30 de Maio – Daniel Azulay e Conceição do Araguaia (PA) – 2017

☺ CAPA • Daniel Azulay 70 Anos

▒ CIDADE • Conceição do Araguaia (PA) 120 Anos

▒ NASCIMENTOS • Mikhail Bakunin • Benny Goodman • Ralph Metcalfe • Wynonna Judd • Vânia Abreu • Idina Menzel • Lyoto Machida • Beatriz Haddad Maia

▒ FALECIMENTOS • Joana d’Arc • Voltaire • Mário Lago

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1814Mikhail Bakunin ▒ Mikhail Aleksandrovitch Bakunin (em russo: Михаил Александрович Бакунин; Premukhimo, 30 de maio de 1814 — Berna, 1 de julho de 1876), também aportuguesado de Bakunine ou Bakúnine, foi um teórico político russo, um dos principais expoentes do anarquismo em meados do século XIX. É lembrado como uma das maiores figuras da história do anarquismo e como oposição de esquerda ao caráter autoritário do marxismo, representado na atuação do Estado no âmbito de uma sociedade socialista. Ainda hoje suas ideias continuam como uma referência entre pensadores modernos como Noam Chomsky, influenciando intelectuais de diferentes matizes ideológicos.


1909Benny Goodman ▒ Benjamin “Benny” David Goodman (Chicago, 30 de maio de 1909 — Nova Iorque, 13 de junho de 1986) foi um clarinetista e músico de jazz norte- americano. Um dos grandes nomes do jazz, chamado “O Rei do Swing”, estilo que o projetou no final dos anos 30, Goodman foi o primeiro musico norte-americano a criar uma banda com negros e brancos e a dar uma audição de jazz no Carnegie Hall.

1910Ralph Metcalfe ▒ Ralph Harold Metcalfe (Atlanta, 30 de maio de 1910 – Chicago, 10 de outubro de 1978) foi um atleta e congressista norte- americano, campeão olímpico do revezamento 4x100m nos Jogos de Berlim, em 1936. Metcalfe ficou com a prata nos 200 m, vencida pelo compatriota Jesse Owens.

Jesse Owens e Ralph Metcalfe observando outros competidores.

Durante a primeira metade dos anos 1930, era conhecido como o homem mais rápido do mundo. Como congressista, representou o estado de Illinois como democrata na Câmara Federal, de 1971 até sua morte em 1978. Em 1975, foi empossado no ‘Hall da Fama do Atletismo dos Estados Unidos’.


1964Wynonna Judd ▒ Wynonna Judd é uma cantora de música country dos Estados Unidos e vencedora do Grammy por cinco vez e ganhadora de mais de 60 outros prêmios. É uma das maiores cantora de música country da América.

1967Vânia Abreu ▒ Vania Mercuri de Almeida Abreu (Salvador, 30 de maio de 1967) é uma cantora brasileira de MPB, irmã da também cantora Daniela Mercury. Seu primeiro trabalho de destaque foi o disco que levou seu nome “Vania Abreu”, com produção de Ary Sperling, em 1995 pela Continental.


1971Idina Menzel ▒ Idina Kim Menzel (nascida Idina Kim Mentzel, 30 de maio de 1971) é uma atriz, cantora e compositora estadunidense. Ela ganhou destaque por sua atuação como Maureen Johnson no musical da Broadway, Rent , um papel que repetiu para a adaptação para o cinema de 2005.


1978Lyoto Machida ▒ Lyoto Carvalho Machida (Salvador, 30 de maio de 1978) é um lutador brasileiro de MMA e Karatê filho de pai japonês e de mãe brasileira.

É ex-campeão Meio Pesado do UFC e, desde Quinton Jackson, foi o único campeão a conseguir defender seu cinturão com sucesso na categoria uma vez (feito, repetido por Jon Jones que defendeu 8 vezes).


Jesse Owens e Ralph Metcalfe apertando as mãos antes da competição.


1996Beatriz Haddad Maia ▒ Beatriz Haddad Maia (São Paulo, 30 de maio de 1996) é uma tenista profissional brasileira. Enquanto juvenil, atingiu a 15ª posição do ranking da ITF e foi, por duas vezes (2012 e 2013), vice-campeã de duplas do Torneio de Roland Garros e semifinalista em Wimbledon (2011).

Enquanto profissional, possui dois títulos de duplas no circuito WTA (Bogotá em 2015 e 2017) e 14 títulos (7 simples, 7 duplas) no circuito ITF. Atingiu seu melhor ranking na WTA em 15 de maio de 2017, na 100ª posição. Em 15 de maio de 2017, um dia depois de ganhar o título do torneio de Cagnes-Sur- Mer, na França, então com 20 anos apareceu na 100ª colocação do ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA). E com essa conquista repetiu Maria Esther Bueno, Niege Dias, Teliana Pereira, Patrícia Medrado, Andrea Vieira, Cláudia Monteiro e Gisele Miró, que atingiram em algum momento de suas carreiras o top 100 mundial do tênis feminino.

3 ▒ CAPA do DIA

Daniel Azulay

70 Anos

Daniel Azulay (Rio de Janeiro, 30 de maio de 1947) é um artista plástico, educador com vasta e diversificada atuação na Imprensa e na TV como desenhista, compositor e autor de livros infanto- juvenis e videogames interativos.

Lança a Turma do Lambe-Lambe,[2]em 1976, apresentando durante dez anos seguidos, programas de TV educativos e inteligentes para o público infantil.

Biografia

Em 1968, criou a tira de jornal Capitão Cipó, publicada no jornal Correio da Manhã[1] em 1975, lança a Turma do Lambe-Lambe,[2]

Foi precursor em 1976 apresentando durante dez anos seguidos, programas de TV educativos e inteligentes para o público infantil.

Azulay influenciou de forma construtiva a geração dos anos 80 que aprendeu com ele a desenhar, construir brinquedos com a sucata doméstica[3], e a importância da reciclagem e sustentabilidade em defesa do meio ambiente.

Atualmente, viaja pelo mundo expondo, fazendo palestras e conduzindo workshops de arte, educação e responsabilidade social.

Premiado no Brasil e no exterior, suas obras de arte contemporânea fazem parte do acervo de coleções particulares e de grandes empresas.

Em 2009, ensinou desenho em vídeos para o site UOL[4], fez especiais pro Canal Futura e chegou a participar da TV Rá-Tim-Bum[3]

Em 2013, lançou o site Diboo (www.diboo.com.br), um curso de desenho online para crianças[5].

Daniel e Beth Azulay.

Exposições e eventos internacionais

  • Montreal Exhibition, Canadá (1968)
  • 33° Salon International d’Humoristes, Bruxelas, Bélgica (1969)
  • Recebeu menção honrosa em exposição no MAM, RJ com seus primeiros trabalhos gráficos em caleidoscópios de acrílico no Salão da Bússola. (1970)
  • Participou de exibição no Salone lnternazionale dei Comics, Lucca, Itália. (1970)
  • Produziu o Álbum Jerusalém/Desenhos de Humor, resultado de sua viagem a Israel (1973)
  • Expôs desenhos de Jerusalém na Galeria lpanema, no RJ e no Gabinete de Artes Gráficas em São Paulo. (1974)

  • Agraciado com o 1º lugar na lnternational Cartoon Exhibition Athens, Atenas, Grécia e teve seu desenho publicado na capa do catálogo da exposição (1975)
  • Produziu cartões, aerogramas e selos comemorativos para os Correios (1977)
  • Ilustrou cartazes do Congresso da ASTA realizados pela Embratur (1977)
  • Representou o Brasil, a convite dos EUA no lnternational Symposium of Books and Broadcasting for Children (1979)
  • Exposição organizada pelo Consulado Britânico no Hotel Rio Palace, (RJ) faz uma retrospectiva de seus desenhos. A exposição contou com a presença da Princesa Anne. (1989)
  • Lança seu Livro de Arte ” A Porta/The Door” reunindo desenhos e pinturas de suas exposições realizadas no Brasil, Europa e Estados Unidos (2012)

Entrevista ao R7

Fonte: Entretenimento R7

Famoso na década de 1980 por ensinar técnicas de desenho a crianças e construir brinquedos com sucata doméstica na televisão, Daniel Azulay segue na ativa!

Aos 68 anos, o desenhista mantém no Rio de Janeiro, cidade onde vive, uma oficina de desenho em que ensina a arte de uma forma bastante espontânea.

Em entrevista ao R7, ele relembrou a Turma do Lambe-Lambe, sua mais famosa criação, que das tirinhas de jornais ganhou vida na televisão e foi um grande sucesso entre as crianças

Daniel e Beth Azulay, em exposição.

O desenho entrou na vida de Daniel Azulay de forma natural. Autodidata, desde criança ele já era apaixonado por criar.

— Eu era muito pequeno e já pegava minha chupeta e me via lambuzando tudo que vinha à minha frente. Com quatro, cinco anos, descobri que se passasse o dedo em cima de um bolo, conseguia fazer um desenho. Sem contar que, adorava criar personagens em carros empoeirados. Sou autodidata. Na escola, enquanto as crianças saíam para o recreio, eu ficava sozinho, sem falar com ninguém, só desenhando.

No fim da década de 1960, mais precisamente em 1969, Azulay começou a publicar suas primeiras histórias em quadrinhos em tirinhas de jornais.

— Meus desenhos estavam ali, em jornais conhecidos do Rio de Janeiro, como o Última Hora e o Correio da Manhã. Mas a Turma (do Lambe- Lambe) foi se consolidar mesmo no Jornal do Brasil. Por mais de dez anos eles estavam ali em um suplemento dominical do jornal. Depois disso, outras publicações passaram a se interessar pelo meu trabalho

Em 1976, Daniel Azulay recebeu do então produtor de TV Walter Clark o convite para trabalhar na televisão.

Os personagens do Lambe-Lambe ganharam formato televisivo e foram apresentados na TV Educativa e, depois, na Bandeirantes, com muito sucesso

Em 2014, Azulay lançou uma exposição chamada Juntos, Dizemos Não ao Crack e Outras Drogas, cujo o objetivo era consciencizar as crianças sobre o consumo das drogas.

Daniel Azulay com criança e o ‘Topetão’.

Neste trabalho, o artista plástico criou uma cartilha com ilustrações sobre o tema.

Com propósito de influenciar seu público de forma educativa, temas como A Lei Seca, Prevenção ao Álcool e Controle do Tabagismo, também transformaram-se em projetos do desenhista.

Capa do disco de vinil da Turma do Lambe-Lambe.

Você se lembra da Turma do Lambe-Lambe?

Ritinha, Piparote, Tristinho, Gilda, Pita, Professor Pirajá, Damiana e a simpática galinha Xicória eram os personagens.

Saiba mais sobre eles:

Pita

Alegre, vivo e tagarela. Quer ser um grande mágico, mas não tem o menor jeito. Adora meter o nariz onde não é chamado. Por essa razão, vive se metendo em confusões

Professor Pirajá

O sábio que conhece diversas ciências e a linguagem dos animais. Habilidoso engenheiro, transformou uma árvore da Floresta Amazônica em seu refúgio particular e num laboratório de pesquisas científicas. Também é defensor da ecologia

Gilda

Vaidosa e sentimental, é a cantora da Turma do Lambe-Lambe, cujo talento exercita nos seus banhos de banheira. Como dona de casa é muito desastrada e péssima cozinheira. Compra tudo o que vê nos anúncios de TV e adora andar na moda, sem se dar conta da cafonice de suas roupas esquisitas

Xicória

Uma galinha simpática e ótima cozinheira. Mora na árvore do Prof. Pirajá, onde é sua secretária, servindo, às vezes, de cobaia em suas pesquisas

Damiana

Muito alegre, intrometida e arteira. Especialista em provocar confusões. Está sempre inventando uma maneira diferente de fazer as coisas. Ela é capaz de fazer o impossível para ajudar os outros

Tristinho

Malabarista do Circo Lambe-Lambe. O astro do picadeiro, é trapezista, tratador de animais, equilibrista e grande companheiro de todos na turma

Ritinha

Tem sonhos de ter um negócio próprio. Vive dando asas a sua imaginação de empresária e comerciante. É uma garotinha muito gulosa que adora sorvetes, doces…

Piparote

O mais tímido da turma. Sonha em ser um domador de leões, mas tem pavor de cachorros. Pita é o seu grande companheiro de travessuras

“Sou autodidata. Na escola, enquanto as crianças saíam para o recreio, eu ficava sozinho, sem falar com ninguém, só desenhando.”

Daniel Azualay, em entrevista. / Fonte: Entretenimento R7

Daniel Azulay

Daniel Azulay

(Rio de Janeiro, 30 de maio de 1947)

70 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS

  • 1911 – É realizada a primeira prova de 500 Milhas de Indianápolis. Ray Harroun dirige seu monoposto Marmon Wasp para a vitória na prova inaugural de 500 Milhas de Indianápolis, atualmente uma das competições automobilísticas mais famosas do mundo.
  • 1982Belisario Betancur assume a presidência da Colômbia. Ocupou a presidência da Colômbia entre 30 de maio de 1982 e o ano de 1986. Seu mandato presidencial se caracterizou por obras sociais de envergadura, como o impulso à moradia popular e uma dramática redução do analfabetismo, assim como por uma busca contínua da paz,

5 ▒ FALECIMENTOS

1431Joana d’Arc ▒ Joana d’Arc (em francês: Jeanne d’Arc, IPA: [ʒan daʁk]; em italiano: Giovanna D’Arco; ca. 1412 – 30 de maio de 1431), cognominada “A Donzela de Orléans” (em francês: La Pucelle d’Orléans) e também conhecida como Joana d’Arc, a ruiva (em francês: Jeanne d’Arc, la rousse).

Joana d’Arc é uma heroína francesa e santa da Igreja Católica. Shakespeare retratou-a como uma bruxa; Voltaire escreveu um poema satírico, ou pseudo-ensaio histórico, em que a ridicularizava, intitulado La Pucelle d´Orléans ou “A Donzela de Orléans”.[1]

Joana foi queimada viva em 30 de maio de 1431, com apenas dezenove anos. A cerimónia de execução aconteceu na Praça do Velho Mercado (Place du Vieux Marché), às 9 horas, em Ruão.

 

1778Voltaire ▒ François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire (Paris, 21 de novembro de 1694 — Paris, 30 de maio de 1778), foi um escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês. Conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio, é uma dentre muitas figuras do Iluminismo cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Americana.


2002Mário Lago ▒ Mário Lago OMC (Rio de Janeiro, 26 de novembro de 1911 — Rio de Janeiro, 30 de maio de 2002) foi um advogado, poeta, radialista, compositor e ator brasileiro. Autor de sambas populares como “Ai! que saudade da Amélia” e “Atire a primeira pedra”, ambos em parceria com Ataulfo Alves, populares nas décadas de 1940 e 1950. Compôs também, a marcha carnavalesca “Aurora”, com Roberto Roberti, consagrada na interpretação de Carmen Miranda.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Brasil

Portugal

  • Dia Nacional de Prevenção do Cancro Cutâneo

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

Dia Mês Código Nome da cidade
30 05 430180 Barracão (RS)
30 05 150270 Conceição do Araguaia (PA)
30 05 312130 Descoberto (MG)
30 05 120033 Mâncio Lima (AC)
30 05 353500 Palestina (SP)
30 05 431780 Santo Augusto (RS)
30 05 316105 São Félix de Minas (MG)
30 05 354940 São Joaquim da Barra (SP)
30 05 355630 Valparaíso (SP)

O majestoso Rio Araguaia e suas praias e vista aérea da cidade – Conceição do Araguaia (PA) – 120 Anos

Conceição do AraguaiaPA

120 Anos

Aniversário – 30 de Maio

Fundação – 14 de abril de 1897

conceicaodoaraguaia.pa.gov.br

Conceição do Araguaia é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e microrregião de Parauapebas. O município possui uma população estimada de 46 395 mil habitantes, distribuídos em 5 829 km² de extensão territorial.[7][8]

Localiza-se no norte brasileiro, a uma latitude 49º15’53” sul e longitude 49º35’53” oeste.[6][7]

Com uma altitude de 165 metros acima do nível do mar, está situada à margem esquerda do Rio Araguaia, foi fundada pelo frade dominicano Frei Gil de Vilanova.

História

Tem seus primeiros registros ligados ao período do Brasil Imperial, mais precisamente ao ano de 1888, quando o religioso francês frei Gil Vilanova chegou no local para catequizar os índios Kaiapó.

A região se originou do extenso território de Baião. Inicialmente, foi criado um posto de catequese que mais tarde foi crescendo a ponto de se tornar um movimentado povoado.

Arcos da Praia das Gaivotas vistos da água – Conceição do Araguaia (PA) – 120 Anos

Em 1908, o então governador do Pará, Augusto Montenegro, elevou o povoado à categoria de cidade para fazer frente às ameaças do estado de Goiás de anexar a área a seu território.

Com a Revolução de 1930, houve a queda do comércio da borracha provocando a extinção do município que, por sua vez, reconquistou autonomia política três anos depois, em 1933.

Praia das Gaivotas – Conceição do Araguaia (PA) – 120 Anos

O resultado foi o desmembramento do vasto território em 5 municípios:

Santana do Araguaia (1961), Redenção, Rio Maria e Xinguara (1982) e Floresta do Araguaia (1993).

O nome da cidade é uma homenagem à padroeira da localidade original, Nossa Senhora da Conceição, e ao rio que banha a margem esquerda dessa terra, o Araguaia, que na língua tupi significa ‘rio do vale dos papagaios’.

Câmara Municipal – Conceição do Araguaia (PA) – 120 Anos

A guerrilha

Ver artigo principal: Guerrilha do Araguaia

Em 1972 o local foi palco de um movimento militar na fase mais radical da ditadura brasileira.

Nesse contexto, o exército brasileiro tomou de assalto a região do baixo Araguaia, fazendo de Marabá e Xambioá suas cidades-quartéis.

A ‘ocupação’ da área tinha por objetivo aniquilar o incipiente movimento de resistência que vinha sendo construído na região por militantes do Partido Comunista do Brasil.

Praça e busto em frente à Catedral Nossa Senhora da Conceição – Conceição do Araguaia (PA) – 120 Anos

Esta agressão militar, que atingiu não só os militantes comunistas, mas também a população local, deu início ao episódio que ficou conhecido pela história como a Guerrilha do Araguaia.

Até hoje vivem por lá ex-guerrilheiros e também ex-combatentes da guerrilha.

Catedral Nossa Senhora da Conceição – Conceição do Araguaia (PA) – 120 Anos

Embora a grande maioria prefira silenciar-se sobre o assunto, principalmente os familiares dos envolvidos diretamente nessa história, a guerrilha tem um forte apelo turístico, tanto que inspirou a Paratur e a secretaria de turismo do município e de outros municípios vizinhos, a roteirizar produtos relacionados ao tema.

O resultado é o roteiro “Trilhas do Araguaia” que, embora o nome ainda esteja sendo discutido, levará o tema, juntamente com outros ícones da cultura, da arte, da gastronomia e do artesanato locais.Seus artistas locais são representantes das várias áreas da cultura, musical, literária e plásticas.

Conhecidos não somente pelo público local, como também, em outras partes do país.

Entres eles: Moacir Costa que morreu no dia 3 de Março de 2015 (In memoriam), Orlando Mendoça, Wilson Leite, “Manelão” que morreu em 2012 , Isaú Coelho, Viani Braga, José Valdir,Alan Rocha dos Santos. Obras: Dezoito Rosas (censurado) História de Fé e vida e A Caverna do Saber, Leonardo Luz e Fortes Sobrinho.

Geografia / Clima

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde 1961 a menor temperatura registrada em Conceição do Araguaia foi de 9,2 °C em 3 de junho de 1964,[9] e a maior atingiu 41,3 °C em 15 de setembro de 2010.[10]

O maior acumulado de precipitação em 24 horas foi de 209 milímetros em 15 de fevereiro de 1991.

Alguns outros grandes acumulados foram 164,6 mm em 11 de dezembro de 2000, 163,2 mm em 14 de fevereiro de 2014 e 152,9 mm em 27 de novembro de 1995. [11]

O índice mais baixo de umidade relativa do ar atingiu 17%, em 12 de agosto de 1963.[12]

Jogos indígenas

A cidade foi sede dos III Jogos Indígenas do Pará no ano de 2006, em uma arena com o rio Araguaia ao fundo, tendo várias etnias participado dessa grande festa dos povos indígenas do Brasil.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s