☺ CAPA • Sônia Braga 67 Anos

▒ CIDADE • Eldorado do Sul (RS) 29 Anos

▒ NASCIMENTOS • Robert Schumann • Frank Wright • Santiago Bernabéu • Francis Crick • Bonnie Tyler • Tim Berners-Lee • Mick Hucknall • Eduardo Moscovis • Seu Jorge • Lindsay Davenport • Kanye West • Falcão

▒ FALECIMENTOS • Maomé • George Mallory • Andrew Irvine

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1810Robert Alexander Schumann ▒ Robert Alexander Schumann (Zwickau, 8 de junho de 1810 — Endenich, Bona, 29 de julho de 1856) foi um compositor alemão. Era casado com a pianista (e também compositora) Clara Schumann. Autor de Concerto para o Piano e Orquestra em Lá Menor e Sinfonia nº 3.


1867Frank Lloyd Wright ▒ Frank Lloyd Wright (Richland Center, 8 de junho de 1867 — Phoenix, 9 de abril de 1959) foi um arquiteto, escritor e educador estadunidense, considerado uma das maiores figuras da arquitetura no século XX. Desenvolveu o Museu Guggenheim, na Cidade de Nova Iorque. Um dos conceitos centrais em sua obra é o de que o projeto deve ser individual, de acordo com sua localização e finalidade.


1895Santiago Bernabéu ▒ Santiago Bernabéu Yeste , mais conhecido como Santiago Bernabéu (Almansa, 8 de junho de 1895 — Madrid, 2 de junho de 1978), foi um soldado, futebolista e empresário espanhol. Jogou como futebolista a carreira toda pelo Real Madrid.

1916Francis Crick ▒ Francis Harry Compton Crick (Northampton, 8 de junho de 1916 — San Diego, 28 de julho de 2004) foi um biólogo molecular, biofísico e neurocientista britânico, mais conhecido por descobrir a estrutura da molécula de DNA, em 1953, com James Watson. Juntamente com Watson e Maurice Wilkins, ganhou o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1962, “por suas descobertas sobre a estrutura molecular dos ácidos nucleicos e seu significado para a transferência de informação em material vivo”.


8 de junho - Bonnie Tyler, cantora e compositora galesa

1951Bonnie Tyler ▒ Bonnie Tyler (nome artístico de Gaynor Hopkins – Skewen, Neath Port Talbot, 8 de junho de 1951), é uma cantora galesa que ficou famosa com as músicas “Total Eclipse of the Heart”, “It’s a Heartache”, “Making Love”, “Holding Out For a Hero” e “Lost in France”. Foi a primeira cantora galesa a conquistar um primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos e, no Brasil, fez uma parceria com o cantor Fábio Jr., em 1987.


8 de junho - Tim Berners-Lee, inventor do World Wide Web

1955Tim Berners-Lee ▒ Timothy John Berners- Lee  (Londres, 8 de junho de 1955) é um físico britânico, cientista da computação e professor do MIT. É o criador da World Wide Web, tendo feito a primeira proposta para sua criação a 25 de março de 1989. Em 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau e um jovem estudante do CERN, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da internet.

8 de junho - Mick Hucknall, vocalista, compositor e principal membro da banda Simply Red

1960Mick Hucknall ▒ Michael James Hucknall (Denton, 8 de junho de 1960), conhecido como Mick Hucknall, é vocalista e foi ( é, após o regresso de um interregno de 5 anos entre 2010-2015) o principal membro e compositor da banda Simply Red. Em 2008, lançou um álbum a solo Tribute to Bobby, que foi o primeiro da sua carreira a solo, com a descontinuidade dos Simply Red no final de 2010, após 26 anos de consecutivos sucessos.


8 de junho - Eduardo Moscovis, ator brasileiro

1968Eduardo Moscovis ▒ Eduardo Moscovis, nome artístico de Carlos Eduardo de Andrade (Rio de Janeiro, 8 de junho de 1968), é um ator e dublador brasileiro. Em 1994, viveu o seu primeiro protagonista em televisão, o apaixonado Delfino Montiel da minissérie A Madona de Cedro.


Seu Jorge photo by: Eamonn McCabe 1 Sans Walk London EC1R OLT (207) 251 4662

1970Seu Jorge ▒ Seu Jorge,[12] nome artístico de Jorge Mário da Silva (Belford Roxo,[1] 8 de junho de 1970) é um ator, cantor, compositor e multi- instrumentista brasileiro de MPB, R&B, samba e soul. Além da carreira musical, Seu Jorge é um dos donos da cervejaria Karavelle e de dois bares na cidade de São Paulo.[14] Em 2012, venceu o Grammy Latino de Melhor álbum pop contemporâneo: Seu Jorge — Músicas Para Churrascos Vol. 1[34]


1976Lindsay Davenport ▒ Lindsay Davenport (Palos Verdes, 8 de junho de 1976), é uma ex-tenista norte-americana, vencedora de três torneios de Grand Slam: o US Open em 1998, o Torneio de Wimbledon em 1999 e o Open da Austrália em 2000. Ganhou também a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1996 em Atlanta.


8 de junho - Kanye West, cantor norte-americano de R&B e Hip Hop

1977Kanye West ▒ Kanye Omari West (Atlanta, 8 de junho de 1977) é um rapper, produtor musical e estilista americano, nativo de Chicago, Illinois. West ficou famoso no início de sua carreira como produtor da Roc-A-Fella Records, onde ganhou reconhecimento pelo seu trabalho no álbum The Blueprint, de Jay-Z, assim como por hits para outros cantores como Alicia Keys, Ludacris, Janet Jackson e outros.


8 de junho - Falcão, jogador brasileiro de futsal

1977Falcão ▒ Alessandro Rosa Vieira, mais conhecido como Falcão (São Paulo, 8 de junho de 1977) é um jogador de futsal brasileiro que atua como ala. Entre as conquistas mais marcantes de sua carreira, estão: Medalha de Ouro nos Jogos Pan- Americanos do Rio, Bi-campeonato Mundial com a Seleção Brasileira (em 5 participações), dono de duas Bolas de Ouro Fifa (2004 e 2008) e aos 39 anos conquistou o título da Copa Intercontinental de Futsal..

3 ▒ CAPA do DIA

Sônia Braga

67 Anos

Sônia Maria Campos Braga (Maringá, 8 de junho de 1950) é uma atriz brasileira, naturalizada norte- americana, indicada três vezes ao Golden Globe, duas ao BAFTA e uma ao Emmy.[2]

Biografia

Sônia Braga nasceu em 8 de junho de 1950, filha de Hélio Fernando Ferraz Braga e Maria Braga Jaci Campos, figurinista natural de Maringá, é irmã de Júlio, Ana e Hélio e tia de Alice Braga, também atriz. [3]

Alice Braga e Sônia Braga, no lançamento de ‘Cidade de Deus’.

Os pais e seus seis irmãos se mudaram para Curitiba e depois para Campinas, São Paulo. Quando Braga tinha 8 anos seu pai faleceu, e ela se mudou para uma escola de convento na cidade de São Paulo.[4]

Na sua adolescência, conseguiu um emprego no tradicional Buffet Torres como recepcionista e datilografava orçamentos.[5]

Aos 14 anos, Braga foi convidada pelo diretor Vicente Sesso para fazer teleteatros e programas infanto-juvenis no programa Jardim Encantado. Depois disso, ela se integrou num grupo teatral que se apresentava na região do ABC Paulista.[6]

Aos 17 anos, estreou na peça O Marido Confundido – George Dandin em Santo André.[7]

Em 1968, aos 18 anos, participou da montagem brasileira de Hair, onde causou escândalo ao aparecer em cena nua.[4]

Além disso, ela também atuou no teatro infantil, como na peça de 1979, No País dos Prequetés.[8]

Sônia Braga em ‘A Moreninha’.

Ainda em 1968, Braga participaria do filme O Bandido da Luz Vermelha, e no inicio dos anos 70, apareceu em papéis coadjuvantes em filmes como A Moreninha (1970) e Cléo e Daniel (1970).

No ano seguinte, foi escalada para atuar em A Menina do Veleiro Azul (1969), de Ivani Ribeiro, na TV Excelsior, mas a emissora fechou antes de a novela ir ao ar.

Sonia Braga em Irmãos Coragem, com Cláudio Cavalcanti.

Foi convidada, então, para fazer Irmãos Coragem (1970), de Janete Clair, na Rede Globo.[9]

Nos anos seguintes, trabalhou em outras duas novelas da autora: em Selva de Pedra (1972), no papel de Flávia, e em Fogo sobre Terra (1974), como Brisa.

Braga ainda participou da versão brasileira de Sesame Street, chamada Vila Sésamo, no início da década de 1970.[10]

A carreira de Sônia Braga ganhou novas conotações em 1975 ao protagonizar a telenovela Gabriela.

Sônia Braga em Gabriela.

No papel-título, Braga “tomou o Brasil, tornando-se um nome conhecido”, como observou Sue Branford e David Treece para o jornal britânico The Guardian.

A telenovela baseada na obra de um dos mais conhecidos escritores brasileiros, Jorge Amado, atingiu uma das maiores audiências em sua época, uma média de 25 milhões de pessoas.

A personagem logo a levou a estrelar outra história de Amado, Dona Flor e Seus Dois Maridos (1977), uma das maiores bilheterias do cinema brasileiro de todos os tempos.

Dirigido por Bruno Barreto, Dona Flor conta a história de uma jovem viúva que perde seu marido Vadinho – interpretado por José Wilker – e logo se casa de novo, com o recatado e pacífico farmacêutico da cidade, Dr. Teodoro Madureira (Mauro Mendonça).

Mauro Mendonça, Sonia Braga e José Wilker, em cena de ‘Dona Flor e seus dois maridos’.

Com saudades do antigo marido que apesar dos defeitos era um ótimo amante, acaba causando o retorno dele em espírito, que só ela vê.

O sucesso da comédia ajudou a lançar o nome de Braga a nível internacional, e também chamou a atenção favorável para o cinema brasileiro em geral. [11]

Suas personagens em Tieta do Agreste e Saramandaia ajudaram ela a manter seu posto de sex symbol.[3]

Paulette e Sônia Braga em ‘Dancin’ Days’.

Em 1978, estrelou como Julia Matos a novela Dancin’ Days.[6]

Escrita por Gilberto Braga, sua personagem é uma ex-presidiária que tenta reconquistar o amor de sua filha.[6]

Sônia Braga, Reginaldo Faria e Glória Pires em ‘Dancin’ Days’.

Em 1981, com Eu Te Amo, filme dirigido por Arnaldo Jabor, Braga venceu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Gramado.

Neste ponto de sua carreira, Braga era anunciada como a próxima grande estrela sensual do cinema internacional, aos passos de Sophia Loren.

Os relatos da imprensa ligando seu nome a romances com seus colegas de elenco ou diretores só aumentava o fascínio sobre ela; tais rumores cercaram a produção de um remake de Gabriela para o cinema em 1983 com o galã italiano Marcello Mastroianni.[12]

Sônia Braga alcançou reconhecimento internacional por seu papel em O Beijo da Mulher Aranha de 1985, filme baseado em um romance de Manuel Puig, que se tornou um dos lançamentos mais aclamados desse ano, a atriz coestrelou ao lado de William Hurt, que venceu o Oscar de melhor ator.[13]

Sônia Braga e William Hurt, em ‘O Beijo da Mulher Aranha’.

O filme foi descrito como “tenso, carregado de energia intelectual e espirituosa com o humor negro de desespero”, bem como “hipnotizante” pelo crítico da revista People, Ralph Novak.[14]

Braga admitiu que o sucesso de O Beijo da Mulher Aranha surpreendeu até ela.

Ela estava desconfortável com seu primeiro papel falado em inglês, “às vezes, eu dizia uma fala e me perguntava: O que significa isso?”, disse ao jornalista do Los Angeles Times, Roderick Mann, “agora me sinto muito mais segura”. [15]

Ela foi a primeira brasileira a apresentar uma categoria no Oscar ao lado do astro Michael Douglas em 1987, com apenas 36 anos.[16]

As atrizes Melanie Griffith e Sônia Braga, dirigidas por Robert Redford em ‘Rebelião em Milagro’, de 1988.

Os aplausos e críticas logo levaram Braga a aparecer em mais dois grandes papéis em Hollywood, ambos lançados em 1988: Rebelião em Milagro, dirigido por Robert Redford, e na comédia, Luar sobre Parador, no qual foi indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em 1989.

Ela assumiu os personagens coadjuvantes em The Rookie ao lado de Clint Eastwood e Charlie Sheen, e em inúmeros telefilmes e minisséries.

No entanto, mesmo como coadjuvante Braga foi conseguiu ser nomeada a dois prêmios Globos de Ouro e um Emmy Awards, este último por seu papel em Amazônia em Chamas, um telefilme produzido pela HBO em 1994, que conta a história de vida do seringueiro acriano Chico Mendes.

Ela também foi indicada ao um prêmio Bravo do National Council of La Raza em 1995, por seu papel na minissérie Streets of Laredo, exibida pela rede CBS. Nesse mesmo ano, o renomado diretor Nicolas Roeg a convidou para o papel principal no filme Two Deaths ao lado de Patrick Malahide.

Em 1996, Braga atuou em Tieta do Agreste, um filme baseado no romance homônimo de Jorge Amado, com direção de Cacá Diegues.

A história se passa em uma aldeia pobre no estado da Bahia, Tieta retorna a sua terra natal, a pequena Santana do Agreste, após 25 anos de ausência. Sua volta causa certa apreensão na família, uma vez que Tieta saíra escorraçada pelo pai Zé Esteves, movido pelas intrigas de Perpétua, sua irmã mais velha.

“A beleza sensual de Braga e a paixão ardente são perfeitos para a corajosa mas emocionalmente marcada Tieta”, declarou ao Los Angeles Times, o escritor Kevin Thomas.[17]

Em 2001, Braga participou do elenco de Angel Eyes, no papel de Josephine Pogue, mãe de Sharon Pogue interpretada por Jennifer Lopez.[18]

Nos anos 2000, Sônia participou em vários programas e séries americanas como: Sex and the City (2001), Law & Order (2003), Ghost Whisperer, CSI: Miami (2005) e no seriado American Family, que retrata uma família latina em uma grande cidade americana, a série foi ao ar pela rede PBS.[19]

Depois de quase 20 anos sem participação na televisão brasileira, Sônia participou da novela Força de um Desejo (1999).

Em 2006, voltou a trabalhar em Páginas da Vida de Manoel Carlos, onde interpretou uma escultora internacionalmente reconhecida. Depois ela protagonizou o episódio A Adúltera da Urca da série As Cariocas em 2010, e participou da série Tapas & Beijos em 2011.[20]

Braga participou da sexta temporada da série de TV Royal Pains, recentemente a Marvel confirmou seu nome no elenco de Marvel’s Luke Cage.[21]

Em 2016, ela estrelou o filme Aquarius do diretor Kleber Mendonça Filho.[22]

Por sua performance no filme, Braga foi indicada ao prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes[23], e venceu os prêmios de atuação feminina no Festival Biarritz Amérique Latine[24] e no Festival de Cinema de Lima, no Peru. [25]

Além desses, Braga foi eleita a melhor atriz pelos críticos de San Diego, desbancando atrizes como Emma Stone, Annette Bening e Natalie Portman.[26][27]

Em 2017, Braga foi anunciada como integrante do júri da 33ª edição do Sundance Film Festival, que acontece em Park City, Utah, Estados Unidos.[28]

Vida pessoal

Nos anos 70, Sônia namorava o ator Arduíno Colassanti e os dois moravam num barco à vela que ficava ancorado em Parati.[29]

Ela depois namorou Caetano Veloso no final dos anos 1970 e Veloso depois escreveu as músicas “Tigresa” e “Trem das Cores” para ela.[30]

Foi casada com o fotógrafo Antonio Guerreiro.[31]

O último relacionamento da estrela foi com o guitarrista Mark Lambert, durou quase dois anos e acabou em 1996.[29]

Agora sua casa em Niterói está sendo renovada e por enquanto mora num apartamento na Cinelândia, perto do centro do Rio de Janeiro.[5]

 

Filmografia

Filmes

Ano Título Título em português Personagem Notas
1968 O Bandido da Luz Vermelha[33] Vítima
1970 A Moreninha[34] Carolina
Cléo e Daniel[35] Sandra
1971 O Capitão Bandeira contra o Dr. Moura Brasil
1973 Mestiça, a Escrava Indomável Mestiça
1975 O Casal Maria Lúcia
1976 Dona Flor e Seus Dois Maridos Dona Flor Guimarães Indicada—BAFTA de Melhor Relevação
1978 A Dama Do Lotação Solange
1981 Eu Te Amo Maria Melhor Atriz no Festival de Gramado
1983 Gabriela Gabriela
1984 Pátria Amada Ela mesma
1985 Kiss of the Spider Woman O Beijo da Mulher Aranha Leni Lamaison/Marta/Mulher-Aranha Indicada—BAFTA de melhor atriz coadjuvante
Indicada—Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em cinema
1987 The Man Who Broke 1,000 Chains Mil Elos – O Preço da Liberdade Emily Del Pino Pacheco Telefilme
1988 Moon Over Parador Luar sobre Parador Madonna Mendez Indicada—Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em cinema
The Milagro Beanfield War Rebelião em Milagro Ruby Archuleta
1990 The Rookie Rookie, um Profissional do Perigo Liesl
1991 The Last Prostitute A Última Prostituta Loah Telefilme
1993 Roosters A Volta Juana Morales
1994 The Burning Season Amazônia em Chamas Regina de Carvalho Indicada—Emmy Awards de melhor atriz coadjuvante em Minissérie
Indicada—Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em televisão
1995 Two Deaths Morte Dupla Ana Puscasu
Moses Bíblia Sagrada – Moisés Sephora
1996 Tieta do Agreste Tieta
1997 Money Play$ Os Jogadores Irene Telefilme
2000 From Dusk till Dawn 3: The Hangman’s Daughter Um Drink no Inferno 3 – A Filha do Carrasco Quixla
2001 Angel Eyes Olhar de Anjo Josephine Pogue
Memórias Póstumas Marcela
Perfume Perfume Irene Mancini
The Judge Lily Acosta Telefilme
2002 Empire Império Iris
2003 Testosterone Mãe de Pablo
2004 Scene Stealers Celia Crouch
2005 Che Guevara Célia
Marilyn Hotchkiss Ballroom Dancing and Charm School Baila Comigo Tina
2006 Sea of Dreams Nurka
Bordertown Cidade do Silêncio Teresa Casillas
The Hottest State Um Amor Jovem Mrs. Garcia
2010 Lope Paquita
An Invisible Sign Matemática do Amor Mom
2012 Feijoada Completa Celeste Curta-metragem
Mundo Invisível segmento “Kreoko”
2013 The Ordained Magalys Telefilme
Meddling Mom Carmen Telefilme
The Wine of Summer Eliza
2014 Emoticon 😉 Sonia
2016 Aquarius[36] Clara Melhor Atriz no Festival de Cinema de Lima
Melhor Atriz no Festival Biarritz Amérique Latine
Melhor Atriz no Festival de Mar del Plata
Melhor Atriz no Prêmio Ibero-Americano de Cinema Fênix
Melhor Atriz no San Diego Film Critics Society Awards
Melhor Atriz no Festival de Havana
2017 Going Places[37] Pós-produção
Wonder[37] Extraordinário Mãe de Isabel Pós-produção
The Big Lebowski[37] O Grande Lebowski Spin-off do filme The Big Lebowski(1998)

Sônia Braga com Tony Ramos em Chega Mais.

Telenovelas

Ano Novela Personagem Notas[7]
1969 A Menina do Veleiro Azul Odília
1970 Irmãos Coragem Lídia Siqueira
1972 Selva de Pedra Flávia
1974 Fogo sobre Terra Brisa
1975 Gabriela Gabriela da Silva Saad
1976 Saramandaia Marcina Moreira
1977 Espelho Mágico Maria Jacinta / Cynthia Levy (Camila em Coquetel de Amor)
1978 Dancin’ Days Júlia de Souza Matos
1980 Chega Mais Gelly Maia
1999 Força de um Desejo Baronesa Helena Menezes de Albuquerque Silveira Sobral
2006 Páginas da Vida Tônia (Antônia Werneck)

Sônia Braga e Kim Cattrall, de “Sex and the City”, – 2001.

Séries

Ano Série Personagem Notas[7]
1972 Vila Sésamo Ana Maria Versão brasileira de Sesame Street
1986 The Cosby Show Anna Maria Westlake
1992 Tales from the Crypt Sophie Wagner
1995 Streets of Laredo Maria Garza
1998 Four Corners Carlota Alvarez
A Will of Their Own Jessica Lopez de la Cruz
2000 Family Law Beatrice Valdez
2001 Sex and the City Maria
2002 American Family Berta Gonzalez
George Lopez Emilina Palmero
2003 Law & Order Helen
2005 CSI: Miami Dona Marta Cruz
Alias Sophia Vargas/Elena Derevko
Ghost Whisperer Estella de la Costa
2007 Donas de Casa Desesperadas Alice Monteiro
2010 As Cariocas Júlia Episódio: A Adúltera da Urca[38]
Brothers and Sisters Gabriela
2011 Tapas & Beijos Helô Siqueira
2014 Royal Pains Lorena Correia 6ª Temporada
Warehouse 13 Alicia Episódio: Savage Seduction
2016 Marvel’s Luke Cage Soledad Temple

Peças

Ano Trabalho Personagem Notas[7]
1967 Jorge Dandin Angélica
1969 Hair
1972 A Teoria Na Prática é a Outra
1979 No País Dos Prequetés Nita

Prêmios e indicações

Ano Prêmio Categoria Trabalho Resultado
1976 BAFTA Melhor Revelação Dona Flor e Seus Dois Maridos Indicado
1981 Festival de Gramado Melhor Atriz Eu Te Amo Venceu
1985 Globo de Ouro Melhor Atriz Coadjuvante O Beijo da Mulher-Aranha Indicado
1986 BAFTA Indicado
1988 Globo de Ouro Luar Sobre Parador Indicado
1994 Globo de Ouro Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para Televisão Amazônia em Chamas Indicado
Emmy Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Especial Indicado
1995 Prêmio Lone Star Film & Television Melhor Atriz Coadjuvante em TV Laredo, O Último Desafio Venceu
ALMA Awards Melhor Performance Individual em um Filme para a Televisão ou Minissérie Indicado
2001 Festival de Gramado Melhor Atriz Coadjuvante Memórias Póstumas Venceu
2014 Prêmios Platino Prêmio de Honra Conjunto da carreira Venceu
2016 Festival de Gramado Troféu Oscarito Conjunto da obra Venceu
Festival de Cannes[39] Melhor Atriz Aquarius Indicado
Festival de Cinema de Lima[40] Venceu
Festival Biarritz Amérique Latine[41] Venceu
Festival de Mar del Plata[42] Venceu
Prêmio Fênix[43] Venceu
San Diego Film Critics Society Awards[27] Venceu
Festival de Havana[44] Venceu
Prêmio Quem[45] Pendente
2017 International Cinephile Society Awards[46] Indicado
Chlotrudis Awards[47] Indicado
Prêmio Platino[48] Pendente

Sônia Braga – O Brasil depois de Hollywood

“Sinto que os diretores brasileiros me acham muito valiosa. Só querem me convidar se for para fazer algo importante.”

Sônia Braga / Fonte: Kd Frses

Sônia Braga

Sônia Maria Campos Braga

(Maringá, 8 de junho de 1950)

67 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1948 – Lançado o livro 1984 de George Orwell.



1992 – É celebrado o primeiro Dia Mundial dos Oceanos coincidindo com a ECO-92 que ocorria no Rio de Janeiro.


5 ▒ FALECIMENTOS

8 de junho - Maomé, líder religioso e político árabe

632Maomé ▒ Abū al-Qāsim Muḥammad ibn ʿAbd Allāh ibn ʿAbd al-Muṭṭalib ibn Hāshim, mais conhecido como Maomé (Muḥammad, Mohammad ou Moḥammed; Meca, ca. 25 de Abril de 571Medina, 8 de Junho de 632) foi um líder religioso , político e militar árabe.

Profeta Maomé recitando o Alcorão em Meca (gravura do século XV).

Segundo a religião islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão. Para os muçulmanos, Maomé foi precedido em seu papel de profeta por Jesus, Moisés, Davi, Jacó, Isaac, Ismael e Abraão. Como figura política, ele unificou várias tribos árabes, o que permitiu as conquistas árabes daquilo que viria a ser um império islâmico que se estendeu da Pérsia até à Península Ibérica.



1924George Mallory ▒ George Herbert Leigh Mallory (18 de junho de 1886, Mobberley, Cheshire — 8 de junho de 1924, Monte Everest) foi um alpinista britânico. Num de seus mais famosos momentos, ao ser perguntado repetidamente por repórteres em Nova Iorque durante uma série de conferências por que motivo queria ele escalar o Monte Everest, ele replicou a um deles “Porque ele está lá”, frase hoje associada para sempre a ele e ao montanhismo.

1924Andrew Irvine ▒ Andrew “Sandy” Irvine (Birkenhead, 8 de abril de 1902 – Monte Everest, 8 de junho de 1924) foi um dos alpinistas (o outro foi George Mallory) que tentaram realizar a primeira ascensão do Monte Everest. Irvine era um esportista e brilhava no Remo, tendo sido membro da equipe que ganhou a Oxford and Cambridge Boat Race em 1923. Em 8 de junho de 1924, Mallory e Irvine tentaram atingir o topo do Everest pelo passo norte. 


Andrew Irvine (primeiro à esq., em pé) e George Mallory (segundo à esq., em pé), montanhistas que morreram no Monte Everest.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Brasil

  • Dia do Citricultor
  • Dia Nacional dos Oceanógrafos e Oceanólogos

Internacional

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

  • 452Átila, o Huno invade a Itália.
  • 1624 – Um violento sismo atinge o Peru.
  • 1883Convenção de Marsa. A França reafirma as cláusulas do Tratado de Bardo e o seu protetorado sobre a Tunísia. O Tratado de Bardo (ou Tratado de Al-Qasr as-Said, Tratado de Kasser Said) foi assinado em 12 de maio de 1881 entre os representantes da República Francesa e da Tunísia otomana do bey Muhammad Sadiq. A invasão da Argélia pela tribo tunisina Kroumer serviu de pretexto para as forças armadas francesas para invadir a Tunísia.
  • 1982 – Um avião Boeing 727 que fazia o voo VASP 168 colide com uma colina pouco antes de pousar em Fortaleza. Todos os 137 ocupantes do Boeing morreram na colisão, sendo esse o 4º mais grave acidente da aviação comercial brasileira[1].

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

Dia Mês Código Nome da cidade
08 06 350390 Arujá (SP)
08 06 270140 Campo Alegre (AL)
08 06 430676 Eldorado do Sul (RS)
08 06 330187 Iguaba Grande (RJ)
08 06 330460 Santa Maria Madalena (RJ)
08 06 251520 São Sebastião do Umbuzeiro (PB)
08 06 231310 Tabuleiro do Norte (CE)

Eldorado do SulRS

28 anos

8 de junho de 1988

eldorado.rs.gov.br

Eldorado do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Possui uma população de 37.366 habitantes, segundo dados de 2014.

Pertence à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. O município é banhado pelas águas do lago Guaíba.

História

O município de Eldorado do Sul nasceu na metade do século XVIII.

O território onde está situado foi inicialmente ocupado por estancieiros açorianos pertencentes ao grupo pioneiro de Jerônimo de Ornellas.

A partir de 1930, a região à margem direita do Rio Guaíba passou a servir de balneário turístico à população de Porto Alegre e de porto para os barcos que vinham para a capital, como meio de transporte. Por volta de 1960, a área passou a ser habitada por colonizadores de origem alemã, que deram à localidade o nome de Balneário Sans Souci.

Igreja N Sra de Lourdes – Eldorado do Sul (RS) – 29 Anos.

A região era composta de propriedades particulares que se dedicavam integralmente à pecuária e à cultura do arroz até a década de 1960.

Nesse período as áreas passaram a ser fracionadas em chácaras e lotes menores e vendidas para fins de moradia.

Pela sua proximidade com a capital, 11 km, e devido ao seu fácil acesso através da BR-116, que há pouco tempo havia sido construída, houve um incremento na procura por terrenos nesta localidade, dando origem à “Vila Medianeira”.

O crescimento populacional nestas regiões foi intenso na década de 70 e início da década de 80.

XII FEIRA DO LIVRO – Eldorado do Sul (RS) – 29 Anos.

Após anos de reivindicações, em 1985 começaram os trabalhos oficiais de emancipação da cidade, que buscavam a melhoria das condições e o desenvolvimento urbano para os bairros Medianeira, Itaí, Bom Retiro e Guaíba Country Club.

Após anos de mobilização, o trabalho de conquista da emancipação foi recompensado com o desmembramento destas áreas do Município de Guaíba. Em 8 de junho de 1988 é criado o Município de Eldorado do Sul.

O nome escolhido para a região emancipada, “Eldorado”, é de origem espanhola e significa “Terra do Ouro”, país imaginário que se dizia existir na América Meridional, lugar pródigo em delícias e riquezas.

A SMEC realizou reunião com todos os diretores das escolas municipais de Eldorado do Sul para passar as informações do ano letivo de 2017 – Eldorado do Sul (RS) – 29 Anos

Vias de Acesso: BR 116, BR 290

Distâncias em relação ao Centro de Eldorado do Sul:

  • Porto Alegre:12 km
  • Guaíba: 15 km
  • Caxias do Sul: 140 Km
  • Santa Maria: 280 km
  • Pelotas: 240 km
  • Osório: 110 km

Dados do município

Eldorado do Sul vive um momento de expansão e desenvolvimento.

Localizado a 12 km da capital gaúcha, o Município tem atraído diversos investimentos na área de habitação e vem se constituindo em um pólo para instalação de empresas de vários segmentos.

No setor primário, destacam-se o cultivo do arroz e a pecuária, além da produção de hortifrutigranjeiros.

O município também é privilegiado com a paisagem natural das margens do rio Jacuí, abrigando parte da área de preservação ambiental do Parque Estadual Delta do Jacuí, criado em janeiro de 1976.

Eldorado tem atraído sedes administrativas de diversas empresas como as Lojas Lebes, Dimed- Panvel e Cervosul, além de empreendimentos imobiliários como os condomínios de Luxo Ilhas Park e Ponta da Figueira Marina, ambos com canais navegáveis com saída para o lago Guaíba. Este último ainda conta com praias artificiais a beira do rio.

A cidade também é conhecida por abrigar a fábrica da Dell Brasil.

A cultura tradicionalista gaúcha é destaque em Eldorado do Sul, manifestada através do intenso envolvimento e participação da comunidade em diversos Centros Nativistas como o CTG Porteira da Tradição.

O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, fundado em 1948, é referência mundial na área de saúde animal. Realiza pesquisas de ponta para diagnóstico, controle e prevenção de doenças de animais e com impacto na saúde pública. é também sede do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal, aberto em 2014.[5]

Transportes

Eldorado do Sul tem como principais vias de acesso a Estrada do Conde e a BR-116 (por Guaíba), e a BR-290 (por Porto Alegre e Arroio dos Ratos).

O município por seu tamanho não possui ligação de trens e nem ônibus urbanos, porém conta com os serviços da empresa de ônibus metropolitano Expresso Rio Guaíba, que faz viagens horárias para Porto Alegre, Guaíba e Alvorada.

Também é ponto de parada para ônibus executivos que saem da Rodoviária de Porto Alegre vão para o interior do estado.

Bairros da cidade

  • Bom Retiro: É conhecido dentro do município por ter o maior campo de rodeio da cidade, e por fornecer várias imagens naturais maravilhosas, como a de uma antiga fábrica de celulose que lá se encontra.
  • Centro
  • Centro Novo
  • Chácara
  • Cidade Verde
  • Guaíba Country Club: Bairro distante do centro, composto por propriedades rurais como chácaras e casas de campo, além de um clube para os moradores com várias opções de lazer.
  • Itaí
  • Medianeira
  • Parque Eldorado
  • Picada: O bairro tem duas pontes que dão na cidade de Porto Alegre, o bairro é mais conhecido dentro da cidade por ter várias mansões à beira do Rio Jacuí.
  • Sans Souci
  • Bom Retiro

ELDORADO DO SUL COMEMORA 29 ANOS DE HISTÓRIA EM JUNHO

Confira a programação!

No dia 08 de Junho, Eldorado do Sul celebra seu 29º aniversário de emancipação política.

Com isso, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, por meio do Departamento de Cultura, organizou uma agenda de eventos especial para as comemorações do aniversário do município.

As festividades se estenderão por todo o mês de junho e contemplará diversas atividades.

O público contará com gincanas escolares, campeonatos esportivos, shows, apresentações artísticas, rodeios, a tradicional rústica, feira de empregos e muito mais. Junte sua família, amigos e venha conosco construir e celebrar esse novo ano da nossa Eldorado do Sul.

AGENDA DO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO:

Quinta – 08/06/2017

Sessão Solene da Câmara de Vereadores

Hino Nacional com Alan Larocca

Apresentação da Orquestra de Flautas

Abertura oficial das Comemorações

Coral Municipal Local e Hora: Praça Pastor Eurico da Silva (Praça Central), das 15h às 21h.

– Campeonato Municipal de Futsal – Final

Local e Hora: Ginásio da EMEF David Riegel Neto às 20h.

Sexta – 09/06/2017

Apresentações de diversas bandas de rock ( bandas: Os The Freaks, Calibre Rock, FTS: Fuck the System, Lunarti, Must Kill e Cacife)Local e Hora: Praça Pastor Eurico da Silva (Praça Central), das 18h à 24h.

Sábado – 10/06/2017

9h às 16h30min – Eldorado em Ação (serão disponibilizados diversos serviços sociais para a comunidade)

14h – Apresentação de invernadas CTG Porteira da tradição

15h – Apresentação artítisca do Projeto Dança e Expressão – PRODE

17h – Apresentação Mano B

17h30min – Lype Breezi Cover Dance

18h – Banda Eldorado

19h – Banda Bendita Hora

20h – Banda Dona Judite

22h Banda Fama Festa Show

00h – Encerramento

Local e Hora: Praça Pastor Eurico da Silva (Praça Central), das 08h à 24h.

Domingo – 11/06/2017

Cavalgada de Eldorado do Sul: Saída do CTG Os Maragatos no bairro Sans Souci – Horário: 8h30min e chegada na Praça Pastor Eurico da Silva (Praça Central) – Horário: 11h

16h- Apresentação de Invernadas dos CTGs,

18h- Shows de Alan Larocca

19h- Manity Oliveira, Grupo de Campo e Céu

20h- Volmir Martins

Local Praça Pastor Eurico da Silva (Praça Central)

Terça – 13/06/2017

Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS): Futsal Infantil Masculino e Feminino

Local e Hora: Durante o dia no Ginásio da E.M.E.F. David Riegel Neto e à noite no Centro Esportivo Luís Antônio Fontoura dos Santos (Ginásio do Loteamento).

Quarta – 14/06/2017

Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS): Futsal Juvenil Masculino e Feminino

Local e Hora: Ocorrerá na parte da manhã e local a definir.

Troféu dos Servidores

Local e Hora: Centro Esportivo Luís Antônio Fontoura dos Santos (Ginásio do Loteamento) à noite.

Quinta – 15/06/2017

Troféu dos Servidores

Local e Hora: Centro Esportivo Luís Antônio Fontoura dos Santos (Ginásio do Loteamento) à noite.

Sexta – 16/06/2017

Troféu dos Servidores: Final

Local e Hora: Ginásio Eliseu Quinhones (E.M.E.F. David Riegel Neto) às 20h.

Sábado – 17/06/2017

Rodeio Cultural Porteira da Tradição

Local e Hora: CTG Porteira da Tradição às 8h

Rodeio Campeiro do Bom Retiro

Local e Hora: Centro de Treinamento Agrícola às 8h.

Domingo – 18/06/2017

1º Circuito de Ciclo-turismo de Eldorado do Sul

Local Hora: Praça Fabrício Correa Borges (ao lado da Câmara de Vereadores) às 8h.

Rodeio Cultural Porteira da Tradição

Local e Hora: CTG Porteira da Tradição às 8h

Rodeio Campeiro do Bom Retiro

Local e Hora: Centro de Treinamento Agrícola às 8h.

Segunda – 19/06/2017

Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS): Handebol

Local e Hora: E.M.E.F. La Hire Guerra na parte da manhã.

Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS): Voleibol Infantil

Local e Hora: E.M.E.F. Luiza Maria Binfaré na parte da manhã.

Sábado – 24/06/2017

Festa de São João

Local e Hora: Praça Fabrício Correa Borges (ao lado da Câmara de Vereadores), a partir das 14h.

Domingo – 25/06/2017

Rústica Municipal (Encerramento Gincana Escolar)

Local e Hora: Largada na Praça Fabrício Correa Borges (ao lado da Câmara de Vereadores) na parte da manhã.

Terça – 27/06/2017

Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS): Voleibol Infantil

Local e Hora: E.M.E.F. Luiza Maria Binfaré na parte da manhã.

Cavalgada de tradicionalistas – Eldorado do Sul (RS) – 29 Anos.

Vem com a gente comemorar mais esse aniversário!

#NossaEldorado #Eldorado29Anos #NossaCidadeNossoOrgulho #EldoradoDoSul #VemAí

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Escrito por Paul Sampaio

PAUL SAMPAIO CHEDIAK ALVES é professor, locutor, apresentador de rádio e TV, web designer e diretor fundador da REDE SAMPAIO de Televisão e Sites.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s