11 de Junho – Jacques Cousteau e Brumado (BA) – 2017

☺ CAPA • Jacques Cousteau 107 Anos

▒ CIDADE • Brumado (BA) 140 Anos

▒ NASCIMENTOS • Richard Strauss • Gene Wilder • Carlos Eduardo Dolabella • Reginaldo Faria • Jackie Stewart • Joe Montana • Hugh Laurie • Mano Menezes • Ricardo Chaves • Jean Alesi • Carla Vilhena • Isabela Garcia • Eriberto Leão • Danilo • Vágner Love

▒ FALECIMENTOS • Barbara Bodichon • John Wayne • Teófilo Stevenson • Max Nunes

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

Richard Strauss em 1904. Foto de Edward Steichen.

1864Richard Strauss ▒ Richard Georg Strauss (Munique, 11 de junho de 1864Garmisch- Partenkirchen, 8 de setembrode 1949) foi um compositor e maestro alemão. É considerado como um dos mais destacados representantes da música entre o final da Era Romântica e a primeira metade do século XX.

É conhecido por suas óperas, sobretudo Der Rosenkavalier e Salomé; por suas lieder, especialmente Quatro Últimas Canções (Vier letzte Lieder), por seus poemas sinfônicos, como Till Eulenspiegels lustige Streiche, Also sprach Zarathustra, Morte e Transfiguração (Tod und Verklärung), Uma Sinfonia Alpina (Eine Alpensinfonie) e grandes obras orquestrais, como Metamorphosen, geralmente interpretada como uma meditação sobre a bestialidade da guerra – diante da Alemanha devastada pela guerra, da destruição de Munique e de lugares muito caros ao compositor, como a Ópera da sua cidade, onde ele atuara como principal maestro, entre 1894 e 1896.


1933Gene Wilder ▒ Jerome Silberman (Milwaukee, 11 de junho de 1933 — Stamford, 29 de agosto de 2016), conhecido pelo nome artístico de Gene Wilder, foi um ator e cineasta norte-americano. Atuou como Willy Wonka na primeira versão de A Fantástica Fábrica de Chocolate em (1971). Em sua carreira, recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, por sua atuação no filme Primavera Para Hitler em 1969 e de Melhor Roteiro Adaptado por O Jovem Frankenstein em 1975


11 de junho - Carlos Eduardo Dolabella, ator brasileiro

1937Carlos Eduardo Dolabella ▒ Carlos Eduardo Bouças Dolabella (Rio de Janeiro, 11 de junho de 1937 — Rio de Janeiro, 26 de maio de 2003) foi um ator brasileiro. Foi casado com a atriz Pepita Rodríguez, e tiveram um filho, o ator Dado Dolabella


Belgium Grand Prix, Zolder, Belgium, 1973. Jackie Stewart on the victory rostrum. CD#0776-3301-4373-22.

1939Jackie Stewart ▒ John Young Stewart OBE, conhecido como Jackie Stewart (Milton, West Dunbartonshire, 11 de junho de 1939) é um ex- automobilista britânico. É tricampeão mundial de Fórmula 1 e considerado um dos maiores pilotos da história do esporte.

11 de junho - Joe Montana, ex-jogador de futebol americano estadunidense

1956Joe Montana ▒ Joseph Clifford Montana (New Eagle, Pensilvânia, 11 de junho de 1956) foi quarterback do San Francisco 49ers e do Kansas City Chiefs na National Football League, a liga nacional de futebol americano profissional dos Estados Unidos. Montana, um dos três quarterbacks a ter ganho até hoje quatro Super Bowls, é geralmente considerado o maior quarterback da história do futebol americano profissional.


11 de junho - Hugh Laurie, ator britânico

1959Hugh Laurie ▒ James Hugh Calum Laurie, OBE (Oxford, 11 de junho de 1959) é um premiado ator e músico britânico, conhecido por seu trabalho na série de televisão House como Dr. Gregory House, papel que desempenhou de 2004 a 2012. A série valeu-lhe dois Globos de Ouro, dois prêmios do Sindicato dos Atores e seis nomeações para os prêmios Emmy.

11 de junho - Mano Menezes, treinador de futebol brasileiro

1962Mano Menezes ▒ Luiz Antônio Venker Menezes, mais conhecido como Mano Menezes (Passo do Sobrado, 11 de junho de 1962)[2] é um treinador e ex-futebolista brasileiro. Em 2010, dirigiu a Seleção Brasileira, depois de dois anos marcados por uma passagem vitoriosa pelo Corinthians, com três títulos, e com um aproveitamento de 64,4% dos 184 jogos que disputou pelo time.

11 de junho - Ricardo Chaves, cantor e compositor brasileiro

1963Ricardo Chaves ▒ Ricardo Chaves Pedreira de Freitas ou simplesmente Ricardo Chaves (Salvador, 11 de junho de 1963) é um cantor brasileiro. Em 2003, lançou seu trio elétrico independente, o Off Road. Desde 2007, comanda o bloco O Bicho.


11 de junho - Jean Alesi, piloto francês de corridas

1964Jean Alesi ▒ Jean Alesi, nascido Giovanni Alesi (Avinhão, 11 de junho de 1964), é um piloto francês. Começou a sua carreira com uma paixão pelos rallies, deu entrada nos monolugares ao volante de um carro do campeonato Frances de Renault 5.


11 de junho - Carla Vilhena, jornalista brasileira

1967Carla Vilhena ▒ Carla Vilhena (Rio de Janeiro, 11 de junho de 1967) é uma jornalista e apresentadora de televisão brasileira. Em agosto de 2013, Carla apresentou ao lado de William Bonner, pela segunda vez na historia, o JN Especial: Criança Esperança. Continua apresentando o Jornal Nacional aos sábados e feriados.


11 de junho - Isabela Garcia, atriz brasileira

1967Isabela Garcia ▒ Isabela Garcia Costa (Rio de Janeiro, 11 de junho de 1967) é uma atriz brasileira. Estreou na TV Globo aos quatro anos em Medéia, episódio do programa Caso Especial. Seu primeiro papel nas telenovelas foi aos seis anos, quando interpretou Clarinha em O Semideus, de 1973. É irmã de Rosana Garcia, intérprete da célebre Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo.


1972Eriberto Leão ▒ Eriberto de Castro Leão Monteiro (São José dos Campos, 11 de junho de 1972) é um ator brasileiro. Em 2011, protagonizou o filme Assalto ao Banco Central, que conta a história do Assalto ao Banco Central do Brasil em Fortaleza.


1984Vágner Love ▒ Vágner Silva de Souza, mais conhecido como Vágner Love, (Rio de Janeiro, 11 de junho de 1984) é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Vágner Love Jogou por times como o Bangu, Campo Grande, Vasco da Gama, São Paulo, Palmeiras, Flamengo e Corinthians.

1979Danilo ▒ Danilo Gabriel de Andrade, conhecido apenas como Danilo (São Gotardo, 11 de junho de 1979), é um futebolista brasileiro que atua como meia e atacante. Canhoto e jogador de muita qualidade, foi campeão Mundial de Clubes da FIFA por duas equipes diferentes, pelo São Paulo Futebol Clube e pelo Corinthians.

11 de junho - Reginaldo Faria, ator e diretor brasileiro.

1937Reginaldo Faria ▒ Reginaldo Figueira de Faria (Nova Friburgo, 11 de junho de 1937), é um ator, autor e diretor brasileiro de cinema, teatro e televisão. Participou de vários filmes brasileiros, nomeadamente sob a direção do seu irmão Roberto Farias, tendo alcançado grande sucesso em Assalto ao Trem Pagador (1962) e em Pra frente, Brasil (1982).

Dirigiu o premiado Barra Pesada (1977), um policial com Stepan Nercessian. Começou a protagonizar telenovelas na Rede Globo, depois do êxito que obteve com a interpretação do bandido carioca Lúcio Flávio Vilar Lírio, no filme Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia, de Hector Babenco (1977).

3 ▒ CAPA do DIA

Jacques Cousteau

107 Anos

Jacques-Yves Cousteau (Saint André de Cubzac, 11 de junho de 1910Paris, 25 de junho de 1997) foi um oficial da marinha francesa, documentarista, cineasta, oceanógrafo e inventor mundialmente conhecido por suas viagens de pesquisa, a bordo do Calypso.[1]

Cousteau foi um dos inventores, juntamente com Émile Gagnan, do aqualung, o equipamento de mergulho autônomo que substituiu os pesados escafandros, e também participou como piloto de testes da criação de aparelhos de ultra-som para levantamentos geológicos do relevo submarino e de equipamentos fotocinematográficos para trabalhos em grandes profundidades.

A série de TV ‘A Odisseia’ ajudou Cousteau financeiramente para que ele pudesse continuar a pesquisa a bordo do Calypso.

Cousteau conquistou a Palma de Ouro de 1956, com o filme O mundo silencioso, rodado no Mar Mediterrâneo e Vermelho.

Mas o próprio Cousteau confessou que, em seus primeiros filmes, não tinha nenhum tipo de preocupação ecológica.

No total, foram quatro longas-metragens e setenta documentários para a televisão.

Em 1965, Cousteau criou uma casa submarina onde seis pessoas viveram por um mês, a cem metros de profundidade.

Cousteau construiu colônias no fundo do mar na tentativa de determinar se os humanos poderiam viver sob a superfície do oceano, desenvolvido Jacques Cousteau uma colônia subaquática que ele batizou Conshelf – um acrônimo para “plataforma continental”

Em 1990, o músico francês Jean Michel Jarre lançou um álbum em homenagem a seu 80º aniversário, com o título Waiting For Cousteau.

Juventude

Cousteau nasceu em 11 de Junho de 1910 em Saint-André-de-Cubzac, filho de Daniel e Élisabeth Cousteau e irmão de Pierre-Antoine. Cousteau completou os estudos no prestigiado Collége Stanislas em Paris.

Em 1930, ingressou na escola naval e graduou-se como oficial de artilharia. Após um acidente de carro que acabou com a sua carreira na aviação naval, Cousteau voltou seu interesse para o mar.

Fotomontagem com Jacques Cousteau, filhos e netos.

Em Toulon, onde serviu no Condorcet, Cousteau executou sua primeira experiência científica debaixo d’água, graças a seu amigo Philippe Tailliez que, em 1936, enviou-lhe alguns óculos de proteção subaquáticos Fernez, predecessores da moderna máscara de mergulho.

Cousteau também fez parte do serviço de informações da Marinha Francesa, e foi enviado em missões para Shanghai e Japão (1935–1938) e para a União Soviética (1939).

Em 12 de julho de 1937 casou com Simone Melchior, com quem teve dois filhos, Jean-Michel (nascido em 1938) e Philippe (nascido em 1940).

Seus filhos fizeram parte de aventuras a bordo do Calypso.

Teve ainda uma filha Diane Cousteau (nascida em 1981) e um filho Pierre-Yves Cousteau (nascido em 1982), ambos nascidos no segundo casamento de Cousteau.

Um ano depois da morte de sua esposa Simone por câncer, casou-se com Francine Triplet.

Fotomontagem – À esquerda, Jean-Michel, Fabien e Celine Cousteau. À direita, Jacques Cousteau e a segunda esposa, Francine.

Início dos anos 1940: Inovação do mergulho moderno

Os anos da Segunda Guerra Mundial foram decisivos para a história do mergulho.

Depois do Armistício de 1940, a família de Simone e de Jacques refugiaram-se em Megève, onde se tornaram amigos da família Ichac que também moraram lá. Jacques-Yves Cousteau e Marcel Ichac compartilhavam o mesmo desejo de mostrar ao público geral lugares desconhecidos e inacessíveis – no caso de Cousteau, o mundo submarino e, no caso de Ichac, as montanhas altas.

Jacques Cousteau com seu filho, Jean Michel.

Os dois vizinhos fizeram o primeiro ex aequo do Congresso de Filmes Documentários, em 1943, para o primeiro filme subaquático francês Par dix-huit mètres de fond (18 metros de profundidade), feito sem equipamento de respiração no ano anterior na ilha Embiez com Philippe Tailliez e Frédéric Dumas, sem esquecer papel primordial desempenhado, como criador da câmera de profundidade pressurizada, pelo engenheiro mecânico Léon Vèche.

Em 1943, fez um filme Épaves (Naufrágios); para essa ocasião, usou dois dos primeiros protótipos do Aqualung.

O protótipo foi feito em Boulogne- Billancourt pela Companhia Air Liquid seguindo as instruções de Gagnan e de Cousteau.

Quando faziam Épaves, Cousteau não conseguiu achar rolos de filme em branco necessários, porém havia comprado centenas de rolos de câmera da mesma largura, planejados para câmeras infantis, e uniu todas formando assim um rolo de filme longo.

Mantendo vínculos com falantes de língua inglesa (passou parte de sua infância nos Estados Unidos e casualmente falava inglês) e com soldados franceses na África do Norte (sob comando do Almirante Lemonnier), Cousteau ajudou a Marinha Francesa para juntar-se novamente aos Aliados, montando uma operação de comando contra o Serviço de Espionagem Italiano na França e recebendo várias condecorações por seus atos.

Naquela época manteve distância de seu irmão Pierre-Antoine Cousteau, um escritor anti-semita o qual escreveu o jornal colaboracionista Je suis partout (Eu estou em todo lugar) e recebeu sentença de morte em 1946.

Entretanto, este foi depois modificado para uma sentença de vida da qual foi liberto em 1954.

Durante os anos 1940, Cousteau é creditado pelo design do “improvável” Aqualung que deu origem à tecnologia do circuito aberto de mergulho autônomo usado atualmente, isto é, regulador de demanda e cilindro de ar comprimido.

De acordo com o seu primeiro livro Mundo do silêncio: uma história de descobertas e aventuras submarinas (1953), Cousteau começou com óculos de proteção Fernez em 1936, e em 1939 usou o aparelho autônomo de respiração subaquático, inventado em 1926 pelo Comandante Yves le Prieur. Cousteau não estava satisfeito com o período de tempo que passava debaixo d’água com o aparelho de Le Prieur, então resolveu improvisar, adicionando um regulador de demanda, inventado em 1942 por Émile Gagnan.

Em 1943, Cousteau experimentou o primeiro protótipo do Aqualung que finalmente fez estender o tempo de exploração submarina possível.

Jacques Cousteau e o Calypso, navio de pesquisas hidrográficas.

Final dos anos de 1940: GERS e Élie Monnier

Em 1946, Cousteau e Talliez mostraram o filme Épaves ao Almirante Lemonnier, e o almirante responsabilizou-se por montar o Groupement de Recherches Sous-Marines (GRS ou, em português, Grupo de Pesquisas Submarinas) da Marinha Francesa em Toulon.

Um pouco depois este se tornou Groupemente d’Études et de Recherches Sous-Marines (GERS, ou, em português, Grupo de Estudos e Pesquisas Submarinas), em seguida, Commandement des Interventions Sous la Mer (COMISMER, ou, em português, Comando de Intervenções Subaquáticas) e, finalmente, o CEPHISMER. Em 1947, o suboficial principal Maurice Fargues tornou-se o primeiro mergulhador a morrer usando um aqualung enquanto tentava estabelecer um novo recorde de profundidade com a GERS em Toulon.

Em 1948, envolvido em missões de desativação de minas, explorações submarinhas e testes técnicos e físicos, Cousteau empreendeu a primeira campanha no Mediterrâneo a bordo da corveta Élie Monnier com Philippe Talliez, Frédéric Dumas e Jean Alinat, além do escritor Marcel Ichac. A pequena equipe também empreendeu no Naufrágio Romano de Mahdia (Tunísia).

Esta foi a primeira operação arqueológica que utilizou mergulho autônomo, assim abrindo caminho para o mergulho científico arqueológico.

Cousteau e o Élie Monnier participaram no resgate da esfera de mergulho de navio do professor Jacques Piccard, o FRNS-2, durante a expedição de 1949 para Dakar. Agradecida pelo resgate, a Marinha Francesa foi capaz de utilizar a esfera do batiscafo para construir o FRNS-3. As aventuras deste período foram contadas em dois livros, O Mundo do Silêncio (1953, por Cousteau e Dumas) e Plongées sans câble (1954, por Philippe Talliez).

Anos de 1950 a 1970

Em 1949, Cousteau deixou a Marinha da França.

No ano seguinte, fundou a campanha Oceanográfica Francesa, e arrendou o navio chamado Calypso de Thomas Loel Guinness por, simbolicamente, um franco por ano. Cousteau reformou o Calypso como um laboratório móvel para pesquisas de campo e como sua principal embarcação para mergulho e filmagem.

Também cumpriu escavações arqueológicas submarinas no Mediterrâneo, dentre as quais podemos destacar Grand-Congloé (1952).

Com a publicação do seu primeiro livro em 1953, O Mundo do Silêncio, previu a existência da habilidade de ecolocalização dos golfinhos. Informou que seu navio de pesquisas, o Élie Monier, estava se dirigindo para o Estreito de Gibraltar, noticiando que um grupo de phocoenidae os estava seguindo. Cousteau mudou o curso para poucos graus a menos que o curso ideal para o centro do estreito, e os golfinhos os seguiram por poucos minutos, separando-se em sentido ao meio do canal de novo.

Aquilo foi uma evidência de que os golfinhos sabiam qual o curso ideal estabelecido, até mesmo se os humanos não soubessem. Cousteau concluiu que os cetáceos possuíam algo semelhante a um sonar.

Cousteau ganhou a Palme d’Or no Festival de Cannes in 1956 pelo O Mundo do Silêncio, co- produzido por Louis Malle.

Com assistência de Jean Mollard, fez o “Pires de Mergulho” SP-350, um veículo de mergulho experimental que podia alcançar a profundidade de 350 metros. O sucesso do experimento foi batido rapidamente em 1965 por dois veículos que alcançavam 500 metros.

Um ano depois, foi eleito como diretor do Centro Oceanográfico de Mônaco. Dirigiu experimentos de mergulho em saturação (imersões de longa duração e casas debaixo d’água). Além disso foi admitido na Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

 • • •

A função da ciência e a felicidade

“Não há necessidade de civilizar a ciência; precisamos usar a ciência para civilizar a civilização. A felicidade da abelha e do golfinho é existir. A do homem é descobrir isso e se maravilhar por eles.”

Jacques Cousteau / Fonte: Quem Disse

Jacques Cousteau

Jacques-Yves Cousteau

(Saint André de Cubzac, 11 de junho de 1910Paris, 25 de junho de 1997)

107 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1822 – É fundada a Marinha do Brasil.



1927 – O aviador Charles Lindbergh é recebido com festa em Nova York, após o primeiro voo sem escalas de Nova York a Paris.



2004 – A sonda Cassini-Huygens atinge a máxima aproximação a Febe.


5 ▒ FALECIMENTOS

Obra de Barbara Bodichon.

1891Barbara Bodichon ▒ Barbara Leigh Smith Bodichon (Watlington, Norfolk, 8 de abril de 1827 – Robertsbridge, Sussex, 11 de junho de 1891) foi uma educadora inglesa, artista, líder feminista do início do século XIX e ativista dos direitos das mulheres. Em 1858, criou o English Woman’s Journal como um órgão para discutir diretamente o emprego e as questões de igualdade com relação às mulheres, no emprego industrial intelectual ou manual, na expansão de oportunidades de emprego, e na reforma das leis referentes aos sexos.


11 de junho - Teófilo Stevenson, pugilista cubano

2012Teófilo Stevenson ▒ Teófilo Stevenson Lawrence (Puerto Padre, 29 de março de 1952 – Havana, 11 de junho de 2012) foi um engenheiro e boxeador amador cubano. Como um boxeador, Teófilo veio a ser tricampeão olímpico dos peso pesados e é considerado por muitos como o maior boxeador amador de todos os tempos.

1979John Wayne ▒ John Wayne, nome artístico de Marion Robert Morrison, (Winterset, 26 de maio de 1907Los Angeles, 11 de junho de 1979)[1] foi um premiado ator dos Estados Unidos. Consagrou- se no papel de Ringo Kid em Stagecoach, clássico de 1939 de John Ford. Realizaram juntos uma série de grandes sucessos, como Three Godfathers (1948) e The Man Who Shot Liberty Valance (1962), além da chamada trilogia sobre a Cavalaria, composta por Fort Apache (1948), She Wore a Yellow Ribbon (1949) e Rio Grande (1950).


11 de junho - Max Nunes, humorista, médico e polímata brasileiro

2014Max Nunes ▒ Max Newton Figueiredo Pereira Nunes (Rio de Janeiro, 17 de abril de 1922 — Rio de Janeiro, 11 de junho de 2014) foi um humorista, médico e polímata brasileiro.[1] Formado em medicina, desviou-se da profissão para se tornar um escritor de humor do Brasil. Vários sucessos de Jô Soares têm origem em textos de Max Nunes.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Argentina

Brasil

Mitologia romana

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

11

Anahy (PR)

11

Brumado (BA)

11

Condeúba (BA)

11

Curitibanos (SC)

11

Japaratuba (SE)

11

Maracaju (MS)

11

Marema (SC)

11

Rio Espera (MG)

11

Rio Formoso (PE)

Brumado – BA

140 Anos

11 de junho de 1877

brumado.ba.gov.br

Brumado é um município brasileiro no interior da Bahia, região Nordeste do País, precisamente na mesorregião do Centro-Sul do Estado, na microrregião homônima, a 555 quilômetros da capital estadual, SalvadorSegundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016 sua população foi estimada em 69 473 habitantes.

Sua área territorial é de 2 207,612 quilômetros quadrados, sendo a área da sede ocupando 2 174 quilômetros quadrados e altitude de 454 metros.[9]

O Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) é 0,656 (médio).[10]

Um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) constatou que Brumado é considerado o sexto município mais desenvolvido da Bahia, baseado no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM 2013), publicado em 2015.[11]

Uma consulta feita com exclusividade pela consultoria Urban Systems, em janeiro de 2016, para a Revista Exame concluiu que a cidade está entre as cem melhores do Brasil para se investir, ocupando o 84° lugar no ranking, somando 2 306 pontos.[12]

Um estudo realizado pelo IBGE, em 2012, concluiu que dos 64 602 habitantes, 50 899 eram alfabetizados, 31 747 eram homens e 32 855 eram mulheres. A renda per capta era R$ 275,17, e em distribuição entre a zona rural e a zona urbana, nos domicílios particulares da zona rural, era de R$ 217,00, e na zona urbana era R$ 333,33.

A frota de veículos motorizados, como transporte de passeios, incluindo motocicletas, além de tratores e caminhões somaram 31 000.[10][13]

Brumado tem como municípios limítrofes Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Aracatu, Rio de Contas, Malhada de Pedras, Tanhaçu, Ituaçu, Rio do Antônio, Lagoa Real e Caraíbas.[15] 

Imagens da Praça Coronel Zeca Leite – Brumado (BA) – 140 Anos.

História

Etimologia

Não há uma versão definida sobre a origem do nome Brumado. Segundo Teodoro Fernandes Sampaio, o nome “Brumado” tem origem numa expressão tupi: Itimbopira (Y – timbó – pyra), que significa enevoado, coberto de bruma.

Já na versão de José Dias, um antigo padre da região, o nome origina-se da Serra Geral e da Chapada Diamantina, que ao norte, ao amanhecer, desce das serras brumas cobrindo a cidade.

Em outra versão, a origem do nome Brumado ou o seu étimo é atribuída à palavra bromo; palavra essa que, à época do garimpo no Rio Brumado, era empregada pelos mineiros e bandeirantes para distinguir perda ou engano, mistificação ou desaparecimento do ouro na lavra ou córrego que se supunha rico desse minério.[19][20] [21]

Avenida Lindolfo Brito, Bairro Feliciano Pereira Santos – Brumado (BA) – 140 Anos.

Emancipação

A emancipação política se deu em 11 de junho de 1877, com a criação da lei provincial n° 1756.[27]

Criou-se a primeira Câmara de Vereadores de Bom Jesus dos Meiras em 13 de fevereiro de 1878.

Relevo e hidrografia

O município de Brumado é caracterizado por formações montanhosas típicas da Serra do Espinhaço, que é a cadeia montanhosa que ocupa boa parte do sudoeste do Estado e a qual pertence o relevo do município.

O umbuzeiro é protegido por lei municipal – Brumado (BA) – 140 Anos.

O relevo de Brumado é muito acidentado, apresentando áreas montanhosas denominadas montanas e/ou altomontanas, como a Serra das Éguas e o Morro da Pedra Preta.[51] Ocorrem também áreas de patamares, que são formas planas e/ou onduladas, que fazem transição entre as áreas mais elevadas e áreas mais baixas, formando assim, espécies de degraus.

De modo geral, o relevo brumadense é bastante acidentado, levemente ondulado e apresenta erosões por conta das enxurradas.

Essas características favorecem a biodiversidade regional, contribuindo para uma ampla variedade de espécies, tanto na flora como na fauna.[53]

Rio do Antônio – Brumado (BA) – 140 Anos.

O município de Brumado está inserido na bacia do Rio de Contas e na sub-bacia do Rio do Antônio, que abrange ainda os municípios de Caculé, Rio do Antônio, Licínio de Almeida, Guajeru e Malhada de Pedras. As principais drenagens da bacia do Rio de Contas são: Rio Brumado, Rio São João, Riacho Santa Maria, Rio do Antônio e Rio Gavião; os principais afluentes do Rio do Antônio são: Rio do Paiol, Rio do Salto e o Riacho do Quirino. A Microbacia do Rio do Antônio tem uma área de 6.540 quilômetros quadrados.[54][55] 

Clima

O clima predominante em Brumado é o estepe tropical, fazendo transição com o clima semiárido, classificado como BSh (quente e seco).

Segundo Wladimir Köppen e Rudolf Geiger, entretanto, existindo temperaturas bem menos elevadas no cume dos montes, citando sempre como exemplo a Serra das Éguas e Morro da Pedra Preta, um dos pontos mais altos desta serra.

O tempo chuvoso concentra-se entre outubro e janeiro, existindo uma diferença de 128 mm entre a precipitação do mês mais seco, agosto e do mês mais chuvoso, dezembro. No resto do ano, as chuvas são escassas. A temperatura média é 23,8 °C, com precipitação média anual de 590 a 600 mm.[14][61] 

O veado-da-caatinga é muito visado tanto em Brumado como em toda região, por isso há poucos exemplares – Brumado (BA) – 140 Anos.

Ecologia e meio ambiente

Flora e fauna

Brumado tem uma biodiversidade muito ampla, tanto vegetal como animal que vai de pequenos exemplares até animais de médio porte ameaçados de extinção.

Na fauna, prevalece uma razoável quantidade de mamíferos; foram catalogadas pelo menos 148 espécies no interior do município e nas regiões circunvizinhas, praticamente todas ameaçadas de extinção.

Estão distribuídas entre Cerrado e Caatinga; como destaque tem-se a onça parda, conhecida como suçuarana ou puma concolor), por ser uma das espécies mais ameaçadas de extinção e o mocó (Kerodon rupestris), por ser endêmico (exclusivo da região). Outros exemplos são: veado-da-caatinga, tatu-peba ou tatupeba (Euphractus), paca (Agouti paca), gambá (Conepatus semistriata), raposa ou guaxaim (Dusicyon thous), gato-mourisco ou puma yagouaroundi (Herpailurus yaguaroundi), furão(Galictis vittatus), quati (Nasua nassua) dentre outros. A caça desordenada desses animais para consumo alimentar é o fator que mais contribui para colocar animais na lista de extinção.[53]

As espécies ocorrentes na Caatinga são muito diversificadas, algumas com importante valor comercial e ecológico, como aroeira (Astronium urundeuva) e braúna, ou baraúna(Schinopsis brasiliensis), angico-preto (Anadenanthera macrocarpa) e o umbuzeiro (Spondias tuberosa), uma das árvores mais queridas e de muito valor ecológico que é protegida pela lei municipal n.º 1030 de 1992.

Outras espécies, também notáveis, são o juazeiro e o jatobá e ainda outras espécies: cassutinga (Caesalpinia microphylla), maria-preta (Vitex sp.), umburana ou cumaru-nordestino (Amburana cearensis), jurema-branca (Mimosa sp.) dentre muitas outras plantas rasteiras e arbustivas. [53]

Atual Prefeitura Municipal – Brumado (BA) – 140 Anos.

Demografia

No censo demográfico de 2010, a população era de 64 602 habitantes, sendo 31 747 homens e 32 855 mulheres.

A população residente urbana era de 45 131 habitantes e na zona rural, 19 471. Com área de 2 207,612 quilômetros quadrados, sendo a área da sede ocupando 2 174 quilômetros quadrados, sua densidade demográfica é de 29,01 habitantes por quilômetro quadrado. Veja abaixo a evolução do crescimento populacional, segundo a Prefeitura Municipal.[13]

Entre 1970 e 2016, a população teve um aumento de 31 169 habitantes.

Igreja matriz. – Brumado (BA) – 140 Anos.

Religião

A Bahia é um estado muito diversificado culturalmente e quando o assunto é religião não poderia ser diferente. Não obstante, muitos que frequentam os cultos católicos, também frequentam cultos de religiões de matrizes africanas, como umbanda e candomblé.[67] Na verdade todos que se batizam na Igreja Católica são considerados católicos, mesmo que pratiquem outra religião.[68]

Em Brumado, no ano de 2012, segundo dados do IBGE, 50 869 pessoas professavam o catolicismo, 7 422 se identificaram como evangélicas e 994 pessoas se identificaram como espíritas.

Subdivisões

Ver artigo principal: Lista de bairros de Brumado

O município de Brumado é composto de três distritos: Ubiraçaba, Itaquaraí e Cristalândia; e mais de 30 bairros, como Apertar do Morro I e II, Centro, Cidade das Esmeraldas, Feliciano Pereira Santos, Jardim de Alá, Malhada Branca, Santa Tereza, São Félix, São José, São Sebastião, Tanque do Abaeté, Baraúnas, Dr. Juracy, Esconso, Flores, Ginásio Industrial, Centenário, Jardim Brasil, Maria José Viana, Mercado, Nobre, Norberto Marinho, Novo Brumado, Olhos d’Àgua, Parque Alvorada, Rodoviário, Vila Presidente Vargas, Brisas I, II, III e IV e São Jorge.[84][85][86]

Estação de trem da RFFSA, no Centro – Brumado (BA) – 140 Anos.

Transportes

Os serviços de transporte são satisfatórios. A cidade possui uma empresa de ônibus circular que faz linhas entre bairros e vilas e também realiza transporte de funcionários de empresas da cidade. [134]

Há uma empresa de ônibus que faz transporte interurbano e interestadual e viagens turísticas.[135] A cidade conta com um pequeno aeroporto que atualmente opera apenas voos particulares.[136] Brumado possui um entroncamento rodoviário que dá acesso às cidades de Vitória da Conquista (BA-262); Caetité e Guanambi, (BR-030);[137][138] Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas (BA-148).[87][139][140] O transporte ferroviário é voltado para escoamento de minério e atualmente é realizado pela VLI Multimodal S.A (VLI), através da antiga ferrovia RFFSA; e uma outra ferrovia, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), está sendo construída com o mesmo objetivo.

A cidade dispõe de um anel rodoviário, extensão da BR-030, que possibilita o desvio de veículos pesados.[141] Conta também com as sub-sedes da Circunscrição Regional de Trânsito (18ª Ciretran) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran)[142] [143], além do Departamento de Trânsito e Transporte Urbano do município (DTTU).[144]

Educação

Brumado tem muitos problemas na área da educação, embora tenha obtido significativos avanços. O ensino superior é realizado em boa parte por universidades particulares, com a maioria dos cursos à distância. Brumado conta com um campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a única universidade pública na cidade; Instituto Federal Baiano (Ifba), que também tem projetos para englobar cursos superiores à sua grade curricular. Por enquanto, dispõe apenas de cursos técnicos. [105] O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o antigo Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (Ceep), também oferecem cursos técnicos e profissionalizantes, além de outras escolas técnicas particulares. Em 2010, segundo o censo do IBGE, 50 899 pessoas eram alfabetizadas. [106][107] Confira na tabela abaixo o retrato da educação no município, em 2015.[108]

As instituições de ensino superior presentes no município, seja com educação à distância ou presencial, são:

As instituições que oferecem o ensino técnico são:

Serviços e comunicações

Os serviços de desenvolvimento humano e serviços públicos, como pavimentação, construção de galerias para esgotamento sanitário etc, estão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura.[126] Os serviços essenciais como água encanada e energia elétrica são prestados por empresas estatais da Bahia. A Embasa é encarregada de oferecer os serviços de esgotamento sanitário e abastecimento de água e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) presta os serviços públicos de fornecimento de energia elétrica e manutenção da rede de energia.[127]

A população brumadense goza de meios de comunicação satisfatórios, como sinal de quatro operadoras de celular: Claro, Vivo, TIM e Oi;[128] diversos web sítios de notícias, os principais são: Brumado Agora, Brumado Notícias, Destaque Bahia, Portal Brumado, 97 News; duas FM: Alternativa 97,9 e Rádio Nova Vida 87,9;[129][130] e dois jornais em versões impressas e online: Tribuna do Sertão e Jornal do Sudoeste; e uma revista de circulação bimestral: Entrevip, também com versões impressas e online, voltada para o mundo da moda.[131][132] [133]

Turismo e eventos

Pelo menos até 1998, o carnaval foi um dos eventos mais tradicionais. A história desse evento data de 1949, quando um grupo de amigos resolveu se juntar e sair às ruas para brincar a folia de momo. Em 1951, a festa passou a ser realizada em clubes, se revezando entre um e outro.[145] Porém em 1998, ano da grande seca, o carnaval passou a ser realizado esporadicamente, e uma das mais populares festas urbanas da cidade, já não é mais tão tradicional como antes. Se fizermos uma pesquisa sobre o carnaval de Brumado, encontraremos mais notícias sobre a não realização da festa do que a realização dela. Autoridades alegam que os motivos são a falta de verbas ou os efeitos da seca.[146]

Brumado é carente de algumas culturas, como sala de cinema e de teatro, por exemplo, embora já possuiu três salas de cinema. O Cine Cairu foi a primeira, inaugurada em meados de 1950; seu dono era o senhor Eufrásio Torres. O cinema contava com apenas 203 cadeiras. Em 1964, outra sala foi inaugurada com o nome de Cine Teatro Fátima, que mais tarde, na década de 1980, teve seu nome mudado para Cine Teatro Regina. a nova sala era mais moderno, mais espaçosa e comportava até 500 pessoas sentadas. Além de exibir filmes, no espaço ainda eram realizados outros tipos de eventos, como competições musicais, entre outros. O Cine Teatro Fátima foi, sem sombra de dúvida, um marco importante na cultura brumadense. Foi inaugurado em 23 de dezembro de 1964, com a exibição do filme Ursus na Terra do Fogo; por fim, foi fechado em 1988 com o nome de Cine Teatro Regina.[29] Futuramente, em meados dos anos 2000, seria inaugurado o Cine Sophiplex, porém, a concorrência com as novas tecnologias audiovisuais, como DVDs e telões de plasma daquela época, aliadas à grande quantidade de locadoras, obrigariam o fechamento do cinema anos depois.[147][148]

A cidade tem certo potencial turístico desenvolvido pela realização de festas tradicionais, como São João e São Pedro.[149][150]Possui uma rede hoteleira bem estruturada.[151] Além desses atrativos, quem visita a cidade pode fazer passeios pela Serra das Éguas, com autorização das mineradoras que lá estão.[152] Embora a cidade não tenha tradição turística, uma pesquisa realizada em 2016 pela Expedia Brasil, empresa especializada em turismo e viagens, constatou que Brumado é uma das 40 cidades pequenas, no Brasil, que merecem ser visitadas, devido ao potencial turístico pouco explorado, com destaque para o distrito de Cristalândia.[153]

Dentro do território da empresa Magnesita Refratários há as ruínas do Sobrado do Brejo e a Fazenda Condado, este último ainda existente; ambos do início século XIX e possuem um rico valor histórico, mas não foram tombados por terem sido adquiridos pela empresa Magnesita.[154] As belezas naturais do município são pouco divulgadas, como as grutas na Serra das Éguas e suas nascentes. O povoado de Cristalândia é um dos atrativos.[152] Abaixo estão alguns pontos considerados turísticos:

  • Igreja matriz;
  • Mercado de Artes;
  • Memorial Municipal (Arquivo histórico do município);
  • Fazenda Condado;
  • Ruínas do Sobrado do Brejo;
  • Terceira maior mina de magnesita a céu aberto do mundo;
  • Rio das Contas;
  • Serra das Éguas;
  • Praça e anfiteatro Coronel Zeca Leite;
  • Barragem de Cristalândia;
  • A Ponte Pênsil.

Barragem de Cristalândia – Brumado (BA) – 140 Anos.

A cultura brumadense é diversificada e está intimamente ligada às raízes sertanejas, que de certa forma, queira ou não, vem sofrendo decadência.

Festas populares de cunho religioso, como São João, São Pedro e Folia de Reis, vêm perdendo força. A Folia de Reis é também uma festa muito tradicional no município, mas tem maior força na zona rural.

O São Pedro, a festa de São Sebastião, do Bom Jesus e a festa de Nossa Senhora Aparecida são festas religiosas muito tradicionais, [155] mas a festa que tem crescido muito é a cavalgada, que acontece de norte a sul do município, seja para se confraternizar com amigos e familiares, seja para curtir espetáculos de bandas e artistas sertanejos.[156][157]

Antiga Prefeitura Municipal – Brumado (BA) – 140 Anos.

Esportes

As realizações esportivas na cidade são, em sua maioria, de nível amador, como a Maratoninha, para crianças de até 12 anos, que é realizada, anualmente, no dia 12 de outubro[158] e os torneios de futebol nos bairros e na zona rural. Os eventos esportivos mais importantes na cidade são os campeonatos de futsal e a Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas. Essa corrida é uma das mais importantes competições ciclísticas da Bahia e é disputada em várias categorias, contando com participação de atletas de toda parte do País. A competição é interestadual e é reconhecida pela Federação Baiana de Ciclismo e pela Confederação Brasileira de Ciclismo, e a pontuação serve para definição no ranking nacional.[159]

O futsal brumadense é um dos principais esportes praticado na cidade, esporte em que o Brumado futsal é tetracampeão baiano.[160] Outro evento esportivo muito comum são as rodas de capoeira. São realizados batizados, momento em que os atletas são graduados com cordões coloridos, respectivos à sua graduação.[161]

9 ▒ GALERIA de FOTOS


10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s