☺ CAPA • Ivete Sangalo 45 Anos

▒ CIDADE • Tabira (PE) 68 Anos

▒ NASCIMENTOS • Vincent Price • Christopher Lee • Consuelo Leandro • Louis Gossett Jr. • Alcione Mazzeo • Siouxsie Sioux • Renato Rocha • Zequinha Barbosa • Roberto Bomtempo • Bel Kutner • Joseph Fiennes • Jamie Oliver • José Loreto

▒ FALECIMENTOS • João Calvino • Dino 7 Cordas • Leina Krespi

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1911Vincent Price ▒ Vincent Leonard Price Jr. (St. Louis, 27 de maio de 1911 — Los Angeles, 25 de outubro de 1993) foi um ator norte-americano. Começou no teatro, depois passou ao cinema onde ficou mundialmente conhecido por contracenar em filmes de suspense e terror, o que lhe rendeu a alcunha de Mestre do Macabro.

1922Christopher Lee ▒ Christopher Frank Carandini Lee Kt., CBE,CStJ (Londres, 27 de maio de 1922 — Londres, 7 de junho de 2015) foi um ator britânico conhecido por sua versatilidade e longevidade cinematográfica, além de um notório cantor de metal progressivo.


1932Consuelo Leandro ▒ Consuelo Leandro, nome artístico de Maria Consuelo da Costa Ortiz Nogueira (Lorena, 27 de maio de 1932 — São Paulo, 5 de julho de 1999) foi uma atriz e comediante brasileira. Consuelo se destacou na TV em humorísticos como “Noites Cariocas“, “Praça da Alegria“, “A Praça é Nossa” (fazia a Cremilda, a esnobe mulher do marido Oscar) e “A Escolinha do Golias” e “Veja o Gordo“, no SBT.


1936Louis Gossett Jr. ▒ Louis Cameron Gossett, Jr. mais conhecido como Louis Gossett Jr. (Nova York, 27 de maio de 1936), é um premiado ator norte-americano. Ao longo de mais de 5 décadas de carreira Gossett faturou um Oscar, um Emmy, dois Globos de Ouro e um NAACP Image Award. Ao faturar o Oscar de melhor ator coadjuvante em 1983 fez história como primeiro ator negro a ganhar nesta categoria.


1952Alcione Mazzeo ▒ Alcione Mazzeo (Santos, 27 de maio de 1951) é uma ex-modelo e atriz brasileira. Atuou principalmente nas décadas de 70 e 80. Em 1973, fez sua primeira aparição no cinema nacional em “Amante muito louca”, de Denoy de Oliveira. Depois dessa pequena participação vieram mais 12 filmes, alguns como protagonista. Na TV, sua estreia foi no Fantástico, atuando em vídeoclipes.


1957Siouxsie Sioux ▒ Susan Janet Ballion (Bromley, Londres, 27 de maio de 1957) mais conhecida como Siouxsie Sioux é uma cantora britânica, vocalista da banda pós-punk, Siouxsie & The Banshees, e de seu projeto paralelo formado com Budgie, a banda The Creatures. Considerada uma das mais importantes artistas de sua geração e um dos ícones do rock desde a década de 1970 até aos dias de hoje, influenciando vários artistas de sua época e posteriormente.


1961Renato Rocha ▒ Renato da Silva Rocha, conhecido também como Billy ou Negrete (Rio de Janeiro, 27 de maio de 1961 – Guarujá, 22 de fevereiro de 2015) foi um músico brasileiro. Era baixista e compositor da banda Legião Urbana, e participou dos três primeiros discos do grupo: Legião Urbana, Dois e Que País É Este.

1961Zequinha Barbosa ▒ José Luís Barbosa, conhecido como Zequinha Barbosa, (Três Lagoas, 27 de maio de 1961) é um ex-atleta brasileiro. Zequinha enfrentou a pobreza para se tornar um dos principais meio-fundistas do mundo.


1963Roberto Bomtempo ▒ Roberto Bomtempo de Castro Júnior (Rio de Janeiro, 27 de maio de 1963) é um ator, diretor e preparador de elenco brasileiro, sendo filho da atriz Regina Sampaio.[1] Desde 2010 é preparador de elenco das telenovelas da RecordTV.[2] Ganhou o Kikito de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante, no Festival de Gramado, por A Maldição de Sanpaku (1991). Ganhou o Lente de Cristal de Melhor Ator, no Festival de Cinema Brasileiro de Miami, por Tolerância (2000).


1970Bel Kutner ▒ Isabel Kutner de Souza, mais conhecida como Bel Kutner (Rio de Janeiro, 27 de maio de 1970), é uma atriz e diretora de teatro brasileira. Filha dos atores Dina Sfat e Paulo José, e irmã da também atriz Ana Kutner e da diretora Clara Kutner. Em 2012 estava na novela Gabriela. Fez a novela Amor à Vida, interpretando a enfermeira Joana Rangel. Seu mais recente trabalho na TV foi na novela Verdades Secretas, em 2015.


1970Joseph Fiennes ▒ Joseph Alberic Twisleton- Wykeham-Fiennes (Salisbury, 27 de maio de 1970) é um ator inglês. Ele é mais conhecido por seus papéis de William Shakespeare no filme Shakespeare in Love, Robert Dudley em Elizabeth, como Comissário Danilov em Enemy at the Gates, como o monsenhor Timothy Howard em American Horror Story: Asylum e como Lutero no filme Luther.


1975Jamie Oliver ▒ James Trevor Oliver, ou simplesmente Jamie Oliver (Clavering, Essex, 27 de maio de 1975), é um chef de cozinha e personalidade televisiva do Reino Unido. É conhecido pelo uso de alimentos naturais e orgânicos e por seu trabalho recente em mudar hábitos alimentares nas escolas britânicas.


1984José Loreto ▒ Formado em cinema pela CAL, estreou na televisão em 2005 interpretando o personagem Marcão na novela teen Malhação.[1] Aos 20 anos foi morar em Hollywood, nos Estados Unidos, onde trabalhou de segurança de famosos como Stevie Wonder e Gisele Bündchen.[2] Ganhou notoriedade em 2012 ao interpretar o personagem Darkson em Avenida Brasil.

3 ▒ CAPA do DIA

Ivete Sangalo

45 Anos

Ivete Maria Dias de Sangalo Cady[9][10] (Juazeiro, 27 de maio de 1972)[7][11] é uma cantora, compositora, instrumentista, apresentadora, atriz, produtora musical e empresária brasileira.

Alcançou sucesso ainda como vocalista da Banda Eva, vendendo mais de 4 milhões de discos, e chegando a fazer cerca trinta shows por mês.[12][13][14]

Durante toda sua carreira já vendeu cerca de 20 milhões de cópias, se transformando em uma das maiores artistas com vendagem de discos no Brasil. [10][15][16][17]

Ivete é mais frequentemente reconhecida pela sua poderosa voz, carisma e notáveis performances durante os seus shows.[8][17] [18][19][20][21]

Em sua carreira, recebeu:

  • 15 indicações ao Grammy Latino, tendo ganhado três vezes, uma de ‘Melhor Álbum Brasileiro de Raízes/ Música Regional’ em 2005,[22] e os últimos, conquistados em 2012 e 2014, respectivamente, por ‘Melhor Álbum de Música Popular Brasileira’ pelo especial Ivete, Gil e Caetano,[23][24] e ‘Melhor Álbum de Música Pop Contemporâneo’ por Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo 20 anos[25][26] [27] ;
  • É recordista do Prêmio Multishow, contabilizando 16 conquistas;
  • Também é a artista mais premiada nos “Melhores do Ano” da Rede Globo, com onze troféus, sendo oito de ‘Melhor Cantora’ e três de ‘Melhor Música’.[28]
  • Ivete também ganhou seis Troféu Imprensa, sendo a recordista e a cantora mais indicada com 15 indicações.

Em 1999, chegou às lojas o álbum homônimo Ivete Sangalo,[17] gerando um disco de ouro, primeiro da carreira solo da cantora, com vendagem de mais de 100 mil cópias.

Desse álbum, foi extraído o single “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim“, canção romântica que alavancou sua carreira.

Ivete Sangalo ensina Gisele Bündchen a tocar violão e a cantar.

Com o passar do anos, Sangalo lançou vários álbuns, gerando grandes singles dos mais variados ritmos como “A Lua Que Eu Te Dei“, “Festa“, “Sorte Grande“, “Flor do Reggae“, “Abalou“, “Quando a Chuva Passar“, “Berimbau Metalizado“, “Não Precisa Mudar“, “Deixo“, “Cadê Dalila?“, “Agora Eu Já Sei“, “Na Base do Beijo“, “Acelera Aê” entre outros.

Ivete Sangalo com o filho Marcelo.

Em 2008, a cantora ganhou o status de “Maior vendedora de DVDs do mundo em 2007”, ao atingir a marca de 1,8 um milhão e oitocentas mil cópias vendidas com seu DVD ao vivo no Maracanã.

Ela deixou para trás bandas como Nirvana, que vendeu cerca de 174 mil cópias com o DVD Unplugged in New York.

Ivete é conhecida internacionalmente, tendo feito diversos shows em países como Portugal, Espanha, Alemanha, Suíça, Itália, Angola, Estados Unidos, Paraguai, Argentina, Uruguai, Canadá e Japão.[29] [30][31][32][33][34]

Prêmio Multishow – Ivete Sangalo, Didi Wagner, Paulo Gustavo e Tatá Werneck.

Em 5 de junho de 2009, Sangalo lança seu décimo álbum de estúdio, em parceria com o canal Multishow, Pode Entrar: Multishow Registro.

O álbum gerou os singles “Cadê Dalila?”, música do carnaval de 2009, “Quanto Ao Tempo“, em parceria com Carlinhos Brown e “Na Base do Beijo”, canção para o carnaval de 2010.

Ainda no início de 2010, a produtora da cantora, Caco de Telha, traz a turnê I Am… Tour de Beyoncé ao Brasil.

Além disso, Ivete Sangalo, em sua coletiva de imprensa para o carnaval, anuncia que em 4 de setembro de 2010, iria gravar no Madison Square Garden, em Nova Iorque, o quarto DVD da carreira da cantora, em um show que estava confirmada as presenças de Nelly Furtado, Diego Torres, Juanes,[35] Seu Jorge, do astro britânico James Morrison[36] e da dupla Wisin & Yandel.

William Bonner e Ivete Sangalo nos bastidores do prêmio Melhores do Ano, no Domingão do Faustão.

Foi nomeada como a nova embaixadora da Boa Vontade para combater o tráfico de pessoas no Brasil, pela UNODC.[37][38]

Ivete ainda foi uma das agraciadas com a medalha Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).[39]

Ivete Sangalo foi comparada pelo jornal americano The New York Times a Janis Joplin e Tina Turner, a cantora é descrita como uma “belter”, ou seja, alguém que utiliza uma técnica vocal de volume alto e notas musicais agudas.

Ivete Sangalo com Daniela Mercury. Duas das maiores vozes da música brasileira de todos os tempos.

Além disso, é reconhecida como extremamente popular no Brasil, mesmo fora dos palcos.[40]

Em 2012, Ivete Sangalo foi eleita a 100ª maior voz brasileira de todos os tempos, pela revista Rolling Stone Brasil.[41]

Em 2014, Ivete recebeu o título de madrinha da aeronave Patrulha P-3AM, do Esquadrão Orungan, que pertence ao 7º Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira (FAB)[42] e foi eleita a mulher mais poderosa na lista dos brasileiros mais influentes de 2014 e recentemente em 2016 da Forbes Brasil.[43][44]

Ivete Sangalo no ‘The Voice Kids’.

Ivete já se apresentou em alguns dos mais importantes eventos do mundo como a abertura da Copa América de 2011 (ao lado de Diego Torres), realizada na Argentina,[45] a Copa das Confederações de 2013,[46] Copa do Mundo de 2014 (ao lado de Shakira)[47] e os Jogos Paraolímpicos de 2016, ambos no Brasil.

Ivete Sangalo no Superbonita.

Em 2017, Ivete foi a homenageada ao ser enredo da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio no carnaval carioca.[48]

Filha de uma pernambucana, Maria Ivete Dias de Sangalo, com um espanhol, Alsus Almeida de Sangalo, Ivete Sangalo nasceu em uma família de músicos na cidade de Juazeiro, interior da Bahia, lugar onde passou parte de sua infância.[50][51][52]

Daniela Mercury, Alinne Rosa, Saulo e Ivete Sangalo se apresentam no ‘Arrastão’.

É filha caçula de outros cinco irmãos: Mônica Sangalo, Cinthia Sangalo, Marcos Sangalo (já falecido), Jesus Sangalo e Ricardo Sangalo.[12][20] [53]

Quando pequena, Ivete já acompanhava as músicas tocadas nas horas vagas por seu pai e sua irmã mais velha, Mônica, além de que costumava cantar no colégio onde estudava, e aproveitava os intervalos para tocar violão, o que fez adquirir logo cedo seu gosto pela música.[12][54]

Ivete Sangalo, com a idade de Marcelo, seu filho.

Nos saraus familiares, encarregava-se da percussão.

Sua adolescência foi muito conturbada: logo cedo Ivete perdeu o pai, Alsus, de infarto, e aos 16, o irmão Marcos foi morto atropelado em Salvador.

Com a morte de seu pai, que era joalheiro, toda a família teve que buscar uma forma se sustentar.

Ivete Sangalo ainda menina, com os irmãos.

Para isso, Ivete chegou a trabalhar como modelo[55] e vendedora de roupas e marmitas em um shopping de Salvador,[20][55][56] emprego este que servia como intercâmbio para divulgar a marmita comercializada por sua mãe após a morte do patriarca da família.

Por muito tempo, as quentinhas da Dona Maria Ivete serviram como fonte de renda e sustentáculo dos Sangalo.[53][57]

Ivete Sangalo e Gisele Bündchen.

Ivete também já havia cursado um ano de Administração e Secretariado Executivo antes da carreira profissional.[20]

Em 1991, trabalhou como backing vocal do cantor baiano Lui Muritiba, em suas viagens pelo interior.[17][58] Aos dezoito anos, iniciou sua carreira musical tocando em barzinhos.

Ivete Sangalo com a família.

Sua primeira apresentação foi em um barzinho em Ondina, bairro de Salvador, em agosto de 1992, levada por sua irmã Mônica Sangalo que já cantava e tocava no lugar.[57][58] Na época, o cachê era pago com um jantar.[58]

Em seguida, realizou alguns shows em cidades do interior da Bahia, chegando a apresentar-se também em Pernambuco.

Nesta época, na sua cidade natal, Juazeiro, Ivete Sangalo e seu sobrinho Erlemilson Miguel[59] recebeu um convite para abrir o show de Geraldo Azevedo no Teatro do Centro de Cultura João Gilberto.[58] Ainda em 1992, chegou a formar uma banda de samba e funk.[20]

Em 1993, Ivete Sangalo assume o comando da Banda Eva nos vocais e o grupo assina contrato com a Sony Music, a partir daí alavancando sua carreira profissional. Ivete Sangalo recebeu o título de cidadã pernambucana em 2002.[10][60]

Também recebeu, em 2004, o título de cidadã soteropolitana, [10][61] em 2008 de carioca[10] e em 2011 de cidadã mineira.[10][62][63]

Claudia Leitte e Ivete Sangalo cantam juntas em show na Bahia.

Vida pessoal

Em 2002, Ivete se casou com o guitarrista Davi Moraes, filho de Moraes Moreira, mantendo o relacionamento até 2004.[17]

Após outros relacionamentos,[17] a cantora conheceu o estudante de nutrição Daniel Cady em julho de 2008, então com 23 anos, no elevador do prédio onde a cantora morava, pouco tempo depois de Ivete ter terminado seu relacionamento com o empresário Felipe Simão.

Ivete Sangalo aparece sem maquiagem e ao lado do marido, Daniel Cady, em registro íntimo.

Desde então, os dois eram vistos sempre juntos até que em 2009 assumiram publicamente o namoro e a cantora anunciou que estava grávida de Cady.

Em 2 de outubro de 2009, Ivete deu à luz Marcelo, primeiro filho do casal.

Em maio de 2011, a cantora oficializou seu casamento com Daniel Cady (adotando o “Cady” em seu sobrenome) e, atualmente, moram juntos no apartamento da cantora, em Salvador.[9]

Em novembro de 2014, chega as livrarias seu primeiro livro biográfico, Pura Paixão, escrito pelo jornalista Jorge Velloso, que conta a vida pessoal e profissional da cantora.

Marcelo, filho de Ivete Sangalo, faz aniversário e ganha declaração em público.

Maternidade

Em 2009, Ivete engravidou de Daniel Cady, então com 24 anos.

O bebê, Marcelo Sangalo Cady, nasceu em 2 de outubro de 2009 de cesariana, por volta das 20:55 h, com 3,6 kg e 50 cm, no Hospital Português, em Salvador.[193]

Sua primeira aparição pública foi em 16 de maio de 2010, quando a imprensa conseguiu tirar fotos de Marcelo com sua mãe após seu batismo, em Salvador, que reuniu muitas celebridades.

Ivete deixa a maternidade em Salvador com Marcelo no colo e acompanhada de Daniel Cady.

Desde então, Daniel Cady está morando no apartamento de Ivete, em Salvador. [194]

Marcelo foi batizado na Igreja de Santo Antônio, em Salvador, no dia 16 de maio de 2010. [195] Os padrinhos escolhidos por Ivete e Daniel foram Lívia Cady, irmã do nutricionista, e Dito, secretário pessoal e amigo da cantora.[196]

Surgiram vários rumores na imprensa que ela estaria esperando o segundo filho,[197][198][199] sempre negados pela própria cantora.[200][201][202][203]

Ivete Sangalo, Maísa Silva e Xuxa.

Fortuna

Estima-se que Ivete Sangalo tenha um patrimônio de cerca de R$ 500.000.000 (quinhentos milhões).[204]

Ela é uma das mais ricas artistas brasileiros da atualidade, além de ter diversos negócios paralelos, incluindo sua própria produtora, IESSI (antiga Caco de Telha), e lucrativos acordos comerciais.[205]

Ela também é uma das cantoras mais bem pagas para realizações de shows.

De acordo com informações do Portal R7, em 2012, Sangalo pedia R$ 1,2 milhão por show e mais os custos do seu jatinho particular, sendo, assim, a cantora com maior cachê do Brasil e a sexta mais bem paga do mundo.[206][207][208]

Filantropia

Ivete é Embaixadora da ONU no Brasil na luta contra o tráfico de pessoas, que tem como objetivo mobilizar a opinião pública para combater o tráfico de pessoas.[37][38]

Ivete Sangalo, Maísa Silva e Xuxa.

A imprensa noticiou em 2011 que a cantora pretendia abrir uma instituição filantrópica na Bahia em parceria com a Fundação Xuxa Meneghel da apresentadora Xuxa.[209]

Em 18 de dezembro de 2015, a cantora fez um show beneficente em prol do Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, que cuida de crianças e adolescentes nas mais diversas especialidades pediátricas, cuja toda renda será doada a instituição.

No palco, ela mostrou um repertório com músicas de Caetano Veloso e Gilberto Gil em homenagem aos 50 anos de carreira dos cantores e recebeu artistas convidados.[210]

“Entro no palco concentrada só na música. Mas alguém grita: ‘Poderosa’. E outro reforça: ‘Gostosa!’ Aí, incorporo mesmo a maravilhosa”.

Ivete Sangalo / Fonte: Pensador – UOL

Ivete Sangalo

Ivete Maria Dias de Sangalo Cady

(Juazeiro, 27 de maio de 1972)

45 Anos

www.ivetesangalo.com

parabensveveta.com.br

facebook.com/ivetesangalo

instagram.com/ivetesangalo

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1994 – O Nobel de Literatura russo Alexander Soljenítsin regressa à Rússia, após 20 anos de exílio nos Estados Unidos.



2013 – Na Turquia, ocorrem protestos contra a demolição do Parque Taksim Gezi que, posteriormente, viriam a se transformar em protestos contra o governo turco por todo o país.

5 ▒ FALECIMENTOS


1564João Calvino ▒ João Calvino (Noyon, 10 de julho de 1509 — Genebra, 27 de maio de 1564) foi um teólogo cristão francês. Calvino teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, que continua até hoje. Portanto, a forma de protestantismo que ele ensinou e viveu é conhecida por alguns pelo nome calvinismo, embora o próprio Calvino tivesse repudiado contundentemente este apelido.

2006Dino 7 Cordas ▒ Horondino José da Silva, conhecido como Dino 7 Cordas, (Rio de Janeiro, 5 de maio de 1918 — Rio de Janeiro, 27 de maio de 2006) foi um violonista brasileiro reconhecido como maior influência do violão de 7 cordas, instrumento musical no qual desenvolveu sua linguagem e técnica. Foi também um dos maiores instrumentistas de choro.

2009Leina Krespi ▒ Leina Perelman da Matta, conhecida profissionalmente como Leina Krespi (Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 1938 — Rio de Janeiro, 27 de maio de 2009) foi uma atriz brasileira. Participou de cerca de 20 telenovelas na carreira[1], entre as quais Pecado Capital (1975), Guerra dos Sexos (1983), Roque Santeiro (1985) e Cambalacho (1986), onde fez bastante sucesso com seus personagens bem-humorados, sendo presença constante em novelas de Sílvio de Abreu.

Leina Krespi com Jô Soares em ‘Planeta dos Homens’.

Leina também atuou em humorísticos como Planeta dos Homens e Sítio do Picapau Amarelo. Seu último trabalho na televisão fora em 1997 na novela Zazá interpretando Nilda.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

  • Dia Mundial dos Meios de Comunicação

Brasil

  • Dia Nacional da Mata Atlântica
  • Dia do Profissional Liberal
  • Dia do Serviço de Saúde

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

2007 – A RCTV é retirada do ar pelo governo de Hugo Chávez, de quem era ferrenha opositora. No lugar, entra o canal estatal TVes.

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

Dia Mês Código Nome da cidade
27 05 140020 Caracaraí (RR)
27 05 410655 Corumbataí do Sul (PR)
27 05 430950 Guarani das Missões (RS)
27 05 261460 Tabira (PE)
27 05 421870 Tubarão (SC)

TabiraPE

68 Anos

27 de maio de 1949

https://www.tabira.pe.gov.br/

Tabira é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Possui uma população de  28.132 habitantes, segundo estatísticas do IBGE/2016.

Localização de Tabira em Pernambuco – 68 Anos.

Administrativamente, a cidade é formada, apenas, pelo distrito sede e pelos povoados de Brejinho, Borborema, Riacho do Gado e Campos Novos.

História

Em 1865, Tabira era uma fazenda de propriedade do Sr. Gonçalo Gomes dos Santos, que por iniciativa própria, formou uma pequena feira, com o objetivo de atender os moradores da região.

O sucesso alcançado foi tamanho que deu início a formação de uma povoação, recebendo inicialmente o nome de Madeira, depois Toco do Gonçalo, em virtude de haver no meio da feira um toco que servia ao talho da carne para venda ao público, posteriormente Espírito Santo ficando até 1939 quando passou a denominar-se Tabira.

Em homenagem ao grande guerreiro indígena Tabira, que segundo a lenda, em um combate, foi atingido por uma flecha no olho, e retirando-a com bravura, continuou lutando até vencer seus inimigos.

O terreno do patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios e da cidade, exatamente o centro da cidade, foi doado pelo Sr. Gonçalo Gomes, que em sua homenagem tem seu nome a praça principal.

A capela do povoado foi inaugurada em missa solene, pelo padre Pedro Pereira de Souza, no dia 03/09/1883, e que posteriormente foi substituída pela atual igreja matriz, construída por filhos da terra.

Em 27 de maio de 1949, tomou posse o primeiro prefeito eleito pelo voto popular, o Sr Pedro Pires Ferreira.

Gonçalo Gomes dos Santos doou ao patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios partes de suas propriedades, justamente o que forma o perímetro urbano da atual cidade de Tabira.

Câmara Municipal de Tabira (PE) – 68 Anos.

Tabira foi desmembrada do município de Afogados da Ingazeira em 31 de dezembro de 1948.

Porém só foi constituído município autônomo pela lei n. ° 508, de 27 de maio de 1949, data em que se comemora a sua emancipação política e que coincide com a instalação da primeira Constituição Municipal de Tabira.[6]

Geografia

O município está localizado na Macrorregião do Sertão Pernambucano e na Microrregião do Pajeú, com uma área territorial de 393,6 km², limitando-se ao Norte com o estado da Paraíba e Santa Terezinha, ao Sul com Iguaraci, e Ingazeira, Leste com Santa Terezinha e São José do Egito, ao Oeste com Afogados da Ingazeira e Solidão.

Prefeitura Municipal de Tabira (PE) – 68 Anos.

A sede municipal está a 588 m de altitude em relação ao nível do Mar, Tem sua posição geográfica determinada pelo paralelo de -7º 35 27.6 da latitude -37 32 20.4 de longitude.

O clima é semiárido quente, com temperaturas variando entre 20º C e 36ºC

Fonte: IBGE

Divisão distrital, povoados e sítios

  • Distrito-sede
  • Povoados: Borborema, Brejinho,Riacho do Gado e Campos Novos. Há ainda, nesta cidade, os sítios de Cachoeira Grande e Nova Espanha fundados por imigrantes espanhóis que vieram para o Brasil. São esses imigrantes as famílias Cordeiro de Souza; e família Amaral ( Sítio Cachoeira grande e Nova Espanha, respectivamente)

Bairros

  • Barreiros I e II
  • Centro
  • COHAB
  • Dercílio de Brito Galvão
  • Espírito Santo Velho
  • Florentino Leite (Trevo)
  • Granja
  • João Cordeiro
  • Jureminha
  • Juliana Pires (Caixa D’Água)
  • Missões
  • Morada Nova
  • Nossa Senhora de Fátima (Fátima I e II)
  • Vitorino Gomes
  • Riacho do Gado
  • São Pedro[7]

Antena da Rádio Cidade FM de Tabira (PE) 68 Anos.

Desporto

O esporte mais popular da cidade é o futebol.

O Campeonato Tabirense de Futebol começou a ser disputado em 1982, com apenas 8 (oito) clubes que eram filiados à Liga Tabirense de Desporto (inativa desde 1989), e possui 16 edições realizadas.

Atualmente é a forma de disputa se dá com 16 (dezesseis) clubes na 1ª Divisão e 12 (doze), na 2ª Divisão.

Os principais times do município são o Sport Club Tabira, Coritiba da Borborema, Botafogo do Brejinho, América de Riacho do Gado, Estrela Verde, Sociedade Atlética da Borborema, o Bandeirante do Brejinho e o Santos do Bairro da Granja e Internacional do Bandeira

Carnaval 2015 de Tabira (PE) – 68 Anos.

Outras competições: Copa dos Campeões de Tabira (apenas 2005 e 2006), Copa Damol de Futebol, Troféu Miron de Futsal (2007, 2008, 2009-2010),

Copa dos Bairros de Futebol e Jogos Escolares Municipais, sempre realizados nas festividades de Emancipação Política de Tabira.

Com muita criatividade os Mascarados abrilhantaram o Carnaval 2015 de Tabira (PE) – 68 Anos.

Religião

A população de Tabira em sua maioria é católica. Porém há um crescimento constante e em grandes proporções de evangélicos da cidade.[carece de fontes?]

Transporte

A cidade dista 405 km da capital do estado, Recife. É servida por 5 linhas diárias de ônibus da empresa Progresso para a capital, 1 para Petrolina e 1 para Itapetim. Pela Nacional: 1 para Patos(PB) e 1 para Campina Grande (PB) e pela Itapemirim para São Paulo (SP) e Brasília (DF). Há uma linha que sai às quartas para Petrolina.

Praça Gonçalo Gomes e Igreja Nossa Senhora dos Remédios à noite – Tabira (PE) – 68 Anos.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Anúncios

Escrito por Paul Sampaio

PAUL SAMPAIO CHEDIAK ALVES é professor, locutor, apresentador de rádio e TV, web designer e diretor fundador da REDE SAMPAIO de Televisão e Sites.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s