial

Morando em Bangladesh – um pequeno país no subcontinente Indiano, com 130 milhões de habitantes, uma renda per capita de cerca de US$ 300 e com 62% da população analfabeta – para onde retornou após ter estudado Economia nos Estados Unidos, como bolsista do programa Fulbright – o Professor Yunus lecionava Teoria Econômica na Universidade Chittagong, enquanto tentava descobrir como poderia utilizar tanta “teoria” para resolver o simples problema das pessoas que morriam famintas a seu redor.

Yunus atribui a origem de sua visão a um encontro fortuito, em Jobra, com Sufia Begum, uma jovem de 21 anos que lutava desesperadamente para sobreviver.

Para poder trabalhar Sufia tinha tomado emprestado cerca de 25 centavos de dólar americano a um agiota de seu bairro, que lhe cobrava juros de 10% ao dia.

Com esse dinheiro, Sufia comprava bambu para fazer tamboretes.

De acordo com o “contrato de empréstimo”, Sufia era obrigada a vender seus tamboretes exclusivamente ao agiota que lhe financiara e que pagava um valor muito abaixo do valor de mercado. Assim Sufia conseguia obter um “lucro” de cerca de 2 centavos de dólar.

Para todos os efeitos a condição de trabalho de Sufia era equivalente à de escravo.

Yunus encontrou 42 mulheres em Jobra nas mesmas condições e resolveu, ele mesmo, emprestar-lhes seu próprio dinheiro a taxas bancárias normais. Inicialmente emprestou 27 dólares, aproximadamente 62 centavos por tomadora.

Surpreendentemente, Yunus recebeu de volta, com pontualidade, o capital e os juros de todos os empréstimos que fizera Isso lhe deu a ideia que talvez fosse possível expandir esse processo.

CITAÇÃO

Muhammad Yunus – Podemos ajudar o pobre a crescer

“O único lugar onde a pobreza deve existir é em museus.”

Muhammad Yunus / Fonte: Kd Frases

Muhammad Yunus

em bengali: মুহাম্মদ ইউনুস Muhammod Iunus

(Chittagong, 28 de junho de 1940)

77 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1919 — A Alemanha é obrigada a assinar o Tratado de Versalhes. ▒ O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial, sendo que a Alemanha o classificou como diktat (imposição). Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos.


5 ▒ FALECIMENTOS


1848Jean-Baptiste Debret ▒ Jean-Baptiste Debret ou De Bret (Paris, 18 de abril de 1768 — Paris, 28 de junho de 1848) foi um pintor, desenhista e professor francês. Integrou a Missão Artística Francesa (1817), que fundou, no Rio de Janeiro, uma academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes, onde lecionou.

1913Manuel Ferraz de Campos Sales ▒ Manuel Ferraz de Campos Sales (Campinas, 15 de fevereiro de 1841 — Santos, 28 de junho de 1913) foi um advogado e político brasileiro, o quarto presidente do Brasil, entre 1898 e 1902. Por ter herdado uma séria crise econômica, uma de suas primeiras medidas foi a renegociação da dívida externa.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Paul McCartney – ex-Beatle, cantor, heterossexual e compositor inglês – no palco com bandeira LGBT, apoiando a causa.

Dia Internacional do Orgulho LGBT ▒ No ano de 1969, frequentadores do bar Stonewall Inn (Nova Iorque, Estados Unidos), voltado para o público homossexual e transexual, reagem à ação policial ali ocorrida, fato que desencadeia mais dois dias de protestos e culmina na marcha ocorrida no dia 1 de julho de 1970, em lembrança ao aniversário do motim, precursora das atuais Paradas do Orgulho Gay.

Portugal

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

28

Altinho (PE)

28

Clevelândia (PR)

28

Ilhéus (BA)

28

Monteiro (PB)

28

Presidente Dutra (MA)

28

Regente Feijó (SP)

IlhéusBA

483 Anos

28 de junho de 1534

ilheus.ba.gov.br

Ilhéus é um município brasileiro do estado da Bahia. É a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios do estado. A população de Ilhéus é composta por 182 350 habitantes.[4]

Está entre as sete cidades mais populosas da Bahia (após Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna e Juazeiro).

Ilhéus foi fundada em 1536 como “Vila de São Jorge dos Ilheos”, e elevada a cidade em 1881.[1] É conhecida por ambientar os romances de Jorge Amado, famoso escritor baiano, como Gabriela, Cravo e Canela, Terras do Sem Fim e Capitães da Areia.

É considerada a capital do cacau e denominada por seus habitantes como a “Princesinha do Sul”.

Sua economia baseia-se na agricultura, turismo e indústrias.

Já foi o primeiro produtor de cacau do mundo, mas, depois da enfermidade conhecida como vassoura-de-bruxa, que infestou as plantações, reduziu consideravelmente a sua produção.

Conhecida também como “IOS”, sigla que respeita a grafia antiga do nome da cidade, “São Jorge dos Ilheos”, que é utilizada nos bilhetes de transporte aéreo.

Possui um produto interno bruto per capita que ultrapassa os 12 000 reais.

Abriga um importante polo de informática do Estado, além de ser centro regional de serviços junto com Itabuna.

Sedia o Aeroporto Jorge Amado, que é portão de entrada para destinos muito procurados, como Itacaré, Canavieiras, Ilha de Comandatuba, Itabuna e a própria cidade de Ilhéus.

Transportes

No setor de transportes, Ilhéus apresenta a peculiaridade de ser a única cidade fora da Região Metropolitana de Salvador a contar com um aeroporto e um porto.

Ilhéus possui um aeroporto, Aeroporto Jorge Amado, administrado pela INFRAERO.

Cinco grandes empresas aéreas operam na cidade: Avianca Brasil, Azul Linhas Aéreas, GOL Transportes Aéreos, TAM Linhas Aéreas operando voos regulares para Belo Horizonte (Confins), Brasília, Campinas,Salvador e São Paulo (Congonhas e Guarulhos).

Além de voos em períodos sazonais para Recife, Vitória, Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão) e Goiânia.

O Porto de Ilhéus é o maior porto exportador de cacau do Brasil e o primeiro a ser construído em mar aberto no Brasil.

Foi inaugurado em 1971, sendo administrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia. Também é ponto de passagem obrigatória de diversos roteiros de cruzeiros turísticos.

Além do transporte local, Ilhéus conta com uma rodoviária de onde partem ônibus intermunicipais e interestaduais.

Há a previsão de construção do Complexo Intermodal, no município. Será um complexo na região norte da cidade, onde se localizarão o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus e um novo Porto.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s