☺ CAPA • Diego Hypólito 31 Anos

▒ CIDADE • Ribeirão Preto (SP) 161 Anos

▒ NASCIMENTOS • Blaise Pascal • Chico Buarque • Aung San Suu Kyi • Salman Rushdie • Sidney Magal • Kathleen Turner • Paula Abdul • Ronaldão • Daniele Rodrigues • Letícia Spiller • Daniel de Oliveira • Zoë Saldaña • Garfield • Stephany Brito

▒ FALECIMENTOS • James Gandolfini • Manute Bol

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

19 de junho - Blaise Pascal, filósofo, físico e matemático francês

1623Blaise Pascal ▒ Blaise Pascal (Clermont- Ferrand, 19 de junho de 1623 — Paris, 19 de agosto de 1662) foi um filósofo Cristão, teólogo, inventor, físico e matemático francês. Blaise Pascal contribuiu decisivamente para a criação de dois novos ramos da matemática: a Geometria Projetiva e a Teoria das probabilidades.


1944Chico Buarque ▒ Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido por Chico Buarque (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944), é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro. É conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB).


1945Aung San Suu Kyi ▒ Aung San Suu Kyi (birmanês: အောင်ဆန်းစုကြည်; IPA: [àuɴ sʰáɴ sṵ tɕì]; Rangum, 19 de junho de 1945), é vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 1991, e líder do movimento não-violento pelos direitos humanos e pela restauração da democracia em Myanmar (conhecida anteriormente como Burma).


19 de junho - Salman Rushdie, escritor britânico

1947Salman RushdieSir Ahmed Salman Rushdie,Kt. (احمد سلمان رشدی, /sælˈmɑːn ˈrʊʃdi/;Bombaim, 19 de Junho de 1947[1]) é um ensaísta e autor de ficção britânico de origem indiana. Tornou-se incomparavelmente mais famoso após a publicação do livro Versos Satânicos, em 1989 (que condenava o Islão por perseguição contra várias religiões cristãs e hindus).


19 de junho - Sidney Magal, cantor e ator brasileiro

1953Sidney Magal ▒ Sidney Magal, nome artístico de Sidney Magalhães[1] (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1953),[2] é um cantor, dançarino, ator e dublador brasileiro. Apareceu na mídia nos anos 70 como um cantor de músicas sensuais e românticas, causando furor entre as fãs.


19 de junho - Kathleen Turner, atriz estadunidense

1954Kathleen Turner ▒ Mary Kathleen Turner (Springfield, Missouri, 19 de junho de 1954) é uma atriz estadunidense. Chegou à fama na década de 1980, depois de papéis em filmes como Body HeatA Honra do Poderoso Prizzi (ambos lhe renderam um Globo de Ouro de Melhor Atriz)

LOS ANGELES, CA - DECEMBER 12: TV personality Paula Abdul attends the 2013 amfAR Inspiration Gala Los Angeles at Milk Studios on December 12, 2013 in Los Angeles, California. (Photo by Jason Merritt/Getty Images for amfAR)

1962Paula Abdul ▒ Paula Julie Abdul (San Fernando, 19 de junho de 1962) é uma dançarina, coreógrafa, cantora e atriz norte-americana. Paula se tornou bem-sucedida na carreira de coreógrafa de videoclipes no início da década de 1980, sendo inclusive requisitada para filmar vídeos para Michael e Janet Jackson.

1965Ronaldão ▒ Ronaldo Rodrigues de Jesus, mais conhecido como Ronaldão (São Paulo, 19 de junho de 1965), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como zagueiro, lateral-esquerdo ou volante. Passou por clubes como Flamengo, Santos e também pela Seleção Brasileira, onde foi tetra- campeão jogando pela Copa do Mundo em 1994.


1971Daniele Rodrigues ▒ Daniele Rodrigues, (Curitiba, 19 de junho de 1971) é uma atriz, apresentadora e escritora brasileira. Ela tornou-se uma das crianças mais populares do Brasil ao interpretar a personagem Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo nos anos 80.


19 de junho - Letícia Spiller, atriz brasileira

1973Letícia Spiller ▒ Letícia Pena Spiller (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1973) é uma atriz brasileira. Atuou em muitas telenovelas da Rede Globo, como Quatro por Quatro, Suave Veneno, Esplendor, Senhora do Destino, Duas Caras, Viver a Vida, Salve Jorge, Joia Rara, Boogie Oogie , I Love Paraisópolis e “Sol Nascente“.


19 de junho - Daniel de Oliveira, ator brasileiro

1977Daniel de Oliveira ▒ Daniel de Oliveira (Belo Horizonte, 19 de junho de 1977) é um ator e dublador brasileiro.

A consagração foi alcançada em 2004, quando esteve em cartaz com o longa Cazuza – O Tempo Não Pára, em que deu vida ao próprio cantor Cazuza.


1978Zoë Saldaña ▒ Zoë Yadira Saldaña Nazario (Passaic, 19 de junho de 1978) é uma atriz estadunidense. O avanço de Saldaña veio em 2009, com os papéis de Nyota Uhura em Star Trek e Neytiri em Avatar (2009) de James Cameron. Este último, recebeu muitos elogios, e é o filme de maior bilheteria de todos os tempos.


1978Garfield ▒ O gato Garfield é estrela de uma das tirinhas mais famosas da história, sendo publicado em 2570 jornais de todo o mundo (só perdendo para Peanuts).

Garfield é criação de Jim Davis, que tirou o nome de seu avô James Garfield Davis (que por sua vez teve seu nome inspirado pelo presidente americano James Garfield).


19 de junho - Stephany Brito, atriz brasileira

1987Stephany Brito ▒ Sthefany Fernandes de Brito (São Paulo, 19 de junho de 1987) é uma atriz brasileira,[1] irmã do também ator Kayky Brito. Em 2001 atuou em O Clone, no papel de Samira, uma menina muçulmana que queria ser como suas amigas ocidentais.

3 ▒ CAPA do DIA

Diego Hypólito

31 Anos

Diego Matias Hypólito (Santo André, 19 de junho de 1986) é um atleta brasileiro que compete em provas de ginástica artística.

Atualmente mora em São Bernardo do Campo.

Diego é bicampeão mundial do solo e membro ativo na seleção brasileira.

Único representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Pequim, caiu em sua série de solo, aparelho este em que era favorito ao título, e encerrou em sexto.[1]

Foi Medalhista de Prata nas olimpíadas do Rio 2016 na Ginástica Artística modalidade Solo.

É irmão da ginasta Daniele Hypólito e primo do “estudante” Rodrigo Ippolito.

Daniele e Diego Hypolito embarcaram para a Superfinal, em Madri.

Biografia

Diego Hypólito nasceu no ABC paulista Santo André, região metropolitana de São Paulo, e mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro ainda criança.

Aos sete anos, teve seu primeiro contato com o esporte no Clube de Regatas do Flamengo, o mesmo em que sua irmã Daniele treinava.

Por insistência dela, especializou-se nos exercícios de solo, no qual conquistou seus primeiros títulos como infantil e mais tarde como júnior.[2]

Em 2005, sofreu uma lesão na tíbia da perna direita, o que causou a interrupção de seus treinamentos por seis meses.

No mesmo ano, retornou ao desporto duas semanas antes do Campeonato Mundial de Melbourne.[2]

19 de junho - Diego Hypólito, ginasta brasileiro.

Por sua atuação nos Jogos Pan-americanos de 2007, foi indicado ao Prêmio Brasil Olímpico, título conquistado pelo nadador Thiago Pereira.

Em 2009, durante o Troféu Brasil, caiu em seu treino na barra fixa, tendo que abandonar a competição e passar por uma cirurgia.[2]

Francisco Barreto, Diego Hypolito e Arthur Nory.

Carreira

BRA Júnior

Iniciando sua carreira júnior em 2001, o ginasta conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze no Campeonato Nacional Brasileiro, realizado no Paraná.

No evento seguinte, desta vez na capital paulista, foi o medalhista de prata por equipes e no concurso geral, e ouro nas provas do solo e salto.[3]

Em mais uma edição do Campeonato Nacional, foi novamente campeão no solo e salto.[3]

Em 2002, na edição do VI Jogos da Juventude, Diego conquistou quatro medalhas de ouro (salto, solo, geral e argolas) e três de prata (paralelas, barra fixa e equipe), tornando-se o maior medalhista da competição, com sete medalhas individuais das sete disputáveis.[3]

Mais tarde, no Campeonato Pan-americano, foi ouro no solo e bronze no evento geral[3]

No ano posterior, conquistou seis medalhas de ouro e uma de prata em mais uma edição do Campeonato Brasileiro, do qual saiu como o maior vencedor. No seguinte evento, o VII Jogos da Juventude, conquistou outras seis medalhas de ouro e uma de prata, novamente saindo-se como o maior campeão.

Em 2004, no Campeonato Pan-americano, Diego foi novamente vitorioso no solo e no salto . chamado tambem de tuquinha da mesa [3]

Diego Hypólito, Ivete Sangalo e Danielle Hypólito.

BRA Sênior

Em seu primeiro compromisso sênior, em 2002, apesar de ainda poder competir em alguns eventos da categoria júnior, o ginasta conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Nacional Brasileiro.

No mesmo ano, participou do Campeonato Mundial de Londres aos dezesseis anos.[4]

Em 2004, após competições pan-americana e mundial, o atleta participou da etapa da Copa do Mundo de Stuttgart, na qual atingira apenas o sétimo lugar no salto.[3] Na etapa seguinte, realizada no Rio de Janeiro, foi medalhista de ouro em seus principais aparatos: salto e solo.[3]Em nova etapa de Copa do Mundo, foi novamente ouro no solo e bronze no salto.[3]

No evento seguinte, em Glasgow, na etapa escocesa da Copa, o atleta saiu-se como medalhista de ouro no solo, e com a quarta colocação no salto. Na etapa de Gante, a quinta do ano, Diego foi medalhista de ouro no solo e bronze no salto.[3] Qualificado, disputou a Final da Copa do Mundo de Birmingham, na qual conquistou novamente a medalha de ouro nos exercícios de solo.[3]

Em 2005, Diego conquistou uma medalha de ouro em mais uma etapa de Copa do Mundo.

Mais adiante, mesmo lesionado, competiu no Mundial de Melbourne.[5] Em 2007, foi ouro em nova disputa de Copa do Mundo, agora em Stuttgart, na Alemanha. [6] No ano seguinte, teve sua primeira aparição olímpica, nos Jogos de Pequim e conquistou a medalha de ouro do solo na Final da Copa do Mundo de Madrid, realizada na Espanha.[7]

Abrindo o calendário competitivo de 2009, participou de nova etapa da Copa do Mundo, em Cottbus, na qual conquistou as medalhas de prata nos exercícios de solo, superado pelo japonês Kohei Uchimura, e no salto, superado pelo neerlandês Jeffrey Wammes.[8] Na edição seguinte, em Maribor, foi ouro no solo e sétimo no salto, em prova vencida pelo israelense Stanislav Valeiev.[9]

Na etapa escocesa de Glasgow, conquistou os ouros no solo e no salto novamente.[10]Em Moscou, terminou medalhista de ouro no solo.[11] Em novembro, disputando a etapa da Croácia, conquistou o tetracampeonato nos exercícios de solo desta temporada.[12]

Jogos Pan-Americanos

Santo Domingo 2003

Sua primeira aparição em Pans, deu-se em 2003, na capital dominicana. No evento, Diego conquistou a medalha de prata na disputa coletiva, atrás da equipe cubana.[13] Classificado para duas finais individuais – salto e solo -, conquistou uma medalha. Na final do salto sobre a mesa, atingiu a segunda colocação, superado pelo cubano Eric López. Na final de seu principal aparelho, somou pontos apenas para terminar na quarta colocação.[14]

Rio de Janeiro 2007

Sua segunda aparição em Pans deu-se na cidade do Rio de Janeiro. No evento, Diego conquistou três medalhas, dentre as quais, duas de ouro. Por equipes, ao lado de Luis Augusto dos Anjos, Danilo Nogueira, Mosiah Rodrigues, Victor Rosa e Adan Santos, conquistou a segunda colocação na prova por equipes, atrás da seleção porto riquenha, medalhista de ouro.[15]

Classificado para as finais do salto e do solo, o atleta saiu medalhista de ouro em ambos os eventos. Na final do solo, Diego superou o norte-americano Guillermo Alvarez e atingiu a primeira colocação com 15,875 pontos.[16][17]

Com esses resultados, o ginasta entrou para a história do esporte ao ser o primeiro brasileiro a receber uma medalha de ouro da categoria.[18]

Campeonatos Mundiais de Ginástica Artística

Debrecen 2002 e Anaheim 2003

Sua primeira aparição em mundiais ocorreu na cidade húngara de Debrecen. Competindo em seu principal aparelho, o ginasta conquistou vaga na final e atingiu a quinta colocação na prova.[19] Na segunda participação, em Anaheim, nos Estados Unidos, Diego melhorou sua colocação em relação ao evento anterior e conquistou a quarta colocação no aparato, única final na qual esteve presente.[20]

Melbourne 2005 e Aarhus 2006

Nessa edição pós-olímpica, sob um novo código de pontos, Diego, aos dezenove anos, teve sua estreia em pódios de mundiais, ao conquistar a medalha de ouro nos exercícios de solo, superando o canadense Brandon O’Neill, e o húngaro Robert Gal, prata e bronze, respectivamente.[21]

Sua quarta participação no evento global, ocorreu na cidade dinamarquesa de Aarhus. Na ocasião, classificou-se para a final do salto e do solo. Na final do salto sobre a mesa, Diego somou 15,662 pontos, suficientes apenas para a quinta colocação geral, em prova vencida pelo romeno Marian Dragulescu. Na seguinte, o solo, foi novamente superado por Dragulescu e terminou na segunda posição, com a medalha de prata, não atingindo assim, o bicampeonato.[22]

Stuttgart 2007

Sua quinta participação em mundiais decorreu em Stuttgart, Alemanha. No evento, Diego competiu em todos os aparelhos, visando a final por equipes e do concurso geral. Pontuando 16,050 no solo, conquistou a vaga para a final do aparelho, ao lado de mais sete ginastas: Makoto Okiguchi, Fuliang Liang, Alexander Shatilov, Guillermo Alvarez, Hisashi Mizutori, Zou Kai e Gervasio Deferr. Como o primeiro a competir, Diego somou 16,150, 0,100 a mais que na fase qualificatória, e favorecido pelas penalidades atribuídas ao chinês Zou Kai e ao japonês Makoto Okiguchi, conquistou a medalha de ouro, e com ela o bicampeonato no aparato. O espanhol Gervasio Deferr e o japonês Hisashi Mizutori, completaram o pódio dessa competição mundial, com a prata e o bronze, respectivamente.[23][24]

Londres 2009

Na edição realizada na capital inglesa, Diego apresentou-se apenas nos exercícios de solo, ao optar por deixar de se participar das provas do salto, devido a cirurgia feita algumas semanas antes. Competindo no aparelho durante as classificatórias, caiu e pontuou 15,400, atrás 0,250 ponto do último classificado, o japonês Makoto Okiguchi. Reserva, não disputou a final, vencida pelo romeno Marian Dragulescu.[25]

Jogos Olímpicos

Pequim 2008

Sua primeira aparição olímpica foi nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China.

No evento, Diego se apresentou em dois aparelhos durante a fase qualificatória: salto e solo.

No salto, só executou o primeiro e não pôde ir à final. Já no solo, obteve 15.950 pontos e classificou-se na primeira posição. No final deste evento, sofreu uma queda em seu último exercício, terminando em sexto lugar.[26] [27]

Rio 2016

Diego Hypólito é Prata nos jogos olímpicos Rio 2016.

Medalhas

Ano Evento AA Equipe
2002 Campeonato Nacional Brasileiro
Campeonato Mundial de Ginástica Artística
2003 Jogos Pan-Americanos
Campeonato Mundial de Ginástica Artística
Copa do Mundo – Cottbus
2004 Copa do Mundo – Rio de Janeiro
Campeonato Nacional Brasileiro
Copa do Mundo – Glasgow
Copa do Mundo – Ghent
Copa do Mundo – Birmingham
2005 Campeonato Mundial de Ginástica Artística
Copa do Mundo – Melbourne
2006 Copa do Mundo – Lyon
Copa do Mundo – Cottbus
Campeonato Mundial de Ginástica Artística
2007 Jogos Pan-Americanos
Campeonato Mundial de Ginástica Artística
Copa do Mundo – Stuttgart
2008 Jogos Olímpicos
Copa do Mundo – Madrid
2009 Copa do Mundo – Cottbus
Copa do Mundo – Maribor
Copa do Mundo – Glasgow
Copa do Mundo – Moscou
Campeonato Mundial de Ginástica Artística
Copa do Mundo – Osijek
2010 Jogos Sul-Americanos
2011 Campeonato Mundial de Ginástica Artística
Jogos Pan-Americanos
2013 Campeonato Mundial de Ginástica Artística
2014 Campeonato Mundial de Ginástica Artística
2015 Copa do Mundo – Doha
Copa do Mundo – São Paulo
2016 Jogos Olímpicos

CITAÇÃO

Diego Hypólito – O que eu levo do esporte

“O esporte me deu a oportunidade de melhorar de vida. Tive muitas desilusões, vitórias e derrotas. O esporte me ajudou muito na superação.”

Diego Hypólito / Fonte: Mensagens com Amor

Diego Hypólito

Diego Matias Hypólito

(Santo André, 19 de junho de 1986)

31 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1978 – A tirinha de história em quadrinhos Garfield é publicada pela primeira vez.


5 ▒ FALECIMENTOS


2013James Gandolfini ▒ James John Gandolfini, Jr. (Westwood, 18 de setembro de 1961Roma, 19 de junho de 2013) foi um premiado ator norte- americano, conhecido pelo seu papel como Tony Soprano na série dramática The Sopranos. Um de seus primeiros papéis de destaque foi Virgil, um violento mafioso no filme True Romance.

2010Manute Bol ▒ Manute Bol (Sudão do Sul, 16 de outubro de 1962Charlottesville, 19 de junho de 2010) foi um jogador de basquetebol e ativista sul-sudanês. Bol, conjuntamente com o romeno Gheorghe Mureşan[1] o jogador mais alto da história da NBA, National Basketball Association: ambos tinham 2,31 metros de altura.[2]


Manute Bol – Sempre o mais alto em quadra. E a diferença de estatura em relação aos outros, sempre enorme, como ele e seus 2,31m.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

1944Segunda Guerra Mundial: Começa a Batalha do Mar das Filipinas.

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

19

Amargosa (BA)

19

Bacurituba (MA)

19

Bequimão (MA)

19

Capela do Alto Alegre (BA)

19

Governador Luiz Rocha (MA)

19

Nova Brasilândia D’Oeste (RO)

19

Parnaguá (PI)

19

Ribeirão Preto (SP)

19

Tufilândia (MA)

Ribeirão Preto – SP

161 Anos

19 de junho de 1856

ribeiraopreto.sp.gov.br

Ribeirão Preto (pronúncia em português: [ʁibejˈɾɐ̃w ˈpɾetu]) é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, Região Sudeste do país. Sendo a cidade-sede da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), sua população foi estimada pelo IBGE em 674 405 habitantes em 2016.

Pertence à Mesorregião e Microrregião de Ribeirão Preto, localizando-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 315 km.

Entre os 30 maiores municípios brasileiros, a população ribeirão-pretana foi a sexta com maior taxa de aumento populacional (1,3%).

Portanto, cresceu o dobro da capital paulista, maior cidade do país e bem mais que a média (0,86%) do Brasil.[12][13]

A sede tem uma temperatura média anual de 23,2 °C e na vegetação original do município predomina a mata Atlântica.

Com 99,7% de seus habitantes vivendo na zona urbana, o município contava em 2009 com 95 estabelecimentos de saúde (SUS).

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,800, considerando-se assim como elevado em relação ao país, sendo o vigésimo segundo maior do estado.[14]

Várias rodovias ligam Ribeirão Preto a diversas cidades paulistas, tais como a Rodovia Anhanguera e a Rodovia Cândido Portinari, havendo ainda disponibilidade de ferrovias e um aeroporto, o Doutor Leite Lopes.

Avenida Maurílio Biagi – Ciclo Faixa de Lazer — Ribeirão Preto (SP) — 161 Anos.

Etimologia

Anterior à atual denominação do município, a cidade teve os nomes de Barra do Retiro, Capela de São Sebastião do Ribeirão Preto, Vila de São Sebastião do Ribeirão Preto, Vila de Entre Rios e Vila de Ribeirão Preto.

O nome “Ribeirão Preto” deve-se ao ribeirão que atravessa a cidade, que é chamado de “Preto”.

Ribeirão Preto recebeu este nome em função do curso d’água homônimo — Ribeirão Preto (SP) — 161 Anos.

História

Primórdios

Até o século XIX a região era povoada exclusivamente pelos índios Caiapós, que se dispersavam por algumas aldeias onde cultivavam pequenas plantações de milho e mandioca, vivendo ainda da caça, da pesca, da coleta de mel e frutas nativas como a jabuticaba, o araçá e o maracujá.

Representantes dos índios Caiapós, nativos moradores da área da atual cidade — Ribeirão Preto (SP) — 161 Anos.

Porém com o passar do tempo o lugar passou a ser dominado pelas fazendas de forasteiros.

O apossamento das terras foi pacífico, sendo que aos poucos elas foram sendo legitimadas e consolidadas por heranças.

A data da criação oficial do município (19 de junho de 1856) foi decidida somente um século depois, pela lei Municipal nº 386 de 24 de dezembro de 1954, baseada em estudo do historiador Osmani Emboaba da Costa.

Santos Dumont

Vale destacar que em 1879 a família Dumont mudou-se de Valença (RJ) para Ribeirão Preto, onde se estabeleceu na Fazenda Arindeúva, ocupando-se com plantio e beneficiamento de café, através da empresa Dumont Coffee Company.

Trazidos por seu patriarca Dr. Henrique Dumont, vieram sua esposa e seus oito filhos, dentre eles, um jovem chamado “Alberto Santos Dumont“.

Após uma viagem que a família Dumont realizou para Paris em 1891, o idealizador Santos Dumont começou a despertar-se para área mecânica, principalmente para o “motor de combustão interna“, que culminou posteriormente com a construção de um balão (sem motor), que mais tarde chegou à criação de seu avião.

Choperia Pinguim ao lado do Teatro Pedro II – O ‘Quarteirão Paulista’ — Ribeirão Preto (SP) — 161 Anos.

“Capital do Chope

A cidade começa a receber indústrias na década de 1910, com a instalação da Companhia Cervejaria Paulista.[23]

Por ter sido sede da Companhia Antarctica Paulista e por ter uma das mais famosas choperias do Brasil, a Choperia Pinguim, Ribeirão Preto foi conhecida também como a “Capital do Chope” assim como já foi denominada “Capital do Café” e de “Califórnia Brasileira”.[26][27]

Composição étnica

No ano de 2010 havia 1 556 emigrantes que vieram de outras partes do estado de São Paulo e do Brasil, de acordo com o IBGE.[79]

Por outro lado, 1 556 saíram de Ribeirão Preto para ir para outros países, sendo que 359 deles foram para o Estados Unidos (23,07%), 228 (14,65%) foram para o Japão e 149 (9,58%) para o Reino Unido.[80]

Pórtico de entrada do Jardim Japonês no Bosque-Zoo ‘Dr. Fábio Barreto’ — Ribeirão Preto (SP) — 161 Anos.

O auge da imigração em Ribeirão Preto ocorreu no começo do século XX, quando os imigrantes que chegavam ao Brasil procuravam emprego nas fazendas de café do interior paulista.

Conforme citado anteriormente, calcula-se que 33 199 dos 52 929 habitantes eram de origem estrangeira em 1902, sendo 83,7% italianos, 7,9% portugueses, 5,1% espanhóis e 1,7% austríacos.

Região Metropolitana

Ver artigo principal: Região Metropolitana de Ribeirão Preto

A Região Metropolitana de Ribeirão Preto é uma aglomeração urbana do território paulista, conta com 14 787,890 km² (5,96% do Estado e 0,17% do país), em relação à população, a nova região metropolitana tem cerca de 1,66 milhão de habitantes (3,7% do Estado e 0,81% do país) e seu Produto Interno Bruto (PIB) estimado no ano base de 2013 é de R$ 48,38 bilhões (2,93% do PIB do Estado e 0,94% do PIB brasileiro).

Fatec – Faculdade de Tecnologia — Ribeirão Preto (SP) — 161 Anos.

É composta por 34 municípios, sendo que oito deles estão localizados às margens da rodovia Anhanguera.[82]

Com isso, a RMRP passa a ser a 18ª mais populosa e a 17ª com maior PIB do país.

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, o pilar da saúde regional — Ribeirão Preto (SP) — 161 Anos.

Educação

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) médio entre as escolas públicas de Ribeirão Preto era, no ano de 2009, de 4,0 (numa escala de avaliação que vai de nota 1 a 10), sendo que a nota obtida por alunos do 5º ano (antiga 4ª série) foi de 4,4 e do 9º ano (antiga 8ª série) foi de 3,7; o valor das escolas municipais e estaduais de todo o Brasil também era de 4,0.

A cidade possui importantes universidades, centros universitários e faculdades, destacando-se a Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Universidade Paulista (UNIP), Centro Universitário Moura Lacerda, Centro Universitário Barão de Mauá, COC (Uniseb), União das Instituições Educacionais de São Paulo (UNIESP), Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Faculdade Reges Ribeirão, Faculdade Filadélfia (FAFIL), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Faculdade Anhanguera, Fatec Ribeirão[139] e IFSP Campus Ribeirão, Faculdade de Tecnologia em Saúde (FATESA) e a Faculdade de Negócios Metropolitana.

O Gymnasio do Estado, (hoje Escola Estadual Otoniel Mota), fundado em 1907, foi o primeiro colégio do interior de São Paulo e o terceiro do Estado — Ribeirão Preto (SP) — 161 Anos.

Transportes

O aeroporto do município é o Aeroporto de Ribeirão Preto – Doutor Leite Lopes, que é administrado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP).

Hangar de Manutenção e Engenharia da Passaredo, no aeroporto de Ribeirão Preto — Ribeirão Preto (SP) — 161 Anos.

É um dos principais aeroportos do interior de São Paulo, oferecendo apoio e infraestrutura compatível com aeroportos de grandes centros. Opera em período integral e recebeu, em 2011, mais de 54 mil voos e cerca de 1,1 milhão de passageiros, tornando o 26° aeroporto mais movimentado do Brasil, com movimento superior a diversas capitais brasileiras.

Rodoviária de Ribeirão Preto, a melhor do Brasil em 2010 — Ribeirão Preto (SP) — 161 Anos.

O Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto é um dos principais de sua região, sendo que foi inaugurado em outubro de 1976 como o maior e mais moderno do país. Passou por reformas e foi reinaugurado em 2009, havendo sala climatizada com 150 lugares, praça de alimentação, toaletes, lojas e um total de 17 plataformas rodoviárias e 40 guichês de venda de passagens.

Teatro D. Pedro II — Ribeirão Preto (SP) — 161 Anos.

Cultura

Ribeirão Preto é um município que tem uma vida noturna muito ativa em função de bares, [191]restaurantes, boates, teatros, cinemas e similares.

No passado, devido à sua agitada vida noturna e arquitetura atrativa, foi denominada “petite Paris” (pequena Paris).

O grande poder aquisitivo dos coronéis do café fez com que a cidade se desenvolvesse a ponto de ser comparada a grandes metrópoles da época, principalmente Paris.

Palácio do Rio Branco, sede da prefeitura do município — Ribeirão Preto (SP) — 161 Anos.

Imitando sua arquitetura e hábitos sociais, surgiram vários teatros e sociedades que promoviam os eventos e entretenimentos sociais.

O prédio do governo municipal, o Palácio Rio Branco, foi inspirado na arquitetura da Prefeitura de Paris, Hôtel de Ville.

Arquibancadas do Estádio Santa Cruz, do Botafogo — Ribeirão Preto (SP) — 161 Anos.

Esportes

No futebol, o município tem como principais representantes o Botafogo, conhecido como “o Pantera da Mogiana”, que disputa hoje a Primeira Divisão do Paulista e manda seus jogos no Estádio Santa Cruz, com capacidade para 29 mil pessoas; e o Comercial, conhecido como “Leão do Norte”, que manda seus jogos no Estádio Palma Travassos, com capacidade para 18 mil pessoas.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Anúncios

Escrito por Paul Sampaio

PAUL SAMPAIO CHEDIAK ALVES é professor, locutor, apresentador de rádio e TV, web designer e diretor fundador da REDE SAMPAIO de Televisão e Sites.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s