26 de Junho – Gilberto Gil e Poções (BA) – 2017

☺ CAPA • Gilberto Gil 75 Anos

▒ CIDADE • Poções (BA) 137 Anos

▒ NASCIMENTOS • Charles Messier • William T. Kelvin • Adolf Bastian • Pearl S. Buck • Salvador Allende • Chris O’Donnell • Max Biaggi • Antonio Tabet • Luka • Luiza Possi • Ariana Grande

▒ FALECIMENTOS • Claude de Lisle • Michel Foucault

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1730Charles Messier ▒ Charles Joseph Messier (Badonviller, 26 de junho de 1730 – Paris, 12 de abril de 1817) foi um astrônomo francês, conhecido pela compilação e publicação, com a coautoria de Pierre Méchain, de seu catálogo de objetos de céu profundo, uma lista de 110 objetos astronômicos como nebulosas, aglomerados estelares e galáxias que vieram a ser conhecidos como os “objetos Messier”. Pretendia, com a publicação do catálogo, auxiliar a si mesmo e outros astrônomos e observadores em sua atividade astronômica principal durante sua carreira, a investigação de cometas, listando todos objetos que pôde identificar e que poderiam ser facilmente confundidos com cometas transientes, mas que, na realidade, tinham naturezas completamente diferentes e eram fixos no céu noturno. Catalogou mais de cem objetos não- estelares e descobriu 13 cometas.


1824William Thomson Kelvin ▒ William Thomson, 1º barão Kelvin,[2] (no Brasil é mais conhecido como Lorde Kelvin) OM, PRS, PRSE (Belfast, 26 de junho de 182417 de dezembro de 1907) foi um físico- matemático e engenheiro britânico, nascido na Irlanda.[3][4] Considerado um líder nas ciências físicas do século XIX, ele fez importantes contribuições na análise matemática da eletricidade e termodinâmica, e fez muito para unificar as disciplinas emergentes da física em sua forma moderna. É conhecido por desenvolver a escala Kelvin de temperatura absoluta (onde o zero absoluto é definido como 0 K).


1825Francisco Otaviano ▒ Francisco Otaviano de Almeida Rosa (Rio de Janeiro, 26 de junho de 1825 — Rio de Janeiro, 28 de junho de 1889) foi um advogado, jornalista, diplomata, político e poeta brasileiro. Foi deputado geral e senador do Império do Brasil de 1867 a 1889. É patrono da cadeira 13 da Academia Brasileira de Letras. Foi negociador do Tratado da Tríplice Aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai.


1826Adolf Bastian ▒ Philipp Wilhelm Adolf Bastian (Bremen, 26 de junho de 1826 — Port of Spain, hoje Trinidad e Tobago, 2 de fevereiro de 1905) foi um etnólogo alemão, bem como o diretor fundador do Museu de Arte Popular em Berlim. Foi o polímata do século XIX mais lembrado por suas contribuições para o desenvolvimento da Etnografia e o desenvolvimento da Antropologia como uma disciplina.


1892Pearl S. Buck ▒ Pearl Sydenstricker Buck, nascida Pearl Comfort Sydenstricker (Hillsboro, 26 de junho de 1892 — Danby, 6 de março de 1973), também conhecida por Sai Zhen Zhu (chinês: 賽珍珠) foi uma sinologista e escritora estadunidense. Ganhadora do Prémio Pulitzer de Ficção de 1932, recebeu o Nobel de Literatura de 1938.

1908Salvador Allende ▒ Salvador Allende Gossens (Valparaíso, 26 de junho de 1908 — Santiago do Chile, 11 de setembro de 1973) foi um médico e político marxista chileno. Fundador do Partido Socialista, governou seu país de 1970 a 1973, quando foi deposto por um golpe de estado liderado por seu chefe das Forças Armadas, Augusto Pinochet.

1970Chris O’Donnell ▒ Chris O’Donnell (26 de junho de 1970, Winnetka, Illinois) é um ator norte- americano, conhecido por ter interpretado Robin no longa Batman Eternamente e Batman & Robin. Atualmente ele interpetra G. Callen na série NCIS: Los Angeles(spin-off de NCIS).


1971Max Biaggi ▒ Massimiliano (Max) Biaggi (26 de Junho de 1971, Roma) é um piloto italiano de motos. Atualmente reside em Mónaco e é conhecido como The Roman Emperor (O Imperador Romano, em português). Em 1994, na Aprilia, dominou o mundial de 250cc. Venceu 3 títulos consecutivos, em 1994, 1995 e 1996. Na época de 1997 voltou para a Honda e também venceu o título, pela 4 vez consecutivamente.


1974Antonio Tabet ▒ Antonio Pedro Osório Tabet (Rio de Janeiro, 26 de junho de 1974) é um publicitário, roteirista e humorista brasileiro. Tabet é um dos criadores do canal Porta dos Fundos, comanda o talk show Show do Kibe no canal TBS, possuía um quadro no programa Caldeirão do Huck da Rede Globo e criou o blog de humor Kibe Loco. [1][2]


1979Luka ▒ Luka (nome artístico de Luciana Karina Santos de Lima; Porto Alegre, 26 de junho de 1979) é uma cantora e compositora brasileira. Com a canção “Tô Nem Aí” fez sucesso no Brasil e levou Luka ao primeiro lugar da parada dance na Alemanha, na MTV Italiana, e também em terras norte-americanas.


1984Luiza Possi ▒ Luiza Possi Gadelha (Rio de Janeiro, 26 de junho de 1984) é uma cantora e compositora brasileira de MPB. Filha da também cantora Zizi Possi e do produtor musical e diretor artístico Líber Gadelha, Seu primeiro disco foi gravado em 2001, sob a produção de Rick Bonadio. O trabalho levou o nome de “Eu Sou Assim”.


1993Ariana Grande ▒ Ariana Grande-Butera (Boca Raton, 26 de junho de 1993), conhecida profissionalmente como Ariana Grande, é uma cantora, atriz, compositora e apresentadora estadunidense duas vezes indicada ao Grammy. Grande fez sua estreia em 2008, atuando como Charlotte em 13 na Broadway.

3 ▒ CAPA do DIA

Gilberto Gil

75 Anos

Gilberto Passos Gil Moreira, mundialmente conhecido como Gilberto Gil GCIH (Salvador, 26 de junho de 1942), é um músico brasileiro, conhecido por sua inovação musical e por ser vencedor de prêmios Grammys, Grammy Latino, galardeado pelo governo francês com a Ordem Nacional do Mérito (1997).

Em 1999, foi nomeado “Artista pela Paz”, pela UNESCO.[2]

Gil foi também embaixador da ONU para agricultura e alimentação e Ministro da Cultura do Brasil (2003– 2008).

Em mais de cinquenta álbuns lançados, ele incorpora a gama eclética de suas influências, incluindo rock, gêneros tipicamente brasileiros, música africana e reggae, por exemplo.

Biografia

Gilberto Gil nasceu em 26 de junho de 1942, em Salvador, Bahia.

É o primogênito de José Gil Moreira, médico formado pela Universidade da Bahia, e de Claudina Passos Gil Moreira, professora primária.

Aos três anos de idade, o menino já manifestava seu desejo de ser músico, fascinado com os sons da banda local, do sanfoneiro Cinézio e dos cantadores e violeiros[4] – remanescentes dos trovadores medievais, cantam versos de improviso, fazendo desafios entre si, contando estórias e história nos pontos mais longínquos do interior. Era uma das principais fontes de informação da população nordestina do Brasil.

Seus versos eram feitos impressos em cordeis[7].

Liberdade digital

Lembrando que Gilberto Gil participou recentemente de um disco livre promovido mundialmente pela Creative Commons com a música Oslodum.

Em 11 de março de 2007, o jornal estadunidense The New York Times dedicou uma matéria aos esforços de Gilberto Gil em relação a “flexibilizar direitos autorais”.

Jimmy Cliff e Gilberto Gil.

A matéria, intitulada Gilberto Gil Hears the Future, Some Rights Reserved (Gil ouve o futuro, com alguns direitos reservados) elogia o trabalho do ministro da cultura quanto à aliança formada com a Creative Commons em 2003, uma de suas primeiras ações como ministro.

“Minha visão pessoal é que a cultura digital traz consigo uma nova ideia de propriedade intelectual, e que esta nova cultura de compartilhamento pode e deve informar políticas governamentais.”, disse Gil.[101][102]

Gilberto Gil em festa com a família. Esposa, filhos e netos.

Vida pessoal

Em 2009, o cantor obteve a cidadania italiana, por ser casado com Flora Giordano, neta de italianos. [103]

O cantor é pai de oito filhos.

Do casamento com Belina de Aguiar Gil Moreira teve: Nara de Aguiar Gil Moreira (1966) e Marília de Aguiar Gil Moreira (3 de fevereiro de 1967).

Do casamento com Sandra Barreira Gadelha Gil Moreira, teve Pedro Gadelha Gil Moreira (17 de maio de 1970 – 25 de Janeiro de 1990), Preta Maria Gadelha Gil Moreira (8 de agosto de 1974) e Maria Gadelha Gil Moreira (13 de Janeiro de 1976).

Com Flora Nair Giordano Gil Moreira, teve Bem Giordano Gil Moreira (13 de Janeiro de 1985), Isabela Giordano Gil Moreira (3 de Janeiro de 1988) e José Gil Giordano Gil Moreira (27 de Agosto de 1991).

Caetano Veloso e Gilberto Gil tocando juntos durante um show.

Discografia

Tropicália – Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Tom Zé, Rita Lee e os Mutantes.

Tropicália – Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Jorge Ben, Rita Lee e os Mutantes.

Gilberto Gil em 1979.

CITAÇÃO

Gilberto Gil – A conceituação do amor

“Drão! O amor da gente é como um grão / Uma semente de ilusão / Tem que morrer pra germinar / Plantar nalgum lugar / Ressuscitar no chão / Nossa semeadura / Quem poderá fazer aquele amor morrer / Nossa caminhadura / Dura caminhada / Pela noite escura.”

Gilberto Gil, em trecho da canção ‘Drão‘, de sua autoria.

Gilberto Gil

Gilberto Passos Gil Moreira

26 de junho de 1942

75 Anos

www.gilbertogil.com.br

4 ▒ ACONTECIMENTOS

1284 – De acordo com a lenda, o Flautista de Hamelin hipnotizou 130 crianças, as levando para fora da cidade de Hamelin. ▒ O Flautista de Hamelin é um conto folclórico, reescrito pela primeira vez pelos Irmãos Grimm e que narra um desastre incomum acontecido na cidade de Hamelin, na Alemanha, em 26 de junho de 1284.



Na foto, cartaz de promoção da ‘Carta’, e o líder chinês, Chiang Kai-shek, assinando a Carta das Nações Unidas.

1945 – A Carta das Nações Unidas é assinada em San Francisco.



Em destaque, Vladimir Palmeira, o líder do movimento.

1968 – Ocorre a “Passeata dos Cem Mil“(manifestação popular de protesto contra a Ditadura Militar no Brasil).


1969 – É publicada a primeira edição do semanário “O Pasquim“.


  • 1974 – Um Código de barras na simbologia Universal Product Code é escaneado pela primeira vez para vender um pacote de Wrigley’s goma de mascar no Marsh Supermarket em Troy, Ohio, Estados Unidos.

1976 – A CN Tower, a maior estrutura auto- sustentada do mundo, é inaugurada.


5 ▒ FALECIMENTOS


1836Claude Joseph Rouget de Lisle ▒ Claude- Joseph Rouget de Lisle (Lons-le-Saunier, 10 de maio de 1760Choisy-le-Roi, 26 de junho de 1836) foi oficial do exército francês em Estrasburgo. Rouget de Lisle é o autor da letra e da música do Chant de guerre pour l’armée du Rhin, composto em Estrasburgo na noite do 25 de abril ao 26 de abril de 1792, e que se tornou o hino nacional francês sob o nome de « la Marseillaise » (A Marselhesa).

1984Michel Foucault ▒ Michel Foucault (pronúncia francesa:IPA: [miʃɛl fuko]); Poitiers, 15 de outubro de 1926 — Paris, 25 de junho de 1984) foi um filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo e crítico literário. Suas teorias abordam a relação entre poder e conhecimento e como eles são usados como uma forma de controle social por meio de instituições sociais.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Brasil

  • Dia do Professor de Geografia no Brasil, de acordo com a Lei nº. 6664 de 26 de junho de 1979. Essa Lei regulamenta e disciplina a profissão de Geógrafo e dá outras providências.
  • Dia da Aviação de Busca e Salvamento.

Portugal

  • Dia Internacional da Multimédia

Internacional

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

26

Bodó (RN)

26

Castro Alves (BA)

26

Catu (BA)

26

Fernando Pedroza (RN)

26

Itajá (RN)

26

Major Sales (RN)

26

Monte Santo de Minas (MG)

26

Poções (BA)

26

Santa Maria da Vitória (BA)

26

São José do Belmonte (PE)

26

São Raimundo Nonato (PI)

26

Triunfo Potiguar (RN)

26

Umuarama (PR)

26

Venha-Ver (RN)

PoçõesBA

137 Anos

26 de junho de 1880

pocoes.ba.gov.br

Poções é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população em 2013, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), é de 48 576 habitantes.

Está localizada numa depressão em forma de bacia. O centro comercial situa-se na parte baixa, enquanto na parte alta concentram-se as residências.

Vários bairros compõem a sede municipal, a exemplo dos bairros Alto do Recreio, Indaiá, Alto da Vitória, Santa Rita, Primavera, Tiradentes, Lagoa Grande, Bela Vista, Centro, Urbis, entre outros.

Igreja Matriz com fiéis na escadaria — Poções (BA) — 137 Anos.

Toda a água disponível na cidade vem da chamada “Barragem de Morrinhos”, que nasce no Rio das Mulheres, e tem por finalidade abastecer a cidade e alguns municípios próximos.

A barragem foi construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas(DNOCS), na década de 1950; a mesma está situada no distrito de Morrinhos, daí o nome.

Terminal rodoviário intermunicipal da cidade.

Transportes

A sede municipal é cortada pela BR-116.

Comumente referida como “Rio-Bahia”, a rodovia federal é o principal eixo rodoviário.

Também é cortada pela rodovia estadual BA-262. Esta liga a sede do município a Itabuna, passando por Nova Canaã, Iguaí, Ibicuí, Ponto de Astério, acesso à BA-263 (rodovia Vitória da Conquista-Itabuna), até a BR-101. O município, desde a sede, é ainda servido por rodovia asfaltada (atualmente cheia de buracos) até a sede do município de Bom Jesus da Serra.

Dispõe de linhas regulares de ônibus para Salvador, Vitória da Conquista e para todo o país com acesso às principais rodovias do país.

O município dispõe de aeroporto com pista asfaltada para aeronaves de até 50 passageiros. Os aeroportos mais próximos para aviões de médio e grande portes são os de Vitória da Conquista, Ilhéus e Salvador.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s