☺ CAPA • João do Pulo 63 Anos

▒ CIDADE • Senhor do Bonfim (BA) 132 Anos

▒ NASCIMENTOS • Ian Fleming • Teotônio Vilela • Frank Drake • Carroll Baker • Zelda Rubinstein • Zózimo do Amaral • Cecil Thiré • Gladys Knight • John Fogerty • Patch Adams • Sondra Locke • Mara Manzan • Kylie Minogue • Chiara Mastroianni

▒ FALECIMENTOS • Francisco Otaviano • Alfredo Volpi • Gary Coleman

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1908Ian Fleming ▒ Ian Lancaster Fleming (Londres, 28 de maio de 1908 – Cantuária, 12 de agosto de 1964) foi um escritor, jornalista e agente de inteligência britânico, mais conhecido por criar a série de romances de espionagem James Bond. Ele nasceu em uma família rica conectada com um banco mercante enquanto seu pai foi um membro do parlamento de 1910 até sua morte em 1917.


1917Teotônio Vilela ▒ Teotônio Brandão Vilela (Viçosa, 28 de maio de 1917 – Maceió, 27 de novembro de 1983) foi um empresário e político brasileiro. Dentro de duas décadas foi deputado estadual, vice-governador e senador, reeleito para este último no pleito seguinte.


1930Frank Drake ▒ Frank Donald Drake (Chicago, 28 de maio de 1930) é um astrônomo e astrofísico estado-unidense. Ele é conhecido por ter fundado o SETI e criado a equação de Drake. Em 1972, Drake projetou, com Carl Sagan, a Placa Pioneer, a primeira mensagem enviada ao espaço. Dois anos depois, ele escreveu a Mensagem de Arecibo. Mais tarde ele foi supervisor na produção do Disco de Ouro da Voyager. Em 2015, em Londres, Drake, Martin Rees e o empresário russo Yuri Milner, juntamente com o físico Stephen Hawking, [1] forneceram US$ 100 milhões para os melhores pesquisadores do SETI.


1931Carroll Baker ▒ Carroll Baker (Johnstown, Pennsylvania, 28 de Maio de 1931 -), é uma atriz norte-americana. A Warner Brothers, sentindo uma futura Marilyn Monroe, lançou Carroll em Giant (1956) e Baby Doll (1956).


1933Zelda Rubinstein ▒ Zelda Rubinstein (Pittsburgh, 01 de janeiro de 1933 — Los Angeles, 27 de janeiro de 2010) foi uma atriz americana. Com apenas 1,30 m de altura e uma voz peculiar, Rubinstein deu vida em três ocasiões a Tangina Barrons na trilogia Poltergeist, história escrita e produzida por Steven Spielberg, na qual a atriz entrou na pele de uma vidente que enfrentava forças demoníacas.


1941Zózimo Barrozo do Amaral ▒ Zózimo Barrozo do Amaral (Rio de Janeiro, 28 de maio de 1941 — Miami, 18 de novembro de 1997) foi um dos mais prestigiados jornalistas do Brasil na segunda metade do século XX. Uma estátua em tamanho natural do jornalista, feita pelo artista plástico Roberto Sá, foi inaugurada no Leblon,em 2001.Também no Rio, há um centro comunitário com seu nome.


1943Cecil Thiré ▒ Cecil Aldary Thiré (Rio de Janeiro, 28 de maio de 1943) é um consagrado ator e diretor brasileiro. Atua em cinema, teatro e televisão e é professor de interpretação. É filho da consagrada atriz Tônia Carrero e do artista plástico Carlos Arthur Thiré. É pai de Miguel Thiré, Carlos Thiré e Luísa Thiré.

1944Gladys Knight ▒ Gladys Knight (nascida como Gladys Maria Knight em 28 de maio de 1944) é uma cantora americana de soul e R&B. Fez muito sucesso na segunda metade do século XX com sua banda Gladys Knight & the Pips, que continha em sua formação o irmão e os primos da cantora (Merald “Bubba” Knight; Edward Patten e William Guest), respectivamente. Gladys é conhecida também por, Empress of Soul, Imperatriz do Soul, em português.


1945John Fogerty ▒ John Cameron Fogerty (Berkeley, Califórnia, 28 de maio de 1945) é um cantor, guitarrista e compositor norte-americano, fundador e ex-líder da banda de country rock Creedence Clearwater Revival. É considerado um dos maiores e mais influentes guitarristas e compositores da história do rock’n roll mundial.


1945Patch Adams ▒ Hunter Doherty “Patch” Adams (Washington D.C., 28 de maio de 1945) é um médico norte-americano, famoso por sua metodologia inusitada no tratamento de enfermos. É formado pela Virginia Medical University, e o fundador do Instituto Gesundheit, em 1971[1].

Inspirou o filme ‘Patch Adams‘, onde foi interpretado por Robin Williams.


1947Sondra Locke ▒ Sondra Locke (nascida em 28 de Maio de 1947 em Shelbyville, Tennessee) é uma atriz e cineasta americana[1]. Ficou conhecida por contracenar com Clint Eastwood, na época, seu companheiro. Fez sua estreia em 1968 no filme The Heart Is a Lonely Hunter com Alan Arkin. Este filme fez com que recebesse uma nomeação para o Oscar.


1952Mara Manzan ▒ Mara Virgínia Manzan (São Paulo, 28 de maio de 1952 — Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2009) foi uma atriz brasileira. O seu papel de maior destaque na televisão foi o de “Odete”, na novela O Clone, que se transformou em sucesso nacional com o bordão em que afirmava sobre o Piscinão de Ramos que “Cada mergulho é um flash!“.


1968Kylie Minogue ▒ Kylie Ann Minogue, OBE (Melbourne, 28 de maio de 1968) é uma cantora, compositora, atriz e filantropa australiana. Após o início da sua carreira como atriz infantil na televisão australiana, ela alcançou o reconhecimento através de seu papel na televisão na novela Neighbours.


1972Chiara Mastroianni ▒ Chiara-Charlotte Mastroianni (Paris, 28 de Maio de 1972) é uma atriz francesa, filha da atriz Catherine Deneuve e do ator italiano Marcello Mastroianni. Em 1979 fez uma pequena participação no filme A Nós Dois, estrelado por sua mãe, e em 1987 também fez uma pequena participação no filme Olhos Negros, estrelado por seu pai, como uma das garotas das flores.

Zózimo Barrozo do Amaral, Paulo Marinho e Ricardo Boechat.

3 ▒ CAPA do DIA

João do Pulo

63 Anos

João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo (Pindamonhangaba, 28 de maio de 1954São Paulo, 29 de maio de 1999), foi um atleta, especializado em saltos, sendo ex-recordista mundial do salto triplo, medalhista olímpico e tetra-campeão pan-americano no triplo e no salto em distância, militar e político brasileiro.

Militar por formação profissional, após abandonar o atletismo em virtude de um desastre automobilístico em que perdeu uma perna, tornou-se político, sendo eleito para dois mandatos como deputado estadual em seu estado natal, São Paulo.[1] [2][3]

Carreira

Órfão de mãe, começou a trabalhar aos sete anos de idade, como lavador de carros.

Em 1973, treinado pelo então professor da USP Pedro Henrique de Toledo, o Pedrão, quebrou o recorde mundial júnior de salto triplo no Campeonato Sul-Americano de Atletismo com a marca de 14,75 m.

Em 1975, já como atleta adulto nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, o cabo do Exército Brasileiro conquistou a medalha de ouro no salto em distância com a marca de 8,19 m e, em 15 de outubro, também a medalha de ouro no salto triplo, com a incrível marca de 220 m, quebrando o recorde mundial desta modalidade em 45 cm, e que pertencia ao soviético Viktor Saneyev.

Era o favorito à medalha de ouro no salto triplo nos Olimpíada de Montreal mas, convalescendo de uma cirurgia na barriga, saltou apenas 16,90 m e foi superado por Saneyev (17,29 m) e pelo norte- americano James Butts (17,18 m), ficando com a medalha de bronze

Além disso, foi quarto colocado no salto em distância.

Pulinho posa com a bola de basquete ao lado do Centro Esportivo João do Pulo (seu pai), em Pindamonhangaba.

Nos Jogos Pan-americanos de Porto Rico, tornou-se bicampeão tanto do salto triplo como do salto em distância, acumulando um tetracampeonato pan-americano em duas provas.

Neste último, derrotou ninguém menos que o futuro tetracampeão olímpico da prova, Carl Lewis.[4]

Controvérsia em Moscou

A disputa do salto triplo em Moscou 1980 foi coberta de controvérsias com relação ao favorecimento aos atletas da casa pelos juízes soviéticos.

O tricampeão olímpico Viktor Saneyev e seu compatriota Jaak Uudmae eram os atletas do país na prova.

João, recordista mundial com a marca até então inatingível de 17,89 m, conquistada em 1975 nos Jogos Panamericanos da Cidade do México era o maior adversário dos dois atletas da casa.

João do Pulo (à esquerda) e Adhemar Ferreira da Silva, no restaurante, em São Paulo.

João teve dois saltos anulados durante a disputa pelos fiscais soviéticos e um deles considerado por analistas internacionais como um novo recorde mundial, acima dos 18 metros; os mesmos observadores consideraram os dois saltos perfeitamente válidos.

A intenção, segundo os críticos, era dar um quarto e inédito título olímpico a Saneyev, então tricampeão olímpico da modalidade.

Mesmo assim, Saneyev ficou apenas com a prata – 17,24 m – sendo superado por Uudmae – 17,35 m – e João ficou com o bronze de um de seus saltos menores validados, 17,22 m.[2][3]

Na época, o técnico letão de Uudmae, Harry Seinberg, chegou a confessar, em conversas informais, que as marcas de João haviam sido alteradas para favorecer os atletas da casa, mas nunca confirmou sua afirmação à IAAF nem ao COI.

Apenas em 2000, vinte anos após os Jogos de Moscou, o jornal australiano The Sydney Morning Herald, o maior da Austrália, fez uma grande reportagem demonstrando que os saltos anulados do brasileiro faziam parte de uma operação soviética para dar o tetracampeonato olímpico a Saneyev.

O plano acabou não dando certo por causa do melhor salto de Uudmae mas mesmo assim a medalha de ouro ficou com a URSS.[2]

Títulos mundiais de João do Pulo

Em contraponto à falta de sorte em Olimpíadas, na era pré-Campeonato Mundial de Atletismo João do Pulo foi tricampeão mundial do salto triplo em 1977 (em Düsseldorf), 1979 (em Montreal) e 1981 (em Roma), com 17,37 m, vencendo Jaak Uudmae, um ano depois dos Jogos Olímpicos, e o futuro recordista mundial Willie Banks, dos Estados Unidos).[5]

Pelé (o terceiro da esquerda para a direita), com os ex-jogadores Ademir da Guia (E), Roberto Rivelino (D) e o ex-triplista João do Pulo, na Academia Rivelino Sport

Porta-bandeira do Brasil no desfile de abertura em Montreal 1976 e em Moscou 1980, João foi o principal ídolo do esporte dito amador brasileiro entre 1975 e 1981.[2]

Acidente e morte

João Carlos de Oliveira teve a carreira de atleta brutalmente interrompida em 22 de dezembro de 1981, quando sofreu um grave acidente automobilístico na Via Anhanguera, no sentido Campinas-São Paulo.

Da esquerda para a direita, Pulinho (filho de João do Pulo), sua mãe Lili e seu irmão.

Após quase um ano de internação na UTI, sua perna direita teve de ser amputada, no que significou o encerramento de sua carreira de atleta.

Nos seguintes, estudou Educação Física e entrou na vida política, tendo sido eleito deputado estadual em São Paulo pelo Partido da Frente Liberal, em 1986, e reeleito em 1990.

Não conseguiu se reeleger em 1994 e 1998.[2]

João do Pulo morreu em 1999 devido a cirrose hepática e infecção generalizada; passou os últimos anos de vida solitário, sofrendo de depressão, alcoolismo e com problemas financeiros — chegou a ser preso por não pagar pensão alimentícia a um de seus dois filhos.

Sua única fonte de renda era o soldo de segundo tenente reformado do Exército, instituição que sempre reconheceu seus feitos pelo esporte nacional e o homenageou em vida em diversas ocasiões.[2]

Seu recorde mundial somente foi batido quase dez anos depois, pelo norte-americano Willie Banks, com 17,90 m, em Indianápolis, em 16 de junho de 1985.

Seu recorde brasileiro e sul-americano só foi batido mais de vinte e um anos depois, por Jadel Gregório, com 17,90 m, em Belém, em 20 de maio de 2007 (que coincidentemente também foi atleta do antigo técnico de João do Pulo, Pedrão).[2]

Eleito pela Federação Mundial de Atletismo como o 4.º maior triplista da história, João também teve seu nome marcado na MPB: foi homenageado pelos compositores Aldir Blanc e João Bosco com a canção “João do Pulo”.[6]

Selo de João do Pulo

O atleta recebeu uma homenagem póstuma dos Correios em 15 de outubro de 2016, pelos 41 anos do recorde estabelecido no Pan de 1975 virando selo e carimbo .[7]

A mentalização do alcance

“Hoje, um novo recorde mundial”.

João do Pulo – Assim, começava o ritual de um dos maiores nomes do esporte brasileiro rumo a mais uma conquista nas pistas de atletismo de todo o mundo. Uma batida de pé direito no chão e a frase em voz alta. / Fonte: Show do Esporte

João do Pulo

João Carlos de Oliveira

(Pindamonhangaba, 28 de maio de 1954— São Paulo, 29 de maio de 1999)

63 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS

  • 585 a.C. — Data tradicional do eclipse previsto por Tales de Mileto, considerado por muitos a data de fundação da Filosofia ocidental. No mesmo dia teve a Batalha de Hális, que foi decidida pelo eclipse.
  • 1358 — Início da Jacquerie, uma revolta popular em França.
  • 1898 — O fotógrafo italiano Secondo Pia tira as primeiras fotografias do Santo Sudário.
  • 1914 — Em Londres, o cientista Archibald Low apresentou um aparelho para emissão de imagens a distância, a que deu o nome de TeleVista, que é considerado um dos precursores da televisão.

1930 — O Chrysler Building é inaugurado na Cidade de Nova Iorque, tornando-se o prédio mais alto do mundo.


1937 — A Volkswagen é fundada.


1937 — A Ponte Golden Gate da cidade de San Francisco, Califórnia é oficialmente aberta.


1961 — Artigo do advogado Peter Benenson, intitulado “The forgotten prisoners” é publicado no jornal The Observer, lançando uma campanha pela anistia, considerado o marco para a criação da Anistia Internacional.


1964 — A Organização para a Libertação da Palestina é formada.



2007 — A japonesa Riyo Mori vence o Miss Universo, e é a 2.ª mulher do seu país a ganhar o concurso. A brasileira Natália Guimarães ficou em 2.º lugar.


5 ▒ FALECIMENTOS

1889Francisco Otaviano ▒ Francisco Otaviano de Almeida Rosa (Rio de Janeiro, 26 de junho de 1825 — Rio de Janeiro, 28 de junho de 1889) foi um advogado, jornalista, diplomata, político e poeta brasileiro. Foi deputado geral e senador do Império do Brasil de 1867 a 1889. É patrono da cadeira 13 da Academia Brasileira de Letras. Foi negociador do Tratado da Tríplice Aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai.

Quem passou pela vida em branca nuvem,

E em plácido repouso adormeceu;

Quem não sentiu o frio da desgraça,

Quem passou pela vida e não sofreu,

Foi espectro de homem, não foi homem,

Só passou pela vida, não viveu.”

Poesia ‘Ilusões da Vida’, de Francisco Otaviano de Almeida Rosa.


1988Alfredo Volpi ▒ Alfredo Volpi (Lucca, 14 de abril de 1896 — São Paulo, 28 de maio de 1988) foi um pintor ítalo-brasileiro considerado pela crítica como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. Uma das características de suas obras são as bandeirinhas e os casarios. Grande colorista, explorou através das formas, composições magníficas. Em conjunto com Arcangelo Ianelli e Aldir Mendes de Souza, formou uma tríade de exímios coloristas, foco de livro denominado 3 Coloristas, escrito por Alberto Beuttenmüller.

2010Gary Coleman ▒ Gary Wayne Coleman (Zion, 8 de fevereiro de 1968 — Provo, 28 de maio de 2010) foi um ator americano. Foi protagonista de Diff’rent Strokes (Arnold, no Brasil). Devido a uma disfunção renal que o impossibilitou de crescer, ele parecia ser uma criança de oito anos até o último ano da série, 1986. Tornou-se astro da noite para o dia, aparecendo em comerciais e estrelando em 1982 o seu próprio desenho animadoThe Gary Coleman Show (exibido no Brasil pela Rede Manchete, com o nome Andy, o Anjinho da Guarda).
 

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

  • Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna [1]Bahia Brasil

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

Dia Mês Código Nome da cidade
28 05 500060 Amambai (MS)
28 05 520590 Corumbaíba (GO)
28 05 431170 Machadinho (RS)
28 05 150430 Maracanã (PA)
28 05 150490 Muaná (PA)
28 05 293010 Senhor do Bonfim (BA)
28 05 355620 Valinhos (SP)
28 05 432290 Viadutos (RS)

Senhor do BonfimBA

132 Anos

28 de maio de 1885

senhordobonfim.ba.gov.br

Senhor do Bonfim é um município brasileiro localizado no centro norte da Bahia. Localizado a 375 km da capital Salvador, tem uma população de aproximadamente 81.330 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE.

Localização de Senhor do Bonfim (BA) – 132 Anos.

De clima quente e úmido o ano todo, seu bioma é a Caatinga.

O município possui uma forte tradição de festas juninas e é considerada a capital baiana do forró.

História

A história da formação de Senhor do Bonfim está diretamente relacionada à busca de ouro e pedras preciosas e à introdução da criação de gado no sertão baiano.

Em fins do século XVI, portugueses pertencentes à Casa da Torre, organizavam expedições com destino ao rio São Francisco e às minas de ouro de Jacobina, iniciando a ocupação do interior da província e a formação de vias de comunicação com o litoral.

Situado em zona de passagem dessas expedições, estabeleceu-se no território do atual município uma rancharia de tropeiros no século XVII, servindo de pouso para vaqueiros, bandeirantes e desbravadores que transitavam naquela região.

Na mesma época, dentro da estratégia de catequese das populações indígenas, foi criado o arraial da Missão do Sahy a partir de 1697, dirigido pela Ordem dos Frades Menores ou Ordem dos Padres Franciscanos.

Catedral de Senhor do Bonfim (BA) – 132 Anos.

No Arraial, estabelecido nas proximidades de uma aldeia pataxó, foram construídos convento e igreja sob invocação de Nossa Senhora das Neves.

Em 1720, o arraial do Sahy passou à categoria de Vila, sediando a comarca de Jacobina até 1724, quando a sede foi transferida para a Vila de mesmo nome.

Com o crescimento da atividade pecuária, a expansão das pastagens e o conseqüente avanço da ocupação do sertão baiano, formou-se uma povoação ao redor da antiga rancharia, às margens da estrada das Boiadas.

Rodovia BR-407 — Senhor do Bonfim (BA) – 132 Anos.

Em 1750, o núcleo contava com várias edificações e com população estabelecida, recebendo a denominação de arraial de Senhor do Bonfim da Tapera.

O Arraial, além de rota para a penetração no território, destacava-se como importante núcleo, desenvolvendo-se com base em atividades ligadas à criação de gado.

As riquezas minerais da Região, além da localização privilegiada do Arraial, atraiam grande número de tropeiros, aventureiros e peões vindos de outras partes da Bahia e do Nordeste, dificultando o controle e a ordem na localidade.

Prefeitura — Senhor do Bonfim (BA) – 132 Anos.

O município criado em 1776 por força de Carta Régia, para solucionar os constantes problemas que surgiam, em 1799 com a população local que chegava a 600 pessoas, requereu ao governo da Província a criação da Vila, solicitação que foi atendida no mesmo ano com a instalação da Vila Nova da Rainha em primeiro de outubro.

Em 1885 a vila foi elevada à categoria de cidade, passando a chamar-se Senhor do Bonfim.

Geografia

Sua população é estimada em 80 769[7]mil habitantes, de acordo com o Censo 2016 e possui uma área de 827 km².

A cidade está localizada no sopé sul da Serra do Gado Bravo, extensão da Chapada Diamantina, na Cordilheira do Espinhaço. Sua altitude, na região central da cidade é de 453 metros acima do nível do mar, mas possui locais na extensão do município com altitude superior a 600 metros.

Escultura da pantera no Parque da cidade — Senhor do Bonfim (BA) – 132 Anos.

Por ter localização privilegiada, é sempre verde em todos os meses do ano, sempre abastecida de frutas e verduras da região denominada “Grota”, nos vales da cordilheira.

Nos seus domínios encontram-se várias nascentes de rios, todos pertencentes à bacia do Rio Itapicuru.

Existem vários açudes no município, como o Açude do Sohen, Açude do Quiçé, Açude da Boa Vista, que ajudam a minorar a falta d’água nos tempos de seca. Esses açudes represam riachos também pertencentes à bacia do rio Itapicuru.

Comércio da cidade — Senhor do Bonfim (BA) – 132 Anos.

Distritos

  • Carrapichel
  • Igara
  • Missão do Sahy
  • Quiçé
  • Tijuaçu

Câmara Municipal — Senhor do Bonfim (BA) – 132 Anos.

Povoados

  • Baraúnas
  • Barroca do Faleiro
  • Barro
  • Boa Vista
  • Caatinguinha
  • Cachoeirinha
  • Campo do Meio
  • Canavieira
  • Cariacá
  • Coité
  • Estiva
  • Itapicuru
  • Lagoa do Boi
  • Lagoa do Peixe
  • Passagem Velha
  • Socotó
  • Tanquinho
  • Terrerinho
  • Umburanas

Turismo

Senhor do Bonfim é considerada a Capital Baiana do Forró.

Seu São João, que é o maior evento junino da Bahia e está entre os maiores do Brasil, é muito conhecido por sua guerra de espadas e tradição cultural de seu povo de acender fogueiras em frente às suas residencias.

As noites juninas são animadas por inúmeros grupos de forró e desfiles de ‘quadrilhas’, que seguindo a tradição portuguesa consiste em pares que executam várias evoluções de passos de dança, sempre ao ritmo do forró pé de serra.

A festa em Senhor do Bonfim transcorre durante todo o mês de junho e envolve toda a área urbana.

Várias ruas são decoradas com motivos juninos e nordestinos, tendo como homenageada a figura de Luiz Gonzaga.

Durante os festejos desta época, a cidade de Senhor do Bonfim recebe cerca de 80 mil visitantes.

Nesses dias é possível conhecer e desfrutar uma enorme variedade de pratos da culinária nordestina, como o bode assado, a buchada, o sarapatel, o feijão de torresmo, a legítima carne do sol do sertão, o feijão verde, o andu, a canjica, a pamonha, os mingaus variados, o baião de dois, dentre outros.

A variedade de bebidas típicas dos festejos como os licores caseiros é abundante, e é essencial provar desde os mais tradicionais, como o de jenipapo, maracujá, laranja e gengibre como os mais modernos, de uvas passas.

Feira Orgânica — Senhor do Bonfim (BA) – 132 Anos.

Vegetação

Na área do município é possível observar vários tipos de vegetação, desde a densa mata serrana, remanescente da Mata Atlântica, até a caatinga, sendo um observatório perfeito para quem pretende contemplar ou estudar os aspectos da cobertura vegetal do Nordeste Brasileiro.

As serras são especiais para a prática do moto-cross e trilhas, adequadas para hiking. Para os amantes da vela, a 40 quilômetros de distância, as represas de Ponto Novo e Pindobaçu, são ótimas para a prática desse esporte, sendo que na primeira existe uma etapa da Copa de Vela da Bahia. Nesses dois lagos pratica-se também pesca esportiva.

No Monte Tabor, localizado no distrito de Missão do Sahy, ainda podem ser encontradas ruínas das edificações realizadas pelos padres franciscanos, principalmente de uma capela no topo da elevação.

Praça Nova do Congresso (que se chamava Benjamin Constant) – O casarão da esquerda era a sede da Sociedade 25 de Janeiro — Senhor do Bonfim (BA) – 132 Anos.

A cidade também realiza anualmente, no mês de julho, a procissão de São Cristóvão, considerado o santo padroeiro dos motoristas.

A concentração acontece no perímetro do Terminal Rodoviário, a partir das 18:00h, sai pela BR e entra na cidade.

Crianças, jovens e adultos, acompanham o movimento das buzinas e luzes, que homenageia o santo. O cortejo encerra-se defronte a Catedral diocesana onde os motoristas recebem a benção dos seus veículos e acessórios utilizados no seu dia a dia.

Rodoviária de Senhor do Bonfim (BA) – 132 Anos.

Economia

A região que Senhor do Bonfim centraliza é uma rica província mineral, destacando-se a grande produção de cobre (Mina da Caraíba), Cromo (Mina de Pedrinhas e Ferbasa), ouro, vanádio, magnesita, ferro, manganês, calcita, granito, ametista (Mina da Cabeluda), esmeralda (Minas da Carnaíba e Socotó) e níquel.

Possui também uma intensa atividade agropecuária, com produção considerável de milho e feijão bem como de gado de corte.

Destaca-se também na pecuária leiteira. Possui dois matadouros para abate do gado bovino, caprino e ovino e começa a destacar-se também na produção de suínos.

Merece destaque a agricultura familiar que serve de sustento para uma parcela considerável da população e é geralmente comercializada na feira livre, pelos próprios produtores.

Das quintas-feiras aos sábados, a feira livre da cidade é considerada uma das maiores da Bahia, devido ao alto número de produtos comercializados e de sua variedade.

Educação

Senhor do Bonfim é uma das quatro cidades baianas (Vitoria da Conquista, Salvador e Cachoeira) a sediar o Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, fundado a 22 de junho de 1937, além de uma variada rede de escolas particulares e públicas, como o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Colégio Isabel de Queiroz, Colégio Teixeira de Freitas, dentre outros.

Em 1986, foi inaugurada a então Faculdade de Educação de Senhor do Bonfim, hoje Departamento de Educação do Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, considerada pioneira e uma das mais tradicionais instituições do ensino superior público na Bahia e que oferece cursos de graduação, licenciaturas e bacharelados em diversas áreas, como também Cursos de Especialização lato sensu e Mestrado.

E em 2017, a faculdade tem aprovação de licenciatura em Artes Cênicas.

A cidade abriga um campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano – IFBaiano (antiga Escola Agrotécnica), que oferece Cursos Técnicos de nível médio e pós-médio, cursos do PRONATEC, Graduação, Ensino à Distância e Pós- graduação.

Esta Escola é considerada a melhor escola pública da região e possui um parque de construções e equipamentos de alta tecnologia.

A UAB – Universidade Aberta do Brasil, articulada com a Universidade São Carlos, uma das maiores do país, trouxe o primeiro curso a distância, e até hoje o único, de Engenharia Ambiental, muito importante para a região.

Em 2014 a Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, inaugurou um campus na cidade, que possui ainda uma ampla gama de instituições privadas de nível superior, tornando o município um polo de referência educacional na região.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Anúncios

Escrito por Paul Sampaio

PAUL SAMPAIO CHEDIAK ALVES é professor, locutor, apresentador de rádio e TV, web designer e diretor fundador da REDE SAMPAIO de Televisão e Sites.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s